Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 27 de novembro de 2013

FDA suspende restrições ao remédio Avandia para diabetes

Testes comprovaram que este medicamento aumenta os riscos cardiovasculares como os outros
 
O FDA, agência americana que regula o setor de alimentos e remédios nos Estados Unidos, suspendeu nesta segunda-feira (25) as restrições sobre o Avandia, para tratamento do diabetes, após as conclusões de um amplo teste clínico.
 
De acordo com a análise, o polêmico medicamento contra o diabetes aumenta tanto quanto os outros os riscos cardiovasculares.
 
Com isso, o FDA ratifica as recomendações de um comitê de 26 especialistas de 6 de junho passado, que havia se pronunciado sobre o medicamento fabricado pelo laboratório britânico GlaxoSMithKline.
 
Em comunicado, a diretora do Centro de Pesquisa e Avaliação de Fármacos do FDA, Janet Woodcock, disse que "nossa decisão reflete os conhecimentos científicos mais recentes em relação aos riscos e benefícios desse medicamento".
 
— Diante desses novos resultados (do teste clínico), nossa preocupação diminuiu consideravelmente, o que nos leva a pedir a suspensão de algumas restrições para prescrever esse medicamento.
 
As restrições sobre o Avandia, lançado no mercado em 1999, haviam sido aplicadas pelo FDA em 2010, o que reduziu fortemente suas vendas.
 
Durante anos, o grupo defendeu a alta confiabilidade de seu medicamento, que chegou a ser o mais vendido no mundo, com receita de mais de R$ 6 bilhões (US$ 3 bilhões) anuais.
 
As vendas do Avandia começaram a cair em 2007, depois que os pesquisadores estabeleceram um possível vínculo entre esse remédio e um maior risco de problemas cardiovasculares, de acordo com testes clínicos.
 
Passados três anos de debates, o FDA resolveu limitar seu uso em 2010, mesmo ano em que a EMEA (Agência Europeia de Medicamentos) decidiu retirar o Avandia do mercado europeu.
 
AFP/R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário