Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Seminário discute em Florianópolis desafios e tendências de tecnologias para saúde

Evento gratuito será promovido pela Vertical Saúde da ACATE nesta quinta-feira (28)

Nesta quinta-feira (28), Florianópolis sedia o 2º Seminário do Cluster de Tecnologias Inovadoras para Saúde, que será realizado pela Vertical Saúde da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE). A programação, que discutirá seis temas relacionados a desafios e tendências do setor, inicia às 9h e segue até às 18h e tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e do Departamento da Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento ocorre no auditório do Sebrae/SC e as inscrições são gratuitas.


O objetivo do seminário é promover a troca de experiências entre empresários, pesquisadores e gestores governamentais para fomentar as ações do cluster de empresas tecnológicas em saúde catarinenses, além de potencializar o desenvolvimento da área de Bioengenharia no estado. De acordo com o diretor da Vertical Saúde da ACATE, Walmoli Gerber, o evento é resultado das necessidades sentidas pela Vertical neste ano, entre elas o registro de produtos para saúde. “Outra demanda que está sendo articulada pela Vertical está relacionada com a fabricação de produtos, que envolve processos específicos controlados por normas complexas”, explica.

Para Gerber, o registro de equipamentos na área da saúde é um processo lento e oneroso enfrentado por pequenas e grandes empresas nacionais e internacionais, que precisam incluir novas ou até mesmo antigas tecnologias no mercado brasileiro. A programação vai abordar aspectos desde a ideia inovadora para área da saúde até o processo de produção, as normas que regulamentam a produção e o registro, entre outros assuntos.

Os interessados em participar do seminário, devem fazer sua inscrição pelo site www.eventick.com.br/tecsaude. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail projetoverticais@acate.com.br

Empresas unidas
É composta por 15 empresas de tecnologia que atuam no desenvolvimento e comercialização de soluções para o segmento de saúde. São produtos e serviços em áreas como diagnóstico por imagem, gestão de informações médicas, nanotecnologia, biotecnologia, sistemas para laboratórios médicos, entre outras soluções. As empresas da Vertical Saúde da ACATE atendem hospitais, clínicas, consultórios, pacientes e usuários de planos de saúde. Segundo o diretor do grupo, o modelo tem contribuído principalmente na troca de experiências com o mercado, alinhamento de demandas de estrutura física, legislação e estratégias de negócios, de acordo com as necessidades das empresas atuantes. Para o próximo ano, o diretor da Vertical espera consolidar outras demandas já discutidas, fortalecer as associadas, atrair empresas catarinenses da área da saúde, além de aproximar a organização de hospitais e clínicas em todo o estado.


SERVIÇO
O quê: 2º Seminário do cluster de Tecnologias Inovadoras para Saúde
Quando: quinta-feira, 28 de novembro
Onde: Auditório do Sebrae/SC (Rodovia SC 401, Km 01, Parque TecAlpha, bairro João Paulo)
Inscrições gratuitas pelo link www.eventick.com.br/tecsaude

Larissa Cabral
larissa@dialetto.com.br

Dialetto Comunicação Estratégica - www.dialetto.com.br
Telefone: (48) 4009-3223
Celular: (48) 9953-9339
gtalk: larissa@dialetto.com.br

Câncer: o que perguntar ao médico sobre a doença

homem conversando com o médico - Foto: Getty ImagesQuestões gerais e sobre efeitos colaterais do tratamento são importantes
 
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam uma estimativa de 520 mil novos casos da doença no Brasil por ano. Mesmo com as tecnologias cada vez mais avançadas, receber um diagnóstico de câncer ainda pode ser difícil.
 
E esse sentimento pode vir acompanhado do medo de saber mais sobre a doença - entretanto, essa nem sempre é a melhor atitude a se tomar.
 
"Procurar saber mais sobre a doença e como ela se desenvolve pode ajudar o paciente a entender o seu quadro e o que ele sentirá durante o tratamento", explica o oncologista Selmo Minucelli, do laboratório Pasteur.
 
Não tenha vergonha em fazer muitas perguntas ao seu médico. Ele é a melhor pessoa para esclarecer as suas dúvidas e é quem irá te acompanhar durante esse processo - por isso, não tenha medo de esclarecer com ele os seus questionamentos.
 
Pensando nisso, no Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de Novembro), montamos uma lista de perguntas que você não deve se esquecer de fazer, além de dicas para o momento da consulta:
 
homem conversando com o médico - Foto: Getty ImagesRecomendações para a consulta
Quando for conversar com seu médico, certifique-se que toda a comunicação será feita da forma mais clara possível. Se não entender, peça para que o profissional repita com termos mais simples ou usando desenhos. Leve um caderno para a consulta e anote os pontos mais importantes ? use também para anotar as suas dúvidas e levar para as próximas consultas. Caso queira informações adicionais sobre seu caso, peça a seu médico que indique livros, sites ou artigos. "Sempre é importante o paciente estar acompanhado de um familiar ou amigo, para garantir que toda a explicação fique clara e nada seja esquecido", lembra o oncologista Selmo Minucelli, do laboratório Pasteur, em Brasília. É essencial que você saia do consultório sem nenhuma dúvida, ou então com referências de publicações que possam responder as questões que não puderam ser sanadas a tempo. Entender melhor a sua doença e a sua relação com ela melhora a sua qualidade de vida e o relacionamento com seu próprio corpo, com as mudanças que podem vir a acontecer.
 
médico - Foto: Getty ImagesQuestões gerais
Ao receber o diagnóstico de câncer, é importante tirar todas as suas dúvidas com o médico e não deixar nada escapar. "O médico deve dar informações exatas sobre a doença ao paciente e sua família, para que em conjunto possam lutar contra a doença", afirma o oncologista Selmo. Entender o que é o seu tumor e qual a situação dele naquele momento é essencial para buscar o melhor tratamento.

Perguntas que valem a pena:

- Em qual parte do corpo a doença se localiza?
- Esse câncer tem alguma causa específica?
- Qual a extensão do tumor?
- Ele expressa algum tipo de hormônio?
- Ele pode causar metástases?
- Há alguma recomendação especial para esse momento?
 
mulher sem cabelo - Foto: Getty ImagesSobre tratamento
Todo o câncer tem tratamento - seja visando a cura da doença ou, para casos mais avançados, o alívio dos sintomas e melhor qualidade de vida. Por isso, você deve discutir com o seu médico sobre os tratamentos disponíveis e qual você se sente mais confortável em seguir. Além disso, entender como vai funcionar o tratamento e como você se sentirá permite que você diferencie o efeito colateral normal de algum sintoma mais grave, que deve ser comunicado ao oncologista. "Saber quais especialistas estarão te acompanhando e a importância da equipe multidisciplinar durante o tratamento pode ajudar o paciente a entender a dimensão da doença e como cada aspecto do acompanhamento é essencial", afirma a psico-oncologista Luciana Holtz, do Instituto Oncoguia e da diretoria da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO).

Perguntas que valem a pena:

- Quais são minhas opções de tratamento?
- Por que eu preciso fazer esse tratamento?
- Quais os efeitos colaterais esperados? Devo ficar atenta para algum sintoma suspeito?
- Quais os riscos e benefícios?
- Esse tratamento fará eu me sentir melhor ou pior?
- Quanto tempo dura? Quantas vezes eu farei esse procedimento?
- Quantos exames precisarei fazer e quantas vezes?
- Quais os custos do tratamento?
- Qual hospital é melhor para as minhas necessidades?
- Quais profissionais vão coordenar meu tratamento?
- Como eu pronuncio o nome do medicamento?
- Esse remédio vai interagir com outros que eu já tomo?
- Posso evitar os desconfortos do tratamento?
- Precisarei ficar internado (o)?
- Precisarei seguir dieta específica?
- Para quem devo ligar se tiver dúvidas e problemas relativos ao tratamento?
 
mão com vários remédios - Foto: Getty ImagesExpectativas
São perguntas que podem parecer difíceis, mas o oncologista Selma afirma que é de suma importância o paciente saiba o objetivo de seu tratamento e quais as chances de cura. "Essas questões devem ser discutidas de forma que o paciente não perca as esperanças, e seja possível discutir a melhor forma de ganhar mais anos de vida com qualidade", lembra o especialista. "O paciente deve entender o que ele vai sentir no andamento da doença e como o médico pode controlá-la ou curá-la."

Perguntas que valem a pena:

- Qual é a minha chance de uma cura?
- Quanto tempo em média pessoas com esse tipo de câncer vivem?
- Como eu vou me sentir durante o tratamento?
- Se eu não pude ser curada, vou viver mais tempo com o tratamento?
- Vou me sentir melhor ou pior do que agora? Os sintomas tendem a melhorar?
- Posso receber cuidados paliativos, focados na qualidade da minha vida e da minha família durante o meu tratamento?
- Quais as opções que eu tenho, se eu não quero continuar meu tratamento?
- Quando devo pensar em tratamento psicológico?
- O que devo checar no meu plano de saúde? O câncer tem chance de voltar?
 
cientista - Foto: Getty ImagesSobre ensaios clínicos
Existem diversos medicamentos novos para o tratamento do câncer, que nem sempre estão disponíveis no sistema público de saúde ou para venda. Aqueles que estão em fase de testes ou aprovação no Brasil precisam passar por estudos clínicos, envolvendo participantes voluntários. Muitas vezes esses ensaios clínicos são a única saída para um paciente que poderia se beneficiar com o tratamento, mas ele não existe ainda no país ou é muito caro. "O médico pode informar sobre estudos desse tipo que estão em andamento e orientar o paciente, no sentido de dizer se aquele novo medicamento ou terapia vale a pena para o quadro em questão", afirma o oncologista Selmo. Muitas vezes, o paciente tem um determinado tipo de câncer que não se beneficiaria do medicamento que está sendo testado, e cabe à equipe médica avaliar essa questão.

Perguntas que valem a pena:
- Existem pesquisas clínicas disponíveis para a minha doença?
- Quais os potenciais benefícios de ingressar em um estudo?
- Como eu me inscrevo?
- Quais os riscos de participar?
- Corro o risco de precisar trocar de tratamento depois?
- Quanto tempo dura em média?
 
família reunida - Foto: Getty ImagesSobre família e estado psicológico
O médico também pode auxiliar no diálogo com a família e estado psicológico do paciente, orientando sobre grupos de apoio. "A equipe médica também pode ajudar sobre a melhor forma de dar a notícia a família e como lidar com diagnósticos mais graves", diz a psico-oncologista Luciana. Nesse cenário, o paciente pode ser encaminhado para um psicólogo especializado, que irá orientá-lo da melhor forma.

Perguntas que valem a pena:
- Existem grupos de apoio para o meu caso? De que forma isso vai me beneficiar?
- Como falar com a minha família? Devo anunciar de uma vez?
- Crianças pequenas pedem um diálogo diferenciado?
 
coração e estetoscópio - Foto: Getty ImagesSobre cuidados avançados
Para pacientes que receberam o diagnóstico com a doença já em estado avançado, ou então cânceres que geraram metástases, o paciente também deve saber quais são suas expectativas e qual a melhor forma de lidar com essa notícia. Entender a gravidade do seu câncer e as opções de tratamento, o que esperar para o futuro e como se planejar, também são fatores que podem ser discutidos com a equipe médica.

Perguntas que valem a pena:
- O tratamento da recidiva/metástase é diferente daquele que eu fiz/estou fazendo?
- As expectativas mudam? De que forma?
- Como planejar o futuro?
- Devo abordar questões jurídicas, familiares ou financeiras?
 
Minha Vida

Tendinite no ombro: cuidados necessários após o tratamento

Lesão gera dor e pede atenção ao realizar atividades da rotina
 
Por Evaldo Bósio - Fisioterapêuta
 
A tendinite é a inflamação de algum tendão, uma estrutura fibrosa que recebe pouco sangue e que tem como principal função transmitir a força gerada pelos músculos aos ossos, determinando os movimentos do nosso corpo. O problema se manifesta através de dores próximas às articulações que podem aparecer após exercícios, movimentos repetidos ou carregar peso (bolsas, compras de supermercado, malas, entre outros).
 
 A tendinite de ombro apresenta-se com dores pontuais, que podem se espalhar para o braço até o cotovelo. Também pode haver aumento de temperatura local e presença de vermelhidão na pele.
 
 O diagnóstico é realizado através das queixas do paciente, avaliação de movimentos e força muscular, além de exames de imagem como ultrassom e ressonância magnética.
 
 O tratamento é clínico, após o diagnóstico é indicado repouso e fisioterapia analgésica para controle da dor e do processo inflamatório. Em seguida é realizada fisioterapia motora para alongamento e fortalecimento muscular de todos os músculos e tendões da região que envolve o ombro e cotovelo.
 
Em casa
Após a alta da fisioterapia o paciente vai receber orientações individualizadas de exercícios que podem ser feitos em casa. A prática visa manter a amplitude dos movimentos articulares e o fortalecimento muscular conquistados. São exercícios de alongamento, movimentação da articulação e de força.
 
 Também devem ser dadas orientações para evitar movimentos e gestos repetitivos e não sobrecarregar apenas um lado do corpo, dividindo assim o peso de bolsas, mochilas e compras. Evite também movimentos que provoquem dor.
 
 Caso você já tenha o diagnóstico de tendinite de ombro, mas ainda não começou o seu tratamento de fisioterapia, o gelo pode ser um bom alívio para a dor. Use uma bolsa de gelo sobre o local da dor por no máximo 20 minutos, repita isso de 2 a 3 vezes por dia com intervalos de 2 a 4 horas entre uma aplicação e outra. Mas lembre-se, o gelo é paliativo e não medida curativa ou forma de tratamento, para isso procure seu médico e seu fisioterapeuta.
 
Minha Vida

Farinha de coco: doce que ajuda a emagrecer

Farinha de coco não contém glúten e é rica em fibras e triglicérides
 de cadeia média
O alimento funcional é rico em fibras, que trazem saciedade
 
Coco é uma fruta tópica de países tropicais, e ele pode ter diversos derivados: coco ralado, água e o famoso óleo de coco. Mas outro produto seu que tem se tornado queridinho de quem quer emagrecer: a farinha de coco! Esse alimento é produzido a partir da polpa da fruta, ou seja, a parte branca e gordurosa. Mas parte da gordura é retirada antes do processo de desidratação, o que faz com que ela tenha um percentual menor desse macronutriente. Tem se atribuído a esse alimento propriedades como aumentar a saciedade, melhorar o intestino ou mesmo combater o diabetes. Mas será que é tudo verdade? Conheça, a seguir, tudo sobre esse alimento funcional que não contém glúten. 
 
Principais nutrientes da farinha de coco
A principal característica desse alimento é que ele mistura fibras com gorduras. Mas antes que você torça o nariz para as últimas, saiba que por mais que a maior parte da gordura do coco seja saturada, ou seja, não tão amiga da nossa saúde, grande percentual dela é composta pelas triglicérides de cadeia média (TCM), que são metabolizadas direto no fígado, se tornando energia mais rapidamente e de não se acumulando depois no tecido adiposo. 
 
Não existe ainda uma tabela nutricional oficial da farinha de coco, logo sua composição de nutrientes pode variar conforme o fabricante do produto. Mas podemos observar essa proporção das gorduras no fruto: em 100 gramas de coco encontramos 30 g de gordura de saturadas, sendo que 15,37 g delas são o ácido láurico, um dos tipos de TCM. 
 
Outra vantagem nutricional da farinha, que a faz ganhar do óleo de coco, por exemplo, é sua quantidade de fibras. Estima-se que podemos encontrar 2,5 gramas delas a cada colher de sopa da farinha (10 g). Isso equivale a 10% do que precisamos consumir ao dia. 
 
Outra vantagem nutricional da farinha, que a faz ganhar do óleo de coco, por exemplo, é sua quantidade de fibras. Estima-se que podemos encontrar 2,5 gramas delas a cada colher de sopa da farinha (10 g). Isso equivale a 10% do que precisamos consumir ao dia. 
 
Além de tudo, ela não contém glúten, sendo bem indicada para celíacos, substituindo a farinha de trigo em algumas preparações.
 

A farinha é feita com a parte branca do coco, mas parte
de suas gorduras são retiradas antes
Benefícios da farinha de coco

Ajuda a emagrecer
A farinha de coco é rica em fibras, substâncias que têm algumas repercussões no corpo que nos ajudam a perder peso. Quando essas substâncias entram em contato com a água no sistema digestivo, se tornam um gel volumoso. Ele aumenta a distensão do estômago e promove maior saciedade e nos impede de exagerar nas refeições. 
 
Além disso, esse gel envolve o bolo alimentar, o que torna a liberação da glicose mais lenta na corrente sanguínea, reduzindo a vontade por carboidratos por algum tempo. Com menos glicose sendo liberada de uma vez, o pâncreas produz menos insulina, hormônio responsável por colocar esse açúcar para dentro das células e que também estimula que a gordura seja depositada no tecido adiposo, diminuindo nosso acúmulo de "massa gorda". 
 
Os triglicérides de cadeia média, um dos tipos de gordura saturada, também ajudam no emagrecimento, já que são metabolizados diretamente no fígado e se não forem usados, também não se acumulam como gordura no nosso corpo. Por fim, alguns estudiosos atribuem ao ácido láurico, um desses ácidos graxos saturados, a função de acelerar o metabolismo das células, o que aumenta o consumo de calorias e com isso ajuda na perda de peso.
 
Reduz riscos de diabetes
Essa absorção mais lenta da glicose também traz outras vantagens: quando temos açúcar demais no sangue, precisamos de cada vez mais insulina para metabolizar esse nutriente. O problema é que, com o tempo, alguns órgãos e tecidos começam a requisitar ainda mais desse hormônio para colocar a mesma quantidade de glicose nas células, gerando um quadro conhecido como resistência à insulina. Essa é uma condição chamada de pré-diabetes, já que se ela não for solucionada, pode evoluir para o diabetes tipo 2 em si.
 
Para quem já tem a doença essa redução também é importante, pois faz parte do tratamento ter os níveis de glicose mais equilibrados, o que ajuda na contenção das diversas repercussões do diabetes, como o pé diabético e hipertensão. 
 
Auxilia a digestão
As fibras são muito importantes para um bom funcionamento intestinal. Primeiro porque elas forma uma camada de gel em torno do bolo alimentar que facilita sua circulação pelo sistema digestivo, desde que se ingira a quantidade correta de água. Além disso, elas são fermentadas pelas bactérias intestinais (microbiota intestinal), o que leva à formação dos chamados ácidos graxos de cadeia curta (AGCC). Esses ácidos ajudam na melhora da constipação, já que são capazes de aumentar o volume fecal e reduzir o tempo de trânsito intestinal. 
 
Turbina a imunidade
Colocar as bactérias do bem do intestino para trabalharem ajuda a aumentar sua quantidade, com isso, elas protegem a saúde não só desse órgão, como do corpo inteiro. Isso porque elas e os ácidos graxos de cadeia curta estão intimamente ligados ao sistema imunológico ao impedir que as bactérias ruins da microbiota caiam na corrente sanguínea. Além disso, no intestino se encontram 60% das imunoglobinas do nosso corpo.
 
Reduz o colesterol?
Como o coco é uma fonte de gorduras saturadas, e metade delas não são triglicérides de cadeia média, há o risco do consumo excessivo desse alimento e seus derivados aumentarem o colesterol LDL, que quando circula em grandes quantidades no nosso corpo, pode depositar gordura nas paredes das artérias (condição chamada de aterosclerose). 
 
Porém, alguns outros componentes da farinha de coco podem ajudar na redução desse colesterol também. É o caso das fibras, que tornam a absorção desse nutriente mais lenta. Além disso, a sua fermentação pelas bactérias do estômago forma os ácidos graxos de cadeia curta, que por sua vez inibem a ação de uma enzima (a HMG-Coa redutase) que está diretamente ligada com a produção do colesterol. 
 
Um estudo publicado na revista Innovative Food Science and Emerging Technologies em 2006 mostrou benefícios da farinha de coco na diminuição do colesterol, além de sua influência na saúde intestinal e índice glicêmico. Mesmo assim, não há ainda uma diretriz que indique seu consumo para quem tem taxas de colesterol altas.
 
Quantidade recomendada de farinha de coco
Não há uma quantidade recomendada fixa para a farinha de coco, mas para conseguir os benefícios sem abusar das calorias, experimente consumir entre uma e duas colheres de sopa ao dia, o que equivale a até 20 gramas. 
 
Como consumir farinha de coco
A farinha de coco pode ser consumida diretamente com iogurtes, frutas, batida com um suco ou fazer parte de uma granola saudável. Ela também pode enriquecer receitas de pães e bolos. 
 
Ela é muito usada pelos celíacos para substituir a farinha de trigo em algumas preparações, geralmente misturada a outras farinhas. E se engana que pensa que seu sabor adocidado a impede de participar de massas salgadas. Na verdade, ela acaba por substituir também a pitada de açúcar que colocamos nessas receitas. Para bolos, o ideal é misturar com a farinha de arroz, para ter a melhor consistência da massa. 
 
Contraindicações
Não há contraindicações ao uso da farinha de coco, mas o ideal é consumi-la com o aval de um especialista, para que a quantidade de gorduras saturadas que ela possui seja adequada à sua dieta.
 
Riscos do consumo excessivo
Por ser um alimento rico em fibra, o consumo excessivo pode gerar desconfortos como gases e problemas abdominais. Além disso, é preciso ter um bom consumo de água, ou pode haver um favorecimento da constipação. Por fim, o coco é um alimento gorduroso, e o consumo sem medidas da farinha pode levar ao aumento de peso.
 
Onde encontrar
A farinha de coco pode ser encontrada em alguns hipermercados, mas principalmente em lojas de produto naturais, físicas ou na internet.
 
Como fazer a farinha de coco
Dá para fazer a farinha também em casa, apesar de não ficar com a mesma consistência da industrializada. Para tanto, coloque uma xícara de polpa de coco em uma forma e leve ao forno média a 200 ºC por cinco minutos. Ela vai se tornar uma farinha, então misture e a deixe assar mais cinco minutos. Por fim, deixe esfriar por mais dez minutos e pode consumir. Prefira armazenar em local arejado e sem entrada de luz e umidade. 
 
Minha Vida

FDA suspende restrições ao remédio Avandia para diabetes

Testes comprovaram que este medicamento aumenta os riscos cardiovasculares como os outros
 
O FDA, agência americana que regula o setor de alimentos e remédios nos Estados Unidos, suspendeu nesta segunda-feira (25) as restrições sobre o Avandia, para tratamento do diabetes, após as conclusões de um amplo teste clínico.
 
De acordo com a análise, o polêmico medicamento contra o diabetes aumenta tanto quanto os outros os riscos cardiovasculares.
 
Com isso, o FDA ratifica as recomendações de um comitê de 26 especialistas de 6 de junho passado, que havia se pronunciado sobre o medicamento fabricado pelo laboratório britânico GlaxoSMithKline.
 
Em comunicado, a diretora do Centro de Pesquisa e Avaliação de Fármacos do FDA, Janet Woodcock, disse que "nossa decisão reflete os conhecimentos científicos mais recentes em relação aos riscos e benefícios desse medicamento".
 
— Diante desses novos resultados (do teste clínico), nossa preocupação diminuiu consideravelmente, o que nos leva a pedir a suspensão de algumas restrições para prescrever esse medicamento.
 
As restrições sobre o Avandia, lançado no mercado em 1999, haviam sido aplicadas pelo FDA em 2010, o que reduziu fortemente suas vendas.
 
Durante anos, o grupo defendeu a alta confiabilidade de seu medicamento, que chegou a ser o mais vendido no mundo, com receita de mais de R$ 6 bilhões (US$ 3 bilhões) anuais.
 
As vendas do Avandia começaram a cair em 2007, depois que os pesquisadores estabeleceram um possível vínculo entre esse remédio e um maior risco de problemas cardiovasculares, de acordo com testes clínicos.
 
Passados três anos de debates, o FDA resolveu limitar seu uso em 2010, mesmo ano em que a EMEA (Agência Europeia de Medicamentos) decidiu retirar o Avandia do mercado europeu.
 
AFP/R7

Britânicos estão perdendo interesse por sexo, diz estudo

Preocupações econômicas e novas tecnologias afastam
britânicos do sexo
Economia e redes sociais estão levando as pessoas a terem relações menos vezes por mês
 
Uma pesquisa que ouviu mais de 15 mil britânicos sugere que, na faixa etária entre 16 e 44 anos, eles estão perdendo o interesse em sexo.
 
Segundo os pesquisadores do University College de Londres e da London School para Higiene e Medicina Tropical, as preocupações com a economia e a distração das redes sociais estão levando as pessoas do país a terem relações sexuais menos vezes por mês.
 
Para Cath Mercer, uma das pesquisadoras, "as pessoas estão preocupadas com seus empregos, preocupadas com dinheiro. Não estão com disposição para sexo. Mas também pensamos que as tecnologias modernas estão por trás desta tendência".
 
— As pessoas têm tablets e smartphones, que levam para o quarto, usando o Twitter e o Facebook, respondendo e-mails.
 
A cientista também afirmou que o estudo sugere que casais formados por pessoas entre 16 e 44 anos podem estar usando pornografia online como um substituto para o sexo.
 
Menos vezes
A pesquisa, realizada na Grã-Bretanha a cada dez anos, revelou que os britânicos têm relações sexuais menos de cinco vezes por mês.
 
O número significa uma queda em relação a médias de mais de seis vezes por mês constatadas nas duas edições anteriores da Pesquisa Nacional de Atitudes Sexuais e Estilos de Vida, de 1990-91 e de 1999-2001.
 
Os homens pesquisados entre 2010 e 2012 afirmaram que mantinham relações 4,9 vezes por mês, e as mulheres, 4,8 vezes.
 
A pesquisa é realizada a cada dez anos e também mostrou que um número um pouco maior de adolescentes está tendo relações sexuais antes de completar 16 anos, 31%, em comparação aos 29% na pesquisa anterior.
 
O estudo britânico também constatou que em cada seis casos de gravidez, uma não é planejada. A pesquisa constatou que apenas um décimo dos entrevistados estavam preocupados com sua vida sexual.
 
A falta de interesse em sexo é um problema comum relatado — e não é um problema exclusivo das mulheres, 15% dos homens britânicos enfrentam a perda de libido.
 
A britânica média abaixo dos 44 anos informou que teve 7,7 parceiros sexuais durante toda a vida, enquanto o britânico relata ter tido 11,7.
 
A pesquisa também revelou que uma em cada dez mulheres e um em cada 70 homens mantiveram relações sexuais contra sua vontade. Menos da metade deles contaram para alguém da família ou amigos e menos ainda (13% das mulheres e 8% dos homens) relataram o fato à polícia.
 
A pesquisa foi publicada na revista especializada The Lancet.

BBC Brasil/R7

Estudo diz que praticar exercícios depois dos 60 anos pode evitar doenças

Iniciar a prática de exercícios físicos depois dos 60 anos ajuda a evitar doenças e o desenvolvimento de demência, segundo um estudo publicado nesta terça-feira no "British Journal of Sports Medicine".
 
A análise acompanhou de perto a atividade de 3.500 pessoas que estavam aposentadas ou prestes a se aposentar durante um período de oito anos para determinar a influência dos exercícios. Assim, o estudo descobriu que aqueles que realizavam atividade física de maneira regular tinham três vezes mais possibilidades de manter a boa saúde em comparação aos que tinham uma vida sedentária.
 
A publicação lembra que o exercício reduz o risco de doenças cardíacas, diabetes, apoplexias, depressão e alzheimer. Além disso, as pessoas que praticavam exercícios tinham menos problemas para realizar atividades diárias, como lavar a roupa ou se vestir. Um quinto das pessoas que participaram da pesquisa gozavam de boa saúde, pois não sofriam de nenhuma doença mental crônica ou problemas físicos.
 
Fazer exercícios regularmente ao longo da vida é o ideal, mas há benefícios quando é iniciado depois dos 60 anos, destacaram os pesquisadores da University College London.
 
O médico Mark Hamer, da universidade, disse que a mensagem é ressaltar a necessidade de "se manter em movimento quando se é idoso." Hamer disse que praticar atividade física não significa ir para a academia ou correr, mas também pode significar fazer jardinagem ou fazer uma caminhada.
 
EFE/R7

Em Israel justiça determina que mulher faça circuncisão em seu filho

Uma mulher israelense foi condenada por uma corte rabínica de Netânia por se negar que seu filho fizesse a circuncisão, a multa diária enquanto não cumprir o ancestral ritual judaico do "brit milá", de acordo com o site do jornal "Ha'aretz".
 
A mulher, identificada como Elinor, deverá pagar uma multa de 500 shekels ( US$ 140) diários por cada dia que não fizer a circuncisão em seu filho. O caso vai agora para o Supremo Tribunal de Israel.
 
O tribunal rabínico de Netânia, onde tramita a ação de divórcio da mulher, decidiu domingo pela multa. O marido, que a princípio esteve de acordo com ela, mudou de ideia e exigiu que o tribunal, a obrigue a aceitar a circuncisão do filho do casal. Os israelenses podem se divorciar em um tribunal civil ou em um rabínico, que neste caso aplicará exclusivamente a lei religiosa judaica (halajá), sempre e quando não se contrapuser à legislação nacional.
 
Os três juízes do tribunal decidiram que quando um dos pais exige o cumprimento do ritual o outro não pode impedi-lo. A circuncisão se realiza no judaísmo aos oito dias, a menos que haja razões médicas, como é o caso deste bebê. "Ele nasceu com um problema médico, e por isso não fizemos (a circuncisão) aos oito dias.
 
Após certo tempo decidi ler que é o que se faz e o que significa uma circuncisão e me convenci que simplesmente meu filho é perfeito como é", explicou a mãe, que prepara um recurso ao Supremo Tribunal para reverter a sentença rabínica.
 
Em um país onde a circuncisão continua sendo uma das normas mais generalizadas , praticadas voluntariamente por cerca de 90% dos israelenses judeus, esta é a primeira vez que um tribunal obriga pais a cumprir o ritual, que tem vários críticos na Europa.
 
A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa recomendou em outubro aos Estados-membros adotar regulações jurídicas específicas para garantir que algumas operações não sejam feitas antes que uma criança seja suficientemente grande para ser consultada, e entre elas está a circuncisão.
 
Os juízes rabínicos lembraram na decisão essa recomendação ao dizer que "em uma época na qual somos testemunhas de lutas legais e públicas na Europa e América contra o 'brit milá', o povo de Israel deve cerrar fileiras contra fenômenos que para nós tem mais a cara do anti-semitismo".
 
EFE/R7

Consumo exagerado de iodo na gestação pode dar hipotireoidismo

Uma experiência realizada com ratas na Universidade de São Paulo (USP) apontou que o consumo exagerado de iodo no tempo de gravidez e aleitamento pode deixar a prole mais inclinada a sofrer de hipotireoidismo na fase adulta.
 
O estudo é parte do projeto de pós-doutorado da estudante Caroline Serrano-Nascimento, feito com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e supervisão da professora-doutora Maria Tereza Nunes, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), da USP.

“Os efeitos deletérios do excesso agudo e crônico de iodo no organismo já estão descritos na literatura. Agora, estamos observando que esse elemento desencadeia também mecanismos epigenéticos, ou seja, o consumo excessivo desse elemento pela mãe durante a gestação e lactação gera consequências no desenvolvimento fetal e, aparentemente, programa o organismo do filhote para ficar mais suscetível ao desenvolvimento de hipotireoidismo durante a vida adulta”, afirmou Caroline, de acordo com a Agência Fapesp.
 
O iodo é um elemento essencial para o ser humano e demais mamíferos, pois é utilizado na síntese dos hormônios tireoidianos T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Além de equilibrar o metabolismo, essas substâncias são essenciais para o funcionamento apropriado de quase todos os órgãos.
 
Estadão

Combate ao fumo precisa ser revisto, defende estudo

A política de combate ao fumo no Brasil precisa ser revista, defende trabalho preparado pelo Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Cetab-Fiocruz). O estudo mostra que, apesar de os números gerais serem positivos, as medidas antitabagistas adotadas no País tiveram um resultado muito desigual entre populações de baixa e alta renda.

"Pobres fumam mais e têm menores índices de abandono do fumo. As mensagens de alerta, as políticas de prevenção e tratamento não chegam como deveriam a pessoas com menor renda", resumiu a coordenadora do trabalho, Vera Luiza da Costa e Silva.

De acordo com Luiza, resultados que deixam claro a necessidade de se repensar, por exemplo, as mensagens de alerta das embalagens dos cigarros. "Elas têm de ser concebidas e testadas entre integrantes de classes econômicas mais pobres", disse. O mesmo, completa, deve ser feito com populações de áreas rurais, também mais refratárias às mensagens.

"Os dados deixam claro que o fumo não é um problema resolvido no País. É preciso ir além, pensar estratégias específicas', disse a diretora executiva da Aliança de Controle do Tabagismo, Paula Johns. O trabalho foi feito a partir da análise das Pesquisas Nacional sobre Saúde e Nutrição (PNSN) e Especial de Tabagismo, de 2008. A análise mostra que, embora o tabagismo de modo geral tenha caído no País, em alguns grupos, isso acontece num ritmo muito mais lento.

O porcentual de fumantes entre os cidadãos com menos de sete anos de escolaridade foi mais de duas vezes maior do que o registrado entre aqueles com pelo menos um ano de universidade. Fumantes de classes econômicas menos privilegiadas gastam mais com cigarros do que outros grupos. Comparativamente, eles têm menos lazer, gastam menos com educação, com saúde, aponta o trabalho. "Os efeitos são mais perversos", resumiu Luiza.

Tanto Luiza quanto Paula afirmam que, além da necessidade de uma revisão na estratégia das campanhas de alerta contra o fumo, o governo deve trabalhar de forma a ampliar o preço do cigarro no País. Uma tática, afirma Luiza, que poderia ajudar a combater o tabagismo sobretudo entre as classes econômicas menos privilegiadas. "O cigarro no Brasil ainda é um dos mais baratos do mundo", afirma. Procurado, o Ministério da Saúde não se manifestou.

Estadão

Bebê sem sexo não consegue ser registrado

Arquivo Pessoal
Pai e mãe lutam para conseguir registro de bebê
Pais contam sofrimento de criança que também nasceu sem ânus, em Londrina (PR)
 
Há um mês, Natiele Cristina Pereira, 20 anos, de Cambé, região metropolitana de Londrina (PR), luta para descobrir o sexo de seu filho. De acordo a dona de casa, o bebê nasceu com má formação genética e os médicos não sabem ao certo se a criança é menino ou menina.
 
— O órgão genital é de menino, mas não está bem formado. A médica disse que há 90% de chance de ser realmente um menino, mas só vamos ter certeza depois do exame de sangue que o resultado só sai em janeiro. É um exame genético. Até lá, não podemos fazer o registro. Por enquanto, demos o nome de Rafael.
 
Natiele ainda conta que tomou um susto quando o bebê nasceu, já que “tinha certeza de que era uma menina”.
 
— Nos exames que fiz durante a gravidez [ultrassom] deram que era uma menina. Tanto que compramos tudo rosa: roupinha, carrinho e tudo mais. Meu marido tem até foto com lacinho rosa na cabeça. Até os próprios médicos se surpreenderam quando viram. Eles se entreolharam preocupados e não sabiam o que me dizer.
 
A criança nasceu no Hospital Universitário da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Segundo a mãe, após o nascimento, ele foi transferido para o Hospital das Clínicas da cidade, onde ficou internado por dez dias.
 
Perfuração da barriga
Além do problema com o órgão sexual, o pequeno Rafael nasceu também sem ânus.
 
— Foi feito uma colostomia. Eles fizeram um furo na barriguinha dele que é onde saem as fezes. Foi feito um canal, mas não colocaram bolsinha. Vai tudo para a fralda mesmo. Então, tenho que limpar certinho, colocar gaze para não vazar. Ele só poderá operar quando tiver com pelo menos seis meses de idade.
 
Natiele diz que “é muito difícil ver um filho sofrendo”, sem saber como será seu futuro.
 
— Não pelo fato de ser menina ou menino, porque para gente tanto faz, mas passar por cirurgia. Os médicos ainda nem sabem se será possível operar da má formação do órgão sexual dele.
 
Para o pai, o cinegrafista Rafael Moreira Lima, o apelo é um só: encontrar um especialista que possam ajuda-los “de alguma forma”.
 
— Estamos com dificuldade de tratamento. O que a gente queria um especialista no caso, porque um médico fala uma coisa, outra coisa. Para você ter uma noção, não sabemos o que pode acontecer.
 
Fizemos exames e vamos ter que esperar meses. Mas a saúde do nosso filho pode agravar. Agora eu penso: como nos ultrassons dela nunca apareceu nada disso?
 
A reportagem do R7 procurou a assessoria de imprensa do Hospital Universitário de Londrina. Porém, eles disseram que não iriam se pronunciar por enquanto.
 
R7

Como evitar a Tuberculose

A Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa  causada por uma
 bactéria, ou Bacilo de Kock
A Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa  causada por uma bactéria, ou Bacilo de Kock. Esta doença afeta principalmente os pulmões, mas, podem afetar outros órgãos como os rins, os ossos e as membranas que  envolvem o cérebro conhecida como meninges.
 
1. Transmissão: em quase todos os casos, a tuberculose é transmitida  por via aérea, e a infecção ocorre a partir da inalação de gotículas contendo bacilos. Normalmente através de espirro, fala ou tosse de um individuo com tuberculose ativa.
 
2. Os tipos de tuberculose: A tuberculose pode ser dividida em tuberculose primária, que se desenvolve nos primeiros cinco anos após a infecção.  E  a pós-primária, quando uma vez infectada, a pessoa pode desenvolver tuberculose doença em qualquer fase da vida, isto acontece quando o sistema imunológico não pode mais manter os bacilos no controle e eles se multiplicam rapidamente.
 
3. As Duas formas da tuberculose: A tuberculose pode ser apresentada na forma pulmonar com os sintomas clássicos como tosse persistente por 3 semanas ou mais, febre vespertina, suor noturno e emagrecimento. E na forma extrapulmonar  onde seus sinais e sintomas é dependentes dos órgãos acometidos e aumenta dentre pacientes com comprometimento imunológico, principalmente com Aids.
 
4. O diagnóstico da tuberculose: é feito através de vários exames para determinar a doença. A baciloscopia direta do escarro é o método principal, pois permite a descoberta das fontes de infecção, permitindo assim a confirmação da presença do bacilo. Pode se contar com a ajuda de outros exames como: coleta de escarros, radiológicos, prova tuberculínica para que se chegue rápido a um diagnóstico e se inicie o tratamento.
 
5. O tratamento para a tuberculose: se inicia com 4 drogas na fase de ataque que se caracteriza em 2 meses do tratamento  com isoniazida, rifampicina, pirazinamida e etambutol. Nos 4 meses após, se trata da fase de manutenção  e utilizam-se rifampicina e isoniazida. O tratamento em geral da tuberculose dura  6 meses  e se o individuo com tuberculose tiver uma boa adesão ao tratamento consegue chegar a cura da doença.
 
6. Como evitar a tuberculose: é importante ressaltar que para evitar  a contrair a tuberculose é preciso se manter longe das pessoas  contaminadas, para não adquirir  o bacilo através da tosse, espirro, fala etc.
 
A tuberculose é uma doença que assusta muita gente, mas tem cura, e para que haja essa cura é importante valorizar o tratamento com o uso diário da medicação e seguir todas as demais orientações do médico e sua equipe.

Como Fazer

Concurso Prefeitura de Cotiporã - RS

A Prefeitura de Cotiporã, no estado do Rio Grande do Sul, divulgou editais n°s 72 e 73/2013 de concurso público e processo seletivo, respectivamente, com o objetivo de preencher 16 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 7.742,69 por carga horária de 04 a 40 horas semanais.

O certame será realizado, sob a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos Ltda.

As vagas são para os cargos de Assistente Administrativo, Auxiliar de Educação Infantil, Auxiliar de Serviços Gerais, Comprador - Almoxarife, Farmacêutico, Fiscal, Fiscal Sanitário, Motorista, Médico - 20 Horas, Nutricionista, Operador de Máquinas, Operário, Professor de Educação Infantil, Professor Área I - Séries Iniciais, Professor Área I - Séries Finais - Artes, Professor Área I - Séries Finais - Educação Física, Professor Área II - Séries Finais - Matemática, Psicopedagogo Clínico, Secretário de Escola, Telefonista - Recepcionista, Topógrafo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Manutenção, Vigilante, Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias.
 
As inscrições serão realizadas somente presenciais de segunda à sexta-feira, em dias úteis, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal, na Rua Silveira Martins, n° 163, Bairro Centro, das 07h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min, até o dia 16 de dezembro de 2013. As taxas de isncrição variam de R$ 7,53 e R$ 12,55 de acordo com o cargo escolhido.

A prova objetiva, para todos os cargos será aplicada provavelmente em 18 de janeiro de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 08 de janeiro de 2014.

O certame terá validade por dois anos, prorrogável por mais dois anos, a critério do Município de Cotiporã.

Prefeitura de Divinópolis - MG abre vagas

A Prefeitura mineira de Divinópolis lançou o edital nº. 065/2013 de processo seletivo para contratação temporária de 05 Técnicos em Enfermagem - 30 horas semanais. A remuneração pode chegar a R$ 1.017,00 mais 20% de insalubridade sobre o salário mínimo.
 
Inscrição
Os interessados deverão entregar do dia 26 a 28 de novembro de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, o Currículo Padronizado.
 
Critérios para avaliação e classificação:
A avaliação final será feita através do currículo e a classificação dar-se-á por meio de experiência mínima de 01 ano na área de Saúde Pública, no cargo em que se inscreveu comprovada em documento oficial da Instituição, como servidor público, contratado ou estagiário.
 
São condições essenciais para contratação:
  • Comprovação de todos os requisitos constantes do Currículo;
  • Estar quite com a Justiça Eleitoral;
  • Estar quite com o Serviço Militar;
  • Que não tenha sido demitido ou exonerado do serviço público na Administração Direta ou Indireta dos Municípios, Estados e União.
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 25 de novembro de 2013, pág. 17 e 18.

Concurso Prefeitura de Otacílio Costa - SC

A Prefeitura de Otacílio Costa, no Estado de Santa Catarina, lançou edital de concurso público n° 01/2013, destinado ao provimento de 99 vagas para cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior. A remunerção varia de R$ 678,00 a R$ 11.265,70 por carga horária de 40 horas semanais.

Cargos
As chances são para as funções de enfermeiro, médico, odontólogo/dentista, técnico em enfermagem, técnico odontólogo, agente comunitário de saúde, agente de combate às endemias, enfermeiro-samu, motorista socorrista-samu e técnico em enfermagem-samu.

Inscrições
As inscrições estarão abertas no período de 28 de novembro a 30 de dezembro de 2013, pelo sítio www.clicksolucoesinteligentes.com.br.

Taxas
- Para cargos de Nível Fundamental – R$ 20,00;
- Para cargos de Nível Médio e Técnico – R$ 30,00;
- Para cargos de Nível Superior – R$ 100,00.

Provas e Gabaritos
A prova escrita será realizada na data provável de 19 de janeiro de 2014, com duração máxima de 3 horas e duração mínima de 1 hora, em local e hora a ser divulgado no edital de homologação das inscrições.

A prova prática também será realizada provavelmente no dia 19 de janeiro de 2014, em local e hora a ser divulgado no edital de homologação das inscrições. Os gabaritos das provas escritas serão disponibilizados via internet, no site www.clicksolucoesinteligentes.com.br, no dia 20 de janeiro de 2014.

Validade
Este concurso terá validade de dois anos.

Concurso Universidade Federal Fluminense - UFF

A Universidade Federal Fluminense - UFF divulgou o novo edital de concurso público nº 218/2013, com oferta total de 120 vagas para os níveis fundamental, médio/técnico e superior. O certame está sendo organizado pela Coordenação de Seleção Acadêmica (COSEAC), vinculada à própria instituição, e terá validade por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
 
Os cargos disponíveis são: Assistente Social, Biólogo, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico (várias especialidades), Químico, Técnico em Assuntos Educacionais, Assistente em Administração, Técnico de Laboratório (diversas áreas), Técnico em Eletromecânica, Técnico em Equipamentos Médico-Odontológicos, Técnico em Mecânica, Técnico em Radiologia, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, Auxiliar em Administração e Auxiliar de Enfermagem.
 
O vencimento básico, a depender do nível do cargo, será de R$ 1.547,23, R$ 1.912,99 ou R$ 3.138,70. Os candidatos devem conferir no edital os demais requisitos exigidos para cada uma das oportunidades oferecidas.
 
As inscrições acontecerão no período entre 27 de novembro e 20 de dezembro de 2013, por meio da página www.coseac.uff.br/concursos/uff/2013, mediante o pagamento de taxa, que custa de R$ 50,00 a R$ 80,00.
 
As provas escritas objetiva e de redação (única etapa) serão realizadas no dia 16 de fevereiro de 2014, para todos os cargos/área, porém em turnos diferenciados, a depender do cargo/área de opção do candidato. Os gabaritos preliminares serão divulgados no endereço eletrônico do concurso no dia 18 de fevereiro de 2014, a partir das 12 horas.
 
O edital completo foi divulgado no Diário Oficial da União, em 25/11/2013, a partir da página 104, Seção 3, e também será disponibilizado no sítio do concurso.

Concurso Prefeitura de Piratini - RS

Com a finalidade de preencher vagas de trabalho, a Prefeitura de Piratini, no Rio Grande do Sul, abre inscrições para o concurso público nº. 001/2013. O certame destina-se a formação de cadastro reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior, por vencimentos de até R$ 2.661,00 e jornada de trabalho de 20 ou 44 horas semanais.
 
Cargos
Auxiliar de Saúde Bucal, Agente de Endemias, Acompanhante Terapêutico, Cuidador /Educador, Técnico em Enfermagem, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e Médico.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas do dia 07 a 31 de janeiro de 2014, no site www.piascon.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 47,62;
Nível médio: R$ 71,43;
Nível superior: R$ 95,24.
 
Os candidatos na cidade de Piratini poderão se utilizar dos computadores existentes no Telecentro Piratini – RS, situado na Travessa Manoel R. Lucas, 22 – Lado, nos horários das 08h30 às 11h, 13h às 16h e das 19h30 às 21h.
 
Prova
O certame constará de prova escrita e de títulos.
 
A prova escrita será realizada na data provável de 23 de fevereiro de 2014, às 09h, para os cargos de ensino médio e ensino médio profissionalizante e às 15h para os cargos de nível fundamental e de nível superior.
 
O gabarito será divulgado a partir do dia 24 de fevereiro de 2014.
 
Validade
O concurso terá validade de dois anos, prorrogável uma única vez por igual período.

Processo seletivo da Prefeitura de Arroio do Meio - RS

A Prefeitura de Arroio do Meio, estado do Rio Grande do Sul, por meio da empresa  Schnorr - Contabilidade, Informática e Assessoria Ltda, abriu inscrições de processo seletivo pelo edital 10/2013, almejando prover cargos vagos na administração municipal.
 
O certame oferece 09 vagas para os cargos de Agente de Saúde, Professor (área I), Monitor Escolar, Serviços Gerais, Motorista, Técnico de Enfermagem, Bibliotecário e Professor (área II: Inglês e Educação Física), por remuneração de até R$ 2.490,60. 
 
As inscrições serão recebidas de segunda à sexta-feira, no período de 25 de novembro a 06 de dezembro de 2013, na Secretaria Municipal de Educação, sita na Rua Dr. João Carlos Machado, nº 1.000, Arroio do Meio/RS. As taxas variam de R$ 60 a R$ 100. 
 
As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 21 de dezembro de 2013, em locais e horários divulgados oportunamente. Os candidatos que concorrem ao cargo de Professor também serão avaliados por meio de prova de títulos. 
 
O processo seletivo terá validade de até 01 ano, prorrogável uma vez, por igual período.

Vagas de estágio na Prefeitura de Cruzeiro - SP

A Prefeitura de Cruzeiro, estado de São Paulo, publicou o edital 02/2013, de processo seletivo, com intuito de formar cadastro reserva de estudantes de níveis técnico e superior. As oportunidades são para os cursos de Administração, Comunicação Social (Jornalismo, Rádio e TV e Publicidade e Propaganda), Direito, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social, além dos cursos de Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Manutenção e Técnico em Meio Ambiente. A bolsa-auxílio é de até R$ 520,21.
 
A inscrição deverá ser efetuada entre os dias 25 e 28 de novembro de 2013, pelo site www.ciee.org.br. Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova escrita, que será aplicada na data prevista de 30 de novembro de 2013, além de entrevista. 
 
O processo seletivo terá validade até 31 de dezembro de 2014, podendo ser prorrogado por igual período. 

Processo Seletivo Prefeitura de Porto Ferreira - SP

A Prefeitura de Porto Ferreira, no estado de São Paulo, por meio da empresa Indepac, abriu edital de processo seletivo n° 003/2013, com o objetivo de formar cadastro reserva no cargo de Agente de Controle de Vetores, com exigência de ensino médio. Os vencimentos podem chegar a R$ 707,61, por carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas no período de 25 a 29 de novembro de 2013, no Centro de Saúde da Mulher, localizado na Rua Nelson Pereira Lopes, nº 521, Centro de Porto Ferreira – SP. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
As provas serão aplicadas na data prevista de 15 de dezembro de 2013, em locais e horários a serem divulgados oportunamente. O prazo de validade deste processo seletivo será de 01 ano, sendo prorrogável por igual período.

Prefeitura de Cariacica - ES lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Cariacica, no estado do Espírito Santo, através da Secretaria Municipal de Administração – SEMAD, abriu edital de processo seletivo nº. 05/2013, destinado ao provimento de 142 vagas, mais cadastro de reserva , para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.311,21, em jornadas de 20h ou 30h semanais.
 
- Nível Fundamental: Auxiliar de Consultório Dentário e Motorista de Ambulância;

- Nível Médio: Técnico Municipal de Nível Médio I (Análises Clínicas e Enfermagem);

- Nível Superior: Analista Municipal de Nível Superior I (Farmácia, Farmácia Bioquímica, Odontologia Especialista em Pediatria, Odontologia Especialista em Paciente Especial, Odontologia Especialista em Buco Maxilofacial e Terapia Ocupacional) e Médico I.
 
As inscrições devem ser preenchidas no período de 26 de novembro a 3 de dezembro de 2013, das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h, no Centro de Conhecimento da Prefeitura Municipal de Cariacica, localizada na BR-262 km 3,0, nº 3.700, Bairro Alto Lage, Cariacica, Espírito Santo.

Os inscritos serão avaliados por meio de prova de títulos, de caráter eliminatório e classificatório.

O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Salto - SP

A Prefeitura de Salto, estado de São Paulo, lançou os edital nº 01 e 02/2013, ambos de concurso público, com intuito de contratar 218 profissionais em todos os níveis de escolaridade.  Os candidatos aprovados, se devidamente nomeados, farão jus a remuneração de até R$ 8.032,00.
 
As oportunidades são para os seguintes cargos: Monitor de Iniciação à Dança, Monitor de Iniciação Musical, Motorista, Oficial de Manutenção, Operador de Máquinas II, Procurador, Professor de Educação Básica II, Agente de Trânsito, Assistente Social, Auxiliar Administrativo I, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços (Parques e jardins), Auxiliar de Saúde Bucal, Biólogo, Cirurgião Dentista, Contador, Enfermeiro, Engenheiro, Engenheiro Agrônomico, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil especializado em Meio Ambiente, Engenheiro de Trânsito, Farmacêutico, Fiscal Ambiental, Fisioterapeuta, Inspetor de Alunos, Intérprete de Libras, Intérprete de Braile, Médico em várias especialidades, Médico de Estratégia de Saúde da Família, Médico do Trabalho, Médico Psiquiatra, Monitor Cultural, Monitor de Saúde Mental, Nutricionista, Profissional de I.E.C. (Informação, Educação e Comunicação), Projetista de Trânsito, Psicólogo, Secretário de Escola, Técnico em Informática, Técnico em Administração, Técnico em Informática e Manutenção, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Som e Iluminação e Veterinário.
 
As inscrições devem ser feitas até o dia 18 de dezembro de 2013, pelo site www.ibamsp-concursos.org.br. As taxas oscilam entre R$ 32 e R$ 78.
 
A seleção será constituída de prova objetiva, para todos os cargos, provas práticas para os candidatos habilitados nas provas objetivas, nos cargos de Monitor de iniciação à dança (Ginástica Ritmica), Monitor de Iniciação Musical (Bandas e Fanfarras), Motorista, Oficial de Manutenção: Carpinteiro, Eletricista, Encanador, Marceneiro, Pedreiro, Pintor, Serralheiro e Operador de Máquinas II. Também haverá avaliação de títulos para os cargos de Professor e Procurador.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 19 de janeiro de 2014. A confirmação da data e as informações sobre horários e locais serão divulgados oportunamente através de Edital de Convocação para as provas, a ser publicado no dia 10 de janeiro de 2014, no Jornal Taperá, no site do IBAM www.ibamsp-concursos.org.br e da Prefeitura www.salto.sp.gov.br.
 
Os certames terão validade por dois anos, prorrogável a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Carandaí - MG

A Prefeitura de Carandaí, em Minas Gerais, abriu edital de concurso Público nº 01/2013, que prevê o preenchimento de 212 vagas distribuídas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários oferecidos aos profissionais variam de R$ 678,00 a R$ 1.736,30, por carga horária de 20 a 44 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de Advogado, Agente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Contador, Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal Tributário, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Monitor de Creche, Motorista, Oficial de Serviços – Calceteiro, Oficial de Serviços – Eletricista, Oficial de Serviços – Pedreiro, Operador de Máquinas, Operário, Porteiro, Psicólogo, Recepcionista, Técnico em Edificação, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Professor I, Supervisor Educacional e Secretária Escolar.
 
A inscrição presencial ou por procuração será realizada no período de 27 de janeiro a 27 de fevereiro de 2014, na Sede da Prefeitura Municipal de Carandaí/MG, situado à Praça Barão de Santa Cecília, 68 – Centro Carandaí/MG, das 12h30min às 17h30min, ou pela internet, no site www.reisauditores.com.br.
 
A taxa de inscrição varia de R$ 23,00 a R$ 60,00, de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas objetivas de múltipla escolha serão realizadas provavelmente no dia 23 de março de 2014, no município de Carandaí/MG, em locais e horários que serão divulgados no dia 17 de março de 2014, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Carandaí/MG e nos sites www.reisauditores.com.br e www.carandai.mg.gov.br.
 
As provas práticas serão realizadas na data prevista de 04 de maio de 2014, no município de Carandaí/MG, em locais e horários que serão divulgados no dia 23 de abril de 2014, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Carandaí/MG e nos sites www.reisauditores.com.br e www.carandai.mg.gov.br.
 
O prazo de validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Álvaro de Carvalho - SP realiza processo seletivo

A Prefeitura de Álvaro de Carvalho, em estado de São Paulo, lançou o edital nº 02/2013, de processo seletivo, com intuito de prover 07 vagas para profissionais de nível superior. A remuneração pode chegar a R$ 7.300,00, por jornada de 15 ou 20 horas semanais.
 
O certame será realizado através da empresa CEMAT. As chances são para as funções de Médico Clínico Geral, Médico Clínico Geral para atuação na Penitenciária, Ginecologista, Ortopedista e Pediatra.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 2 de dezembro de 2013, pelo site www.cematconcurso.com.br.  Àquelas pessoas que não tiveram acesso particular a rede mundial de computadores (Internet) poderão utilizar o ACESSA São Paulo, em dias úteis, localizada à Avenida Pedro Pietro Rodrigues, N°1, na cidade de Álvaro de Carvalho-SP. A taxa é de R$ 50,00.
 
As provas serão aplicadas na cidade de Álvaro de Carvalho-SP, na E.M.E.F. Governador Mário Covas, localizada à Avenida Santa Cecília, n° 198, Centro, na data prevista de 08 de dezembro de 2013 (domingo), no horário com início às 8h, exceto para o emprego de Médico Clínico Geral (atuação: Penitenciária do Município) que será no horário com início às 10h, na mesma data e local.

A validade do certame é de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou o edital nº. 38, de 17 de outubro de 2013, para informar sobre a realização de concurso público, que será regido e executado pelo Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O certame visa preencher 22 vagas para profissionais de níveis médio e superior, por remuneração que pode chegar a R$ 3.138,70.
 
Cargos
Analista de Tecnologia da Informação, Bibliotecário-Documentalista, Psicólogo (Organizacional e Escolar), Sanitarista, Zootecnista, Contador, Médico, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Fisioterapeuta, Diagramador e Técnico (Artes Gráficas, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Laboratório/Logística).

A inscrição será realizada, exclusivamente, via internet, no site www.comperve.ufrn.br, a partir das 8h00min do dia 27 de janeiro até às 23h59min do dia 17 de fevereiro de 2014, observando o horário local de Natal.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível médio/técnico: R$ 60
Nível superior: R$ 80
 
As provas objetivas serão aplicadas no dia 16 de março de 2014, no município de Natal/RN, em local e horário que serão divulgados no site www.comperve.ufrn.br, a partir do dia 07 de março de 2014.
 
Os gabaritos oficiais preliminares serão divulgados no site www.comperve.ufrn.br, uma hora após o término da aplicação das provas.

O prazo de validade do concurso público será de 1 ano, prorrogável por igual período, conforme conveniência da UFRN.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial da União, de 26 de novembro de 2013, pág. 81 a 85.

Prefeitura de Camacho - MG realiza processo seletivo

A Prefeitura de Camacho, estado de Minas Gerais, publicou o extrato do edital de processo seletivo com intuito de prover vagas para os cargos de Nutricionista, Fisioterapeuta e Educador Físico (bacharel). Os aprovados irão atuar junto ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
 
As inscrições serão realizadas até 29 de novembro de 2013, na Sede da Prefeitura de Camacho, das 8 às 15 horas. A seleção constará de análise curricular e 0 resultado será anunciado no dia 06 de dezembro deste ano. 
 
O extrato está disponível no Diário Oficial de Minas Gerais (23/11/13), Publicações de Terceiros, p. 6. 

Prefeitura de Jaguaruna - SC promove processo seletivo

A Prefeitura de Jaguaruna, no estado de Santa Catarina, lançou edital de processo seletivo n° 002/2013, cuja realização ficará sob a responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale dos Bandeirantes. São ofertadas 86 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 6.819,19 em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

Cargos
- Nível Fundamental: Carpinteiro, Motorista CNH B, Motorista CNH D, Operador de Máquinas, Agente de Serviços Gerais - Braçal, Vigia, Mecânico e Agente Comunitário de Saúde;

- Nível Médio: Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, Monitor de Transporte Escolar, Auxiliar Administrativo, Telefonista e Auxiliar de Consultório Dentário;

- Nível Superior: Engenheiro Agrimensor, Engenheiro Civil, Enfermeiro, Orientador Educacional, Supervisor Educacional, Odontólogo, Médico ESF, Fisioterapeuta e Psicólogo.
 
Inscrições
As inscrições deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pelo www.noroesteconcursos.com.br, até o dia 05 de dezembro de 2013.
 
Taxas
Ensino Fundamental: R$ 20,00;
Ensino Médio e Técnico: R$ 40,00;
Ensino Superior: R$ 60,00.
 
Provas
As provas serão aplicadas provavelmente no dia 22 de dezembro de 2013, na cidade de Jaguaruna – SC, com duração de 03 (três horas), incluso o tempo para preenchimento do cartão-resposta. A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação e no www.noroesteconcursos.com.br.

Validade
A validade do certame será de 1 ano, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Prefeitura de Garopaba - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Garopaba, no estado de Santa Catarina, divulgou edital n° 23/2013 para realização de processo seletivo que visa contratação de 142 profissionais de níveis fundamental e superior, para atuarem nos setores da Prefeitura Municipal. Os salários variam de R$ 407,42 a R$ 1.629,68 por jornada de 10, 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos: Fonoaudiólogo, Merendeira, Motorista, Nutricionista, Psicólogo, Servente e Professor (Artes, Educação Física, Inglês, Pedagogia, Matemática, Português, Ciências, Geografia e História).
 
As inscrições serão recebidas do 02 até o dia 16 de dezembro de 2013, das 14h às 17h, na Secretaria Municipal de Educação, situada na Praça Governador Ivo Silveira (prédio do BB/BESC), Centro, em Garopaba/SC.
 
Documentos necessários para a inscrição originais e cópias:
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Diploma, conforme formação exigida para o cargo;
  • Comprovante de escolaridade, conforme formação exigida para o cargo;
  • Registro no órgão de classe de Santa Catarina para atuação;
  • Certidão de Regularidade do Registro Profissional, emitida pela Entidade de Classe;
  • Comprovante de Residência;
  • Comprovantes de títulos.
O processo seletivo será constituído de somatório de pontos da contagem de títulos e da experiência comprovada.
 
A data, local e horário da entrevista serão divulgados após finalizadas as inscrições no site da Prefeitura de Garopaba - www.garopaba.sc.gov.br.
 
O processo seletivo destina-se à seleção de profissionais para contratação em caráter temporária, em contrato temporário pelo período de até 06 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 26 de novembro de 2013, pág. 113 a 118.

Concurso Prefeitura de Belmonte - BA

No estado da Bahia, a Prefeitura de Belmonte divulgou edital de concurso público nº 002/2013 (depois de anular o edital 001/2013), que pretende ocupar 100 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade. Os vencimentos variam de R$ 678,00 a R$ 4.000,00. 
 
Agente administrativo, agente de portaria, assistente social, auxiliar administrativo, administrador de empresas, assistente técnico de radiologia, auxiliar de nutrição, auxiliar de serviços gerais, carpinteiro, coordenador pedagógico, encanador, enfermeiro, eletricista, fisioterapeuta, inspetor de vigilância sanitária/ambiental, mecânico, médico (anestesista, ginecologista, obstetra, pediatra e urologista), veterinário, motorista, operador de computador, professor, recepcionista, técnico em enfermagem, vigilante.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 08 de dezembro de 2013, no site www.msmconsultoria.com.br e também na Lan House @NET, situada na Rua 23 de maio, 667 – Centro – Belmonte-BA. As taxas de inscrição variam de R$ 34,00 a 100,00, a depender do cargo pretendido.
 
A seleção será constituída de prova objetiva, como etapa única, a ser realizada na data provável de 19 de janeiro de 2013. O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 21 de janeiro de 2013.
 
O concurso será válido por dois anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período.