Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Você sabe por que o chocolate melhora o humor?

Ingredientes naturais têm semelhança química com substância de drogas antidepressivas

O segredo para uma barra de chocolate e até mesmo uma xícara de chá nos deixar mais bem humorados pode finalmente ter sido descoberto. Pesquisadores observaram que alguns sabores encontrados em alimentos comumente consumidos são quimicamente semelhantes aos das drogas antidepressivas — e poderia ter efeito semelhante. As informações são do Daily Mail.

Os ingredientes naturais descritos pelos pesquisadores como "surpreendente semelhança química” com o ácido valproico — medicamento utilizado como estabilizador do humor — pode ser a explicação.

Karina Martinez-Mayorga, líder do grupo de pesquisa que estuda os efeitos dos sabores sobre o humor, comemora os resultados do estudo.

— Chocolate, frutas e alimentos que contenham ômega-3 têm demonstrado efeitos positivos sobre o humor. Por sua vez, nossos estudos mostram que alguns componentes do sabor dos alimentos são estruturalmente similares ao ácido valproico.

Segundo ela, o ácido valproico é usado para suavizar as mudanças de humor de pessoas com transtornos maníaco-depressivos e doenças relacionadas.

O próximo passo da equipe é identificar os compostos químicos dos alimentos que ajudam a manter a saúde cognitiva, melhorar a agilidade mental e retardar o aparecimento da perda de memória.

Para ela, a pesquisa vai contribuir para recomendações dietéticas ou novos suplementos nutricionais com efeitos benéficos no humor.

— É importante lembrar que apenas a ingestão de alimentos que podem melhorar o humor não deve substituir os remédios antidepressivos prescritos pelo médico.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário