Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 29 de novembro de 2013

As propriedades nutricionais da berinjela

O alimento contribui para a diminuição do colesterol, ajuda quem tem diabetes e possui outros benefícios para a saúde
 
A berinjela é um legume que contém a seguinte composição: vitamina B5 e sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e fibra solúvel. A niacina (vitamina B5) protege a pele e ajuda a regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo. Enquanto os minerais cálcio, fósforo e ferro contribuem para a formação dos ossos e dentes, construção muscular e coagulação do sangue. 
 
Poucas pessoas sabem, contudo, que ela é um vegetal com poder de diminuir o colesterol e reduzir a ação das gorduras sobre o fígado. Seu suco é utilizado nas inflamações dos rins, bexiga e uretra como poderoso diurético.  
 
A berinjela é muito recomendada para quem sofre de artrite, gota, reumatismo, diabetes e inflamações da pele em geral. Como tem poder laxante, aconselha-se nas indigestões e prisão de ventre. 
 
Diabetes, colesterol e a berinjela
Dietas com alto teor de fibra alimentar têm apresentado resultados positivos em relação a tolerância à glicose, redução de hiperglicemia pós-prandial e taxa secretória de insulina em indivíduos diabéticos. A fração da fibra solúvel, que está presente na berinjela, é apontada como responsável por estes efeitos fisiológicos benéficos e vários mecanismos têm sido propostos para explicar sua ação. A alteração na velocidade de difusão da glicose, devido à formação de gel no lúmem intestinal é um deles. Já a alteração na estrutura da mucosa intestinal, com rarefação das criptas e vilosidades da mucosa intestinal e aumento da produção de mucina, que atua como uma barreira à absorção de glicose, é outro.  
 
Atualmente, o extrato e o suco de berinjela, têm sido utilizados para diminuir as taxas de colesterol e de colesterol ruim, LDL. A produção de ácidos graxos de cadeia curta, como o acetato e o propionato, em decorrência da fermentação da fibra solúvel pelas bactérias do cólon, também exercem efeitos na diminuição das taxas de glicose e colesterol sanguíneo. O acetato inibe a lipólise do tecido adiposo que é responsável pelo excesso de ácidos graxos livres que chega ao fígado e acarreta a produção de acetoacetato em indivíduos diabéticos.  
 
Diversos trabalhos científicos tem verificado se dietas ricas em berinjela apresentam efeito hipoglicêmico e uma melhora a tolerância à glicose, e se a presença de fibra solúvel (pectina solúvel) é um fator determinante nestes efeitos. Dietas ricas em berinjela apresentam efeito hipoglicêmico, e contribuem para o retardamento de absorção da glicose pós-prandial e a fração fibra solúvel está correlacionada com estes efeitos. 
 
Experimentos realizados com a utilização de berinjela com casca e sem casca, e de casca de berinjela por um período de 42 dias. A glicose sangüínea foi determinada no início do experimento e aos 13, 21, 34 e 42 dias. Os testes orais de tolerância à glicose (TOTG) foram realizados no final do experimento. 
 
Os resultados mostraram que as rações à base de farinha de berinjela com casca e de casca de berinjela apresentaram redução nos níveis de glicose. Este efeito não foi significativo para a ração à base de farinha de berinjela sem casca. Os animais do grupo com diabetes que receberam ração à base de berinjela com casca apresentaram menor área sob a curva de glicose, do que os dos grupos controle (ração à base de caseína e de berinjela com casca) e do que o do grupo diabético que recebeu a ração de caseína. Este efeito não foi observado nos animais que receberam ração à base de berinjela sem casca e casca de berinjela. 
 
Estes resultados indicam a presença de um composto responsável pelo efeito hipoglicêmico na casca de berinjela e que a pectina solúvel da ração não foi suficiente para promover tal efeito, mas que a administração contínua de pectina solúvel contribuiu para a melhora da TOTG.  
 
Experimentos mostraram que o suco de berinjela administrado a pacientes hipercolesterolêmicos, reduziu significantemente o peso corpóreo, o colesterol total, o colesterol ruim, LDL, e os triglicérides, assim como aumentou o relaxamento dependente do endotélio, melhorando a pressão arterial.   
 
Compra, armazenamento e preparo
Na hora da compra, deve-se dar preferência às que se apresentam firmes, de cor roxa uniforme e lustrosa. As berinjelas devem ser guardadas em geladeira, dentro de sacos plásticos, assim se conservam em bom estado por duas semanas. As pessoas tem o hábito de mergulhá-las em água e sal antes de seu preparo, mas esse procedimento anula o sabor do legume e grande parte de suas propriedades nutritivas. O período de safra da berinjela vai de janeiro a maio.  
 
Minha Vida

Vasectomia é mais simples que laparoscopia e não interfere na libido

Vasectomia
Confira o passo a passo do procedimento e quais os cuidados após a cirurgia
 
Por Dr. Paulo Mazili
 
A vasectomia é um procedimento cirúrgico que impede o homem de ter filhos. A cirurgia interrompe a passagem dos espermatozoides produzidos pelos testículos e conduzidos para os canais que desembocam na uretra, impedindo definitivamente a gravidez.
 
A cirurgia é indicada para planejamento familiar de casais com prole constituída, uma vez que a cirurgia é realizada com intenção de evitar ter filhos definitivamente. Aqui no Brasil, segundo o artigo 10 da lei 9.263 da Constituição Federal, a esterilização masculina ou feminina somente é permitida em homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de 25 anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de sessenta dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico ou, ainda, em situações de risco à vida ou à saúde da mãe ou do futuro concepto.
 
Uma tarefa importante durante a orientação é ajudar o homem a refletir cuidadosamente sobre a sua decisão, considerando todas as consequências. Por exemplo, os provedores de planejamento familiar devem ajudá-lo a pensar sobre a possibilidade de mudanças na sua vida e sobre como essas mudanças poderão afetar a sua decisão.
 
O procedimento é tecnicamente simples e consiste na retirada de um segmento de cada canal deferente, que é por onde passa o espermatozóide depois de produzido por cada testículo. Realizado geralmente por meio de uma pequena incisão - menos de 1,0cm de cada lado da bolsa testicular - utilizando anestesia local e sem necessidade de internação, o paciente faz a cirurgia e vai para casa no mesmo dia. Ele é mais simples que a laqueadura, pois nesta as tubas estão dentro do abdômen e o acesso até elas é mais difícil, necessitando de anestesia e internação. Apesar de ser um procedimento simples, ele não está isento de riscos e como toda cirurgia pode ocorrer infecção do local, hematoma e dor.
 
A cirurgia de vasectomia não tem interferência na produção de hormônios e não leva a qualquer alteração da libido (desejo sexual), ou do peso. A ejaculação também não é modificada, pois o volume dos espermatozoides corresponde a menos de 10% do sêmen. Nenhum dos nervos que comandam a ereção é afetado pela cirurgia, de modo que não há risco de impotência.
 
Após a cirurgia, o casal pode voltar a ter relações sexuais depois de sete dias, mas deve manter o uso de preservativos ou a parceira manter o uso de anticoncepcional até cerca de 30 a 90 dias, que é o tempo para que todos os espermatozóides que já passaram pelo local interrompido sejam eliminados. Decorrido este período, o homem deve realizar um espermograma, para certificar-se que não há mais espermatozóides no sêmen, e só com esta confirmação poderá ter relações sem necessidade de outros métodos contraceptivos.
 
É importante lembrar que apesar de ser um meio altamente eficaz, ele tem uma chance de falha, sendo a gravidez após a vasectomia a complicação mais temida pelos profissionais que realizam o procedimento. Os relatos na literatura não são comuns, embora diferentes autores relacionem esta ocorrência a uma incidência de 0,36% a 1,8%, podendo ocorrer em qualquer momento após a vasectomia, embora seja mais freqüente nos dois primeiros anos. Por isso é importante que o paciente mantenha acompanhamento com o urologista e realize um espermograma anualmente nos primeiros três anos após a cirurgia.
 
A vasectomia é reversível, porém, a taxa de sucesso da cirurgia de reversão pode variar muito, dependendo do caso. Quanto maior o tempo desde que foi feita a vasectomia, mais difícil se torna a reversão. Outro ponto: a cirurgia de reversão é muito mais delicada e deve ser realizada com internação hospitalar, sob anestesia geral ou raqui, com a utilização de material de microcirurgia, incluindo microscópio. Diante de toda a complexidade da reversão da vasectomia e da chance de insucesso na reversão, deve-se sempre fazer a vasectomia como método definitivo e nunca pensar que pode ser revertida.
 
Referências:
Jornal Brasileiro de Medicina, 94(6):36-37, jun. 2008.
British Journal of Urology, 76:373-375,1995
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas../197_vasectomia.html
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9263.htm
 
Minha Vida

Toques carinhosos têm efeito analgésico sobre a dor

Pesquisadores descobrem receptores de prazer na pele
 
Nos dias mais cinzentos, um abraço carinhoso ou um simples toque de mais afeto fazem toda a diferença. Por mais difícil que seja a situação, o gesto simples consegue até mesmo arrancar um sorriso. E, segundo a Ciência, não se trata apenas de uma resposta educada: é uma reação de alívio.

Pesquisadores da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, acabam de identificar que a pele conta com terminações nervosas capazes de diminuir a sensação de dor. Os estudiosos têm chamado esses nervos de receptores de prazer .

Os estudiosos entendem que pode estar aí a chave para entender por que algumas pessoas gostam tanto de passar cremes, escovar os cabelos ou ganhar massagens: a presença dos nervos estimularia o bem-estar proporcionado por essas atividades. A maioria dos receptores de prazer, no entanto, concentra-se na palma das mãos e na sola dos pés.

Isso explica por que, muitas vezes, é preferível receber um abraço a ouvir palavras de conforto. O simples toque de outra pessoa já produz um efeito anestésico sobre o corpo, diminuindo o sofrimento.
 
Minha Vida

Sexo pode ser causa de dor de cabeça

casal_enxaqueca.jpgCefaleias relacionadas ao ato sexual devem ser investigadas o mais rápido possível
 
Por Dra. Thais Rodrigues Villa
 
Alguns tipos de dor de cabeça só acontecem durante o ato sexual. São dores de cabeça raras, mas que não devem ser negligenciadas, pois podem sinalizar alguma doença grave como um sangramento cerebral.

As cefaleias ligadas ao ato sexual são chamadas de cefaleias pré-orgásticas e orgásticas. A cefaleia pré-orgástica ocorre durante a relação sexual, com sua intensidade aumentando conforme a excitação sexual aumenta. Costuma ocorrer na cabeça toda e região cervical. A cefaleia orgástica ocorre de maneira súbita no exato momento do orgasmo, como uma dor explosiva e de forte intensidade.
 
Não se sabe ainda porque essas cefaleias ocorrem, mas a cefaleia pré-orgástica parece estar ligada a uma excessiva contração muscular na região da cabeça e pescoço durante o ato sexual. Já as cefaleias orgásticas podem acontecer devido à contração dos vasos sanguíneos da cabeça, durante e logo após o orgasmo.
 
Essas cefaleias acometem mais os homens que as mulheres, sendo mais comum entre os 20 e 40 anos. Tendem a ter curta duração, mas podem durar ate 24 horas e requerer tratamento medicamentoso. É mais comum em pessoas que tenham enxaqueca e cefaleia do tipo tensional, indivíduos com obesidade e/ou muito estressados.
 
As dores de cabeça não necessariamente ocorrem em todas as relações sexuais. A frequência pode variar de individuo para individuo, sendo que alguns podem apresentar essas cefaleias esporadicamente, mas outros podem apresentar em todas as relações sexuais.
 
Todo homem ou mulher que apresentar pela primeira vez uma cefaleia aguda e de forte intensidade no ato sexual deve procurar um atendimento medico de urgência. Exames precisam ser realizados para exclusão de quadros graves como rompimento de aneurismas e sangramentos cerebrais - e esses exames devem ser realizados o mais rápido possível. Se os resultados se mostrarem normais, um neurologista deve acompanhar esse quadro.
 
Dependendo da duração, e principalmente da frequência da cefaleia, podem ser indicados medicamentos no momento da crise e medicamentos para prevenir que as crises aconteçam.
 
Minha Vida

Autópsia digital dispensa bisturi


BBC
Acreditam que autópsia digital venha a ser uma boa opção para
quem contesta o procedimento por motivos religiosos ou familiares
Tecnologia permitirá que exames 'pós-morte' sejam feitos sem a necessidade de cortes invasivos
 
A Grã-Bretanha introduziu o primeiro escâner em 3D para a realização de autópsias digitais sem a necessidade de cirurgias invasivas.
 
Segundo o especialista forense Peter Vanezis, o corte é feito virtualmente, e é possível passar pelas camadas de tecido, ver os ossos e os órgãos, exatamente como em uma autópsia, mas sem fazer um corte.
 
O equipamento permitirá que familiares tenham a opção de escolher entre um procedimento convencional e uma autópsia digital, que deverá custar cerca de R$ 1,9 mil.
 
Alguns acadêmicos, porém, estão céticos em relação à precisão do aparelho, e dizem que as imagens não conseguem comprovar as causas mais comuns de morte.
 
Apesar das críticas, os envolvidos no projeto acreditam que a autópsia digital venha a ser uma boa opção para comunidades que contestam o procedimento por motivos religiosos ou familiares que resistem à ideia de que o corpo de um ente morto seja cortado e aberto.

BBC Brasil

Carro é uma das principais causas de torcicolo, diz especialista

Segundo médico da Unifesp, pessoas que estão sempre sentadas são as mais atingidas
 
Ao contrário do que se imagina, os travesseiros e as noites mal dormidas não são as principais causas do torcicolo. O chefe do Laboratório de Patologia Neuromuscular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Beny Schmidt, afirma que ficar sentado traz mais impacto aos músculos do pescoço do que ficar deitado.
 
Segundo o médico, o corpo humano não nasceu para ficar na posição sentado. Por isso, o vasto período de tempo no trânsito ao qual o homem moderno é exposto é a principal causa do torcicolo.
 
O torcicolo é uma violenta contratura dos músculos do pescoço, principalmente do trapézio e do externo cleidomastoidel, e seus principais sintomas são a dor e a perda de movimento. Essas contraturas podem ser adquiridas ou podem ser congênitas, ou seja, pode ser contraído durante uma fase da vida, ou pode ter se criado na fase gestacional.
 
De acordo com Schmidt, o torcicolo adquirido é o mais comum e é bastante frequente na população das grandes cidades devido à sobrecarga de estresse emocional e por causa das novas tecnologias. As pessoas que trabalham sentadas em frente a um computador ou que passam horas dentro de um carro para cumprir seus compromissos são as principais afetadas.
 
O especialista explica que o problema pode e deve ser evitado na maioria dos casos.
 
— As pessoas deveriam andar mais a pé e procurar sempre praticar alongamentos/relaxamentos para o pescoço. Além disso, aqueles que trabalham carregando cargas, devem se atentar ao peso delas.
 
Tratamento
Uma vez que não foi possível evitar, o torcicolo deve ser tratado com medicamentos ou por meio de práticas manuais, como a fisioterapia e a massoterapia. Caso ele não seja bem tratado, pode desenvolver-se doenças mais graves, como, por exemplo, uma hérnia cervical, que requer repouso absoluto ou até mesmo uma cirurgia.
 
Apesar de os torcicolos terem se tornado cada vez mais comuns devido aos diversos problemas que o homem moderno enfrenta, pessoas que têm torcicolo com bastante frequência devem investigar, por meio de uma biópsia muscular, se não têm algum problema doença neuromuscular concomitante.

R7

População recebe orientação sexual em São Paulo nesta sexta-feira

Ted Alibe/AFP
Dia Mundial de Luta contra a Aids é comemorado no domingo (1)
Profissionais de saúde estarão de plantão no Conjunto Nacional das 12h às 20h
 
Nesta sexta-feira (29), profissionais de saúde do Instituto Cultural Barong estarão de plantão no Conjunto Nacional, em São Paulo, para orientar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção das DST´s (Doenças Sexualmente Transmissíveis). A ação celebra o Dia Mundial de Luta contra Aids, comemorado neste domingo (1). 
 
Entre 12h e 20h, as pessoas que passarem pelo local vão receber material educativo sobre diagnóstico e prevenção, comportamentos de risco e indicação de serviços públicos de saúde especializados para a realização de testes para hepatites e HIV.  Por dia, 25 mil pessoas passam pelo Conjunto Nacional.
 
Mais de 2 milhões de adolescentes em todo o mundo vivem com o vírus do HIV e a maioria não recebe tratamento adequado, o que levou a mortalidade nesse grupo de população aumentar 50% entre 2005 e 2012. O dado alarmante chama ainda mais atenção quando se compara com a queda generalizada da mortalidade pelo vírus de imunodeficiência humana (HIV) em 30% em todos os grupos de idade desde 2005, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (25) pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
 
O número de adolescentes soropositivos cresceu 40% de 2001 a 2012, período em que se passou de 1,5 milhão de infectados de 10 a 19 anos a 2,1 milhões, e o número de mortes por HIV entre eles quase triplicou, ao passar de 38 mil em 2001 para 107 mil ano passado.

R7

Conjuntivite afasta brasileiros do trabalho no calor

Conjuntivite purulenta
O olho é o órgão que mais sofre no calor. De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, no verão acontecem os maiores surtos de conjuntivite. Da mesma forma que  no inverno o vírus influenza aumenta os casos de gripe, os prontuários do hospital mostram que nos meses mais quentes o número de pessoas com conjuntivite viral e bacteriana chega a ser 30% maior que no restante do ano, afirma.

O tipo de conjuntivite depende dos hábitos de cada pessoa. Os principais gatilhos para o aumento da doença no verão são a maior proliferação de bactérias, contato com água contaminada e o compartilhamento de equipamentos eletrônicos.

O médico afirma que por serem contagiosas, tanto a conjuntivite viral como a bacteriana estão entre as principais causas de afastamento do trabalho no Brasil.

A doença é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente que reveste a face interna das pálpebras e a íris, porção branca do olho. 

Embora os tratamentos sejam diferentes, os dois tipos têm alguns sintomas em comum: olhos vermelhos, lacrimejamento, coceira, sensação de corpo estranho, queimação, fotofobia e visão borrada.

Estudo
A boa notícia é que o tratamento correto não deixa sequelas na visão. A má é que um estudo conduzido pelo Queiroz Neto com 369 pacientes mostra que no verão 40% dos pacientes já chegam ao consultório usando colírio por contra própria, contra 30% no restante do ano. ?O brasileiro tem este hábito porque independente da fórmula todo colírio melhora o conforto do olho?, comenta.

O problema é que de acordo com o MS (Ministério da Saúde) a automedicação é a maior causa de internações por intoxicação no Brasil. Quando se trata de colírio, o estudo conduzido por Queiroz Neto mostra que o vasoconstritor para deixar o olho branquinho é usado por 56% das pessoas. Em longo prazo, o especialista diz que a medicação pode causar catarata. O problema é tão sério que o MS está desenvolvendo uma pesquisa para saber como o brasileiro usa medicamentos.

Crianças e conjuntivite bacteriana
Queiroz Neto afirma que a conjuntivite bacteriana, caracterizada por uma secreção amarelada e purulenta, é mais comum entre crianças. Isso porque, estão com a imunidade em desenvolvimento e permanecem por mais tempo imersas na água das piscinas ou mar que pode funcionar como veículo de transmissão de bactérias. Por ser altamente contagiosa, ressalta, é comum que uma única criança contamine toda a família. O tratamento em estágio inicial pode ser feito com compressas de água morna. Não desaparecendo os sintomas em dois dias a recomendação é consultar um oftalmologista que prescreva o colírio antibiótico mais adequado.

Computadores podem transmitir conjuntivite viral
O médico destaca que entre adultos que compartilham computadores no ambiente de trabalho ou em casa a conjuntivite viral que tem uma secreção aquosa pode ser transmitida pelos equipamentos. Isso porque, explica, uma pessoa que esteja com a conjuntivite encubada pode esfregar os olhos com as mãos e deixar o vírus no teclado ou mouse. Como piscamos 5 vezes menos na frente do computador os olhos ressecam e ficam mais expostos à contaminação, esclarece.O tratamento é feito com colírio antiinflamatório que pode ser hormonal (corticóide) ou não. O uso deste tipo de colírio sem acompanhamento médico pode causar catarata r glaucoma.

Como prevenir
 
As principais dicas do médico para prevenir a doença são:
- Mantenha as mãos sempre limpas.

- Evite coçar os olhos.

- Depois de lavar as mãos, higienize com solução de 70% de álcool.

- Quem compartilha computador deve limpar o mouse e o teclado com álcool a 70%.

- Evite tocar no corrimão de escadas púbicas.

- Não compartilhe colírio, toalhas, fronhas ou maquiagem.
 
Paranashop

Humor: Holas!

Sindicato dos servidores diz que prédio oferece riscos a remédios

Prédio que armazena medicamentos da rede pública de saúde, em Ribeirão Preto
Silva/Folhapress
Prédio que armazena medicamentos da rede pública de saúde,
em Ribeirão Preto    
O Sindicato dos Servidores de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) solicitou a interdição do prédio que armazena os medicamentos distribuídos na rede municipal de saúde. A alegação é que a condição precária do local pode oferecer risco à conservação dos remédios.
 
Numa vistoria realizada na segunda-feira (25), a direção do sindicato constatou mofo nas paredes, infiltrações e placas quebradas no forro.
 
De acordo com a denúncia, os problemas podem estragar os medicamentos caso nenhuma solução seja tomada.
 
A assessoria da prefeitura informou que o prédio é alugado e que já solicitou ao proprietário os reparos necessários.
 
"As vacinas estão nas câmaras frias e as paredes estão cheias de mofo. Por todo lado que se olha, existem marcas de água. Um local como este deveria estar interditado, pois o risco de contaminação [das mercadorias] é grande", disse Neodivaldo Bernardino, coordenador de saúde do sindicato.
 
Ele acrescenta ainda que na sala onde são guardadas as vacinas há infiltrações, o que podem danificar as câmaras frias e comprometer o material armazenado.
 
O sindicato denuncia que no galpão onde os medicamentos ficam armazenados é comum encontrar água entre os corredores em dias de chuva. Cita que alguns remédios foram cobertos com plásticos para evitar que pingos de água estraguem os produtos.
 
"É um absurdo. Diversas caixas de medicamentos estão cobertas por plástico, pois cai água do teto o tempo todo em dia de chuva. Encontramos caixas de seringas molhadas. E este material, quando molha, precisa ser descartado, pois a esterilização fica condenada", diz outro coordenador de saúde do sindicato, Célio Aparecido, na denúncia apresentada.
 
O sindicato também aponta que a marquise do prédio, por causa das infiltrações, põe em risco quem transita pelo local. Fotos foram anexadas na denúncia.
 
"Nossa preocupação é que essa marquise não suporte a ação da chuva e desabe, podendo machucar alguém. Este prédio está condenado", disse Bernardino.

Folha.com

Saúde inicia Semana Distrital de Prevenção ao HIV/Aids

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal realizou na última terça-feira (26) a abertura da Semana Distrital de Prevenção ao HIV/Aids em Brasília, com o seminário de "Prevenção e Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) na Atualidade".

O objetivo do evento, além de apresentar os dados epidemiológicos atuais do HIV/Aids no DF, também é propor um debate entre profissionais de saúde, estudantes e colaboradores da área, sobre assuntos relevantes para as atuais políticas de prevenção e controle dessa e de outras DST.

Segundo o gerente de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Sérgio Dávila, os tratamentos disponíveis na rede pública de saúde estão cada vez mais eficientes e garantem qualidade de vida às pessoas que vivem com o vírus.

"A oferta de testagem, principalmente com a utilização dos testes rápidos, aumenta a capacidade de realizar diagnóstico precoce, o que traz menos prejuízo à saúde do portador da doença", informou Dávila.

Segundo a subsecretária de Vigilância à Saúde, Marília Cunha, até o próximo domingo (1º) serão promovidas na Semana Distrital várias atividades voltadas para profissionais da área e população do DF.

"O ponto alto será o fim de semana voltado para a prevenção da Aids, com testagens e atividades esportivas, como a 4ª etapa do Circuito SEsp de Corrida de Rua para Samambaia, no Dia Mundial de Combate a AIDS (1°), uma parceria entre Secretaria de Esporte e de Saúde", informou Cunha.

Queda
O número de crianças que adquiriram o HIV por transmissão vertical caiu a partir de 1997, quando começou a ser administrada a quimioprofilaxia da transmissão do HIV durante a gestação e parto, além do fornecimento de fórmula infantil.

Foram registrados 16 casos em 1997 e 2 casos em 2012, o que representa uma proporção de 3,4 casos a cada 10 mil nascidos vivos em 1997 e 0,5 casos em 2012.

"A utilização do medicamento, associado ao diagnóstico precoce dessa gestante no pré-natal e o fornecimento do leite artificial em substituição ao leite materno possibilitaram essa conquista nesta última década", afirmou Sérgio Dávila.

Jornal Alô Brasília

Cientistas discutem uso de mosquitos transgênicos para reduzir dengue e malária

O evento ocorre em Manaus (AM) até hoje (29 de novembro), no Auditório da Ciência do Instituto. O objetivo é divulgar e discutir novas técnicas aplicadas para doenças e controle biológico, principalmente malária e dengue, e apresentar tópicos que envolvem biologia molecular e interação parasita.

Pesquisadores e agentes públicos participaram da mesa de abertura, como o diretor da Fundação de Vigilância Sanitária (FVS-AM), Bernardino Albuquerque; o diretor de endemias da Secretaria de Saúde do Pará, Bernardo Cardoso; a representante da Fundação Medicina Tropical, Graça Barbosa; o pesquisador da Fiocruz (MG), Paulo Pimenta; e um dos coordenadores do Seminário, o pesquisador do Inpa na área, Wanderli Tadei.

"Buscamos no Seminário colocar pesquisadores e estudantes junto com o pessoal do serviço de saúde para tentar fazer a interação e para que a maior parte dos dados possíveis da pesquisa seja transferida para o serviço e de forma correta", disse Tadei.

O Inpa desenvolve uma série de pesquisas para o combate a malária e dengue, dentre elas a técnica do cal e cloro que evita proliferação dos mosquitos da dengue em construções e o uso do cravinho da índia para inibir que as larvas de mosquito da dengue cheguem à fase adulta. O Instituto faz parte da Rede Malária com pesquisadores de várias instituições brasileiras e estrangeiras que tem o objetivo de promover estudos para o combate o vetor da doença.

De acordo com o mapa da dengue apresentado pelo Ministério da Saúde, em 19 de novembro último, em 2013, foram registrados 573 óbitos por dengue no País. No Amazonas, já foram notificados aproximadamente 23 mil casos de dengue, sendo que nove pessoas morreram pela dengue. 
 
Para o pesquisador associado da Universidade da Califórnia, o brasileiro Osvaldo Marinotti, apesar de a ciência ter vários mecanismos para controlar mosquitos vetores, ainda não conseguiu eliminar a transmissão de malária, dengue, filariose (elefantíase) ou a leishmaniose.

Alternativas são estudadas com esse fim, como o desenvolvimento de vacinas, novos inseticidas químicos, inseticidas biológicos, manejo de ambiente de criadouros e a engenharia genética de mosquitos vetores.

Atualmente, duas técnicas principais na engenharia genética de vetores são desenvolvidas não só na Califórnia, mas em vários laboratórios do mundo. "Uma é modificar os mosquitos para que eles que não consigam transmitir doenças e outra é usar mosquitos que têm gene letal funcionando como sistema de redução de população", disse Marinotti.

Hoje se tem mosquitos em laboratório que são incapazes de transmitir malária e outros que são incapazes de transmitir dengue. E as perguntas que os pesquisadores se fazem são: como podemos usar os mosquitos que temos no laboratório para repor os mosquitos que estão na natureza ou como poderemos fazer para que o gene do mosquito que está no laboratório vá para os mosquitos da natureza.

Para isso, a Universidade da Califórnia está desenvolvendo um sistema chamado de transposon sintético, que talvez venha a resolver esse problema. "Os dados são preliminares, bastante interessantes e indicam que se nos colocarmos um gene de resistência no mosquito e nós liberarmos esse mosquito na natureza, ele cruzando com outros mosquitos vai conseguir fazer com que esse gene se estabeleça nessa população", explicou Marinotti.

Apesar dos avanços com esse tipo de pesquisa, ela ainda está restrita aos laboratórios e na opinião de Marinotti talvez demore mais tempo para chegar a campo, por conta das questões legais e de autorizações em virtude das discussões sobre os possíveis impactos ambientais.

Já no sistema de redução da população de mosquito vetor, com a inserção de um gene letal nos mosquitos machos que, liberados em grande quantidade no meio ambiente, cruzam com as fêmeas selvagens e geram uma cria estéril, já é usada inclusive na cidade de Juazeiro, na Bahia. A utilização de Aedes eegypti transgênicos para combater a dengue foi desenvolvida aqui pela empresa britânica de biotecnologia Oxitec.

"Com uma grande quantidade de machos, podemos soltá-los na natureza e eles vão lá e cruzam com as fêmeas, mas as fêmeas não produzem descendência. Então, temos a redução de população. E o enfoque é o mesmo do inseticida químico ou do biológico: reduzir a quantidade de mosquitos", contou Marinotti.

Além de Marinotti, também participaram das conferências no primeiro dia do evento o pesquisador Marcelo Jacobs-Lorena e Sebastian Hakansson. À tarde houve ainda mesa redonda sobre vetores da malária e do dengue: estrutura populacional. No dias seguintes, as discussões seguem com mais conferências, mesas redondas, mini-cursos e aulas práticas. Veja a programação aqui
 
Desenvolvido em Belo Horizonte pela Fundação Osvaldo Cruz ( Fiocruz/MG), o projeto de predição de epidemia da dengue está ajudando a Secretaria Municipal de saúde da capital mineira a predizer aonde irá acontecer a dengue, a partir do monitoramento de mosquitos infectados. De acordo com o pesquisador da Fiocruz-MG, Paulo Pimenta, têm trabalhos que demonstraram que se pode monitorar a infecção em humanos, conhecendo onde estão os mosquitos infectados.

"Este trabalho é feito em Minas e estamos iniciando a colaboração de predição de dengue aqui em Manaus", contou Pimenta, que há 15 anos tem atividades colaborativas com o Inpa e mais recentemente com a Fundação de Medicina Tropical (FMT-AM).

Segundo Pimenta, diariamente carros distribuem armadilhas em três das nove regionais da cidade, conhecidas como BG Sentinela. Essas armadilhas capturam os mosquitos, que depois são identificados (regiões) e levados para o laboratório onde passarão por um diagnóstico para saber se estão infectados ou não, assim como acontece com os humanos. "Quando os mosquitos estão infectados, avisamos a Secretaria Municipal onde ela tem de atuar para ir combater os focos do mosquito antes que eles infectem os humanos", disse o pesquisador.

Financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates no valor de US$ 3 milhões, o projeto tem duração de quatro anos e encerra em 2014. No próximo ano, o projeto espera montar um modelo matemático associando os dados de campos com outros dados, como condições geográficas, populacionais/ demográficas e números de pacientes, para tentar ter um diagnóstico de onde ocorrerão os casos de dengue.

FONTE

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Cimone Barros - Jornalista Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
www.inpa.gov.br

Fundação Bill & Melinda Gates
www.gatesfoundation.org

Fundação de Medicina Tropical
www.fmt.am.gov.br

Universidade da Califórnia
www.ucla.edu

Fundação Osvaldo Cruz
www.fiocruz.br

Ministério da Saúde
www.saude.gov.br

Fiocruz
www.fiocruz.br

Oxitec
www.oxitec.com

Inpa
www.inpa.gov.br

aqui
www.inpa.gov.br/arquivos/programacao_seminario.pdf 

Agrosoft

SP libera R$ 115,4 milhões para postos de saúde

Programa estadual inclui unidades de 578 municípios, que terão prazo de até 12 meses para conclusão das obras. Recursos serão divididos em três lotes
 
O governo de São Paulo anunciou a liberação de R$ 115,4 milhões para obras de infraestrutura de Unidades Básicas de Saúde (UBS) no estado. Os recursos são destinados a obras de reforma e ampliação.
 
As 578 cidades contempladas se inscreveram nos meses de agosto e setembro deste ano no programa estadual Qualis UBS, lançado em 2012. A iniciativa tem como objetivo promover a melhoria e o fortalecimento da atenção básica em saúde nos municípios, fundamental para garantir a boa eficiência e resolutividade do atendimento aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).
 
São José do Rio Preto é a região com maior número de unidades contempladas pelo programa estadual – 99 serviços, com repasse de R$ 20,7 milhões. Na sequência estão as regiões de Bauru, com 62 unidades cadastradas e repasse de R$ 12,6 milhões, e de Marília, com 59 unidades contempladas e repasse de R$ 11,4 milhões.
 
A liberação de recursos será dividida em três etapas – a primeira parcela, no valor equivalente a 20% do total aprovado, será paga no decorrer de dezembro. A segunda, no valor equivalente a 60% do total, mediante a apresentação de documento oficial de início da obra. E a terceira parcela, com os 20% restantes, após apresentação do atestado de conclusão.
 
Os municípios terão um prazo de até 12 meses, após liberação da primeira parcela, para realizarem todo o processo de reforma e ampliação da unidade de saúde.
 
Em 2012, por meio do programa Qualis UBS, a Secretaria de Estado da Saúde liberou R$ 76,2 milhões aos municípios paulistas, para aquisição de equipamentos, instrumental e mobiliários para salas de vacina, observação, acolhimento, arquivo de prontuários, procedimentos, consultório, farmácia e recepção.
 
“Investir na rede básica de saúde é fortalecer o primeiro canal de acesso do paciente ao SUS. Por isso o governo paulista resolveu contribuir para reforçar a infraestrutura das UBS, a fim de auxiliar os municípios a aperfeiçoarem as condições de atendimento à população”, afirma David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.
 
SaudeWeb

Concurso Prefeitura de Nova Palma - RS

A Prefeitura de Nova Palma, no estado do Rio Grande do Sul, publicou edital de concurso público n° 01/2013, com o objetivo de preencher 40 vagas, mais cadastro de reserva , ara profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 4.650,00, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
- Nível Fundamental Incompleto: Motorista, Operador de Máquinas, Operário Especializado e Pedreiro;

- Nível Fundamental Completo: Agente Comunitário de Saúde;

- Nível Médio: Oficineiro/Artesão e Motorista Especializado em Transporte Escolar;

- Nível Técnico: Técnico em Enfermagem e Técnico em Informática;

- Nível Superior: Assistente Social, Analista Ambiental, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Médico Clinico Geral, Médico Geriatra, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Odontólogo, Orientador de Atividade Física para Projetos, Orientador Pedagógico, Professor dos Anos Iniciais, Professor de Educação Especial, Professor de Matemática, Professor de Educação Infantil, Professor de Historia, Professor de Inglês e Professor de Português.

Inscrições
As inscrições serão realizadas até o dia 26 de dezembro de 2013, pela internet, no endereço www.fundatec.org.br. A FUNDATEC disponibilizará computadores para acesso à internet durante o período de inscrições, na Rua Professor Cristiano Fischer, nº 2012 – Bairro Partenon, em Porto Alegre/RS, no horário de atendimento ao público, das 9h às 17h.

Taxas
Valores das taxas de inscrição:
- Nível Fundamental Incompleto: R$ 30,00;
- Nível Fundamental Completo: R$ 40,00;
- Nível Médio: R$ 70,00;
- Nível Superior: R$ 100,00.

Provas e Gabaritos
A prova teórico-objetiva para todos os cargos será realizada provavelmente no dia 19 de janeiro de 2014, no Município de Nova Palma/RS. A divulgação dos locais e horários serão feitas em jornal de circulação local, no Mural da Prefeitura Municipal de Nova Palma, e no endereço www.fundatec.org.br, no prazo de 8 dias de antecedência da data de aplicação da mesmo.

O certame será realizado, sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – FUNDATEC. A divulgação do gabarito preliminar será na data provável de 20 de janeiro de 2014.

Validade
O concurso público tem o prazo de validade de dois anos, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período, a critério do Prefeito Municipal.

Concurso Prefeitura de Parobé - RS

A Prefeitura de Parobé, no estado do Rio Grande do Sul, publicou edital nº 01/2013 de concurso público, destinado ao provimento de 516 vagas, além de cadastro de reserva, para cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário oferecido aos futuros profissionais variam de R$ 725,05 a R$ 5.577,52, em regime de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
Nível Fundamental - Agente de Endemias, Motorista, Operador de Máquinas, Operário (Serviços Gerais) e Operário Especializado.
 
Nível Médio/Técnico - Agente Administrativo, Agente Fiscal, Secretário de Escola, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Telefonista e Tesoureiro.
 
Nível Superior - Assistente Social, Arquiteto, Biblioteconomista, Biólogo, Enfermeiro, Engenheiro (Agrônomo, Civil, Eletricista e Químico), Farmacêutico, Fisioterapeuta, Geólogo, Instrutor de Esportes, Médico Veterinário, Odontólogo, Professor nas disciplinas de (Artes, Ciências, Educação Física, Educação Infantil, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Matemática e Séries Iniciais), Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.
 
Inscrições
As inscrições estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 18 de dezembro de 2013, pela internet, no endereço www.fundatec.org.br. A FUNDATEC disponibilizará computadores para acesso à internet durante o período de inscrições, na Rua Professor Cristiano Fischer, nº 2012 – Bairro Partenon, em Porto Alegre/RS, no horário de atendimento ao público, das 9h às 17h .
 
A taxa de inscrição varia de acordo com o cargo escolhido, sendo R$ 30,00 para cargos de nível fundamental, R$ 60,00 para nível médio e R$ 90,00 para nível superior.
 
Provas
A prova teórico-objetiva para todos os cargos será realizada provavelmente no dia 12 de janeiro de 2014, no Município de Parobé/RS. A divulgação de dia, locais e horários específicos de aplicação, conforme Cronograma de Execução, será feita em jornal de circulação local, no Mural da Prefeitura Municipal de Parobé e no endereço www.fundatec.org.br, no prazo de oito dias de antecedência da data de aplicação da mesma.
 
O gabarito preliminar está previsto para ser divulgado no dia 13 de janeiro de 2014.
 
Para os cargos de Motorista e Operador de Máquinas haverá Prova Prática para os 20 primeiros classificados, no dia 16 de fevereiro de 2014.
 
Haverá avaliação de títulos somente para os cargos de professores, considerados aprovados na prova téorica-objetiva. Os títulos deverão ser encaminhados via Sedex ou entregues na FUNDATEC, com Assunto: CONCURSO DO MUNICÍPO DE PAROBÉ - Rua Prof. Cristiano Fischer, nº 2012, Partenon, Porto Alegre/RS, CEP 91410-000, e serem postados durante o período de entrega de títulos constante no Cronograma de Execução.
 
Validade
A validade do Concurso Público é de dois anos.

Concurso Prefeitura de Cabo Verde - MG

A Prefeitura de Cabo Verde, no estado de Minas Gerais,lançou editais nº 001/2013 de concurso público e processo seletivo, destinado ao provimento de 114 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 11.000,00 por carga horária de 20 a 44 horas semanais.

A organização, aplicação e correção do certame serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.

Cargos do Edital do concurso público
As oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Serviços, Auxiliar Operacional, Borracheiro, Coveiro, Operador de Máquinas Leves, Pedreiro, Serralheiro Soldador, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas, Agente Administrativo, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal Sanitário, Fiscal Tributário, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Radiologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Assistente Social, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Engenheiro, Fisioterapeuta, Médico, Nutricionista, Pedagogo, Professor, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Física e Psicólogo.

Cargos do Edital do processo seletivo
As chances são para as funções de Agente Comunitário de Saúde, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, Cirurgião Dentista, Enfermeiro e Médico.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br no período de 03 de fevereiro a 09 de março de 2014. As taxas variam de R$ 25 a R$ 50, de acordo com o cargo escolhido.

Provas
As provas serão realizadas provavelmente no dia 13 de abril de 2014, às 14h30, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.

Gabaritos
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

Validade
A validade do concurso público será de dois anos.

Concurso Prefeitura de Prado Ferreira - PR

Com oferta de 06 vagas e formação de cadastro de reserva nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Prado Ferreira, no Estado do Paraná, lançou edital nº. 001/2013 para realização de concurso público.
 
A carga horária é de 20 a 44 horas semanais, com salários que variam entre R$ 688,15 e R$ 4.343,71. Do total de vagas, 5% são reservadas a os candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Cozinheira, Operário, Educador Social, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Auxiliar de Enfermagem, Enfermeira, Advogado e Médico (Clínico Geral e Plantonista).
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas no período de 28 de novembro a 12 de dezembro de 2013, através do site www.exatuspr.com.br.
 
A taxa de inscrição é de R$ 50,00 (níveis fundamental e médio) e R$ 80,00 (nível superior).
 
Prova
O  certame constará de prova objetiva e de títulos.
 
A prova objetiva está prevista para 22 de dezembro de 2013, em local e horário a serem divulgados junto com o edital de homologação das inscrições a ser publicado nas dependências da Prefeitura de Prado Ferreira, no Diário Oficial dos Municípios do Paraná e nos sites www.diariomunicipal.com.br/amp; www.exatupr.com.br e www.pradoferreira.pr.gv.br.
 
Os gabaritos serão divulgados após a aplicação das provas objetivas, em edital nas dependências da Prefeitura Municipal, e nos sites www.diariomunicipal.com.br/amp, www.exatuspr.com.br e www.pradoferreira.pr.gov.br.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, a contar da data da publicação do ato de homologação do resultado final do concurso, prorrogável uma única vez, por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Paraná, de 27 de novembro de 2013, pág. 94 a 102.

Concurso Prefeitura de Taiaçu - SP

A Prefeitura de Taiaçu, no estado de São Paulo, lançou edital de concurso público n° 002/2013, com o fito de preencher 15 vagas para cargos de níveis médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 1.644,73, por carga horária de 24 ou 40 horas semanais.
 
A organização, aplicação e correção do concurso serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.
 
As inscrições serão feitas exclusivamente no www.consesp.com.br no período de 30 de novembro a 08 de dezembro de 2013. As taxas variam de R$ 12,00 a R$ 22,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 29 de dezembro de 2013, em horários e locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.
 
A validade do concurso é de dois anos.

Concurso FUMSAUDE de Alvorada do Sul - PR

Foi divulgado o edital nº. 001/2013 de concurso público da Fundação Municipal de Saúde – FUMSAUDE do município de Alvorada do Sul, Estado do Paraná. O certame oferece 60 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 6.969,16.
 
O concurso será executado pela Coordenadoria de Concursos da Empresa Prosperity Empreendimentos e Assessoria LTDA.
 
As vagas são para os cargos de Enfermeiro, Dentista do PSF, Enfermeiro de PSF, Médico Veterinário, Psicólog o Clínico, Médico Clínico Geral, Médico Plantonista I, Médico Plantonista II, Fisioterapeuta, Nutricionista, Oficial Administrativo, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Operador de Raio X, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Agente de Saúde e THD (Técnico de Higiene Dentária), Cozinheira e Auxiliar de Serviços Gerais.
 
A inscrição poderá ser efetuada até o dia 02 de dezembro de 2013, somente via internet, no endereço eletrônico da empresa organizadora do concurso www.prosperity1.com.br. O candidato que tiver alguma dificuldade para efetuar a inscrição, poderá procurar suporte na Prefeitura Municipal de Alvorada do Sul, Estado do Paraná, sito a Praça Prefeito Antônio de Souza Lemos. Nº 32, centro, no setor de Re cursos Humanos, ou pelo Telefone: (043) 3661-1177. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 150,00.
 
A seleção consistirá de prova de conhecimentos a serem avaliados por meio de aplicação de Prova Objetiva – Etapa única de caráter eliminatório e classificatório para todos os grupos ocupacionais.
 
As provas serão realizadas no município de Alvorada do Sul, Estado do Paraná, na data prevista de 22 de dezembro de 2013.  Os locais de realização das provas serão divulgados por meio de edital específico de ensalamento, pela Internet, no endereço eletrônico: da empresa www.prosperity1.com.br, do Município www.alvoradadosul.pr.gov.br, no Jornal da Cidade de Sertanópolis, Estado do Paraná e afixados nas dependências da Prefeitura do Município de Alvorada do Sul, Estado do Paraná, a partir do dia 19 de dezembro de 2013.
 
O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da data de publicação do ato de homologação do resultado final do concurso público, podendo o mesmo vir a ser prorrogado por igual período, por meio de Decreto do Executivo Municipal, conforme artigo 46 da Lei nº 1821/2012.

Prefeitura de Águas de Chapecó – SC realiza processo seletivo

A Prefeitura de Águas de Chapecó, no estado de Santa Catarina, publicou edital de processo seletivo n° 008/2013, com o objetivo de contratar quatro profissionais e formar cadastro reserva de nível fundamental. Os vencimentos variam de R$ 723,68 a R$ 1.357,69, de acordo com a carga horária e função a ser desempenhada.

Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Operador de Máquinas e Motorista.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições entre os dias 28 de novembro e 09 de dezembro de 2013, pelo site www.alternativeconcursos.com.br. As taxas são de R$ 40. 
 
Aos interessados que não possuem internet, a Prefeitura Municipal de Águas de Chapecó (SC) disponibilizará terminais de acesso e assistência durante o período das inscrições, em dias úteis, no horário das 08 às 12 e das 13 às 17 horas, na sede da Prefeitura Municipal, situada à Rua Porto União, nº 968 - Centro, no Município de Águas de Chapecó (SC).
 
Provas, Gabaritos e Validade
A prova escrita objetiva será realizada provavelmente no dia 15 de dezembro de 2013, na Escola de Educação Básica Irineu Bornhausen, sito à Rua Pedro Guilherme Simon, nº 70, Centro, no Município de Águas de Chapecó (SC). A prova prática será aplicada aos cargos/funções de Motorista e Operador de Máquinas. 
 
Os gabaritos preliminares das provas escritas objetivas estarão disponíveis no Mural Oficial e site da Prefeitura Municipal de Águas de Chapecó (SC), www.aguasdechapeco.sc.gov.br, bem como no site www.alternativeconcursos.com.br, no dia 16 de dezembro de 2013.
 
O prazo de validade do certame será de 1 ano, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Bom Lugar - MA

A Prefeitura de Bom Lugar, Estado do Maranhão, publicou edital de concurso público n° 001/2013, destinado ao provimento de 185 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 678,00 a R$ 5.000,00 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
O concurso público será realizado através da empresa FUNVAPI - Fundação Vale do Piauí.
 
As chances são para os cargos de auxiliar operacional, auxiliar administrativo, agente administrativo, auxiliar de dentista, fiscal fazendário, gari, merendeira, digitador, motorista, vigia, libras, auxiliar de enfermagem, bioquímico, químico, radiologista, engenheiro civil, engenheiro agrônomo, médico veterinário, técnico em agricultura, psicólogo, orientador pedagógico, enfermeiro - psf, nutricionista, médico - psf, odontólogo psb, libras e professor.
 
As inscrições, nos valores de R$ 60,00 a R$ 100,00, serão feitas somente pelo www.funvapi.com.br, das 8h do dia 02 de dezembro às 23h59 do dia 15 de dezembro de 2013.

A prova objetiva será realizada na cidade de Bom Lugar, provavelmente, no dia 19 de janeiro de 2014, no horário das 8h às 12h. Dependendo do número de inscritos e da capacidade física das escolas de Bom Lugar/MA, poderá haver prova em dois turnos e/ou dois dias. Nesse caso, os inscritos serão informados por meio do cartão de inscrição.

O Gabarito Oficial da Prova Escrita será divulgado através do endereço eletrônico www.funvapi.com.br e na sede da Prefeitura Municipal de Bom Lugar no dia 24 de fevereiro de 2014.

O resultado final do Concurso será publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município de Bom Lugar - MA, Diário Oficial do Estado do Maranhão respeitando a ordem de classificação dos aprovados, divulgado pela Prefeitura Municipal de Bom Lugar e no endereço eletrônico www.funvapi.com.br, até o dia 24.02.2014

Este concurso terá validade de dois anos.

Concurso Prefeitura de Cruzmaltina - PR

A Prefeitura de Cruzmaltina, estado do Paraná, lançou os editais de numeração 02/2013, de processo seletivo e concurso público, destinados ao provimento de 16 vagas e formação de cadastro reserva em cargos de níveis superior e médio. A remuneração pode chegar a R$ 1.870. 
 
As oportunidades são para Técnico Agrícola, Professor Docente, Contador, Odontólogo, Farmacêutico e Operador de Bolsa Família. As inscrições podem ser realizadas até 11 de dezembro de 2013, pelo site www.prosperity1.com.br. As taxas variam de R$ 80 a R$ 150. 
 
De acordo com os editais, a seleção será constituída de prova escrita, que será aplicada na data prevista de 12 de janeiro de 2014, e avaliação de títulos, apenas para o cargo de Professor Docente.
 
Os locais e horários da prova escrita serão divulgados oportunamente. 
 
A validade dos certames será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. 

Concurso PROGUARU - SP tem inscrições prorrogadas

Foi divulgado edital n° 01/2013 de concurso público da Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A – PROGUARU, no estado de São Paulo. O certame oferece 76 vagas para cargos de níveis fundamental e superior, por salários que variam entre R$ 817,33 e R$ 4.590,79.

O concurso será executado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM e as oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Armador ou Armadora, Carpinteiro ou Carpinteira, Calceteiro ou Calceteira, Eletricista, Eletricista de Autos, Encanador ou Encanadora, Engenheiro ou Engenheira Civil, Engenheiro ou Engenheira Mecânica, Engenheiro ou Engenheira de Segurança do Trabalho, Médico ou Médica do Trabalho, Operador ou Operadora de Maquina Vibroacabadora, Pedreiro ou Pedreira e Serralheiro ou Serralheira.

As inscrições foram prorrogadas e ficarão abertas até as 12 horas do dia 06 de dezembro de 2013, exclusivamente pelo www.ibamsp-concursos.org.br. As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 79,00 de acordo com o cargo escolhido.

A aplicação das provas objetivas para todos os empregos está prevista para o dia 19 de janeiro de 2014. A confirmação da data e as informações sobre horários e locais serão divulgados oportunamente através de Edital de Convocação para as provas a ser publicado no dia 20 de dezembro de 2013 no Diário Oficial de Guarulhos e dos sites www.ibamsp-conrsos.org.br e www.proguaru.com.br.

O prazo de validade do concurso é de dois anos.

Concurso UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou edital de concurso público n° 30/2013, oferecendo 12 vagas para Professor, sendo 07 para Adjunto e 05 para Assistente, todas de classe A.
 
Os salários variam de R$ 5.466,55 para Assistentes e de R$ 8.049,77 para Adjuntos, para jornadas semanais de 40h com Dedicação Exclusiva (DE).
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 11 de dezembro de 2013, pelo endereço eletrônico www.ufrgs.br. As taxas são de R$ 136,00 para Assistente e de R$ 201,00 para Adjunto.
 
Todos os profissionais serão avaliados por meio de prova didática, escrita, de títulos e de defesa da produção intelectual. Os locais de realização das provas serão divulgados no endereço eletrônico www.ufrgs.br.
 
A validade do certame será de 01 ano, a contar de sua homologação e poderá ser prorrogada por igual período.

Prefeitura de Contagem - MG reabre processo seletivo

Prefeitura de Contagem, no estado de Minas Gerais, reabriu o processo seletivo regido pelo edital nº 02/2013, para o provimento de 91 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração é de até R$ 1.600. 
 
Cargos
Instrutor de Artes Circenses, Instrutor de Balé Clássico, Instrutor de Bordado, Instrutor de Canto Coral, Instrutor de Canto Popular, Instrutor de Capoeira, Instrutor de Confecção de Brinquedos, Instrutor para Construção de Instrumentos Musicais Percussivos, Instrutor de Contação de Histórias, Instrutor de Dança Afrobrasileira, Instrutor de Dança de Salão, Instrutor de Dança Popular, Instrutor de Desenho e Pintura, Instrutor de Fanfarra, Instrutor de Flauta Doce, Instrutor de Fotografia e Vídeo, Instrutor de Grafite, Instrutor de Horta Escolar, Instrutor de Jazz, Instrutor de Musicalização, Instrutor de Percurssão, Instrutor de Street Dance, Instrutor de Tear Mineiro e Tear Chileno, Instrutor de Teatro, Instrutor de Teclado, Instrutor de Violão, Instrutor de Xadrez, Operador de Som e Equipamentos Áudio Visual, Instrutor de Informática, Assistente de Atividades Culturais e Educativas, Assistente de Atividades Culturais e Educativas, Instrutor de Atividades Culturais e Educativas, Instrutor de Atividades Recreativas e Esportivas, Supervisor de Projetos Culturais e Educativos e Supervisor de Projetos de Lazer ou Esportivos.
 
Inscrição, Seleção e Validade
Para se inscrever, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.contagem.mg.gov.br/concursos, até 16 de dezembro de 2013. A taxa de inscrição será de R$ 25 e R$ 35.
 
A Prefeitura de Contagem e a Fundação de Ensino de Contagem disponibilizarão computadores para as pessoas que não tem acesso à internet, para que possam realizar suas inscrições, nos endereços em Contagem, a seguir relacionados:
 
- Espaço do Saber - situado à rua Portugal, 370 - Bairro Eldorado;

- Telecentro Água Branca - Rua São Marcos, n° 247 - Bairro Água Branca - CEFORT;

- Fundação de Ensino de Contagem - FUNEC - Rua Portugal, n. 8 - Bairro Glória. 
 
A prova objetiva está prevista para 19 de janeiro de 2014, em local a ser divulgado pela Prefeitura Municipal de Contagem e FUNEC por meio do endereço www.contagem.mg.gov.br/concursos. O gabarito da prova objetiva será publicado na data provável de 20 de janeiro de 2014, no site de inscrições. De acordo com o edital, a seleção também constará de prova prática ou de títulos. 
 
O processo seletivo será válido por 01 ano, podendo ser prorrogado apenas uma única vez e por igual período.

Prefeitura de Nova Trento - SC divulga edital de processo seletivo

No estado de Santa Catarina, a Prefeitura de Nova Trento, divulgou edital de processo seletivo nº. 16/2013. A seleção destina-se ao preenchimento de 05 vagas para os cargos de Médico Plantonista e Enfermeiro. Os aprovados trabalharão em regime de 24 ou 40 horas semanais e receberão subsídios de até R$ 1.560,00 mais 20% de insalubridade e R$ 136,04 de abono.
 
As inscrições serão recebidas no período de 02 a 06 de dezembro de 2013, no horário das 13h30 às 18h30, no prédio da Prefeitura de Nova Trento, Rua Santo Inácio, nº 126, Centro, Nova Trento/SC.
 
No ato da inscrição o candidato deverá fornecer cópias dos documentos a seguir:
  • Carteira de Identidade;
  • Cartão do CPF;
  • Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral;
  • Certificado de Reservista (masculinos);
  • Currículo contendo em anexo cópia do(s) diploma(s), título(s), certificado(s), certidão(ões);
  • Documento(s) que comprove(m) a formação superior em conformidade com a habilitação exigida;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;
  • Comprovante de residência.
O processo seletivo será constituído apenas em análise curricular/títulos.
 
A validade do processo seletivo será 12 meses.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 28 de novembro de 2013, pág. 418 a 422.

Concurso Prefeitura de Sagres - SP

A Prefeitura de Sagres, no estado de São Paulo, através da M&G – Consultoria e Representações Empresariais Ltda, abriu edital n° 001/2013 de concurso público, almejando preencher vagas de empregos públicos nos cargos de Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Odontologia, Cirurgião Dentista, Cirurgião Dentista do PSF, Enfermeiro de Urgência e Emergência, Enfermeiro do PSF, Fisioterapeuta, Médico do PSF, Monitor de Creche, Monitor de Projeto, Professor PEB I - Educação Infantil, Professor PEB I - 1ª a 4ª Série, Procurador Jurídico, Psicólogo-CRAS e Psicólogo.
 
Serão oferecidas 13 vagas mais cadastro de reserva para profissionais de níveis médio e superior, por salários de até R$ 8.368,00 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Inscrições
As inscrições serão realizadas somente via internet, no endereço eletrônico www.mgconsultorialtda.com.br, no período de 06 a 15 de dezembro de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF.

Taxas
- R$ 40,00 para os empregos de Cirurgião Dentista, Cirurgião Dentista do PSF, Enfermeiro de Urgência e Emergência, Enfermeiro do PSF, Fisioterapeuta, Médico do PSF, Professor PEB I - Educação Infantil, Professor PEB I - 1ª a 4ª Série, Procurador Jurídico, Psicólogo-CRAS e Psicólogo:
- R$ 30,00 para os empregos de Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Odontologia.

- R$ 25,00 para os empregos de Monitor de Creche e Monitor de Projeto.

Provas
A prova objetiva será realizada na cidade de Sagres na data provável de 19 de janeiro de 2014 – Período da Manhã. (sujeita a alteração). Será publicado edital convocando para a realização da prova objetiva após o encerramento das inscrições, no site www.mgconsultorialtda.com.br; e na imprensa escrita utilizada pela Prefeitura de Sagres.

Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos.

Prefeitura de São Roque do Canaã - ES realiza processo seletivo

A Prefeitura de São Roque do Canaã, no estado do Espírito Santo, abriu edital nº 006/2013, de processo seletivo, destinado ao provimento de 47 vagas, mais cadastro reserva, para Agente de Portaria, Agente de Serviços Operacionais, Agente de Limpeza e Alimentação, Assistente Social, Engenheiro Civil, Motorista, Nutricionista e Operador de Máquinas Pesadas.
 
Para concorrer, os candidatos podem ter níveis fundamental, médio e superior e os salários variam entre R$ 574,75 a R$ 3.491,52. A jornada de trabalho dos profissionais aprovados será de 20 a 44 horas semanais. 
 
As inscrições serão realizadas no período de 02 a 04 de dezembro de 2013, no Protocolo Geral, na sede da prefeitura, situada na Rua Lourenço Roldi, nº 88, São Roquinho. 
 
O processo seletivo será realizado em etapa única, composta por avaliação de títulos. O certame terá validade de 01 ano a contar da homologação do resultado final publicado.

Prefeitura de Tabaporã - MT lança edital de processo seletivo

O Município de Tabaporã, no Estado do Mato Grosso, lançou edital de processo seletivo nº. 001/2013, para oferecer 27 vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, por remuneração de até R$ 863,64 mais 10% de insalubridade, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Inscrição
Para se inscrever os candidatos interessados, deverão imprimir, preencher e assinar o formulário de inscrição disponível no site www.tabapora.mt.gov.br, entre os dias 02 e 16 de dezembro de 2013. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.
 
Documentação necessária para inscrição:
  • Cédula de Identidade/RG;
  • CPF (cadastro da pessoa física);
  • 2 fotos 3 x 4, atuais, coloridas;
O formulário de inscrição juntamente com os documentos deverão ser entregues na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Av. Dr. Carlos Vidoto, s/nº, centro/Antigo PSF II, próximo ao Hospital Municipal de Tabaporã - MT, no horário das 07:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas, exceto aos sábado, domingos, feriados e ponto facultativos.
 
Prova
O processo seletivo será constituído de prova objetiva e de títulos.
 
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 12 de janeiro de 2014, às 08h, na Escola Municipal Menino Jesus, sito a rua João Malonyai, nº 404-E, bairro Centro, de Tabaporã-MT.
 
O gabarito preliminar será divulgado a partir das 08h do dia 14 de janeiro de 2014, a ser publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios de MT - www.amm.org.br e divulgado no mural da Prefeitura de Tabaporã e demais órgãos públicos municipais.
 
Os candidatos convocados para a entrega dos títulos deverão, então, imprimir, preencher e assinar, o formulário de entrega de documentos, disponível no site da Prefeitura de Tabaporã - www.tabapora.mt.gov.br e, entrega-lo em um envelope com identificação de seu nome e numero de inscrição, juntamente com os documentos comprobatórios, pessoalmente ou através de procurador, no período de 20 à 21 de janeiro,de 2014, na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Av. Dr. Carlos Vidoto, s/nº, centro/Antigo PSF II, próximo ao Hospital Municipal de Tabaporã - MT, no horário das 07h às 11h e das 13h às 17h, exceto aos sábado, domingos, feriados e ponto facultativos.
 
O resultado será divulgado e disponibilizado, a partir das 08h do dia 23 de janeiro de 2014, no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios de MT - www.amm.org.br.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de dois anos.
 
O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 28 de novembro de 2013, pág. 236 a 248.

Concurso Prefeitura de Adolfo - SP

A Prefeita de Adolfo, Estado de São Paulo, através da M&G – Consultoria e Representações Empresariais Ltda, lançou edital n° 001/2013CPAD de concurso público, com a intenção de preencher 68 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 744,17 a R$ 5.953,78 por carga horária de 20 a 44 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de Assistente de Consultório Dentário, Assistente Social II, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Assistente Técnico, Chefe da Seção de Licitação, Coordenador de Promoção Social, Dentista I, Dentista II, Diretor de Secretaria, Escriturário, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gari, Guarda Civil Municipal, Inspetor de Tributação, Lixeiro, Mecânico Chefe, Mecânico, Médico Clínico Geral, Médico Plantonista, Médico do PSF, Médico Residente, Merendeira, Monitor de Creche, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquinas, Operário Braçal, Psicólogo I, Recepcionista, Secretário de Escola, Servente, Técnico de Enfermagem, Técnico em Farmácia, Tratorista, Vigia e Zelador.
 
As inscrições serão realizadas somente pelo www.mgconsultorialtda.com.br, no período de 06 a 15 de dezembro de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas de inscrição variam de R$ 20,00 a R$ 40,00 de acordo com o cargo escolhido.

A prova objetiva será realizada na cidade de Adolfo provavelmente em 12 de janeiro de 2014 – Período da Manhã. (sujeita a alteração). Será publicado edital convocando para a realização da prova objetiva após o encerramento das inscrições, no site www.mgconsultorialtda.com.br; e na imprensa escrita utilizada pela Prefeitura de Adolfo.
 
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, prorrogável por igual período a critério da Administração.

Concurso IFRN

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou o edital n° 18/2013, de concurso público, para o provimento de 77 vagas para Professor no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Os aprovados, se nomeados, irão atuar nos campi de Caicó, Ipanguaçu, Natal, Pau dos Ferros, São Paulo do Potengi, Mossoró, Santa Cruz, Apodi, Currais Novos e Macau, por salário de até R$ 8.049,77 e jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições entre os dias 03 e 22 de dezembro de 2013, pelo site www.funcern.br. A taxa é de R$ 89. 
 
Segundo o edital, todos os inscritos farão prova escrita, na data prevista de 26 de janeiro de 2014, prova discursiva, prova de desempenho e prova de títulos. De acordo com o edital, o resultado final será anunciado no dia 14 de março de 2014. 

Prefeitura de São Lourenço - MG lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de São Lourenço, no estado de Minas Gerais, publicou edital de processo seletivo n° 01/2013, para provimento de 11 vagas de Agentes Comunitários de Saúde (nível fundamental completo) por salário de R$ 678,00, em carga horária de 40 horas semanais. O certame será realizado pela empresa Magnus Auditores e Consultores Associados.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 09 a 13 de dezembro de 2013, na Sede do Município, na Rua Jaime Sotto Mayor, 221 – Sala da Antiga Farmacinha. A taxa é de R$ 20.
 
As provas objetivas de múltipla escolha serão realizadas no Município de São Lourenço, no dia 21 de dezembro de 2013, às 13h,  em São Lourenço. Estará afixada na sede da Prefeitura Municipal de São Lourenço e disponíveis nos sites: www.magnusconcursos.com.br e www.saolourenco.mg.gov.br, a partir do dia 19 de dezembro de 2013, planilha contendo local de realização da prova objetiva.

O prazo de validade do certame é de dois anos.

UFCSPA promove seleção para professor substituto

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) está com inscrições abertas até o dia 06 de dezembro para a seleção simplificada de professor substituto, que atuará na instituição por tempo determinado.
 
As oportunidades se distribuem entre as áreas de Educação e Informação em Saúde/Informática (1 vaga) e Nutrição/ Alimentação Coletiva e Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição; Higiene e Legislação e Segurança na Produção dos Alimentos (1 vaga).
 
Os interessados devem se inscrever, pessoalmente ou por procuração, no protocolo da universidade, na Rua Sarmento Leite, 245. A taxa de inscrição custa R$ 100.
 
Mais informações estão disponíveis no Edital 45/2013, disponível na página eletrônica da UFCSPA (http://www.ufcspa.edu.br).

UFRB abre concursos para professor

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa que está com inscrições abertas para concursos públicos visando à contratação de pessoal do magistério superior. A oferta é de mais de 60 vagas para atuação nos Centros de Ensino localizados nas cidades de Feira de Santana, Santo Amaro, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus.
 
Inscrições
Os interessados devem pagar uma taxa no valor de R$ 90,00 e preencher o Requerimento de Inscrição disponível no site de concursos da UFRB (www.ufrb.edu.br/concursos). As inscrições estarão abertas até o dia 06 de janeiro de 2014. 
 
Vagas por edital
O Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), em Cruz das Almas, oferece 02 vagas para professor adjunto A e 17 vagas para professor assistente A, de acordo com o edital nº 08/2013. As jornadas de trabalho variam de 20h a dedicação exclusiva.
 
No Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), em Santo Amaro, conforme o edital 09/2013, as oportunidades são para graduados em Música e em qualquer área do conhecimento. São 16 vagas para professor Adjunto A, em regime de dedicação exclusiva.
 
O Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana, dispõe de 04 vagas para professor adjunto A e 12 vagas para professor assistente A, de acordo com o edital nº 11/2013. Os candidatos aprovados atuarão em regime de dedicação exclusiva. 
 
Edital nº 10/2013: este edital destina vagas para o Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus, que preencherá 07 vagas para professor adjunto A, 01 vaga para professor assistente A e 10 vagas para professor auxiliar. As chances são para as áreas de Saúde Coletiva, Ciências Básicas da Saúde e Prática de Cuidado. Mas atenção: os interessados em participar deste certame têm até o dia 20 de dezembro de 2013 para efetuar inscrição.
 
O prazo de validade dos concursos será de um ano, a contar da data da homologação, podendo ser prorrogado por igual período.
 
Acompanhe os editais dos certames (nºs 08, 09, 10 e 11/2013) no site de Concursos da UFRB.