Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Conheça os benefícios dos grãos para a perda de peso e a melhora da saúde

A linhaça é rica em fibras e ajuda a regular o intestino, diminuir
a ansiedade e a inflamação em células de gordura
Médica com atuação em terapia ortomolecular indica quantidades recomendadas e formas de consumo no dia a dia

Linhaça, feijão-branco e quinoa são aliados da dieta. De acordo com a médica Anna Bordini, com prática ortomolecular, os grãos completam uma dieta e podem auxiliar na diminuição do peso, além de prevenir outros problemas de saúde. São indicados para quem tem sobrepeso, obesidade, prisão de ventre, colesterol, celulites ou para quem está em busca de uma alimentação saudável.

Anna recomenda adicionar os grãos em frutas, saladas, iogurtes ou sopas. Uma colher de sopa em cada refeição já é suficiente. A seguir, conheça os benefícios de cada tipo de grão e confira dicas de como inclui-los na alimentação diária.

Linhaça
Rica em fibras, a linhaça pode ser encontrada na forma de grãos, óleo ou farinha. Ela regula o intestino, diminui a ansiedade e a inflamação em células de gordura.

— Uma das funcionalidades da linhaça é consumir bastante espaço no estômago e impedir que ele seja esvaziado rapidamente. Sem contar que as fibras existentes no grão também estimulam a produção de hormônios ligados à saciedade, que avisam ao cérebro que a barriga está cheia — comenta a médica.

A linhaça pode ser adicionada em frutas, sucos, iogurtes e até em refeições, sendo salpicada na comida. Antes de consumi-la, triture as sementes e guarde em potes de vidro bem fechados e conserve na geladeira durante três dias. Você pode também germinar as sementes, deixando-as de molho por 24 horas num recipiente com água. Em seguida, bata no liquidificador até formar um gel, que deve ser guardado na geladeira em um pote por até cinco dias. Este gel pode ser usado em sucos, vitaminas e sopas.

Quinoa
Fonte de proteína, carboidratos, vitaminas, minerais, aminoácidos e cálcio, a quinoa é o melhor e mais completo alimento de origem vegetal. É rico em fibras e ajuda no funcionamento intestinal, reduz a absorção de lipídeos, diminui os sintomas da TPM, é uma ótima fonte de vitaminas E, D e do complexo B. Os médicos permitem o uso diário deste grão, sendo duas colheres de sopa por dia.

A quinoa pode ser aproveitada na preparação de folhas refogadas, no mesmo processo de preparo de couve ou espinafre. O grão também pode ser cozido com o arroz e temperado em saladas, ou no preparo de sopas. A farinha da quinoa pode ser usada para preparar mingaus, pães, pudins, massa para panqueca e biscoitos.

Chia
Semente mexicana que tem um sabor parecido com o de nozes, a chia pode ser encontrada em forma de grão, óleo ou farinha. A sua composição ajuda a perder até três quilos em dois dias. Além disso, controla a pressão, melhora o humor, auxilia no tratamento de câncer de mama, reduz diabetes e deixa a pele mais bonita.

Ela pode acompanhar os sucos ou, se preferir, a pessoa pode comer uma colher de sopa antes do almoço e outra antes do jantar. Mas atenção: o excesso desse grão pode provocar efeito contrário no organismo.

Feijão branco
O feijão branco tem uma proteína de reserva chamada de faseolamina. Quando ingerida, ela inibe a digestão do carboidrato e retarda a absorção de açúcares no sangue e também ajuda a melhorar o aspecto da pele.

O ideal é consumir esse grão por meio de farinha. É recomendada uma ingestão por, no máximo, 30 a 40 dias, e de apenas uma colher de café antes do almoço, diluída em uma pequena quantidade de água. Isso porque o feijão cru tem toxinas, que, em grandes quantidades, podem ser prejudiciais à saúde. Ele também pode ser acrescentado em receitas de pães e no molho citronet especial para saladas, além da feijoada.

Amaranto
Cereal auxilia na perda de peso, reduz o nível de colesterol no sangue, rico em cálcio e fortalece os ossos. Além de combater o envelhecimento precoce da pele é uma fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), o que não acontece com outros tipos de vegetais.

Os flocos de amaranto podem ser processados para transformá-lo em farinha, que pode substituir a farinha branca nas receitas, desde que respeitando o consumo de uma colher de sopa por dia, conforme recomenda Anna Bordini.

Painço
Da mesma família de grãos de arroz e milho, o painço contribui no processo digestivo, ajuda a manter a resistência dos ossos e age no controle de absorção de glicose. Ele pode ser consumido diariamente, na quantidade máxima de duas colheres de sopa.

Ele deve ser cozindo em água fervente e servido igual ao arroz. Preste atenção: o consumo exagerado pode causar diarreia e levar ao ganho de peso.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário