Até hoje não havia sido encontrado um biomarcador para prever crise grave de asma em crianças que convivem com a fumaça do cigarro
Um exame de urina para medir os níveis de leucotrieno E4 (uLTE4) pode prever crises graves de asma em crianças expostas ao fumo passivo. O estudo será publicado na próxima edição do The Journal of Allergy and Clinical Immunology.
Quarenta e quatro crianças com asma que receberam corticosteróides inalados foram submetidas a medições de uLTE4 durante cinco meses. Crianças com asma expostas à fumaça do tabaco correm maior risco de crises graves. Até hoje, biomarcadores para a exposição à fumaça do tabaco ainda não tinham sido relatados.
A exposição ao fumo do tabaco foi determinada a partir de um questionário e da medição de cotinina urinária. Altos níveis de uLTE4 estavam associados a crianças que sofriam graves crises de asma e que necessitavam de cuidados urgentes, enquanto outros fatores agravantes como a disfunção pulmonar e a respiração de óxido nítrico não estavam relacionados a condições graves neste grupo. Dois terços das crianças expostas à fumaça necessitam de cuidados imediatos, com níveis iguais ou acima de 106 picogramas por miligrama da substância uLTE4.
O estudo sugere que o uLTE4 pode ser utilizado como um biomarcador eficaz para identificar as crianças que são fumantes passivas e que correm maior risco de crises asmáticas, mesmo quando submetidas a um tratamento.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário