Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Exame de urina aponta risco de crise asmática em criança exposta ao fumo passivo

Até hoje não havia sido encontrado um biomarcador para prever crise grave de asma em crianças que convivem com a fumaça do cigarro

Um exame de urina para medir os níveis de leucotrieno E4 (uLTE4) pode prever crises graves de asma em crianças expostas ao fumo passivo. O estudo será publicado na próxima edição do The Journal of Allergy and Clinical Immunology.

Quarenta e quatro crianças com asma que receberam corticosteróides inalados foram submetidas a medições de uLTE4 durante cinco meses. Crianças com asma expostas à fumaça do tabaco correm maior risco de crises graves. Até hoje, biomarcadores para a exposição à fumaça do tabaco ainda não tinham sido relatados.

A exposição ao fumo do tabaco foi determinada a partir de um questionário e da medição de cotinina urinária. Altos níveis de uLTE4 estavam associados a crianças que sofriam graves crises de asma e que necessitavam de cuidados urgentes, enquanto outros fatores agravantes como a disfunção pulmonar e a respiração de óxido nítrico não estavam relacionados a condições graves neste grupo. Dois terços das crianças expostas à fumaça necessitam de cuidados imediatos, com níveis iguais ou acima de 106 picogramas por miligrama da substância uLTE4.

O estudo sugere que o uLTE4 pode ser utilizado como um biomarcador eficaz para identificar as crianças que são fumantes passivas e que correm maior risco de crises asmáticas, mesmo quando submetidas a um tratamento.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário