Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Conheça os mitos e verdades sobre as varizes

Problema ocorre com o aumento gradual das veias
 
As varizes são veias inchadas e destorcidas, muito comuns nas pernas e podem provocar dor. De acordo com pesquisas do Ministério da Saúde, atualmente 70% da população sofre de alguma doença venosa. Entre esses resultados, comprova-se que as mulheres são as que mais apresentam o desconforto comparado aos homens: a cada três mulheres, apenas um homem manifesta o problema.
 
As principais causas do aparecimento dos problemas venosos são de origem genética.
 
— Aproximadamente 35% das pessoas com a doença já teve histórico familiar de varizes. Os que possuem herança de ambas as partes têm o dobro de chances de desenvolver o problema — o especialista em cirurgia vascular periférica Ary Elwing.
 
As varizes são causadas pelo aumento gradual das veias, que ficam dilatadas, alongadas e curvas e tomam uma tonalidade azulada ou esverdeada. De acordo com o especialista, as varizes podem podem ser comuns durante a gestação.
 
— A gravidez eleva o volume do sangue circulante, oprimindo as veias. Além dos hormônios oportunizarem a dilatação das veias, dificultando o bombeamento do sangue venoso — salienta Elwing.
 
Conheça os mitos e verdades sobre as varizes:
 
As varizes só manifestam em pessoas mais velhas?
Mito:
as varizes podem surgir durante a adolescência, por volta dos 15 anos de idade em mulheres já predispostas
 
Calças apertadas podem auxiliar no surgimento das varizes?
Verdade:
as calças justas comprimem em excesso a região das coxas, o que ocasiona problemas na circulação sanguínea. Uma saída para não comprometer as pernas é utilizar meia de compressão abaixo da peça de roupa
 
O uso contínuo do salto alto facilita o aparecimento de varizes?
Verdade:
quando a mulher caminha com salto alto acaba forçando apenas a coxa, sendo que o principal recurso de circulação do sangue está na panturrilha, considerada o coração central, e responde por 80% de todo o retorno venoso
 
Todas as varizes causam dores?
Mito:
inicialmente as varizes não ocasionam dores, mas quando passam a doer é sinal de que está havendo um processo inflamatório na região. Neste caso é necessário procurar o médico.
 
Realizar viagens longas provoca varizes?
Verdade:
ficar sem se movimentar mais de seis horas prejudica a circulação das pernas. Além disso, manter-se sentada por longo período pode contribuir para o surgimento de varizes. É recomendável que se movimente de hora em hora.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário