Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Canela: alimento termogênico favorece a dieta e combate o diabetes

Canela é interessante para quem tem diabetes
Esta especiaria também controla o colesterol e o triglicérides
 
A canela possui uma série de benefícios. Ele ajuda a prevenir e combater o diabetes, controlando os níveis de açúcar no sangue e aumentando a sensibilidade à insulina. Esta especiaria originária da Ásia, mais precisamente do Sri Lanka, também contribui para o emagrecimento por ter uma ação termogênica. Estudos apontam que a canela ajuda a diminuir o colesterol total e o ruim, LDL, e também os níveis de triglicérides.
 
Além disso, o alimento possui forte ação antioxidante e anti-inflamatória colaborando para a prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer e tumores e ajudando a combater resfriados.

 
Principais nutrientes da canela
A canela possui boas quantidades de cromo, nutriente responsável pelo efeito de melhora na sensibilidade à insulina e no controle glicêmico, fazendo com que o nutriente beneficie pessoas com diabetes. 
 
A especiaria também conta com o polifenol MHCP que pode melhorar a ação da insulina nas células, contribuindo para regularizar os níveis de glicose no sangue. Isto faz com que o nutriente seja interessante para o controle do diabetes tipo 2.  
 
Além disso, a canela é rica em compostos fenólicos que possuem uma atividade antioxidante, ou seja, neutralizam os radicais livres e podem assim prevenir o envelhecimento precoce, doenças degenerativas como o Alzheimer e tumores. 
 
A canela também tem uma ação anti-inflamatória devido ao cariofileno, nutriente que integra sua composição. Isto faz com que o consumo da especiaria seja indicado para quem sofre com problemas inflamatórios, entre eles a obesidade. 
 
Benefícios da canela
 
Previne e controla o diabetes: Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry dos Estados Unidos observou que a canela contribuiu para o aumento do metabolismo do açúcar nas células de gordura, o que ajuda na prevenção do diabetes tipo 2 e também de doenças cardiovasculares. 
 
A canela possui cromo. Este nutriente pode aumentar a sensibilidade à insulina, quando isso acontece há um risco maior de a pessoa desenvolver uma resistência à insulina e consequentemente o diabetes.  
O cromo também é interessante porque melhora o controle glicêmico, evitando picos de glicemia. Assim, o pâncreas precisa produzir menos insulina, o que evita que os órgãos se tornem resistentes ao hormônio sem que seja preciso mais dessa substância para absorver a mesma quantidade de açúcar, quadro que pode evoluir para diabetes tipo 2.  
 
A especiaria ainda conta com o polifenol MHCP que melhora a ação da insulina nas células, contribuindo para a redução dos níveis de glicose no sangue. Assim, a canela é uma grande aliada no controle do diabetes tipo 2. 
 
Os resultados positivos da canela também foram observados em mulheres com resistência à insulina associada à Síndrome do Ovário Policístico.  
 
Controla o colesterol: Um estudo publicado pela American Diabetes Association, dos Estados Unidos, com 60 pessoas observou que o consumo de canela por 40 dias contribuiu para a diminuição do colesterol total, a redução variou entre 12 e 26%, enquanto do colesterol ruim, LDL, a redução variou de 7 a 27%. 
 
Acredita-se que este benefício ocorra devido às ações antioxidante e anti-inflamatória da canela. Porém, especialistas afirmam que ainda são necessários mais estudos para poder afirmar que a canela de fato contribui para a redução do colesterol. 
 
Controla o triglicérides: O mesmo estudo publicado pela American Diabetes Association, dos Estados Unidos também observou a redução dos níveis de triglicérides, diminuição que variou de 23 a 30%, após 40 dias consumindo a canela. Os altos níveis de triglicérides aumentam os riscos de desenvolver diabetes e doenças coronarianas. 
 
Assim como no caso do colesterol, os especialistas também afirmam que ainda são necessários mais estudos para poder afirmar que a canela de fato contribui para a redução dos níveis de triglicérides. 
 
Combate o resfriado: É interessante consumir a canela quando estiver resfriado. Isto porque ela possui um efeito imunomodulador que contribui para melhorar a resposta do organismo contra o vírus causador de gripes. Então, pode-se dizer que essa especiaria estimula o sistema imunológico. 
 
Contribui para o emagrecimento: A canela contribui para o emagrecimento por ser um alimento termogênico. Isto significa que ela é capaz de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. 
 
Além disso, a especiaria tem ação anti-inflamatória o que faz com que seu consumo seja interessante para pessoas com obesidade, já que esses indivíduos possuem um quadro de inflamação crônica. 
 
Ação antioxidante: A canela possui compostos fenólicos que possuem atividade antioxidante ou seja, neutralizam os radicais livres. Entre os benefícios que esta ação proporciona estão prevenir o envelhecimento precoce, doenças degenerativas como o Alzheimer e tumores.   
 
Quantidade recomendada de canela
Boa parte das pesquisas realizadas com canela foram com uma quantidade que variou entre 1 e 6 gramas, o equivalente a meia ou até uma colher de chá, ao dia. Como estes valores mudam muito, é interessante consultar um médico ou nutricionista sobre a melhor porção do alimento para cada pessoa. 
 
Como consumir a canela
Não há diferenças nutricionais entre a ingestão da canela em pó ou em pau. Esta especiaria pode ser consumida polvilhada sobre frutas, legumes e carnes e também pode ser incluída em chás e sucos. O alimento também fica muito bem polvilhado sobre doces, como arroz doce, cural de milho e mingau de aveia, entre outros.    
 
Combinando a canela
 
Canela + gengibre: Esta combinação é poderosa para quem está resfriado ou quer prevenir o problema. A canela estimula o sistema imunológico e o gengibre possui ação anti-inflamatória que ajuda a lidar com infecções no trato respiratório e tosse. A dupla também potencializa o gasto energético no organismo, pois assim como a canela o gengibre também é um alimento termogênico que ajuda a acelerar o metabolismo. 
 
Canela+ arroz doce: Um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition observou que incluir três gramas de canela no arroz doce promove a redução dos níveis de insulina logo após a refeição e o aumento do GLP-1, hormônio que estimula a secreção de insulina. Esse processo ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue.
 
Contraindicações
O consumo da canela, tanto polvilhada quanto na forma de chá, não é indicado para as gestantes em qualquer fase da gravidez. Isto porque a especiaria pode aumentar as contrações uterinas, elevando o risco de aborto. O alimento também não é interessante para lactentes e bebês. 
 
Pessoas com hipertensão devem consultar o médico sobre o consumo da canela. Isto porque alguns profissionais da área da saúde defendem que a especiaria pode elevar a pressão arterial, agravando a doença. 
 
Contudo, um estudo realizado pela Thames Valley University, da Inglaterra, mostrou exatamente o contrário. A pesquisa feita em indivíduos com diabetes tipo 2, observou que os níveis de pressão sanguínea destas pessoas reduziram após o consumo de dois gramas de canela por dia durante doze semanas. Como ainda não existem estudos suficientes para provar este benefício, o cuidado de hipertensos com o consumo do alimento continua.  
 
Pessoas com problemas de fígado e rim também precisam conversar com o médico antes de consumirem a canela. Isto porque alguns estudos recentes mostraram que a canela contém um composto tóxico conhecido como cumarina. Em altas concentrações a substância pode causar danos ao fígado e ao rim. 
 
Riscos do consumo em excesso
Em pessoas saudáveis o consumo em excesso da canela, além dos seis gramas máximos recomendados, pode levar a intoxicação, irritação das mucosas e do intestino, alteração dos batimentos cardíacos, úlcera e alergias. 
 
Minha Vida

Seu tipo de personalidade predispõe você ao estresse?

Qualquer pessoa pode ser alvo do estresse, mas algumas
características reduzem ou aumentam esse ricos
Seu modo de ser muda a forma como você lida com a tensão e pode manifestá-la
O estresse é algo comum e inseparável do nosso dia a dia. "Hoje a tensão faz parte do nosso cotidiano, mas isso não significa que ela precisa ser algo ruim", considera o psicólogo clínico Fernando Elias José, mestre em Cognição Humana pela PUC-RS. O estresse pode ser positivo, e o problema, na verdade, não está na tensão em si, mas na forma como lidamos com ela. 
Mas, nesse aspecto a personalidade é um fator muito importante na hora de reagir ao estresse.

"Dependendo das suas características você leva com mais facilidade as questões da sua vida ou não, elas podem ser mais leves ou mais pesadas de acordo com seu jeito de funcionar", define a psicóloga Marina Vasconcellos, terapeuta familiar e de casais. Levando isso em conta, estudiosos norte-americanos vêm traçando alguns perfis e de que forma cada um deles lida com situações estressantes. É uma teoria, mas pode ajudar as pessoas a buscarem pelo autoconhecimento. 
Eles não são diagnósticos definitivos, na verdade o comum é que cada pessoa apresente características deles de forma misturada e única, afinal não existem duas pessoas iguais. De qualquer forma, vale a pena conhecer as principais características de todos eles, e ver onde você se encaixa! Por isso, listamos esses tipos de personalidade a seguir, e conversamos com especialistas para saber como cada uma delas pode reagir a um problema, e quais são as soluções. 
Personalidade tipo A: explosivos e inseguros
Na década de 1950 dois cardiologistas norte-americanos traçaram os perfis A e B de personalidade. O primeiro consistia em pessoas mais nervosas, explosivas, ambiciosas e inseguras. Os dois estudiosos notaram que quem se encaixava nesse perfil tinha uma chance muito maior de ter doenças cardiovasculares. Porém, a classificação mais tarde foi utilizada no campo da psicologia, para determinar tipos de personalidade propensas à tensão. 
Esse perfil engloba, basicamente, pessoas que sempre correm contra o tempo, acumulam tarefas, têm uma atitude competitiva, usam palavras fortes, gostam de influenciar os outros e podem ser agressivos e hostis. Ter um desses traços já pode indicar essa personalidade. E tudo isso está ligado à baixa autoestima, gerando uma combinação explosiva. "Os indivíduos padrão tipo A possuem uma autoexigência muito elevada, o que pode ser uma fonte interna de estresse importante, visto que comparam o seu desempenho sempre com o ideal e não com a média", explica a psicóloga Carolina Michaella, do Instituto de Psicologia e Controle do Estresse (IPCS). Além disso, a falta de tempo e acúmulo de tarefas são fatores que podem muito bem gerar situações estressantes. 
Mas é importante ressaltar também que essas pessoas também demonstram mais a tensão que sentem. "A própria explosão das pessoas agressivas já é uma forma de mostrar que tudo esta fora do equilíbrio, o desgaste emocional é como se fosse uma faísca e tudo pega fogo imediatamente", descreve a psicóloga Adriana de Araújo, membro da Sociedade Brasileira de Psicologia. Mas isso nem sempre significa que elas estão sofrendo mais de estresse do que os outros ao redor, pois muitas vezes eles estão acostumados a lidar com as situações dessa forma. 
De qualquer forma, quem tem esse tipo de personalidade não está condenado a viver estressado. "O ideal para essas pessoas é procurar atividades que as acalmem, e como qualidade de vida é algo individual, não precisam se restringir a atividades como ioga ou meditação, apenas buscar algo que as relaxe", considera o psicólogo clínico Fernando Elias José. 
Personalidade tipo B: descontraídos
Em contrapartida, os cardiologistas norte-americanos traçaram os perfis tipo B, que são pessoas mais tranquilas e descontraídas, com maior capacidade para delegar funções, menor ambição e mais confiança tanto nos outros quanto em si mesmos. Ou seja, o exato oposto do tipo A, o que as torna menos propensas ao estresse, ou quando apresentam o problema, as capacita melhor a encontrar a causa. "Eles também podem ter uma forma de se perceber exigente, no entanto, lidam com isso com menos autoexigência que o tipo A", estabelece Carolina. 
Outra característica dessa personalidade é refletir de forma mais racional sobre os problemas. "Quando você coloca tudo na balança, você tem tempo de pensar nas suas atitudes, não toma nada por impulso, e foca em você, parando para se analisar e se perceber", pontua a psicóloga Marina Vasconcellos. Ao olhar a situação com frieza, fica muito mais fácil encontrar soluções e assim reduzir a tensão. 
Mas assim como o tipo A não é um estressado compulsivo, o tipo B também não está imune à tensão. "É importante que quando esse tipo de situação aparecer, elas preservem esse seu olhar que as ajuda a administrar a questão do jeito delas", aconselha Elias José. Também devem tomar cuidado para não somatizar as situações, sempre tentando demonstrar que está estressada, quando a tensão de fato ocorrer. 
Personalidade tipo C: fechados
São pessoas que internalizam mais seus sentimentos e o que lhes incomoda, não externalizando tanto seus sentimentos. Isso é ruim, pois essas pessoas acabam por não colocar para fora o mal-estar. "Ao não elaborar os sentimentos e exprimir, o corpo assume: você pode apresentar imunidade baixa, depressão, falha de memória, lapsos de memória...", descreve Marina. Essa é a chamada somatização.
Inclusive, alguns especialistas acreditam que isso esteja ligado ao câncer. "Muitos pacientes com essa doença normalmente apresentam histórico de alguma situação difícil de lidar, seja de familiares, empregos ou afastamento de pessoas queridas... Por outro lado, algumas pessoas tranquilas também podem desenvolver essa doença. Ainda precisam ser feitos muitos estudos para estabelecer essa relação", acredita a especialista. 
De qualquer forma, pessoas com essa personalidade mais fechada precisam encontrar outras formas de colocar o estresse para fora. "De forma geral, elas têm que externar isso, porque guardar sentimentos não gera benefício para ninguém. Mas isso pode ser feito de forma não-verbal, através de atividades físicas ou de algum outro hobby que a permita se expressar", ensina o psicólogo clínico Elias José.
Personalidade tipo D: pessimistas e solitários
Esse grupo é composto por pessoas mais negativas, depressivas e normalmente solitárias. Para o psicólogo Elias José, nem sempre a negatividade é o fator mais relevante ao estresse nessa situação: "se o estilo da pessoa é este, ela não necessariamente está estressada com isso, e sim funciona dessa forma, sendo pessismista", pondera o especialista. Mas é claro, quando você já é negativo, fica mais difícil encontrar saídas em situações tensas, o que pode contribuir para o mal-estar. Além disso, esse tipo de atitude faz com que a pessoa acumule pensamentos ruins, que agem como um "peso", como destaca Adriana de Araújo.
Mas talvez o principal problema dessa personalidade seja a solidão. "Muitos se afastam de quem é negativo, e essas pessoas acabam lidando sozinhas com os problemas sem dividir muito", observa Marina Vasconcellos. Além disso, essas pessoas podem não lidar bem com a opinião dos outros e acabam não tendo muito incentivo para mudar.
Para esses indivíduos, o ideal era tentar trabalhar esse lado negativo, e um bom caminho é através da psicoterapia. "É importante tentar de alguma maneira dar outro significado à vida e às situações", acredita Elias José. "Também vale lembrar que nem sempre somos donos da verdade se muitas pessoas falam que você é negativo, você tem que estar aberto ao feedback externo e tentar mudar isso", finaliza. 
Personalidade não é tudo
Se você se identificou com um ou mais pontos de cada uma dessas personalidades, não se preocupe! Como cada pessoa é única, é normal que misturemos essas características mesmo. E o mais importante é lembrar que esse fator não é o único a determinar como lidamos com o estresse. "Muitas vezes duas pessoas podem ter personalidades parecidas, mas um fator estressante para uma pode ser tranquilo para a outra, isso é algo muito individual", reitera Elias José.
E, mais importante do que o estressor ou a forma como se encara o estresse, está a capacidade de resolver as situações. "O único aspecto que faz diferença é ser capaz de solucionar os problemas e de lidar com os reveses da vida", ressalta a psicóloga Adriana de Araújo. Portanto, não encare as suas características como algo determinante para seu estresse, e tente, no lugar disso, trabalhar habilidades para lidar melhor com o estresse.
MInha Vida

Sete maneiras de evitar a transpiração excessiva

Como evitar a transpiração excessivaA alimentação, a composição corporal e a roupa têm influência direta sobre o suor
 
É normal transpirar demais?
 
Quem é gordinho sua mais?
 
Todo mundo percebe quando o seu desodorante venceu?
 
É preciso usar um bom desodorante e fazer a higienização das axilas para afastar o mau cheiro e regular o suor, mas não é só isso.
 
O tipo de roupa, a alimentação e a depilação também interferem no seu bem-estar. É por isso que muita gente tem tantas dúvidas sobre o assunto.
 
Fomos conversar com especialistas para esclarecer as principais dúvidas sobre transpiração.
 
Veja logo abaixo:
 
Talco substitui o desodorante num momento de emergência?
Sim, mas depende da sudorese. "O talco pode ajudar a disfarçar o mau cheiro, que é provocado pelas bactérias presentes nas glândulas sudoríparas que metabolizam o suor", explica a dermatologista Paula Cabral, da clínica Hagla, do Rio de Janeiro. A transpiração em si não tem odor. Mas só um desodorante com função antitranspirante é capaz de controlá-la. Mas cuidado: o uso de talco, soluções caseiras e perfumes nas axilas não são aconselháveis pelos médicos, porque podem comprometer a transpiração ou irritar a pele. 
Algumas comidas podem piorar o cheiro do suor?
Sim, alguns alimentos também influenciam no mau cheiro. Mas é um efeito transitório: dura o tempo necessário para a metabolização e eliminação das substâncias responsáveis pelo odor. "Os alimentos que mais causam esse efeito são os que contêm enxofre, como o alho e a cebola", afirma a nutricionista Marília Ninot. O consumo excessivo de proteínas aumenta a produção de amônia, dando ao suor um cheiro mais intenso. Além disso, dietas com grande restrição de carboidratos também podem modificar os odores corporais. O metabolismo acelerado de gorduras produz substâncias chamadas corpos cetônicos, causadoras de um odor característico. "Esse processo também pode alterar o odor corporal de diabéticos", completa a especialista. 
Dá para sentir o mau cheiro de longe quando o desodorante venceu?
Em geral, sim. O odor varia de pessoa para pessoa. A dica é: se você está sentido o cheiro desagradável, então seu vizinho também está. Mas, muitas vezes, acostumamos com o nosso cheiro, então a segunda dica para evitar esta saia justa é reaplicar o desodorante ao longo do dia, principalmente se o trabalho for extenuante e a temperatura for elevada. 
Transpiro demais. E agora?
A transpiração é um processo natural do organismo, que tem o objetivo de regular a temperatura corporal. "A intensidade do suor varia de pessoa para pessoa e depende de vários fatores, entre eles sexo, dieta alimentar, estado de hidratação corporal, idade e número de glândulas sudoríparas em atividade. Além disso, obesidade, distúrbios psiquiátricos, hipertireoidismo, menopausa e situações estressantes, como entrevistas e testes, interferem no volume de sudorese. Já o excesso de transpiração, chamado hiperidrose, causa constrangimento e pede tratamento médico", explica o endocrinologista Cyro Guimarães Junior, professor da Faculdade de Medicina da USP. Em alguns casos, o suor é excessivo nos momentos de ansiedade e estresse, mesmo quando a temperatura é bem baixa. Na hiperidrose, a sudorese se concentra mais nas mãos, axilas e pés. Para controlar o suor, é possível fazer uma cirurgia ou experimentar aplicações regulares de toxina botulínica nas áreas afetadas.  
Quem está acima do peso sua mais?
Este pode ser um dos motivos. Quando o indivíduo tem sobrepeso ou é obeso, a transpiração será mais acentuada, pois a gordura é um isolante térmico. Mas a intensidade do suor depende de vários fatores, entre eles causas hormonais, dieta alimentar e pode ser até uma doença, a hiperidrose. A primeira medida é buscar um médico, que pode ser um endocrinologista. Quem sofre com o excesso de peso, precisa se preocupar com as assaduras. Segundo o endocrinologista Cyro Guimarães Junior, ao suarem mais sem fazer qualquer esforço físico, os obesos podem sofrer com as assaduras nas dobrinhas do corpo: debaixo do peito, nas axilas e, por atrito, as coxas são as regiões mais suscetíveis ao problema. Essas lesões, que ficam sempre úmidas, ainda podem ser um foco para a proliferação de bactérias ou fungos e dar origem ao odor e até à infecções. Para que isso não aconteça é preciso manter a pele sempre seca, tomar banho com sabonetes bactericidas, usar desodorantes que ajudam no controle da transpiração e, se aparecer áreas mais vermelhas que apresentam ardência, passar uma pomada à base de óxido de zinco para proteger o local.  
Como evitar manchas de suor nas roupas ao longo do dia?
Além de usar um bom desodorante antitranspirante que regule a quantidade de suor, dê muito mais atenção a escolha das peças de roupas. Prefira peças de algodão, ou seja, feitas de fibras naturais. Os tecidos sintéticos, como o elastano e a elanca, não deixam a pele respirar, retêm o suor e dão mais chance para as bactérias entrarem em ação.

 Durante o dia, privilegie roupas de cores claras e que não apertem as axilas. Evite também tecidos grossos ou pesados, pois eles impedem a transpiração eficaz. Não repita roupas usadas de maneira nenhuma e evite usar roupas de outras pessoas. 
Os pelos ajudam a reduzir o suor?
Não. Mas manter as axilas depiladas é uma medida importante para prolongar o efeito do desodorante. A pele lisinha ajuda a evaporar o suor e a diminuir o odor causado pelas bactérias, cuja proliferação é favorecida pela umidade retida nos pelos.  
 
Minha Vida

Saiba como funciona e como equilibrar o intestino

Mais de 70% das bactérias estão localizadas no sistema gastrointestinal
 
O corpo humano é como uma verdadeira metrópole habitada por cerca de 10 trilhões de células e 100 trilhões de bactérias que convivem em harmonia. Mais de 70% das bactérias estão localizadas no sistema gastrointestinal.
 
A flora intestinal é formada por mais de mil espécies de bactérias. A população microbiana do cólon é gigantesca. O número de bactérias é dez vezes maior que o número de células humanas, o que equivale a 1,5 kg de bactérias em cada um de nós.
 
Saiba como funciona o intestino e como evitar o desequilíbrio.

 
R7

Escovar os dentes de forma errada causa doenças na gengiva

Escovação errada pode causar mau hálito e perda dos dentes
Problema pode causar mau hálito e até a perda dos dentes
 
O uso de fio dental e a escovação adequada após as refeições são fundamentais para evitar problemas na gengiva. A limpeza incorreta dos dentes pode ocasionar gengivite e periodontite.
 
As doenças são causadas por uma placa incolor e aderente às superfícies dos dentes. Nelas estão as bactérias encontradas na flora bucal. A gengivite é uma inflamação na gengiva causada pela liberação das toxinas das bactérias encontradas na placa dental.
 
A doença causa sangramento gengival e altera a cor rósea para vermelho. A periodontite é um estágio mais grave da gengivite. Ela causa o comprometimento das estruturas de suporte dos dentes. O problema provoca mau hálito, retração gengival e até perda dos dentes.
 
Estudos apontam que não são apenas as pessoas mais velhas que sofrem com a doença. Adolescentes e jovens também não estão livres dela, desde que não façam uma higiene adequada dos dentes.
 
Os tratamentos indicados são controle da placa dental, remoção de tártaro, alisamento das raízes dos dentes e ida ao dentista a cada três ou seis meses. Em casos mais graves de periodontite é recomendado o tratamento cirúrgico.

R7

América Latina reduz fome mas sofre com obesidade

Países com mais obesidade nos adultos acima de 20 anos são
San Cristóbal e las Neves, Belize, Bahamas, México,
Barbados e Venezuela
Situação afeta mais que a desnutrição e ameaça transformar no principal risco alimentício
A FAO elogiou, nesta terça-feira (3), o esforço para reduzir a fome na América Latina e no Caribe, onde o problema afeta 7,9% da população, mas advertiu do risco do aumento dos índices de obesidade e sobrepeso. No relatório "Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional da América Latina e do Caribe 2013", apresentado hoje em Santiago, a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) argumentou que a região é a que maiores avanços fez na luta contra a fome.
 
Segundo números da FAO, o número de pessoas que passa fome na região diminuiu de 65,7 milhões em 1990-1992 para 47 milhões em 2011-2013, o que equivale a uma queda de 14,7% da população para 7,9%. Adoniram Sanches, oficial de políticas da FAO, disse que oito países da América Latina e o Caribe conseguiram erradicar a fome: Argentina, Barbados, Chile, Cuba, Dominica, México, São Vicente e Granadinas e Venezuela. Outros, como Brasil, Colômbia, Guiana, Honduras, Nicarágua, Panamá, Peru e República Dominicana alcançaram a meta do primeiro Objetivo do Milênio, que propõe reduzir pela metade entre 1990 e 2015 as pessoas que sentem fome.
 
Estes avanços são o resultado da combinação de crescimento econômico, compromisso político e uma "decidida ação pública" com o enfoque de "dupla via", que complementa ações diretas para atender os mais vulneráveis com políticas para modificar as estruturas que geram desigualdade e exclusão, disse a FAO.
 
Nesse sentido, Sanches ressaltou quatro tipos de políticas impulsionadas pelos governos da região que tiveram efeitos positivos na redução da fome e da desnutrição. Trata-se das transferências condicionadas, os programas de alimentação — os 33 países latino-americanos e caribenhos têm algum, planos de apoio à agricultura familiar e iniciativas para fomentar o emprego rural decente.
 
Apesar da melhora nos últimos anos, a FAO lembrou que ainda há 47 milhões de pessoas desnutridas na região e 66 milhões que vivem em situação de indigência. A situação mais delicada é a do Haiti, onde 49,8% da população passa fome, seguido pela Guatemala (30,5%), Paraguai (22,3%), Nicarágua (21,7%) e Bolívia (21,3%).
 
Um problema que surgiu com força nos últimos anos é a obesidade e o sobrepeso, uma situação que na região afeta mais gente que a desnutrição e que ameaça com se transformar no principal risco alimentício nos próximos dez anos. Segundo a FAO, a obesidade afeta 23% da população adulta da região, uma porcentagem que sobe para 61% se forem contabilizadas também as pessoas com sobrepeso.
 
O chefe de políticas do escritório regional da FAO assinalou que "a obesidade é grave porque se vincula a doenças cardiorrespiratórias ou diabetes". Ele acrescenta que a OMS (Organização Mundial da Saúde) já avisou que "é um grande dilema" para os próximos anos.
 
O problema do excesso de peso se deve a mudanças no estilo de vida e às profundas transformações nos padrões alimentícios. E afeta os países da região com maior crescimento econômico e os mais pobres, assim como os que conseguiram erradicar a fome e os que ainda sofrem dessa carência, afirmou a FAO no relatório.
 
Segundo números divulgados pelo organismo das Nações Unidas, os países com mais obesidade nos adultos maiores de 20 anos são San Cristóbal e las Neves (41%), Belize (35%), Bahamas (35%), México (33%), Barbados (33%) e Venezuela (31%). Chile e Argentina se situam na zona alta da lista com 29%, enquanto na parte baixa aparecem Equador (22%), Cuba (21%), Brasil (20%), Paraguai (19%), Bolívia (19%), Colômbia (18%) e Peru (17%). María José Coloma, empresa de consultoria em nutrição da FAO, sustentou que países como o Brasil, Chile, México, Costa Rica impulsionaram nos últimos anos leis para limitar a publicidade de fast food voltada para crianças e fomentaram a educação e o identificação nutricional dos alimentos.
 
EFE/R7

Dieta saudável ajuda a reduzir os sintomas de depressão

dieta-ajuda-a-resolver-sintomas-depressaoTendencialmente quando uma pessoa começa a fazer uma dieta saudável e começa a ver os primeiros resultados, ela passa a se sentir mais motivada, recuperando assim a autoestima perdida. Um estudo feito pela  Universidade de Eastern Finlan, na Finlândia concluiu que esse tipo de dieta pode também diminuir os sintomas da depressão.
 
A pesquisa realizada na Finlândia, teve como princípio a observação de dois mil homens Finlandeses de meia idade, pelo período de 13 anos, durante o período levou-se em consideração o tipo de alimentação e a frequência com a qual se alimentavam, ao término, foi detectado que os sintomas da depressão haviam diminuído  com o passar do tempo, à medida em que os pacientes também perdiam peso. O estudo apontou também a hipótese de que, além de diminuir a depressão, uma dieta saudável pode prevenir a doença.
 
De acordo com as informações, uma dieta saudável rica em vegetais, frutas, grãos integrais, aves, peixes e queijos com baixo teor de gordura está associada a uma diminuição dos sintomas depressivos.
 
O aumento da ingestão de ácido fólico também foi associado à redução dos risco de depressão, esse nutriente é encontrado em alimentos como legumes, frutas, grãos integrais, carnes e fígados.
 
Na contramão da alimentação recomendada à redução dos sintomas da depressão, estão os alimentos calóricos e com baixos níveis de nutrientes, tais como salsichas, carnes processadas, sobremesas com açúcar, bebidas açucaradas, alimentos industrializados, pães e batatas assadas, que estariam diretamente ligados ao aumento dos níveis de sintomas da depressão.
 
Conheça agora os alimentos que ajudam a levantar o astral
 
Lentilha
A lentilha é fonte de cálcio, agente que auxilia na transmissão de impulsos nervosos e aumenta a produção de bactérias benéficas ao intestino. Recomenda-se que seja consumida uma porção de lentilha três vezes por semana.
 
Cereais integrais
Milho, trigo e arroz, ajudam a produzir serotonina, substância responsável pelo bem estar,  além disso, fornecem energia ao organismo. No caso do milho é também encontrada uma proteína chamada zeína, capaz de atuar no sistema nervoso evitando a depressão.
 
Gérmen de trigo
Rico em vitamina do complexo B, o gérmen de trigo ajuda a regular o humor, diminuindo a irritabilidade, ele ainda contém inositol que é uma substância capaz de auxiliar no bom funcionamento dos  neurotransmissores. O alimento oferece também vitamina B5 conhecida como anti-estresse devido às suas propriedades.
 
Frutas vermelhas
Amoras, morangos e cerejas são alimentos ricos em antocianidina, antioxidante que protege o organismo dos radicais livres, além de ajudar a controlar o humor e manter o alto astral. Ricas em vitamina B6, essas frutas aceleram também o metabolismo e regulam o ânimo.
 
Mel
Rico em carboidratos, auxilia na produção de serotonina, além de reforçar as defesas do organismo.
 
Chá verde
Rico em antioxidantes como polifenóis e catequinas, auxilia na redução do estresse diminuindo os radicais livres no cérebro, e protegendo os neurônios, além de agir neutralizando os risco de inflamações. Apesar dos benefícios, não deve-se abusar na dose do chá verde, doses exageradas podem aumentar a irritabilidade e a ansiedade. O consumo recomendado de modo general é de 3 xícaras de chá ao dia.
 
Vale ressaltar que todas as informações desse artigo são meramente informativas, um nutricionista, ou qualquer outro profissional qualificado, deve ser consultado sempre antes de qualquer procedimento relacionado à saúde, seja ele natural ou não.
 
Clickgratis

Conheça o maior banco de tumores da América Latina

Com amostras de tumores de mais de 30 mil pessoas, Fapesp e A.C. Carmago participam dos avanços do Programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID). Confira!
 
Quando a FAPESP e o Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer lançaram o Projeto Genoma Humano do Câncer, em 1999, o hospital A.C. Camargo – ao qual o Instituto estava associado – começou a armazenar amostras de tecidos tumorais de pacientes com câncer. Esse material deu origem ao primeiro, maior e mais importante biorrepositório da América Latina, com amostras de tumores de mais de 30 mil pessoas.
 
Esse banco de tumores tornou-se um precioso instrumento de pesquisa e de desenvolvimento para diagnóstico, prognóstico e tratamento de câncer. Cada amostra está correlacionada aos dados do paciente e ao histórico de sua doença. Assim, em paralelo ao banco de tumores, que contém os dados patológicos, há um banco de dados clínicos, com informações sobre cada paciente, e os dois estão integrados.
 
Dessa forma, é possível estudar as características de cada tecido tumoral em relação à evolução da doença do seu doador e à resposta a tratamentos, por exemplo. E, ao mesmo tempo, analisar e comparar esses dados com aqueles originários de tecidos e respostas clínicas de outros doadores, procurando mecanismos que permitam antecipar o diagnóstico ou prever o desenvolvimento da enfermidade.
 
“Graças à existência desse banco de tumores, pudemos pleitear nossa participação no Programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), possibilitando que o projeto fosse levado adiante e crescesse”, contou o patologista Fernando Soares, diretor do Departamento de Anatomia Patológica do hospital – recentemente renomeado como A.C. Camargo Cancer Center.
 
Soares coordenou o Centro Antonio Prudente para Pesquisa e Tratamento do Câncer, aprovado no primeiro edital do Programa CEPID, em 2000, e apoiado pela FAPESP por um período de 11 anos. As pesquisas realizadas por este CEPID prosseguiram no Centro Internacional de Pesquisa Ricardo Brentani, e a sua infraestrutura laboratorial foi incorporada pelo Centro de Patologia Investigativa (CPI), ambos instalados no A.C. Camargo Cancer Center.
 
As amostras depositadas no banco de tumores são recolhidas de pacientes submetidos a cirurgias. O tumor retirado é analisado por patologistas para a definição do tratamento e o material excedente é processado em “condições altamente controladas”, antes de ser congelado em nitrogênio líquido ou isolado em parafina, entre outros procedimentos.
 
