Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Probióticos e prebióticos enchem seu prato de saúde

Conheça os benefícios destes suplementos alimentares vivos
 
O termo próbiotico deriva do grego e significa "pró vida", sendo o antônimo de antibiótico, que significa "contra a vida". O termo próbiotico é definido como "suplemento alimentar microbiano vivo, que afeta de forma benéfica seu receptor, através da melhoria do balanço microbiano intestinal".

Os probióticos são bactérias que produzem efeitos benéficos no hospedeiro, usados para prevenir e tratar doenças como promotores de crescimento e como imunoestimulantes.

Vários microorganismos são usados como probióticos, entre eles bactérias ácido-lácticas, não ácido-lácticas e leveduras. As mais conhecidas bactérias que exercem as funções no organismo são as bifidobacterium e Lactobacillus, em especial Lactobacillus acidophillus.
Os probióticos exercem as seguintes funções no organismo:

- Aumentam, de maneira significativa, o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos, pois ocorre um aumento dos níveis de vitaminas do complexo B e aminoácidos, absorção acrescida de cálcio e ferro;

- Fortalecem o sistema imunológico, através de uma maior produção de células protetoras;

- Possuem efeito funcional benéfico no organismo, equilibrando a flora intestinal, atuando no controle do colesterol e na redução do risco de câncer;

- Possuem uma particular importância para os indivíduos com intolerância à lactose, devido ao aumento de uma enzima que facilita a digestão da lactose.  
 
Segundo estudos recentes, além destas funções, os probióticos também auxiliam no reforço do sistema imunológico, ajudando o organismo a criar defesas contra bactérias e microorganismos indesejáveis.

Além das propriedades mencionadas, os probióticos devem ser inócuos, manter-se vivas por longo tempo durante a estocagem e transporte, tolerar o baixo ph do suco gástrico e resistir à ação da bile e das secreções pancreáticas e intestinais; não transportar genes transmissores de resistência a antibióticos e possuir propriedades anti-mutagênicas e anticarcinogênicas, assim como resistir a fagos e ao oxigênio.

Os probióticos normalmente têm pouco tempo de duração e, por isso mesmo, devem ser mantidos bem refrigerados. Ao serem ingeridos através dos alimentos, vão para o intestino e ali se somam à flora já existente, sem se fixarem, equilibrando-a e, com isso auxiliando no trabalho de absorção dos nutrientes. 
 
Os próbioticos podem ser componentes de alimentos industrializados presentes no mercado, como leites fermentados, iogurte ou podem ser encontrados na forma de pó ou cápsulas.

Os leites fermentados são os principais exemplos de fonte de probioticos. Mas, é preciso manter uma espécie de ritual de ingestão diária destas substâncias para que os efeitos desejados se comprovem.  
 
Prebióticos
O termo prebiótico e utilizado, à diferença de probiótico, para designar ingredientes alimentares não digeríveis que beneficiam o hospedeiro por estimular seletivamente o crescimento e/ou a atividade de uma ou um número limitado de espécies bacterianas no cólon.

Os alimentos prebióticos são fibras alimentares, ou seja, carboidratos não digeríveis pelo nosso corpo, possuindo desta forma uma configuração molecular que os torna resistentes à ação de enzimas .
 
Os prebióticos apresentam as seguintes funções:

- Ajudam na manutenção da flora intestinal;

- Estimulam a motilidade intestinal (transito intestinal);

- Contribuem com a consistência normal das fezes, prevenindo assim a diarréia e a constipação intestinal por alterarem a microflora colonica, propiciando uma microflora saudável;

- Colaboram para que somente sejam absorvidas pelo intestino as substâncias necessárias, eliminando assim o excesso de glicose (açúcar) e colesterol, favorecendo, então, a diminuição do colesterol e triglicérides totais no sangue;

- Possuem efeito bifidogenico, isto é, estimulam o crescimento das bifidobacterias. Essas bactérias suprimem a atividade de outras bactérias que são putrefativas que podem formar substancias tóxicas. Exemplos de prebióticos são: frutoologosacarídeos (FOS) e a inulina. 
 
Os FOS são obtidos a partir da hidrólise da inulina. Os frutoologosacarídeos estão presentes nos alimentos de origem vegetal, como cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel e cerveja.

A inulina é um polímero de glicose extraído principalmente da raiz da chicória, sendo encontrada também no alho, cebola, aspargos e alcachofra.

A inulina extraída da chicória é produzida comercialmente e pode ser consumida por diabéticos como substituta do açúcar por conter de 1 a 2kcal/g.

Os prebióticos e probióticos têm funções e o consumo destes alimentos deve ser estimulado. Os dois podem ser encontrados em alimentos e também em suplementos. 
 
Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário