Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Aspirina e cabeça erguida são os melhores remédios para o coração partido

Remoer as experiências ruins pode levar à piora, diz Mischel
Em vez de remoer um relacionamento fracassado, psicólogo aconselha dois comprimidos e distanciar-se do evento
 
Stanford, Califórnia - Falar sobre um relacionamento fracassado não alivia a dor do coração partido e pode fazer algumas pessoas se sentirem ainda piores, afirmou o psicólogo americano Walter Mischel. Em vez de ficar se lamentando sobre o fim de um relacionamento, ele recomenda duas aspirinas para aliviar a dor e incentiva as pessoas a se distanciarem do evento para melhorar a perspectiva.
 
O conselho de Mischel sobre problemas de relacionamento vem da pesquisa que reuniu para seu livro sobre autocontrole, “O Teste do Marshmallow”. Entre outros trabalhos, está que ele concluiu que um analgésico ajuda a reduzir a dor do coração partido.
 
- Quando falamos de experiências de rejeição em termos de dor física, não é apenas uma metáfora: o coração quebrado e a dor emocional realmente machucam de forma física. ‘Tome duas aspirinas e me liga de manhã’ seria uma resposta insensível de um relato de fim de noite de um amigo de coração recém partido, mas tem uma base sólida de pesquisa - disse ele.
 
De acordo com Mischel, remoer as experiências ruins pode levar as pessoas a ficarem ainda mais tristes. Alguns se saíram melhor ao escrever um relato da experiência ruim referindo-se a si na terceira pessoa, ele acrescentou. Ao se distanciar do evento doloroso, as pessoas poderiam refletir sobre o que aconteceu sem serem tão autodestrutivas.
 
- O senso comum sugere que, se revisitarmos nossas experiências negativas para tentarmos entender por que aconteceu, vamos finalmente ser capazes de seguir em frente. No entanto, uma nova pesquisa está mostrando que algumas pessoas só pioram, continuando a remoer - disse o psicólogo. - Cada vez que eles contam a experiência para si mesmos, seus amigos ou seu terapeuta, eles só se tornam mais deprimidos. O auto distanciamento, ao contrário, lhes permite obter uma visão mais objetiva, sem reativar a dor, ajudando a passar pela experiência.
 
Marshmallow e objetivos futuros
Mischel ganhou destaque na década de 1960 por uma série de estudos de referência na Universidade de Stanford, na Califórnia, que investigou os efeitos benéficos da recompensa retardada. Sua equipe criou um estudo de pré-escolares que receberam a opção de ter um marshmallow ou um bolinho de imediato, ou dois, se eles esperassem até 20 minutos. A maioria das crianças que conseguiram esperar lutaram no início, mas encontraram as estratégias de enfrentamento que variaram de virar as costas para a comida até ficar mexendo nas orelhas e no nariz.
 
Anos após os primeiros experimentos, a equipe de Mischel realizou mais testes em adultos já que as crianças haviam recusado o marshmallow por uma recompensa maior no futuro. Os cientistas descobriram uma conexão significante com o fato de que os que esperaram a recompensa alcançaram mais dos seus objetivos de longo prazo do que aqueles que buscaram a gratificação imediata de um único marshmallow. Aos 25 anos, os “retardatários” tinham usado menos drogas com risco, tinham atingido níveis de ensino superior, e eram mais magros do que os outros que não esperaram.
 
Varreduras do cérebro de retardatários encontraram mais atividade no córtex pré-frontal, o que é importante para o auto-controle, resolução de problemas e pensamento criativo. De acordo com Mischel, aprendendo a adiar a gratificação no início da vida fornece as bases para as pessoas se tornarem adultos bem sucedidos.

O Globo

Menopausa faz mulher roncar que nem homem

Foto: wavebreakmedia / Shutterstock
Uma dona de casa e uma estudante contam como mudaram hábitos e procuraram ajuda quando o ronco começou a atrapalhar suas vidas
 
Segundo uma pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), na capital paulista, cerca de 32% das mulheres roncam durante o sono. E, embora os homens ainda dominem esse problema - a cada quatro homens que roncam, uma mulher tem o problema -, quando chega a menopausa o índice se equipara, segundo a Associação Brasileira do Sono.   
 
 Foi durante a menopausa que a dona de casa, Maria de Fátima, descobriu que o ronco, problema que tanto a fez brigar com seu marido, agora fazia parte da sua vida. “Eu sempre reclamei que meu marido roncava. Achava péssimo e atrapalhava demais o meu sono. Por isso que quando ele começou a dizer que eu roncava, não acreditei. Achei que ele estava tirando uma com a minha cara. Imagina, eu roncar? Eu sou mulher”, diz a dona de casa. 
 
Mas era verdade. Maria de Fátima estava sofrendo todas as alterações hormonais típicas dessa fase. “Até a menopausa, o hormônio sexual feminino protege a via aérea, para evitar ronco e apneia durante períodos gestacionais. Com o fim do ciclo reprodutivo, o organismo diminui a disponibilidade hormonal e, assim como os homens, as vias aéreas não ficam mais sob proteção, aumentando a chances de ronco”, diz Alessandro Silva, cirurgião buco-maxilo-facial da clínica Interclin. 
 
E Maria de Fátima acabou tendo certeza do problema da forma mais desagradável possível. “Meses depois, quando fomos fazer uma viagem com nossas filhas, acabamos tendo que dividir o quarto na casa de um parente e aí a reclamação foi geral. Acabou que minha filha mais velha foi dormir na sala e eu passei muita vergonha. A partir daí decidi procurar ajuda”, diz a dona de casa. 
publicidade
 
O tratamento foi de exercícios fonoaudiológicos e mudança de hábitos. “Durmo mais cedo, tive que emagrecer um pouco fazendo caminhadas e cortei a cafezinho noturno que amava tomar. Agora meu marido diz que tenho roncado bem menos e baixinho e que muitas vezes ele nem escuta”, diz orgulhosa.   
 
Mudança na rotina
Já a professora Luciele Freitas foi vítima de sua rotina pesada e estressante. A jovem de 28 anos ficou chocada quando sua mãe, que dorme no quarto ao lado, veio dizer que estava dando para ouvir o ronco dela. “Nunca vi mulher roncar. Com a minha idade e a essa altura então. Fiquei assustada e fui logo procurar um médico”, diz.
 
Luciele acorda todo dia às 5h para trabalhar, mal tem tempo de almoçar e à noite tem que ir para a faculdade. Aos finais de semana, ajuda a irmã no salão de cabeleireiro da família. “Eu chego em casa todo dia umas 23h30 e vou jantar. Tem dias que ainda estudo um pouco. Durmo em média 5 horas por noite”, diz a professora.
 
Segundo Marcelo Quintela, professor titular de Ortodontia da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), atualmente, as mulheres incorporaram hábitos contemporâneos que em outras gerações eram somente ou mais ocorrentes em homens. "Trabalhos externos exaustivos, estresse e ansiedade levam à ingestão de alimentos mais calóricos, refeições pesadas antes de dormir - pelo fato de trabalhar em dois ou três ciclos -, menos tempo para descanso e para alimentação adequada. Por isso, passaram a roncar tanto quanto eles”, diz.
 
Luciele também foi forçada a mudar seus hábitos com urgência. Para começar, entrou em uma dieta mais saudável e mudou o horário de suas refeições. “Jantar à meia-noite quando chego em casa nunca mais”, brinca. Como não podia parar de trabalhar, contou com a compreensão da irmã e agora só trabalha no salão dois finais de semana por mês. “Agora descanso mais nos meus dias livres e procuro fazer exercícios que me deixam mais zen e me ensinam a controlar o estresse. Estou apaixonada pelo ioga”, diz Luciele que afirma, ainda, que já faz um tempo que a mãe não reclama do seu ronco. 
 
Tratamento no dentista
Quando o quadro aponta apenas o ronco, sem apneias  graves, a melhor indicação são os aparelhos intraorais para uso noturno, desenvolvidos por ortodontistas especializados. Esses dispositivos 'empurram' a mandíbula um pouco para frente e, assim, ampliam o espaço para a passagem do ar. "As mulheres preferem esse dispositivo porque são mais discretos e em nossa experiência clínica se sentem entusiasmadas e seguras com essa opção de tratamento", diz Quintela.
 
* Para preservar a identidade das entrevistadas, o Terra mudou seus nomes
 
Terra

Rede D'Or é condenada por não oferecer lugar de descanso a enfermeiros

Foto: Divulgação
A Rede D'Or foi condenada em R$ 100 mil a título de dano moral coletivo por se recusar a providenciar um lugar adequado de descanso para enfermeiros que atuam em suas unidades
 
A ação civil pública foi julgada no último dia 15 pela juíza Letícia Cavalcanti Silva, da 79ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro. A magistrada também determinou que a rede passe a oferecer um local de repouso para suas as equipes, baseada na Lei Estadual 6.296/2012.
 
Para o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio (Coren-RJ), Pedro de Jesus Silva, a condenação da Rede D’Or servirá de exemplo para que outras empresas de saúde cumpram a lei do descanso.
 
"Não é de hoje que o Coren-RJ vem lutando para que a Rede D’Or cumpra o que manda a lei. Como em nenhuma das nossas negociações houve consenso, e sequer bom senso por parte dos gestores, lamentavelmente precisamos entrar na justiça. Estimamos que outras redes de saúde se antecipem para cumprir o que é exigido", afirmou Silva.
 
A assessoria de imprensa da Rede D'Or informou que "ainda não foi notificada sobre a decisão e, por essa razão, não irá se posicionar sobre o assunto".​
 
Extra

Lentes de contato que previnem degeneração da retina chegam às lojas

Característica principal das lentes de contato é compensar um defeito óptico 
 
As primeiras lentes de contato do mundo que protegem da fototoxicidade produzida pela luz violeta e azul e previnem a degeneração macular da retina já estão no mercado, fruto de uma pesquisa da UCM (Universidade Complutense de Madri).
 
As lentes, as primeiras com certificado de segurança retiniano que são fabricadas no mundo, são o resultado de quase 13 anos de pesquisa, realizada por uma equipe dirigida pela professora Celia Sánchez-Ramos, que de sua apresentação nesta quinta-feira (25).
 
Ela destacou que a quantidade de luz é cada vez maior, pois à luz natural e a iluminação artificial, é preciso somar as que emitem dispositivos como telefones celulares, tablets e computadores. Segundo ela, atualmente "estamos expostos à luz durante 5.500 horas por ano", disse.

Leia também:

Uso errado de lentes de contato pode levar a transplante de córnea

Uso prolongado de lentes de contato causa danos à saúde dos olhos

Descuido com lentes de contato pode até provocar perda de visão

Alerta: lentes de contato decorativas podem danificar os olhos

Lentes esclerais – recurso eficaz quando outras terapias falharam

Tire suas dúvidas sobre as lentes de contato 

 
Embora o sistema visual humano tenha métodos fisiológicos de proteção "não demos tempo a ele, já que a tecnologia foi muito mais rápida do que a capacidade do sistema humano de se adaptar", disse.
 
Celia afirmou que esta pesquisa representa "mais um passo para reduzir a quantidade de uma banda da luz", pois nem todas são iguais.
 
De fato, as bandas do azul e do violeta são dez vezes mais energéticas e sobre elas foi feito o trabalho. Para isso, à característica principal das lentes de contato, que é compensar um defeito óptico (miopia, astigmatismo ou hipermetropia), foi acrescentada uma função protetora mediante "uma espécie de filtro" que atua como barreira para que a luz que danifica não chegue ao fundo do olho.
 
"Ou seja, transformamos a qualidade de uma luz apenas colocando as lentes", explicou.
 
O diretor técnico da Servilens, empresa que comercializa o produto, informou que, além da proteção, as novas lentes têm o valor agregado de prevenir a degeneração macular da retina, um tecido que não se regenera. 
 
EFE

Ministério da Saúde cria programa para combater polifarmácia

Cerca de 10% das pessoas tomam mais de cinco medicamentos ao mesmo tempo
 
Uma estimativa internacional do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos e da Universidade de Chicago indica que pelo menos 10% da população use mais de cinco medicamentos ao mesmo tempo. Para evitar esse problema, o Ministério da Saúde está desenvolvendo um programa piloto para prestar orientação farmacêutica a esses pacientes.
 
Em Curitiba, os atendimentos começaram a ser realizados em abril, com um grupo de 583 pessoas, que retornaram em três meses, para avaliação de exames. O resultado foi positivo e o projeto segue com mais pacientes.

Como lidar com as múltiplas medicações em idosos

 
“Geralmente são idosos, que possuem pelo menos duas morbidades associadas. Por precariedade na instrução ou falta de alguém que ajude e indique a tomada dos medicamentos, eles acabam esquecendo”, explica a farmacêutica e coordenadora da atenção farmacêutica no programa Saúde da Família de Curitiba, Beatriz Patriota.

Fitoterápicos ajudam a tratar desde problemas digestivos até ansiedade

 
O programa identificou aqueles pacientes mais vulneráveis e os encaminhou para uma consulta farmacêutica. Em uma conversa com o farmacêutico, o paciente explica para que servem os medicamentos e como eles devem ser ingeridos, se pode misturar com outros medicamentos ou com comida e bebida. Se houver conflito entre as fórmulas, o farmacêutico entra em contato com os médicos responsáveis para discutir como harmonizar os medicamentos.
 
Guia da Farmácia

Quais são os riscos da cadeia de suprimentos?

Pesquisa da UPS aponta barreiras para a transformação da cadeia de suprimentos e apresenta também iniciativas bem-sucedidas
 
Um ambiente de riscos crescentes, regulamentos complexos e pressões de custos contínuas impede que empresas do setor de saúde, especificamente farmacêuticas, de dispositivos médicos e biotecnologia, ajam rapidamente para aproveitar as oportunidades inexploradas. Esta é a conclusão que resume a 7ª pesquisa anual "Pain in the (Supply) Chain" da norte-americana UPS, multinacional em logística.

Quais são os riscos?
Pelo terceiro ano consecutivo, a conformidade regulatória é o principal ponto problemático da cadeia de suprimentos, mencionada por 60% dos entrevistados. Além disso, 78% mencionaram a conformidade regulatória e os crescentes regulamentos como as principais tendências que direcionam as mudanças nos negócios e na cadeia de suprimentos. A proteção de produtos também é outra preocupação crescente no mercado global na opinião de 46% dos entrevistados, assim como o desperdício de produtos, citado por 40% dos participantes.

Fatores econômicos também estão envolvidos, uma vez que 49% dos entrevistados ainda sentem o impacto da retração econômica seis anos depois. A maior porcentagem desses entrevistados está localizada nos EUA, onde 60% dos tomadores de decisão de logística citam o fator econômico, atrelada à gestão de custos, lembrada por 44% dos respondentes.

Apesar de operar em um ambiente de riscos inerentes, apenas 26% dos executivos citaram o planejamento de contingências como a principal questão da cadeia de suprimentos. Enquanto isso, 34% dos participantes na Ásia e 22% na América Latina disseram que mais de um quarto das cadeias de suprimentos de suas empresas foi impactado por eventos não planejados nos últimos três ou cinco anos. Desafios específicos para abordar a continuidade dos negócios incluem: eventos que são improváveis ou infrequentes (61%); infraestrutura de backup devido ao alto custo de implementação (46%); e pouca ou nenhuma priorização desta área (42%) em comparação a outras questões mais urgentes.

"As empresas que adotam novas tecnologias e estratégias transformativas da cadeia de suprimentos para mitigar riscos possivelmente aproveitarão novas oportunidades de crescimento no mercado de healthcare de amanhã", afirmou o vice-presidente da UPS, John Menna.

Oportunidades inexploradas
De acordo com pesquisa, novos canais de distribuição estão surgindo junto com modelos para atender às mudanças nas demandas dos clientes, como comércio eletrônico, urbanização e crescimento da assistência domiciliar. Nos últimos dois anos, 70% ou mais dos entrevistados indicaram que planejam aumentar o uso de novos canais de distribuição. Ainda nesse mesmo período, seu mix de canais permanecem quase idênticos. Isso demonstra que enquanto a intenção de aproveitar oportunidades inexploradas é evidente, a mudança de fato é lenta. Dentre as razões para a lenta mudança, 68% afirmam que ainda estão criando suas estratégias de canais diretos.

O crescimento da assistência domiciliar está aumentado juntamente com surtos de crescimento esperados na próxima década. Em todo o mundo, 21% dos entrevistados citaram a mudança para assistência domiciliar como uma tendência que direciona as mudanças nos negócios e na cadeia de suprimentos. Os entrevistados relataram que 30% dos produtos darão suporte ao canal de assistência domiciliar nos próximos sete ou dez anos.

A expansão de mercados globais é outra área em que as empresas de saúde estão investindo. Nos últimos 18 meses, 65% exploraram novos mercados globais para expandir sua base de clientes para direcionar novo crescimento de receita. Olhando adiante, 78% buscarão a expansão para novos mercados globais nos próximos três ou cinco anos. Esses entrevistados refletem os dados da pesquisa de 2011, quando 81% dos executivos relataram planejar a expansão para novos mercados globais nos próximos anos.

Metodologia de Pesquisa
A pesquisa da UPS Pain in the (Supply) Chain de 2014 foi uma pesquisa aprofundada conduzida por telefone pela TNS, em nome da UPS, com mais de 530 executivos de healthcare nos EUA e Canadá, Europa Ocidental, Ásia e América Latina. Entrevistados qualificados eram tomadores de decisão seniores responsáveis pela cadeia de suprimentos e logística nos setores farmacêutico, de dispositivos médicos e biotecnologia. As pesquisas foram conduzidas entre janeiro e março de 2014.
 
Saúde Web

Concurso Prefeitura de Pacatuba - CE

A Prefeitura de Pacatuba, Estado do Ceará, com a participação da organizadora CETREDE - Centro de Tratamento e Desenvolvimento, publicou edital nº 001/2014 de um grande concurso público.
 
Serão providas 1.376 vagas de trabalho, sendo 344 imediatas e 1.032 para cadastro reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários que variam entre R$ 724,00 e R$ 3.246,57.
 
Cargos
Agente Administrativo, Agente Municipal de Transito, Agrônomo, Auxiliar (Administrativo, Farmácia, Laboratório, Saúde Bucal e Serviços Gerais), Cirurgião Dentista, Cozinheiro, Enfermeiro, Engenheiro (Ambiental, Civil, Pesca e Químico), Farmacêutico/Bioquímico, Fiscal (Meio Ambiente, Obras, Transportes Escolares, Tributos Municipais e Sanitário), Fisioterapeuta, Guarda Municipal, Interprete da Língua Brasileira de Sinais/Libras, Maqueiro, Médico, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquinas Pesadas, Professor - PEB II (Pedagogo, Arte/Educação, Ciências, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Inglês, Matemática e Português), Professor de Libra, Psicólogo, Psicopedagogo, Secretário Escolar, Técnico (Radiologia, Agropecuária e Enfermagem), Topógrafo e Veterinário.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas até o dia 30 de setembro de 2014, através do site www.cetrede.com.br.
 
Confira a taxa de inscrição por nível de escolaridade:
Nível fundamental: R$ 60,00;
Nível médio: R$ 80,00;
Nível superior: R$ 120,00.

Prova
A prova será aplicada na data provável de 02 de novembro de 2014, no horário das 08h às 12h e das 14h às 18h, em local a ser disponibilizado no cartão de inscrição, a partir do dia 23 de outubro de 2014 no site www.cetrede.com.br.
 
O gabarito será divulgado no dia seguinte a aplicação da prova.
 
Validade
O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Pacajus - CE

Com a finalidade de preencher 224 vagas imediatas, além de formar cadastro de reserva, a Prefeitura de Pacajus, município localizado a cerca de 51 km de Fortaleza, no Ceará, abriu as  inscrições para o concurso público nº 002/2014. A iniciativa servirá para a seleção de profissionais de níveis médio/técnico e superior.
 
O concurso será realizado pela empresa CONSEP Consultoria e Estudos Pedagógicos e terá reserva de 8 vagas para portadores de deficiência. Os salários variam entre R$ 724,00 e R$ 6.000,00.
 
Cargos
- Nível médio/técnico: Agente Administrativo, Agente de Trânsito, Agente de Combate a Endemias, Auxiliar de Laboratório, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Tributos Municipais, Guarda Municipal, Guarda Vidas, Técnico em Enfermagem, Técnico em Imobilização Ortopédica, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Radiologia e Secretário Escolar.

- Nível superior: Assistente Social, Bibliotecário, Cirurgião Dentista, Enfermeiro PSF, Educador Físico, Enfermeiro Plantonista, Enfermeiro Plantonista de Fim de Semana, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Plantonista, Médico Plantonista de Fim de Semana, Médico Psiquiatra, Nutricionista, Professor de Educaçao Infantil, Professor de Ensino Fundamental, Professor de Ciências, Professor de Artes, Professor de Educação Física, Professor de Ensino Religioso, Professor de Filosofia, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Inglês, Professor de Português, Professor de Matemática, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.

Inscrições
Serão realizadas até 26 de setembro de 2014, pela internet, através dos sites www.consep-pi.com.br e www.pacajus.ce.gov.br, ou de forma presencial no Posto de Atendimento da CONSEP, localizado na localizado na Rua Guarany, 520 1º Andar - Bairro Centro, Pacajus - CE no horário das 08h às 12h e das 14h às 17h.

Taxas
A taxa de inscrição será de R$ 70,00 para os cargos de nível médio e de R$ 120,00 para os de ensino superior.
 
Provas e Gabaritos
O concurso será constituído por meio de provas objetivas para todos os cargos, além de teste de capacitação física para o cargo de Guarda Municipal e prova de títulos para os cargos de nível superior. As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 16 de novembro 2014, às 9h (horário local) com três horas de duração, sendo este horário (9 h) o limite para o candidato ingressar no local de aplicação das provas.
 
Os locais de aplicação das provas objetivas serão divulgados até o dia 10 de novembro de 2014, no mural da Prefeitura Municipal de Pacajus e nos sites www.consep-pi.com.br e www.pacajus.ce.gov.br. O gabarito será divulgado na data prevista de 17 de novembro de 2014.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de 1 ano, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Pereira Barreto - SP

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, estado de São Paulo, publicou os editais n°s 002 e 003/2014 de concurso público. O objetivo é preencher uma vaga, além de formar cadastro reserva para futuras convocações quando vir a vagar vagas nas seguintes funções: motorista, agente de organização escolar (escriturário), agente de vigilância em saúde, assistente administrativo, técnico de laboratório, assistente social e instrutor de esportes e lazer.
 
As oportunidades são para profissionais de todos os níveis escolares e o salário inicia em R$ 1.014,27 e chega a R$ 3.148,47, a depender da vaga pleiteada. Os contratados cumprirão carga horária diferenciada, conforme necessidade de atuação para a função escolhida, podendo ser entre quatro e oito horas diárias. A organização, aplicação e correção das provas serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.
 
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, no período de 9 a 23 de outubro de 2014. As taxas variam de R$ 30,00, R$ 40,00 e R$ 50,00.
 
As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 9 de novembro de 2014, às 9h, em locais a serem informados com antecedência mínima de três dias, por meio de edital específico, o qual deverá ser afixado no local de costume da Prefeitura, além de ser publicado em jornal de circulação no município e no site da organizadora. Já as provas práticas, digitação e TAF serão realizadas em data, locais e horários a serem informadas no edital que publicará o resultado das provas objetivas (escritas).
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de dois dias.
 
A validade do concurso público será de até dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Pereira Barreto - SP lança edital de concurso público

A Prefeitura de Pereira Barreto, no estado de São Paulo, lançou edital n° 001/2014 de concurso público, destinado à contratação, de três funcionários, além de formar cadastro de reserva para futuras convocações para vagas que possam vir a surgir durante o período de vigência do certame. As oportunidades de emprego contemplam candidatos com escolaridade nos níveis fundamental, médio e superior, e os salários ofertados podem chegar a R$ 3.148,47. Os contratados cumprirão carga horária diferenciada, a depender da necessidade de cada cargo, variando de quatro a oito horas diárias.
 
As chances são para os seguintes profissionais: auxiliar de serviços escolares I (merendeira), agente comunitário de saúde, auxiliar de enfermagem, bibliotecário, engenheiro civil, engenheiro eletricista, nutricionista, psicólogo e médico veterinário.
 
A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda. As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, no período de 13 a 27 de outubro de 2014. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 50,00, de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 16 de novembro de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados, com antecedência mínima de três dias, por meio de edital específico, o qual deverá ser afixado no local de costume da Prefeitura e publicado em jornal de circulação no município e no site www.consesp.com.br.
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) também serão disponibilizados no site organizadora, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site por três dias consecutivos.
 
A validade do concurso público será de até dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Navegantes (SC) abre vagas

A Prefeitura de Navegantes, no estado de Santa Catarina, divulgou os editais 001, 002,003,004 e 005 de concurso público e 00/2014 de processo seletivo, destinados ao provimento de 710 vagas mais cadastro reserva. A oportunidade de emprego contempla profissionais de todos os níveis de escolaridade. Tanto o concurso, quanto o processo seletivo serão coordenados pelo Instituto o Barriga Verde.
 
Os salários dos profissionais classificados podem chegar a R$ 9.435,00, para carga horária de 10 a 40 horas semanais de trabalho. Do total de vagas ofertadas 5% são destinados aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
De acordo com os editais publicados, as vagas ofertas estão distribuídas entre os cargos de agente de serviços gerais (para atuar na área de obras e educação), vigia, operador de equipamentos de pequeno/médio/grande porte, agente comunitário de saúde, agente de combate às endemias, agente de educação, auxiliar de consultório dentário, cuidador social, intérprete de libras, monitor (educação infantil e abrigo), motorista socorrista, orientador social, recepcionista, técnico (agropecuária, enfermagem e saúde bucal), arquiteto, assistente social, enfermeiro, farmacêutico, fiscal de defesa do consumidor, fiscal de vigilância sanitária (Engenharia Sanitária e Alimentos), fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico (anestesista, auditor, cardiologista, cirurgião geral, clínico geral, endocrinologista, ginecologista, oftalmologista, ortopedista, otorrinolaringologista, pediatra, proctologista, psiquiatra, radiologista, reumatologista, urologista e vascular), nutricionista, odontólogo (pacientes necessidades especiais, endodontista, periodontista e traumatologista bucomaxilofacial), psicólogo, veterinário, professor (anos iniciais, artes, educação física, ensino religioso, geografia e educação infantil).
 
As inscrições poderão ser feitas no site, através do endereço eletrônico www.iobv.com.br, no período de 25 de setembro a 24 de outubro de 2014. Para os candidatos que não possuem internet, haverá uma central de atendimento do Instituto o Barriga Verde em sala cedida pela Prefeitura Municipal de Navegantes, localizada à Rua João Emilio, nº 100, com atendimento das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

A taxa de inscrição é de:
R$ 30,00 para candidatos às vagas que exigem o nível alfabetizado e ensino fundamental completo;
R$ 40,00 para os inscritos aos cargos de nível médio;
R$ 60,00 para profissionais de nível superior.
O certame será composto de prova objetiva, prática e títulos.

As provas escritas objetivas serão aplicadas no município de Navegantes, provavelmente nos dias 15 e 16 de novembro de 2014, em horários e locais a serem divulgadas oportunamente pelos sites www.iobv.org.br e www.navegantes.sc.gov.br em edital próprio de convocação, a partir do dia 7 de novembro de 2014.
 
O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado a partir do dia 17 de novembro de 2014, no site www.iobv.com.br.
 
A prova prática será aplicada na data provável de 7 de dezembro de 2014.
 
Os certames serão válidos por dois anos, contados da publicação do ato de homologação do resultado final do seletivo, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal de Navegantes – SC.

Prefeitura de Ipiranga do Norte - MT realiza processo seletivo

A Prefeitura de Ipiranga do Norte, no estado de Mato Grosso, lançou edital de processo seletivo n° 008/2014, com a finalidade de preencher duas vagas, sendo uma na função de médico e outra de cirurgião dentista - ambas exigem dos candidatos a graduação no curso específico. Os salários ofertados variam de R$ 4.181,54 e R$ 14.321,20.
 
As inscrições serão efetuadas até o dia 3 de outubro de 2014, no horário das 7h às 13h, na sede da Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte, na Rua dos Girassóis, 387, Centro, Ipiranga do Norte, MT.
 
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 13 de outubro de 2014, das 19h às 22h, na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua Solimões, s/n, Bairro dos Rios, Ipiranga do Norte, MT.
 
O processo seletivo terá o prazo de seis meses, a partir da sua homologação.

Prefeitura de Sertão Santana - RS abre processo seletivo

A Prefeitura de Sertão Santana, no estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, lançou o edital de processo seletivo n° 002/2014. A seleção a ser executada pela empresa Objetiva Concursos LTDA., irá resultar no provimento de seis vagas em cargos de agente comunitário de saúde. Os contratados receberão salários de R$ 850,00 pelo cumprimento de carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 60,00, serão efetuadas através do site www.objetivas.com.br e estarão disponíveis até as 23h59min do dia 12 de outubro 2014.
 
Caso o candidato não possua acesso à internet, a Prefeitura de Sertão Santana disponibilizará, durante o período de inscrição acima mencionado, computadores conectados à rede. Os candidatos devem ficar atentos ao horário de atendimento ao público, que é das 8h30 às 11h, de segunda à sexta-feira, em dias úteis. O Paço Municipal situa-se à Rua 24 de março, nº 1890, Centro, Sertão Santana/RS.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente em 16 de novembro de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 29 de outubro de 2014.
 
O certame terá validade por dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, podendo este ser prorrogado por mais dois anos, a critério do Prefeitura Municipal de Sertão Santana.

Processo seletivo Prefeitura de Marabá - PA

Através do Diário Oficial da União, a Prefeitura de Marabá, no estado do Pará, tornou público que realizará, no período de 25 de setembro a 6 de outubro de 2014, as inscrições para processo seletivo que culminará na contratação de 34 funcionários, em diversas funções.
 
Serão selecionados professores, educadores de Qualificação Profissional do Arco Saúde, profissionais de Participação Cidadã, assistente administrativo, merendeiras e educadores para acompanhamento e acolhimento de crianças, para atuarem na Quinta Etapa de Implantação e Execução do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM URBANO).
 
As inscrições e entrega de currículo deverão ocorrer na sede do PROJOVEM Urbano, localizado na Avenida Hiléia, s/n, Agrópolis do INCRA, Bairro Amapá (Sede da Secretaria Municipal de Educação) SEMED, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
 
O aviso de edital está disponível no Diário Oficial da União http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=207&data=25/09/2014

Concurso Prefeitura de Riachuelo - RN

Com a finalidade de ocupar 38 vagas em cargos na administração municipal, a Prefeitura de Riachuelo, no estado do Rio Grande do Norte, publicou o edital n° 001/2014 referente à realização do concurso público. O mesmo será executado pelo Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os aprovados farão jus a salários que variam de R$ 724,00 (mais gratificação) a R$ 1.726,77.
 
Os candidatos de nível fundamental podem concorrer às vagas de agente comunitário de saúde, auxiliar de serviços gerais, merendeira, motorista, operador de máquinas retroescavadeira e motoniveladora, pedreiro e vigia.
 
As chances para os participantes que tenham o nível médio completo são em funções como agente administrativo, agente de endemias, agente social, eletricista e técnico de enfermagem.
 
Já para os cargos que exigem nível superior podem ser preenchidos por advogado, assistente social, bioquímico, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista, professor pedagogo fundamental - 1º ao 5º ano e psicólogo.
 
A inscrição será feita por meio do site www.comperve.ufrn.br, a partir das 8h do dia 13 de outubro às 23h59min do dia 10 de novembro de 2014. A taxa de inscrição varia de R$ 60,00, R$ 80,00 ou R$ 100,00.
 
As provas escritas serão aplicadas provavelmente no dia 30 de novembro de 2014, no município de Riachuelo, em local a ser divulgado no site Comperve, a partir do dia 25 de novembro de 2014. Os gabaritos oficiais preliminares das provas escritas serão divulgados uma hora após o término da aplicação das mesmas.
 
O concurso será válido por dois anos, podendo ser prorrogável uma única vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Dois Vizinhos - PR

Ofertando salários de até R$ 3.133,67, a Prefeitura de Dois Vizinhos, no estado do Paraná, publicou edital de concurso público n° 01/2014, destinado ao provimento de 69 vagas. O concurso público será realizado pela Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – FUNTEFPR.

Cargos
As vagas são para as funções de operário, agente comunitário de saúde, motorista, operador de máquina rodoviária, agente administrativo, agente da autoridade de trânsito, técnico de vigilância em saúde, técnico em agropecuária, nutricionista e professor - Ensino Fundamental.

Inscrições
O candidato poderá efetuar sua inscrição, até as 23h59min do dia 06 de outubro de 2014, exclusivamente via internet, no site oficial, hospedado no endereço eletrônico www.funtefpr.com.br.

Para os candidatos que necessitarem efetuar sua inscrição via internet e não possuírem meios para isso, a Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos disponibilizará computadores conectados à rede, bem como atendentes treinadas a orientar os candidatos, na Avenida Rio Grande do Sul, nº 130, no Centro do município de Dois Vizinhos, Paraná. O atendimento destinado à efetivação da inscrição ocorrerá no horário das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min, nos dias úteis, até o dia 06 de outubro de 2014.

Taxas
- R$ 50,00 para todos os cargos de nível fundamental incompleto e fundamental completo;
- R$ 70,00 para os cargos de nível médio;
- R$ 100,00 para o cargo de nível superior.

Provas
A prova escrita será realizada no município de Dois Vizinhos - PR, na data provável de 19 de outubro de 2014, nos locais indicados na Ficha de Confirmação de Inscrição e no Edital de Homologação das Inscrições.

As provas práticas serão aplicadas na data provável de 08 de novembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados em edital específico.

Gabaritos
Os gabaritos preliminares e a pontuação atribuída aos títulos serão divulgados a partir das 18h, do dia 19 de outubro de 2014, no site oficial. O resultado final do concurso público será divulgado até as 18h, do dia 19 de novembro de 2014, no site oficial e nos murais da Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos.

Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a contar da data de sua homologação.

Prefeitura de Lajes - RN promove processo seletivo

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no estado do Rio Grande do Norte. A Prefeitura de Lajes divulgou edital nº 003/2014 de processo seletivo ofertando uma vaga para cirurgião dentista. O salário do contratado será de R$ 3.000,00.
 
As inscrições, no valor de R$ 50,00, poderão ser efetuadas pessoalmente ou por procurador mediante procuração, até o dia 1 de outubro de 2014, no horário das 08h às 12h, na Secretaria Municipal de Saúde, na Praça Monsenhor Vicente, 660, Centro - Lajes, RN.
 
Documentação necessária para inscrição: cópia da Carteira de Identidade (RG), cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF), cópia da Certidão de Quitação Eleitoral e cópia da Carteira de Reservista (somente para os candidatos do sexo masculino).
 
O processo seletivo constará de análise de curriculum vitae e experiência profissional.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de Outubro à dezembro/2014, podendo ser prorrogado. O prazo do certame só começa a contar a partir da data da homologação do seu resultado final.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, edição de 25 de setembro de 2014.

Prefeitura de Palhoça - SC promove processo seletivo

A Prefeitura de Palhoça, no estado de Santa Catarina, tornou público o edital de processo seletivo nº 018/2014, visando a contratação de um profissional de nível superior, na função de médico proctologista. A remuneração prevista é de R$ 2.418,73, valor pago referente à atuação por 10 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feita até o dia 08 de outubro de 2014, na Secretaria de Saúde, situada à Avenida Hilza Terezinha Pagani, 280, Parque Residencial Pagani, mediante o preenchimento e entrega da ficha de inscrição, disponível no edital e os demais documentos comprobatórios.
 
Os candidatos serão avaliados por prova de títulos, que consiste na análise da experiência profissional e dos cursos de formação do candidato.
 
O edital se encontra no site www.saudepalhoca.sc.gov.br e as futuras publicações serão feitas através do mesmo, a exemplo da listagem classificatória, prevista para ser divulgada no dia 10 de outubro de 2014.
 
O candidato aprovado firmará contrato pelo período de até 12 meses.

Prefeitura de Alto Paraguai - MT publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Alto Paraguai, no estado de Mato Grosso, abriu edital de processo seletivo nº 001/2014, objetivando o preenchimento de 18 vagas em funções a serem assumidas por profissionais alfabetizados, ou que tenham concluído o Ensino Médio e Superior. Será formado um cadastro reserva a fim de preencher vagas que possam surgir durante o período de validade do certame. As provas, bem como a organização deste concurso, ficará a cardo da empresa Exata Assessoria, Consultoria e Planejamento.
 
Os aprovados receberão salários que variam entre R$ 950,00 e R$ 4.000,00, de acordo com o cargo escolhido. Para todas as funções, a jornada semanal a ser exercida é de 44 horas.

As vagas imediatas estão distribuídas nos postos de Agente de Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate às Endemias (ACE). Para credenciamento, as vagas incluem cargos como os de pedreiro, psicólogo, gari, recepcionista e educador físico, dentre outras chances que podem ser conferidas com detalhes no edital.

As inscrições serão realizadas até o dia 16 de outubro de 2014, por meio do site www.exataplanejamento.com.br, ou de forma presencial na sede do Executivo, localizada na Rua Tiradentes, nº 40, no Centro. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h. As inscrições custam R$ 25,00, R$ 30,00 ou R$ 40,00.

Todos os inscritos serão submetidos a uma prova objetiva. Para algumas funções, entretanto, também será aplicada prova prática.

O processo seletivo será válido por 01 ano, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Comer cinco porções de frutas e verduras por dia ajuda a prevenir a depressão

Jean Pimentel/Agencia RBS
Os cientistas afirmaram que o bem-estar mental está fortemente ligado a problemas mentais, como depressão e ansiedade
 
Um novo estudo descobriu que o bem-estar mental de uma pessoa pode estar diretamente ligado à quantidade de frutas e verduras que ela consome. Mais de um terço dos entrevistados que se sentiam feliz, tinham autoestima elevada e bons relacionamentos comeu cinco ou mais porções dos vegetais por dia.
 
Dos que se sentiam bem, apenas 6,8% comiam menos de uma porção de frutas e verduras, 31% ingeriam de 3 a 4 porções e 28% consumiam uma ou duas porções. O estudo foi realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Warwick.

Leia também:

Saiba os benefícios das frutas vermelhas

Comer sete porções de frutas e vegetais por dia reduz risco de morte em 42%

Frutas cítricas ajudam a emagrecer, diminuem risco de AVC e dão energia

Pesquisa aponta que comer frutas e vegetais reduz risco de morte

Saiba as vantagens de consumir frutas e verduras no verão

Frutas e vegetais podem não ser decisivos para a perda de peso 

 
— Estes resultados sugerem que a ingestão de frutas e vegetais pode desempenhar um papel não apenas físico, mas psicológico, de bem-estar mental na população em geral — afirma Saverio Stranges, um dos pesquisadores.
 
Os cientistas afirmaram que o bem-estar mental está fortemente ligado a problemas mentais, como depressão e ansiedade. O estudo foi publicado na revista médica BMJ Open.
 
Zero Hora

Pessoas que prestam atenção em muitas coisas ao mesmo tempo têm região do cérebro menor

Em comparação com aquelas que utilizam um dispositivo de cada vez, elas têm menos massa cinzenta em determinada região cerebral
 
O uso simultâneo de smartphones, laptops e outros dispositivos de mídia pode estar mudando a estrutura de nosso cérebro, diz uma nova pesquisa da Universidade de Sussex, nos Estados Unidos. As pessoas que utilizam frequentemente vários aparelhos ao mesmo tempo têm menor densidade de massa cinzenta em uma região do cérebro em comparação com aquelas que usam apenas um dispositivo por vez.

A pesquisa corrobora estudos anteriores que mostram as relações entre a atividade multitarefa e a falta de atenção, além de problemas emocionais, como depressão e ansiedade.
 
Os pesquisadores da Universidade de Sussex utilizaram exames de ressonância magnética funcional para examinar as estruturas do cérebro de 75 adultos que tinham respondido a um questionário sobre o uso e consumo de dispositivos de mídia, incluindo smartphones, computadores e televisão.

Eles descobriram que — independente de traços de personalidade individuais —, as pessoas que usaram um maior número de dispositivos de mídia ao mesmo tempo também tiveram menor densidade de massa cinzenta na parte do cérebro conhecida como córtex cingulado anterior, a região responsável pelas funções cognitivas e emocionais.
 
Cientistas já haviam demonstrado que a estrutura cerebral pode ser alterada após a exposição prolongada a novos ambientes e experiências. As vias neurais podem mudar de acordo com o comportamento, o ambiente e as emoções.
 
Outros estudos têm mostrado que o treinamento (tais como aprender a fazer malabarismos, ou taxistas aprender o mapa de Londres) pode aumentar a densidade de matéria cinzenta em certas partes do cérebro.
 
Zero Hora

Idade da preferência sexual é diferente para homens e mulheres

Reprodução/Inmagine Royalty Free
Os homens preferem as mulheres com 20 e poucos anos tanto quando são mais jovens quanto mais velhos

Com relação ao sexo, "as mulheres controlam o mercado", sugere uma pesquisa realizada na Finlândia pela ABO Akademi University. Isso porque as idades das preferências sexuais são diferentes das dos homens.

Para estudar este padrão de preferência, os cientistas observaram dados sobre mais de 12 mil finlandeses e constataram que as mulheres, em média, estão interessadas em homens um pouco mais velhos do que elas — o que permanece desta maneira durante toda a vida feminina.

Os homens, por outro lado, têm uma tendência a serem sexualmente interessados em mulheres em seus vinte e poucos anos. E isso não muda em nenhuma faixa etária masculina. Ou seja: com menos de 20 anos, os homens preferem mulheres mais velhas. Com mais de 30, as mais novas.
 
Segundo os cientistas, o motivo da preferência às mulheres de 20 e poucos anos é porque elas são as mais férteis. Isto significa, no passado evolutivo, os homens que tiveram relações sexuais com mulheres nessa idade tiveram mais filhos do que os outros.

Os pesquisadores também sugerem que as mulheres são mais seletivas do que os homens em seu comportamento sexual. Já os homens têm escolhas mais improváveis. Portanto, o comportamento dos homens é mais guiado pela preferência feminina do que pelas próprias preferências masculinas.

Zero Hora

Projeto reúne Brasil e EUA para acelerar registro de produtos médicos

(Foto: Abimed/Divulgação)
Uma única entidade fará inspeção para 4 países, acelerando registro. No Brasil, registro deveria ocorrer em 90 dias, mas demora chega a 1 ano
 
Um projeto piloto que reúne a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e as agências similares dos Estados Unidos (FDA), do Canadá (Health Canada) e da Austrália (TGA) deve acelerar a chegada ao país de produtos médicos de alta tecnologia.
 
Todo produto médico que possa trazer algum risco para o paciente – tanto equipamentos de diagnóstico como raio-X ou tomografia, quanto dispositivos para tratamento como stent cardíaco e marca-passo – deve obter um registro antes de ser vendido no Brasil.
 
A lei prevê que o registro ocorra em um prazo de até 90 dias a partir do pedido feito pela indústria. Na prática, porém, esse processo leva em média um ano, de acordo com Carlos Goulart, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares (Abimed).
 
O maior gargalo, segundo o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, é que a lei brasileira prevê que as indústrias produtoras desses equipamentos, muitas vezes sediadas em outros países, sejam inspecionadas por funcionários da Anvisa. “A relação de inspetores sempre será pequena para o Brasil e também para os EUA, Canadá e Japão porque não há agência que tenha capacidade de inspecionar todas as fábricas que estão no mercado no país”, disse Barbano em um evento promovido pela Abimed nesta quarta-feira (24), em São Paulo.
 
No último ano, o quadro de inspetores da agência aumentou em 60%, o que ainda não é suficiente para pôr em dia os pedidos das indústrias, segundo Barbano.
 
Uma inspeção única para quatro países
A solução do problema, que também afeta outros países, foi formar um “pool” entre as agências regulatórias do Brasil, EUA, Canadá e Austrália para que uma única entidade credenciada possa inspecionar as fábricas, de modo que os resultados sirvam para os quatro países.
 
“Esse mecanismo é hiperatrativo para todo mundo porque se propõe a resolver uma equação muito complicada. Todo mundo precisa inspecionar as fábricas, mas nenhuma agência ao redor do mundo tem pessoas suficientes para fiscalizar o mundo inteiro. É um mecanismo que dá inteligência para essa atividade”, afirmou o presidente da Anvisa.
 
O projeto, chamado Medical Device Single Audit Program (MDSAP), ou Programa de Auditoria Única em Dispositivos Médicos, já está em teste desde o início do ano e deve passar a funcionar de forma integral nos próximos anos.
 
Goulart, da Abimed, explica que o ciclo de inovação tecnológica da área é de cerca de dois anos. Com a demora no registro, os produtos já chegam defasados e os pacientes não têm acesso às tecnologias de saúde mais recentes de forma rápida.
 
Ele se mostra otimista com o MDSAP. “A solução está desenhada. O prazo de colocar isso em regime – como é um processo internacional que envolve acreditação de uma série de organismos inspetores que estão aprendendo tudo que tem que fazer para atender todas as agências – deve ser de dois anos.”
 
G1

Novo balanço da OMS diz que mortos por ebola se aproximam de 3 mil

V2 - Entenda o ebola e suas consequências (Foto: G1)Situação na Guiné se estabilizou, apesar de continuar preocupante. Cinco países da África Ocidental são afetados pela doença
 
O alastramento exponencial do surto de ebola, que agora já matou quase 3 mil pessoas no oeste da África, parece ter se estabilizado na Guiné, informou nesta quinta-feira (25) a Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
Mas uma calamitosa falta de leitos e a resistência de comunidades em algumas áreas contribuem para que a doença continue se espalhe, ao passo que os esforços para coletar mais dados revelam gradualmente uma epidemia ainda mais mortal do que parecia inicialmente.
 
A OMS disse que 2.917 pessoas morreram de ebola dentre 6.263 casos em cinco países do oeste africano afetados pela doença, até 21 de setembro.
 
Comparado ao número atualizado anterior da OMS, os últimos dados mostraram 99 mortes a mais na Libéria desde 17 de setembro, mas apenas algumas a mais em Serra Leoa desde 19 de setembro e apenas três novas mortes em Guiné desde 20 de setembro.
 
A proporção de casos que ocorreram nos últimos 21 dias - o período de incubação do vírus - também caiu em todos os três países, sugerindo que a difusão da doença pode estar desacelerando.
 
“A tendência de crescimento da epidemia continua em Serra Leoa e mais provavelmente na Libéria”, disse a OMS. “No entanto, a situação na Guiné, embora ainda de grave preocupação, parece ter se estabilizado: entre 75 e 100 novos casos confirmados foram relatados em cada uma das últimas cinco semanas.”
 
Libéria precisa de mais leitos
A OMS disse que a Libéria tinha 315 leitos para pacientes de ebola e que agências humanitárias haviam prometido mais 440, mas o país precisa de outras 1.550 que ninguém ainda se comprometeu a oferecer. Em Serra Leoa, 297 novos leitos planejados quase dobrariam a capacidade existente, mas são necessárias mais 532 camas.
 
Com pouquíssimos leitos e uma grande falta de especialistas, o esforço para lidar com o vírus tem se concentrado em estabelecer centros de tratamento em lugares com doentes e em treinar as comunidades locais, incluindo 11 mil professores na Libéria, a fim de educar as pessoas sobre como combater a doença.
 
Em Serra Leoa, 75% das casas visadas foram contactadas por “mobilizadores sociais”. Mas em algumas áreas de Guiné, onde uma equipe contra a doença foi morta na semana passada, ainda há resistência em relação a tais esforços, disse a OMS.
 
“Por exemplo, há relatos de que em Fassankoni, na Guiné, comunidades montaram bloqueios para se protegerem das equipes”, disse.
 
O risco de infecção entre trabalhadores da área da saúde é também muito maior do que se pensou inicialmente. Uma recontagem mostrou que 81 morreram em Serra Leoa entre 83 que contraíram a doença - uma taxa de morte de 72%, em vez da taxa de 40% anteriormente relatada.
 
A OMS disse que seus mais recentes dados ainda não incluíam casos de mortes descobertos durante uma operação de contenção em Serra Leoa.
 
G1

França determina maço de cigarro 'neutro' para todas as marcas

AFP
Objetivo da medida é deixar embalagens menos atrativas. Medida faz parte de campanha do governo contra o tabagismo
 
O governo francês apresentou nesta quinta-feira (25) um programa contra o tabagismo, responsável por 73 mil mortes anuais no país, cuja medida que mais chamou a atenção é a imposição da criação de um maço de cigarro único e "neutro" para todas as marcas, com o objetivo de fazê-las menos atrativas, sobretudo para os jovens.
 
"O cigarro mata 20 vezes mais que os acidentes de trânsito. Com esta constatação, o governo decidiu atuar com força em um momento em que o número de fumantes aumenta de novo em nosso país", afirmou o Ministério da Saúde.
 
Em relatório de apresentação do programa para o período 2014-2019 enviado à imprensa, o Ministério afirmou que todos os maços serão padronizados, com iguais tamanho, cor, fotografias de impacto com os efeitos e o nome das marcas com o mesmo tipo de letra. A experiência já foi aplicada na Austrália, onde o pacote único de cigarro foi adotado em dezembro de 2012. No Reino Unido está prevista que a medida chegue no ano que vem.

Leia também:

Entenda como cada forma de consumo do tabaco é prejudicial à saúde

Um terço das pessoas que usam repositores de nicotina sofrem recaídas

Sexo, finanças pessoais e emprego também são prejudicados pelo cigarro

Fumantes são mais infelizes, afirmam estudos

Descubra as substâncias do cigarro que são nocivas à saúde

Fumo passivo pode envelhecer artérias das crianças em até três anos

 
A ministra da Saúde francesa, Marisol Touraine, incluiu também em seu texto a proibição de fumar dentro de veículo quando nele esteja um menor de 12 anos. Também não será possível fumar em espaços destinados a crianças, como parquinhos; e ficará proibido recorrer ao cigarro eletrônico em diversos lugares públicos, como todo tipo de local para menores (como escolas), os meios de transporte públicos e espaços de trabalho coletivos fechados.
 
O cigarro eletrônico terá publicidade restringida até sua proscrição total em maio de 2016. Neste caso, a justificativa é que para os jovens esta pode ser a via de chegada ao tabagismo.
 
Amanhã, será lançada uma campanha com anúncios impactantes com o título: "O tabaco mata um de cada dois fumantes". O objetivo do governo é reduzir o número de fumantes em 10% em cinco anos. Em dez anos espera-se que eles representem menos de 20% da população adulta.
 
Os fabricantes de cigarro já informaram que vão reagir ao maço "neutro" com recursos individuais no Conselho de Estado uma vez que se publique o decreto governamental, assim como a abertura de procedimentos no Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias e no Conselho Constitucional.
 
O objetivo é que a Justiça reconheça que com essa medida o Estado francês está violando seus direitos de propriedade intelectual e reivindicarão globalmente 20 bilhões de euros, um número calculado sobre a base de um relatório do Banco BNP Paribas.
 
G1

Empresa faz recall de chupeta por risco de engasgamento

Chupeta pode causar engasgamento (Foto: Reprodução/Petita Indústria e Comércio de Produtos para Bebês Ltda)
Foto: Reprodução/Petita Indústria e Comércio de Produtos
para Bebês Ltda
Argola do produto pode se soltar e, se engolida, engasgar a criança. Consumidores que tiveram problemas podem procurar a Justiça, diz Procon
 
A Petita Indústria e Comércio de Produtos para Bebês Ltda. convocou nesta quinta-feira (25) os consumidores que possuem a chupeta Baby Silicone para a troca do produto, por risco de engasgamento. A referência do produto é 2362, lote 11.213, com fabricação em abril de 2013.

Segundo a empresa, foi constatado que, após a fervura da chupeta para desinfecção, a argola pode se soltar e, caso seja engolida, engasgar a criança.

Segundo o Procon-SP, "os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos".
 
Os consumidores que compraram a chupeta do lote que teve o recall comunicado devem procurar a empresa pelo telefone 11 94281-8554 (ligação a cobrar) e pelo e-mail recall@petita.com.br.

Outros casos
Neste mês, outras duas empresas fizeram recall de chupetas. A primeira foi a Pinpon, que convocou os consumidores que tenham comprado a chupeta borboleta bico de silicone, referência 283, lote número 321283, fabricada em 5/2/2013, para realizarem a troca do produto. De acordo a empresa, foi detectada irregularidade no teste de elasticidade e fervura do produto, o que pode causar sufocamento e asfixia.

Também em setembro, a Lillo do Brasil convocou recall da chupeta Lillo Funny Coleção Bichos Ortodôntica, tamanho 2, código: 670110, lote: 13137, com fabricação em 17 de maio de 2013.
Foi constatado que a chupeta pode ser separada em diversos pedaços, provocando risco de engasgamento.

G1

Motos clássicas passeiam em cidades para ação de alerta sobre câncer de próstata

Foto: Divulgação - Motociclistas pilotam motos clássicas em
 prol da cura do câncer de próstata
Motociclistas vão circular neste domingo (28) em evento que ocorre simultaneamente em 220 cidades. Objetivo é chamar a atenção para doença que tem alta incidência na população
 
Neste domingo (28) motociclistas de cinco cidades brasileiras vão participar do “Distinguished Gentleman’s Ride” (DGR), evento que acontece simultaneamente em 220 cidades de todo o mundo para arrecadar dinheiro para o estudo da cura do câncer de próstata.
 
Para tanto, organizadores esperam que 2 mil motocicletas clássicas (com visual dos anos 60) vão circular por São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Londrina e Porto Alegre como forma de chamar atenção para a causa. Também faz parte da estratégia que os motociclistas vistam trajes sociais.

Leia também:

Suco de romã pode frear metástase de câncer de próstata

Oito fatores que aumentam o risco de câncer de próstata

Teste de urina pode detectar risco de câncer de próstata

Câncer de próstata: Urologista comenta eficácia dos exames

Cirurgia da próstata não significa fim da vida sexual para homem

 
Em São Paulo, a evento terá início em frente ao Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), às 10h. De lá rodarão pela cidade, cruzando pontos turísticos paulistanos, como o Pateo do Collegio e a Praça da Luz, ambos no centro. O evento será encerrado às 13h, em uma concessionária no Itaim.
 
A expectativa para 2014 é alcançar a meta de US$ 1 milhão em donativos. O valor será destinado à The Prostate Cancer Foundation, instituição que possui unidades na Inglaterra, Estados Unidos e Austrália.
 
iG