Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 11 de setembro de 2012

Nova cirurgia gástrica reversível reduz volume do estômago em 70%

Técnica menos invasiva é indicada para pessoas com 30 quilos acima do peso normal e não impõe restrições alimentares graves

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nova cirurgia gástrica que não altera de forma permanente a anatomia do estômago de pacientes obesos.

A técnica minimamente invasiva, que não necessita do implante de dispositivos e faixas é uma alternativa para pacientes que estão mais de 30 quilos acima do peso normal. Ao dobrar o estômago, ela reduz o volume do órgão em 70%. Os pacientes podem perder até 2 quilos por semana após o procedimento.

Segundo o líder do trabalho, Santiago Horgan, a Plicatura gástrica pode ser comparada à arte do origami. A técnica é potencialmente reversível e é realizada por laparoscopia.

Durante o procedimento de uma hora, de uma a cinco pequenas incisões são feitas no abdômen para atingir o estômago e realizar as dobras. Dependendo do tamanho do estômago do paciente, uma ou duas pregas são criadas com suturas não absorvíveis.

"Após a cirurgia, com um tamanho menor do estômago, o paciente se sente satisfeito mais rapidamente e apresenta uma diminuição real do apetite. Se, por alguma razão, nós precisarmos voltar o estômago ao seu tamanho original, isso é possível. Além disso, como a anatomia do paciente não é redirecionada, o paciente não tem restrições alimentares graves", explica Horgan.

Além de perda de peso, muitos pacientes veem um benefício associado na redução da pressão arterial, diabetes e medicamentos de depressão. Estes resultados em longo prazo são um produto de uma combinação de saudável, cirurgia e exercício físico.

A Plicatura gástrica necessita de um período curto de hospitalização entre um ou dois dias, com um retorno às atividades normais em uma semana.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário