Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Material sintético pode restaurar flexibilidade das cordas vocais humanas

Composto feito de gel vibra em torno de 200 vezes por segundo, quase a mesma velocidade de uma mulher durante uma conversa

Cientistas do Massachusetts Institute of Technology, nos Estados unidos, desenvolveram um material artificial capaz de imitar as cordas vocais humanas.

O material, feito de um gel, chamado polietileno glicol 30, pode vibrar em torno de 200 vezes por segundo, aproximadamente a mesma velocidade que uma mulher durante uma conversa. A pesquisa foi apresentada no Encontro Anual da American Chemical Society.

As cordas vocais sintéticas foram criadas para restaurar a flexibilidade perdida em cordas vocais humanas devido aos efeitos do envelhecimento ou a doenças. A falta de flexibilidade é um fator importante na perda de voz que afeta 18 milhões de pessoas nos Estados Unidos. Segundo os pesquisadores, cerca de 90% da perda de voz humana é causada pela falta de flexibilidade.

"O material sintético à base de gel tem propriedades semelhantes ao material encontrado nas cordas vocais humanas e vibra em resposta a mudanças na pressão do ar, assim como acontece na vida real", observa o líder da pesquisa Robert Langer.

As cordas vocais são duas dobras na "caixa de voz" que vibram, ou seja se unem e se afastam umas das outras muito rapidamente, para produzir jatos de ar que ajudam a formular os sons.

No entanto, quando alguém usa exageradamente a voz, ele desenvolve tecido cicatricial. A mesma coisa acontece quando uma pessoa fica mais velha. O câncer ou procedimentos que inserem tubos na garganta para procedimentos médicos também podem danificar as dobras. O tecido da cicatriz é duro e deixa as pessoas com uma voz rouca e soprosa.

Para uma tentativa de substituir as cordas vocais, os pesquisadores sabiam que o material tinha de ser muito flexível e capaz de vibrar como as cordas vocais humanas.

Depois de tentar vários candidatos, Langer e seus colegas chegaram ao polietileno glicol 30 (PEG30), que já é usado em cremes de cuidados pessoais e em dispositivos médicos aprovados.

Eles descobriram que o gel pode ser agitado a uma taxa de 200 vezes por segundo, o que é quase a mesma velocidade de uma mulher durante uma conversa.

De acordo com os pesquisadores, os médicos poderiam injetar o gel nas cordas vocais de pacientes, que receberiam formulações diferentes, dependendo do quanto eles usam suas vozes.

Testes realizados com animais mostraram que o gel parece seguro. No entanto, ensaios clínicos com humanos estão previstos para terem início em 2013.

A equipe afirma que o trabalho é emocionante, mas que é muito cedo para saber se a ideia pode ser aplicada com sucesso na prática clínica. Segundo os autores, um dos maiores desafios será conseguir fazer com que o tecido artificial se integre "corretamente" com as cordas vocais naturais e trabalhe como uma unidade.

Eles ressaltam que o gel duraria somente por um tempo relativamente curto, de modo que injeções regulares, possivelmente até cinco vezes por ano, seriam necessárias.


Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário