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Literalmente, The Cold Shoulder significa “o ombro gelado”, em português. Na língua inglesa, também pode ser usado como uma expressão que significa ignorar algo ou alguém.
O produto é um colete com pacotes de gelo (daqueles que podem ser congelados e descongelados) inseridos na malha. Segundo o Dr. Hayes, seu uso durante duas horas por dia pode levar a uma queima extra de 500 calorias.
Mas como? O frio reduz a temperatura da pele e força o corpo a queimar calorias para gerar calor a fim de mantê-lo em sua temperatura ideal. Assim, a exposição regular ao frio pode fornecer uma estratégia sustentável para aumentar o gasto energético – e perder peso.
O conceito não é novo. Na verdade, os efeitos da exposição ao frio ameno em seres humanos já foram estudados por outros cientistas, que também documentaram que as temperaturas baixas de fato induzem a queima de calorias.
Por exemplo, um estudo sugeriu que fazer uma caminhada no inverno após uma refeição pode levar a perda de peso. A friagem pode ativar a produção de gordura marrom (a “gordura boa”), encontrada naturalmente no nosso corpo, que consome calorias para produzir calor.

No entanto, Hayes garante que o The Cold Shoulder não é uma pílula mágica. “A verdade nua e crua é que a base do controle de peso é a dieta. A fim de manter um peso saudável, faça o que sua avó pede: coma seus legumes, corte a gordura de seu bife e evite comer porcarias, principalmente doces”.
Se a alimentação da pessoa for ruim, nenhuma quantidade de exposição ao frio irá ajudá-la a perder peso, advertiu o cientista. “O candidato ideal para ter sucesso com o colete é alguém que já come bem, faz exercícios moderados e quer acelerar seus esforços de perda de peso através da queima de calorias extras, enquanto em repouso”.
Hayes buscou financiamento para seu colete no site Kickstarter, a fim de produzi-lo em grande escala. “Embora já tenhamos projetos e protótipos e nossa fabricante esteja pronta para fazer os coletes, o custo de produção é alto”. Desde o início da campanha, de uma meta de US$ 13.500, o pesquisador já levantou US$ 266.546 até o momento. O que nos resta é esperar pelo lançamento do produto.