Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 21 de maio de 2013

Vitamina C contribui na prevenção de lesões

Vitamina C contribui na prevenção de lesões Stock.xchng/Divulgação
Vitamina encontrada nas frutas cítricas minimiza a
 ação dos radicais livres
Nutriente ajuda a manter a integridade de articulações e tendões, além de exercer papel importante na cicatrização e na recuperação de fraturas
 
Conhecida por suas propriedades em fortalecer as defesas do organismo, participar da síntese do colágeno e ajudar a aumentar a absorção do ferro, a vitamina C também é ótima aliada dos atletas e praticantes de atividade física intensa. Isso porque ajuda a combater os radicais livres devido à sua ação antioxidante. Além disso, contribui para a prevenção de lesões.
 
A vitamina C faz com que o organismo recomponha com mais facilidade os tecidos danificados após intensa atividade. De acordo com a nutricionista Alessandra Luglio, durante o esforço físico, os níveis de vitamina C diminuem — daí a necessidade de sempre repor o estoque desse nutriente no corpo.
 
— Pessoas muito ativas expõem o organismo ao estresse oxidativo, que aumenta a produção de radicais livres. Por ser excelente antioxidante, a vitamina C minimiza a ação desses radicais — afirma.
 
Por participar da formação do colágeno, a vitamina C ajuda a prevenir lesões por manter a integridade das articulações e tendões. Sendo assim, corredores devem garantir doses diárias maiores de vitamina C quando comparados a quem não pratica nenhum tipo de atividade física. Esse nutriente ainda tem papel importante na cicatrização e na recuperação de fraturas.
 
Encontrada nas frutas cítricas, como acerola, limão, laranja, kiwi e manga, assim como nas verduras verdes escuras, a vitamina C também é recomendada para aqueles que apresentam deficiência de ferro, pois ajuda a absorver melhor esse mineral quando consumidos na mesma refeição.
 
— Para combater a anemia, o ideal é sempre consumir uma fonte de ferro, como a carne vermelha, com um suco cítrico, por exemplo. Para os vegetarianos, uma opção é pingar gotas de limão sobre o feijão, ou consumi-lo com uma verdura escura, crua de preferência — afirma Alessandra.
 
Quando, por algum motivo, não é possível alcançar a ingestão diária recomendada de vitamina C, é aconselhado o consumo de suplementos que complementam a alimentação, garantindo o aporte necessário de vitamina C para a manutenção da saúde.
 
— Saber escolher o complemento vitamínico apropriado é fator essencial para a adequada suplementação. É ideal atentar para aqueles que têm maior biodisponibilidade, em dosagens apropriadas para diversas faixas etárias, evitando desperdício e, principalmente, superdosagens que podem causar danos à saúde — alerta a nutricionista.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário