Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 11 de setembro de 2012

Programa de computador identifica bêbados com base na temperatura corporal

Sistema poderá evitar julgamentos baseados apenas no comportamento da pessoa e dar evidências definitivas de embriaguez

Cientistas da Universidade de Patras, na Grécia, desenvolveram um programa de computador capaz de identificar se uma pessoa está bêbada com base na temperatura corporal.

O sistema poderá evitar julgamentos baseados apenas no comportamento da pessoa e dar evidências definitivas de embriaguez, o que facilitaria também a aplicação de leis.

O software consiste em dois algoritmos que podem determinar se uma pessoa consumiu álcool em excesso com base em imagens térmicas de infravermelho do rosto da pessoa.

A primeira etapa envolve medir valores de pixel de pontos específicos do rosto da pessoa, que são comparadas com os valores em um banco de dados de exames de pessoas sóbrias e embriagadas.

Dado que o álcool causa dilatação de vasos sanguíneos na superfície da pele, esquentando algumas áreas do rosto (como o nariz e as bochechas), as imagens termais podem identificar essas áreas quentes com facilidade e classificar as pessoas como sóbrias ou bêbadas. Tecnologia semelhante já foi usada para verificar se uma pessoa foi infectada por um vírus, como a gripe ou a SARS.

Já o segundo algoritmo analisa todo o rosto da pessoa e identifica as diferenças de temperatura entre várias áreas, normalmente, quando a pessoa está bêbada, o nariz esquenta e a testa fica com uma temperatura mais baixa. Um dos desafios enfrentados pelos pesquisadores foi fazer com que os algoritmos fossem capazes de 'reconhecer" as diversas partes do rosto da pessoa.

As duas técnicas trabalham em paralelo e podem ser utilizados para verificar rapidamente os indivíduos em lugares públicos.

A equipe, liderada por Georgia Koukiou e Vassilis Anastassopoulos, acredita que, no futuro, é possível que os dois algoritmos sejam usados em conjunto para identificar em instantes quando uma pessoa entra embriagada em um local público.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário