Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 11 de setembro de 2012

Tablets podem causar insônia?

As telas iluminadas de computadores e tablets dificultam que as pessoas durmam. O mecanismo por trás disto é o fato deste tipo de luz aumentar a produção de um hormônio que aumenta o tempo para que um indivíduo caia no sono, ou mesmo cause episódios de insônia.

E um novo estudo, feito pelo Centro de Pesquisas de Luz e Luminosidade, do Instituto Politécnico de Renssealaer, nos EUA, se propôs a enteder melhor esse mecanismo e o quanto o tempo e intensidade desse tipo de luz impacta o sono.

As luzes dos monitores e tables, explicam os pesquisadores, impactam principalmente a produção do hormônio chamado melotonina, que é um dos envolvidos na regulação do ciclo circadiano, o relógio biológico do corpo. Variações nos níveis de melotonina influenciam na vontade de ir dormir ou permanecer acordado.

Evolutivamente a melotonina foi programada para responder à luz solar. Quanto menos luz, maior a produção desse hormônio e, portanto, o corpo se prepara para descansar e repor neurotransmissores importantes para o funcionamento do cérebro, além de diversos outras reações em todo o organismo.

“Entretanto os aparatos tecnológicos que agora fazem parte da vida da maioria das pessoas interferem nos níveis desse hormônio e consequentemente na qualidade do sono”, explica Mariana Figueiro, pesquisadora e uma das autoras do estudo publicado no periódico Applied Ergonomics que observou voluntários que faziam uso de computadores ou tablets para diversas atividades antes de dormir.

“Nosso estudo demonstrou que uma exposição de duas horas na frente de uma tela de computador ou tablet pode diminuir os níveis de melotonina em até 22%. Isso quer dizer mais tempo acordado, mesmo após desligar os aparelhos”, diz. A luz desses monitores faz com que o corpo acredite que ainda é dia e retarde o relógio biológico nos fazendo ficar mais alertas.

O impacto dos tablets foi considerado maior pois a distância dos olhos é menor e a intensidade da luz acaba sendo maior (ao menos para o cérebro, o que impacta mais a produção da melotonina).

“Nossa conclusão é que diminuir o máximo possível do uso desse tipo de aparelhos no período noturno é positivo para um melhor padrão de sono e para a saúde do cérebro e do organismo de uma forma geral”, finaliza.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário