Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Entidades se encontram com governo para discutir Aids

Entidades e pesquisadores que trabalham com Aids no país apresentaram, nesta terça-feira (4), ao ministro Alexandre Padilha (Saúde) cinco pontos que consideram cruciais para combater a epidemia da doença no Brasil.

O encontro, organizado pelo próprio ministro, ocorre após uma onda de críticas de que o governo teria relaxado no controle da doença. Em agosto, 14 instituições e 54 pesquisadores lançaram um manifesto em que apontavam aumento de casos e mortes pela doença.

"Não fomos pedir respostas, mas apresentar pontos para um diálogo mais qualificado", diz Veriano Terto Junior, da Abia (Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids). O encontro, continua, "é um reconhecimento de que os problemas existem e não são de fácil solução".

Segundo Terto Junior, os pontos apresentados foram:
 
1) A necessidade de reconhecer que há uma epidemia crescente da doença no país e que não há a estabilidade que os números do Ministério da Saúde indicam;
 
2) A importância de não ter mais censura em campanhas, principalmente as focadas em gays, profissionais do sexo, usuários de drogas e presos;
 
3) A necessidade de melhorar a aplicação de recursos públicos em ONGs que trabalham a doença e, assim, evitar que fechem;
 
4) Reverter o fechamento de leitos do SUS direcionados ao controle da doença;
 
5) Discutir a incorporação de novas tecnologias de prevenção.

O representante da Abia diz que, na conversa, o ministério listou as medidas adotadas pelo governo, mas reconheceu que ainda há "muito o que se fazer". Sobre a discordância dos números (que indicam estabilidade ou crescimento da doença), o ministério reconheceu que há disparidades regionais e entre os grupos, o que aponta para a necessidade de ações diferenciadas.

O ministro ouviu os argumentos de que não é aceitável festejar uma epidemia (possivelmente) controlada em patamares elevados.

"Acho que eles reconheceram que existem pelo menos duas versões [dos números] da epidemia. Mas que, crescendo ou não, é inaceitável dizer que estabilizar é bom", explica Vera Paiva, do Núcleo de Estudos para a Prevenção da Aids (USP).

"Num país com a história que temos, não é bom ter uma situação descontrolada entre homossexuais, ou uma taxa de transmissão vertical [mãe-bebê] que poderia ser zero e não é."

Os cinco pontos foram discutidos na semana passada, durante o 9º Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids, em São Paulo.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário