Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 11 de setembro de 2012

Descobertas mutações genéticas que cooperam para induzir câncer raro e mortal

Gary Hammer, M.D., Ph.D., Millie Schembechler Professor of Adrenal Cancer at the U-M Comprehensive Cancer CentreEstudo, feito em colaboração com cientistas do Brasil, fornece novas pistas sobre o câncer adrenal e pode melhorar tratamento

Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA, descobriram duas mutações genéticas diferentes que cooperam para induzir o câncer adrenal.

A descoberta fornece novas pistas para esse tipo de câncer raro e mortal que atinge as glândulas adrenais e pode levar a melhores tratamentos, visando ambas as mutações.

Cerca de 600 americanos são diagnosticados com câncer de adrenal por ano. A doença é geralmente diagnosticada em estágios avançados, quando não há quase nenhuma chance de sobrevivência além de cinco anos.

"Como o câncer de adrenal é tão raro, tem sido difícil encontrar pacientes suficientes que podem fornecer amostras de tecido para pesquisa", afirma o autor sênior do estudo Gary Hammer.

Em parceria com a Universidade de São Paulo, Hammer conseguiu coletar amostras de tecidos de 118 pessoas com tumores adrenais benignos ou cancerosos.

O objetivo dos pesquisadores era entender esses tumores e os genes que são elementos críticos para desenvolver tratamentos que prolongam a vida dos pacientes.

Ao estudar as amostras de tecidos suprarrenais, os pesquisadores descobriram aberrações em duas vias genéticas: beta-catenina e insulin-like growth factor 2, ou IGF-2.

Os tumores benignos tinham uma porcentagem elevada de mutações em beta-catenina, mas não em IGF2. Por outro lado, a maior parte dos cânceres adrenais exibiram alterações em IGF-2.

Cânceres que também tinham mutação em beta-catenina foram associados com doenças de alto grau e pior sobrevivência, em comparação com tumores com alterações apenas em IGF-2.

De acordo com a equipe, o próximo passo é o desenvolvimento de tratamentos que bloqueiem tanto a beta-catenina quanto IGF2.
 

Fonte isaude.net

Equipe identifica moléculas que formam memórias de longo prazo

Pesquisa vai ajudar na produção de remédios para doenças como esquizofrenia, depressão, Parkinson e Alzheimer

Cientistas da University of Pennsylvania, nos EUA, identificaram moléculas envolvidas na formação de memórias de longo prazo, que permitem ao cérebro humano lembrar de detalhes seis meses ou anos após um acontecimento.

A pesquisa pode ajudar na produção de remédios que melhoram a memória e aliviam alguns dos sintomas cognitivos que caracterizam doenças como esquizofrenia, depressão, Parkinson e Alzheimer.

"Há muitos compostos disponíveis para o tratamento de alguns sintomas de doenças como a esquizofrenia, mas esses compostos não tratam déficits cognitivos, como problemas de memória", afirma o pesquisador Ted Abel.

O estudo, liderado por Joshua Hawk, concentrou-se em um grupo de proteínas chamadas receptores nucleares, que têm sido implicadas na regulação de uma variedade de funções biológicas, incluindo a formação da memória.

Os receptores nucleares são um tipo de fator de transcrição, isto é, proteínas que podem se unir com o ácido desoxirribonucleico (DNA) e regulam a atividade de outros genes.

Seu papel regulador pode ser significativo na formação da memória, já que é preciso transcrever os genes para transformar as memórias de curto prazo em lembranças de longo prazo por meio do fortalecimento das sinapses dos neurônios no cérebro.

Testes com ratos
Para identificar como esta classe de fatores de transcrição atua na formação da memória, a equipe treinou ratos com um método comum para a criação de memórias de um lugar e um acontecimento de modo que os animais aprendem a vincular um contexto particular ou um determinado tom com uma experiência específica.

Segundo os pesquisadores, as associações com um lugar ou um contexto ficam codificadas no hipocampo, enquanto a memória associada a algum sinal, como um tom, fica codificada na amígdala.

Nas 24 horas após a exposição dos ratos para a formação inicial, os pesquisadores examinaram os padrões de expressão de todos os 49 genes de receptores nucleares. Eles descobriram que 13 apresentaram aumento na expressão no hipocampo nas primeiras duas horas após a formação. Incluído neste grupo estavam três membros de uma classe de receptores nucleares chamados Nr4a.

Os cientistas então criaram ratos transgênicos capazes de bloquear seletivamente a atividade de um dos três genes Nr4a.

"Conseguimos manipular os animais de forma que os genes Nr4a só vão funcionar em determinadas regiões do cérebro e depois ver como a capacidade de formar memória dos camundongos é afetada", afirma Hawk.

Quando os pesquisadores treinaram os ratos pela segunda vez, observaram que os animais transgênicos tinham uma memória reduzida do lugar onde ocorria a experiência, ou seja, das lembranças que deveriam estar no hipocampo, comparados com os roedores normais. Nos ratos transgênicos, por outro lado, a memória localizada nas amígdalas permaneceu intacta.

"Os ratos tinham comprometimento da memória contextual, o que significa que algo no hipocampo é afetado. Esse é o tipo de memória que desaparece na doença de Alzheimer e na esquizofrenia", observa Abel.

Segundo a equipe, a pesquisa confirma o papel dos genes Nr4a no armazenamento de memória a longo prazo.

"Essas descobertas são promissoras em termos de desenvolvimento de novos medicamentos. A maioria dos medicamentos para depressão, esquizofrenia e outros distúrbios neurológicos atacam sistemas de neurotransmissores e podem ter efeitos sobre muitos sistemas. Agora, poderemos focar na expressão de certos genes muito mais especificamente", conclui Abel.
 
 
Fonte isaude.net

Novo método detecta alterações em cromossomos de pacientes com câncer

Detecção de anomalias nos cromossomos permite prever resposta à terapia, o que pode ajudar a orientar o tratamento clínico

Um grupo de cientistas do Brasil e dos Estados Unidos desenvolveu um novo método que permite diagnosticar alterações nos cromossomos de pacientes com câncer - em especial leucemias - com sensibilidade e rapidez drasticamente superior às técnicas de citogenética usadas convencionalmente.

O estudo, publicado na revista Blood, envolveu pesquisadores dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês) dos Estados Unidos e do Centro de Terapia Celular (CTC), em Ribeirão Preto. Coordenado por Marco Antônio Zago, o CTC é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.

De acordo com o artigo, a detecção de anomalias nos cromossomos permite prever a potencial resposta à terapia e, por isso, é considerada um dos principais sistemas para orientar o tratamento clínico.

" Detectar alterações nos cromossomos com a máxima rapidez e precisão é importante para que possamos diagnosticar o câncer e escolher melhor tratamento para o paciente, disse Rodrigo Calado, um dos autores do artigo, pesquisador do CTC e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo Calado, o método convencional de citogenética, usado para detectar alterações no cromossomos, demora alguns dias para fornecer o resultado e analisa apenas 20 células do tumor, aproximadamente. Esse número limitado de células aumenta as chances de falsos negativos. " Com o método que desenvolvemos, podemos analisar de 20 mil a 30 mil células do tumor em um ou dois dias. Com isso, podemos encontrar alterações cromossômicas de forma muito mais precisa" , disse.

Enquanto na técnica convencional de citogenética os cientistas precisam examinar as células uma a uma no microscópio, o novo método permite que até 30 mil células sejam analisadas rapidamente ao passarem por citômetro de fluxo - um equipamento existente em muitos laboratórios para outras finalidades.

" No citômetro de fluxo, a cada segundo centenas de células passam diante de um feixe de laser que identifica os florocromos que são utilizados para analisar os cromossomos. As anomalias são assim rapidamente detectadas" , afirmou.

A pesquisa
Calado, que voltou ao Brasil em 2011, depois de uma temporada de oito anos nos Estados Unidos como pesquisador dos NIH, já havia utilizado o método nos laboratórios norte-americanos com a finalidade de avaliar os telômeros, que são as extremidades dos cromossomos.

" Tínhamos muita dificuldade com as limitações dos métodos de citogenética, porque víamos um número pequeno de células e, especialmente em casos como a mielodisplasia - um tipo de leucemia -os resultados eram muito imprecisos e várias alterações cromossômicas passavam despercebidas. Assim, tivemos a ideia de utilizar o método de avaliação dos telômeros para fazer uma análise de alterações quantitativas do cromossomo como um todo" , explicou.

Para conseguir tal adaptação, os cientistas desenvolveram uma nova forma de preparar as células a fim de analisar os cromossomos - o que exige uma operação mais sofisticada que a preparação convencional - e aprimoraram os softwares de análise dos dados.

" O resultado foi um método de fácil aplicação, porque utilizamos o citômetro de fluxo, que é um equipamento que já existia e que é encontrado em muitos laboratórios. Com isso, o novométodo pode ser rapidamente utilizado na rotina" , disse.

Em sua aplicação original, o citômetro de fluxo é utilizado para analisar os telômeros, que são importantes marcadores de envelhecimento das células - processo que está ligado a uma série de doenças.

" O equipamento é utilizado em um método que serve para identificar telômeros muito curtos, o que permite detectar doenças como fibrose pulmonar e anemia plástica. O encurtamento telomérico é o melhor de todos os biomarcadores de envelhecimento" , afirmou Calado.

O artigo Interphase Chromosome Flow-FISH, de Neal Young, Rodrigo Calado e outros, pode ser lido por assinantes da Blood.

Fonte isaude.net

Pesquisadores utilizam alecrim para reduzir sequelas de infarto

Ao utilizarem alecrim misturado à ração de ratos infartados, estudiosos descobriram que substância melhorou desempenho do coração

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) podem ter dado um importante passo na busca por um tratamento eficaz para pacientes vítimas de infarto do miocárdio. Ao utilizarem alecrim misturado à ração de ratos infartados, os estudiosos descobriram que a substância atenuou o processo de remodelação cardíaca e melhorou a função do coração.

Segundo a pesquisadora Bruna Paola Murino Rafacho, o grupo optou por utilizar o alecrim, pois já havia feito outras pesquisas utilizando vitaminas isoladamente. Dessa vez, preferiram tentar uma alimentação mais completa. " Nos baseamos em outros estudos sobre alecrim e decidimos testar seus benefícios para ratos induzidos a infarto. Dividimos os ratos infartados em três grupos, sendo que para dois deles servimos ração com a folha do alecrim misturada em duas doses diferentes e para o outro, não. Após três meses realizamos um ecocardiograma e identificamos que os animais que comeram ração com alecrim, de ambas as doses haviam apresentado atenuação nas alterações causadas pelo infarto" , explicou.

Foram utilizados 8 ratos em cada grupo e a pesquisa teve duração de três meses. A autora admite que os resultados abrem perspectivas otimistas de que o estudo possa evoluir para a fase clínica - envolvendo seres humanos - e a eficácia do tratamento possa ser comprovada para o tratamento de pacientes vítimas de infarto do miocárdio.

Na opinião do professor Sérgio Paiva, orientador do trabalho, foi um primeiro passo importante ter constatado que, em ratos, o alecrim ajudou na recuperação do coração infartado, mas ainda serão necessários outros testes experimentais para entender o mecanismo de como o alimento atua no pós-infarto.

" Podemos chegar nos testes em seres humanos em médio ou longo prazo. Antes, precisamos entender como é o mecanismo de ação do alimento na remodelação do coração. Também podemos estudar outros alimentos que, associados ao alecrim, possam potencializar esses efeitos positivos para o coração" , afirmou o docente.

Paiva reforça que o estudo sobre os efeitos do alecrim gerou uma hipótese, mas ainda não é suficiente para que seja recomendado seu consumo. " Ainda é preciso saber, por exemplo, em quais doses, é seguro inserir o alecrim na dieta" , observou.

Assim como acontece com os medicamentos, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o órgão responsável por fiscalizar a utilização de alimentos para fins terapêuticos.

Com informações da Unesp

Fonte isaude.net

Programa de computador identifica bêbados com base na temperatura corporal

Sistema poderá evitar julgamentos baseados apenas no comportamento da pessoa e dar evidências definitivas de embriaguez

Cientistas da Universidade de Patras, na Grécia, desenvolveram um programa de computador capaz de identificar se uma pessoa está bêbada com base na temperatura corporal.

O sistema poderá evitar julgamentos baseados apenas no comportamento da pessoa e dar evidências definitivas de embriaguez, o que facilitaria também a aplicação de leis.

O software consiste em dois algoritmos que podem determinar se uma pessoa consumiu álcool em excesso com base em imagens térmicas de infravermelho do rosto da pessoa.

A primeira etapa envolve medir valores de pixel de pontos específicos do rosto da pessoa, que são comparadas com os valores em um banco de dados de exames de pessoas sóbrias e embriagadas.

Dado que o álcool causa dilatação de vasos sanguíneos na superfície da pele, esquentando algumas áreas do rosto (como o nariz e as bochechas), as imagens termais podem identificar essas áreas quentes com facilidade e classificar as pessoas como sóbrias ou bêbadas. Tecnologia semelhante já foi usada para verificar se uma pessoa foi infectada por um vírus, como a gripe ou a SARS.

Já o segundo algoritmo analisa todo o rosto da pessoa e identifica as diferenças de temperatura entre várias áreas, normalmente, quando a pessoa está bêbada, o nariz esquenta e a testa fica com uma temperatura mais baixa. Um dos desafios enfrentados pelos pesquisadores foi fazer com que os algoritmos fossem capazes de 'reconhecer" as diversas partes do rosto da pessoa.

As duas técnicas trabalham em paralelo e podem ser utilizados para verificar rapidamente os indivíduos em lugares públicos.

A equipe, liderada por Georgia Koukiou e Vassilis Anastassopoulos, acredita que, no futuro, é possível que os dois algoritmos sejam usados em conjunto para identificar em instantes quando uma pessoa entra embriagada em um local público.

Fonte isaude.net

Técnica experimental permite entrada de medicamentos no cérebro

Método pode melhorar tratamento de doenças do sistema nervoso, câncer cerebral, epilepsia e complicações neurológicas do HIV

Cientistas do National Institute of Environmental Health Sciences (NIEHS), nos EUA, desenvolveram uma técnica capaz de permitir a entrada de agentes terapêuticos no cérebro.

A estratégia tem potencial para melhorar o tratamento de doenças do sistema nervoso centrais, tais como lesão na medula espinhal e no cérebro, câncer cerebral, epilepsia e complicações neurológicas do HIV.

O método experimental, testado em ratos, permite que pequenos agentes terapêuticos atravessem a barreira sangue-cérebro desligando a P-glicoproteína, um dos principais obstáculos que impedem os medicamentos de alcançar seus alvos no cérebro.

"Muitos medicamentos promissores falham porque eles não podem atravessar a barreira sangue-cérebro de maneira suficiente para fornecer uma dose terapêutica ao cérebro. Esperamos que a nossa nova estratégia tenha um impacto positivo sobre as pessoas com distúrbios cerebrais no futuro", afirma o líder da pesquisa David Miller.

A equipe de pesquisa primeiro descobriu que o tratamento de capilares cerebrais de ratos com a droga contra esclerose múltipla Gilenya (fingolimod) estimulou uma via de sinalização específica na barreira sangue-cérebro que rapidamente desligou a P-glicoproteína. Membros da equipe, em seguida, pré-trataram ratos com fingolimod, e administraram três outras drogas que a P-glicoproteína geralmente retira do cérebro.

Eles observaram, então, um declínio dramático na atividade da P-glicoproteína, o que levou a um aumento de cinco vezes na absorção de cada uma das três drogas pelo cérebro.

Segundo os pesquisadores, os resultados abrem uma nova maneira de pensar sobre alvos para a criação de drogas a fim de melhorar o tratamento de determinadas doenças.

"Embora mais pesquisas precisem ser feitas, a entrega de terapias diretamente no sistema nervoso central é uma das últimas fronteiras da farmacoterapia", concluem os autores.

Fonte isaude.net

Mamografia aumenta risco de câncer de mama em mulheres com mutação genética

Estudo sugere que exposição à radiação eleva risco da doença em mulheres de até 30 anos com mutação nos genes BRCA1 e BRCA2

Mamografias destinadas a prevenir o câncer de mama podem aumentar o risco da doença em mulheres jovens que possuem certas mutações genéticas.

A pesquisa sugere que a exposição à radiação pode elevar em até cinco vezes as chances da doença em mulheres com menos de 30 anos com uma mutação nos genes BRCA1 e BRCA2, responsáveis por controlar a supressão dos cânceres de mama e de ovário.

A exposição à radiação é um fator de risco já estabelecido para o câncer de mama na população em geral.

Estudos anteriores já haviam mostrado que mulheres com mutação nos genes BRCA1/2 podem ter uma maior sensibilidade à radiação. Isso porque esses genes estão diretamente envolvidos no processo de reparo de quebras no DNA. Essa quebra pode ocorrer como uma consequência da exposição à radiação.

De acordo com o estudo, os benefícios preventivos de uma exposição à radiação em jovens portadoras da mutação podem não superar os riscos.

O trabalho, liderado por pesquisadores do Instituto do Câncer da Holanda, analisou 1.993 mulheres que tinham mutações nos genes BRCA1/2 e que moravam na Holanda, França e Grã-Bretanha entre 2006 e 2009.

Todas tinham 18 anos ou mais e foram questionadas sobre a exposição: se haviam feito exame de raio-X ou mamografia, as idades da primeira e da última exposições, número de exposições antes dos 20 anos, entre os 20 e os 29 anos e dos 30 aos 39 anos.

Os resultados mostraram que 43% das mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama, sendo que 48% relataram nunca ter feito exame de raio-X e 33% mamografia.

Os pesquisadores descobriram que um histórico de exposição a exames de radiação no peito entre 20 e 29 anos aumentou o risco de câncer em 43%, e qualquer exposição antes dos 20 anos aumentou os riscos em 62%. Nenhuma associação com o câncer foi encontrada para exposições entre os 30 e 39 anos.

"Acreditamos que os países que usam a mamografia em mulheres com menos de 30 deve reconsiderar suas diretrizes. Pode ser possível reduzir o risco de câncer de mama em mulheres de alto risco usando exames de ressonância magnética, por isso acreditamos médicos e pacientes devem considerar essa opção", afirma um dos autores da pesquisa Anouk Pijpe.

Os autores concluem, no entanto, que essa estimativa deve ser interpretada com precaução, porque poucas mulheres com câncer de mama que tiveram mamografia antes dos 30 anos participaram do estudo.

Fonte isaude.net

Solidão é responsável pelo aumento de idosos que buscam ajuda psiquiátrica em SP

61% dos casos atendidos no AME Psiquiatria, na capital, são em decorrência de depressão e transtornos de ansiedade

Levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Psiquiatria, unidade especializada da pasta na Vila Maria, zona norte da capital paulista, aponta que 61% dos idosos atendidos têm quadros de transtorno de ansiedade e depressão, e muitos sofrem com a solidão.

O número de idosos atendidos na unidade, somando-se as consultas médicas e as não médicas (realizadas por psicólogos, terapeutas ocupacionais e profissionais de enfermagem), foi de 960 em agosto de 2012, numero maior do que o observado no mesmo mês do ano passado (917) e quase oito vezes superior ao registrado em agosto de 2010 (124), mês em que a unidade foi inaugurada.

" A depressão e os transtornos de ansiedade exercem um impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes nessa faixa etária, com consequências diretas na saúde, uma vez que estão associados a um maior número de doenças, como diabetes e hipertensão. Tratar esses problemas é cuidar da saúde" , diz o diretor do AME, Gerardo Araújo.

Além do atendimento médico, os idosos em tratamento no AME Psiquiatria também participam de atividades de terapia ocupacional, a exemplo do grupo de acolhimento, grupo de reabilitação cognitiva, grupo de contadores de histórias e atividades manuais, tais como pintura em tela, pintura em objetos, fuxico e artes plásticas.

Entretanto, não são apenas os pacientes na terceira idade que recebem atenção durante o tratamento. Como os cuidadores dos idosos estão até quatro vezes mais suscetíveis a desenvolver quadros depressivos do que a população em geral, o AME Psiquiatria também desenvolve trabalho específico para eles, por meio de encontros semanais em grupo, momento em que se discutem as principais dificuldades enfrentadas durante a rotina de cuidado dos idosos.

" O favorecimento das inserções familiar, afetiva e social do idoso que sofre com problemas psiquiátricos constitui em um dos principais objetivos do acompanhamento realizado pelo AME Psiquiatria" , explica o diretor da unidade.

Fonte isaude.net

Parceria viabiliza complexo de saúde na região Norte de Curitiba

Proposta é implantar o Hospital Geral Metropolitano, com pronto-socorro adulto e pediátrico, e o Centro de Especialidades Regional

Uma comissão técnica vai elaborar um plano para a construção de um centro integrado de saúde na região Norte de Curitiba (PR). O projeto envolve o Hospital Pequeno Príncipe, Prefeitura de Curitiba e Associação Eunice Weaver do Paraná. Protocolo de intenções para a criação da comissão foi assinado na última semana.

A proposta é implantar o Hospital Geral Metropolitano, com pronto-socorro adulto e pediátrico, e o Centro de Especialidades Regional. O complexo de saúde atenderá a população da capital e municípios do entorno, como Almirante Tamandaré, Colombo, Piraquara e Pinhais.

O projeto prevê a instalação de um hospital com 250 leitos, sendo 60 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e cinco centros cirúrgicos. O centro de especialidades realizará consultas e exames nas áreas de maior demanda de atendimento.

O futuro centro integrado de saúde será instalado numa área de 165 mil metros quadrados, localizado ao lado da Base Aérea do Bacacheri. O terreno pertence à instituição filantrópica Associação Eunice Weaver e foi cedido em comodato ao Complexo Hospital Pequeno Príncipe.

A comissão técnica ficará responsável pela elaboração de um projeto para a construção do centro, no prazo de 180 dias. O grupo será formado por oito membros, sendo quatro titulares e quatro suplentes. A primeira reunião acontecerá em até 30 dias.

O projeto também prevê a transferência do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e das Faculdades Pequeno Príncipe e a construção de um Centro Cultural.

Fonte isaude.net

Nova cirurgia gástrica reversível reduz volume do estômago em 70%

Técnica menos invasiva é indicada para pessoas com 30 quilos acima do peso normal e não impõe restrições alimentares graves

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nova cirurgia gástrica que não altera de forma permanente a anatomia do estômago de pacientes obesos.

A técnica minimamente invasiva, que não necessita do implante de dispositivos e faixas é uma alternativa para pacientes que estão mais de 30 quilos acima do peso normal. Ao dobrar o estômago, ela reduz o volume do órgão em 70%. Os pacientes podem perder até 2 quilos por semana após o procedimento.

Segundo o líder do trabalho, Santiago Horgan, a Plicatura gástrica pode ser comparada à arte do origami. A técnica é potencialmente reversível e é realizada por laparoscopia.

Durante o procedimento de uma hora, de uma a cinco pequenas incisões são feitas no abdômen para atingir o estômago e realizar as dobras. Dependendo do tamanho do estômago do paciente, uma ou duas pregas são criadas com suturas não absorvíveis.

"Após a cirurgia, com um tamanho menor do estômago, o paciente se sente satisfeito mais rapidamente e apresenta uma diminuição real do apetite. Se, por alguma razão, nós precisarmos voltar o estômago ao seu tamanho original, isso é possível. Além disso, como a anatomia do paciente não é redirecionada, o paciente não tem restrições alimentares graves", explica Horgan.

Além de perda de peso, muitos pacientes veem um benefício associado na redução da pressão arterial, diabetes e medicamentos de depressão. Estes resultados em longo prazo são um produto de uma combinação de saudável, cirurgia e exercício físico.

A Plicatura gástrica necessita de um período curto de hospitalização entre um ou dois dias, com um retorno às atividades normais em uma semana.

Fonte isaude.net

Ficar muito tempo parado na mesma posição pode causar dor nas costas

Deixar de se movimentar causa problemas, mesmo com a postura correta. Veja dicas para se posicionar em situações do dia a dia para evitar dores

O corpo humano não foi feito para ficar parado em uma mesma posição por muito tempo. Mesmo com a postura correta, a falta de movimentação faz com que os músculos entrem em fadiga e doam. Esse problema tem efeitos ainda piores em situações de postura incorreta e os dois casos podem provocar dor nas costas.

Sentir dor nas costas é um problema que atinge uma parcela muito grande da população. Além da falta de movimentação, a postura errada e os músculos enfraquecidos também são fatores que contribuem para esse incômodo. Por isso, a prevenção é simples: corrigir a postura, fortalecer os músculos e se movimentar alternando a posição, como recomendaram o ortopedista Raphael Marcon e o fisioterapeuta Cássio Siqueira.
 
Arte Postura Bem Estar (Foto: Arte/G1)

As dores musculares mais comuns são provocadas por fatores mecânicos, como o esforço excessivo e o erro postural. Essas dores costumam durar até 8 semanas e ter começo, meio e fim.

Se a dor continuar por mais de 8 semanas, é preciso procurar um médico para investigar se há algum outro problema. Dores que duram mais de três meses são consideradas crônicas e podem ser causadas por alterações degenerativas da coluna, como osteoartrose e hérnia de disco.

Outra causa de dor é a deformidade em alguma das três curvaturas da coluna: a lordose cervical, a cifosetorácica e a lordose lombar. Quando a cifose é acentuada, pode causar um problema chamado hipercifose, comum em pessoas tímidas, altas e que usam muito o computador. Normalmente, essas pessoas jogam os ombros e a cabeça para a frente e têm dores no pescoço e ombros.

Já a escoliose, doença que altera a posição da coluna, está ligada a um fator genético e tem vários graus. Em casos mais leves, o uso do colete é indicado. Nos mais graves, é indicada a cirurgia. Porém, tem as alterações de posturas que também levam a coluna a ficar em formato de S, chamada de "escoliose postural". Esta deformidade é momentânea e pode ser corrigida apenas com realinhamento postural.

A região lombar é a que mais aguenta carga do corpo, portanto, a que mais sofre. Quando a curvatura dessa região e da cervical é acentuada, o problema se chama hiperlordose. O uso do salto alto, por exemplo, faz essa curvatura se acentuar. Outro problema é o escorregamento da vértebra, muito comum nos adolescentes.

Outro fator que pode causar dores na lombar é ficar sentado por muito tempo.

Um estudo mostrou que a pessoa que fica sentada pressiona muito mais os discos invertebrais do que a pessoa que fica em pé, por exemplo. A pressão aumenta ainda mais quando a postura é incorreta.

Fonte Bem estar

Análise genética de câncer no pulmão pode levar a tratamentos

Cientistas listaram genes ligados ao carcinoma de células escamosas. Tumor responde por 30% dos casos de câncer no pulmão.

Pesquisadores americanos publicaram neste domingo um estudo detalhado da genética por trás do carcinoma de células escamosas, um dos tipos mais comuns de câncer no pulmão. Os resultados mostram que esse tumor tem características em comum com outros tipos, e deve ajudar na busca por um tratamento.

Esse tipo de câncer hoje é tratado apenas com quimioterapia e radioterapia. Com as novas informações, os cientistas esperam chegar a um tratamento mais específico. O carcinoma de células escamosas responde por 30% dos casos de câncer de pulmão e geralmente está ligado ao fumo.

O estudo foi feito com células – normais e cancerosas – de 178 pacientes diagnosticados com esse tipo de câncer no pulmão. Em quase todos os casos, foi percebida uma mutação em um gene responsável por reparar danos ocorridos no próprio material genético – o DNA.

Alterações no DNA geralmente aparecem na origem dos tumores. Essa mutação específica já havia sido encontrada antes em outros tumores, também chamados de carcinomas, que surgem na cabeça e no pescoço.

Segundo os autores do estudo, isso sugere que os tumores deveriam ser classificados por suas características genéticas, e não pelo órgão em que eles aparecem inicialmente.

O estudo foi feito por um grande grupo espalhado por instituições científicas dos Estados Unidos conhecido como Rede de Pesquisa Atlas do Genoma do Câncer, e publicado na edição online da revista “Nature”.

Fonte G1

Pressão para crianças comerem mais aumenta o risco de obsesidade

Pais que insistem muito para que seus filhos comam – não na qualidade, mas na quantidade – podem estar contribuindo para o desenvolvimento do sobrepeso e obesidade dessas crianças no futuro.

Esta é a conclusão de uma nova pesquisa publicada no periódico Journal of Developmental & Behavioral Pediatrics e liderada por Stewart Agrass, da Universidade de Stanford, nos EUA.

“Controlar demais o que as crianças comem, especialmente a quantidade, é um comportamento que pode levar à obesidade. Alguns pais não gostam que seus filhos deixem comida no prato e podem fazer pressão para que eles acabem de comer daquilo que se serviram. Isso é ruim para a saúde das crianças”, explica Agrass que acompanhou mais de 60 famílias com filhos com idade entre dois e quatro anos.

Além disso, o comportamento dos pais pode ser reflexo de uma educação alimentar similar na infância. Parte dos pais que faziam com que seus filhos comessem mais também tinham menor controle sobre o próprio consumo alimentar e episódios apetite descontrolado (comiam exageradamente for a do padrão de refeições tradicional).

“Estes pais também podem fazer com que as percepções de fome e satisfação dos filhos fique comprometida no longo prazo. As crianças deixam de perceber quanto é o suficiente para elas e sempre repetir o hábito de comer até que um alimento acabe, independente de estarem ou não saciadas”, diz o pesquisador.

“Educar pais e crianças para uma melhor alimentação e para controlarem o que comem baseados na qualidade e não na quantidade pode ser importante para combater a obesidade”, finaliza.

Fonte O que eu tenho

Tablets podem causar insônia?

As telas iluminadas de computadores e tablets dificultam que as pessoas durmam. O mecanismo por trás disto é o fato deste tipo de luz aumentar a produção de um hormônio que aumenta o tempo para que um indivíduo caia no sono, ou mesmo cause episódios de insônia.

E um novo estudo, feito pelo Centro de Pesquisas de Luz e Luminosidade, do Instituto Politécnico de Renssealaer, nos EUA, se propôs a enteder melhor esse mecanismo e o quanto o tempo e intensidade desse tipo de luz impacta o sono.

As luzes dos monitores e tables, explicam os pesquisadores, impactam principalmente a produção do hormônio chamado melotonina, que é um dos envolvidos na regulação do ciclo circadiano, o relógio biológico do corpo. Variações nos níveis de melotonina influenciam na vontade de ir dormir ou permanecer acordado.

Evolutivamente a melotonina foi programada para responder à luz solar. Quanto menos luz, maior a produção desse hormônio e, portanto, o corpo se prepara para descansar e repor neurotransmissores importantes para o funcionamento do cérebro, além de diversos outras reações em todo o organismo.

“Entretanto os aparatos tecnológicos que agora fazem parte da vida da maioria das pessoas interferem nos níveis desse hormônio e consequentemente na qualidade do sono”, explica Mariana Figueiro, pesquisadora e uma das autoras do estudo publicado no periódico Applied Ergonomics que observou voluntários que faziam uso de computadores ou tablets para diversas atividades antes de dormir.

“Nosso estudo demonstrou que uma exposição de duas horas na frente de uma tela de computador ou tablet pode diminuir os níveis de melotonina em até 22%. Isso quer dizer mais tempo acordado, mesmo após desligar os aparelhos”, diz. A luz desses monitores faz com que o corpo acredite que ainda é dia e retarde o relógio biológico nos fazendo ficar mais alertas.

O impacto dos tablets foi considerado maior pois a distância dos olhos é menor e a intensidade da luz acaba sendo maior (ao menos para o cérebro, o que impacta mais a produção da melotonina).

“Nossa conclusão é que diminuir o máximo possível do uso desse tipo de aparelhos no período noturno é positivo para um melhor padrão de sono e para a saúde do cérebro e do organismo de uma forma geral”, finaliza.

Fonte O que eu tenho

Alguém está satisfeito com seu plano ou seguro saúde?

Por *Eduardo Perillo e Maria Cristina Amorim

Duas forças poderiam obrigar as operadoras de planos de saúde a atender corretamente: a competição entre empresas e a lei

Operadoras de telefonia celular e de planos de saúde foram recentemente punidas pelas respectivas agências (Anatel e ANS): ficaram proibidas de comercializar seus produtos até que entreguem — pasme o leitor — tudo quanto já venderam (e faturaram, é claro). A situação explodiu, os clientes pagam planos de saúde e não conseguem atendimento.

O modelo de regulação do setor, a fragilidade do consumidor e a redução da competição do mercado (induzida pelo Estado regulador) explicam o caos. Para dimensionar o problema não é preciso buscar indicadores da ANS ou do Procon, basta uma rápida consulta ao redor: alguém está satisfeito com seu plano ou seguro saúde? Pode apostar, todo mundo tem uma história de horror para contar.

As empresas de planos e seguros de saúde têm uma lógica peculiar, quando comparada a outros setores da economia. Primeiro, são depositárias da poupança do consumidor; quando vai à falência, o cliente perde tudo quanto pagou (e não necessariamente usou), o cidadão não pode calcular o risco financeiro do adoecimento, por isso mesmo, só gente muito pobre ou muito rica não tem plano ou seguro saúde.

As empresas, gerenciando milhões de clientes, deveriam ser capazes de arrecadar as mensalidades e entregar os serviços quando necessários. Segundo, vendem para não entregar, isto é, quanto menos os usuários utilizarem os serviços, maior o lucro. Assim, as imensas dificuldades dos clientes para terem acesso às consultas, exames e demais procedimentos não são casualidades e, muito menos, recentes.

Duas forças poderiam obrigar as operadoras de planos de saúde a atender corretamente: a competição entre empresas e a lei. No âmbito da competição, há cada vez menos empresas para ofertar os serviços, todas atendem mal (menos de 40 têm mais de 50% do mercado: como no caso das operadoras de celular, não há para onde correr). Como chegamos a esse estado? Em parte, por obra da ANS, cujas regras de regulação promoveram a redução drástica do número de operadoras, mais de 800 delas deixaram de operar desde 2000.

O mercado de planos de saúde cresceu 13,4% em 2010, o faturamento aumentou 11,7% em 2011 e a receita que, em parte deveria ser repassada para os hospitais e clínicas para induzí-los a ofertar mais serviços, não o foi. As operadoras não aumentam a remuneração dos serviços comprados dos hospitais ou, quando possuem rede própria, não se arriscaram a investir na ampliação.

No âmbito da lei, capenga tanto o direito do consumidor quanto a regulação econômica. O leitor já experimentou a via crucis de procurar ajuda no Procon? Há mais de uma década as operadoras são campeãs de reclamações nos (parcos) órgãos de defesa; se a ANS tivesse agido adequadamente, não estaríamos na situação de hoje. Por que o xerife demorou tanto a entrar em cena? Afinal, a quem serve a regulação do setor de planos de saúde?

Fonte SaudeWeb

Cade breca compra de hospitais pela Rede D’Or

De acordo com o pedido da procuradoria do órgão, o negócio pode fazer a concentração da Rede D’Or no DF superar 90%

A Procuradoria-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pediu a suspensão da compra de cinco hospitais e dois centros de radiologia no Distrito Federal (DF). O procurador-geral Gilvandro Araújo recomendou uma medida cautelar para paralisar a aquisição dos estabelecimentos pela Rede D’Or, do Rio de Janeiro, até que o caso seja definitivamente julgado pelo conselho.

Por meio da medida cautelar, as empresas deverão manter a administração separada das unidades de saúde enquanto o processo for analisado pelo Cade. “Na prática, o que o cade quer é impedir qua haja qualquer comunicação entre essas empresas até que a gente possa analisar o impacto concorrencial dessa operação”, declarou Araújo. A posição da procuradoria agora precisa ser apreciada pelo conselheiro Ricardo Ruiz, relator do processo, e pelo plenário do órgão.

Em junho, a rede D’Or anunciou a compra de participação em cinco hospitais do DF: Santa Lúcia, Santa Helena, Prontonorte, Maria Auxiliadora e Renascer. O negócio também envolveu a aquisição de parte do controle de duas clínicas de radiologia: Centro Radiológico de Brasília e Centro Radiológico do Gama, cidade a 30 quilômetros de Brasília.

De acordo com o pedido da procuradoria, o negócio pode fazer a concentração da Rede D’Or no DF superar 90%. Isso porque o grupo detém participações em outros dois hospitais da capital federal: Santa Luzia e Hospital do Coração. “A elevada concentração de mercado diminui a concorrência, traz prejuízo por incremento de preços e perda de qualidade. A nossa preocupação é evitar o monopólio que possa prejudicar a população que precise ter acesso aos hospitais”, disse o procurador-geral do Cade.

Por meio da assessoria de imprensa, o grupo D’Or informou que só vai se pronunciar quando for notificado da medida cautelar.

Fonte SaudeWeb

Maioria dos estudantes de Medicina está alienada e desmotivada

Por CFM | João Carlos Simões*

Residentes trabalham intensamente e a grande maioria não tem um programa de treinamento em serviço apropriado. Muitos não têm supervisão adequada e os preceptores são incompetentes.

“Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores, como não se pode pensar num futuro sem poetas e filósofos. Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam a informação em conhecimento e em consciência crítica, mas também formam pessoas.”
(Moacir Gadotti)

Estamos vivendo um momento delicado de perplexidades, incoerência política e de violência em vários aspectos da Medicina, da educação médica e da saúde no Brasil.

A maioria dos estudantes dos cursos de Medicina está alienada e desmotivada. Não tem aulas práticas, nem examinam os pacientes. O Internato não é mais treinamento em serviço! Os estudantes não gostam de extensão nos ambulatórios da periferia das cidades. Não se interessam por pesquisa. Nem a escola lhes proporciona pesquisa. Querem só o diploma no final do curso.

Os médicos residentes trabalham intensamente e a grande maioria não tem um programa de treinamento em serviço apropriado. Muitos não têm supervisão adequada e os preceptores são incompetentes. Os médicos residentes não reivindicam nada em relação aos seus programas inadequados e que não seguem as competências e diretrizes da Comissão Nacional de Residência Médica. Querem, apenas, o título de especialista no final da residência.

Os profissionais médicos estão abúlicos, amímicos e atímicos. Os médicos estão em processo de desagregação, são autofágicos e vibram as suas línguas como espadas uns contra os outros e, desrespeitosamente, até contra os seus mestres e entidades de classe. O governo, por outro lado, aumentou, inconsequentemente, em 2.500 vagas de alguns cursos de Medicina com a pretensão de que haja uma distribuição equânime dos médicos no território nacional. Servirá apenas para insuflar mais e mais os profissionais nos grandes centros urbanos. Não fixará o médico no seio da população e nas periferias das grandes cidades – que é um problema tão grave quanto a falta de médicos em mais de 500 municípios no País.

O modelo de saúde atual no País é um triângulo autofágico composto pelo paciente, as fontes pagadoras e os prestadores de serviço, que se distanciam progressivamente e que levará a um colapso futuramente. Vivemos um verdadeiro “apartheid” médico que é mostrado todos os dias pelos programas jornalísticos da televisão.

Qual a saída? A reflexão crítica não basta, como também não basta a prática sem a reflexão sobre ela. Seremos prisioneiros dos processos econômicos, das políticas delirantes do governo federal, da violência social e das palavras, ou reabilitaremos o pragmatismo da ética e do humanismo na Medicina contemporânea. Depende só de nós.

* João Carlos Simões é fundador e editor científico da Revista do Médico Residente do CRM Paraná; além de membro emérito da Sociedade Brasileira de Cancerologia

Fonte: CFM

Por SaudeWeb

Quando retirar a ventilação mecânica do paciente?

40% dos pacientes internados nas unidades de terapia intensiva faz uso do ventilador pulmonar. O procedimento é um dos mais utilizados no tratamento do paciente crítico e pode causar complicações quando muito prolongado

Cerca de 40% dos pacientes internados nas unidades de terapia intensiva faz uso do ventilador pulmonar, aparelho que auxilia no processo respiratório. Em muitas situações o organismo é incapaz de manter o ciclo respiratório. Diante desse cenário é fundamental submeter o paciente à ventilação mecânica (artificial com o auxílio de aparelho).

O procedimento é um dos mais utilizados no tratamento do paciente crítico e pode causar complicações quando muito prolongado. Entre eles pneumonia, atrofia muscular e toxicidade pelo oxigênio. No entanto, a precocidade dessa remoção está diretamente relacionada com outros riscos, como dificuldade do acesso às vias aéreas, lesões musculares respiratórias e periféricas, lesões neurológicas, gravidade da pneumonia e aumento da taxa de mortalidade.

Portanto, um dos seus momentos complexos é justamente identificar se um paciente é elegível ou não para o “desmame”, processo de transição da ventilação artificial para a ventilação espontânea, em pacientes que permanecem em ventilação mecânica invasiva por um tempo superior a 24 horas.

Estratégia
“Nem sempre um paciente em ventilação mecânica que apresenta melhora clínica, oxigenação adequada e estabilidade hemodinâmica está apto ao processo de desmame. Para isso algumas estratégias devem ser implementadas nas UTIs, como a interrupção diária da sedação e teste de respiração espontânea (TRE)”, explica Marcelo Beraldo, doutor pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo, em comunicado.

A retirada do aparelho deve ser gradativa e com o constante acompanhamento da equipe intensivista, que regula periodicamente o ventilador pulmonar para adequá-lo à necessidade respiratória do paciente.

Fonte SaudeWeb

Dengue mata! Previna-se!

Concurso Prefeitura de Luminárias - MG

A Prefeitura Municipal de Luminárias, Estado de Minas Gerais, lançou edital N° 01/2012 de concurso público destinado ao provimento de 42 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. O salários vão até R$ 2.678,77, com carga horária de 20 a 40h semanais. O concurso será organizado pelo CEPP - Centro Especializado em Políticas Públicas Ltda.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, operador de máquinas leves, operador de máquinas pesadas, vigia, motorista, trabalhador de serviço manutenção edifícios e logradouros, auxiliar de enfermagem, auxiliar de dentista, enfermeiro, farmacêutico hospitalar, médico, orientador educacional, professor regente e supervisor pedagógico.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas no período de 15 de agosto a 13 de setembro de 2012, das 8h às 11h e das 13h às 16h, na Casa da Cultura, situada a Coronel Diniz, nº. 222, Centro, Luminárias-MG, CEP 37.240-000. O valor das taxa de inscrição varia de R$ 35,00 a R$ 70,00 dependendo do cargo.
 
Provas, Gabaritos e Validade
As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 29 de setembro de 2012. O candidato deverá consultar o local de prova pelo site www.cepp.com.br que estará disponível 05 dias antes para consulta. A divulgação do gabarito será na data prevista de 03 de outubro de 2012.
 
O concurso público terá validade por 02 anos, a contar da data de publicação da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogável uma vez, por igual período.

Edital / Publicações






Concurso Prefeitura de Iguatama - MG

No município de Iguatama, Estado de Minas Gerais, a Prefeitura já publicou o edital de concurso público n ° 001/2012, que objetiva o preenchimento de vagas do seu Quadro Permanente de servidores. O Concurso Público será realizado sob a responsabilidade da empresa SEAP - Serviço Especializado em Administração e Projetos Ltda, tendo prazo de validade de 2 anos, contados da data da homologação do seu resultado final.

Haverá 38 vagas mais cadastro de reserva para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 925,07 em carga horária de 40h semanais.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Assessor de Comunicação, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Enfermagem, Bibliotecário, Coveiro, Fiscal de Serviços, Lixeiro, Mestre Obras, Monitor Creche, Motorista I, Motorista II, Motorista TPT, Operador Máquinas - Patrol, Operador Máquinas - Pá Carregadeira, Serv. Obras, Supervisor Pedagógico, Tec. Enfermagem e Tec. Informática.
 
Inscrições
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas através do endereço eletrônico www.seapconcursos.com.br até o dia 12 de setembro de 2012, às 20:00 h. O candidato deverá preencher formulário eletrônico disponível no site da empresa realizadora do Concurso Público, informando todos os dados pedidos no referido formulário, que serão transmitidos à SEAP via Internet.
 
As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 60,00 de acordo com o nível de escolaridade.

Provas
O Concurso Público compreenderá as seguintes etapas:

-1ª Etapa - Provas Objetivas de Múltipla Escolha - terão caráter eliminatório e classificatório. As questões de múltipla escolha terão quatro opções de resposta (A, B, C, D);

-2ª Etapa - Prova de Títulos, de caráter classificatório, apenas para os cargos de nível superior.

-3ª Etapa - Comprovação de requisitos e exames médicos, de caráter eliminatório, após a homologação do Concurso Público.

As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 21 de outubro de 2012, em locais e horários a serem divulgados. A divulgação dos gabaritos oficiais das provas objetivas será no dia 22 de outubro de 2012, na Prefeitura Municipal de Iguatama e no site www.seapconcursos.com.br.

Edital / Publicações





Concurso Prefeitura de Extrema - MG

No Município de Extrema, localizado a 492 km de Belo Horizonte - Minas Gerais, a Prefeitura já lançou o tão esperado edital de concurso público nº 001/2012, que preencherá 358 vagas na administração direta. Há oportunidades para cidadãos dos níveis fundamental incompleto, fundamental completo, médio, técnico e superior. Os salários oferecidos aos profissionais variam entre R$ 552,31 e R$ 13.977,32, com carga horária de até 40 horas semanais.
 
Cargos

Ajudante de Serviço Escolar, Ajudante de Manutenção Geral, Motorista, Pedreiro Vias Publicas, Pintor de Parede, Cozinheiro, Mecânico de Veículos a diesel, Agente Epidemiológico, Agente da Administração, Auxiliar de Consultório Dentário, Inspetor de Alunos, Monitor Escolar, Auxiliar Administrativo, Instrutor de Informática, Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Laboratório, Secretária de Escola e demais cargos.
 
Inscrições

As inscrições serão efetivadas no período de 20 de agosto a 20 de setembro de 2012, somente via Internet, através do endereço eletrônico: www.libertas-mg.com.br.

O candidato que tiver dificuldade de acesso a internet poderá, pessoalmente ou através de procurador, comparecer, durante o período de inscrição, na sede da Biblioteca Pública Municipal de Extrema,, localizada à Praça Coronel Simeão, s/nº, Centro, EXTREMA - MG, no horário de 08:00 às 12:00 H e das 13:00 às 17:00 H de segunda a sexta-feira, munido de documento de identidade e CPF para realização de sua inscrição e impressão do seu boleto bancário.

A taxa de inscrição varia de R$ 29,80 a R$ 200,00, de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas

A Prova Objetiva de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório, será realizada no Município de EXTREMA, nos dias 27 e 28 de outubro de 2012, com duração máxima de 3:00 horas. A relação de candidatos inscritos, o local de realização da Prova Objetiva de Múltipla Escolha e confirmação de data e horários de provas, serão divulgados até 23 de outubro de 2012, no Hall da Prefeitura Municipal de EXTREMA, no DOE e nos sites: www.libertas-mg.com.br e www.extrema.mg.gov.br.

O gabarito da Prova Objetiva de Múltipla Escolha será divulgado no dia 29 de outubro de 2012, às 13h, nos termos do nitem XIV-1 deste Edital – Das Disposições Gerais.
 
Validade

O prazo de validade do Concurso Público é de 02 (dois) anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

Edital / Publicações






Concurso Prefeitura de Divisa Alegre - MG

A Prefeitura de Divisa Alegre, Estado de Minas Gerais, publicou edital N° 001/2012 de concurso público de provas e títulos, destinado ao provimento efetivo de 48 vagas mais cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. O concurso público será realizado sob a responsabilidade da empresa contratada, Ágora Consultoria Ltda.
 
Os vencimentos variam de R$ 622,00 a R$ 4.366,75 em carga horária variada entre 20, 25 e 40h semanais.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Advogado, Agente de Tributos, Assistente Administrativo, Assistente Social, Assistente Técnico, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar de Serviços Gerais, Dentista, Enfermeiro, Médico Plantonista, Motorista, Nutricionista, Operário, Pedreiro, Pintor, Professor Educação Básica II, Recepcionista, Técnico em Enfermagem e Técnico em Enfermagem.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas no período de 22 de outubro a 09 de novembro de 2012, no Salão da Prefeitura Municipal de Divisa Alegre Endereço: Rua Alfredo Luiz Bahia, nº 4, Centro, Divisa Alegre - MG, ou pela internet no site : www.agoraconsultoria.srv.br. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas, Gabaritos e Validade
As Provas Objetivas serão realizadas provavelmente no dia 02 de dezembro de 2012. Os locais e horários serão divulgados no dia 26 de novembro de 2012, através do site www.agoraconsultoria.srv.br. O gabarito será divulgado no dia 02 de dezembro de 2012.
 
O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez a critério da Administração Pública.

Edital / Publicações





Concurso da Prefeitura de Curvelo - MG

Com a finalidade de preencher 95 vagas, a Prefeitura de Curvelo, cidade meneira localizada a 170 km de Belo Horizonte, publicou através do Diário Oficial dos Municípios o edital Nº. 01/2012 de concurso público. As oportunidades oferecidas contemplam profissionais de níveis médio/técnico e superior.
 
A seleção oferece salário que varia entre R$ 750,00 a R$ 10.000,00, dependendo da função ocupada. Os cargos disponíveis são Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Assistente Social, Cirurgião-dentista, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Ginecologista/Obstetra, Médico, Nutricionista e Psicólogo.
 
Inscrições e Provas
As inscrições serão efetivadas somente pela internet, no endereço www.cotec.unimontes.br, no período entre 8 horas de 5 de novembro às 18 horas de 5 de dezembro de 2012.
 
O atendimento aos candidatos, durante o período de inscrição, será feito em Curvelo e em Montes Claros, a saber:

Em Curvelo: No Posto de Atendimento – Av. D. Pedro II, n.º 180 (2.º pavimento do Banco do Brasil, em frente à sala do Procon), de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 12 horas e das 13 às 17 horas;

Em Montes Claros: Na recepção da Unimontes/Cotec (Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Prédio 4, Vila Mauriceia), de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8 às 18 horas.
 
Taxa de inscrição: Nível médio/técnico: R$ 50,00 e 60,00; Nível superior: R$ 90,00, 110,00, 130,00 e 160,00.
 
O concurso será constituído de prova de múltipla escolha e de títulos. A prova de múltipla escolha será aplicada em Curvelo-MG, na data provável de 13 de janeiro de 2013, com início às 9h e término às 12h, em local a ser divulgado na internet a partir do dia 7 de janeiro de 2013. O gabarito será divulgado até 12 horas após o encerramento das provas.
 
A documentação (títulos) deverá ser postada nos Correios, por meio do serviço de A.R. ou Sedex, do dia 4 a 15 de fevereiro de 2013, para o seguinte endereço: Unimontes/Cotec – Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Prédio 4, CEP 39401-089, Montes Claros-MG, podendo também ser entregue mediante recibo, no prazo estabelecido, de segunda a sextafeira, exceto feriados, no Posto de Atendimento, em Curvelo-MG, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e na Unimontes/Cotec (Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Prédio 4, Vila Mauriceia, Montes Claros-MG), das 8 às 18 horas.
 
O resultado da prova de títulos está previsto para 01 de março de 2013 e o prazo de validade do concurso público será de 2 anos, a serem contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações





Concurso Prefeitura de Coronel Murta - MG

A Prefeitura de Coronel Murta, Estado de Minas Gerais, publicou edital nº. 02/2012 de concurso público visando preencher 98 vagas de nível fundamental, médio e superior. O vencimento é de até R$ 5.654,00, para jornada de trabalho de 24 e 40 horas semanais.
 
Será reservado o percentual de 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos: Ajudante de Transporte Escolar, Bombeiro Hidráulico, Coveiro, Motociclista, Motorista, Operador de Máquina Pesada, Operador Trator Agrícola, Operário, Pedreiro, Vigia, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Secretaria, Fiscal do Meio Ambiente, Fiscal Sanitário, Técnico de Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Patologia Clínica, Técnico em Radiologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Orientador Educacional, Professor, Supervisor Pedagógico, Assistente Social, Biomédico, Bioquímico, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista e Psicólogo.
 
As inscrições serão realizadas no site www.jmsbhz.com.br/concurso, solicitada entre 00h do dia 01 até às 23h e 59min do dia 31 de outubro de 2012 ou de forma presencial, na Secretaria Municipal de Educação, situada a Praça Nossa Senhora Aparecida, s/n Coronel Murta - MG. A taxa de inscrição é de R$ 15,00 e 30,00 (nível fundamental), R$ 30,00 e 50,00 (nível médio) e R$ 30,00 e 100,00 (nível superior).
 
A prova objetiva está prevista para 02 de dezembro de 2012, em local e horário a serem divulgados no edital de convocação para a realização das provas, afixados nos locais das inscrições, no cartão de inscrição eletrônico e no site www.jmsbhz.com.br/concurso.
 
O gabarito provisório será divulgado em até 72 horas após a aplicação da prova objetiva.
 
O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura de Coronel Murta-MG.





Concurso Prefeitura de Comercinho (MG)

A Prefeitura de Comercinho, Estado de Minas Gerais, através da empresa MSM Consultoria & Projetos Ltda, publicou edital n° 001/2012 de concurso público de provas e provas e títulos para provimento efetivo de 71 vagas. As chances são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 5.641,86.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de agente administrativo, assistente administrativo, assistente técnico de educação básica, auxiliar administrativo, auxiliar de enfermagem – ESF, auxiliar de faturamento, auxiliar de laboratório, auxiliar de secretaria, auxiliar de serviços gerais e demais cargos.

Inscrições e Taxas
As inscrições presenciais estarão abertas no período compreendido entre 27 de agosto a 25 de setembro de 2012, das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas nos dias úteis, na Prefeitura Municipal de Comercinho, situada à Rua Manoel Rafael de Oliveira, 100 – Centro – Comercinho-MG, ou pela internet, no endereço eletrônico www.msmconsultoria.com.br.

As taxas variam de R$ 31,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas, Gabaritos e Validade
As provas serão realizadas na data prevista de 28 de outubro de 2012, podendo ser aplicadas das 08:00 horas às 11:00 horas ou das 14:00 horas às 17:00 horas nas Escolas do Município de Comercinho de acordo com a quantidade de inscritos, conforme Edital de Convocação a ser publicado no quadro de avisos da Prefeitura, situada à Rua Manoel Rafael de Oliveira, 100 – Centro – Comercinho-MG e no site: www.msmconsultoria.com.br.

O gabarito será divulgado na data prevista de 29 de outubro de 2012.

O prazo de validade do Concurso é de 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período, sendo obrigatório o preenchimento de todas as vagas oferecidas no Edital dentro do prazo de validade do certame.

Edital / Publicações






Concurso Prefeitura de Caldas - MG

No Município de Caldas, localizado a 434 km de Belo Horizonte - Minas Gerais, a Prefeitura lançou o edital de concurso público n° 001/2012, que objetiva a contratação de 82 profissionais para recompor o seu quadro de servidores públicos em todos os níveis de escolaridade. O concurso público será organizado pela empresa Centro de Consultoria e Treinamentos Libertas.
 
Os salários vão até R$ 1.088,25 em carga horária variada de 20, 24, 30 e 40 horas semanais. Caso surjam novas vagas no decorrer do prazo de validade do certame, 5% delas serão igualmente reservadas para candidatos portadores de deficiência, devidamente comprovados.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Operário, Auxiliar de Manutenção, Motorista, Operador de Máquina, Serviçal da Educação, Agente da Administração, Agente de Zoonose, Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Agropecuária, Técnico em Enfermagem e demais cargos.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas somente via internet, através do endereço eletrônico www.libertas-mg.com.br, solicitadas entre 12:00 hrs do dia 28 de agosto até 23:59 hrs do dia 28 de setembro de 2012. As taxas variam de R$ 45,00 a R$ 75,00 de acordo com o cargo escolhido.

O candidato que tiver dificuldade de acesso a internet poderá, pessoalmente ou através de procurador, comparecer durante o período de inscrição na sede da Prefeitura Municipal de Caldas, localizada à Praça Paulino Figueiredo, s/n° - Centro - CEP 37780.000 - Caldas - MG, Minas Gerais, munido de documento de identidade e CPF.
 
Provas e Gabaritos

A prova objetiva de múltipla escolha será realizada no Município de Caldas no dia previsto de 11 de novembro de 2012. A relação de candidatos inscritos, o local de realização da Prova Objetiva de Múltipla Escolha e confirmação de data e horários de provas serão divulgados até 06 de novembro de 2012. O gabarito da Prova Objetiva de Múltipla Escolha será divulgado no dia 12 de novembro de 2012, às 13h.
 
Validade

O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

Edital / Publicações






Concurso Prefeitura de Brumadinho - MG

Foi divulgado o edital nº 01/2012 do Concurso Público de Brumadinho, Estado das Minas Gerais, que objetiva a contratação de 261 profissionais para recompor parte do Quadro Permanente de servidores do município. Há chances para candidatos de todos os níveis de escolaridade e a remuneração oferecida é de até R$ 2.360,00 .
 
Cargos
Engenheiro civil, contador, administrador, veterinário, advogado, assistente social, engenheiro ambiental, biólogo, geógrafo, biomédico, dentista, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista, médico nas especialidade (clínico, anestesista, angiologista, cardiologista, dermatologista, ginecologista, neurologista, ortopedista, otorrinolaringologista, psiquiatra, urologista, pneumologista, endocrinologista, pediatra, nefrologista, médico do trabalho, médico do trabalho), técnico em edificações, desenhista projetista, topógrafo, assistente técnico estradas, técnico agrícola, técnico em segurança do trabalho, técnico em meio ambiente, técnico florestal, técnico em enfermagem, técnico em radiologia, técnico em patologia, técnico em higiene dental, técnico em edificações, mecânico de autos, pintor de parede, eletricista de manutenção, armador, bombeiro hidráulico, pedreiro, serralheiro, soldador, marceneiro, lanterneiro de veículos, calceteiro, mecânico de máquinas agrícolas, jardinagem, agente administrativo, agente condutor - motorista, operador de máquinas leves, operador de retroescavadeira, operador de pá carregadeira, operador de trator de esteira, auxiliar de biblioteca e secretaria, professor nas disciplinas de (português, educação física, inglês), supervisor pedagógico, secretário escolar, gari e auxiliar de serviços gerais (masculino e feminino).
 
Inscrições
Os interessados poderão se inscrever no período que compreende os dias 25 de setembro a 26 de outubro de 2012 todos os dias da semana, exceto sábados, domingos e feriados. O local de realização das inscrições é diretamente no prédio da Prefeitura Municipal de Brumadinho, situada à Rua Dr. Victor de Freitas, 128, Centro, Sala I Térreo, Brumadinho, Minas Gerais. O horário de atendimento será de 9:00 às 16:00 horas.
 
Os candidatos que preferirem outra maneira de se inscrever, estará disponível também a modalidade online, através do endereço eletrônico www.magnusconcursos.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição oscilará entre R$ 35,00 e R$ 150,00 a depender do cargo e nível de escolaridade.
 
Provas
Os candidatos serão submetidos a prova objetiva, prova prática e prova de títulos, de acordo a exigência do cargo. A prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, formulada com questões de múltipla escolha, será aplicada, segundo o edital, entre os dias 01 e 02 de dezembro de 2012. As informações do local das provas e horários serão divulgadas através do site www.magnusconcursos.com.br e do mural da prefeitura de Brumadinho no dia 26 de novembro de 2012.
 
Vale ressaltar que as provas práticas, para os cargos que exigirem, serão aplicadas nos dias 15 e 16 de dezembro de 2012.
 
Validade
O prazo de validade deste concurso será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério exclusivo da Administração Municipal.

Edital / Publicações






FSNH de Novo Hamburgo abre processo seletivo

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Estado do Rio Grande do Sul, lançou edital de processo seletivo para contratação temporária de Médicos. São ofertadas 29 vagas de nível superior, com salário de até R$ 10.964,42.
 
As inscrições serão efetuadas até 17 de setembro de 2012, exclusivamente no site: www.fsnh.net.br.
 
O processo seletivo será constituído de análise de títulos e os resultados serão publicados no site da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (www.fsnh.net.br).
 
O processo seletivo é válido por um período de 12 meses prorrogável por igual período.

Edital / Publicações






CNPQ e SEBRAE (BA) abrem processo seletivo

Foi divulgado edital Nº. 01/2012 para realização de processo seletivo no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e no Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, no Estado da Bahia. A seleção visa captar Bolsistas para atuarem como Orientadores (01) e Agentes (45) no Programa ALI – Agentes Locais de Inovação.
 
São ofertadas 46 vagas de nível superior, com remuneração de até R$ 4.000,00. As inscrições, no valor de R$ 70,00, serão realizadas até o dia 14 de setembro de 2012, através do site www.concepcaoconcursos.com.br.
 
O processo seletivo será constituído de análise curricular/documental, entrevista técnica e avaliação de conhecimentos.
 
A documentação deverá ser enviada até o dia 14 de setembro de 2012 em envelope fechado (via SEDEX ou com Aviso de Recebimento), para o seguinte endereço: Rua Alceu Amoroso Lima, 470 Ed. Empresarial Niemeyer, sala 710/711, Caminho das Árvores, Salvador/BA, CEP 41820-770.
 
Será divulgada lista nominal dos 5 primeiros candidatos classificados para cada vaga, com local e data para a realização da entrevista técnica, no site www.concepcaoconsursos.com.br.
 
A avaliação de conhecimentos (para o cargo de Agente) constará de uma prova objetiva e de uma prova discursiva (Redação) e está prevista para ser realizada no dia 30 de setembro de 2012, às 7he30min.
 
O gabarito das questões da Avaliação de Conhecimentos será divulgado no site www.concepcaoconsursos.com.br, a partir do dia 01 de outubro de 2012.
 
O resultado final do processo seletivo será divulgado na data provável de 23 de outubro de 2012, às 16 horas.

Edital / Publicações