Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 4 de novembro de 2014

OPAS envia equipes técnicas de preparação para o ebola na América Latina

Washington, 3 nov (EFE).- A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) anunciou nesta segunda-feira que está mobilizando equipes de especialistas em alerta e resposta a surtos epidêmicos para colaborar com os países da América Latina e do Caribe e assegurar que estejam preparados para lidar com casos de ebola
 
As equipes visitarão durante os próximos dois meses 26 países da região a fim de "analisar sua preparação para detectar, tratar e controlar a disseminação de qualquer possível caso importado de ebola", indicou o escritório para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS) em comunicado.
 
As missões estarão integradas por pessoal da OPAS e de agências técnicas colaboradoras como os Centros de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, o Instituto Carlos III (Espanha), a Rede Mundial de Alerta e Resposta perante Surtos Epidêmicos (GOARN, na sigla em inglês) e a Agência de Saúde Pública do Caribe (CARPHA), entre outras.
 
Sua incumbência será analisar, em coordenação com as autoridades de saúde nacionais, se há alguma falha na cadeia para identificar os sintomas e tratar pacientes que possam ter contraído a doença e importá-la a algum país da região, e farão recomendações sobre como abordá-las. Neste sentido, no comunicado emitido de sua sede em Washington, a OPAS destacou a importância de que os trabalhadores sanitários estejam familiarizados com as características da doença e saibam quando devam isolar os pacientes. Também têm que saber como proteger-se eles mesmos da exposição ao vírus no curso de seu trabalho, como preparar e enviar amostras para sua análise e conhecer os laboratórios disponíveis para diagnosticar a doença.
 
A doença se transmite de pessoa a pessoa por meio de sangue ou secreções e os sintomas podem aparecer entre o segundo e o 21º dia depois da exposição ao vírus, que incluem febre, diarreia e vômitos, entre outros. A OPAS e a OMS indicaram que acompanharão e oferecerão cooperação técnica, em função das necessidades dos diferentes países.
 
Desde que começou o recente surto do vírus do ebola na África Ocidental no último mês de março, a doença causou a morte de quase cinco mil pessoas e mais de 13 mil foram infectadas, principalmente na Libéria, Serra Leoa e Guiné, mas também casos isolados na Europa e nos Estados Unidos. Até o momento, não se registrou nenhum caso de ebola na América Latina ou no Caribe, no entanto, "o risco que haja um caso importado na região é real", afirmou Marcos Espinal, diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis e Análise da Saúde da OPAS.
 
"É importante que todos os sistemas de saúde de nossos países estejam preparados para responder de maneira rápida a casos de ebola e para assegurar que a doença não se dissemine", declarou Espinal.
 
Se for identificado um caso importado de ebola em qualquer dos países-membros, serão enviados especialistas da GOARN para colaborar com as autoridades locais na execução de seus planos de resposta para combater a doença.

EFE / R7

Exame de toque ainda é tabu para brasileiros que resistem ao exame de próstata

Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista 
 
O câncer de próstata é a doença mais frequente no sexo masculino, perdendo, apenas, para o câncer de pele não-melanoma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, até o fim de 2014, a projeção é que 12 mil morrerão vítimas da doença, em função da descoberta em estágio avançado.
 
Os dados foram divulgados pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), com o intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença e diminuir a taxa de mortalidade.
 
A SBU promove a campanha Novembro Azul, uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar os homens a fazer exames preventivos. A forma mais eficiente de diagnóstico ainda é o exame de toque retal.
 
A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela está localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer). A estimativa, entre 2012 e 2013, apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. De acordo com especialistas, o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame.
 
Na capital fluminense, vias expressas e monumentos fazem parte da campanha. Segundo a concessionária que administra a via expressa Linha Amarela, os colaboradores trabalharão com uma fita azul no atendimento aos usuários. Além disso, a concessionária pede que as pessoas trabalhem de azul em um dia do mês. Os corredores e computadores serão enfeitados com o tema da campanha, além da inclusão de um pop-up no site oficial da empresa.
 
No dia em que se comemora o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata ― 17 de novembro ―, o Cristo Redentor será iluminado de azul em apoio ao Novembro Azul. De acordo com a presidenta do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira, a campanha é referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência.
 
 
"Os homens são mais resistentes à ideia de ir regularmente ao médico e, por isso, acabam descobrindo a doença em estágio já avançado", destaca Marlene Oliveira.
 
O público-alvo da campanha Novembro Azul são homens a partir de 40 anos e grupos que participam do processo de prevenção e cuidados, como familiares e parceiros. 
 
R7

Novembro Azul: Câncer de próstata: diagnóstico precoce evita tratamento agressivo

Encontrar o tumor antes deste atingir gravidade permite um acompanhamento
 
Por Dr. Alfredo Canalini
 
Na década de 80, o câncer de próstata era diagnosticado, na maioria das vezes, quando a doença já estava numa fase avançada. Era frequente recebermos pacientes que haviam procurado auxílio devido a dor lombar e que, no decorrer da investigação, descobria-se que a dor era provocada por uma metástase deste câncer para as vértebras da coluna lombar. Pouco havia a fazer, exceto tratamentos paliativos que, na melhor das hipóteses, conseguiam manter o paciente vivo por no máximo mais cinco anos.
 
Nessa mesma década, verificou-se uma enzima produzida pela próstata que podia ser dosada em exames de sangue, e também que essa dosagem estava aumentada em pacientes portadores de câncer de próstata. Além disso, percebeu-se que este aumento era proporcional à extensão da doença: em pacientes com a doença em estado inicial a elevação era discreta, e em pacientes com doença avançada o aumento era muito grande. Sabendo disso, os urologistas começaram a recomendar que os homens fizessem de rotina o exame "preventivo" da próstata. Desde então muito se aprendeu em relação ao câncer de próstata e seu tratamento.
 
O diagnóstico precoce do câncer de próstata permite que os tratamentos tenham maior chance de curar o paciente da doença. A Associação Européia de Urologia, em suas diretrizes, chama a atenção para o fato que o diagnóstico precoce do câncer de próstata evita 35% das mortes que ocorreriam pela doença, caso esse diagnóstico não fosse feito em programas de rastreamento.                            
 
Na pista do câncer
O diagnóstico de tumores na próstata é feito a partir de dois exames: o toque retal, por meio do qual os urologistas conseguem perceber a consistência da próstata (as regiões da próstata acometidas pelo câncer tendem a ter consistência mais endurecida), e a dosagem, no sangue, do antígeno prostático específico (PSA), que está aumentado nos pacientes portadores deste tipo de câncer.
 
A partir de achados alterados nesses dois exames, deve ser solicitada a biópsia da próstata, e com ela o exame histopatológico dos fragmentos prostáticos, que selam o diagnóstico. No entanto, nem sempre um câncer de próstata diagnosticado em fase inicial precisará de tratamento - este só deverá ser realizado em pacientes cuja expectativa de vida seja suficientemente longa para que ele possa efetivamente usufruir do benefício do tratamento. Geralmente pacientes muito idosos ou com outras doenças concomitantes graves, e que por isso tenham expectativa de vida inferior a 10 anos, não devem ser tratados, pois o óbito acontecerá antes por outras causas. Recomenda-se até mesmo que não se deva realizar o exame rotineiro da próstata em homens com este perfil. É consenso geral que pacientes assintomáticos com mais de 75 anos não devem ser submetidos a exames para o diagnóstico precoce deste tipo de tumor.
 
Nos homens com expectativa de vida maior a situação é totalmente diferente: devemos pensar sempre em não deixar que o câncer diminua a perspectiva de vida, tampouco comprometa a qualidade de vida. A prostatectomia radical (assim denominamos a cirurgia para o tratamento do câncer de próstata) é considerada o tratamento padrão para essa doença. Deve sempre ser indicada nos pacientes que podem se beneficiar do procedimento: aqueles com expectativa de vida superior a 10 anos e cujo câncer tem maiores chances de evoluir.
 
Por outro lado, em determinadas situações, o câncer de próstata localizado necessitará de tratamento imediato, mesmo em homens mais jovens. Em alguns casos selecionados, quando os exames mostram tumores de comportamento menos agressivo, ou tumores que possam demorar mais tempo para evoluir, podemos propor ao paciente somente o acompanhamento, e iniciar o tratamento mais tarde, porém antes que a doença possa progredir a ponto de diminuir as chances de cura.                            
 
Procure sempre conversar com seu urologista, ele é a pessoa mais indicada para lhe orientar.    
 
Minha Vida

Veja como lidar com um inimigo no trabalho

Vaidade e medo de perder posição geram atritos entre colegas. Profissional deve focar em resultados e ser verdadeiro, diz especialista
 
O conflito é inevitável em um ambiente com pessoas reunidas, pois cada uma tem seus valores e opiniões, de acordo com Alexandre Prates, especialista em liderança, desenvolvimento humano e performance organizacional. No entanto, segundo ele, o problema não está no conflito, mas na consequência dele. “O debate de ideias é saudável. No entanto, a maioria das pessoas, quando questionadas e contrariadas, tem a sua vaidade ferida e tende a atacar para se defender”, diz.
 
Segundo Prates, muitos relutam em reconhecer que a ideia do outro é melhor, e outros, por receio de perder posição ou promoção, criam atritos para diminuir a reputação do colega. Assim, diz o especialista, vão sendo criados inimigos no ambiente de trabalho. Para lidar com esse inevitável incômodo na empresa, Prates dá 5 dicas.
 
1. Ter adversários é normal
Se o profissional não tem adversários, é porque não está fazendo o trabalho dele direito. Quando as pessoas se incomodam conosco, é sinal de que estamos nos destacando. Mas, estou falando de resultados, de entrega, de comprometimento, e não de destaque por comportamentos inadequados, ou seja, bajular o chefe, vestir roupas extravagantes, extrapolar nas brincadeiras. Se você é bom, vai se destacar e, quando isso acontecer, terá adversários.
 
2. Fortaleça a sua reputação
A reputação é o seu maior patrimônio. Contribua com as pessoas, preserve a sua imagem, não entre em fofocas e, principalmente, faça o seu trabalho de forma extraordinária. Amplie a percepção de valor que as pessoas enxergam em você.
 
3. Entregue resultados
Eles te protegem, pois comprovam a sua competência. Se você é um grande vendedor, vai ter muitos adversários, mas jamais conseguirão fazer nada contra você. Quem tem resultado, tem credibilidade.
 
4. Seja firme e verdadeiro
Não se importe se o adversário é desonesto, falso, dissimulado. Se você agir igual, dará armas para ele usar contra você. Se ele fez uma fofoca a seu respeito, chame-o e esclareça imediatamente. Se ele mente, fale sempre a verdade. As pessoas sempre ficam perto de quem fala a verdade. Se ele não parar, chame-o para uma reunião, com o seu superior, e apresente o que está acontecendo com muita calma e serenidade.
 
5. Não se desespere. Lembre-se, você está certo
O sucesso está sempre ao lado de quem faz as coisas certas. Sei que a vontade, muitas vezes, é gritar, brigar, mas isso não ajudará. Coloque a pessoa no seu devido lugar e da melhor forma que você pode fazer: com sabedoria. Nenhum adversário ou inimigo resiste a isso.
 
G1

Trabalhar em horários irregulares pode prejudicar o cérebro e a memória, diz pesquisa

John Lund/Latinstock: Segundo pesquisa, horários alternados
podem estar relacionados com a diminuição da função cerebral
Estudo revelou que escalas indefinidas no batente podem trazer problemas cardíacos e danos cognitivos
 
Rio - Trabalhar em turnos irregulares pode causar danos a longo prazo para a memória e a saúde mental dos funcionários, segundo um novo estudo feito pelas universidades de Toulouse (França) e Swansea (País de Gales).
 
A mudança constante de horários no batente afeta o nosso relógio biológico, causando desgaste parecido com a fadiga de uma longa viagem de avião em que mudamos muito de fuso horário. Essas alterações já foram associadas, por exemplo, ao aumento de riscos para o coração e até de câncer.
 
 
Num estudo com 3 mil pessoas que vivem na França, os pesquisadores notaram que aqueles que trabalhavam em turnos rotativos tiveram desempenho significativamente pior em testes de memória e velocidade cognitiva do que as pessoas que haviam trabalhado em horários regulares.
 
A forma exata como o trabalho por turnos pode ter impacto sobre o funcionamento do cérebro não é totalmente compreendida. Mas sabe-se que perturbações no relógio biológico são conhecidas por afetar o corpo e a mente.
 
Estudos anteriores já mostraram, por exemplo, que pessoas que voam por longas distâncias regularmente apresentam uma função cerebral mais pobre, o que pode ser causado pela ruptura de algumas estruturas cerebrais, devido ao excesso de produção de hormônios do estresse. Um mecanismo semelhante pode estar ocorrendo em pessoas que alternam turnos diurno e noturno de trabalho por um período prolongado de tempo.
 
Também tem sido sugerido que os trabalhadores do turno da noite podem ser mais suscetíveis a deficiências de vitamina D por causa da menor exposição à luz solar. E a deficiência de vitamina D, por sua vez, tem sido associada a prejuízos na função cerebral em alguns estudos.
 
No estudo francês, 1.200 dos participantes foram acompanhados em três fases diferentes, em 1996, 2001 e 2006. Um em cada cinco havia trabalhado turnos rotativos entre manhãs, tardes e noites.
 
Aqueles que já trabalharam em turnos irregulares ou atuam assim tiveram notas mais baixas em testes de velocidade de processamento e memória do que aqueles com horário de expediente normal.
 
Os pesquisadores descobriram que a substituição dos turnos irregulares por horas regulares apresentou ligação com uma melhora na função cognitiva, o que sugere que quaisquer efeitos nocivos são reversíveis. Mas, segundo eles, foram necessários cinco anos para que estes efeitos fossem vistos.
 
Em artigo publicado no "British Medical Journal", os autores da pesquisa, liderados pelo pesquisador Jean-Claude Marquié, da Universidade de Toulouse, disseram que a saúde dos trabalhadores que atuam por turno deve ser acompanhada de perto, como resultado de suas descobertas.
 
"O comprometimento cognitivo observado no presente estudo pode ter consequências importantes para a segurança não só para os indivíduos, mas também para a sociedade como um todo, visto o número crescente de postos de trabalho em situações de alto risco que são realizados à noite", escreveram.
 
"Os resultados atuais destacam a importância de manter uma vigilância médica dos trabalhadores por turnos, especialmente daqueles que permaneceram em trabalhos divididos por turnos durante mais de dez anos."
 
O Globo

Lituânia é o primeiro país a proibir venda de bebidas energéticas para menores


Lei que entrou em vigor neste sábado se aplica a bebidas contendo mais de 150 mg de cafeína por litro
 
Rio - A lei que proíbe a venda de bebidas energéticas para menores entrou em vigor na Lituânia neste sábado, tornando-se o primeiro país do mundo a determinar tais restrições.
 
Os infratores que vendem bebidas a menores de idade terão de enfrentar uma multa de até 400 litas (US $ 144), enquanto os compradores menores de idade terão de pagar até 200 litas (72 dólares), de acordo com a lei.
 
As restrições se aplicam a bebidas energéticas não alcoólicas, contendo mais de 150 miligramas de cafeína por litro, segundo a imprensa local.
 
O Parlamento da Lituânia aprovou por unanimidade a proibição depois de uma votação, com apenas seis pessoas optando pela abstenção. As alterações foram iniciadas por Dangute Mikutiene, do Partido Trabalhista e presidente da Comissão Parlamentar de Saúde.
 
O Governo do Estado Báltico justifica as ações rigorosas, citando preocupações com a saúde.

Funcionários da Lituânia disseram que uma alta concentração de cafeína pode levar à dependência e hiperatividade entre os adolescentes. Os parlamentares acrescentaram, ainda, que, de acordo com estudos científicos, as bebidas energéticas podem estimular os jovens a experimentar drogas.
 
Um estudo encomendado pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos em 2013 revelou que os jovens são mais propensos a consumir bebidas energéticas do que os adultos. O estudo descobriu que 68% dos adolescentes na Europa com idades de 10-18 anos consumiam essas bebidas.
 
Especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiram em outubro que as bebidas de alto teor de cafeína de energia estão sendo amplamente consumidas por jovens, e que que tais bebidas estavam sendo comercializadas de maneira “agressiva” para crianças.
 
Além disso, os pesquisadores da OMS também pediram a introdução de regras mais severas, como a “restrição de rotulagem e venda de bebidas energéticas para crianças e adolescentes”.
 
Já os produtores de bebidas energéticas têm argumentado que não comercializam para crianças, acrescentando que os seus produtos normalmente contêm menos cafeína do que um café Starbucks, empresa multinacional com a maior cadeia de cafeterias do mundo.

O Globo

Anvisa suspende insumos farmacêuticos importados e interdita lote de peixe congelado

A Anvisa determinou, nesta terça-feira (04/11), a suspensão da importação de todos os insumos farmacêuticos fabricados pela empresa Equifa México S.A. DE C.V.
 
De acordo com a Resolução Nº 4.329/2014, irregularidades foram detectadas durante inspeção para verificação de Boas Práticas de Fabricação na empresa. A inspeção ocorreu de 09/06/2014 a 13/06/2014 e foi considerou a empresa insatisfatória.
 
A Agência interditou cautelarmente, pelo prazo de 90 dias, o lote J14-0107 do produto Posta de Peixe Congelado – Cação, marca Frescatto, produzido pelo Frigorífico Calombé Indústria e Comércio Ltda e com validade até 15/12/2014. Tal medida deve-se ao resultado insatisfatório na análise de rotulagem e na análise de contaminantes metálicos, onde se constatou quantidade de mercúrio acima do limite máximo permitido (1,00 mg/kg), representando risco à saúde do consumidor. Os limites máximos de contaminantes inorgânicos em alimentos estão descritos na RDC Nº42/2013.
 
Ambas as determinações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
 
Clique aqui e confira as normas na íntegra.

Assessoria de Imprensa da ANVISA

OMS critica indústria farmacêutica 'guiada por lucros' que não elaborou vacina para ebola

Diretora-geral diz que empresas não criaram droga porque mercados da África não podem pagar
 
Rio - A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margareth Chan, criticou, nesta segunda-feira, a indústria farmacêutica por não desenvolver uma vacina para o ebola ao longo dos cerca de 40 anos que o vírus tem ameaçado África Ocidental, segundo a "Time".
 
Falando em Cotonou, Benin, Margaret perguntou retoricamente por que os médicos estão "ainda de mãos vazias, sem vacinas e sem cura" para o ebola, mesmo que a doença tenha aparecido pela primeira vez há cerca de quatro décadas atrás.
 
A resposta, disse Chan, é que "historicamente ebola foi confinado a países africanos mais pobres." Ela criticou os fabricantes de medicamentos por não terem interesse em uma vacina contra o Ebola até que a doença se tornou uma ameaça para os países não africanos, incluindo os EUA.
 
- O incentivo de pesquisa e desenvolvimento é praticamente inexistente - continuou ela. - Uma indústria com fins lucrativos não investe em produtos para mercados que não podem pagar.

Chan também reiterou que o surto no Oeste Africano foi tão grave porque as chamadas de sua organização para a antecipação de investimentos em sistemas de saúde subdesenvolvidos da região passaram despercebidas.
 
- Argumentos da OMS que caíram em ouvidos surdos ao longo de décadas estão agora lá fora, com consequências que todo o mundo pode ver, todos os dias, no noticiário da TV em horário nobre - disse Chan.
 
O vírus ebola foi descoberto em 1976 no antigo Zaire (hoje República Democrática do Congo), matando mais de 400 pessoas, tanto lá como no Sudão. Surtos similares na década de 1990 e início de 2000 também mataram centenas de pessoas no Congo e em Uganda.
 
No surto mais recente, que já matou pelo menos 4.951 pessoas, quase todos os cerca de 13.567 casos de ebola foram na Guiné, Libéria e Serra Leoa. Quatro casos do vírus foram confirmados nos EUA, dois na França e um na Espanha.
 
A OMS disse que planeja começar a tratar os trabalhadores de saúde nos três países mais afetados com uma vacina experimental no primeiro trimestre de 2015.

O Globo

Manual do Ministério da Saúde: Amamentação e uso de medicamentos e outras substâncias

É muito frequente o uso de medicamentos e outras substâncias por mulheres que estão amamentando
 
A maioria é compatível com a amamentação, poucos são os fármacos formalmente contra-indicados e alguns requerem cautela ao serem prescritos durante a amamentação, devido aos riscos de efeitos adversos nos lactentes e/ou na lactação.
 
No entanto, com frequência os profissionais de saúde recomendam a interrupção do aleitamento materno quando as mães são medicadas, muitas vezes porque desconhecem o grau de segurança do uso das diversas drogas (também referidas como medicamentos ou fármacos) durante o período de lactação.
 
Por isso, cabe ao profissional de saúde, antes de tomar qualquer decisão, buscar informações atualizadas para avaliar adequadamente os riscos e os benefícios do uso de uma determinada droga em uma mulher que está amamentando.
 
Visando auxiliar os profissionais de saúde nas suas avaliações quanto ao uso de drogas durante a amamentação, o Ministério da Saúde, por meio da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), disponibiliza este Manual contendo informações básicas sobre o uso de drogas durante o período da lactação.
 
Consulte o Manual

Fonte: Ministério da Saúde

Concurso Prefeitura de Porto Belo (SC)

A Prefeitura de Porto Belo (SC) abriu concurso público para 205 vagas temporárias em todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 759,14 a R$ 1.120,27.

As contratações serão nas funções de motorista do transporte escolar, monitor, servente, fonoaudiólogo e professor das seguintes disciplinas: Educação Física, Arte, Geografia, Ciências, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, além de atuar no Ensino Fundamental.

As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet entre os dias 27 de outubro e 26 de novembro de 2014. A seleção será realizada por meio de prova objetiva e classificação títulos.

Os candidatos deverão entregar pessoalmente fotocópias da documentação e possíveis títulos que possuam na Secretaria Municipal de Educação do município entre os dias 20 e 26 de novembro de 2014.

A prova objetiva está prevista para o dia 30 de novembro de 2014, em locais e horários que serão divulgados no site da prefeitura e do órgão realizador do concurso. O gabarito provisório será disponibilizado a partir do dia 1º de dezembro de 2014, no mural de Publicações da Prefeitura de Porto Belo.

A validade do processo seletivo será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período por necessidade da administração pública municipal.

Concurso Prefeitura de São José dos Campos - SP

Com intuito de preencher 34 vagas para médico, em diversas especialidades, a Prefeitura de São José dos Campos, em São Paulo, anunciou por meio do edital nº 02/2014, publicado no site da organizadora Instituto Mais, que estão abertas as inscrições para a realização de concurso público.
 
Necessita-se de cardiologista adulto e infantil, cirurgião vascular, clínico geral, emergencialista adulto e infantil, endocrinologista adulto, gastroenterologista infantil, ginecologista/obstetra, infectologista, nefrologista adulto, neurologista adulto, otorrinolaringologista, pediatra emergencialista, pneumologista adulto e infantil, psiquiatra adulto e infantil e urologista.
 
Os aprovados farão jus à remunerações de R$ 2.621,71 a R$ 3.146,05, que acrescidas de beneficio, podem chegar a até R$ 10.972,46, em cumprimento a jornadas de 20 a 24 horas semanais.
 
As inscrições terminaram no dia 8 de janeiro de 2015, as 18h00 e são aceitas via internet, pelo endereço eletrônico: www.institutomais.org.br, com taxa de R$ 65,00.
 
A classificação será feita através prova objetiva programada para ser aplicada no dia 1 de fevereiro de 2015, em local e horário a serem informados brevemente.
 
Estima-se o que gabarito será disponibilizado no dia 4 de fevereiro de 2015 e que o resultado final será divulgado nos sites: www.sjc.sp.gov.br e www.institutomais.org.br, entre os dias 26 e 27 de fevereiro de 2015. 
 
O concurso será válido por um ano, contado a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da Administração Municipal, ser prorrogado uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Monte Aprazível - SP

A Prefeitura de Monte Aprazível, no estado de São Paulo, fará novas contratações para a Administração Municipal. A notícia tornou-se pública por meio do edital nº 002/2014 referente ao concurso, que informa a disponibilidade de 18 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam de R$ 1.063,33 a R$ 2.125,62 por jornadas de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.

A organização, aplicação e correção do concurso serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda. As oportunidades são para as funções de Tratorista, Soldador, Técnico em Edificações, Advogado, Arquivista, Assistente Social, Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Nutricionista e Psicólogo.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br até o dia 16 de novembro de 2014. As taxas variam de R$ 35,00, R$ 40,00 e R$ 50,00 de acordo com a função escolhida.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 14 de dezembro de 2014, em locais a serem divulgados por meio de edital específico que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.

As provas práticas serão realizadas na mesma data em locais e horários a serem informados durante a realização das provas escritas. A critério da CONSESP e da Prefeitura Municipal de Monte Aprazível - SP, as provas práticas poderão ser remarcadas para outra data, caso o número de candidatos ultrapasse o máximo de provas compatíveis.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2  dias.

A validade do concurso público será de até dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Pedro Leopoldo - MG realiza processo seletivo

A Prefeitura de Pedro Leopoldo, no estado de Minas Gerais, divulgou o edital de processo seletivo nº 001/2014, visando a contratação de pessoal que possua níveis fundamental, médio e superior. A remuneração prevista para os contratados vai de R$ 724,47 a R$ 2.039,21, em carga horária que varia de 22 a 44 horas semanal.
 
As chances são para os cargos de auxiliar de serviços gerais, auxiliar de escola, inspetor de aluno, monitor I, monitor II, educador, professor em varias áreas, psicólogo escolar, supervisor pedagógico, entre outros.
 
As inscrições serão aceitas no período de 10 a 14 de novembro de 2014, na Secretaria Municipal de Educação, situada à Rua Anélio Caldas, nº 33, Centro, das 8h às 16h.
 
A seleção ocorrerá por meio de redação prevista para ser aplicada no dia 29 de novembro de 2014, em local e horário a ser informado antecipadamente, através do site www.pedroleopoldo.mg.gov.br.

Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC divulga concursos públicos

A Prefeitura catarinense de São Miguel do Oeste lançou dois editais de concursos públicos para provimento total de 223 vagas, mais formação de cadastro de reserva, para profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
O edital nº 21/2014 dispõe de 30 vagas na função de auxiliar de creche e cadastro de reserva ao cargo de professor nas disciplinas de ciência, história, geografia, matemática, português e espanhol, com remunerações de R$ 1.267,20 a R$ 1.976,83, em jornadas de 10 a 40 horas semanais.
 
Já o edital nº 22/2014 oferece 193 vagas aos cargos de arquiteto, assistente social, nutricionista, contador, fiscal de tributos, fiscal sanitarista, psicólogo, bioquímico, biólogo, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, odontólogo, engenheiro, médico (clinico geral, psiquiatra, infectologista e gastroenterologista), veterinário, auxiliar de consultório dentário, atendente social, fiscal de obras e posturas, fiscal sanitário, telefonista, recepcionista, motorista, operador de máquinas, agente comunitário de saúde, agente de limpeza, agente de obras e serviços gerais e merendeira. Também há vagas para cargos técnicos, nas áreas de enfermagem, administração, informática, agrícola e segurança do trabalho, entre outros cargos. Com jornadas de 10 a 40 horas semanais, que corresponde a salários de R$ 1.003,20 a R$ 13.305,60.
 
As inscrições para ambos os concursos serão realizadas até o dia 1 de dezembro de 2014, através do endereço eletrônico da Prefeitura: www.saomiguel.sc.gov.br, com taxas de R$ 40,00 para nível fundamental, de R$ 80,00 para nível médio e de R$ 130,00 para nível superior de ensino.
 
O concurso será composto de prova escrita, prova prática e para o edital nº 21/2014 também será necessária análise de títulos.
 
A prova escrita está programada para ser aplicada no dia 22 de fevereiro de 2015, com duração de três horas, em dois períodos, matutina para os inscritos pelo edital nº 21/2014, com início a partir das 9h00 e vespertina para os inscritos pelo edital nº 22/2014, a partir das 14h00.
 
Os gabaritos estão previstos para serem disponibilizados no dia 25 de fevereiro de 2015, no mural e site da Prefeitura.
 
A prova prática provavelmente será aplicada no dia 26 de março de 2015. Os documentos para análise de títulos deverão ser entregues até o dia 1 de dezembro de 2014, nas dependências da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), situada á Rua Oiapoc nº211, Bairro Agostini, em São Miguel do Oeste/SC, CEP: 89900-00.
 
Estima-se que a divulgação da classificação final acontecerá no dia 22 de abril de 2015 e que a homologação ocorra até o dia 28 de abril de 2015.
 
Os concursos serão válidos por dois anos, contados a partir da data de homologação, podendo haver uma única prorrogação, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Brasiléia - AC publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Brasiléia, no estado do Acre, publicou edital de processo seletivo n° 001/2014 SEMCAS, destinado à contratação e cadastramento de profissionais para atuarem nos programas Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas/Trabalho), Programa Bolsa Família e Cras Volante.

Serão distribuídas 12 vagas imediatas, com salários variados de R$ 724,00 a R$ 2.000,00, por jornadas semanais de 40 horas. Para concorrer é preciso apresentar o grau de escolaridade em conformidade com a habilitação exigida.

As chances são para profissionais de níveis médio e superior, nos cargos de Psicólogo, Assistente Social, Orientador Social, Educador Social e Pedagogo.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 7 de novembro de 2014, na Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, que fica na Rua Geny Assis, nº 466, no Centro, das 7h às 13h.

As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 29 de novembro de 2014 no horário de 08:00 às 12:00 horas na Escola Municipal José Ruy da Silveira Lino, localizado na Rua Olegário França nº470 Bairro Eldorado em Brasiléia-Acre.

O processo seletivo será divulgado na sede da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social partir de 01 de dezembro de 2014.

Concurso Prefeitura de Jateí - MS

A Prefeitura de Jateí, no estado de Mato Grosso do Sul, através da empresa SIGMA Assessoria em Gestão Pública Ltda, publicou edital n° 001/2014 de concurso público para provimento de 40 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 13.454,28 em carga horária de 40h semanais.

As chances são para os cargos de Analista de Planejamento e Controle, Assistente de Planejamento e Controle, Assistente Social, Biólogo, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Psicólogo, Auxiliar de Consultório Dentário, Monitor de Ensino, Técnico em Enfermagem, Mecânico, Merendeira,  Pedreiro e demais cargos.

As inscrições deverão ser realizadas, via internet, no endereço eletrônico www.sigmams.com.br, até as 23h59min do dia 14 de novembro de 2014.

Para os candidatos que não possuem acesso à internet será disponibilizado um Posto de Atendimento, na Prefeitura Municipal, na Av. Bernadete Santos Leite, 382, centro, na cidade de Jateí – Estado de Mato Grosso do Sul, nos dias úteis, no período constante do item 4.3, no horário das 7h30min às 11h30min.

Os valores das inscrições para os cargos estão assim definidos:
- Nível Superior: R$ 80,00;
- Nível Médio - R$ 50,00;
- Nível Fundamental Incompleto - R$ 30,00.

O concurso público será composto de:

- Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos a todos os cargos, com data provável de realização em 18 de janeiro de 2015, em horário e local a ser definido;

- Prova prática, de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos ao cargo de Agente Digitador, devidamente aprovado na prova objetiva, com data provável de realização em 01 de fevereiro de 2015, em horário e local a ser definido;

- Avaliação de títulos, de caráter classificatório, para os candidatos a todos os cargos aprovados nas etapas anteriores, com data provável de realização no dia 13 de fevereiro de 2015, em horário e local a ser definido.

O concurso, para todos os efeitos, tem validade de 02 anos, a partir da data da publicação da homologação do resultado final na Imprensa Oficial do Município, podendo ser prorrogada, facultativamente, por igual período, por meio de Decreto a ser expedido pelo Chefe do Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Paraí - RS

Lançado edital n° 001/2014 de concurso público da Prefeitura de Paraí, no estado do Rio Grande do Sul. O concurso busca  admitir novos servidores em cargos vagos do município com oferta de 12 vagas para todos os níveis de escolaridade. Os vencimentos variam de acordo com cargo e a jornada de trabalho, entre R$ 977,76 e R$ 3.276,05.
 
O concurso será realizado por meio da empresa Obejtiva Concursos Ltda. Do total de vagas, 10% são reservadas para pessoas com deficiência.

Cargos
- Nível fundamental incompleto: Motorista e Operador de Máquinas.

- Nível fundamental completo: Agente Comunitário de Saúde e Pedreiro.

- Nível médio: Monitor de Escola, Professor Educação Infantil e Professor Ensino Fundamental Séries Iniciais.

- Nível superior: Tesoureiro.

Inscrições e Taxas
As inscrições deverão ser feitas via internet até às 23h59min do dia 23 de novembro de 2014, pelo site www.objetivas.com.br. A taxa varia de R$ 30,00 a R$ 80,00.

Provas
O concurso terá aplicação de provas objetivas, para todos, mais prova prática para Motorista e Operador de Máquinas, além de prova de títulos para Professor. A prova objetiva, para todos os cargos, será aplicada provavelmente no dia 21 de dezembro de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições, a partir de 05 de dezembro de 2014.

Validade
O concurso terá validade por 02 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais dois anos, a critério da Prefeitura Municipal de Paraí.

Concurso Prefeitura de São Pedro do Sul – RS

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no estado do Rio Grande do Sul. A Prefeitura de São Pedro do Sul divulgou edital Nº. 001/2014/PRE de concurso público oferecendo 16 vagas em todos os níveis de escolaridade, com vencimento de até R$ 6.906,19.
 
As vagas são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente Administrativo, Agente de Combate às Endemias, Médico (Anestesista, Ginecologista/Obstetra, Plantonista e Psiquiatra), Monitor, Motorista, Operador de Máquina, Operário, Professor Ensino Fundamental Séries finais (Educação Artística,  Ciências Biológicas,  Geografia, Língua Inglesa e Matemática), Professor (Educação Especial, Educação Infantil e Séries Iniciais), Técnico em Contabilidade e Terapeuta Ocupacional.
 
Aos candidatos portadores de necessidades especiais, ficam reservadas 10% das vagas.
 
Interessados, deverão se inscrever até às 23h59min do dia 23 de novembro de 2014, através do site www.objetivas.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
 
Nível fundamental: R$ 40,00;

Nível médio: R$ 60,00;

Nível superior: R$ 70,00 e 80,00.
 
Caso o candidato não possua acesso à Internet, será disponibilizado computador para acesso, no horário das 8h às 14h, até o dia 23 de novembro de 2014, de segunda à sexta-feira, em dias úteis, no TeleCentro Comunitário, situado à Rua Cel. Scherer, n° 164, Centro, São Pedro do Sul.
 
O concurso será composto de provas objetivas, práticas e de títulos.
 
As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 11 de janeiro de 2015, em locais e horários a serem divulgados posteriormente. Já a prova prática será realizada em data a ser informada por edital.
O concurso terá validade por dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogáveis por mais dois anos, a critério do município de São Pedro do Sul.

Concurso Prefeitura de União do Oeste - SC

A Prefeitura de União do Oeste, no estado de Santa Catarina, através da empresa Construir Concursos e Assessorias, publicou edital de concurso público n° 04/2014, com a finalidade de preencher seis vagas para os cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 3.841,62 em carga horária de 20 e 40 horas semanais.

As vagas são para os empregos de Professor Adjunto para Educação Especial, Professor de Linguagem Artística e Natural, Assistente Social, Fiscal de Tributos, Obras e Vigilância Sanitária e Agente Comunitário de Saúde.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 30 de novembro de 2014, exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico da empresa supracitada (www.construirconcursos.com.br).

A prova escrita objetiva será realizada provavelmente no dia 13 de dezembro de 2014, das 08h00min às 11h00min, na Escola Reunida Municipal Angelo Soletti, Rua Estada Geral, Saída para Jardinópolis - SC.

Os gabaritos preliminares das provas escritas objetivas estarão disponíveis no Mural Oficial da Prefeitura Municipal de União do Oeste (SC), em seu site oficial www.uniaodooeste.sc.gov.br, bem como no site www.construirconcursos.com.br, no dia 15 de dezembro de 2014.

O prazo de validade do concurso será de 1 ano, contado da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Farmácia do IPAM em Caxias do Sul - RS

Visando o preenchimento de 19 vagas mais cadastro reserva em diversos cargos, a Farmácia do IPAM LTDA, no Rio Grande do Sul, lançou o edital 001/2014 de concurso público. As chances são para cargos de todos os níveis de escolaridade, por vencimentos de até R$ 5.839,11 em regime de trabalho de 20, 36 e 44 horas semanais.

Benefícios
Fará jus ao benefício de Vale Alimentação no valor de R$ 434,50;

Fará jus ao benefício de Plano de Saúde e Odontológico (opcional);

Sujeito à horas extras, plantões noturnos e trabalho em finais de semana.

É assegurado ao candidato o direito de optar por concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência, as quais totalizam 12% das vagas oferecidas, desde que haja compatibilidade entre as atribuições do emprego almejado e sua deficiência. Já aos candidatos afrodescendentes são reservadas 10% das vagas oferecidas.

Cargos
Auxiliar Administrativo, Analista de Recursos Humanos, Assistente Técnico Contábil, Auxiliar Administrativo – Menor Aprendiz, Auxiliar de Farmácia, Farmacêutico, Motorista, Técnico em Informática e Telefonista/Recepcionista.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas somente via internet, no site www.objetivas.com.br, até às 23h59min do dia 17 de novembro de 2014.
 
Taxa
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 80,00.
 
Prova
Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e práticas.
 
A prova objetiva, para todos os empregos, será aplicada provavelmente no dia 21 de dezembro de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições, em 01 de dezembro de 2014.
 
Em data a ser informada por edital, serão chamados a prestar a prova prática os 20 primeiros candidatos pré-classificados por emprego, desde que aprovados na prova objetiva.

Validade
O processo seletivo será válido por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogáveis por mais 2 anos, a critério da Farmácia do IPAM.

Prefeitura de Águas de Chapecó – SC lança processo seletivo

Por meio da empresa Alternative Concursos, a Prefeitura de Águas de Chapecó, em Santa Catarina, lançou o edital nº 007/2014, de processo seletivo em provimento de 37 vagas, mais formação de cadastro de reserva, para profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
O seletivo é direcionado a auxiliar de serviços gerais, auxiliar de serviços externos, mecânico, motorista, operador de máquinas (trator de pneu), auxiliar de dentista, professor (artes, educação física, pedagogia, inglês, educação especial e creche/pré-escola), técnico em enfermagem, assistente social, educador físico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo. A remuneração oferecida varia de R$ 824,00 a R$ 3.618,70, em jornadas de 10 a 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 17 de novembro de 2014, via endereço eletrônico: www.alternativeconcursos.com.br, com taxas de R$ 50,00 para cargos de nível fundamental, de R$ 70,00 para cargos de nível médio e de R$ 90,00 para cargos de nível superior.
 
Será aplicada provas objetiva e prática com data estimada em 07 de dezembro de 2014, a partir das 9h00 para prova objetiva, na Escola de Educação Básica Irineu Bornhausen, situada à Rua Pedro Guilherme Simon nº 70, Centro e prova prática no Parque de Máquinas da Prefeitura, situado à Rua Salete Canepelle nº 91, Centro, em horário a ser informado por edital de convocação. O gabarito da prova objetiva provavelmente será disponibilizado no dia seguinte a realização da prova.
 
Os títulos serão recebidos somente durante o prazo de inscrições, na organizadora, localizada na Avenida Padre Antônio nº 590, Sala 2, Centro, Maravilha (SC), CEP 89874-000. Está programada para o dia 19 de dezembro de 2014, a publicação da ata de classificação final.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, contando da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Maquiné - RS

A Prefeitura de Maquiné, no estado do Rio Grande do Sul, divulgou o edital de concurso público nº 001/2014. O objetivo é suprir 52 vagas em cargos de ensino fundamental, médio, técnico e superior. A remuneração prevista para os contratados vai de R$ 717,81 a R$ 4.679,43, e a carga horária máxima a ser desempenhada é de 40 horas semanais.
 
As chances são para as funções de advogado, agente comunitário de saúde, assistente social, atendente de educação infantil, dentista eletricista, farmacêutico, médico, operário, professor, técnico em enfermagem, entre outras.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 04 de novembro de 2014, através do site www.pmaisrh.com.br/concursos.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de ensino fundamental é de R$ 35,00, ensino médio é de R$ 50,00 e ensino superior é de R$ 80,00.
 
Os inscritos serão avaliados através de prova objetiva, de títulos e prática, de acordo a com função pretendida.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 30 de novembro de 2014, em local e horário a ser informado antecipadamente.
 
A validade do Concurso Público, que será executado pela empresa P. Mais Recursos Humanos Ltda, será de 02 anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 02 anos.

Concurso Prefeitura de Jacinto Machado - SC

A Prefeitura de Jacinto Machado, no estado de Santa Catarina, abriu edital n° 001/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 140 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários que vão até R$ 3.325,72. O concurso será realizado sob a responsabilidade do Instituto o Barriga Verde-IOBV.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas, Operador de Máquinas Pesadas, Servente, Agente de Defesa Civil, Auxiliar de Mecânico, Borracheiro, Carpinteiro, Mecânico, Pedreiro, Vigia, Auditor Fiscal, Auditor Sanitário, Auxiliar Administrativo e demais cargos.

Inscrições
A inscrição somente será efetuada via internet, no endereço eletrônico www.iobv.org.br, até o dia 02 de dezembro de 2014.

Taxas
O valor da taxa de inscrição é de:
- Para cargos com exigência de curso superior: R$ 100,00;
- Para cargos com exigência de curso de ensino médio completo: R$ 75,00;
- Para cargos com exigência de ensino fundamental e alfabetizado: R$ 35,00.

Provas
As provas serão realizadas na data prevista de 14 de dezembro de 2014, no município de Jacinto Machado-SC, não sendo permitida a realização das provas em outro local, a não ser o determinado no Edital de Convocação. Os locais de realização das provas serão divulgados no site www.iobv.org.br e no site www.jacintomachado.sc.gov.br na data prevista de 10 de dezembro de 2014, em edital próprio de convocação.

Gabaritos
O gabarito provisório será divulgado no endereço eletrônico www.iobv.org.br no dia seguinte ao da realização da prova, juntamente com as provas que estarão disponíveis na área restrita do candidato.

Validade
O prazo de validade do concurso é de 2 anos, contados da publicação do ato de homologação do resultado final do concurso, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal de Jacinto Machado – SC.

Concurso CREFITO 9ª Região

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região - CREFITO 9, publicou edital de concurso público nº. 001/2014. O concurso destina-se ao preenchimento de 5 vagas para os cargos de Agente Administrativo e Agente Fiscal de níveis médio e superior . Os aprovados receberão subsídios de até R$ 4.200,00, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por meio da internet, através dos sites www.msconcursos.com.br e www.crefito9.org.br, até o dia 23 de novembro de 2014. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 (nível médio) e R$ 80,00 (nível superior).
 
O concurso constará de prova objetiva, redação e títulos.
 
A prova objetiva e a redação estão previstas para 7 de dezembro de 2014, em local e horário que serão divulgados oportunamente nos sites www.msconcursos.com.br e www.crefito9.org.br.
 
O gabarito preliminar será publicado nos sites www.msconcursos.com.br e www.crefito9.org.br, até 24 horas após o término da prova.
 
A prova de títulos, de caráter classificatório, será aplicada somente aos candidatos de nível superior aprovados na prova objetiva e na redação.
 
A validade do concurso público será de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período, a critério exclusivo do CREFITO 9.

Prefeitura de Promissão - SP anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Promissão, no estado de São Paulo, lançou edital de processo seletivo n° 002/2014, com o objetivo de preencher vagas para a formação de cadastro de reserva, nos cargos de níveis fundamental, médio e superior.

O certame será realizado através da empresa Persona Capacitação Assessoria e Consultoria Eirelli, e as vagas são para cuidador escolar, merendeira, professor e servente. Os vencimentos variam de R$ 10,74 hora aula ou R$ 848,00 mensais. A carga horária é de até 44 horas semanais de acordo com o cargo escolhido.

Serão realizadas exclusivamente através de formulário de inscrição, disponível no endereço eletrônico www.personacapacitacao.com.br, até às 22h do dia 07 de novembro de 2014. A taxa varia de R$ 6,9 e 8,28.

A prova objetiva de múltipla escolha terá a duração máxima de 02 horas será realizada provavelmente no dia 23 de novembro de 2014, em local e horário a ser definido após a homologação das inscrições.

Os gabaritos da prova estarão disponíveis no dia seguinte a realização da prova, no seguinte endereço eletrônico: www.personacapacitacao.com.br.

O processo seletivo terá validade de 01 ano, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Maracaí - SP promove processo seletivo

A Prefeitura de Maracaí, interior de São Paulo, através da empresa Correto Concursos Ltda - ME, tornou publico o edital de processo seletivo nº 001/2014. O objetivo é formar cadastro de reservas de candidatos que possuam formação em magistério ou ensino superior.
 
As chances são para os cargos de professor em varias áreas, coordenador de núcleo e monitor esportivo - programa 2º tempo. O salário previsto para os contratados pode ser de R$ 10,73 a R$ 13,41 horas aula ou R$ 450,00 a R$ 900,00 mensais, de acordo com o cargo, em jornadas de 20 e 30 horas semanais. 
 
Os interessados podem se inscrever no período de 10 a 21 de novembro de 2014, através do site www.corretoconcursos.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00.
 
Os inscritos serão avaliados através de prova objetiva e de títulos, de acordo com o cargo pretendido.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 30 de novembro de 2014, em local e horário a ser informado antecipadamente.

Concurso Prefeitura de Três Lagoas - MS

A Prefeitura de Três Lagoas, no estado de Mato Grosso do Sul,  torna pública a abertura de inscrições para a realização de concurso público de provas e títulos, com a finalidade de reforçar o recurso humano do seu quadro permanente de pessoal. O concurso será executado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura – FAPEC.

No total, são 260 vagas com carga horária de 20 a 40 horas semanais e remuneração entre R$ 893,41 a  R$ 10.500,00 dependendo do cargo ocupado e período do plantão.
 
O edital n° 01/2014, oferta várias vagas para os cargos de Agente Municipal de Trânsito, Agente Administrativo, Motorista, Orientador Social, Técnico Administrativo e demais funções.

As inscrições serão realizadas exclusivamente no período de 07 de novembro a 09 de dezembro de 2014, apenas pela internet no endereço eletrônico www.fapec.org/concurso. O candidato deverá recolher a taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 para concorrer à vaga de cargo que exige Nível Superior, R$ 70,00 para concorrer à vaga de cargo que exige Nível Médio e R$ 50,00 para concorrer à vaga de cargo que exige Nível Fundamental Completo.

O concurso constará de provas escritas objetivas, específicas para cada cargo, nas seguintes modalidades: Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos, de acordo com a especificidade e o nível de escolaridade que cada cargo exige.

As provas têm caráter eliminatório e classificatório e serão realizadas na cidade de Três Lagoas em data, horário e endereço a serem divulgados através de edital específico. Porém, a previsão inicial é de que a aplicação das mesmas seja no dia 25 de janeiro de 2015.
 
O prazo de validade do concurso será de 24 meses, a contar da data da homologação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

1º Prêmio Jovem Pesquisador da Rede de Bancos de Leite Humano

O leite humano, por suas inúmeras características e potencialidades biológicas, é considerado o melhor e mais rico alimento funcional que um bebê pode receber, de forma exclusiva, do nascimento aos seis primeiros meses de vida

Pensando nisso, a Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH), idealizada pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), decidiu descobrir jovens talentos que fazem do leite humano e da amamentação seus objetos de pesquisa. Daí surgiu o Prêmio Jovem Pesquisador da Rede de Bancos de Leite Humano, que está com inscrições abertas de 1º de novembro de 2014 a 31 de janeiro de 2015.

A proposta do prêmio nasceu porque a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) e o Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano (IberBLH), que compõem a rBLH, reconhecem as pesquisas desenvolvidas por profissionais da área e querem incentivar estudantes universitários, ou graduados com até 10 anos de formação, a apresentarem trabalhos que poderão contribuir, com excelência, para o fortalecimento das ações desenvolvidas em países da América Latina, Caribe, Península Ibérica e África, onde há centenas de bancos de leite humano em atuação.

O prêmio vai contemplar trabalhos em três linhas de investigação, processamento, controle de qualidade e utilização do leite humano, assistência em amamentação na rBLH e comunicação e informação na rBLH. Os primeiros colocados de cada área temática – três do Brasil e três do exterior – serão premiados com intercâmbio técnico, no período de sete dias, em um dos Centros de Referência em Banco de Leite Humano da rBLH. Os ganhadores também receberão o financiamento de suas inscrições e a concessão de passagens e hospedagem para participarem do VI Congresso da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e II Congresso Ibero-americano de Bancos de Leite Humano, que vão acontecer de 24 a 27 de junho de 2015, em Brasília.

Para o coordenador da Rede Brasileira e do Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano, sediado no IFF, João Aprígio Guerra de Almeida, a iniciativa vem fortalecer ainda mais o trabalho em rede em prol da amamentação e da doação de leite materno. “Os três eixos de investigação propostos são centrais para a rBLH. O ‘processamento’ vai abordar aspectos relacionados ao avanço do conhecimento científico e tecnológico, no âmbito da segurança alimentar e nutricional na atenção neonatal. A ‘assistência em amamentação’ coloca a mulher como protagonista do processo e vai contemplar pesquisas sobre novas estratégias de promoção, proteção e apoio à amamentação. E a “comunicação” vai avaliar as novas contribuições para o campo da comunicação e da informação direcionadas para a rBLH”, explicou João Aprígio.
 
A premiação dos trabalhos acontecerá durante o VI Congresso da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e II Congresso Ibero-americano de Bancos de Leite Humano, que serão realizados de 24 a 27 de junho de 2015, em Brasília. Os eventos reunirão representantes dos 24 países que compõem a Rede de Bancos de Leite Humano, a Área Técnica da Saúde da Mulher e da Criança do Ministério da Saúde, a Coordenação Nacional e as Referências Estaduais em BLH, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), a Fundação Oswaldo Cruz, a Organização Pan-americana de Saúde (Opas), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Secretaria Geral Ibero-americana (Segib), além de profissionais e estudantes de Bancos de Leite Humano de todo o Brasil e dos países da rBLH.

Para mais informações acesse http://premiorblh.fiocruz.br/
 
Assessoria de Imprensa IFF/Fiocruz
(21) 99627-3790
(21) 2552-8829

Hospital de Padre Miguel promove VI Encontro de Fisioterapeutas

No próximo dia 7 (sexta-feira), o Hospital de Clínicas Padre Miguel (HCPM) promoverá o seu VI Encontro de Fisioterapeutas
 
O evento acontecerá, das 13h20 às 16h45, no Centro de Estudos do próprio hospital, que fica localizado na Rua Francisco Real 732, em Padre Miguel. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através dos telefones: 21 98883-4336 ou 98546-5535. A organização científica do encontro ficou por conta da Maria da Penha Laprovita, responsável pelo serviço de fisioterapia do HCPM.
 
Confira abaixo a programação completa:
 
13h20: Abertura oficial do evento, que deverá ser realizada pela direção do HCPM
 
13h30: “Perfil, tendências e novos paradigmas para atuação do fisioterapeuta hospitalar”, dr. Leandro Azeredo, fisioterapeuta especialista em terapia intensiva e Presidente da Associação de Fisioterapeutas do Estado do Rio de Janeiro (AFERJ).
 
14h00: “Reabilitação Pulmonar intra hospitalar”, dr. Vinícius Marinho, fisioterapeuta especialista em terapia intensiva e coordenador de fisioterapia do hospital Oeste D’or.
 
14h30: “Abordagem fisioterapêutica no pré pós-cirúrgico imediato e tardio da artroplastia do quadril”, dr. Nelson Ayres Barradas de Freitas, fisioterapeuta com doutorado em psicanálise pela Sociedade Internacional de Psicanálise, superintendente dos profissionais de saúde da Prefeitura Municipal de Saúde de Nilópolis e coordenador do curso de fisioterapia da UNIABEU.
 
15h00: Coffee break
 
15h30: “Cuidados Paliativos nas DCNT: uma questão de saúde, direito e cidadania”, Dr. Ernani Costa Mendes, fisioterapeuta staff do HCI-INCA, doutorando em Saúde Pública Ensp/Fiocruz e especialista em fisioterapia oncológica.
 
16h00: “Afecções respiratórias em UTI”, dra. Wanuska S. Fernandes, médica intensivista pediátrica, do Instituto Estadual do Cérebro, do IPPMG – CTI Pediátrico do Hospital do Fundão e rotina pediátrica do HCPM.
 
16h45: Encerramento.
 
Rachel Lopes
Assessoria de Imprensa

Hospital do Homem da zona Norte de SP é inaugurado

Hospital do Homem da zona Norte é inaugurado Referência no atendimento ambulatorial e cirúrgico em urologia, novo serviço prevê atender 760 consultas e 200 cirurgias por mês
 
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo entregou nesta segunda-feira (3) o “Hospital do Homem” da zona Norte. Para a implantação da unidade foram investidos R$ 2,3 milhões, com recursos do tesouro estadual, destinado às obras e aquisição de equipamentos e mobiliários. O atendimento aos pacientes será realizado em parceria com o Instituto do Câncer Antônio Vieira de Carvalho.

Trata-se de um novo serviço ambulatorial e cirúrgico de urologia, instalado dentro do Hospital São José, no bairro do Imirim. O objetivo é ser referência para pacientes encaminhados pelos pelas Unidades Básicas de Saúde da região, com atendimento completo na área de saúde do homem.
 
O serviço especializado em urologia vai oferecer procedimentos como postectomia, varicocele, retirada de testículos e cirurgias de próstata benigna e maligna, entre outros.

Além disso, a instituição também será referência para o “Programa Sonda Zero”, que tem como objetivo atender o caso de cada paciente que necessite de procedimento cirúrgico de modo que não seja necessária a utilização de sonda urinária externa.

O serviço dispõe de três salas cirúrgicas, uma sala para recuperação pré e pós-anestésica composta por quatro leitos, 31 leitos gerais, 10 leitos de UTI adulto e cinco leitos de Hospital-Dia. Também conta com um ambulatório com seis consultórios, sala para curativos e uma sala de espera com capacidade para até 100 pacientes também foram adequadas.

A equipe de profissionais é composta por 15 médicos urologistas, seis médicos anestesistas, seis enfermeiros, 19 técnicos de enfermagem e dois oficiais administrativos. Já o setor de UTI contará com 14 médicos intensivistas, três fisioterapeutas, seis enfermeiros e 20 técnicos de enfermagem.

O novo “Hospital do Homem” da Zona Norte realizará, nesta primeira etapa de implantação, 760 consultas ambulatoriais e 100 cirurgias por mês. A previsão é de que, quando estiver funcionando em sua capacidade plena, o serviço poderá fazer aproximadamente 200 cirurgias por mês. Também serão disponibilizados pela unidade exames clínicos e pré-operatórios como raio-X, eletrocardiograma e exames laboratoriais.
 
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
 
Saúde Web

Hospitais do RJ terão que divulgar horários de médicos

Inca, INC e Into, além de hospitais federais da capital fluminense, recebeu recomendação do MPF para divulgar jornada de trabalho de profissionais
 
O Ministério Público Federal (MPF) do Rio de Janeiro está recomendando transparência na divulgação da jornada de trabalho dos profissionais das seguintes unidades de saúde: Instituto Nacional do Câncer (Inca), Instituto Nacional de Cardiologia (INC), Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into) e hospitais federais da capital fluminense. A recomendação do MPF tem a finalidade de assegurar plena informação aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A solicitação foi expedida pelas procuradoras da República Roberta Trajano e Aline Caixeta. O objetivo é garantir a divulgação clara e objetiva da jornada de trabalho, em local visível, dos nomes dos médicos e profissionais de saúde em atividade. O aviso também deve trazer as indicações de especialidades e os horários de início e término das jornadas de trabalho dos funcionários.

Ponto eletrônico está incluído nas recomendações. Está em fase de desenvolvimento pelo Departamento de Informática do SUS (Datasus) um software de controle eletrônico de frequências para atender às necessidades específicas das unidades de saúde.

A Secretaria de Assuntos Administrativos do Ministério da Saúde estima para março de 2015 a conclusão das etapas do cronograma para a efetivação do Sistema de Registro Eletrônico de Frequência (SIREF) nos hospitais federais do estado, vinculados ao Ministério da Saúde.

Os diretores das instituições deverão informar à Procuradoria da República, em prazo de 30 dias contados do recebimento, as providências tomadas ou apresentação de cronograma para o seu cumprimento, sendo que a omissão será entendida como negativa de cumprimento da recomendação do MPF, podendo implicar a adoção de medidas judiciais.

Em resposta à recomendação, o Ministério da Saúde se comprometeu a desenvolver um plano de ação para o cumprimento da medida nos seis hospitais federais do Rio. O Into também respondeu ao MPF, comprometendo-se a adotar as medidas administrativas necessárias ao cumprimento da recomendação. Em relação à divulgação das informações, segundo o Into, serão disponibilizados televisores para exibição das escalas em locais de grande circulação da unidade, além da divulgação no endereço eletrônico do instituto.

Em nota, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) informou que o controle da jornada de trabalho dos médicos deve ser feita pela administração do hospital em que ele trabalha.
 
Saúde Web

Aplicativo para tablets e smartphones ajuda a manter vacinação em dia

Diante da proximidade do início da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, o Ministério da Saúde informou que o aplicativo Vacinação em Dia, para tablets e smartphones, já foi atualizado
 
A ferramenta foi lançada pela pasta em 2013 e ajuda a acompanhar o calendário vacinal.
 
Na nova versão, segundo o ministério, estão disponíveis todas as vacinas ofertadas na rede pública. Um único usuário pode cadastrar até dez carteiras de vacinação.
 
A partir da inserção da primeira vacina no calendário, o aplicativo calcula quando o usuário deve comparecer para uma nova imunização e envia um lembrete por mensagem.
 
A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo começa no próximo sábado (8) e segue até o dia 28 de novembro. No caso da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, devem ser vacinadas crianças de 6 meses até 5 anos incompletos. Já na vacinação contra o sarampo, a faixa etária indicada é de 1 ano até 5 anos incompletos.

Clique aqui e baixe o aplicativo gratuitamente.
 
Agência Brasil

Nova vacina contra a dengue reduz em 95% os casos graves da doença

A nova vacina contra a dengue, que já passou por todas as fases de estudos e testes, mostrou redução de 95,5% das formas graves da doença, inclusive a do tipo hemorrágica, na etapa de testes no Brasil e na América Latina. Até a primeira semana de outubro pelo menos 377 pessoas morreram em decorrência da dengue no país
 
A vacina, desenvolvida pelo Laboratório Sanofi Pasteur, é a primeira contra a dengue concluída no mundo. O produto demonstrou proteção de 60,8% contra os quatro tipos da doença. Ou seja: a cada 100 pessoas imunizadas, 60,8 não contraem a doença; e entre as que contraem, 95,5 em cada grupo de 100 não terão as formas graves da dengue.
 
“Isso significa que praticamente não vamos mais ter casos graves da doença”, avaliou Sheila Homsani, gerente médica da Divisão de Vacinas do laboratório, ressaltando que a imunização também vai reduzir as internações decorrentes da dengue.
 
Segundo Sheila, os testes demonstraram que a vacina tem níveis de segurança comparáveis aos dos placebos dados aos pacientes. “É uma vacina segura”, enfatizou. A imunização deve ser aplicada em três doses, com intervalos de seis meses.
 
O laboratório deve entrar com pedido de avaliação da vacina na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no primeiro trimestre de 2015, e a expectativa é que até o final do ano que vem ela esteja registrada no Brasil para ser vendida e até usada pela rede pública.
 
Agência Brasil

Novembro Azul lembra importância da prevenção do câncer de próstata

Valter Campanato/Agência Brasil
Depois do mês dedicado ao combate ao câncer de mama, o Outubro Rosa, quando vários prédios públicos foram iluminados de rosa para chamar atenção sobre a doença, chegou a vez do Novembro Azul, para destacar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata
 
Ontem (3), em sessão solene, o Congresso Nacional lembrou a passagem dos 26 anos do Dia Nacional de Combate ao Câncer – Saúde do Homem, para debater o tema.
 
Após a sessão, o prédio do Congresso passou a ostentar iluminação azul que ficará ao longo do mês de novembro, a fim de chamar a atenção dos homens para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
 
O deputado Dr. Jorge Silva (PROS-ES) chamou a atenção para a necessidade do exame urológico, o toque retal, principal forma de prevenir a doença. “Peço que os homens não deixem de recorrer ao médico somente quando a doença já estiver instalada”, afirmou o deputado, que é urologista.
 
Ele disse que é preciso combater o preconceito por parte dos homens que relutam em não fazer o exame. “A prevenção é decisiva para evitar que a doença se instale. Precisamos estar mais conscientes e deixar os preconceitos de lado”, completou.
 
Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que este é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil e o segundo mais frequente em homens, após os tumores de pele. No ano passado, foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença.
 
Considerada uma doença da terceira idade, devido ao fato de três quartos dos casos ocorrerem em homens acima dos 60 anos, o câncer de próstata pode demorar a se manifestar, o que exige exames preventivos constantes para não ser descoberto em estágio avançado e potencialmente fatal.
 
A doença acontece quando as células da próstata, glândula responsável, juntamente com as vesículas seminais, pela produção do esperma, começam a se multiplicar de forma desordenada. Como forma de prevenção é recomendado que todos os homens, a partir dos 40 anos façam o exame de toque retal. Descoberta na fase inicial, a doença, quando tratada, tem baixa mortalidade.
 
Amanhã (4), a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara promoverá o 7º Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem, das 14h às 18h. Originário da Austrália, o Movimento Novembro Azul é uma campanha de combate ao câncer de próstata da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida e com o apoio da Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem.
 
Agência Brasil