Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 21 de maio de 2013

Compostos do gengibre facilitam respiração de pessoas com asma

Tecidos tratados com a combinação de componentes de gengibre e isoproterenol exibiram maior relaxamento do que aqueles tratados apenas com o isoproterenol
Tecidos tratados com a combinação de componentes de
gengibre e isoproterenol exibiram maior relaxamento do que
 aqueles tratados apenas com o isoproterenol
Pesquisa sugere que componentes da raiz pura podem ajudar a melhorar o efeito relaxante das drogas broncodilatadoras
 
Equipe de pesquisadores da Universidade de Columbia, nos EUA, demonstrou que compostos do gengibre podem ter propriedades que ajudam pacientes com asma a respirar mais facilmente.
 
A asma é caracterizada por bronco-constrição, uma contração dos brônquios que transportam o ar para dentro e para fora dos pulmões. Medicamentos broncodilatadores chamados beta-agonistas (ß-agonistas) estão entre os tipos mais comuns de medicamentos para asma e trabalham relaxando o tecido do músculo liso das vias aéreas.
 
O estudo atual analisou se componentes específicos de gengibre podem ajudar a melhorar os efeitos relaxantes dos broncodilatadores.
 
"A asma tem se tornado mais comum nos últimos anos, mas apesar de uma melhor compreensão do que a causa e de como ela se desenvolve, durante os últimos 40 anos, alguns novos agentes de tratamento foram aprovados para atacar os sintomas da asma. Em nosso estudo, demonstramos que os componentes do gengibre purificado podem trabalhar em sinergia com ß-agonistas para relaxar o tecido das vias aéreas", afirma a principal autora da pesquisa Elizabeth Townsend.
 
Os pesquisadores coletaram amostras de tecido das vias aéreas de humanos e contraíram as amostras, expondo-as à acetilcolina, composto neurotransmissor que provoca broncoconstrição. Em seguida, os investigadores misturaram o ß-agonista isoproterenol, com três componentes separados do gengibre: 6-gingerol, 8-gingerol e 6-shogaol.
 
As amostras de tecido contraídas foram expostas a cada uma destas três misturas, bem como isoproterenol adulterado e as respostas de relaxamento foram registradas e comparadas.
 
Os investigadores descobriram que os tecidos tratados com a combinação de componentes de gengibre e isoproterenol exibiram maior relaxamento do que aqueles tratados apenas com o isoproterenol. Um dos três componentes do gengibre, 6-shogaol pareceu mais eficaz no aumento dos efeitos relaxantes do ß-agonista.
 
"Os dados mostram que os compostos do gengibre 6-gingerol, 8-gingerol e 6-shogaol atuam em sinergia com o ß-agonista no relaxamento do tecido das vias aéreas, indicando que estes compostos podem proporcionar alívio adicional dos sintomas da asma, quando usados em combinação com ß- agonistas. Ao compreender os mecanismos pelos quais estes compostos do gengibre afetam as vias aéreas, podemos explorar o uso da raiz para aliviar os sintomas da asma", conclui Townsend.
 
Fonte isaude.net

Bebida e fumo em conjunto causam 'envelhecimento precoce' do cérebro

Pessoas que fumam e bebem apresentam deficiência para
resolução de problemas e capacidade de pensar
Indivíduos dependentes de álcool e fumantes apresentam mais problemas com a memória e capacidade de pensar com rapidez
 
O consumo de bebida e o fumo em excesso causam envelhecimento precoce do cérebro, de acordo com estudo de pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Francisco, nos EUA.
 
Os resultados mostram que os indivíduos dependentes de álcool que fumam apresentam mais problemas com a memória, capacidade de pensar com rapidez e eficiência e habilidades de resolução de problemas do que aqueles que não fumam. Segundo os pesquisadores, os efeitos parecem se tornarem agravados com a idade.
 
 
O líder da pesquisa, Timothy C. Durazzo e seus colegas compararam o funcionamento neurocognitivo de quatro grupos de participantes, todos com idades entre 26 e 71 anos. Os participantes foram divididos entre indivíduos saudáveis que nunca fumaram ou "controles" (n = 39); e indivíduos viciados em álcool em tratamento de abstinência por um mês que nunca foram fumantes (n = 30); ex-fumantes (n = 21) e fumantes (n = 68).
 
As habilidades cognitivas avaliadas incluíram eficiência cognitiva, funções executivas, habilidades motoras finas, inteligência geral, aprendizagem e memória, velocidade de processamento, funções visuo-espaciais e memória de trabalho.
 
"Descobrimos que, em um mês de abstinência, indivíduos dependentes de álcool que fumavam tiveram efeitos do envelhecimento maiores que o normal sobre as medidas de aprendizagem, memória, velocidade de processamento, raciocínio e resolução de problemas e habilidades motoras finas", afirma Durazzo.
 
Indivíduos viciados em álcool que nunca fumaram e aqueles que eram ex-fumantes apresentaram mudanças equivalentes ao aumento da idade em todas as medidas, como os controles não fumantes.
 
Segundo os pesquisadores, estes resultados indicam que a combinação de dependência de álcool e tabagismo crônico ativo foi relacionada a uma diminuição anormal de várias funções cognitivas com a idade.
 
"Os dados indicam que os efeitos combinados dessas drogas são especialmente prejudiciais e tornam-se ainda mais evidentes com o avanço da idade. Em geral, as pessoas mostram declínio cognitivo em idade mais avançada. No entanto, parece que os anos de vício em álcool combinado com uso do cigarro agravam este processo, contribuindo para um declínio ainda maior em habilidades de pensamento em anos posteriores", conclui a pesquisadora Alecia Dager, da Universidade de Yale, nos EUA.
 
Fonte isaude.net

Homens são prejudicados por políticas globais de saúde, afirmam especialistas

Instituições de saúde globais devem começar a lidar com as normas sociais e os interesses comerciais que levam os homens a assumir riscos para sua saúde
Foto: UN Photo/Tim McKulka
Instituições de saúde globais devem começar a lidar com
as normas sociais e os interesses comerciais que levam
os homens a assumir riscos para sua saúde
Análise de dados do Global Burden of Disease: 2010 revela ausência de estratégias globais com foco nas necessidades masculinas
 
Os homens experimentam uma maior carga de doença e menor expectativa de vida do que as mulheres, mas as políticas de saúde com foco nas necessidades dos homens são notavelmente ausentes entre as estratégias das organizações de saúde globais, de acordo com um artigo publicado na revista The Lancet.
 
O artigo reinterpreta os dados do estudo Global Burden of Disease: 2010 que mostra que todas as dez principais causas de morte prematura e incapacidade e os dez principais fatores de risco comportamentais que conduzem as taxas de problemas de saúde em todo o mundo, afetam mais os homens do que as mulheres.
 
Em cada região do mundo, homens morrem em uma idade mais jovem do que as mulheres e os menores declínios nas taxas de mortalidade globais ao longo dos últimos 40 anos tem sido experimentado por jovens com idades entre 25 e 39 anos.
 
O artigo, escrito pela pesquisadora Sarah Hawkes do University College London Institute for Global Health e por Kent Buse da UNAIDS, analisou as respostas das principais instituições de saúde globais e descobriu que os esforços e recursos estão focados mais frequentemente em necessidades de saúde das mulheres.
 
Os autores argumentam que as instituições de saúde globais devem começar a lidar com as normas sociais e os interesses comerciais que levam os homens a assumir riscos para sua saúde.
 
"O consumo de álcool e tabagismo, em particular, estão sujeitos a pressões sociais que resultaram em homens correndo globalmente três vezes mais risco de contrair doenças devido a esses comportamentos em relação às mulheres. Estas normas e costumes são claramente perpetuadas por todos nós, e exploradas por interesses comerciais", afirma Hawkes.
 
Segundo Hawkes, a comunidade global de saúde tem feito progressos reais em reconhecer e tratar o sexo inseguro, agora devemos fazer o mesmo para o ' gênero inseguro' .
 
"Nós reconhecemos que as mulheres estão em desvantagem em muitas sociedades e consideramos o avanço das mulheres central para o desenvolvimento sustentável, mas isso não implica que a comunidade internacional não tenha responsabilidade de promover e proteger a saúde dos homens também", destaca Hawkes.
 
De acordo com Buse, a comunidade global de saúde está tendo uma visão míope. Os fatores que desencadeiam problemas de saúde nos homens são os mesmos emergentes das doenças nas mulheres. "É o momento de os decisores políticos confrontarem o gênero na saúde global e enfrentarem os interesses que se interpõem entre nós e a boa saúde para todos".
 

Fonte isaude.net

Tecnologia permite medir a pulsação através da imagem do rosto

Sistema detecta continuamente as alterações na intensidade da luz no rosto dos usuários
Imagem: Diginfo
Sistema detecta continuamente as alterações na intensidade
 da luz no rosto dos usuários
Ferramenta identifica alterações em tempo real na intensidade da luz na face e as converte em um pulso em menos de 5 segundos
 
Pesquisadores japoneses desenvolveram uma tecnologia capaz de medir o pulso de uma pessoa em tempo real, por meio da análise de um vídeo do seu rosto.
 
A abordagem, desenvolvida pela empresa Fujitsu, permite fazer uma medição da pulsação em menos de cinco segundos.
 
"Conforme o sangue circula através do corpo, a quantidade de luz absorvida pelo rosto varia, dependendo da quantidade de sangue que está presente. O primeiro ponto sobre esta tecnologia é que ela identifica alterações rápidas na intensidade da luz na face, e as converte em um pulso. Além disso, ela detecta com precisão os movimentos das pessoas, para distinguir o ruído", afirmam os pesquisadores.
 
Quando o utilizador está parado, o sistema detecta continuamente as alterações na intensidade da luz no rosto dos usuários, o que é mostrado por ondas na cor verde na tela de um computador. Fujitsu descobriu que esta precisão do sistema está dentro de cerca de três batimentos por minuto.
 
"O ponto principal desta tecnologia é que ela pode fazer as medições naturalmente. Tudo o que a pessoa precisa fazer é estar na frente da câmera, sem operar um dispositivo. Por exemplo, quando você está trabalhando em um computador, muitas vezes você para de se movimentar durante pelo menos cinco segundos enquanto está pensando. Acreditamos que, ao detectar esses momentos e medir sua pulsação, este sistema poderia ser usado para apoiar a gestão da saúde, gravando as mudanças ao longo do dia", observam os pesquisadores.
 
A equipe espera lançar a nova ferramenta como um dispositivo embutido nos próprios produtos. Agora, eles estão trabalhando para lançar tais produtos ainda este ano, incluindo smartphones, bem como PCs equipados com a tecnologia.
 

Fonte isaude.net

Fonoaudiólogo ajuda na adaptação pós-cirurgia bariátrica

Pacientes que não conseguem realizar uma mastigação
eficiente e são submetidos à cirurgia podem ter episódios
de "engasgos", justamente pela trituração reduzida
Especialista ajuda a melhorar mastigação do paciente, evitando refluxo e vômitos
 
Pessoas com sobrepeso ou obesidade com frequência possuem problemas na mastigação. A diminuição do tempo mastigatório e falta de força necessária para uma adequada trituração dos alimentos - devido a alterações na musculatura oral -, são achados constantes nesse grupo de pacientes. Em ambos os casos, o paciente mastiga, porém não realiza uma trituração adequada do alimento, fator que pode dificultar sua digestão. 
 
Quando um paciente obeso mórbido opta em realizar a cirurgia bariátrica, esses aspectos devem ser levados em consideração nas avaliações pré-operatórias realizadas pelo cirurgião responsável, já que o fato de não mastigar bem pode significar mais dificuldade de adaptação à cirurgia. Isso porque pacientes que não conseguem realizar uma mastigação eficiente e são submetidos à cirurgia podem ter episódios de "engasgos", justamente pela trituração reduzida dos alimentos, fazendo com que o bolo alimentar chegue ao estômago quase que da mesma forma que estava na cavidade oral. 
 
A atuação do fonoaudiólogo como um dos componentes da equipe multidisciplinar pré-operatória vem sendo paulatinamente incorporada, justamente porque as avaliações e orientações desse profissional ajudam a evitar episódios de vômitos, refluxos e engasgos, dando mais segurança ao paciente. Após a cirurgia bariátrica, é sabido que a maioria desses pacientes precisa reaprender a mastigar. 
 
Com os exercícios para a musculatura indicados por um fonoaudiólogo, não só as questões funcionais são melhoradas, mas também o fator estético, uma vez que a cirurgia causa flacidez muscular de corpo e de face ? esse último podendo ser reduzido com a prática de exercícios vocais. Além disso, o fonoaudiólogo pode reverter as alterações vocais que acontecem nos operados em decorrência de refluxos gástricos, problema esse que compromete o desempenho de atividades profissionais no pós-cirúrgico. 
 
Após a redução de estômago, obrigatoriamente, haverá uma mudança de comportamento alimentar, pois os alimentos serão ingeridos em pequena quantidade e precisarão ser bem mastigados. O médico Gabriel de Vargas, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - Capítulo Rio Grande do Sul, afirma que conta com a presença do fonoaudiólogo na equipe de reabilitação.Segundo ele, há uma diferença muito importante na adaptação aos alimentos sólidos, principalmente a carne vermelha ele acompanha pacientes operados que não comiam carne há mais de três anos, e que após acompanhamento com a fonoaudióloga passaram a se alimentar normalmente. De acordo com Gabriel, o atendimento do fonoaudiólogo é indispensável no pré e pós-operatório. 
 
Cabe ao fonoaudiólogo avaliar e orientar as possíveis dificuldades relacionadas à deglutição, fonação e mastigação, podendo adequar ou amenizar alterações da mastigação e equilíbrio das forças musculares da face e pescoço - tudo isso por meio da correção da postura, da respiração, da mastigação, da deglutição e da fala. 
 
Fonte Minha Vida

Conheça os principais distúrbios sexuais

Estima-se que um em cada quatro brasileiros sofram do problema,
 que se caracteriza quando o homem não consegue controlar a ejaculação
Problemas vão além da falta de orgasmo ou da ejaculação precoce
 
Mesmo com maior acesso a tratamentos e informações, os distúrbios do sexo são hoje muito comuns para homens e mulheres de todas as idades. Muitos deles têm relação com aspectos psicológicos, de saúde e estilo de vida, o que aponta relações com alguns problemas da vida moderna.

Os números impressionam: de acordo com um estudo recente da Universidade de Nova Jersey, nos Estados Unidos, cerca de dois terços das mulheres relatam algum grau de disfunção sexual feminina, que abarca distúrbios como falta de desejo, problemas de excitação, falta de lubrificação, dificuldade para atingir o orgasmo, falta de satisfação e dor durante o ato sexual.
 
Ejaculação precoce
Estima-se que um em cada quatro brasileiros sofram do problema, que se caracteriza quando o homem não consegue controlar a ejaculação. "Às vezes, o pênis nem chega a enrijecer, somente o movimento de aproximação e o toque do lençol já são suficientes para que termine o que deveria ser muito bom e prazeroso. Por vezes, o homem mantém a ereção por alguns minutos, começa a penetrar, mas logo ejacula, ficando insatisfeito e deixando a parceira na mesma situação, explica Archimedes Nardozza , presidente da Sociedade Brasileira de Urologia e médico do Hospital São Luis.

Comum na juventude, em encontros com parceiros novos ou após algum tempo de abstinência, ela se torna doença quando se estende pela maturidade comprometendo a vida sexual do homem na maioria, senão em todas relações sexuais que pratica. Com mais de 80% dos casos com origem emocional, o transtorno sexual tem cura e requer atenção redobrada já que pode desencadear males como a disfunção erétil e a depressão, além de prejudicar a vida sexual do casal.

Não há uma duração considerada ideal para medir o momento certo da ejaculação, já que o que conta é a satisfação do casal durante o sexo. "Não existe um tempo específico antes de ejacular para definir esse problema sexual. Costuma-se seguir um padrão de cinco minutos após a penetração ou, antes que ela ocorra, para identificar o problema. Mas a definição está tanto na sua percepção quanto na do parceiro de que a ejaculação foi mais rápida do que o esperado", explica o especialista em saúde masculina Érico Roldave. "Sentimentos de culpa e ansiedade se tornam uma constante quando o problema é crônico e isso pode trazer dificuldades maiores como a disfunção erétil (impotência) e a perda de intimidade no casal", continua Érico.
 
Impotência sexual
As causas que envolvem a disfunção erétil ainda são um tabu para a maioria dos homens. Um recente estudo apresentado em Bruxelas (Bélgica) durante o Congresso das Sociedades Europeia e Internacional de Medicina Sexual mostra que 50% dos homens desconhecem as causas da disfunção erétil. Entre os 174 entrevistados, 70% afirmaram que teriam procurado o médico mais rapidamente se soubessem que o problema pode estar ligado à doenças como diabetes, hipertensão e síndrome metabólica. A disfunção atinge mais de 150 milhões de homens em todo o mundo e, em 64% dos casos, está associada a doenças crônicas.

Segundo o urologista Helder Machado, chefe do Serviço de Urologia do Hospital Orêncio de Freitas, em Niterói (RJ), grande parte dos homens só procura o médico quando já não consegue mais manter ereções suficientes para a penetração. "A maioria sente vergonha da disfunção erétil e chega ao consultório estimulado pela parceira ou quando a relação conjugal está deteriorada", diz o especialista.

Segundo o urologista, é importante que o homem se informe e esteja ciente sobre a ligação da disfunção erétil com doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade. "A dificuldade de ereção é vista como um marcador para a síndrome metabólica e outros males que podem estar relacionados à queda dos níveis de testosterona", explica. "Portanto, é interessante que o paciente com problemas de ereção faça a checagem de testosterona também", completa o médico.  
 
Orgasmo: um mistério?
O orgasmo feminino ainda é uma grande dificuldade para boa parte das mulheres e um mistério para os homens. Dados da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo apontam que 18,2% das brasileiras recebem o diagnóstico de anorgasmia (ausência de orgasmo) e 5,2% de inibição sexual generalizada, que aponta para problemas de excitação durante as relações sexuais. Mas por que tantas dificuldades para chegar ao orgasmo?

 De acordo com a terapeuta sexual Tânia das Graças Mauadie Santana, coordenadora do Centro de Referência e Especialização em Sexologia (Cresex), o que mais pesa nessa situação é o lado psicológico da mulher. "A grande maioria dos diagnósticos de distúrbios sexuais é de natureza psicológica, social ou cultural. Somente 13% das pacientes têm problemas de natureza orgânica, como alterações hormonais ou distúrbios originados por alguma doença", explica.  
 
Falta de desejo sexual
Muitos fatores podem estar por trás na baixa do desejo sexual, quando o problema não é alguma falha no "funcionamento" sexual ou no orgasmo, mas sim a falta de vontade, inclusive para pensar no assunto. De acordo com o psicólogo e sexólogo Paulo Bonança, desestabilizações hormonais, uma rotina conturbada que gera cansaço e estresse e a relação com o companheiro são os principais fatores ligados à disfunção no desejo sexual.

Para muitos homens, o Viagra solucionou um dos maiores problemas sexuais, a disfunção erétil. No entanto, o remédio não funciona sem o desejo nem atua sobre seus mecanismos. Homens insatisfeitos com o desempenho, que creditam seu problema à disfunção erétil, experimentam a pílula azul por contra própria e, decepcionados com os resultados, acabam batendo à porta dos consultórios.

Nas mulheres, a falta de desejo sexual pode chegar ao limite da patologia, mas é mais difícil de ser detectada. "A mulher vive sob influência de ciclos e é muito suscetível às diferentes fases pelas quais passa: menstruação, gravidez, menopausa. Por isso, o desejo delas por sexo varia de acordo com esses ciclos. É natural, mas a mulher precisa ficar atenta, caso isso se repita por muito tempo", explica a psicóloga e sexóloga Maria Claudia Lordello, do projeto Afrodite, da Unifesp. No entanto, essa disfunção, chamada de desejo sexual hipoativo (DSH), é mais comum do que se imagina, atingindo 35% das mulheres brasileiras. Mas a DSH não acontece de uma hora para outra. Normalmente, as mulheres que sofrem com a síndrome perdem gradativamente a vontade sexual. As causas dessa diminuição podem ser tanto físicas como psicológicas e necessita de acompanhamento especializado.  
 
Compulsão por sexo
Quando o desejo sexual foge ao controle e gera atitudes autodestrutivas e, assim como a dependência por drogas ou por jogos de azar, necessita de tratamento. Uma das características dos viciados em sexo é a de estar sempre pensando ou fantasiando algo relacionado a sexualidade. "São pensamentos constantes, que deixam a pessoa inquieta", explica a psicóloga e terapeuta sexual do ISEXP, (Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomática) Arlete Gavranic. Mas como saber se seu comportamento é inofensivo ou caracteriza compulsão?

A terapeuta esclarece que o sexo patológico fica evidente quando esse desejo passa a atrapalhar a vida da pessoa, impedindo-a de fazer atividades normais, (trabalhar, estudar, ir a eventos sociais, praticar esportes, ter um lazer) que exigem concentração e dedicação. Além disso, dificilmente o dependente consegue se concentrar em algo que não esteja relacionado ao sexo. Sendo assim, não só as pessoas que fazem muito sexo podem ser viciadas, mas também as que fantasiam ou se masturbam excessivamente.

No caso da masturbação, em casos extremos de dependência, a pessoa pode chegar a machucar o pênis ou a vagina de tanto estimular a região. Outro indício é quando a pessoa interrompe com frequência o que está fazendo - trabalho ou estudo, por exemplo - para se masturbar. 
 
Fonte Minha Vida

Sexo anal: especialistas tiram dúvidas sobre a prática sexual

Mesmo na relação anal o mais importante é usar camisinha
Esclareça questões sobre hemorroidas, DSTs, sangramento e dor durante o sexo
 
Sexo anal causa hemorroidas? Sexo anal engravida? Qual o risco de contrair o vírus HIV? Essas e outras questões estão entre as maiores dúvidas de quem já pratica ou pensa em praticar a relação anal. Além dessas, também entram os cuidados com a higiene, há também o risco de doenças, a maneira adequada de fazê-lo e os mitos que rondam essa prática. Pensando nisso, conversamos com especialistas e tiramos as principais dúvidas sobre o sexo anal para que possa ser praticado com saúde.
 
Confira: 
 
O sexo anal vai sempre doer?
Não deveria. Se ocorrer dor em todas as relações, é sinal de que algo está errado. A especialista afirma que tomar certos cuidados evita a dor, como o uso de lubrificantes e estar com o corpo relaxado, sem tensões. "O casal deve estar em sintonia e confortável com a situação, garantindo o prazer do ato para as duas partes", afirma a ginecologista Sueli Raposo, do Laboratório Exame, em Brasília. "No caso das mulheres, a relação anal tende a ser mais dolorosa porque a região não tem a mesma elasticidade da vagina".
 
É necessário usar lubrificante?
Sim, pois a região anal não tem lubrificação própria. "O ideal é usar lubrificantes específicos para a prática, preferindo os mais neutros", aconselha a ginecologista Sueli. "Evite uso de produtos com anestésicos que prometem tirar a dor, pois anestesiando o local o risco de traumas é maior, já que a sensação de incômodo será diminuída no momento da prática." Os lubrificantes a base de água são os mais recomendados, pois não aumentam o risco de reações alérgicas. 
 
É normal ocorrer sangramento durante a relação anal?
"Pode ocorrer sangramento quando houver algum trauma que ocasione fissuras ou microfissuras", afirma Sueli Raposo. Se ocorrerem sangramentos em todas as relações ou na maioria das relações, é importante procurar um especialista. Para evitar esse transtorno, é fundamental o uso de lubrificantes próprios para esse tipo de relação. 
 
O risco de contrair o vírus HIV é maior?
Sim. O sexo anal é considerado como um dos modos mais frequentes de se contrair o vírus HIV, causador da Aids. "O líquido seminal de uma pessoa soropositivo carrega grande quantidade de carga viral (HIV), e durante o ato pode ocorrer microfissuras na região do ânus e reto, facilitando a contaminação", diz o urologista Augusto Cunha Campos Gonçalves, diretor-presidente do Hospital Belo Horizonte. Além disso, na relação anal é possível contrair qualquer tipo de DST, como HPV, gonorreia, clamídia, herpes e hepatite C. "Por isso, mesmo na relação anal o mais importante é usar camisinha", completa a ginecologista Sueli. 
 
O sexo anal provoca hemorroidas?
A relação anal violenta ou sem lubrificação adequada pode causar lesões na região anorretal, mas não provoca hemorroida. "No entanto, se o sexo anal for praticado por pessoas que já tem hemorroidas, esse quadro poderá se agravar", afirma o ginecologista José Carlos Riechelmann, presidente do Comitê Multidisciplinar de Sexualidade Humana da Associação Paulista de Medicina. Hemorroidas são veias inchadas e dolorosas na parte inferior do reto ou do ânus. Elas resultam do aumento da pressão nas veias do ânus. A pressão faz com que as veias inchem, tornando-as doloridas, especialmente quando a pessoa está sentado. Entre as principais causas de hemorroidas estão o esforço excessivo durante a evacuação, constipação, permanecer sentado por longos períodos e infecções anais. 
 
O orgasmo com sexo anal é igual ao com sexo vaginal?
Isso vai depender de uma série de fatores. "Em geral, a pessoa que esta penetrando vai sentir mais prazer, pois o canal anal é mais estreito", explica a ginecologista Sueli. "Mas tudo vai depender da lubrificação da região anal, das preliminares, do grau de excitação da pessoa que está sendo penetrada, da sintonia do casal para aprimorar a prática sexual, tudo isso pode fazer a mulher sentir tanto prazer quanto uma relação vaginal". 
 
A higiene é necessária antes e depois do sexo anal?
Sim, os cuidados com a higiene e o uso de camisinha evitam que as bactérias normais no intestino entrem em contato com a uretra, provocando infecções uretrais ou urinárias. Os riscos de uma relação sem higiene adequada envolvem desde contaminações bacterianas até a transmissão de doenças, como as hepatites A e B, já que a transmissão é facilitada por conta das microfissuras que podem ocorrer no ânus durante o ato. "É importante lembrar que nunca se deve ter uma relação anal e em seguida a vaginal, não sem antes trocar o preservativo e limpar bem a região para evitar contaminação", alerta a ginecologista Sueli. Entre os cuidados com a higiene estão evacuar antes da relação, evitando que as fezes surjam durante a prática; higienizar bem o local com água e sabonete antes e após o sexo anal; a pessoa que penetrou deve urinar após a transa, para limpar a uretra, e lavar o pênis. 
 
A mulher corre o risco de engravidar?
Não. A penetração no sexo anal vai abranger parte do canal anal e do reto (a porção final do intestino), que são duas regiões que fazem ligação com o intestino grosso (cólon) no corpo humano. No caso do sexo vaginal, a penetração ocorre pela vagina que é o canal diretamente ligado aos órgãos reprodutores femininos, como útero, trompas de falópio e ovários - local onde o pênis deposita os espermatozoides na relação sexual. "A chance de gravidez é nula no sexo anal, pois o intestino não tem nenhuma comunicação com os órgãos reprodutores femininos, que é onde ocorre a fecundação do óvulo e espermatozoide", diz a ginecologista Sueli. 
 
O sexo anal possui alguma contraindicação?
Pessoas que possuem hemorroidas em estágio de inflamação ou estão com fissuras na região anal devem evitar esse tipo de relação. "Além disso, ambos os parceiros devem estar à vontade com a situação, diminuindo a chance de problemas", afirma Sueli Raposo. 
 
A relação anal pode fazer mal se for feita com frequência?
"Não, desde que a higiene e os outros cuidados, como a lubrificação, estejam sendo feitos de forma adequada", explica o urologista José Carlos Riechelmann. 
 
Quais sinais indicam que a região anorretal está com problemas?
Se a pessoa estiver sofrendo com dores e sangramentos persistentes por mais de dois dias é importante procurar um médico, pois pode haver uma fissura mais grave. Os sintomas podem acontecer após a evacuação ou então de forma mais constante - em todos os casos, é necessário procurar ajuda de um especialista. 
 
Fonte Minha Vida

Maioria das pneumonias não é consequência da gripe, alerta especialista

Nem sempre pneumonia é consequência da gripe, diz médica
Casos da doença podem aumentar com a chegada do frio; previna-se
 
O clima frio e seco associado à aglomeração de pessoas em transportes públicos e shoppings contribui para o surgimento ou agravamento das doenças respiratórias, entre elas a pneumonia, principalmente entre crianças e idosos. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as doenças pneumocócicas matam 1,6 milhão de pessoas por ano no mundo, ou seja, três vezes mais do que a gripe.
 
Apesar de muitas pessoas acreditarem que pneumonia é resultado de uma gripe mal curada, a infectologista Rosana Richtmann, presidente da SBI (Sociedade Paulista de Infectologia), explica que nem sempre isso é uma realidade.
 
— A maioria das pneumonias não é consequência da gripe. Pelo contrário, ela é causada por uma bactéria conhecida como pneumococo e a gripe por vírus, sendo o influenza o mais relevante. No entanto, ambas podem ser contraídas por meio de contato interpessoal.
 
Embora os sintomas das duas doenças sejam muito parecidos, a médica avisa que febre, tosse, catarro e mal-estar aparecem rapidamente de uma só vez num quadro de gripe, “enquanto os sinais da pneumonia surgem aos poucos”.
 
—Todos os sintomas da gripe aparecem nos quadros de pneumonia, além de falta de ar, pressão baixa e desmaios.
 
Crianças menores de dois anos, adultos acima dos 65 anos, pacientes com doenças crônicas, fumantes, alcóolatras e pessoas desnutridas, segundo a especialista, estão mais suscetíveis a contrair as doenças respiratórias; por isso, devem investir em prevenção.
 
— Não há nada melhor para prevenir do que a vacina contra o pneumococo. Lembrando que a imunização contra a gripe também é importante, mas não age diretamente contra a pneumonia.
 
A pneumonia está entre as três principais causas de morte no mundo, perdendo para as doenças cardíacas e cerebrovasculares.
 
Fonte R7

Actavis compra irlandesa Warner Chilcott por US$ 8,5 bilhões

A fabricante de medicamentos genéricos americana Actavis chegou a um acordo para comprar a farmacêutica irlandesa Warner Chilcott em uma operação de troca de ações avaliada em 8,5 bilhões de dólares, anunciaram os dois grupos.
 
O volume de negócios do novo grupo chega a 11 bilhões de dólares, segundo a Actavis e a Warner Chilcott.
 
Fonte R7

Morre doente infectado por coronavírus na Arábia Saudita

Coronarovírus
Um doente infectado pelo novo coronavírus similar à Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave) morreu na Arábia Saudita, elevando para 16 o número de vítimas fatais deste vírus no reino, anunciou na noite desta segunda-feira o Ministério da Saúde.
 
"Uma das pessoas que contraiu este vírus faleceu" na região oriental da Arábia Saudita, onde se concentra a maioria dos casos, informou o ministério em sua página na internet.
 
Esta pessoa era muito vulnerável, pois sofria de "doenças crônicas", explicou o ministério, destacando que a vítima era "cardíaca, diabética" e sofria de insuficiência renal e hipertensão arterial.
 
Ao contrário, uma enfermeira que se infectou após entrar em contato com doentes na região leste "melhora", acrescentou o ministério, que abriu uma página na internet dedicada ao acompanhamento do coronavírus em seu portal na internet.
 
Na semana passada, dois profissionais de saúde sauditas contraíram o novo coronavírus.
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou que esta foi a primeira vez que foi diagnosticada uma infecção pelo novo coronavírus em pessoal de saúde após ter entrado em contato com os pacientes.
 
Desde setembro, a OMS foi informada de cerca de 40 casos do novo coronavírus, confirmados por análises, 20 dos quais foram mortais.
 
Além dos casos declarados na Arábia Saudita, também foram registrados outros em Jordânia, Catar, Alemanha, Grã-Bretanha e França.
 
A OMS ainda não possui informações suficientes para tirar conclusões sobre a forma e a fonte de transmissão do novo coronavírus.
 
Em 2003, uma epidemia de Sars causou a morte de 800 pessoas na China e ativou um alerta sanitário em escala mundial.
 
No entanto, o novo vírus é diferente da Sars, principalmente porque provoca rápida insuficiência renal.
 
Fonte R7

S.José do Rio Preto tem a 7.ª morte por dengue este ano

A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto (SP) confirmou nesta segunda-feira a sétima morte por dengue na cidade desde o início de 2013.

O município vive uma epidemia da doença e já registrou dez mil casos desde janeiro. A morte mais recente vitimou uma mulher de 20 anos, residente na cidade.
 
Os primeiros sintomas apareceram no dia 10. A paciente foi internada quatro dias depois no Hospital Austa, mas apresentou piora do quadro e morreu no dia 15.

Com a confirmação da causa da morte, o caso foi classificado pela Vigilância Epidemiológica como decorrente de "dengue com complicação".
 
Fonte Estadão

Justiça do RS aceita denúncia contra 13 pessoas por leite adulterado

O juiz de Direito Ralph Moraes Langanke aceitou denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Sul contra 11 e rejeitou contra um dos acusados pela adulteração do leite na região de Ibirubá, no noroeste do Rio Grande do Sul, em decisão tomada nesta segunda-feira, 20.
 
Os promotores que atuaram no caso afirmam que, no período entre dezembro de 2012 a maio de 2013, os denunciados associaram-se para adulterar o leite in natura, mediante a adição de água e ureia, que contém formol, substância considerada cancerígena, em sua composição. Eles responderão por adulteração de alimentos e formação de quadrilha.

O produtor rural Arcídio Cavalli foi excluído do processo. O juiz considerou que a ureia que o agricultor adquiriu no período foi entregue nas propriedades rurais que tem na região para ser usada como fertilizante.

Em Guaporé, no nordeste do Estado, a Justiça aceitou denúncia do Ministério Público Estadual contra dois empresários que teriam montado esquema de adulteração do leite idêntico, mas sem conexões com o de Ibirubá. As ações penais tramitarão sob segredo de Justiça. O Ministério Público pode oferecer denúncia contra um terceiro grupo de fraudadores, da região de Horizontina, no oeste do Rio Grande do Sul, nesta semana.
 
Fonte Estadão

Vermont é 3o estado dos EUA a legalizar eutanásia

O estado de Vermont se tornou, nesta segunda-feira, o terceiro a legalizar a morte assistida em doentes terminais.
 
O governador democrata Peter Shumlin sancionou o projeto de lei adotado pelos deputados estaduais na semana passada. Vermont segue o exemplo dos estados de Oregon e Washington.
 
"Os cidadãos de Vermont que estiverem enfrentando uma doença terminal no fim de suas vidas têm agora controle de seus próprios destinos", disse Shumlin, em uma cerimônia no Congresso, em Montpelier.
 
Vermont é o primeiro estado americano a adotar a eutanásia por processo legislativo, e não por referendo. Agora, pacientes em estágio terminal, com expectativa de menos de seis meses de vida, poderão pedir a seus médicos que prescrevam uma dose letal de remédios para apressar sua morte.
 
A lei contém várias ressalvas, entre elas a exigência de pelo menos duas opiniões médicas distintas, a opção de uma avaliação psiquiátrica e um período de espera de 17 dias, antes que a prescrição dos medicamentos seja feita.
 
Uma pesquisa do Pew Research Center revelou que 84% dos americanos apoiam que um paciente adulto em estágio terminal possa decidir se quer continuar vivo.
 
Em 2009, o progressista estado de Vermont foi o primeiro a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
 
Fonte R7

Prefeitura de Presidente Prudente - SP

A Prefeitura de Presidente Prudente, São Paulo, realiza seleção para preenchimento de 7 vagas para profissionais da saúde.

Inscrições:
Até 3 de junho, pelo www.omconsultoria.com.br.

Valor:
R$ 8,00 a R$ 13,00.

Remuneração:
R$ 936,65 a R$ 5.907,26

Cargos:
Dentista de Saúde da Família, Enfermeiro de Saúde da Família, Médico de Saúde da Família e Médico Psiquiatra

Provas:
Haverá provas escritas

Prefeitura de Rio Grande - RS

A Prefeitura de Rio Grande, Rio Grande do Sul, realiza concurso para provimento de 2 vagas

Inscrições:
Até 23 de maio de 2013, no Núcleo de Seleção e Treinamento na Secretaria de Município de Gestão Administrativa

Cargos:
Bioquímico Farmacêutico.

Remuneração:
R$ 1.443,35

Seleção:
Haverá análise de currículos

Prefeitura de Saudades - SC

A Prefeitura de Saudades, Santa Catarina, realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
Até 10 de junho pelo www.incapel.com.br

Valor:
R$ 55,00 a R$ 155,00

Cargo:
Nível Superior: Arquiteto (CR), Enfermeiro (CR), Enfermeiro (Juvêncio) (CR), Farmacêutico (1), Fisioterapeuta (CR), Médico Ginecologista (CR), Médico Pediatra (CR), Médico ESF (3), Odontólogo (1), Odontólogo (CR), Professor de Informática (1), Psicólogo (1), Engenheiro Civil (CR);

 Nível Médio: Agente de Defesa Civil (CR), Auxiliar Administrativo (1), Auxiliar de Enfermagem (CR), Auxiliar de Enfermagem (Juvêncio) (CR), Técnico em Agropecuária (1), Técnico em Informática (1);

 Nível Fundamental: Agente Comunitário de Saúde (CR), Mecânico de Máquinas Pesadas (CR), Motorista (1), Motorista (Juvêncio) (CR), Operador de Máquinas (1), Operador de Máquinas (Juvêncio) (CR);

 Nível Alfabetizado: Auxiliar de Serviços Gerais - Homem (1), Auxiliar de Serviços Gerais - Mulher (CR), Auxiliar de Serviços Gerais (Juvêncio) (1), Servente (1).

Remuneração:
R$ 752,07 a R$ 10.600,00

Provas:
Haverá provas objetivas, de títulos e prova prática.

Prefeitura de Senador Alexandre Costa - MA

A Prefeitura de Senador Alexandre Costa - MA realiza seleção para preenchimento de 6 vagas

Inscrições:
De 20 a 24 de maio na Secretaria Municipal de Saúde (rua Cônego Anderson, s/n, Centro)

Valor:
R$ 50,00.

Cargo:
Agente Comunitário de Saúde I.

Remuneração:
R$ 678,00.

Provas:
Haverá prova escrita

Prefeitura e a Câmara de Nova Santa Helena - MT

A Prefeitura e a Câmara de Nova Santa Helena, Mato Grosso, realizam concursos para provimento de 49 vagas

Inscrições:
1º a 23 de junho

Valor:
R$ 30,00 a R$ 120,00.

Remuneração:
RS 678,00 a R$ 9.350,00

Provas:
Haverá provas objetiva e subjetiva

Cargos:
Prefeitura
Fundamental completo e incompleto - Recepcionista, Auxiliar de Saneamento, Almoxarife, Agente Administrativo I, Zelador, Operador de Máquinas Pesadas - CNH "C", Operador de Escavadeira - CNH "C", Operador de Máquinas Leves - CNH "C", Motorista - CNH "D", Inseminador, Gari, Eletricista, Auxiliar de Serviços Gerais, Agente de Combate de Endemias e Merendeira/Cozinheira;
Médio - Vigilante Sanitário, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Enfermagem, Orientador Social, Fiscal Tributário, Agente Administrativo II e Auxiliar de Educação Infantil;
 
Superior - Técnico em Gestão de Projetos, Psicólogo, Odontólogo, Otorrinolaringologista, Oftalmologista, Neurologista, Ginecologista/Obstetra, Médico Clínico Geral, Fonoaudiólogo, Farmacêutico, Enfermeiro, Controlador Interno, Contador, Bioquímico, Assistente Social e Analista Técnico Administrativo.

Câmara
Fundamental Incompleto - Zeladora;

 Médio - Secretário Legislativo e Recepcionista;

 Superior - Contador.

Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

A Universidade Federal de Campina Grande - UFCG realiza concurso para provimento de 4 vagas para o Campus de Cuité

Inscrições:
13 a 29 de maio de 2013, nas Secretarias das Unidades Acadêmicas de Saúde e de Educação, blocos "A" e "D", do Centro de Educação e Saúde, do Campus de Cuité, situado no Acesso Professora Maria Anita Furtado Coelho, s/nº., Olho d'Água da Bica, Cuité-PB, CEP 58.175-000, telefones: (83) 3372-1917 ou (83) 3372-1922.

Valor:
R$ 100,00

Áreas:
Educação: Fundamentos Políticos da Educação e da Aprendizagem (1), Matemática (1);

Saúde: Estágio Supervisionado em Enfermagem I (1), Estágio Supervisionado em Enfermagem II (1).

Remuneração:
R$ 3.594,57.

Provas:
Haverá prova escrita, prova didática e exame de títulos.

Concurso Universidade Federal do Pará - UFPA

A Universidade Federal do Pará (UFPA), realiza concurso para provimento de 8 vagas para Professor Substituto dos campi de Marabá, Altamira e Breves e Institutos de Ciências da Saúde e de Tecnologia.

Inscrições:
Até 21 de maio

Remuneração:
R$ 1.914,58 a R$ 8.049,77

Provas:
Haverá prova de títulos, provas escrita e didática

Prefeitura de Rio de Contas (BA) promove processo seletivo

A Prefeitura de Rio de Contas, no estado da Bahia, lançou o edital de processo seletivo n° 001/2013, destinado ao provimento de 60 vagas, sendo 39 imediatas e 21 para cadastro de reserva, distribuídas entre os cargos de Professor de Educação Infantil, Professor de Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II, Técnico em Gestão Municipal (Agente Administrativo) e Nutricionista.
 
As vagas ofertadas são para profissionais de níveis médio e superior e os salários vão até R$ 1.000,00, por carga horária de 20, 30 e 40 horas semanais. O certame será executado pela organizadora IEPDM Concursos (www.idmconcursos.com.br).

Só serão aceitas inscrição presencial, solicitado até as 17:00 do dia 24 de maio de 2013, na sede da Prefeitura, no Largo do Rosário, Nº 01, Centro. A taxa de inscrição será de R$ 50,00 para todas as funções.

As provas serão realizadas na data provável de 16 de junho de 2013, em locais a serem previamente divulgados, sendo os candidatos convocados para as provas através de Edital publicado no quadro de avisos desta Prefeitura, no site da Empresa organizadora do Processo Seletivo no seguinte endereço eletrônico: www.idmconcursos.com.br.

O prazo de validade do certame será de 01 ano contados da data de sua homologação, podendo antes de esgotado prazo ser prorrogado uma vez, por até igual período, a critério e por ato expresso do Chefe do Poder Executivo.

Concurso Prefeitura de Colinas - RS

A Prefeitura de Colinas, no estado do Rio Grande do Sul, por meio da empresa organizadora SCHNORR, abriu edital de concurso público n° 264/2013, com a intenção de ocupar uma vaga para o cargo de Médico, cujo salário é de R$ 10.024,28, por carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas até o dia 04 de junho de 2013, na Prefeitura Municipal, durante o horário de expediente da mesma, das 09h às 11h e 13h30 às 16h. A taxa é de R$ 77,79.
 
O candidato poderá imprimir a ficha de inscrição, disponível no site: www.colinasrs.com.br e www.schnorr.com.br.
 
As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 15 de junho de 2013, às 08h30, tendo por local a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga, sita à Rua Fernando Ferrari, s/n, neste Município, devendo os candidatos estar no local 30 minutos antes do horário previsto para seu início.
 
A publicação do gabarito preliminar será na data prevista de 16 de junho de 2013, a partir das 18horas, no site da organizadora do certame.
 
Este concurso público terá validade de até 01 ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Divinópolis (MG) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Divinópolis, estado de Minas Gerais, lançou os editais nº. 41 e 42/2013 para a realização de processo seletivo. A seleção destina-se à contratação temporária de 02 Enfermeiros – Atenção à Saúde – 20h e 01 Médico Veterinário – 40 h– CREVISA. O vencimento mensal inicial é de até R$ 2.572,79, mais 20% de insalubridade sobre o salário mínimo.
 
Os interessados deverão enviar o currículo à Secretaria Municipal de Saúde, em atenção ao setor de Recursos Humanos, localizado à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, até o dia 22 de maio de 2013.
 
A avaliação curricular será realizada pelo Setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde Pública e a classificação e desempate ocorrerão, impreterivelmente, na seguinte ordem: Residência no Município de Divinópolis, Maior tempo de experiência profissional na área e Mais jovem.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 20 de maio de 2013, pág. 16, 17 e 18.

Concurso Prefeitura de Taguaí - SP

O Município de Taguaí, no estado de São Paulo, lançou o edital de concurso público nº 01/2013 para comunicar a necessidade de novas contratações para a administração pública municipal. Neste certame serão oferecidas sete vagas distribuídas entre os cargos de contador, nutricionista, professor de artes, professor de inglês e merendeira. O salário pode chegar a R$ 2.135,75 por uma jornada de trabalho que vai de 20 a 44 horas por semana.
 
Inscrições
A inscrições podem ser feitas até 02 de junho de 2013, pela internet, através do site www.omconsultoria.com.br. O valor da taxa inscrição é de R$ 35 (nível superior) e R$ 22 (nível fundamental).
 
Seleção
Os candidatos serão avaliados por prova objetiva e de títulos (apenas para os candidatos ao cargo de professor). O local, data e horário da prova objetiva serão informados com o prazo máximo de cinco dias antes da aplicação da prova.  
 
O concurso público terá validade de 01 ano, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Itaí - SP abre processo seletivo

Para atender as necessidades da administração municipal, a Prefeitura de Itaí, no estado de São Paulo, promove processo seletivo, por meio do edital 01/2013. Segundo o edital, os contratados terão direito a remuneração de até R$ 11.762 por jornada de trabalho de 12 a 40 horas semanais.
 
A seleção disponibiliza vagas para Condutor Socorrista (5), Enfermeiro Gerente de Base (01), Médico PSF (02), Médico Intervencionista (01) e Técnico de Enfermagem (5).
 
As inscrições serão realizadas pela internet até 27 de maio de 2013, por meio do endereço eletrônico www.institutomais.org.br. O candidato que não tiver acesso à internet poderá efetivar sua inscrição nos postos do programa Acessa São Paulo. A taxa de participação varia de R$ 20 a R$ 50.
 
O processo seletivo constará de prova objetiva, com aplicação prevista para o dia 16 de junho de 2013. Os gabaritos da prova objetiva serão divulgados no endereço eletrônico www.institutomais.org.br e www.itaí.sp.gov.br, em data a ser comunicada no dia da realização das provas.
 
O resultado do certame será afixado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Itaí e nos sites da organizadora e da prefeitura.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, contado a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da Prefeitura Municipal de Itaí, ser prorrogado uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Coronel Pilar - RS

A Prefeitura de Coronel Pilar, no estado do Rio Grande do Sul, publicou edital Nº 001/2013 de concurso público para os cargos de agente administrativo, agente administrativo auxiliar, médico com especialidade em cirurgia geral, motorista, nutricionista, operador de máquinas, operário, professor de educação infantil e servente (níveis fundamental, médio e superior).
 
A execução do concurso será realizada pela coordenação técnico administrativa da UNA Gestão e Assessoria Ltda. São providas 08 vagas mais cadastro de reserva com salários variados de R$ 706,28 a R$ 4.449,56 em carga horária de 20 a 42h30min.
 
As inscrições serão somente presenciais de 21 de maio a 07 de junho de 2013, na  Prefeitura Municipal de Coronel Pilar, Secretaria Municipal de Administração, Av. 25 de Julho, nº 538, Coronel Pilar/RS, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min de segunda a sexta-feira. As taxas variam de R$ 31,00 a R$ 93,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas serão realizadas no município de Coronel Pilar/RS, na data prevista de 22 de junho de 2013. O local e horário de realização das provas, será divulgado por Edital no dia 14 de junho de 2013, no painel de publicações da Prefeitura Municipal e no site www.unars.com.br.
 
Os gabaritos serão publicados na data provável de 24 de junho de 2013, após as 15h, no painel de publicações da Prefeitura Municipal e no site www.unars.com.br.
 
O concurso será válido por dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Decreto do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

Prefeitura de Uberaba - MG lança processo seletivo

A Prefeitura de Uberaba, no estado de Minas Gerais, publicou os editais 69, 70 e 71/2013, todos de processo seletivo, para formação de cadastro reserva nos cargos de Trabalhador Braçal, Operador de Máquinas sw diversas categorias(ambos com exigência de nível fundamental incompleto ou alfabetizado) e Técnico de Segurança do Trabalho (nível médio/técnico).
 
Para o cargo de Trabalhador Braçal e Técnico de Segurança do Trabalho, a remuneração é de R$ 678, mais vale-alimentação no valor de R$ 270 e plano de saúde. Já para Operador de Máquinas, cargo que exige habilitação categoria “C”, o salário oferecido é de R$ 678, acrescido de vale-alimentação de R$ 270, plano de saúde e prêmio de desempenho de até 495,13, dependendo da função pretendida.
Os interessados podem se inscrever no período de 27 a 29 de maio de 2013, das 9 às 17 horas, no Departamento Central de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Decedes).
 
A seleção se dará por meio de entrevista técnica e/ou prova prática, de acordo com o cargo escolhido. O local, data e horário para a realização das entrevistas técnicas serão publicadas posteriormente no Jornal Porta Voz (www.portavozuberaba.com.br) ou em jornal local de grande circulação.
 
Os processos seletivos terão validade de até 24 meses, podendo ser prorrogados nos termos da Lei.

Prefeitura de Campinápolis - MT realiza processo seletivo

A Prefeitura de Campinápolis, no estado de Mato Grosso, promove seleção, por meio do edital 01/2013, para o provimento de 02 vagas no cargo de Agente Comunitário de Saúde.  
 
Os profissionais aprovados e contratados terão direito a remuneração de R$ 871 por jornada de trabalho de 40 horas semanais. Para concorrer, os interessados devem efetivar suas inscrições até 24 de maio de 2013.
 
O aviso do processo seletivo está disponível no Diário Oficial dos Municípios de Mato Grosso (http://www.diariomunicipal.com.br/amm-mt/), na edição de 20 de maio de 2013. Maiores informações também poderão ser obtidas no site: www.crascampinapolis.com.br.

Concurso UFPR 2013

A Universidade Federal do Paraná – UFPR abriu editais n°s 118,119, 120 e 121/2013 de concurso público para provimento de cargos da carreira de Técnico-Administrativo. O concurso oferece 37 vagas para cargos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 3.138,70 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
Edital N° 118/2013: Psicólogo;

Edital N° 119/2013: Auxiliar de Enfermagem;

Edital N° 120/2013: Arquiteto e Urbanista, Biomédico, Estatístico, Jornalista, Médico/Cardiologia/Ecocardiografia, Médico/Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Nutricionista e Assistente em Administração;

Edital N° 121/2013: Engenheiro/Civil;

Inscrições e Taxas
A inscrição deverá ser feita, exclusivamente, via Internet, até às 16h do dia 21 de junho de 2013, mediante o preenchimento do formulário de inscrição, disponível nos sites www.nc.ufpr.br e www.progepe.ufpr.br. As taxas são de R$ 39,00 e R$ 78,00.

Provas
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 14 de julho de 2013, com início às 08h30min e duração de quatro horas, nos municípios de Palotina/PR e Curitiba/ PR.

As portas de acesso aos prédios onde serão realizadas as provas serão fechadas às 8h. Os relógios da Comissão Organizadora do Concurso Público serão acertados pelo horário oficial de Brasília, de acordo com o Observatório Nacional, disponível no serviço telefônico 130.

No dia 14 de julho de 2013, após o término da realização das provas, será divulgado o gabarito provisório das provas objetivas, no seguinte endereço da internet: www.nc.ufpr.br.

Validade
O concurso será válido por um ano a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado por mais um ano, nos termos do inciso III do art. 37 da Constituição Federal, art. 12 da Lei nº 8.112 de 11/12/90 e art. 12 da Portaria nº 450 de 06/11/02.

UNIVASF abre concurso público para professor efetivo

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) publicou o edital nº 26/2013, de concurso público, para contratar 17 professores efetivos para lecionar disciplinas ligadas aos cursos de Educação Física, Engenharia Agronômica, Ciências Sociais, Ciências da Natureza, Engenharia Agrícola e Ambiental, Zootecnia, Arqueologia, Engenharia de Produção e Medicina.  
Os vencimentos são de R$ 4.090,45 para especialistas, de R$ 5.466,55 para mestres e de R$ 8.049,77 para doutores. O regime de trabalho é de dedicação exclusiva.
 
Inscrições
As inscrições podem ser feitas até 03 de junho de 2013, exclusivamente pela internet pelo site http://www.concursos.univasf.edu.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 80 a R$ 170 (de acordo com o cargo pretendido), que pode ser pago até 04 de junho, desde quando a inscrição tenha sido feita dentro do prazo limite.
 
Seleção
O concurso será realizado por quatro etapas composta de prova escrita, prova de aptidão didática, defesa memorial e títulos. A data da prova escrita será provavelmente em 1º de julho de 2013, das 9h às 13h.
 
As provas poderão ser realizadas no Campus de Petrolina no endereço: Avenida José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, Campus Universitário, Petrolina-PE, CEP 56.304-917 e/ou no Campus Juazeiro no endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, 510, BairroSanto Antônio, Juazeiro-BA, CEP 48902-300. Os locais definitivos e os números das respectivas salas estarão disponíveis no endereço eletrônico da UNIVASF no http://www.concurso.univasf.edu.br.
 
No mesmo site será informado o cronograma para as demais avaliações.
 
Validade
O concurso terá prazo de validade de até 01 (um) ano, contado a partir da data da sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Campo Grande - MS abre vagas

A Prefeitura de Campo Grande, estado de Mato Grosso do Sul, promove processo seletivo, por meio do edital 35/2013 para contratação de Assistentes Sociais (4), Psicólogos (4) e Motorista (01 – ensino médio). Os vencimentos podem chegar a R$ 1.800, em carga horária de 40 horas por semana.
 
As inscrições serão realizadas no dia 22 de maio de 2013, no horário das 8h às 11h e das 13h às 17h, na Escola de Governo do Município de Campo Grande, Rua Ernesto Geisel, 4009 - Bairro Amambaí.
 
O processo de seleção será constituído de avaliação curricular, avaliação de títulos e entrevista técnica. A seleção tem validade por dois anos, contado da data de sua divulgação no Diário Oficial de Campo Grande, onde também está publicado o edital na íntegra, na edição do dia 20 de maio deste ano.

SEAP (RJ) publica edital de processo seletivo

A Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro (SEAP), publicou edital de processo seletivo visando a contratação temporária de pessoal para exercer funções nas áreas Administrativa e de Saúde e atuação no âmbito da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária. O certame tem como objetivo preencher 370 vagas em todos os níveis de escolaridade, com salários entre R$ 750,00 e R$ 1.800,00.
 
Fica reservado às pessoas com deficiência o percentual de 5% das vagas oferecidas.

Cargos
Arquiteto, Contador, Engenheiro, Assistente Social, Biólogo, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Odontólogo, Psicólogo, Agente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Operacional, Técnico de Informática, Auxiliar Administrativo de Saúde, Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Radiologia, Auxiliar de Protocolo, Contínuo, Digitador, Motorista, Servente, Telefonista e Médico (Cardiologista, Clínico, Dermatologista, Endoscopista, Ginecologista, Infectologista, Neurologista, Otorrinolarinlogista, Ortopedista, Pneumologista, Proctologista, Psiquiatra, Radiologista e Urologista).
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas do dia 23 de maio a 23 de junho de 2013, no site www.ceperj.rj.gov.br ou via posto de inscrição presencial na CEPERJ, situada na Av. Carlos Peixoto, nº 54, Térreo, Setor de protocolo - Botafogo - RJ - CEP: 22.290-090.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 35,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 75,00.
 
ProvaA seleção constará de avaliação de títulos e experiência profissional, de caráter eliminatório e classificatório.
 
ValidadeO processo seletivo terá validade pelo prazo máximo de dois anos, contado após a divulgação do Resultado Final Classificatório, podendo este prazo ser prorrogado por igual período, por decisão da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária.
 
O edital está publicado no Diário Oficial do Estado de Rio de Janeiro, de 20 de maio de 2013, pág. 19 a 25.

Concurso HSPM (SP) tem inscrições prorrogadas

O Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM/SP), através da empresa Cetro Concursos, prorrogou as inscrições do concurso público regido pelo edital nº. 01/2013. O certame tem como objetivo o preenchimento de 398 vagas de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração varia entre R$ 557,06 e R$ 2.736,17, por jornada de trabalho de 20, 24, 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Auxiliar de Serviço Hospitalar, Auxiliar de Radiologia, Motorista, Ascensorista, Telefonista, Caldeireiro, Eletricista, Encanador, Pedreiro, Pintor, Auxiliar Administrativo, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Refrigeração, Técnico em Manutenção EQ. Hosp. I, Técnico em Enfermagem, Programador, Técnico em Seleção/Treinamento Pessoal, Técnico em Avaliação/Desempenho Pessoal e Médico (Anestesia, Clínico Geral, Neurocirurgia, Psiquiatria, Pediátrico, UTI 6º e 7º - Intensivista Adulto, Cardiologia, Gastrocirurgia, Oftalmologia (Extrabismo e Catarata), Proctologia, Otorrinolaringologia, Clínica Médica – Ambulatório, Endocrinologia, Geriatria, Nefrologia, Neurologia, Oncologia, Ortopedia, Ginecologia, Obstetricia, Gastroenterologia e Urologia). Aos portadores de necessidades especiais são reservadas 5% das vagas.
 
Inscrição
As inscrições foram prorrogadas e serão efetuadas somente no site www.cetroconcursos.org.br, até 23h59 do dia 26 de maio de 2013. No mesmo site, é possível acessar o edital e demais atualizações sobre o certame.
 
A taxa de inscrição é de:
 
Nível fundamental: R$ 22,00;
Nível médio: R$ 32,00;
Nível superior: R$ 45,00.
 
Prova
O concurso será composto de provas objetivas e avaliação de títulos.
 
As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 30 de junho de 2013, em locais e horários a serem comunicados oportunamente através de edital de convocação para as provas, a ser publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo – DOC, e divulgado através do site da Cetro e por lista afixada no Hospital do Servidor Público Municipal – HSPM.
 
Os gabaritos serão divulgados pela organizadora na data provável de 02 de julho de 2013.
 
Os títulos deverão ser entregues exclusivamente nos dias 12 e 13 de agosto de 2013 e/ou encaminhados por SEDEX ou AR à Cetro Concursos, aos cuidados do Departamento de Planejamento de Concursos/REF. HSPM – Hospital do Servidor Público Municipal – Títulos, localizada à Av. Paulista, 2001, 13º andar – CEP 01311- 300 – Cerqueira César – São Paulo – Capital.
 
Validade
A validade do concurso público será de dois (02) anos, prorrogáveis por mais 2 anos, a contar da data da homologação do certame, a critério do Hospital do Servidor Público Municipal – HSPM.

Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Camocim (CE) abre vagas

O Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Camocim - CPSMCAM, estado do Ceará, divulgou os editais 002 e 003/2013 de processo seletivo. O certame é destinado à contratação por prazo determinado de profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração é de até R$ 4.151,67, por jornada de trabalho de 20, 40 e 44 horas semanais.
 
Cargos
Zelador, Jardineiro, Auxiliar de Manutenção, Eletricista/Bombeiro, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Escritório, Técnico em Informática, Técnico Suporte em Tecnologia da Informação, Técnico de Enfermagem, Técnico de Farmácia e Médico (Ultrassonografia, Pediatria, Traumato-Ortopedia, Otorrinolaringologia, Gastroenterologia, Cardiologia e Clínica Médica).
 
As inscrições serão realizadas até o dia 22 de maio de 2013, das 09h00min às 12h00min e das 14h00min às 17h00min, por ordem de chegada, na sede da policlínica de Camocim.
 
No ato da inscrição o candidato deverá apresentar:
  • Ficha de requerimento devidamente preenchida sem emendas nem rasuras, devidamente assinada, disponível na sede da Diretoria Executiva do CPSMCAM;
  • Foto 3 x 4 recente;
  • Curriculum Vitae preenchido com as cópias autenticadas dos comprovantes dos cursos, títulos e experiências profissionais;
  • Fotocópia autenticada em cartório do documento de identidade e CPF;
No caso de nível Superior, deverá entregar a fotocópia autenticada em cartório do Diploma de Graduação;
No caso de Diploma ou Certificado expedido por instituição estrangeira, será aceito desde que revalidado por instituição de ensino superior no Brasil.
 
A seleção será constituída de análise curricular e entrevista.
 
A entrevista será realizada provavelmente nos dias 04 e 05 de junho de 2013, das 08h00min às 12h00min e das 13h00min às 18h00min, por ordem de chegada, na sede da policlínica de Camocim.
 
O resultado final será divulgado a partir do dia 11 de junho de 2013, na sede do CPSMCAM e publicado no site http://cpsmcamocim.com.br, em data posteriormente divulgada.
 
A validade do processo seletivo será de 1 ano, prorrogável por igual período, a contar da publicação da homologação do resultado final.
 
Os editais encontram-se publicados no Diário Oficial do Estado, de 17 de maio de 2013, pág. 194 a 204.

Groselha

Resumo
Groselha: Planta Medicinal utilizada em folha seca contra os distúrbios reumatismais e em bagas contra as dores de garganta, pode ser encontrada em cápsulas ou pastilhas.
 
Nomes
Nome em português: Groselha
 
Nome latim: Ribes nigrum
 
Nome inglês: Blackcurrant, Quinsy Berry
 
Nome francês: Cassis, groseiller noir
 
Nome alemão: Schwarze Johannisbeere
 
Família
Grossulariaceae
 
Constituintes
Flavonóides, vitamina C, proantocianidina, pectina
 
Partes utilizadas
Folhas secas e bagas secas
 
Efeitos da groselha
1. Em folhas secas de groselha
 
Uso interno (infusão, gotas, comprimidos,...) Diurético, inibidor de prostaglandinas
 
Uso externo (pomadas,...) Antiexsudativo
 
2. Em bagas secas de groselha Antimicrobiano, calmante.
 
Indicações
1. Em folhas secas de groselha
 
Uso interno (infusão, gotas, comprimidos,...): Distúrbios reumatismais: artrite, artrose, gota. Distúrbios urinários, pernas pesadas, diarréia (leve) [em suco de groselha]
 
Uso externo (pomada,...) : Machucados, picadas de insetos
 
2. Em bagas secas de groselha
Dores de garganta, síndrome gripal, rouquidão.
 
Efeitos secundários
Desconhecemos
 
Contra-indicações
Desconhecemos
 
Interações
Desconhecemos
 
Preparações à base de groselha
- Infusão de folhas de groselha (chá de groselha)
 
- Cápsulas de groselha
 
- Xarope de groselha
 
- Balas de groselha
 
- Suco de groselha
 
Onde cresce a groselha?
A groselha cresce na Europa e na América. É uma planta bastante cultivada em jardins.
 
Quando colher as bagas de groselha?
A bagas ficam maduras geralmente no mês de agosto.
 
Observações
A groselha é bastante utilizada em balas durante o inverno contra as dores de garganta, a tosse leve, a irritação na garganta e a rouquidão. Graças ao teor gelatinoso das balas, estas são eficazes e de gosto agradável para as leves infecções bucais do inverno.

Fonte Criasaúde

Estudo mostra o efeito da felicidade na saúde física

Uma nova pesquisa da Universidade da Carolina do Norte (EUA) conseguiu descobrir um dos mecanismos que fazem as emoções influenciarem a saúde física das pessoas. A ambição do estudo era medir o efeito da felicidade no corpo.
 
Os pesquisadores, liderados pela psicóloga Bethany Kok, do Instituto Max Planck para Ciências do Cérebro e da Cognição, demonstraram que emoções positivas levam a melhores conexões sociais e essas, por sua vez, melhoram a saúde física, o que aumenta a sensação de felicidade.
 
Para comprovar que essa "corrente da felicidade" atua diretamente no corpo, os pesquisadores mediram a atividade do nervo vago dos 65 participantes do estudo.
 
Esse nervo craniano tem a função de transmitir informações sobre o funcionamento do corpo para o cérebro e coordenar as respostas reflexas dos órgãos, como batimentos cardíacos, respiração e contrações musculares.
 
A atividade basal (com a pessoa em repouso) do nervo vago de cada participante foi medida no início e no final do estudo, que durou 61 dias.
 
Nesse período, metade dos participantes frequentaram uma sessão por semana de meditação da compaixão, técnica que busca o desenvolvimento de sentimentos de amor e boa vontade para consigo mesmo e com os outros (incluindo desafetos).
 
Durante a pesquisa, todos os participantes preencheram relatórios sobre a intensidade das emoções sentidas a cada dia, em uma lista de 20 emoções --de amor e serenidade a desprezo e ódio-- e deram notas para as suas interações sociais conforme a intimidade e a conexão que sentiram ao se relacionarem com outras pessoas.
 
Em artigo publicado neste mês no jornal "Psychological Science", os pesquisadores afirmam que a percepção das conexões sociais é o mecanismo que faz com que as emoções positivas melhorem a saúde física. E que técnicas de meditação como a usada no experimento são uma forma de criar esse círculo virtuoso: emoções, conexão social e boa saúde.
 
Fonte Folhaonline