Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Exames: Arteriografia seletiva renal (código da AMB 4.08.12.04-9)

O que é o exame: introdução de um cateter vascular por via percutânea, na artéria femoral, seguida de injeção de um meio de contraste iodado orgânico no jato médio da aorta. A angiografia seletiva é obtida pela manipulação da ponta do cateter sob controle de raios-X na artéria renal desejada, seguida da injeção de pequeno volume de contraste na artéria.

Para que serve: estudo detalhado das artérias renais, para detecção de estenose (redução do calibre do vaso), aneurismas, trombose arterial e doença ou insuficiência renal. É um exame freqüentemente realizado em doadores e receptores antes do transplante renal, para determinar o número de artérias de cada rim.

Instruções para a realização do exame: a arteriografia seletiva renal é feita no hospital e é inserido um cateter na artéria femoral, na região da virilha, após anestesia local.

- O paciente deve informar ao médico se já teve algum problema hemorrágico ou reação alérgica, especialmente a contraste iodado.

- Está proibida a ingestão de líqüidos ou alimentos sólidos 8 horas antes do exame.

- A arteriografia seletiva renal não deve ser feita em pacientes grávidas e com problemas de sangramento.

Riscos: reação alérgica ao contraste iodado e lesão da artéria, que pode gerar a formação de coágulos.

Fonte: - PAUL, Lester W.; JUHL, John H; CRUMMY, Andrew B; KUHLMAN, Janet E. Interpretação radiológica. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2000. 1186 p.

- Medline Plus – US National Library of Medicine and National Institutes of Health

Por Boa Saúde



Nenhum comentário:

Postar um comentário