“Ensaios de imuno-histoquímica ou técnicas de análise genômica permitem não apenas fazer o diagnóstico, mas também obter várias outras informações a respeito dos tumores, como a resistência a determinados tratamentos e a mensuração de biomarcadores prognósticos”, detalhou Vilma Martins, diretora do Centro Internacional de Pesquisa Ricardo Brentani.
 
Com a estrutura atualmente disponível no Centro de Pesquisa, é possível ainda gerar linhagens celulares a partir desses tumores e utilizá-las em modelos animais para o entendimento dos mecanismos associados ao processo tumoral. “Temos hoje uma estrutura que nos permite estudar esses tumores em nível molecular, celular e de sistemas, usando diferentes abordagens experimentais”, disse Vilma Martins.
 
A coleta e a armazenagem das amostras são realizadas apenas com a autorização do paciente ou de seu responsável legal. O material armazenado é codificado para assegurar a privacidade do doador e de todas as informações associadas. As pesquisas com o material são avaliadas e aprovadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa e, em alguns casos, também pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.
 
Os pacientes que chegam todos os dias ao A.C. Camargo Cancer Center são beneficiários diretos desses estudos. “Existe hoje um conjunto de procedimentos de rotina no hospital que são decorrência direta da pesquisa, conhecimentos adquiridos no estudo que foram incorporados à atenção ao paciente”, destacou Fernando Soares.
 
Prevenção e diagnóstico
Um dos principais usos das amostras do Banco de Tumores do A.C. Camargo Cancer Center é a busca de alterações genéticas que aumentam o risco de câncer. Os portadores dessas alterações são beneficiados com medidas preventivas ou diagnóstico precoce. Uma alteração de DNA, por exemplo, pode permitir identificar os riscos da doença em pacientes ainda sem sintomas clínicos e desencadear ações de prevenção.
 
“Um exemplo prático é a detecção de mutações associadas com as síndromes de cânceres familiais, que permitem identificar pacientes assintomáticos com risco para desenvolver a doença. Nesse caso, os pacientes podem ser acompanhados, diagnosticados e tratados precocemente”, exemplificou Vilma Martins. “Os pacientes e suas famílias também são encaminhados ao Serviço de Oncogenética para aconselhamento genético, criado e ampliado durante o projeto CEPID”, continuou.
 
Uma linha de pesquisa avaliou mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 em mulheres que desenvolveram câncer de mama em idade jovem. As mutações nesses genes, que têm como função a supressão tumoral, predispõem ao câncer de mama e ao câncer de ovário.
 
O estudo, desenvolvido em conjunto com pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), foi realizado em mulheres que tiveram câncer de mama entre os 20 e os 35 anos.
 
Ambos os genes foram analisados a partir do sequenciamento do DNA do sangue das pacientes. O maior benefício desse estudo foi possibilitar a identificação não só de pacientes em risco, mas também de famílias com alto risco. A partir da pesquisa, o hospital passou a disponibilizar o teste para detectar mutações naqueles genes, de forma a antecipar diagnósticos.
 
“As mutações nos genes BRCA1 e BRCA2, associadas a uma história de ocorrências de câncer de mama ou ovário na família, indicam maior probabilidade de que a doença venha a se manifestar.
 
Então, o sequenciamento desses genes passou a ser oferecido a pacientes que tenham esse tipo de histórico familiar”, relatou Vilma Martins.
 
SaudeWeb

Uip: Saúde precisa de gestão de leitos, não de mais hospitais

Estado tem cerca de 15 mil leitos desativados e baixa taxa de ocupação. Em evento, Secretário de Saúde adiantou investimento de R$ 630 mi em 17 hospitais
 
Vou precisar ser muito bem convencido para criar um novo hospital em São Paulo. Nós não precisamos de mais hospitais, nós precisamos de gestão de leitos”, sentenciou o secretário estadual de Saúde de São Paulo, David Uip, em encontro com empresários do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) realizado nesta terça-feira (3). Segundo levantamento realizado pela Secretaria e mostrado pelo infectologista, há 90,3 mil leitos disponíveis no estado e outros 15 mil desativados.
 
A taxa de ocupação média também é um grande problema: os hospitais pequenos (com menos de 50 leitos) trabalham com ocupação média de 34,5%. Instituições médias (de 51 a 150 leitos) possuem ocupação um pouco superior, de 48%, enquanto os grandes (mais de 150 leitos) ocupam em média 63,2%. Nos hospitais universitários, a taxa sobe para 73,4%, segundo dados apresentados pelo secretário.
 
Para Uip, que assumiu o cargo em setembro, o principal problema a ser combatido na saúde pública do estado são as filas, mas isso não significa necessariamente acabar com elas ou construir mais hospitais, mas sim reerguer a aprimorar a gestão dos existentes e humanizar o atendimento. Alcançar estes objetivos “já será um grande gol”, disse.
 
Parte dessa nova gestão passa por uma estruturação do sistema de saúde estadual: Uip adiantou que, na segunda-feira (9), o governador Geraldo Alckmin deve anunciar um plano de R$ 630 milhões para 17 hospitais estaduais chamados de “estruturantes”. O plano inclui a transformação de Santas Casas com número inferir a 50 leitos em Unidades Básicas de Saúde (UBS).
 
“Estamos propondo uma reestruturação não só com dinheiro, mas dando função às santas casas, que vão fazer papel de UBS. O objetivo é reativar 15 mil leitos parados, e esse número é por baixo, esperamos que sejam mais. Não é possível tolerar o financiamento de um sistema que não tem inteligência”, disse Uip.
 
Ajudar a alcançar estes objetivos é a principal função do Conselho de Saúde do Estado de São Paulo, formado por Uip com membros da secretaria e de notório saber em saúde (presidido por Adib Jatene), além de “não só empresários, mas empresários de sucesso, que entendam de gestão”. Principal tema de pauta: iniciativas e mudanças na gestão pública de saúde versus formas de financiá-las.
 
“Estamos formulando uma nova infraestrutura administrativa para a Secretaria. Perco cerca de três horas por dia despachando. Sou obrigado a assinar afastamento de médico que vai para um congresso no interior”, desabafou Uip ao mencionar mudanças na gestão da pasta que comanda. “Estamos fazendo revisão de todas as políticas e integrando sistemas.”
 
Uip também salientou a importância das organizações sociais de saúde (OSS) para a gestão dos hospitais do Estado, e lembrou das parcerias público-privadas (PPPs) para três hospitais anunciadas em outubro: Hospital Estadual de Sorocaba, Hospital Estadual de São José dos Campos e o Centro de Referência na Saúde da Mulher (novo Pérola Byington).
 
Reduzir filas também pode significar ampliar os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMES): dez delas funcionam aos sábados e a expectativa é implementar o “terceiro período”, ou seja, funcionamento noturno, para diminuir a espera por exames. “Espero chegar no ano que vem funcionando nos domingos. Não me faltam equipamentos, falta entender o porquê das filas”, ponderou Uip.
 
Problemas e rivalidades
Apontado como reação do governador tucano Geraldo Alckmin à popularidade crescente do ministro da Saúde, Alexandre Padilha – provável candidato do PT ao governo de São Paulo -, Uip substituiu Giovanni Guido Cerri, de perfil mais técnico, à frente da secretaria. Durante encontro do Lide, Uip não se furtou a criticar o governo federal.
 
“Não tenho nada contra mais médicos [referindo-se ao programa federal de alocação destes profissionais, inclusive estrangeiros, em áreas consideradas carentes], nem contra médicos de outros países. Temos médicos de vários países em São Paulo há muitos anos. O que acontece é que tem que seguir a lei. Salário não pode ser bolsa. Quero pagar direitos trabalhistas”, disse.
 
Também externou preocupação com o objetivo do governo federal definido como a “municipalização do ensino médico”. “Criar faculdades em tudo quanto é cidade é muito sério. Não vai dar certo. É preciso formar médicos com gabarito, ter projeto pedagógico”, disse.
 
O secretário criticou ainda a condução dos programas de saúde do governo federal (“Hoje 83% dos pacientes que estão nos pronto socorros deveriam estar na UBS. Há uma inversão na cadeia de encaminhamento no País.”) e da tabela do SUS, deficitária com relação ao custo real da maioria dos procedimentos realizados.
 
“Suspeite do hospital do SUS que tiver com as contas em dia. É absolutamente impossível”, disse.
 
“Esta conta não fecha.” Uip também disse que os “municípios estão quebrados”, e que o governo federal tem reduzido anualmente sua participação no custeio da saúde nos estados e municípios.
 
“Como vocês devem imaginar, não ando de bom humor com o Ministério da Saúde”, brincou.
 
SaudeWeb

Concurso Prefeitura de Goianésia - GO

A Prefeitura de Goianésia, localizada a 170 km de Goiânia, estado do Goiás, divulgou o  edital nº. 01/2013 para realização de concurso público visando preencher 97 vagas para profissionais de níveis médio e superior. O vencimento é de até R$ 10.533,22, para jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais.

Inscrições
O concurso será realizado pelo Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás e as inscrições serão realizadas no período de 03 a 19 de dezembro de 2013, exclusivamente via site www.cs.ufg.br.

Taxas e Cargos

- Cargos de nível médio – Técnico em Enfermagem, e Técnico em Radiologia: R$ 30,00;

- Cargos de nível superior – Assistente Social, Auditor Fiscal, Fiscal de Vigilância Sanitária, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Profissional do Magistério N1 e Psicólogo: R$ 60,00;

- Cargos de nível superior – Cirurgião-Dentista, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Médico Veterinário e Procurador do Município: R$ 100,00;

- Cargo de nível superior – Médico (Clínica Geral): R$ 140,00.

Provas
As provas serão realizadas na cidade de Goianésia-GO, provavelmente, no dia 19 de janeiro de 2014. Os endereços dos locais das provas, assim como a confirmação da data e do horário, constarão do comunicado a ser impresso pelo candidato, a partir do dia 14 de janeiro de 2014, por meio do site www.cs.ufg.br.

O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado no dia 19 de janeiro de 2014, após o término das provas. O resultado final da Prova Objetiva será divulgado no dia 3 de fevereiro de 2014.

O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contado a partir da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Senador Canedo - GO

A Prefeitura de Senador Canedo, no estado de Goiás, publicou edital n° 002/2013 de concurso público, para o preenchimento de 1.126 vagas distribuídas entre cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários entre R$ 716,27 e R$ 2.232,42, por carga horária de 20 a 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas no período de 11 de dezembro de 2013 a 2 de janeiro de 2014, exclusivamente via internet, no sítio www.cs.ufg.br.
 
Cargos e taxas de inscrição
Os valores das taxas de inscrição, conforme o cargo pretendido, são os seguintes:
- Auxiliar Administrativo, Auxiliar Educacional, e Auxiliar Operacional: R$ 35,81.
- Assistente de Saúde, Agente Educacional e Telefonista: R$ 38,80.
- Assistente Administrativo e Educador Social: R$ 41,78.
- Assistente Educacional: R$ 50,74.
- Assistente Operacional: R$ 52,50.
- Condutor de Veículos: R$ 53,72.
- Agente de Inspeção Sanitária e Operador de Máquinas: R$ 60,00.
- Fiscal de Saúde Pública, Fiscal de Serviços Urbanos, Fiscal de Tributos Municipais: R$ 90,97.
-Analista Jurídico, Analista Educacional, Analista de Saúde, Cirurgião-Dentista, Médico: R$ 111,62.

Provas
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 02 de fevereiro de 2013. Os endereços dos locais das provas, assim como a confirmação da data e do horário, constarão do comunicado a ser impresso pelo candidato, por meio do site www.cs.ufg.br.
 
De acordo com as informações, haverá prova prática para Assistente Operacional e Operador de Máquinas e prova de capacidade física para Auxiliar Administrativo, Auxiliar Educacional e Auxiliar Operacional, possivelmente entre 8 e 19 de março 2014.

O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contado a partir da data de homologação do certame (prevista para 30 de abril de 2014), podendo ser prorrogada uma única vez por igual período.

Prefeitura de Apiacá - ES promove processo seletivo

A Prefeitura de Apiacá, no estado do Espírito Santo, divulgou edital n° 001/2013 de processo seletivo. A meta é a contratação temporária de servidores de níveis fundamental, médio e superior, por salário de até R$ 6.000,00. Os contratados cumprirão jornada de trabalho entre 10 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Assistente Social, Bioquímico, Dentista, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (Cardiologista, Clínico Geral, Ginecologista, Ortopedista, Otorrinolaringologista, Pediatra, Psiquiatra e Urologista), Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Assistente Social, Contador, Engenheiro Civil, Veterinário, Procurador Jurídico, Técnico (Agrícola, Contábil, Enfermagem, Informática e Segurança do Trabalho), Agente de Fiscalização, Auxiliar Administrativo, Técnico Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Atendente de Consultório Dentário, Motorista e Operador de Máquina.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas das 14h00min do dia 7 de novembro até às 23h59min do dia 5 de dezembro de 2013, no site www.idecan.org.br. A taxa de inscrição custa R$ 30,00, R$ 40,00 ou R$ 60,00, dependendo do nível exigido pelo cargo pretendido.
 
Prova
O processo seletivo será constituído de prova objetiva e prática (somente para os cargos de Motorista e Operador de Máquina).
 
As provas objetivas serão aplicadas na cidade Apiacá/ES, com data prevista para o dia 12 de janeiro de 2014, das 09h às 12h e das 14h30min às 17h30min, em local a ser divulgado a partir do dia 06 de janeiro de 2014 no site www.idecan.org.br. Os gabaritos oficiais preliminares serão divulgados a partir das 16h00min do dia subsequente ao da realização das provas objetivas.
 
Validade
O processo seletivo será válido por 1 ano, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

EBSERH abre concurso para preencher 737 vagas no HUCAM-UFES

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) está realizando concurso público que objetiva a contratação de profissionais das áreas Médica, Assistencial e Administrativa para atuação no Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes, vinculado à Universidade Federal do Espírito Santo (HUCAM/UFES). Os editais nºs. 02, 03 e 04/2013 poderão ser encontrados na página da Instituto AOCP (www.institutoaocp.org.br), organizador do processo de seleção.
 
De acordo com a EBSERH, a contratação permitirá ao hospital a reativação de leitos que atualmente encontram-se desativados em decorrência da falta de pessoal e a ampliação dos serviços de saúde prestados à população. A recomposição do quadro de pessoal é uma das ações do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).
 
A oferta total é de 737 vagas, sendo 139 vagas de nível superior em 66 especialidades médicas, 526 vagas de níveis médio e superior na área assistencial e 72 vagas de níveis superior e médio para a área administrativa. O certame também formará cadastro de reserva.
 
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, no site www.institutoaocp.org.br, no período das 08h do dia 04 de novembro até às 14h do dia 09 de dezembro de 2013, observado o horário de Brasília. 
 
Os aprovados que forem contratados para ingresso no quadro permanente da EBSERH seguirão o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e terão direito ao plano de cargos, carreiras e salários, além do plano de benefícios da empresa.

Concurso CRMV - ES

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo – CRMV‐ES, publicou edital de concurso público nº. 01/2013. O certame tem como objetivo o provimento de duas vagas efetivas, além de formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio, oferecendo remuneração de até R$ 1.368,00.
 
Cargos
Auxiliar Administrativo, Agente Administrativo, Agente de Fiscalização e Recepcionista.
 
Inscrição
Os interessados devem pagar uma taxa no valor de R$ 70,00, podendo efetuar a inscrição no site www.quadrix.org.br, até às 23 horas e 59 minutos do dia 22 de dezembro de 2013.
 
Provas
A prova objetiva e a redação estão previstas para serem realizadas no dia 12 de janeiro de 2014, em locais e horários que serão divulgados na data provável de 07 de janeiro de 2014, através do comprovante definitivo de inscrição disponibilizado no site www.quadrix.org.br. O gabarito oficial preliminar da prova objetiva será divulgado a  partir do dia 13 de janeiro de 2014.
 
A validade do concurso público é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período

SES - DF abre vagas para profissionais da saúde

A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES - DF) abriu os editais nº  027 e 028/2013 de processo seletivo, com a intenção de ocupar 448 vagas para a saúde no estado, sendo 443 para Médicos em diversas especialidades e 05 para Enfermeiros. Os salários podem chegar a R$ 17.600,00.
 
A inscrição será feita no período de 02 e 06 de dezembro de 2013, somente de forma presencial, com a entrega do Currículo na Gerência de Planejamento, Seleção e Provimento, da Diretoria de Planejamento, Desenvolvimento, Monitoramento e Avaliação do Trabalho e dos Profissionais da Subsecretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, situada no SAIN s/nº Parque Rural Estação Biológica, Subsolo, Asa Norte – Brasília/DF, das 9h às 17h, com posterior destinação às bancas examinadoras para avaliação. Os interessados deverão entregar currículo informando a especialidade a que concorrem.
 
A avaliação dos candidatos será por meio da soma algébrica simples dos pontos referentes aos títulos apresentados.
 
É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a esta Contratação por tempo determinado no Diário Oficial do Distrito Federal no endereço eletrônico www.distritofederal.df.gov.br e divulgados na Internet no endereço eletrônico www.saude.df.gov.br.

Concurso Prefeitura de Camaçari - BA

A Prefeitura de Camaçari, no estado da Bahia, publicou edital nº 001/2013, de concurso público, para contratação de 463 profissionais a serem distribuídos entre cargos de níveis fundamental, médio e superior. De acordo com o edital, os vencimentos podem oscilar entre R$ 761,26 e R$ 6.881,27.
 
Cargos 
Agente de Combate às Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Assistente Administrativo, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Educação Infantil, Fiscal do Uso do Solo e do Meio Ambiente, Operador de Rádio, Programador, Técnico Agropecuário, Técnico em Atividade Tributária, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico de Vigilância em Saúde NM, Administrador, Analista de Controle Interno, Arquiteto, Assistente Social, Auditor Fiscal, Contador, Coordenador Pedagógico, Economista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Engenheiro Cartográfico, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico em diversas especialidades, Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo, Professor (diversas disciplinas), Psicólogo, Técnico em Comunicação Social, Técnico em Tecnologia da Informação, Técnico de Vigilância em Saúde e Veterinário.
 
Inscrição e Seleção
As inscrições serão realizadas até o dia 05 de dezembro de 2013, pelo endereço eletrônico www.aocp.com.br. Para os candidatos que não têm acesso à internet, serão disponibilizados Postos de Inscrição na Casa do Trabalho, Sala 06,  Rua do Migrante S/N, Centro, e na Orla, Estrada do Côco, km 13, Prefeitura Avançada da Orla, Buris de Abrantes, Distrito de Abrantes, Camaçari-BA. As taxas variam de R$ 20 a R$ 60.
 
O concurso será composto de prova objetiva, prova dissertativa, teste de aptidão física e prova de títulos. As provas objetiva e dissertativa serão aplicadas na cidade de Camaçari, na data prevista de 19 de janeiro de 2014.
 
A validade do certame é de dois  anos, podendo ser prorrogada por igual período.
 
Veja o edital, os anexos e demais retificações no site: http://www.aocp.com.br/concurso

Concurso Prefeitura de Belmonte - BA

No estado da Bahia, a Prefeitura de Belmonte divulgou edital de concurso público nº 002/2013 (depois de anular o edital 001/2013), que pretende ocupar 100 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade. Os vencimentos variam de R$ 678,00 a R$ 4.000,00. 
 
Agente administrativo, agente de portaria, assistente social, auxiliar administrativo, administrador de empresas, assistente técnico de radiologia, auxiliar de nutrição, auxiliar de serviços gerais, carpinteiro, coordenador pedagógico, encanador, enfermeiro, eletricista, fisioterapeuta, inspetor de vigilância sanitária/ambiental, mecânico, médico (anestesista, ginecologista, obstetra, pediatra e urologista), veterinário, motorista, operador de computador, professor, recepcionista, técnico em enfermagem, vigilante.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 08 de dezembro de 2013, no site www.msmconsultoria.com.br e também na Lan House @NET, situada na Rua 23 de maio, 667 – Centro – Belmonte-BA. As taxas de inscrição variam de R$ 34,00 a 100,00, a depender do cargo pretendido.
 
A seleção será constituída de prova objetiva, como etapa única, a ser realizada na data provável de 19 de janeiro de 2013. O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 21 de janeiro de 2013.
 
O concurso será válido por dois anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Japaraíba - MG

Foi divulgado edital para a realização de concurso público nº. 01/2013, na Prefeitura de Japaraíba, em Minas Gerais. O concurso visa ao preenchimento de 17 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior, por vencimento de até R$ 4.349,10 em jornada de 20 a 44 horas semanais. O concurso será executado através da empresa Exame Auditores & Consultores Ltda.

As oportunidades são para os cargos de cuidador educacional, dentista, farmacêutico, fisioterapeuta, médico ginecologista, motorista, oficial de serviços públicos, operador de máquinas, psicólogo, servente de pedreiro, técnico em enfermagem da saúde da família e técnico em segurança do trabalho.

As inscrições deverão ser realizadas via internet, através do endereço eletrônico www.exameconsultores.com.br, no período de 11 de fevereiro a 11 de março de 2014. As taxas variam de R$ 15,00 a R$ 87,00 de acordo com o cargo escolhido.

Aos candidatos com dificuldade de acesso à internet, será disponibilizado Atendimento Presencial na Sede da Prefeitura Municipal de Japaraíba, situada à Rua Nossa Senhora do Rosário, nº 29, Centro, CEP 35580-000, Japaraíba/MG.

A prova objetiva de múltipla escolha e prática será realizada no município de Japaraíba, na data prevista de 13 de abril de 2014, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito será publicado provavelmente no dia 15 de abril de 2014.

O prazo de validade do concurso é de dois anos.

Prefeitura de Japaraíba - MG lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Japaraíba, no estado de Minas Gerais, através da empresa Exame Auditores & Consultores Ltda, lançou edital nº 04/2013 de processo seletivo, para contratação temporária pelo prazo máximo de 01 ano. São ofertadas 15 vagas para os cargos de agente comunitário de saúde da família, agente de combate às endemias, médico da saúde da família, operador de máquinas e psicólogo (níveis fundamental e superior), por salários variados de R$ 711,27 a R$ 9.940,80.

As inscrições deverão ser realizadas via internet, através do endereço eletrônico www.exameconsultores.com.br, no período de 18 de dezembro de 2013 a 05 de janeiro de 2014. As taxas variam entre R$ 14,00 e R$ 199,00 de acordo com a função escolhida. Os candidatos com dificuldade de acesso à internet podem utilizar o Atendimento Presencial na Sede da Prefeitura Municipal de Japaraíba, situada na Rua Nossa Senhora do Rosário, nº 29, Centro, CEP 35580-000, Japaraíba/MG.

As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 19 de janeiro de 2014. Os locais de realização das Provas (Objetiva de Múltipla Escolha) e confirmação de data e horários de prova será até o dia 13 de janeiro de 2014.

A divulgação do gabarito provisório da prova objetiva de múltipla escolha será na data prevista de 21 de janeiro de 2014, às 14h.

Concurso TRE - AM

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas publicou edital de concurso público nº. 1/2013, que se destina ao preenchimento de 40 vagas mais cadastro reserva para profissionais de nível superior. A remuneração pode chegar a R$ 7.566,42, sendo acrescido o valor de R$ 710,00, relativo ao auxílio-alimentação.
 
Cargos/Área
 
Analista Judiciário - Administrativa, Especialidade em Contabilidade, Judiciária, Análise de Sistemas, Biblioteconomia, Engenharia, Medicina e Odontologia.
 
Técnico Judiciário - Administrativa, Enfermagem, Higiene Dental, Operação  de Computadores e Programação de Sistemas.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site www.ibfc.org.br, no período das 8h do dia 06 até às 23h59min do dia 26 de dezembro de 2013, observado o horário de Brasília. A taxa de inscrição é de R$ 45,00 (técnico judiciário) e R$ 70,00 (analista judiciário).
 
Prova
O concurso contará de provas de conhecimentos gerais, específicos e discursivas (para o cargo de analista judiciário). As provas serão aplicadas nas seguintes cidades do estado do Amazonas: Eirunepé, Humaitá, Lábrea, Manaus, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.
 
As provas objetivas e discursiva estão previstas para o dia 02 de fevereiro de 2014, em locais e horários que serão publicados oportunamente, no Diário Oficial da União e no site de inscrição, a partir de 21 de janeiro de 2014. Os candidatos também serão notificados por e-mail.
 
O gabarito da prova objetiva será divulgado em até 24 horas após sua aplicação.
 
Validade
O concurso público será válido por dois anos.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial da União, de 04 de dezembro de 2013, pág. 201 a 210.

Prefeitura de Flores da Cunha - RS promove processo seletivo

A Prefeitura de Flores da Cunha, no estado do Rio Grande do Sul, publicou o edital nº 001/2013 que anuncia processo seletivo, para compor 05 vagas mais cadastro de reserva nos cargos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar em Saúde Bucal e  Agente de Combate às Endemias. As oportunidades são para quem tem nível fundamental e os salários vão de R$ 862,52 a R$ 1.055,92, para jornadas de 40 horas semanais.

A execução do certame será realizada pela coordenação técnico administrativa da UNA Gestão e Assessoria Ltda. As inscrições serão feitas pelo  www.unars.com.br, até às 24 horas do dia 18 de dezembro de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF. A taxa é de R$ 41,90 para todas as funções.

A prova escrita está prevista para o dia 11 de janeiro de 2014, na Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, Rua Barros Cassal, n° 777, Centro - Flores da Cunha/RS. Os gabaritos preliminares serão publicados na data provável de 13 de janeiro de 2014.

O processo seletivo terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação.

Concurso Prefeitura de Pitanga - PR

A Prefeitura de Pitanga, no estado do Paraná, através da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina – FAUEL, lançou editais n°s 02 e 03/2013 de concuro público, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos vão até R$ 5.606.66 por carga horária de 20 a 44h semanais.
 
Haverá 19 vagas mais cadastro de reserva, distribuídas entre os cargos de procurador do município, arquiteto, enfermeiro, engenheiro civil, médico clínico geral, desenhista, topógrafo, fiscal geral, operador de máquina motoniveladora, operador de máquina retroescavadeira, operador de máquina - trator de esteiras, engenheiro ambiental e contador.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições das 10h do dia 16 de dezembro às 23h59 do dia 30 de dezembro de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF, nos endereços eletrônicos www.fauel.org.br e www.pitanga.pr.gov.br. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
A prova objetiva será realizada na cidade de Pitanga, Estado do Paraná, na data provável de 09 de fevereiro de 2014, em local e horário a serem divulgados em Edital Específico. O gabarito será divulgado na data prevista de 10 de fevereiro de 2014.
 
O concurso público tem validade de dois anos.

Prefeitura de Conceição do Jacuípe

A Prefeitura de Conceição do Jacuípe, estado da Bahia, lançou o edital 01/2013, de processo seletivo, com intuito de prover 93 vagas para estudantes de níveis fundamental, médio/técnico e superior.
 
Os contratados irão receber bolsa-auxílio no valor de até R$ 450 por jornada de 20 horas. 
 
As oportunidades são para as áreas de atendimento, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em Agropecuária ou Agroindústria, além de vagas para estudantes dos seguintes cursos de nível superior: Pedagogia, Licenciatura, Odontologia, Enfermagem, Serviço Social e Agronomia. 
 
As inscrições podem ser realizadas pelo site www.idmconcursos.com.br, até 08 de dezembro de 2013.
 
Todos os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva, que será aplicada na data prevista de 22 de dezembro deste ano,  em locais a serem previamente divulgados. 

Concurso Prefeitura de Assunção - PB

A Prefeitura de Assunção, no estado da Paraíba, abriu edital de concurso público n° 001/2013, destinado ao provimento de 43 vagas, mais cadastro de reserva, para profissionais de vários níveis escolares. Os salários oferecidos podem chegar a até R$ 5.200,00.
 
As chances são para os cargos de Assistente Administrativo – 01 vaga; Agente de Vigilância Ambiental – 01 vaga; Auxiliar de Serviços Gerais – 04 vagas; Assistente Social – 01 vaga; Enfermeiro – 1 vaga; Engenheiro Civil – 01 vaga; Farmacêutico – 01 vaga; Médico – 01 vaga; Médico Veterinário – 01 vaga; Motorista„„C” – 01 vaga; Motorista„„D” – 03 vagas; Odontólogo – 01 vaga; Operário Urbano – 07 vagas; Professor A2 – 4 vagas; Professor de Ciências – 02 vagas; Professor de Geografia – 1 vaga; Professor de História – 01 vaga; Professor de Língua Inglesa – 01 vaga; Professor de Matemática – 01 vaga; Professor de Educação Física – 01 vaga; Professor de Artes – 01 vaga; Supervisor Escolar – 02 vagas; Psicólogo – 01 vaga; Técnico em Enfermagem – 03 vagas e Agente Comunitário de Saúde – 01 vaga.

O concurso público será realizado sob a responsabilidade técnica e operacional da Ápice Consultoria e as inscrições serão realizadas até o dia 30 de dezembro de 2013, na sede da Prefeitura Municipal de Assunção, situada na Rua Tereza Balduíno da Nóbrega, n° 114-Centro – Assunção -PB, de segunda a sexta feira. Há também a opção de inscrição pela internet, no www.apiceconsultoria.com. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 80,00 de acordo com a função escolhida.

O cartão de inscrição será disponibilizado ao candidato no período de 13 a 26 de Janeiro de 2014, no mesmo local e horário em que se efetuaram as inscrições ou pela internet.

A prova será realizada na data provável de 26 de janeiro de 2014 em horários e locais a serem comunicados aos candidatos inscritos por meio do cartão de inscrição. No prazo de 72 horas após a realização das provas escritas, a organizadora divulgará os respectivos gabaritos.

O concurso público terá validade pelo prazo de dois anos.

Prefeitura de Poxoréu - MT abre processo seletivo

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Poxoréu, no estado do Mato Grosso, lançou edital nº 001/2013 de concurso público de provas e títulos para composição de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os aprovados receberão subsídios de até R$ 3.562,83 por jornada de trabalho de 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Advogado, Agente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar de Encanador, Auxiliar de Mecânico, Auxiliar do Técnico em Radiologia, Borracheiro, Contador, Controlador Interno, Coveiro, Encanador, Fiscal de Serviços Urbanos, Fiscal de Tributos, Fiscal Sanitário, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquinas, Psicólogo, Técnico (Agropecuário, Laboratório, Administração, Enfermagem, Informática, Radiologia e Topografia), Mecânico, Motorista, Monitor de Creche, Apoio Educacional - I (Nutrição Escolar), Instrutor de Informática e Professor (Educação Física, Magistério e Pedagogia).
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas até o dia 22 de dezembro de 2013, no site www.exataplanejamento.com.br, ou de forma presencial na Prefeitura Municipal, localizada na Avenida Brasília, 809 - Centro, em Poxoreu/MT, no horário das das 13h30min às 17h00min exceto sábados, domingos e feriados.
 
Taxas
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: 45,00;
Nível superior: R$ 80,00.
 
Provas
O certame será constituído de prova objetiva para todos, prática e de títulos para determinados cargos.
 
Os títulos deverão ser entregues até o dia 23 de dezembro de 2013, das 13h30min às 17h00min, na Prefeitura de Poxoreu/MT e/ou enviados via AR (Correios).
 
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 12 de janeiro de 2014 e a prova prática está prevista para 02 de fevereiro de 2014. Os locais e horários das provas serão divulgados oportunamente.
 
A validade do concurso público será de 02 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado.

UVA - CE abre processo seletivo

A Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú lançou edital n° 08/2013 de seleção pública para contratação de 47 Professores Substitutos. O candidato aprovado e convocado será contratado pelo regime celetista para cumprir jornada de 40 horas semanais, recebendo salários que variam de R$ 1.483,16 a R$ 4.237,59.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 12 de dezembro de 2013 a 3 de janeiro de 2014, por meio do endereço eletrônico www.uvanet.br. A taxa é de R$ 100,00.

Haverá prova escrita na primeira fase e prova didática na segunda. As provas serão realizadas em horário previamente estabelecido pela Comissão Executiva do Processo Seletivo – CEPS/UVA, cujas datas, horários e locais de prova serão divulgados no site da UVA.

O prazo de validade da seleção será de um ano, contado a partir da data de circulação do Diário Oficial do Estado que publicar a Resolução que homologar o resultado da Seleção, prorrogável automaticamente apenas uma vez, por igual período.

UNIOESTE – PR divulga edital de processo seletivo

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE -PR) publicou o edital n° 193/2013-GRE de processo seletivo. O certame tem como objetivo a contratação de 13 Agentes Universitários de todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia entre R$ 862,04 e R$ 2.674,04, por jornada de 40 horas semanais.
 
As chances são as funções de Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Auxiliar Operacional.
 
As inscrições estarão abertas até 17horas do dia 09 de dezembro de 2013, no endereço eletrônico www.unioeste.br/concursos. A taxa de inscrição será de R$ 150,00 para a função de Nível Superior, de R$ 100,00 para a função de Nível Médio, e de R$ 50,00 para a função de Nível Fundamental.
 
O certame constará de prova prática (entrevista) e de títulos para Intérprete de Libras, além de avaliação de títulos e de experiência profissional para os demais.

A Prova Prática (Entrevista em Libras) será realizada no dia 16 de dezembro de 2013, no Campus de Foz do Iguaçu, a partir das 9 horas. O resultado da Prova Prática (Entrevista em Libras) será divulgado no dia 19 de dezembro de 2013.
 
O resultado da Prova de Títulos e Experiência Profissional será publicado até às 17 horas do dia 16 de dezembro de 2013.
 
O certame será válido por um ano a partir da publicação do Edital de homologação do resultado final em Diário Oficial, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Unioeste.