Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Caminhada pode diminuir o risco de AVC em homens, diz estudo

Colesterol e coração - Foto: Getty Images
O excesso de colesterol no sangue aumenta o espessamento e
 endurecimento das artérias
Prática traz benefícios para a faixa entre 60 e 80 anos, independente da velocidade
 
Os homens com mais de 60 anos podem se beneficiar da caminhada para reduzir as chances de sofrer um AVC fazendo uma caminhada diária - e não é necessário andar muito rápido. Isso é o que afirma uma pesquisa do University College London, na Inglaterra. O relatório foi publicado em 14 de novembro na edição online da revista Stroke.

A equipe coletou dados de 3.500 homens saudáveis com idades entre 60 e 80 anos, que estavam participando de um estudo sobre saúde cardíaca, envolvendo 24 cidades britânicas. Os homens foram questionados sobre o quanto eles caminhavam durante a semana. Os pesquisadores dividiram os homens em cinco grupos: aqueles que caminharam zero a três horas por semana, de quatro a sete horas por semana, de oito a 14 horas por semana, de 15 a 21 horas por semana e mais de 22 horas por semana.

Durante os 10 anos de acompanhamento do estudo, homens que caminhavam oito a 14 horas por semana reduziram o risco de AVC em cerca de um terço em relação aos homens que andavam zero a três horas por semana, segundo os pesquisadores. Para aqueles que andaram mais de 22 horas por semana, o risco de acidente vascular cerebral diminuiu em cerca de dois terços. Entre todos os homens, 42% caminhou por mais de oito horas por semana e 9% andou mais de 22 horas por semana.

O benefício da caminhada foi observado independentemente de quão rápido os homens caminhavam. Segundo os autores, os efeitos protetores foram observados pelo tempo que se passou caminhando, independente da velocidade. O AVC é a principal causa de morte e incapacidade no mundo, e é importante encontrar maneiras de prevenir o problema, especialmente em pessoas mais velhas.

Embora o estudo tenha encontrado uma associação entre maior tempo de caminhada semanal e menor risco de AVC em homens, não é possível estabelecer uma relação de causa e efeito. Os cientistas afirmam que todas as formas de atividade física, incluindo caminhadas, podem promover uma maior saúde do coração e consequentemente reduzir o risco de AVC.

Saiba como evitar um derrame cerebral
O AVC é responsável pela morte de cinco milhões de pessoas no mundo a cada ano, de acordo com a OMS. No Brasil, a doença mata mais que o infarto: são mais de 100 mil pessoas por ano, segundo o Ministério da Saúde. Outro dado alarmante é que um em cada seis brasileiros corre risco de sofrer um derrame. "Popularmente conhecido como derrame, o acidente vascular cerebral é uma alteração do fluxo de sangue no cérebro, que ocorre por falta ou extravasamento de sangue em alguma região do corpo", explica o neurologista André Lima, do Hospital Barra D'or, especialista em prevenção dessa doença. Mas é possível se prevenir de um AVC, já que a maioria dos fatores de risco para o quadro clínico pode ser evitada. "Quanto mais idade a pessoa tiver, maiores são as chances de derrame e, por isso, os cuidados devem ser redobrados", alerta o neurologista Maurício Hoshino, do Hospital das Clínicas e Santa Catarina.
 
Conheça esses fatores e saiba como combatê-los, além de ficar atento aos sintomas:
 
Colesterol e coração - Foto: Getty ImagesColesterol altoO excesso de colesterol no sangue aumenta o espessamento e endurecimento das artérias. "Placas de colesterol e conteúdos gordurosos se depositam lentamente na artéria, fazendo com que ela se feche aos poucos e impeça a passagem de fluxo sanguíneo", explica Maurício Hoshino. Esse processo provoca arteriosclerose - endurecimento das artérias - e prejudica a oxigenação do cérebro, aumentando o risco de AVC. 
 
Sedentarismo e obesidade - Foto: Getty ImagesSedentarismo e obesidade
A prática de exercícios físicos é fundamental para controlar praticamente todos os fatores de risco de AVC. Por outro lado, a falta desse hábito e a obesidade só aumentam as chances. "Pressão alta, colesterol elevado, diabetes e doenças cardíacas são complicações decorrentes do excesso de peso e precisam ser prevenidas e controladas com bons hábitos, o que inclui atividade física regular", alerta Maurício Hoshino.  
 
Má alimentação - Foto: Getty ImagesMá alimentação
Uma vez que diabetes, colesterol, obesidade e hipertensão aumentam as chances de AVC, todos os cuidados para controlar essas doenças servem de prevenção - e a alimentação ganha destaque. Fazer uma dieta balanceada, moderar o consumo de sódio (para pressão alta), evitar alimentos ricos em colesterol e gorduras saturadas (frituras), controlar o consumo de açúcar (para diabetes) são alguns dos hábitos que devem fazer parte da rotina.
 
Pressão alta - Foto: Getty ImagesPressão alta
A pressão alta ocupa o topo do ranking de maiores causas de acidente vascular cerebral. O neurologista André Lima explica que as paredes internas das artérias sofrem traumas por causa do fluxo do sangue mais forte. "Esses traumas formam pequenos ferimentos nas paredes, que podem obstruir a passagem do sangue (AVC isquêmico) ou romper a parede da artéria (AVC hemorrágico)", explica. É possível, entretanto, controlar a hipertensão com medicação e hábitos saudáveis, como reduzir o consumo de sal da alimentação e praticar exercícios. 
 
Diabetes - Foto: Getty ImagesExcesso de açúcar no sangue
O excesso de glicose no sangue - característica do diabetes - aumenta a coagulação do sangue e o deixa mais viscoso. "Isso diminui o fluxo de sangue das artérias e pode levar a um AVC", conta André Lima. Além disso, é comum que pessoas com diabetes também apresentem sobrepeso, colesterol alto e pressão alta - todos fatores de risco de derrame cerebral. Mas vale lembrar que esses problemas - inclusive diabetes - podem ser controlados com tratamento médico regular e hábitos de vida saudáveis.
 
Tabagismo - Foto: Getty ImagesTabagismo
Substâncias do cigarro fazem com que a coagulação do sangue aumente. Com isso, o sangue fica mais grosso e fluxo nas artérias, por sua vez, fica prejudicado, aumentando as chances de um derrame. "Pessoas que fumam e usam contraceptivos orais têm riscos maiores ainda, pois os hormônios dos anticoncepcionais também interferem na coagulação sanguínea", explica André Lima.  
 
Doenças do coração - Foto: Getty ImagesDoenças do coração
De acordo com o neurologista André Lima, arritmias cardíacas podem formar pequenos coágulos dentro das artérias e veias do coração. "Esses coágulos podem ser enviados às artérias cerebrais, provocando um AVC isquêmico", explica.

O neurologista Maurício Hoshino, do Hospital das Clínicas, de São Paulo, também lembra que há uma série de problemas do coração que podem atrapalhar o fluxo sanguíneo e aumentar as chances de derrame. "Um deles é o Forame Oval Patente (FOP), uma má formação do coração que atinge 15% da população e faz com que coágulos que deveriam ser filtrados pelo pulmão permaneçam na circulação, aumentando o risco de AVC, inclusive, em jovens", explica.  
 
AVC - Foto: Getty ImagesSintomas do AVC
Quem sofrer um AVC do tipo isquêmico (com incidência três vezes maior que o tipo hemorrágico) tem até quatro horas e meia para ser socorrido e reduzir o risco de sequelas ou risco de morte, como explica o neurologista Maurício Hoshino. "É possível perceber os sintomas através da sigla SAMU, que significa dar um Sorriso, para verificar desvios na boca; tentar dar um Abraço, para ver se há dificuldade de levantar os braços e tentar cantar uma Música, para ver se há dificuldade de fala e processamento do cérebro", conta. 

Infelizmente, Hoshino conta que menos de 5% dos pacientes que frequentam o Hospital Santa Catarina e Hospital das Clínicas, onde ele trabalha, chegam antes do período de quatro horas.
 
Minha Vida

HPV nas formas mais graves pode favorecer câncer de colo do útero

Vírus HPV
Vacinação e exames preventivos são as principais formas de prevenção
 
Por Dr. Artur Malzyner
 
Com aproximadamente 530 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais comum entre pessoas do sexo feminino, sendo responsável pela morte de 275 mil mulheres por ano. No Brasil, em 2013, são esperados 18.000 casos novos, com um risco estimado de 17 casos a cada 100 mil mulheres.
 
O câncer do colo do útero é raro em mulheres com menos de 30 anos e o número de casos aumenta progressivamente, até ter seu pico na faixa de 45 a 50 anos. Esse tumor é caracterizado pelo crescimento desordenado de células do tecido do colo do útero, podendo invadir estruturas e órgãos próximos ou à distância. Há dois principais tipos de câncer do colo do útero: o carcinoma epidermoide, tipo mais comum e que representa cerca de 80% dos casos, e o adenocarcinoma, tipo mais raro.
 
A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e apontados como causa de tumores malignos. Os vírus são o HPV16 e 18, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.
 
A infecção pelo HPV é muito comum. Estima-se que cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas irão adquiri-la ao longo de suas vidas. Importante lembrar, no entanto, que a infecção pelo HPV é um fator necessário, mas não único, para o desenvolvimento do câncer uterino.
 
Além da infecção pelo HPV, outros fatores ligados à imunidade, à genética e ao comportamento sexual parecem influenciar no desenvolvimento do câncer. Desta forma, o tabagismo, a iniciação sexual precoce, a multiplicidade de parceiros sexuais, a multiparidade e o uso de contraceptivos orais são considerados fatores de risco para o desenvolvimento de câncer do colo do útero.
 
A transmissão do vírus HPV ocorre principalmente por contato direto, ou seja, através do contato da pele ou mucosa com tecido infectado, incluindo contato genital direto e contato pele-pele. Na maioria das vezes a infecção cervical pelo HPV é transitória e regride espontaneamente, entre seis meses a dois anos após a exposição ao vírus. Nos casos nos quais a infecção persiste, pode ocorrer o desenvolvimento de lesões pré-cancerosas, cuja identificação e tratamento adequado possibilitam a prevenção do câncer.
 
O câncer do colo do útero necessita de muitos anos para se desenvolver. É uma doença de desenvolvimento lento, que pode cursar sem sintomas em fase inicial e evoluir para quadros de sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados.
 
As alterações das células do câncer são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), por isso é importante a sua realização periódica. Outras formas de detectar o câncer de colo uterino são:
  • Exame ginecológico
  • Citologia oncótica: é o principal método de rastreamento do câncer, no qual pesquisa-se células cancerosas.
  • Colposcopia e biópsia dirigida: são etapas fundamentais , tendo a primeira a finalidade de delimitar a extensão da doença no colo e na vagina e a segunda, a confirmação do diagnóstico.
A prevenção do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo papilomavírus humano (HPV). A transmissão da infecção pelo HPV ocorre por via sexual.
 
Consequentemente, o uso de preservativos (camisinha) durante a relação sexual protege parcialmente do contágio pelo HPV, que também pode ocorrer através do contato com a pele da vulva, região perineal, perianal e bolsa escrotal. A imunidade natural (defesa que o corpo cria após exposição ao vírus) não é muito eficaz, permitindo reinfecções com o mesmo tipo de vírus em outros momentos da vida.
 
Atualmente, há duas vacinas aprovadas e comercialmente disponíveis no Brasil que protegem contra os subtipos 16 e 18 do HPV. Ambas são eficazes contra as lesões precursoras do câncer, principalmente se utilizadas antes do contato com o vírus. Ou seja: tem os benefícios mais significativos se dados antes do inicio da vida sexual.
 
A adoção das vacinas anti-HPV não substitui o rastreamento pelo exame preventivo (Papanicolaou), pois elas não oferecem proteção para 30% dos casos de câncer de colo do útero causados por outros subtipos de HPV. A redução da incidência do câncer de colo uterino depende de uma educação pública que visa reduzir a exposição do vírus, combinado com política de vacinação eficiente.
 
* Texto escrito em coautoria com o oncologista Emerson Neves dos Santos                          
 
Minha Vida

Antirretrovirais serão usados no País para prevenir aids

Medicamentos antirretrovirais passarão a ser usados no País para prevenir a infecção pelo HIV. A estratégia será testada no Rio Grande do Sul a partir do próximo ano, com grupos considerados mais vulneráveis, como profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens, usuários de drogas e pessoas em situação de rua.
 
O acordo foi assinado neste domingo, 01, Dia Mundial da Aids, entre o Ministério da Saúde e o governo do Rio Grande do Sul. "Na primeira etapa, serão 100 pessoas voluntárias, mas o número será expandido até o fim do ano", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa. A iniciativa deverá durar um ano.

A ideia é repetir a experiência em outros Estados. A começar pelo Amazonas, onde os níveis de infecção pelo HIV também são bastante preocupantes.

Experiências semelhantes já vêm sendo adotadas no País, mas em menor proporção. Os voluntários, todos de grupos considerados de maior risco para a doença, tomam medicamentos todos os dias, na expectativa de, com isso, evitar a infecção pelo HIV. A adesão ao tratamento e o impacto para a saúde do paciente e para saúde pública serão avaliados por pesquisadores.

O uso experimental de antirretrovirais como uma forma de prevenção de aids é parte de um pacote lançado pelo governo para lembrar o Dia Internacional da Aids.

Antirretrovirais foram desenvolvidos para o tratamento de pacientes com aids. O remédio diminui de forma significativa a quantidade de vírus circulante no organismo. Seu uso, além de garantir melhor qualidade de vida para o paciente, pode diminuir o risco de infecção, por exemplo, de um parceiro sexual durante uma relação desprotegida. Por isso, ele passou a ser considerado também, um instrumento de prevenção da doença.

É indicado, por exemplo, como uma espécie de pílula do dia seguinte. Em casos de acidente, violência sexual ou relações sem camisinha, doses do remédio são prescritas, para tentar evitar a infecção. O recurso pode ser usado somente até 72 horas após o risco de contágio. Ao longo dos anos, também foi antecipado o início do uso dos antirretrovirais até chegar agora à prescrição independentemente do estágio da doença.

Estadão

"Trauma" pode ser transmitido entre gerações, sugere estudo

Reprodução / BBC
Descendentes podem herdar fobias de pais ou avós, sugere estudo
Pesquisa observou que camundongos herdaram fobias de pais e avós
 
Um estudo feito por cientistas americanos aponta que o comportamento humano pode ser afetado por episódios vivenciados por gerações passadas por meio de uma espécie de memória genética.
 
As pesquisas mostraram que um evento traumático pode afetar o DNA no esperma e alterar os cérebros e o comportamento das gerações futuras.
 
O estudo, publicado na revista científica Nature Neuroscience, indica que camundongos treinados para se esquivar de um determinado tipo de odor passaram essa aversão a seus "netos".
 
Especialistas dizem que os resultados são importantes para as pesquisas sobre fobia e ansiedade.
 
Os animais foram treinados para temer um cheiro similar ao da flor de cerejeira.
 
A equipe, composta por cientistas da Emory University School of Medicine, nos Estados Unidos, averiguou, então, o que estava acontecendo dentro do espermatozoide dos camundongos.
 
Os cientistas constataram que o trecho do DNA responsável pela sensibilidade à essência da flor de cerejeira estava mais ativo na célula reprodutiva masculina.
 
Tanto a prole dos camundongos quanto os descendentes destes demonstraram hipersensibilidade à flor de laranjeira e se esquivaram dela, mesmo que não tenham passado pela mesma experiência.
 
Os pesquisadores também identificaram mudanças na estrutura dos cérebros desses animais.
 
— As experiências vivenciadas pelos pais, mesmo antes da reprodução, influenciaram fortemente tanto a estrutura quanto a função no sistema nervoso das gerações subsequentes.
 
Assuntos familiares
As descobertas oferecem evidência de uma 'herança epigenética transgeracional', ou seja, de que o ambiente pode afetar os genes de um indivíduos, que podem então ser transmitidos a seus herdeiros.
 
Um dos pesquisadores, Brian Dias, afirmou à BBC que tal característica "pode ser um mecanismo pelo qual os descendentes mostram marcas de seus antecessores".
 
— Não há dúvida de que o que acontece com o espermatozóide e o óvulo pode afetar as gerações futuras.
 
O professor Marcus Pembrey, da Universidade College London, afirmou que as descobertas são "altamente relevantes para as fobias, ansiedade e desordens de estresse pós-traumático" e fornecem "fortes evidências" de que uma forma de memória pode ser transmitida entre gerações.
 
— A saúde publica precisa urgentemente levar em conta as respostas transgeracionais humanas.
 
Acredito que não entenderemos o aumento nas desordens neuropsiquiátricas ou a obesidade, diabetes e as perturbações metabólicas sem esse tipo de abordagem multigeracional.
 
BBC Brasil/R7

Diabetes aumenta risco de problemas bucais, alertam dentistas

Outros problemas na boca de quem tem diabetes são xerostomia
 e a dificuldade de cicatrização
Presença de gengivite, periodontite e outras infecções pioram o controle da glicemia
 
Mais do que garantir um sorriso bonito, cuidar da boca significa estar em dia com a saúde do corpo. No caso de portadores de diabetes, estes cuidados devem ser redobrados. Isso porque estes pacientes são mais suscetíveis à gengivite e periodontite. E o contrário também é verdadeiro: a presença desta ou de qualquer outra infecção piora o controle da glicemia.
 
A periodontista Rosileine Uliana, da ABAH (Associação Brasileira de Halitose), avisa que o diabético descompensado tem três vezes mais chances de apresentar doença periodontal.
 
— A gengivite é uma das causas do mau hálito e, se não tratada adequadamente, pode dificultar o controle e cura do quadro.
 
Outros problemas comuns na boca de quem tem diabetes são a xerostomia (diminuição da produção de saliva) e a dificuldade de cicatrização. A explicação de Rosileine é simples.
 
— A saliva age como um detergente bucal e sua falta aumenta a incidência de cárie, por isso mais uma vez reforço a importância da boa higiene bucal.
 
A dentista Silvia Nunez, da clínica Avelar, orienta procurar o dentista a cada seis meses e ensina as principais maneiras de prevenir as doenças bucais.
 
— É fundamental escovar os dentes após as refeições, com mais cuidado especialmente à noite, passar o fio dental e sempre se lembrar de escovar a língua. Além disso, a troca da escova de dente a cada três meses também é uma recomendação muito importante.

R7

Escovar os dentes pode evitar doenças cardíacas

Cálcio, fosfato e fibras contidos no leite, queijo, iogurte, peixes
 e frutas aumentam a produção de saliva
Pesquisa revela que três vezes ao dia é a frequência mínima para afastar risco de doença
 
Uma recente pesquisa feita pela University College London confirmou que é preciso escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia. O hábito não é benéfico apenas para manter um sorriso bonito, mas também para evitar o risco de doenças cardíacas.
 
A pesquisa foi comparada com aqueles que não limpam os dentes com a mesma frequência. Esses últimos eram mais suscetíveis a problemas no coração. Além do cuidado diário com a higiene bucal, o estudo ressalta também a importância de frequentar o dentista regularmente.
 
Somado a isso, existe também uma forma natural de manter os dentes limpos de forma natural, por meio da ingestão de alimentos que ajudam na higienização dentária. Dentre os alimentos que contribuem para a limpeza bucal estão a maçã, a pera, o mamão e a cenoura. Sua consistência dura causa atrito, o que contribui para a remoção dos resíduos de placas.
 
O cálcio, fosfato e fibras contidos no leite, queijo, iogurte, peixes e frutas aumentam a produção de saliva e o ph na boca. Isso provoca a diminuição da exposição dos dentes ao ácido e auxiliam a remineralização.
 
R7

Maçã ajuda a manter a boa higiene bucal

As fibras da fruta promove uma autolimpeza nos dentes
Veja os alimentos que ajudam a manter a saúde da boca em dia
 
Não basta ir ao dentista regularmente. É preciso seguir uma dieta equilibrada para manter em dia a saúde bucal. Especialistas nessa área apontam os principais alimentos que ajudam a deixar dentes e gengivas fortes e saudáveis.
 
Veja os alimentos que não podem faltar na sua alimentação:
 
Maçã 
As fibras da fruta promove uma autolimpeza nos dentes, evitando a formação de placa bacteriana, que causa cáries e problemas na gengiva.
 
Alimentos crus
Ao fazer força para mastigá-los, os ossos da mandíbula são estimulados, o que deixa a região do maxilar fortalecida.
 
Vitamina D
Ajuda na absorção do cálcio encontrado no leite e seus derivados. Consequentemente beneficia a arcada dentária.
 
Vitamina C
A falta dela causa sangramento das gengivas e diminuição da massa óssea, que pode levar a perda dos dentes. O consumo de abacaxi, laranja e kiwi é recomendado.

R7

SP: Instituto faz teste rápido e gratuito para detecção do HIV

Caso o resultado dê positivo, a pessoa contará com o auxílio de
 uma equipe multiprofissional de saúde para a realização do
 tratamento adequado
Resultado é sigiloso e liberado para o paciente no momento da realização
 
O Iampse (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) promove, nesta terça-feira (3), uma campanha de conscientização para o teste rápido do HIV. A ação tem como objetivo diagnosticar o vírus antes que ele se manifeste como doença (Aids). Quem quiser realizar o exame, não precisa fazer o agendamento prévio. Basta procurar o ambulatório, de segunda à sexta-feira, das 8h as 11h e das 13h as 16h.
 
O resultado do teste é mantido em sigilo e liberado para o paciente no momento da realização. Caso dê positivo, a pessoa contará com o auxílio de uma equipe multiprofissional de saúde, composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais para a realização do tratamento adequado.
 
Segundo o médico Durval Costa, coordenador do ambulatório de Moléstias Infecciosas do HSPE, dados dos últimos meses do programa apontam um número maior de testes positivos para o HIV em usuários do HSPE em comparação aos encontros em CTA (Centros de Testagem Anônima). Enquanto a média de positivos do centro é de 0,6%, no HSPE, os dados iniciais demonstram uma incidência de 1,2% entre usuários.
 
— A preocupação é que muitos pacientes possam estar infectados pelo vírus e não sabem ou descubram apenas em fases onde a doença já esteja em estágio mais avançado.
 
Dados do Ministério da Saúde indicam que o número de infectados aumentou entre pessoas acima de 50 anos. O Iampse atende cerca de 10% da população idosa do Estado de São Paulo e 60% dos pacientes internados no HSPE têm 60 anos ou mais, o que indica que a população com vírus do HIV entre usuários do Iampse pode ser bem maior que atualmente.
 
Serviço
 
Ambulatório de Moléstias Infecciosas
 
Horário: segunda à sexta-feira, das 8h às 11h/ 13h às 16h
 
Endereço: Rua Borges Lagoa, 1.635 — 1º andar
 
R7

Dispositivo ajuda a salvar bebês presos no canal de parto

Dispositivo ajuda a salvar bebês presos no canal de parto
Jorge Odón teve a ideia enquanto dormia. De alguma maneira, disse, seu inconsciente fez um salto entre um vídeo que ele tinha visto no YouTube sobre como extrair uma rolha de dentro de uma garrafa de vinho e a ideia de que o mesmo princípio poderia salvar bebês presos no canal de parto.
 
O argentino Odón, que tem 59 anos e é mecânico de automóveis, construiu o primeiro protótipo de seu dispositivo na cozinha de sua casa, usando um vidro como modelo do útero, a boneca de sua filha no lugar do bebê preso no canal e uma bolsa e manga de tecido costuradas por sua mulher como instrumento que salvaria a vida do bebê. Por mais improvável que possa parecer, a ideia ganhou o endosso da Organização Mundial de Saúde, e uma empresa americana de tecnologia médica acaba de obter a licença para produzir o dispositivo.
 
Com o Instrumento Odón, um assistente desliza um saco plástico dentro de uma manga plástica lubrificada, posicionando-o em volta da cabeça do bebê, infla o saco, para que agarre a cabeça, e puxa o saco até o bebê emergir do canal. Médicos dizem que o instrumento tem potencial enorme para salvar bebês em países pobres e, possivelmente, reduzir os partos por cesárea em países ricos.
 
De acordo com o médico Mario Merialdi, da OMS, complicações potencialmente graves ocorrem em 10% dos 137 milhões de partos realizados anualmente em todo o mundo. Mais ou menos 5,6 milhões de bebês nascem mortos ou morrem pouco depois de nascer, e 260 mil mulheres morrem ao dar à luz. A obstrução do trabalho de parto, que pode ocorrer quando a cabeça do bebê é grande demais ou quando a mãe está exausta e para de ter contrações, é um fator importante nessas mortes.
 
Nos países ricos, o sofrimento fetal resulta numa corrida para a sala de cirurgia. Mas em clínicas médicas pobres em áreas rurais, disse Merialdi, "se o bebê não sai, a mulher não tem a quem recorrer". As opções usadas hoje em casos desse tipo são o fórceps -uma espécie de tenaz grande e arredondada- ou a extração por vácuo, com ventosas colocadas sobre o couro cabeludo da criança. Quando usados por pessoas não treinadas, esses métodos podem provocar hemorragias, esmagar a cabeça do bebê ou torcer a espinha dele.
 
O dispositivo de Odón será manufaturado pela Beckton, Dickinson and Company, ou BD, de Nova Jersey. "Minha primeira reação, assim que vi o dispositivo, foi positiva", contou Gary M. Cohen, vice-presidente-executivo do setor de saúde global da BD. Foi no Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça, onde Merialdi lhe pediu que estudasse a possibilidade de produzir o instrumento.
 
O dispositivo já foi testado em 30 mulheres argentinas. Todas estavam em hospitais, já tinham dado à luz antes e apresentavam trabalho de parto normal. Agora a OMS vai supervisionar ensaios com outras mulheres.
 
Odón contou que, sete anos atrás, funcionários dele estavam imitando um vídeo mostrando que é possível recuperar uma rolha empurrada para dentro de uma garrafa vazia, inserindo na garrafa um saco plástico de supermercado, soprando o saco até ele envolver a rolha e então puxando-o para fora.
 
Às 4h da manhã ele acordou sua mulher e lhe contou a ideia que tinha acabado de ter. Odón recorda: "Ela disse que eu estava maluco e voltou a dormir". Na manhã seguinte, um amigo o apresentou a um obstetra.
 
O médico o incentivou, e ele continuou a trabalhar sobre a ideia. O saco costurado por sua mulher deu lugar a um saco de polietileno, e um útero de plástico tomou o lugar do vidro.
 
Com a ajuda de um primo, Odón foi apresentado ao diretor de obstetrícia de um grande hospital de Buenos Aires. O diretor tinha um amigo na OMS que conhecia o Dr. Merialdi. Numa conferência médica realizada na Argentina em 2008, Merialdi reservou dez minutos para falar com Odón durante uma pausa para um café. O encontro acabou durando duas horas.
 
Desde então, Odón continuou a aperfeiçoar o dispositivo, patenteando cada modificação para que possa receber royalties em algum momento. Cohen disse que ainda é cedo para saber quanto a BD cobrará pelo instrumento, mas cada um deve custar menos de US$ 50 para ser fabricado.
 
Merialdi disse ser a favor da ideia ter fins levemente lucrativos, porque já viu outras ideias com potencial de salvar vidas ter dificuldade em ser concretizadas por falta desse elemento, como as injeções de sulfato de magnésio, que previnem a eclampsia fatal, e os corticosteróides, que aceleram o desenvolvimento dos pulmões de bebês prematuros.

Folhaonline

Epidemia de aids avança entre a população jovem, sobretudo nos homossexuais

No período de 2005 a 2012, a incidência passou de 8,1 a cada 100 mil habitantes para 11,3, nas pesoas entre 15 e 24 anos
 
As taxas do Boletim Epidemiológico divulgadas neste domingo mostram que problemas conhecidos de aids no país seguem sem solução. A epidemia avança entre a população jovem, sobretudo entre o grupo masculino gay.

As taxas de mortalidade permanecem inalteradas e a transmissão vertical, embora evitável, continua presente. No ano passado, 63 casos foram registrados entre menores de um ano. Dentro desse quadro, surge uma nova preocupação. Segundo o pesquisador da Universidade de São Paulo Alexandre Grangeiro, há uma tendência de aumento de casos.

O boletim mostra que, em 2011, foram registrados 40.535 casos de aids no Brasil, uma marca que até então nunca havia sido alcançada. Em 2012, os números foram um pouco menores: 39.185.

Esse indicador, no entanto, pode mudar. Em razão do atraso nas notificações, ao longo do ano, ajustes geralmente são realizados. Considerando os números apontados em 2012, o país registra um aumento geral de casos de 12%, em relação a 2005, quando foram contabilizados 34.828 com a doença.

— Esse é um número que reflete infecções que ocorreram há 10 anos — justifica o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, ao falar sobre 2012.

Grangeiro, no entanto, avalia que vivemos um momento delicado.

— Essa tendência de aumento do número de casos, a resistência na queda da mortalidade ocorre quando uma série de técnicas para prevenção, tratamento, já são colocadas em prática.

Para o pesquisador da USP, a ampliação da oferta de medicamentos anunciada neste domingo é uma boa notícia, mas deve ser acompanhada também pela ampliação da estrutura de atendimento e, sobretudo, de uma política para redução do preconceito, que, garante, ainda está presente.

— Essa é uma das explicações para a resistência em fazer testagem pelo HIV — completa.

Pesquisas mostram que pessoas geralmente fazem o teste para confirmar que não têm o vírus.

— Quando há uma suspeita, a resistência aumenta. O que vemos, hoje, ainda é um grande número de pessoas que têm a doença diagnosticada numa fase mais avançada.
 
O boletim aponta para um aumento expressivo do número de casos na população entre 15 e 24 anos no período entre 2005 e 2012. Entre homens e mulheres nesta faixa etária, a incidência passou de 8,1 a cada 100 mil habitantes, para 11,3. As taxas são empurradas pelo comportamento entre o grupo masculino jovem.

No período, os números entre esse grupo cresceram 81%: saíram de 1.454 casos registrados para 2.635. Entre as mulheres jovens, a tendência é inversa. Nesta faixa etária, houve uma queda de 4% do número de casos.

Entre homossexuais masculinos, de todas as idades, a taxa de prevalência passou de 22,7 para cada 100 mil habitantes em 2005 para 32 por 100 mil, em 2012. Um número bem maior do que a taxa geral brasileira, que é de 20,2.

A transmissão da mãe para o bebê, durante a gestação e parto, pode ser evitada com o uso de antirretrovirais. Mesmo assim, em 2012, foram registrados 475 casos da doença entre menores de cinco anos — e, nessa faixa etária, a transmissão vertical é a principal forma de infecção.

Estadão

Saiba quais são os mitos e verdades sobre riscos para doenças cardíacas

Sociedade americana aperta o cerco na luta contra o colesterol, mas não interfere nas diretrizes brasileiras
 
Entidade americana tornou mais severos os critérios para classificar os fatores de risco de desenvolver uma doença cardíaca e provocou discussão sobre uma possível supervalorização dos perigos, o que levaria milhões de pessoas a serem tratadas com medicamento sem necessidade real. Na prática, a medida não interfere nas diretrizes brasileiras adotadas em setembro deste ano. Zero Hora conversou com especialistas e elaborou uma lista de atitudes que são consideradas mitos, ou verdades ou estão em discussão.
 
Veja quais são:

VERDADE
 
Exercícios do bem
Não há dúvidas de que exercícios físicos fazem bem à saúde: eles proporcionam um gasto calórico e trazem uma série de benefícios que promovem, inclusive, a redução da mortalidade. A recomendação é de que se pratique no mínimo 150 minutos de atividade física por semana, divididos em cinco sessões de 30 minutos.
 
Um bom vinho
Pesquisas já comprovaram os benefícios do vinho na prevenção de doenças. Um dos principais componentes da bebida, o resveratrol, possui antioxidante e é capaz de "evitar formação coágulos nas artérias", prevenindo doenças cardíacas. A dose recomendada é um cálice por dia. Na medida em que se aumenta a quantidade, perde-se o benefício. As mesmas substâncias também podem ser encontradas no chá verde, na maçã e na casca da uva.
 
Diabetes
Controlar o açúcar do sangue reduz o risco de doenças do coração. O diabetes acelera o depósito de gorduras nas artérias, provocando complicações.
 
Estresse
É quase como o gatilho de inclusão de uma doença. O corpo é preparado para reagir prontamente a situações de emergência e perigo, a partir de adaptações como aumento de pressão arterial, hormônios (adrenalina) e frequência cardíaca. O estresse pode estimular o corpo de forma exagerada e muito constante, o que pode prejudicar a saúde.
 
EM DISCUSSÃO
 
Níveis ideais de LDL, o colesterol ruim
Estudos divergem sobre o quanto é necessário baixar o colesterol ruim, o LDL. Antes, se achava que abaixo de 130 mg/dl em uma pessoa que tinha alguns fatores de risco era suficiente. Depois, estudos mostraram que este número deveria ser abaixo de 100 mg/dl e que assim se conseguiria melhorar, inclusive, a mortalidade, e têm estudos mais recentes com as estatinas, — medicações que baixam o colesterol —, mostrando que ter abaixo de 70 mg/dl de LDL são os mais seguros. As diretrizes brasileiras adotam a meta de 70 mg/dl. A sociedade americana de cardiologia, agora quer extinguir qualquer meta.
 
Uso de medicamento para o controle
Medicamentos à base de estatina são considerados um dos maiores avanços da medicina nos últimos 20 anos, em termos de prevenção secundária (quando o indivíduo já teve infarto ou acidente vascular cerebral, por exemplo). O maior embate reside na prevenção primária, que inclui o indivíduo que não tem doença nem sintomas. Ou seja, a grande questão hoje é se o paciente de baixo risco precisa tomar estatina.
 
Manteiga x margarina
Este é um duelo antigo, sem consenso. A manteiga possui gordura animal saturada, que é uma das fontes que eleva o colesterol. Os ácidos graxos poli-insaturados, geralmente de origem vegetal, como os azeites e os monoinsaturados, que são os melhores, como azeite de oliva e abacate, são saudáveis. Mas para a fabricação da margarina, o óleo de soja, por exemplo, precisa ser saturado e, assim, perde seus benefícios e passa a ter uma fonte também de gordura saturada, que não é benéfica. A manteiga e a margarina podem ter, muitas vezes, a mesma quantidade de gordura saturada.
 
MITO
 
Toda a culpa na alimentação
De uma maneira errada, as pessoas acham que o grande componente para se elevar o colesterol é comer de forma errada. Na verdade, o grande vilão é o erro de metabolismo. Ou seja, se o paciente tiver história familiar de pessoas com colesterol elevado, é um erro de metabolismo, um fator hereditário, onde o metabolismo do colesterol não é adequado e faz com que o colesterol fique elevado.
 
Ovo faz mal à saúde
Pesquisas modernas mostram que o ovo não aumenta o colesterol, desde que não seja frito. Qualquer pessoa pode comer de dois a quatro ovos por semana.
 
Salvação por vitaminas
A vitamina E tem sido muito procurada como uma aposta de redução de riscos cardíacos. Não há nada provado até hoje que tem benefício, como se previa no passado.
 
Comer doce é prejudicial para o colesterol
Doce não aumenta o colesterol, a não ser que tenha gordura trans em seu ingrediente ou gordura saturada. O açúcar em si não gera colesterol. O que acontece é que o açúcar pode provocar aumento de peso, alterando o processo metabólico do indivíduo como um todo e isso pode gerar aumento dos triglicerídios e a redução do HDL, que é a fração protetora do colesterol.
 
Fonte: Luiz Carlos Bodanese, cardiologista e professor da PUCRS, e Justo Leivas, presidente da SOCERGS.

Zero Hora

Processo Seletivo Prefeitura de Patrocínio - MG

A Prefeitura de Patrocínio, estado de Minas Gerais, realiza processo seletivo, por meio do edital 01/2013, com intuito de prover 56 vagas para Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental), por remuneração de até R$ 1.228,57, em carga horária de 40 horas semanais. 
 
As inscrições poderão ser feitas no endereço eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br, até 07 de janeiro de 2014, mediante pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 30.
 
As provas do concurso de Patrocínio serão aplicadas provavelmente no dia 19 de janeiro de 2014. Os gabaritos e as questões serão divulgados nos endereços eletrônicos www.gestaodeconcursos.com.br e www.patrocinio.mg.gov.br, no dia 20 de janeiro de 2014. 
 
O ato de homologação do resultado final deste  processo seletivo será publicado nos locais apropriados e, a partir de então, o concurso terá validade de dois anos.

Prefeitura de Paranatinga - MT abre processo seletivo

A Prefeitura de Paranatinga, estado do Mato Grosso, lançou edital de processo seletivo nº. 002/2013 para a contratação em caráter temporário e excepcional de 137 profissionais de todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia de R$ 678,00 a R$ 10.718,19 por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Agente Administrativo I/II, Agente de Fiscalização Tributário I/II, Gari, Coletor de Lixo, Agente de mão de obra pesada, Apoio Administrativo Educacional I/II (ASG, Merendeira, TDI, Vigia e Motorista), Assistente Social, Bioquímico Farmacêutico, Borracheiro, Carpinteiro, Eletricista de Rede, Instrutor de Oficina (Esporte, Música, Trabalhos manuais (artes), Dança e Oficina de Teatro), Mecânico, Médico (Anestesista, Cirurgião Geral, Clinico Geral, Pediatra e Ortopedista), Veterinário, Motorista p/ Veículo Leve, Nutricionista, Operador de Máquinas Rodoviárias (trator de pneu e Motoniveladora), Orientador Social, Pedagogo, Professor B – Graduação, Psicólogo, Técnico Agrícola, Agente de Serviços Gerais - Encanador e Motorista Veículo Pesado. Ficam reservadas 10% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas no período de 04 a 18 de dezembro de 2013, em dias úteis, das 07:00h às 11:00h, no antigo Auditório da Prefeitura Municipal, localizado na Avenida Brasil, 1900, centro, Paranatinga/MT.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 10,00;
Nível médio: R$ 20,00;
Nível superior: R$ 30,00.
 
No ato da inscrição deverão ser apresentados e/ou entregues os seguintes documentos:
  • Documento oficial de identificação com fotografia (Registro Geral (RG), Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho);
  • Cadastro Pessoa Física (C.P.F.);
  • Comprovante de pagamento da Taxa de inscrição;
Prova
O processo seletivo consistirá de prova escrita e a fase de análise de títulos, os quais deverão ser entregues no ato da inscrição.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 02 de fevereiro de 2014, em locais e horários a serem divulgados a partir do dia 24 de janeiro de 2014 nos sites www.diariomunicipal.com.br/amm-mt e www.paranatinga.mt.gov.br.
 
O gabarito será divulgado a partir do dia 03 de fevereiro de 2014.
 
A validade do processo seletivo será de 1 ano, prorrogável por igual período, contado a partir da data da homologação do resultado final.
 
O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 02 de dezembro de 2013, pág. 299 a 312.

Concurso Prefeitura de Avaré - SP

A Prefeitura de Avaré, no estado de São Paulo, abriu editais n°s 001, 002 e 003/2013 de concurso público, com a intenção de ocupar 13 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 8.981,23. A organização, aplicação e correção das Provas Objetivas (escrita) do concurso serão de responsabilidade da organizadora CONSESP.
 
Cargos
Edital n° 001/2013: Médico Clínico Geral;
Edital n° 002/2013: PEB II Educação Artística e Professor de Educação Especial;
Edital n° 003/2013: Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar Administrativo, Enfermeiro e Médico Clínico Geral - PSF.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 15 de dezembro de 2013. As taxas variam de R$ 14,00, R$ 15,00 e R$ 16,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas na data prevista de 05 de janeiro de 2014, em locais e horários a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site da CONSESP, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

Validade
A validade do concurso será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Nova Lacerda - MT lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Nova Lacerda, cidade localizada a 530 km de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, abriu seleção regida pelo edital nº. 007/2013, que visa à contratação temporária de 85 profissionais em cargos de níveis fundamental, médio e superior, para o ano de 2014. A remuneração para os cargos varia de R$ 726,54 a R$ 12.635,30, de acordo com o nível de escolaridade, por carga horária de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Agente de serviços gerais, agente de serviços braçais, analista de informática, auxiliar de enfermagem, auxiliar de consultório dentário, assistente contábil, assistente social equipe volante/smas, assistente social serviço de convivência/smas, bioquímico – farmacêutico, carpinteiro de ponte, coveiro, educador físico – sms, facilitador de oficina de artesanato- smas/paif, gestor de central de regulação, instrutor de musica, mecânico, médico, motorista, odontólogo, operador de motoniveladora, operador de pá carregadeira, operador de retroescavadeira (pneu), pedagogo, pedreiro, professor de balé, psicólogo, professor, técnico administrativo, técnico de prestação de contas, técnico enfermagem e vigia.

InscriçõesInteressados deverão se inscrever até o dia 17 de dezembro de 2013, na Prefeitura de Nova Lacerda, situada à Rua 16 de Julho, n° 815 – Centro – Nova Lacerda – Mato Grosso – CEP 78243–000, das 07h às 11h e 13h às 17h.
 
Provas
A prova objetiva está prevista para 22 de dezembro de 2013, na Escola Municipal de 1.º Grau Getúlio Vargas, situada à Rua 05, Bairro Centro, às 08:00. Já a prova prática será realizada na mesma data da prova objetiva, na Secretaria Municipal de Obras, localizada à Rua 16 de julho s/nº, às 13 horas.
 
O gabarito será divulgado 30 minutos após o término das provas na Escola Municipal de 1.º Grau Getúlio Vargas.
 
A prova prática será realizada às 13 horas do dia 27 de janeiro de 2013, na Secretaria Municipal de Obras, situada à Rua 16 de julho s/nº.
 
O extrato do edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 02 de dezembro de 2013, pág. 297 a 299.

Concurso Prefeitura de Dom Bosco - MG

A Prefeitura de Dom Bosco, estado de Minas Gerais, por meio da empresa Magnus Auditores e Consultores Associados, publicou o edital n° 01/2013, de processo seletivo, com o objetivo de preencher 13 vagas para Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias (nível fundamental). A jornada de trabalho dos contratados será de 40 horas semanais, com remuneração de R$ 678. 
 
Inscrições
Os interessados podem fazer suas inscrições no período de 10 a 18 de dezembro 2013,  na Prefeitura Municipal de Dom Bosco, localizada na Praça Eliane Queiroz da Silva, 25, Alto Boa Vista, ou  por via internet, no endereço www.magnusconcursos.com.br. A taxa é de R$ 20.

Seleção e Validade
O concurso público constará de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, aplicada para todos os cargos na data prevista de 12 de janeiro de 2014, em locais e horários que serão divulgados oportunamente. 
 
O prazo de validade do certame é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 anos.

Concurso Prefeitura de Paranavaí – PR

A Prefeitura da cidade paranaense de Paranavaí publicou os editais n°s 01 e 03/2013 de concurso público para o preenchimento de 78 vagas de trabalho. As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade e os salários variam de R$ 1.129,91 a R$ 10.865,39.

As vagas disponibilizadas são para os cargos de Médico Perito, Agente de Apoio Educacional, Auditor de Controle Interno, Eletrotécnico, Médico Clínico Geral,  Médico da Esf, Médico Ginecologista e Obstetrícia, Médico Pediatra, Médico Perito, Médico Plantonista, Médico Plantonista Clínico Geral, Médico Plantonista Ginecologia e Obstetrícia, Médico Plantonista Pediatra, Médico Psiquiatra e Operador de Máquinas Pesadas.

As inscrições via internet poderão ser realizadas, até às 23h59min do dia 16 de dezembro de 2013, pelo site www.objetivas.com.br.
 
As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 100,00, de acordo com a função escolhida.

A prova objetiva, para todos os cargos, será aplicada provavelmente em 12 de janeiro de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 27 de dezembro de 2013.
 
A validade deste concurso, que está sendo executado pela Objetiva Concursos Ltda, será inicialmente de dois anos.

Concurso Prefeitura de Santo Antônio do Pinhal - SP

A Prefeitura de Santo Antônio do Pinhal, estado de São Paulo, publicou o edital 002 /2013, de concurso público, com o intuito de contratar profissionais nos cargos de Monitor, Técnico de Laboratório, Biomédico, Controlador de Patrimônio e Professor de Educação Básica I. A remuneração é de até R$ 2.866,24, por carga horária de 24 a 40 horas semanais.
 
As inscrições serão feitas exclusivamente pelo www.consesp.com.br, até 08 de dezembro de 2013. As taxas variam de R$ 40 a R$ 60.
 
A seleção constará de prova objetiva, prevista para ser realizada no dia 05 de janeiro de 2014. O concurso também será constituído de prova de títulos.
 
A validade do certame será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Bento de Abreu - SP

A Prefeitura de Bento de Abreu, no estado de São Paulo, lançou edital nº. 001/2013 de concurso público, visando ao preenchimento de vagas para medico pediatra (01) e médico da família (02), pelo regime celetista, com salários variados de R$ 2.861,63 e R$ 6.000,00 por carga horária de 10 e 20 horas semanais.

As inscrições, no valor de R$ 50,00, serão feitas exclusivamente via internet, no site http://consesp.com.br até o dia 22 de dezembro de 2013.

As provas serão realizadas no dia 12 de janeiro de 2014, às 9h, em Bento de Abreu. O gabarito e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site de inscrição, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de dois dias.

A validade do concurso é de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Joaçaba - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Joaçaba, em Santa Catarina, lançou edital de processo seletivo nº. 02/2013, destinado ao preenchimento de 03 vagas em cargos de níveis médio e superior, por salário que pode chegar a R$ 2.250,90 com carga horária de 35 horas semanais.
 
Cargos
Coordenador e técnico (nível médio e superior).
 
Inscrições
As inscrições serão efetuadas até o dia 16 de dezembro de 2013, no prédio da Secretaria de Assistência Social, anexo à Prefeitura de Joaçaba/SC, localizada na Avenida XV de Novembro, nº. 378, na Cidade de Joaçaba/SC no horário das 13h30 às 18h. 
 
A taxa de inscrição é de:
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 75,00.
 
O processo seletivo constará de prova escrita, que será aplicada na data provável de 12 de janeiro de 2013, às 8h e terá a duração de 2h30, no Prédio do CERT- Centro de Educacional Roberto Trompowsky no município de Joaçaba/SC.
 
O resultado final do certame será afixado junto ao Painel de Publicações do Município de Joaçaba, a partir do dia 20 de janeiro de 2014, bem como nos sites www.joacaba.sc.gov.br e www.piascon.com.br.
 
A validade do processo seletivo será de 1 ano a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável uma única vez por até 1 ano, a critério da Prefeitura de Joaçaba.

Vagas de estágio nos Correios - DF

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, por intermédio da Administração Central e Diretoria Regional de Brasília, abriu edital de processo seletivo nº E-250/2013, destinado ao preenchimento de vagas de estágio e formação de cadastro reserva, no Distrito Federal. A proposta é ocupar 114 para estudantes de nível médio.
 
O vencimento devido aos alunos aprovados será de R$ R$ 358,64 referente a Bolsa Estágio, acrescido de R$ 87,18 de Auxílio Transporte e mais R$ 185,08 de Auxílio Alimentação.
 
Os estudantes interessados em participar deverão preencher a ficha de inscrição, que estará disponível no site dos Correios: www.correios.com.br/institucional/concursos/correios, no período de 04 a 18 de dezembro de 2013.
 
Este processo seletivo será composto de duas etapas: análise curricular (classificatória e eliminatória) e análise de documentos (eliminatória). O resultado final será divulgado no site dos Correios – www.correios.com.br por meio das opções: Sobre os Correios – Recursos Humanos – Estágio – Adm. Central E-250/2013 – Editais e Arquivos do Concurso – Lista de Aprovados.
 
O processo seletivo terá validade de 6 meses, a contar da data de divulgação da lista de aprovados, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da área de Gestão de Pessoas/Recursos Humanos.

Concurso Prefeitura de Caieiras - SP

No Estado de São Paulo, a Prefeitura de Caieiras publicou edital nº. 01/2013  de concurso público, para provimento de cargos e formação de cadastro reserva. Sob coordenação técnica do Instituto Nosso Rumo, o certame pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 134 vagas para níveis médio/magistério e superior, por salários de até R$ 3.227,62, para carga horária de 12, 20 ou 40h semanais.
 
Cargos
Professor e Médico (Cardiologista, Clínico Geral, Endocrinologista, Ginecologista, Pediatra e Psiquiatra).
 
Inscrição
Interessados, deverão se inscrever no site www.nossorumo.org.br, no período entre 3 e 26 de dezembro de 2013.
 
A taxa de inscrição é de R$ 34,42 (professor) e R$ 53,65 (médico).
 
Na impossibilidade de acesso particular à internet, o candidato poderá utilizar, gratuitamente, os serviços do Programa Acessa São Paulo, que disponibiliza infocentros (locais públicos para acesso à internet), em várias cidades do Estado de São Paulo.
 
Prova
O concurso será composto de prova objetiva e de títulos.
 
A prova objetiva será realizada na data provável de 26 de janeiro de 2014, em locais e horários a serem comunicados oportunamente através de edital de convocação para as provas objetivas a ser publicado no Jornal Oficial do Município e/ou Jornal de circulação local e divulgados através da internet nos sites www.nossorumo.org.br e www.caieiras.sp.gov.br, observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
O gabarito será divulgado nos sites www.nossorumo.org.br e www.caieiras.sp.gov.br em data a ser comunicada no dia da realização das provas.
 
Validade
A validade do concurso será de dois anos.

Concurso Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz - SC

A Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, no estado de Santa Catarina, através da empresa Exata.GG – Gestão Governamental Ltda, publicou os editais nº 007, 008 e 009/2013 de concurso público e processo seletivo, destinado ao provimento de 60 vagas, mais cadastro de reserva, para profissionais de todos os níveis escolares. Os salários podem chegar a R$ 3.717,00.

Cargos
As chances são para as funções de Assistente Administrativo, Agente de Combate a Endemias, Técnico em Segurança do Trabalho, Artífice, Auxiliar de Serviços Gerais (braçais), Auxiliar de Serviços Gerais (limpeza e merenda), Motorista Categoria B, Motorista Categoria D, Professor da Educação Básica - Educação Infantil, Professor da Educação Básica - Educação Infantil, Professor do PETI, Técnico de Saúde Bucal, Atendente Consultório Dentário, Agente Comunitário de Saúde, Odontólogo - Endodontista, Odontólogo - Cirurgia Oral, Odontólogo - Periodontia, Médico Psiquiatra, Psicólogo, Professor de Séries Finais (EJA), Professor de Séries Finais e demais cargos.

Inscrições
As inscrições serão efetuadas exclusivamente pelo  www.exatagg.com.br, no período entre as 08hs do dia 05 de dezembro e às 20h do dia 20 de dezembro de 2013. A taxa de inscrição vai de R$ 30 a R$ 80, a depender do cargo.
 
Os candidatos que não tiverem acesso à Internet ou tenham dificuldade para realizar sua inscrição, terão ao seu dispor terminais com Internet e pessoal para ajudar na inscrição no período das inscrições, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Santo Amaro da Imperatriz, sito à Praça Governador Ivo Silveira, 306, Centro, Município de Santo Amaro da Imperatriz, Estado de Santa Catarina. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 12 de janeiro de 2014, com início às 9h ou às 14h (a depender do cargo disputado) e terão duração de 03 (três) horas, contadas a partir da autorização do fiscal para início da mesma, em local a ser identificado na homologação das inscrições.

Gabaritos
O gabarito provisório será divulgado no dia 13 de janeiro de 2014, a partir das 14h; o resultado de classificação provisória do Concurso Público será divulgado no dia 24 de janeiro de 2014 a partir das 14h e o resultado da classificação final do Concurso Público será divulgado no dia 31 de janeiro de 2014 a partir das 14h, todos publicados no Mural Oficial do Município de Santo Amaro da Imperatriz e no site oficial do município: www.santoamaro.sc.gov.br.

Validade
O prazo de validade do concurso público n.º 007/2013 será de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado por igual período uma única vez.

Já o prazo de validade do processo seletivo n.ºs 008 e 009/2013 será de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período uma única vez.

SJC – SC abre vagas para processo seletivo

A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania de Santa Catarina (SJC/SC) publicou o edital nº 007/2013/SJC, de processo seletivo simplificado, para a contratação por prazo determinado, para as Unidades do Departamento de Administração Socioeducativa da Secretaria. Os vencimentos podem chegar a R$ 1.296. 
 
As oportunidades são para Instrutor de Manutenção, Instrutor de Artes, Instrutor Agrícola, Técnico em Atividades Administrativas, Técnico em Atividades de Saúde, Agente de Segurança Socioeducativo, Assistente Social, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Médico, Nutricionista, Pedagogo e Psicólogo. 
 
As inscrições estão abertas no período de 2 de dezembro até às 18h de 16 de dezembro de 2013, pelo site www.sjc.sc.gov.br. Não será cobrada taxa de inscrição e o profissional contratado irá atuar nos Centros de Atendimento Socioeducativos Regionais de Lages e Chapecó (CASE de Lages e Chapecó), Casa de Semiliberdade de Lages, Centro de Internamento Provisório de Chapecó (CASEP de Chapecó), Plantão de Atendimento Inicial de Florianópolis, e Sede do Departamento de Administração Socioeducativa - DEASE.
 
O processo seletivo simplificado constará do somatório de pontos da contagem de títulos, cursos de qualificação e da experiência comprovada.
 
A contratação será temporária pelo período de 12 meses, podendo ser prorrogada por uma única vez, pelo mesmo prazo, exclusivamente para os locais de lotação em que foram abertas as devidas vagas.
Maiores informações estão disponíveis no site www.sjc.sc.gov.br, no link Processo Seletivo.

Concurso TRT - Alagoas 2013/2014

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, em Alagoas, divulgou a retificação do edital 02/2013 regido pelo edital 01/2013, de concurso público. Sob os cuidados da Fundação Carlos Chagas, o certame oferece 07 vagas para provimento imediato, além de formação de cadastro de reserva nos cargos de Analista e Técnico Judiciário.
 
Para o cargo de Analista Judiciário há seis vagas imediatas destinadas a portadores de diploma de nível superior nas áreas de Direito, Estatística, Psicologia, Engenharia Civil e Medicina/Psiquiatria. Para formação de cadastro reserva, há chances para graduados em qualquer área (Analista da área Administrativa) e também para formados em Contabilidade. A remuneração inicial para Analistas é de R$ 7.566,42, mas pode ser de até de R$ 9.188,20 (Oficial de Justiça). No nível médio, é oferecida uma vaga para Técnico Administrativo, cuja remuneração inicial é de R$ 4.635,03.
 
As inscrições serão realizadas, exclusivamente, via Internet, no www.concursosfcc.com.br, no período das 10h do dia 09 até às 14h do dia 20 de dezembro de 2013 (horário de Brasília).
 
A taxa é de R$ 80,00 para os cargos de Analista Judiciário, todas as áreas e especialidades e de R$ 65,00 para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa.
 
Todos os candidatos farão provas objetiva e discursiva-redação, as quais estão previstas para o dia 26 de janeiro de 2014, em Maceió - AL, aplicadas em turnos diferenciados.
 
O concurso público terá validade de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região.
 
Para mais informações, acesse o site da organizadora (www.concursosfcc.com.br).

Saiba quais são os alimentos que queimam calorias e ajudam a emagrecer

Os chamados termogênicos aceleram a queima de calorias do organismo e auxiliam na dieta. Além disso, há aqueles alimentos que impedem a formação das gordurinhas
 
A proposta é tentadora: quem não quer Inserir alguns alimentos na dieta e, em vez de engordar, perder calorias? Pois é. Parece mentira, mas não é.
 
Os alimentos termogênicos agem nas células e fazem com que haja uma produção maior de energia em forma de calor, o que acelera a queima de gordura.
 
A nutricionista Mariana Andrade, do Sistema de Saúde Hapvida, explica que as pimentas, chá-verde, chá-mate, café, gengibre, mostarda, soja, cúrcuma e suco de uva, além de outros, são os alimentos que têm esse poder.
 
Segundo Mariana, as pimentas contém o composto chamado capsaicina. “Ele é o grande responsável pelo efeito termogênico. A capsaicina favorece um aumento na mobilização de gorduras e diminuição da massa de tecido adiposo. Todas as pimentas vão proporcionar esse efeito, sendo malagueta, rubra (conhecida como biquinho, que arde bem pouco) ou pimenta preta (melhor moída na hora), mas as que possuem maior ardência normalmente possuem maior concentração de capsaicina”, explica.
 
Já o chá-verde, além de conter cafeína, também carrega um grupo de polifenóis chamados de catequinas. “As catequinas são os principais compostos que atuam no processo de emagrecimento”, explica a nutricionista.
 
E o chá- mate também entra no grupo de alimentos a favor da dieta. Mariana explica que a cafeína e outros compostos ajudam na termogênese. “A erva mate aumenta a produção de GLP-1, um hormônio fundamental para a termogênese e aumento do gasto calórico. O GLP-1 também aumenta a saciedade após a refeição e controla a liberação de insulina”.
 
O suco de uva, apesar de ser pouco conhecido para esse fim, tem poder de auxiliar no emagrecimento. “O resveratrol presente na casca das uvas conhecido como protetor do coração é também capaz de aumentar a quebra de gordura e inibir a formação de mais gordura no tecido adiposo”, explica Mariana. Além da uva, a canela e o açafrão também ajudam a inibir a formação de gordura.
 
Quanto e como consumir?
A quantidade recomendada desses alimentos varia bastante. “Mesmo sendo naturais, alguns deles têm contraindicações. O chá verde, por exemplo, deve ser evitado por quem tem problemas na tireoide. Mas, de maneira geral, os chás devem ser consumidos várias vezes ao dia, totalizando 2 a 3 xícaras diariamente”, explica a nutricionista da Hapvida.
 
Os temperos devem ser colocados nos alimentos sempre que for possível. “O gengibre pode ser colocado nos sucos e o suco de uva deve ser integral, sem aditivos, sem açúcar e de preferência orgânico. Mas tem que ser consumido com moderação pela grande concentração de açúcares da fruta”.
 
É preciso entender, porém, que os alimentos termogênicos são mais uma ferramenta no controle do peso, mas nunca podem ser considerados uma solução. “Os alimentos atuam em conjunto, alguns aumentando a termogênese, outros eliminando toxinas, reduzindo a inflamação e fazendo as células utilizarem gordura de forma eficiente”, explica a nutricionista. 
 
Comer a cada no máximo quatro horas e fazer exercícios físicos também contribuem para manter o metabolismo ativo.
 
Uva: a casca é rica em resveratrol, que além de proteger o coração, ajuda a inibir a formação de mais gordura.
 
A soja favorece a queima de calorias por termogênese.
 
A mostarda também é um alimento termogênico.
 
Gengibre é um potente anti-inflamatório e acelera a queima de gordura no corpo.
 
A canela tem poder de inibir a formação de gordura.
 
O açafrão-da-terra ou cúrcuma é um alimento que ajuda o corpo a queimar mais calorias.
 
O café entra na lista porque a cafeína ajuda na termogênese.
 
O chá-mate também aumenta a produção de um hormônio fundamental para a termogênese.
 
O chá-verde, além de conter cafeína, carrega um grupo de polifenóis que atuam na queima de calorias.
 
As pimentas contêm capsaicina, que ajudam na queima de gordura. As mais ardidas carregam mais desse composto.
 
iG

Pesquisadores do Into estudam perfil genético de pacientes com artrose

Rio de Janeiro - Pacientes que sofrem de artrose podem ter, em menos de dois anos, novas formas de tratamento da doença.
 
Pesquisadores que trabalham em um estudo desenvolvido pela Coordenação de Ensino e Pesquisa do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), no Rio de Janeiro, em parceria com uma tese de doutorado do Programa de Ciências Morfológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pretendem identificar fatores genéticos em pacientes com artrose e prevenir e até impedir que a doença se instale em pessoas que tenham o gene de predisposição à doença.
 
“A nossa ideia é verificar o perfil genético comum a todos com artrose e poder rastrear quem tem um gene que possa identificar a pessoa com possibilidade de ter artrose", disse o responsável pela pesquisa, o ortopedista do Into, Eduardo Branco de Sousa.
 
O pesquisador informou que o trabalho é inédito e está usando também o banco de tecidos de pessoas mais jovens que morreram a fim de fazer estudos comparativos com outras faixas de idade. “O banco tem material de pacientes jovens sem artrose. A ideia é pegar as células dessas pessoas e cultivar com as células de pacientes doentes e ver se isso se reproduz de novo. Estamos tentando analisar o que tem de relação entre os tecidos da articulação para ver como a doença se manifesta. Até agora sabemos que ela é multifatorial”, explicou.
 
O ortopedista informou ainda que a artrose é uma doença degenerativa e que, por desconhecimento, muitos pensam que só atinge pessoas idosas. Ele disse que embora a maior incidência esteja na faixa acima dos 60 anos, a doença ataca também pessoas com obesidade e até atletas que fizeram esportes com alta intensidade em faixa etária mais baixa. 
 
“Pessoas obesas têm um risco maior de ter artrose no quadril e joelhos por causa do peso. Pessoas que fizeram esporte de alta intensidade também têm sobrecarrega na articulação. Só que a gente identifica cada vez mais pessoas com menos de 60 anos procurando ajuda no hospital. A gente não sabe se as pessoas mais jovens estão tendo artrose mais cedo ou se antes elas não iam ao médico. Isso tudo na verdade é a nossa angústia”, ressaltou. 
 
Pelos estudos feitos no Into, 57% dos 8.900 pacientes que aguardam cirurgias de quadril, de joelho, de mão e de coluna são pacientes que sofrem de artrose. O médico declarou que esse é o principal tratamento da doença. Ele explicou que a dor é o sintoma mais comum, principalmente, no início das atividades do dia quando a pessoa levanta da cama, mas durante o dia, com o movimento, a tendência é diminuir. 
 
“Com a evolução da doença a dor passa a aparecer também durante o movimento e depois inclusive em repouso. Um outro sinal é que depois disso a pessoa fica com as articulações rígidas e chega a perder os movimentos”, disse, explicando os sintomas do agravamento da artrose.
 
Agência Brasil