Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Pesquisa revela que homens e mulheres enxergam de forma diferente

Estudo sugere que homens têm maior sensibilidade para perceber movimentos e mulheres são melhores em distinguir cores

Cientistas da City University of New York, nos EUA, descobriram que os centros visuais do cérebro de homens e mulheres trabalham de forma diferente.

A pesquisa sugere que os homens têm maior sensibilidade para estímulos de movimento rápido e para detectar detalhes, mas as mulheres são melhores em distinguir as cores.

Os pesquisadores selecionaram homens e mulheres jovens acima de 16 anos com visão considerada normal e mostraram as mesmas imagens para os dois grupos.

No teste de cores, as mulheres tiveram um desempenho superior. Quando os homens foram solicitados a descrever as cores mostradas, ficou claro que a visão dos homens foi destorcida. Eles precisaram de comprimentos de onda um pouco maiores para ver as mesmas cores que elas.

Por outro lado, os homens conseguiram captar com mais agilidade as alterações que ocorreram na posição de objetos que estavam muito próximos uns dos outros.

Segundo o pesquisador Israel Abramov, tal como acontece com outros sentidos, como a audição e o sistema olfativo, existem diferenças marcantes na visão do sexo entre homens e mulheres.

A equipe acredita que a explicação mais provável para a diferença seja a atuação do hormônio masculino testosterona no cérebro. "Durante a formação do embrião, esse hormônio levaria a uma produção 25% de neurônios no córtex visual, parte do cérebro que processa as imagens, dos homens", concluem os autores.

Fonte isaude.net

Brasil é o maior mercado consumidor de crack do mundo, aponta Unifesp

Cocaína fumada (crack e oxi) já foi usada pelo menos uma vez por 2,6 milhões de brasileiros, representando 1,4% dos adultos

O Brasil é o maior mercado mundial do crack e o segundo maior de cocaína, conforme resultado de pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisa de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (Inpad) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os dados do estudo - que ouviu 4,6 mil pessoas com mais de 14 anos em 149 municípios do país - foram apresentados hoje (05) na capital paulista.

Os resultados do estudo, que tem o nome de Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), apontam ainda que o Brasil representa 20% do consumo mundial do crack. A cocaína fumada (crack e oxi) já foi usada pelo menos uma vez por 2,6 milhões de brasileiros, representando 1,4% dos adultos. Os adolescentes que já experimentaram esse tipo da droga foram 150 mil, o equivalente a 1%.

De acordo com o relatório, cerca de 4% da população adulta brasileira, 6 milhões de pessoas, já experimentaram cocaína alguma vez na vida. Entre os adolescentes, jovens de 14 a 18 anos, 44 mil admitiram já ter usado a droga, o equivalente a 3% desse público. Em 2011, 2,6 milhões de adultos e 244 mil adolescentes usaram cocaína.

O levantamento do Inpad revelou também que a cocaína usada via intranasal (cheirada) é a mais comum. Aproximadamente 5,6 milhões de pessoas já a experimentaram na vida e, somente no último ano, 2,3 milhões fizeram uso. Entre os adolescentes, o uso é menor, 316 mil experimentaram durante a vida e 226 mil usaram no último ano.

A pesquisa também comparou o consumo de cocaína nas regiões brasileiras em 2011. No Sudeste está concentrado o maior número de usuários, 46% deles. No Nordeste estão 27%, no Norte 10%, Centro-Oeste 10% e Sul 7%. Relatórios com resultado e metodologia estão na página do Inpad na internet.
 
Fonte isaude.net

Exame de urina aponta risco de crise asmática em criança exposta ao fumo passivo

Até hoje não havia sido encontrado um biomarcador para prever crise grave de asma em crianças que convivem com a fumaça do cigarro

Um exame de urina para medir os níveis de leucotrieno E4 (uLTE4) pode prever crises graves de asma em crianças expostas ao fumo passivo. O estudo será publicado na próxima edição do The Journal of Allergy and Clinical Immunology.

Quarenta e quatro crianças com asma que receberam corticosteróides inalados foram submetidas a medições de uLTE4 durante cinco meses. Crianças com asma expostas à fumaça do tabaco correm maior risco de crises graves. Até hoje, biomarcadores para a exposição à fumaça do tabaco ainda não tinham sido relatados.

A exposição ao fumo do tabaco foi determinada a partir de um questionário e da medição de cotinina urinária. Altos níveis de uLTE4 estavam associados a crianças que sofriam graves crises de asma e que necessitavam de cuidados urgentes, enquanto outros fatores agravantes como a disfunção pulmonar e a respiração de óxido nítrico não estavam relacionados a condições graves neste grupo. Dois terços das crianças expostas à fumaça necessitam de cuidados imediatos, com níveis iguais ou acima de 106 picogramas por miligrama da substância uLTE4.

O estudo sugere que o uLTE4 pode ser utilizado como um biomarcador eficaz para identificar as crianças que são fumantes passivas e que correm maior risco de crises asmáticas, mesmo quando submetidas a um tratamento.

Fonte isaude.net

Consórcio internacional cria ‘enciclopédia do DNA’

Imagem dos 46 cromossomos humanos, onde fica o DNA.
 Projeto fez a análise mais completa do funcionamento
do genoma humano
Cientistas criaram a análise mais completa já feita do genoma humano e descobriram que o chamado "DNA lixo" controla de maneira complexa a atividade dos genes

Um consórcio de 442 cientistas espalhados por três continentes criou a primeira enciclopédia de como funciona o genoma humano , que mostrou que pelo menos 80% do DNA humano, anteriormente considerado inativo (o chamado DNA lixo), participa de pelo menos um processo biológico dentro das células do corpo e que apenas 20 trechos de DNA estão ligados a 17 tipos diferentes de câncer.

O projeto, chamado Encode (sigla em inglês para Enciclopédia de Elementos do DNA), é considerado o maior trabalho sobre genética humana desde o término do Projeto Genoma Humano, em 2003. Foram 30 estudos publicados em seis periódicos científicos diferentes (e até concorrentes), divulgados ao mesmo tempo nesta quarta-feira (5).

O Encode custou quase US$ 200 milhões (mais de R$ 400 milhões) e seu objetivo nada modesto era entender melhor o volume de informações produzido pelo sequenciamento do genoma humano e como ele funciona. “Nós entendíamos apenas uma pequena percentagem do genoma,” disse Eric Green, diretor do Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano dos Estados Unidos, que financiou o projeto.

Os elementos do genoma mais conhecidos são os cerca de 21 mil genes que regulam a produção de proteínas dentro da célula. O gene de dopamina comanda a produção dela nos neurônios, por exemplo, e o gene de insulina faz com que as células do pâncreas produzam a substância. No entanto, apenas 1% do genoma trabalha desta maneira, e o desafio do Encode era entender o que o resto do DNA faz – por anos, esta parte do genoma era chamada de “DNA lixo” porque se imaginava que ela era inativa.

Ao fazer esta análise, os cientistas descobriram que 80% do DNA lixo tem pelo menos uma função biológica, que em geral comanda a atividade dos próprios genes. E o conjunto destes trechos de DNA, que chegam a quatro milhões, criam um sistema operacional extremamente sofisticado. “O DNA lixo, na verdade, é quem comanda os genes,” diz Mark Gerstein, da Universidade Yale.

Esta regulação pode influenciar tanto os genes normais quanto suas variantes, causando variados tipos de doenças. Isto acontece porque fatores de transcrição e outros elementos – proteínas produzidas por este trechos do genoma – “passeiam” pelo DNA das células, se ligando aos genes e os ativando e desativando, como se fossem interruptores.

O poder destes elementos pode explicar porque sequenciamentos genéticos simples concluem que pacientes estão sob risco de doenças que nunca aparecem ou ignoram os sinais de doenças que realmente acontecem. Se estes “interruptores” desativam um gene que causa uma doença, ela não aparece, mas se eles alteram um gene saudável, o paciente pode desenvolver uma doença genética que não apareceria em seu sequenciamento.

E este sistema recém-descoberto é bastante complexo: são cerca de quatro milhões de interruptores nos órgãos humanos principais, com 200 mil agindo em cada célula. Além disso, os cientistas descobriram que muitas vezes, estes trechos de DNA estão em longe do gene que controlam, nos cromossomos. Isto acontece em pelo menos 400 doenças cujas variantes genéticas já são conhecidas.

Por conta disso, análises genéticas que focam apenas nos genes, e não nos seus trechos reguladores, podem não compreender todas as causas das doenças.

“Esta descoberta muda como nós compreendemos as bases genéticas das doenças e pode abrir novos caminhos para terapias e remédios,” afirmou John Stamatoyannopoulos, da Universidade de Washington, durante a coletiva à imprensa. Por exemplo, em 17 tipos de câncer diferentes e aparentemente sem relação, os cientistas descobriram que 20 destes fatores regulatórios aparecem repetidas vezes, o que indica que medicamentos que atinjam estas proteínas podem tratar mais doenças de uma vez. O mesmo acontece com doenças como artrite reumatoide, lúpus diabetes tipo 1.

Outro exemplo é a doença de Crohn . Estudos genéticos já identificaram 100 trechos do genoma que afetam o risco de desenvolver a doença autoimune, muito mais do que as farmacêuticas poderiam investigar, disse Ewan Birney, um dos líderes do projeto. Mas são poucos fatores de transcrição que controlam estes trechos, o que facilita muito a procura por modos de silenciar estes genes.

“O Encode está revelando estas conexões desconhecidas entre as doenças,” disse Stamatoyannopoulos.

O periódico Nature, que liderou a publicação dos estudos do consórcio, vai manter os resultados num site gratuito para toda a comunidade científica, em inglês, no endereço www.nature.com/encode e um aplicativo de iPad.

(Com informações da AP e Reuters Health)

Fonte iG

Viva até 20 anos mais com seis hábitos, entre eles sorrir mais

Comer mais fibras, dormir melhor e fazer sexo também favorecem a longevidade
 
Dois americanos parecem ter encontrado a fórmula para viver até 20 anos mais sem recorrer a tratamentos absurdos. No livro Diminua Sua Idade (editora Best Seller), o médico Frederic J. Vagnini e o jornalista Dave Bunnell apresentam hábitos que aumentam em décadas a longevidade - com justificativas cientificamente comprovadas. As principais recomendações dos americanos são: comer mais fibras, fugir do açúcar, cortar gorduras saturadas, dormir bem, fazer mais sexo e sorrir mais.
 
No Brasil, a expectativa de vida é de 72 anos. No entanto, poucos são os que sonham viver somente até esta idade. Fomos conversar com um time de especialistas para entender como essas simples mudanças são capazes de garantir que você chegue à velhice com uma vida e saúde mais plenas.
 
Coma mais fibras
As fibras fazem bem para o bom funcionamento do intestino. É verdade, mas elas não servem apenas para isso. "Fibras desempenham uma série de funções importantes, como auxiliar a assimilação de outros nutrientes, reduzir o mau colesterol (LDL), prevenir doenças e até evitar o mau hálito", explica a nutricionista Daniela Jobst.

E para atingir bons níveis de fibras não são necessários grandes esforços, pois elas são encontradas em alimentos que ingerimos comumente. A quantidade ideal de ingestão gira em torno de 25 a 30 gramas por dia e é importante não exagerar, como explica a nutricionista Daniela Jobst. "O estômago se adapta ao 'efeito esponja' das fibras e acaba se dilatando. Se a pessoa ultrapassa essa quantidade, precisará comer mais do que antes para se sentir saciada". Além disso, é importante ingeris as fibras com um pouco de líquido, pois a seco sua ingestão é mais difícil.

Vários alimentos do dia a dia possuem fibras: cereais (farelos), hortaliças, frutas (com cascas), leguminosas, verduras, trigo, cereais integrais (arroz, pão, torrada), aveia, cevada, bagaço de frutas cítricas, maçã, goiaba, castanha, nozes, ervilha e leguminosas em geral.

Uma das frutas com mais fibras na composição é a goiaba com casca, que tem 5 gramas por cada unidade média. Uma porção de 40g de cereal matinal integral tem 12g de fibras, enquanto meia unidade de abacate tem pouco mais de 7g de fibras - mas tome cuidado com a escolha do cereal, pois muitos contêm açúcar e com a grande quantidade de açúcares e gorduras do abacate.

Uma colher de sopa de aveia possui 1,5g de fibra, assim como uma banana média - ótima combinação, não? E quem gosta do feijão, vale saber que ele possui 2g de fibra para cada 40g, enquanto a mesma quantidade de lentilha (que pode ser uma boa substituta) possui um pouco mais de 5g, assim como o mamão papaia, velho e bom companheiro de quem sofre de prisão de ventre.
 
Fuja do açúcar
De acordo com a dermatologista Marcella Delcourt, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, depois da preocupação com radicais livres e raios UV, o alvo para combater o envelhecimento é diminuir o açúcar. Isso porque ele libera um processo que liga moléculas de glicose maléficas às moléculas de proteína saudáveis.

"A glicação ocorre quando uma molécula de açúcar em excesso, por aumento da ingestão ou por lentidão do metabolismo da glicose, se adere a uma molécula de proteína (colágeno, elastina) formando os AGEs, que alteram a estrutura dessas proteínas, impedindo a eficácia no desempenho de seus papéis mais importantes e, na pele, leva ao aparecimento das rugas", explica a especialista.

Além de alterarem a estrutura da proteína, os AGEs são fábricas de radicais livres que se acumulam ao longo do tempo, piorando seus efeitos no organismo e também deixando a pele com um aspecto opaco e envelhecido. Mesmo com a corrida para tentar combater os AGEs, é possível diminuir seus efeitos com hábitos alimentares saudáveis:

- Amêndoas e quinua são uma boa pedida para as refeições, da mesma forma que o consumo de maçã também é recomendado (rica em antioxidantes e flavonoides)

- As fibras também são importantíssimas: feijão, lentilha, ervilha. Agem como estabilizadores do açúcar e ajudam a queimar a gordura;

- Beba seis a oito copos de água por dia e prefira alimentos orgânicos;

- Evite comidas industrializadas, como flocos de milho, salgadinhos, bolachas, ketchup, refrigerantes e alimentos que contêm corante caramelo na sua composição, dentre outros.

- Tome chá verde ou suplementos à base dessa bebida com probióticos, antioxidantes e substâncias anti-AGEs de ultima geração na composição (prescritos pelo médico).
 
Dormir bem
Um estudo realizado pela American Academy of Sleep Medicine mostrou que dormir bem é um dos segredos para a longevidade. Alguns problemas de saúde foram associados com pior qualidade de sono. Entre os avaliados, 46% dos participantes que tiveram a autoavaliação de saúde insatisfatória também relataram não dormir bem. As chances de um bom sono foram também menores em pessoas que muitas vezes se sentiam ansiosas, que tinham pelo menos uma doença crônica e dificuldades com as tarefas diárias.

De acordo com o neurologista Renato Lima Ferraz, a quantidade ideal de horas de sono varia de pessoa para pessoa. "Mas o mínimo recomendado é de seis horas ao dia, sendo importante não ultrapassar nove para adultos, porque quem dorme mais que isso acaba ficando, na verdade, menos descansado", explica o especialista.

A importância do sono, também se estende ao aprendizado. "A fase REM, quando acontecem os sonhos, tudo que aprendemos durante o dia é processado e armazenado. Quando dormimos menos que o necessário, a memória de curto prazo não é processada e não conseguimos transformar em conhecimento aquilo que foi aprendido", explica o neurologista.
 
Não se sature de gordura
Viver com gordura pode ser ruim, mas viver sem ela é péssimo para seu paladar e inviável para seu organismo. As gorduras servem de base para a formação de diversos hormônios, inclusive os hormônios sexuais. Entretanto, as gorduras saturadas são as mais nocivas para a saúde do organismo. Para identificá-las, basta lembrar da banha de porco que sua avó tinha guardada na cozinha ou a capa da picanha que causa arrepios no seu cardiologista. As gorduras saturadas contêm o número máximo possível de átomos de hidrogênio (daí o termo saturadas), e ingeri-las em excesso é um passaporte garantido para um infarto no miocárdio.

Derrames e alguns tipos de câncer, como o de próstata e o de mama, também têm a origem associada aos excessos dessas gorduras no organismo - sem contar que a gordura saturada é inimiga número um do emagrecimento. Para prevenir tudo isso, restrinja o consumo diário desse nutriente a, no máximo, 7% das calorias totais da sua dieta.   
 
Fazer mais sexo
Aqui cabe uma ressalva: priorize a qualidade, em vez da quantidade. O sexo, quando em uma frequência que atrapalha a rotina da pessoa, pode ser um sintoma da compulsão por sexo. Mas, nos dias atuais, o que vem acontecendo com muita gente é deixar o sexo de lado, por conta da falta de tempo e do estresse do dia a dia, que detonam a libido. Segundo o ginecologista Neucenir Gallani, o sexo é importante para a saúde física e emocional, pois o orgasmo libera substâncias como as endorfinas, que atuam no sistema nervoso. "Elas diminuem a sensibilidade à dor, relaxando a musculatura e melhorando o humor", afirma.

Estabelecer uma quantidade normal de desejo sexual não é algo satisfatório, pois cada um lida com a própria libido de forma diferente - e ao longo da vida ela costuma oscilar e até se modificar por completo. "No entanto, quando há insatisfação pessoal, há algo de errado provavelmente", de acordo com o sexólogo Paulo Bonança.
 
Sorrir mais
Manter uma fisionomia pacífica é essencial para a boa convivência, afinal a expressão "cara de poucos amigos" não surgiu à toa: quem vive de cara feia, afasta todos ao redor.

E sorrir vale até para ajudar a manter aquela linda história de amor. Um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, identificou que pessoas que sorriem de forma sincera e verdadeira têm mais chances de manter o casamento. Isso porque a sinceridade do sorriso revela a atitude da pessoa diante da vida. "Sabemos também que a falta de senso de humor, ou uma vida acompanhada de impaciência, raiva e atitudes hostis, estão associados a um maior risco de desenvolver pressão alta, piorar o controle dos níveis de glicose e ainda aumentar o risco de doença isquêmica do coração e de morte", de acordo com o neurologista de Unifesp Ricardo Teixeira.
 
Fonte Minha Vida

Fumar agrava os riscos de aneurisma cerebral

Cinco anos após largar o vício, risco se torna equivalente ao de não fumantes

Fumar aumenta e muito o risco de hemorragia potencialmente fatal causada por um aneurisma, aponta um novo estudo. Aneurisma é uma protuberância ou inchaço que ocorre em um vaso sanguíneo quando sua parede está enfraquecida. A chance de sobreviver ao rompimento de um aneurisma é de 50%, sendo que a maior parte dos sobreviventes costuma carregar sequelas para o resto da vida. A descoberta foi publicada no Journal of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry.

Para a pesquisa, um especialista da Seoul National University Hospital, na Coreia do Sul, e colegas compararam 426 pessoas que haviam sofrido hemorragia cerebral entre 2002 e 2004 com 426 que não haviam tido o problema. A idade média dos voluntários era de 50 anos.

O grupo afetado por hemorragia cerebral apresentava mais adeptos do tabagismo além de indivíduos de famílias com histórico de derrame ou pressão alta do que o outro grupo. Cerca de 38% das vítimas de hemorragia eram fumantes, enquanto que apenas 24% dos voluntários do segundo grupo fumavam.

Após levar em conta o peso dos participantes, a ingestão de sal e o histórico familiar de diabetes, os pesquisadores concluíram que fumantes tinham um risco quase três vezes maior de sofrer hemorragia cerebral do que não fumantes. O tempo de uso do cigarro e o número de cigarros também influencia o risco.

Cinco anos após largar o vício, entretanto, o risco de sofrer uma hemorragia pelo rompimento de um aneurisma era o mesmo de não fumantes. O mesmo não acontece com quem fuma 20 cigarros ou mais por dia. Neste caso, o risco de hemorragia permanecia duas vezes maior mesmo após cortar o mau hábito.

Dicas para parar de fumar
Largar o vício é um dos maiores desafios na vida de um fumante. Por isso, recaídas são extremamente comuns, já que nas primeiras semanas é difícil controlar a vontade de dar uma tragada.
 
A seguir, confira dicas para cortar o cigarro da sua vida:

1. Evite tentações
Pelo menos nos primeiros dias sem cigarro, evite ficar em ambientes em que muitas pessoas fumem. Afinal, testes de resistência como esse não costumam ajudar o tabagista. Com o tempo, fica mais fácil conviver com quem fuma sem passar vontade.

2. Acabe com a rotina
Para muitos, fumar faz parte da rotina, assim como lavar o rosto ao acordar ou escovar os dentes antes de dormir. Por isso, engane a vontade de pegar um cigarro mudando o dia a dia.

3. Mude o foco
Nos primeiros dias sem fumar, o tabagista tem picos de vontade extremamente perigosos. Nesses momentos, a melhor saída é buscar se concentrar em outra atividade. Escove os dentes, beba um copo de água ou invista em outra atividade que exija que você preste atenção no que está fazendo.

4. Busque apoio
Envolver amigos e familiares em uma mesma meta ajuda a alcançar o objetivo. Desta maneira, um incentiva o outro e o grupo ganha força como um todo.

Fonte Minha Vida



Exames: Arteriografia seletiva renal (código da AMB 4.08.12.04-9)

O que é o exame: introdução de um cateter vascular por via percutânea, na artéria femoral, seguida de injeção de um meio de contraste iodado orgânico no jato médio da aorta. A angiografia seletiva é obtida pela manipulação da ponta do cateter sob controle de raios-X na artéria renal desejada, seguida da injeção de pequeno volume de contraste na artéria.

Para que serve: estudo detalhado das artérias renais, para detecção de estenose (redução do calibre do vaso), aneurismas, trombose arterial e doença ou insuficiência renal. É um exame freqüentemente realizado em doadores e receptores antes do transplante renal, para determinar o número de artérias de cada rim.

Instruções para a realização do exame: a arteriografia seletiva renal é feita no hospital e é inserido um cateter na artéria femoral, na região da virilha, após anestesia local.

- O paciente deve informar ao médico se já teve algum problema hemorrágico ou reação alérgica, especialmente a contraste iodado.

- Está proibida a ingestão de líqüidos ou alimentos sólidos 8 horas antes do exame.

- A arteriografia seletiva renal não deve ser feita em pacientes grávidas e com problemas de sangramento.

Riscos: reação alérgica ao contraste iodado e lesão da artéria, que pode gerar a formação de coágulos.

Fonte: - PAUL, Lester W.; JUHL, John H; CRUMMY, Andrew B; KUHLMAN, Janet E. Interpretação radiológica. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2000. 1186 p.

- Medline Plus – US National Library of Medicine and National Institutes of Health

Por Boa Saúde



Rio de Janeiro quer implantar programas populares de bem-estar mental

Prefeito assinou acordo com o líder espiritual indiano Shankar para promover técnicas de relaxamento

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, recebeu nesta segunda-feira (3) o líder humanitário e espiritual indiano Sri Sri Ravi Shankar, com quem assinou um acordo que tem como intenção promover iniciativas de bem-estar mental entre os habitantes da cidade.

Para o prefeito, as técnicas de relaxamento que o guru indiano divulga reforçam as atividades de bem-estar social que são realizadas pela Prefeitura por meio do programa "Clínicas da Família".

Shankar está no Brasil para divulgar as atividades da Fundação Arte de Viver, que está presente em mais de 160 países e ensina técnicas de respiração para ajudar a reduzir os níveis de estresse e de colesterol, assim como melhorar o sistema imunológico, a concentração e a qualidade do sono.

A Fundação Arte de Viver é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem status de empresa de consultoria do Conselho Econômico e Social da ONU (Ecosoc), segundo os promotores da visita.

Paes assinalou que a proposta de Shankar pode aumentar os benefícios que recebem os cerca de 2,5 milhões de usuários do programa de "clínicas da família" no Rio de Janeiro. Além de se reunir com o prefeito, Shankar presidiu meditações coletivas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Fonte R7

Técnica agiliza resultado de biópsias

Endomicroscópio
Chamado de endomicroscopia, exame possibilita a visualização da célula e interpretação das lesões no momento do teste

O aposentado José Denaldo Andrade Santos, de 74 anos, recebeu recentemente o diagnóstico de câncer no ducto pancreático. A doença já havia aparecido em 2009, quando Santos realizou uma cirurgia para extrair parte do órgão e passou a receber acompanhamento médico. Mas, agora, ele foi poupado de uma biópsia invasiva, em que um fragmento de seu pâncreas seria coletado, e também da espera pelo resultado do exame.

Pela primeira vez na América Latina, médicos do Instituto Nacional de Câncer (Inca) utilizaram a técnica da endomicroscopia, por meio da qual é possível visualizar a célula por endoscopia e interpretar as lesões no momento em que o exame é realizado, agilizando o diagnóstico. “

Essa técnica é muito importante, particularmente em oncologia, porque precisamos identificar de forma rápida se um paciente tem ou não um tumor, para iniciarmos imediatamente o tratamento. Não será mais preciso esperar uma, até duas semanas, para o resultado da biópsia, afirma o médico Marc Giovanninni, que liderou o procedimento realizado no Inca.

Na biópsia tradicional, o fragmento de tecido é coletado e encaminhado a um laboratório para análise, algo que demanda tempo. Dependendo da agressividade de certos tipos de câncer, alguns dias podem ser decisivos na vida do paciente.

A nova técnica é possível graças à minissonda batizada de Cellvizio, produzida com fibra ótica, com iluminação de laser especial que substitui a luz xenon, e com uma lente que aumenta a imagem em até 1.000 vezes. Medindo 0,9 milímetro de diâmetro, a minissonda é considerada o menor microscópio do mundo.

Embora seja usada principalmente para exames do tecido gastrointestinal e respiratório, a minissonda pode ser empregada em diferentes especialidades, como as relacionadas ao aparelho urinário e ao acesso neurológico, além de ser uma grande aliada em procedimentos cirúrgicos — já que, nos casos de ressecção (retirada de apenas uma parte do órgão com tumor), o método ajuda a identificar a delimitação da lesão e, assim, garantir se toda a área afetada foi efetivamente extraída. “

A médica Simone Guaraldi, responsável pelo setor de endoscopia do Inca, avalia a técnica.

— Com isso, poderemos ver se o tratamento está sendo mais eficiente e se não há resíduo da doença.

O equipamento, fabricado na França, vem sendo usado largamente nos Estados Unidos. Desde que a técnica foi adotada, há cerca de sete anos, já foram mais de 11 mil procedimentos realizados. Os estudos mostram que essa técnica é equivalente e, algumas vezes, até superior à biópsia tradicional, segundo Giovanninni, especialista em ultrassom endoscópico no centro oncológico francês Institut Paoli-Calmettes.

De acordo com a Labor-Med, representante da minissonda no Brasil, de todos os casos em que a endomicroscopia constatou a existência de câncer, quase metade dos pacientes já havia passado anteriormente pelo exame tradicional e o tumor não havia sido detectado.

O equipamento será cedido para demonstrações em outros hospitais brasileiros. O objetivo é trazer cem unidades ao Brasil, para equipar hospitais universitários e também centros de pesquisas de todo o País.

As informações são do Jornal da Tarde.

Fonte R7

Cientistas japoneses criam radioterapia que distingue células malignas

Técnica destrói apenas as células malignas nos casos de tumor cerebral sem lesionar o tecido saudável

Uma equipe de pesquisadores japoneses desenvolveu uma tecnologia de radioterapia com nêutrons que destrói apenas as células malignas nos casos de tumor cerebral sem lesionar o tecido saudável, informou nesta terça-feira (4) o jornal "Nikkei".

A equipe, formada por cientistas do Colégio Médico de Osaka, da Universidade de Kioto, da farmacêutica Stella Pharma e do conglomerado Suimoto Heavy Industries, baseou esta técnica experimental na chamada captura neutrônica de boro (BCNT).

A técnica consiste em utilizar um acelerador de partículas, que ocupa três metros de largura e cujo preço oscila entre R$ 51 milhões e R$ 76 milhões (2 bilhões e 3 bilhões de ienes), em lugar de um reator para criar os nêutrons destinados ao tratamento.

Os pesquisadores apresentaram uma solicitação para realizar testes clínicos utilizando a tecnologia em pacientes que tenham sofrido uma recaída em casos de glioblastoma, o tumor cerebral mais agressivo, com índices de sobrevivência muito baixos.

A equipe espera obter no início de outubro o sinal verde para poder iniciar os testes com seu novo tratamento, detalhou o "Nikkei". Os pacientes receberão uma injeção com um composto químico com boro, elemento que se concentra preferencialmente nas células tumorais.

A irradiação de nêutrons faz com que o boro emita uma forte radiação, ao entrar em reação, que destrói unicamente as células cancerígenas. Em uma hora do novo tratamento, os pacientes recebem uma dose de radiação duas ou três vezes mais intensa do que normalmente recebem em um tratamento de seis semanas.

Mais de 120 universitários realizaram estudos com o reator nuclear experimental da Universidade de Kioto, com resultados nos quais, em alguns casos, o tumor cerebral se reduziu em até 70%.

Segundo o Ministério japonês de Saúde, em 2010, 353 mil pessoas morreram de câncer no Japão, o que representa uma de cada três mortes no arquipélago.

Fonte R7


Pico da gripe suína difere nas regiões do Brasil

Temperatura e umidade devem ser levadas em conta para o calendário da vacina contra o vírus

Pesquisa de José Cerbino, coordenador de Programas e Projetos da Fundação Oswaldo Cruz em Brasília, aponta que variáveis regionais como temperatura e umidade devem ser levadas em conta para o calendário da vacina contra o vírus da gripe suína.

Enquanto no Sul e Sudeste a mortalidade foi mais alta nos meses de inverno de 2009 e 2010, nas Regiões Norte e Nordeste o pico da doença aconteceu nos meses de janeiro e fevereiro. A vacina começa a ser fornecida nos postos em maio, para crianças de até 2 anos, idosos, grávidas e portadores de doenças crônicas. “

Há diferença na epidemiologia nas diferentes regiões. Em momentos diferentes, há um aumento da atividade do vírus nas regiões. Sul e Sudeste têm sazonalidade clara no período do inverno, o que é esperado para a zona temperada. Nas zonas tropical e subtropical, como Norte e Nordeste, há poucos dados no mundo todo.

— Os dados de notificação mostram que o pico ocorre no início do ano. As pessoas são vacinadas em maio, depois do pico.

A proposta esbarra num problema técnico, diz o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. A vacina contra a gripe suína é feita para uso imediato, com base na identificação da cepa do vírus que está circulando com mais intensidade.

Ele explica que a variedade do vírus é divulgada em setembro pela Organização Mundial de Saúde e a vacina começa a ser produzida em outubro. Ela é testada, distribuída e começa a chegar ao País em março ou abril. “

— Mesmo que a gente pensasse em antecipar a vacinação para o Norte e Nordeste, além de a vantagem não estar demonstrada, há esse problema técnico.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte R7


Tabagismo está ligado a 80% dos casos de câncer de pulmão e de laringe

Custos com tratamento chegam a R$ 21 bilhões por ano

No último dia 31, Dia Mundial sem Tabaco 2012, a Organização Pan-Americana da Saúde, Ministério da Saúde do Brasil e outras instituições discutiram a interferência da indústria do tabaco e os custos sociais do tabagismo.

Durante o evento, foram apresentados os resultados do estudo "Carga das doenças tabaco-relacionado para o Brasil", que revelou que mais de 80% dos episódios de câncer de pulmão e de laringe são atribuídos ao tabagismo.

O estudo também mostra que os custos diretos com tratamento de pacientes com doenças tabaco-relacionado chegam a aproximadamente R$ 21 bilhões por ano. No Brasil, o tabagismo está ligado à morte de 130 mil pessoas por ano.

Fonte R7



Mãe dá à luz uma gêmea negra e outra branca

 
Chances de acontecer é uma em um milhão, disse médico

Pamela Frazer, de 30 anos, que mora em East Sussex, na Inglaterra, deu à luz meninas gêmeas, uma branca e a outra negra.

Por ela ser mestiça e o pai, Oswald, de 37 anos, também, nota-se o motivo das filhas terem nascido com tons de pele diferentes. Na família existem descendentes de jamaicano, irlandês e judeu.

Em relação às filhas, Candice Anne nasceu com cabelos e olhos pretos e a pele escura; Aleisha Lilly, com cabelos loiros e olhos claros, segundo o tabloide The Sun. Pamela disse:

— É muito comum que isso aconteça com os irmãos, mas para gêmeos é muito raro. O médico disse que era uma chance em um milhão.

Gêmeos podem nascer com diferentes tons de pele quando dois óvulos separados são fertilizados por dois espermatozoides. Isso significa que os genes que definem cada tom de pele da criança podem ser diferentes.

A mãe, que também tem uma irmã gêmea idêntica, Jemma, disse que a personalidade das filhas é bastante diferente.

— Aleisha é um pouco mais agitada, pois ela grita à noite procurando por comida, enquanto Candice é mais relaxada e calma, como o seu pai.

Pamela e Oswald não é o primeiro casal a ter filhos com tons de pele diferentes. Quatro anos atrás, um casal branco, Dean Durrant e Alison Spooner, tiveram duas filhas, Lauren, de pele clara, e Hayleigh, de pele escura.

Outro caso mais recente aconteceu há dois anos com o casal Bem e Angela, que são negros, mas tiveram uma filha loira de olhos azuis.

Fonte R7
 

Beber água facilita o emagrecimento

Médicos recomendam a ingestão de oito a dez copos de água por dia

Além de hidratar o corpo, a água é uma grande aliada nos casos de inchaços ocasionados por alterações hormonais. Ela realiza uma drenagem natural nos tecidos, eliminando as toxinas. Torna-se assim, uma arma poderosa no combate a celulite.

A ingestão de água regularmente acelera o metabolismo obrigando-o a usar suas reservas de carboidrato como combustível, facilitando o emagrecimento. O corpo humano é constituído de 70% de água.

Ela é a responsável pelo transporte de nutrientes para o interior das células, pelo controle da temperatura corporal e indispensável para o processo digestivo e circulatório. Um corpo bem hidratado com água proporciona uma pele macia e elástica.

Os médicos recomendam a ingestão de oito a dez copos de água por dia. A dica é distribuir a quantidade ao longo desse período. Por exemplo: quatro copos (250 ml) pela manhã, mais quatro copos à tarde, mais dois à noite.

Os médicos recomendam que se beba um copo de água durante as refeições. No entanto, beber mais do que 250 ml pode atrapalhar a digestão.

Fonte R7

Pedalar: qualquer um pode fazer

Confira as dicas para iniciar a atividade física sem prejudicar a saúde

Pedalar é bom para qualquer idade e para pessoas com qualquer condicionamento físico. A atividade fortalece os músculos da perna e do coração, combate a flacidez das pernas, melhora a circulação sanguínea e ajuda na queima de calorias.

Parques e ciclovias são os melhores lugares, para pedalar sozinho ou com a família. O ciclismo não oferece risco algum, exceto quando ocorrem quedas.
 
E para aproveitar melhor o momento seguem algumas dicas:

1. Use tênis confortáveis e bicicletas com guidão alto, para evitar esforços na coluna.

2. A postura deve prezar por manter o tronco na vertical, sem forçá-lo.

3. O banco deve estar regulado na altura da extensão das pernas.

4. O ideal é começar pedalando de 15 a 20 minutos, três vezes por semana.

5. Também é possível pedalar sem sair de casa, basta usar as bicicletas ergométricas. Os benefícios são os mesmos.

 

Fonte R7

Concurso UFG




A Universidade Federal de Goiás (UFG) publicou edital Nº. 57 para a realização de concurso público visando contratar 13 professores (assistente e adjunto). Os aprovados deverão atuar nos campus Catalão, Jataí, Colemar Natal e Silva e Samambaia, respectivamente Faculdade de Farmácia. A remuneração inicial pode chegar até R$ 7.333,67, com jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.

Inscrição

As inscrições serão feitas pelo site da UFG - www.ufg.br, até às 14 horas do dia 14 de setembro de 2012. A taxa de inscrição é de R$ 93,00 (classe de assistente) e R$ 147,00 (classe de adjunto).

Prova

O concurso será constituído de prova escrita, de títulos, didáticas e as defesas de memorial.
As provas serão realizadas nos seguintes endereços:
 
Campus Catalão - CAC/UFG - Avenida Dr. Lamartine Pinto de Avelar, nº 1.120 - Setor Universitário - Catalão-GO, fone: (64) 3441-5303/3441-5336, no e-mail: secretariaadministativa.cac@gmail.com e no site: www.catalao.ufg.br, das 8h00min às 11h00min e das 14h00min às 17h00min;

Campus Jataí - CAJ/UFG - Rua Riachuelo, Nº. 1530, Setor Samuel Graham - Jataí-GO, fones: (64) 3606-8102/3606-8103 fax (64) 3632-0001 - e-mail: rhcajufg@yahoo.com.br - site: www.jatai.ufg.br, das 08h00min às 11h00min e das 13h00min às 17h00min;

Faculdade de Farmácia - FF/UFG - Av. Universitária, esq. com 1ª Avenida, Setor Universitário - Goiânia-GO, fone: (62) 3209-6044 fax: (62) 3209-6037 - e-mail: mmarquesfernandes@gmail.com - site: www.farmacia.ufg.br, das 08h00min às 12h00min;

Faculdade de Odontologia - FO/UFG - Campus I - Colemar Natal e Silva Praça Universitária esquina com 1ª. Avenida, s/n - Goiânia-GO, fone/fax: (62) 3209-6325 - e-mail: foufg.secretaria@gmail.com - site: www.odonto.ufg.br, das 8h00min às 12h00min e das 14h00min às 17h00min;

Instituto de Ciências Biológicas - ICB/UFG - Campus II - Samambaia - Goiânia-GO, fone (62) 3521-1487/1078 fax (62) 3521-1190 - e-mail: tiv@icb.ufg.br - site: www.icb.ufg.br, das 09h00min às 12h00min e das 14h00min às 16h30min.

Validade

O concurso será válido por um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um ano, contado a partir da data de publicação da homologação.

Concurso Prefeitura de Santa Terezinha de Goiás





A Prefeitura de Santa Terezinha de Goiás, publicou extrato do edital nº. 001/2012 para realização de concurso público oferecendo 76 vagas, sendo 36 imediatas e 40 para cadastro reserva de nível fundamental, médio e superior. A remuneração varia entre R$ 622,00 e R$ 10.000,00, com carga horária de 30 e 40 horas semanais.

Cargos

Chefe de Campo, Auxiliar de Serviços Gerais (Gari), Operador de Máquinas, Merendeira, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Edemias, Porteiro Servente, Agente Arrecadador, Auxiliar de Enfermagem, Fiscal da Vigilância Sanitária, Gestor de Resíduos, Fiscal de Postura, Médico (cirurgião e clínico geral), Procurador do Município, Odontólogo, Enfermeiro e Gestor Público.

Inscrição

As inscrições foram reabertas, podendo ser realizadas através do site www.fundaso.com.br, até o dia 27 de setembro de 2012, mediante o pagamento de taxa:
 
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 70,00 e 100,00.
Lembrando que os portadores de deficiência têm assegurado o direito de inscrição no presente concurso público.

Prova

A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 27 de outubro de 2012, em local e horário a serem divulgados no mural da Prefeitura de Santa Terezinha de Goiás – GO, e no comprovante definitivo disponível na internet, endereço eletrônico: www.fundaso.com.br.
 
O gabarito preliminar será afixado em mural da Prefeitura de Santa Terezinha de Goiás - GO e divulgado na internet, endereço eletrônico: www.fundaso.com.br.

Validade

O prazo de validade do concurso será de 2 anos, podendo ser prorrogável uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Aparecida de Goiânia (GO)




A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Estado de Goiás, publicou edital n° 03/2012 de concurso público para o ingresso nos cargos da Secretaria Municipal de Saúde. Com o certame, serão providas 490 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 1.246,11.

Cargos
- Profissional de Saúde - Nível Superior: Ciências Biomédicas (8), Enfermagem (79), Farmácia (19), Medicina (104), Medicina Veterinária (3), Nutrição (7), Odontologia (38), Psicologia (17);
- Assistente Técnico de Saúde - Nível Médio/Técnico: Técnico em Análises Clínica e Laboratório (4), Técnico em Enfermagem (148), Técnico em Higiene Dental (2), Técnico em Radiologia (2);
- Auxiliar Técnico de Saúde - Nível Fundamental: Auxiliar de Consultório Dentário (59).

Inscrições
O concurso será realizado pelo Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás, que disponibilizou sua página web para inscrição. As inscrições serão realizadas de 28 de agosto até às 23h59min do dia 20 de setembro de 2012 através do endereço www.cs.ufg.br.

O Serviço de Atendimento ao Cidadão - SAC prestará atendimento aos candidatos interessados, nas seguintes unidades: Centro, situado na Rua João Batista de Toledo, nº. 16, Centro, telefone (62) 3545-5828 e 3545-5829; Garavelo, situado na Avenida Igualdade, Praça da Igualdade, Setor Garavelo, telefone 3545-6032; Nova Cidade, situado na Avenida 21 de Abril, APM 02, Nova Cidade, telefone 3545-4868, todos em Aparecida de Goiânia no horário das 8h às 17h30min, exceto sábados, domingos e feriados.

Taxas
As taxas variam de R$ 45,00 para cargos de nível fundamental, R$ 65,00 para nível médio e de R$ 85,00 para cargos de nível superior.

Provas
O concurso será realizado em etapa única, com prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório para todos os cargos a ser realizada na data prevista de 21 de outubro de 2012.

A distribuição dos candidatos nos locais de realização das provas será feita a critério do Centro de Seleção da UFG, conforme disponibilidade e capacidade dos locais. A critério do Centro de Seleção da UFG, as provas do concurso poderão ser realizadas nas cidades de Aparecida de Goiânia e/ou Goiânia-GO.

A aplicação da prova terá início às 13h e término às 17h. Os portões dos locais de sua realização serão abertos às 12h e fechados, pontualmente, às 13h.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Edital / Publicações

Concurso CRF - GO




O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás divulgou resumo do edital Nº. 01/2012 para realização de concurso publico. O objetivo do certame é preencher 10 vagas de nível médio e superior, com remuneração de até R$ 4.987,00.
 
São ofertadas 5% das vagas aos portadores de necessidades especiais
 
Cargos: Auxiliar Administrativo, Motorista, Telefonista e Farmacêutico Fiscal.
 
As inscrições serão realizadas das 10:00 do dia 24 de agosto até às 23:59 do dia 15 de outubro de 2012, através do site www.quadrix.org.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 65,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 11 de novembro de 2012, em local e horário a serem divulgados através do comprovante definitivo de inscrição, a partir do dia 30 de outubro de 2012.
 
O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 12 de novembro de 2012, no site www.quadrix.org.br.
 
O resultado final do concurso público será homologado pelo CRF‐GO, publicado no Diário Oficial da União e divulgado no endereço eletrônico www.quadrix.org.br na data provável de 12 de dezembro de 2012.
 
O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso CREMEGO




O Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás – CREMEGO, publicou edital Nº. 001/2012 para realização de concurso público visando o preenchimento de 27 vagas mais cadastro reserva de nível médio e superior. A remuneração varia entre R$ 1.165,71 e R$ 8.341,05, por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
Os benefícios oferecidos aos aprovados, quando contratados, são:
 
a) Vale‐Transporte (Conforme legislação);
b) Auxílio Alimentação (R$ 426,00 – jornada de 40 horas e R$ 213,00 – jornada de 20 horas);
c) Plano de Saúde em regime de co‐participação no custeio na proporção 95% Empregador e 5% Empregado extensivo aos dependentes legais;
d) Plano Odontológico em regime de co‐participação no custeio na proporção 50% Empregador e 50% Empregado, extensivo aos dependentes legais.

Cargos

Agente Administrativo, Agente Fiscal Gyn, Agente Fiscal Interior, Auxiliar Administrativo Gyn, Auxiliar Administrativo Interior, Assistente de Informática, Motorista, Recepcionista, Advogado, Assessor de Comunicação, Bibliotecário, Contador e Médico Fiscal.

Inscrição

As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, solicitada no período entre 10 horas do dia 20 de agosto e 23 horas e 59 minutos do dia 24 de setembro de 2012.
 
A taxa de inscrição é de R$ 45,00 (nível médio) e R$ 60,00 (nível superior).
 
Serão reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Prova

A prova objetiva será realizada nas cidades de Goiânia (GO), Ceres (GO), Luziânia (GO), Itumbiara (GO), Rio Verde (GO), na data provável de 21 de outubro de 2012, em locais e horários a serem divulgados no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, e no comprovante definitivo de inscrição que será disponibilizado em 01 de outubro de 2012.
 
O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 22 de outubro de 2012.
 
Os documentos deverão ser deverão ser enviados, impreterivelmente, via SEDEX ou carta registrada com aviso de recebimento para a Central de Atendimento do Instituto Quadrix (Concurso Público – CREMEGO), Caixa Postal 28203, CEP: 01.234‐970, São Paulo (SP), entre os dias 20 a 22 de novembro de 2012.

Validade

O concurso será válido por 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de homologação do certame.

Edital / Publicações

UFES lança edital de processo seletivo




A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) divulgou edital N° 32/2012 de processo seletivo destinado ao provimento de 04 vagas para Professor de 3º Grau dos Centros de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), Educação, Ciências da Saúde (CCS) e Universitário Norte do Espírito Santo.
 
O salário previsto para mestres em regime DE é de R$ 4.837,66 e de R$ 7.627,02 para doutores. Para dedicação de 20 horas, o vencimento chega ao valor de R$ 2.619,03.
 
Os profissionais contratados atuarão nos Departamentos de Línguas e Letras, Teorias do Ensino e Práticas Educacionais, Patologia e Ciências da Saúde com as áreas de Letras - Línguas Estrangeiras Modernas e Literaturas Estrangeiras Modernas; Educação - Educação Matemática e Ensino-Aprendizagem, Didática e Estágio Supervisionado em Matemática; Parasitologia; e Ciências da Saúde - Farmácia.
 
Os interessados deverão fazer a inscrição no período de 23 de agosto a 21 de setembro de 2012, nas secretarias dos respectivos Centros e Departamentos. A taxa de inscrição será de R$ 250,00.
 
Haverá prova escrita, de aptidão didático-prática, de plano de trabalho e de títulos para todos os participantes.

Concurso UFES Espírito Santo




A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) lançou edital de concurso público 33/2012, com o objetivo de prover 03 vagas para professores de nível superior. Os salários vão até R$ 7.627,02.
 
As oportunidades são para ministrar aulas nas áreas de Teoria das Organizações, Nutrição e Ciência e Tecnologia de Alimentos.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 11 de setembro até o dia 10 de outubro de 2012 e pagar a taxa de R$ 250,00, nos seguintes locais:
 
-Secretaria do Departamento de Administração/CCJE, avenida Fernando Ferrari, nº. 514, Campus Universitário, Goiabeiras, Vitória, de segunda a sexta feira, das 8h30 às 11h30;

-Departamento de Farmácia e Nutrição/CCA - Alto Universitário, s/nº, bairro Guararema, Alegre, de segunda a sexta feira, das 13h30 às 17h;

-Departamento de Engenharia de Alimentos/CCA, Alto Universitário, s/n, bairro Guararema, Alegre, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.
 
A previsão é de que os candidatos sejam avaliados por meio de prova escrita e prova de aptidão didático-prática, de caráter eliminatório e classificatório, prova de plano de trabalho e prova de títulos de publicação de trabalhos científicos referidos no curriculum vitae, de caráter apenas classificatório.
 
A prova escrita está prevista para ser realizada nos dias 26 de novembro, 03 e 10 de dezembro de 2012.
 
O concurso terá validade pelo prazo de 02 anos, contada a partir da data da homologação do concurso, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Serra - ES




Terá início a partir do dia 30 de julho as inscrições para concurso público da prefeitura de Serra, Estado do Espírito Santo. Serão selecionados 1.175 novos servidores de níveis médio e superior, com salário de até R$ 1.788,72 e carga horária de 30 e 40 horas semanais. Confira o edital.
 
A empresa responsável em elaborar e aplicar a prova é a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab). Os aprovados vão preencher as novas vagas que surgiram com a inauguração de novas unidades escolas (EMEFs e CMEIs), além de substituir servidores aposentados.
 
Cargos
Professor e Auxiliar de Secretaria Escolar.
 
Inscrição
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas até o dia 10 de setembro de 2012, pela internet, no site www.funcab.org ou no Posto de Atendimento do Colégio Contec, localizado na Rua Edson Pompermayer, 11, Manoel Plaza, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
 
A taxa de inscrição é de R$ 54,00 para nível médio e R$ 78,00, para nível superior.
 
Prova
O candidato poderá se inscrever para dois cargos, desde que não haja coincidência nos dias e turnos de aplicação das provas objetivas. Se houver, a primeira inscrição será cancelada. Os locais e horários de aplicação das provas ficarão disponíveis no posto e no site 10 dias antes da data da avaliação.

Para os cargos de nível superior, haverá prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório e prova de títulos, de caráter classificatório. Para o cargo médio, a etapa é única, com prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório.

No turno da manhã, farão os testes os candidatos a auxiliar de secretaria escolar, professor MaPA – Educação Especial/Altas habilidades; Educação Especial/Deficiência Mental; Educação Especial/Deficiência Visual e Séries Iniciais.
 
A prova objetiva está prevista para 21 de outubro de 2012, em local e horário a serem divulgados a partir do dia 08 de outubro de 2012, no site www.funcab.org.

O gabarito da prova objetiva será realizada, provavelmente, a partir das 12 horas do dia 23 de outubro de 2012, no posto de atendimento e disponibilizado no site www.funcab.org no 2º dia útil após a data de realização da prova, a partir das 12 horas (Horário de Brasília/DF).
 
Os títulos deverão ser entregues entre os dias 12 a 14 de novembro de 2012 , no posto de atendimento – do Colégio Contec, localizado na Rua Edson Pompermayer, 11, Manoel Plaza, de segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 09h às 17h, observando-se o horário de funcionamento posto ou ser encaminhado via SEDEX à FUNCAB – Concurso Público PM SERRA/ES, Caixa Postal n. 99708 – CEP: 24.020-976 – Niterói/RJ, devendo ser notificado à FUNCAB seu envio, através de mensagem encaminhada para o correio eletrônico notificacao@funcab.org ou via fax (21) 2621-0966, especif icando nome completo do candidato, número da Ficha de Inscrição, data de postagem e o número identificador do objeto.
 
O resultado da prova de títulos está previsto para ser divulgado no dia 03 de dezembro de 2012, nos sites www.funcab.org e www.serra.es.gov.br e publicado na Imprensa Oficial do Estado.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de 2 anos, a contar da data de publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Edital / Publicações

Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos - SP abre vagas





O Hospital Regional "Dr. Osiris Florindo Coelho" de Ferraz de Vasconcelos, São Paulo, através da Coordenadoria de Serviços de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, lançou os editais de processo seletivo para provimento de 06 vagas.
 
Haverá várias oportunidades para o cargo de Médico na área de Ginecologia, Obstetrícia e Medicina Intensiva, com remuneração de R$ 1.993,02, mais produtividade para jornada de trabalho 20 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas no período de 10 de setembro a 11 de outubro de 2012, das 10h às 17h, no Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, na unidade detentora do certame, sito à Rua Prudente de Morais, nº. 257, Vila Corrêa, Ferraz de Vasconcelos-SP.
 
O candidato poderá preencher a ficha de inscrição pelo site www.saude.sp.gov.br ou retirá-la na unidade detentora do certame. O valor da taxa de inscrição será de R$ 60,85.
 
A prova será realizada na cidade de Ferraz de Vasconcelos-SP, com data prevista para o dia 28 de outubro de 2012, no período da manhã ou tarde, e os candidatos serão convocados por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo www.imprensaoficial.com.br.
 
O concurso terá validade de 2 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde, não cabendo qualquer ato posterior.

SESA (CE) abre processo seletivo





A Secretaria de Estado da Saúde do Ceará, divulgou edital nº. 01/2012 para realização de processo seletivo. A seleção oferece várias vagas de nível superior, com salário de até R$ 6.942,63.

Cargos
Diretor Geral, Diretor Administrativo - Financeiro e Diretor Técnico.

Os interessados deverão se inscrever de forma presencial, na Central de Serviços da ESP-CE, localizada à Av. Antônio Justa, 3161, Meireles, Cep. 60165-090, Fortaleza/CE, de segunda a sexta-feira, no horário das 08:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h ou através do site - www.esp.ce.gov.br, até o dia 05 de setembro de 2012. A taxa de inscrição é de R$ 120,00.

A seleção será constituída de prova objetiva e de títulos.

A prova objetiva será realizada na data provável de 15 de setembro de 2012, no município de Fortaleza, para todos os candidatos, em locais e horários previamente estabelecidos e divulgados no site www.esp.ce.gov.br, a partir do dia 13 de setembro de 2012.

O gabarito preliminar será divulgado no site www.esp.ce.gov.br, logo após a realização da prova objetiva.

A análise dos títulos está prevista para os dias 17 a 21 de setembro de 2012, na ESP-CE.

O resultado preliminar da análise de títulos será divulgado a partir do dia 21 de setembro de 2012, através do site www.esp.ce.gov.br.

A seleção será válida por 01 ano, prorrogável por igual período, a contar da publicação da homologação do resultado final.

Concurso CISMAS - Alto Sapucaí (MG)

Foi publicado edital n° 001/2012 do concurso público de provas para provimento de cargos públicos no Quadro de Pessoal do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí (CISMAS), Estado de Minas Gerais. O concurso será executado através da empresa JCM – Consultoria Municipal Ltda.
 
Haverá 02 vagas para os cargos de Analista de Água e Técnico em Enfermagem (níveis médio e superior), com salários variados de R$ 1.123,25 e R$ 1.276,43 por carga horária de 44h semanais.
 
As inscrições serão efetuadas via internet, através do site www.jcmconcursos.com.br, no período de 08 horas do dia 05 de novembro até às 22 horas do dia 05 de dezembro de 2012. As taxas variam de R$ 50,00 para nível médio e de R$ 70,00 para nível superior.
 
Estará disponível a qualquer interessado um posto de atendimento para inscrição presencial, na Sede do CISMAS, Rua Antônio Simão Mauad, 301 – Bairro Pinheirinho, Itajubá-MG – 37.500-180, no período de 05 de novembro a 05 de dezembro de 2012, exceto sábados, domingos e feriados, das 13h e 30min às 17h.
 
Todos os candidatos serão submetidos às provas objetivas que serão realizadas no dia 06 de janeiro de 2013. O horário e local serão informados na ficha de inscrição definitiva e através do site www.jcmconcursos.com.br e na sede do CISMAS. Os gabaritos serão divulgados no dia 07 de janeiro de 2013.
 
O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Hospital Infantil Darcy Vargas (SP)

Foi publicado edital de concurso público para 4 vagas na classe de Enfermeiro, para o UGA III - Hospital Infantil Darcy Vargas, no Estado de São Paulo. O vencimento inicial da classe será de R$ 1.464,83 e demais benefícios de acordo com a unidade e Legislação Vigente, acrescido de Prêmio Incentivo no valor de até R$ 1.000,00, para jornada de trabalho de 30 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas no período de 12 a 14 de setembro de 2012, das 10h às 16h, no Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, na unidade detentora do certame (à Rua Dr. Seráfico de Assis Carvalho, nº. 34, Anfiteatro (Térreo), Morumbi, São Paulo-SP).
 
O candidato poderá preencher a ficha de inscrição pelo site www.saude.sp.gov.br ou retirá-la na unidade detentora do certame sito à Rua Dr. Seráfico de Assis Carvalho, nº. 34, Anfiteatro (Térreo), Morumbi, São Paulo-SP. O valor da taxa de inscrição será de R$ 60,85.
 
A prova será realizada na cidade de São Paulo, com data prevista para o dia 21 de outubro de 2012 no período da manhã ou tarde, e os candidatos serão convocados por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo www.imprensaoficial.com.br.
 
O concurso terá validade de 2 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde, não cabendo qualquer ato posterior.

A Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, lançou através do Diário Oficial do Estado edital Nº. 38/2012 para realização de processo seletivo. A seleção destina-se à contratação, em caráter excepcional, de 17 médicos mais cadastro reserva, para atuarem junto as Unidades da Estratégia Saúde da Família, Rede Municipal e Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas. A remuneração é de até R$ 10.504,08, por jornada de trabalho de 20, 24 e 40 horas semanais.

Foi publicado edital de Processo Seletivo destinado a selecionar candidatos para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público para a contratação de Professor da Educação Superior da Universidade do Estado de Mato Grosso- Unemat, no Campus Universitário de Tangará da Serra.
 
Serão ofertadas 09 oportunidades efetivas mais formação de cadastro de reservas para professores que deverão atuar nas seguintes áreas: Engenharia Agrícola, Biologia Geral, Biologia Geral /Botânica, Zoologia/Ecologia, Filosofia, Literatura de Língua Portuguesa, Língua Portuguesa, Metodologia Científica e Psicologia.
 
As inscrições serão realizadas no horário compreendido entre 13h30min às 17 horas, na Coordenação dos respectivos Cursos, no Campus Universitário de Tangará da Serra, situado na Rodovia MT 358, Km 07, Cx Postal 287 - Jardim Aeroporto - Tangará da Serra/MT - CEP 78.300-000, no período de 05 a 12 de setembro de 2012.
 
A confirmação das inscrições e divulgação do local de realização da Prova Escrita e da Prova de Desempenho Didático será no dia 12 de setembro de 2012, devidamente publicada no site http://tangara.unemat.br.
 
A aplicação da Prova Escrita e entrega do Curriculum na Plataforma Lattes e dos documentos comprobatórios de títulos para Avaliação de Títulos será na data prevista de 13 de setembro de 2012, às 8 horas e 15 min.
 
A divulgação do resultado da Prova Escrita está prevista para o dia 13 de setembro de 2012, a partir das 18 horas no site http://tangara.unemat.br.

Prefeitura de Cachoeirinha (RS) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, lançou através do Diário Oficial do Estado edital Nº. 38/2012 para realização de processo seletivo. A seleção destina-se à contratação, em caráter excepcional, de 17 médicos mais cadastro reserva, para atuarem junto as Unidades da Estratégia Saúde da Família, Rede Municipal e Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas. A remuneração é de até R$ 10.504,08, por jornada de trabalho de 20, 24 e 40 horas semanais.
 
Será acrescido ao salário adicional de insalubridade e concedido auxilio alimentação e auxilio transporte com seus respectivos descontos.
 
A inscrição será realizada no setor de Protocolo Geral da Prefeitura de Cachoeirinha, localizado na Av. Flores da Cunha, 2209, até o dia 14 de setembro de 2012, das 9 às 17 horas.
 
A seleção será constituída de prova de títulos.
 
Os documentos (títulos) deverão ser entregues no ato da inscrição.
 
O resultado com a classificação final será publicado no mural Oficial no hall de entrada da Prefeitura de Cachoeirinha, na data provável de 18 de setembro de 2012, às 14 horas.
 
O processo seletivo será válido pelo prazo de 6 meses, podendo ser renovado até por igual período.

Concurso Hospital das Clínicas – SP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) publicou 02 (dois) editais de concurso público destinado ao preenchimento de 02 vagas para Médico Clínico no Instituto de Ortopedia e Traumatologia e 01 vaga para Médico no Serviço de Urologia Endoscópica da Divisão de Clínica Urológica das Unidades Médicas e de Apoio do Instituto Central.
A remuneração será de R$ 1.993,02 em jornada de 20 horas semanais, além do auxílio alimentação e vale-transporte.
 
Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição que está disponível no site www.hcnet.usp.br e entregá-la até o dia 18 de setembro de 2012 para o Serviço de Recrutamento, Seleção e Movimentação de Pessoal da Divisão de Recursos Humanos do HCFMUSP (Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, nº. 225, Prédio da Administração, 1º andar, Cerqueira César, São Paulo/SP - CEP 05.403-010), juntamente com a cópia da cédula de identidade ou protocolo de solicitação e original do comprovante de pagamento da taxa de R$ 60,85.
 
A previsão é de que o concurso seja composto de prova escrita que constará de uma dissertação sobre um dos temas sorteados para o profissional da área de Urologia e com quatro questões dissertativas para Médico na área de Ortopedia e Traumatologia, além de prova prática-oral e prova de títulos.
 
O prazo de validade do concurso será de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação.

Tribunal de Justiça - Comarca de Juscimeira (MT) abre vaga

A Comarca de Juscimeira, Estado do Mato Grosso, lançou edital Nº. 001/2012/DF de processo seletivo para credenciamento de pessoa física, para atuar na área de psicologia. O salário será de até R$ 20,06 por hora.
 
Os interessados deverão se inscrever gratuitamente na Gerência Administrativa do Fórum da Comarca de Juscimeira, situada à rua O, nº. 220, bairro cajus, até o dia 10 de setembro de 2012, das 12:00 às 19:00.
 
A avaliação competirá ao magistrado responsável pela unidade judiciária e contemplará a análise de currículo e experiência profissional.
 
No ato do requerimento, o interessado deverá preencher um formulário onde fará uma declaração, sob as penas da lei, acerca da veracidade das informações prestadas, assim como apresentará declaração de relação de parentesco. Com o formulário, o interessado deverá apresentar curriculum vitae acompanhado dos seguintes documentos:
 
I - cópia autenticada da Carteira de Identidade e do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
II - certidões negativas criminais expedidas pelas Justiças Estadual e Federal;
III - cópia autenticada do diploma de curso superior;
IV - cópia autenticada dos títulos e demais documentos exigidos;
V - certidão negativa expedida pelo Conselho Regional correspondente à profissão do candidato;
VI - atestado de sanidade física e mental;
VII - duas fotografias 3x4, recentes;
VIII - declaração de que tem pleno conhecimento e concorda com as regras estabelecidas neste edital e das normas constantes do Provimento n.º 008/2008/CM.
 
Será habilitado apenas o profissional que apresentar toda a documentação exigida, comprovando-se habilitação profissional, qualificação técnica e regularidade fiscal.
 
O processo seletivo será válido por 02 anos, a contar da data da publicação do resultado, admitindo-se prorrogação, que se dará automaticamente, por igual período.

Edital / Publicações

HSPM (SP) abre 35 vagas

O Hospital do Servidor Público Municipal - HSPM, publicou nove (9) editais de processo seletivo destinado para o provimento de 35 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 530,81 a R$ 2.098,69.

Cargos
As vagas são para os cargos de Técnico de Refrigeração, Caldeireiro, Encanador, Pintor, Programador de Sistema, Técnico de Manutenção de Equipamento Hos, Pedreiro, Eletricista e Ascensorista.

Inscrições
As inscrições serão efetuadas até o dia 06 de setembro de 2012, no horário das 8h30min às 16h, na Seção de Apoio Técnico de Ingresso, Cargos, Salários e Acesso do Departamento Técnico de Gestão de Talentos, Rua Castro Alves, nº. 151, fundos, Aclimação, São Paulo, Capital. A inscrição será efetuada pelo interessado ou procurador devidamente habilitado, gratuitamente, mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição, sendo este formulário padronizado pela Autarquia.

A convocação para a formalização de sua contratação será feita por meio do Diário Oficial da Cidade de São Paulo.