Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Crianças que se levantam mais quando sentadas por muito tempo têm saúde melhor, indica pesquisa

Crianças que se levantam mais quando sentadas por muito tempo têm saúde melhor, indica pesquisa Adriana Franciosi/Agencia RBS
Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS
Riscos causados pela exposição demasiada aos videogames é
maior entre os meninos, afirmam cientistas
Estudo foi conduzido com 500 canadenses com idade entre 8 e 11 anos
 
Em recente estudo publicado na revista científica PLOS ONE, pesquisadores canadenses sugerem que crianças que fazem mais interrupções durante atividades sedentárias de longa duração, como assistir televisão e jogar videogame por muitas horas, têm chances menores de desenvolver problemas de saúde em geral. A pesquisa foi conduzida no Canadá com crianças de 8 a 11 anos de idade.
 
— Já sabiamos que ficar sentado por longos períodos é algo ruim para as crianças. Mas agora, pela primeira vez, temos evidências de que o simples ato de se levantar com mais frequência está associado a uma saúde melhor nesta faixa etária — afirma Travis Saunders, do Instituto de Pesquisa do Hospital Pediátrico de Ontário Oriental.
 
Durante a coleta de dados, os pesquisadores buscaram por fatores de risco para a diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares em crianças com histórico familiar de obesidade. Eles analisaram informações obtidas pelo estudo de grupo QUALITY, que incluiu 500 crianças do Quebec. Usando um acelerômetro para reunir os dados, os cientistas estudaram todas as interrupções de comportamentos sedentários observados nestas crianças durante o período de uma semana.
 
Indicadores de riscos de saúde globais foram medidos, incluindo a circunferência da cintura, índice de massa corporal, insulina e glicose em jejum, triglicerídeos, colesterol HDL e proteínas C-reativas. O tempo gasto com o computador, videogame e televisão foi indicado pelas próprias crianças.
 
— Longos tempos de exposição em frente à tela são, via de regra, um risco crônico para a saúde das crianças. Mas outra descoberta interessante deste estudo é a de que, enquanto o videogame foi relacionado a mais malefícios para a saúde dos meninos, a televisão foi considerada a mais prejudicial no caso das meninas — observa Saunders.
 
A pesquisa indica que interrupções frequentes no tempo sedentário dos pequenos - ou o número de vezes em que a criança se levanta, mais até do que a duração do tempo em que fica em pé - podem ter um impacto positivo em sua saúde.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário