Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Brasileiros jovens são os mais cansados entre a população

Receita para ‘curar’ a fadiga é a prática de atividades físicas para blindar o corpo
 
Quando pensamos em um jovem, a imagem que vem à cabeça é a de uma pessoa cheia disposição e ânimo. Mas essa descrição, infelizmente, não corresponde à realidade dos brasileiros hoje. Uma pesquisa realizada pelo Ibope revelou que 98% dos brasileiros sentem-se cansados. Desses, 64% são pessoas entre 20 e 29 anos.  
 
Os motivos para isso são compreensíveis. “O jovem de hoje é totalmente conectado, recebe informações de todos os lados e isso tem um impacto mental. Os eletrônicos tornam a vida mais fácil, mas, em consequência, as pessoas economizam energia, perdem condicionamento físico e são mais impactadas pelo cansaço”, explica Gerseli Angeli, doutora em fisioterapia que participou da elaboração da pesquisa.
 
“A medicina chinesa ensina que existem três posições anatômicas possíveis: sentado, deitado ou de pé. Nós deveríamos passar oito horas dos nossos dias em cada uma delas. Mas ninguém obedece a essa harmonia. O primeiro motivo desse cansaço todo é o desequilíbrio com que vivemos”, complementa a psicóloga Flávia Melissa, especialista em bioenergia e desenvolvimento pessoal.
 
A veterinária Júlia Gomes, 29, é do time dos cansados. Ela está fazendo doutorado e vive em uma busca permanente para produzir mais conhecimento e fazer mais atividades. “Na faculdade, nós temos disciplinas, eu trabalho, dou aulas, acompanho alunos em fazendas, ajudo nos experimentos e ainda tenho que escrever artigos. Quando eu olho o currículo de outras pessoas da minha área mais ou menos da minha idade, vejo que tem gente que faz ainda mais coisas do que eu. Então, sempre temos que correr atrás de fazer mais. Essa preocupação é estressante”, desabafa.
 
Exercícios. Além das obrigações acadêmicas, ela faz as tarefas da casa, ajuda o marido em trabalhos de fotografia aos fins de semana e participa ativamente da igreja que frequenta. E ainda encontra tempo para fazer atividade física. “Na academia eu relaxo. É como se eu desligasse meu cérebro”, explica.
 
Apesar de parecer mais uma tarefa para complicar a vida, a estratégia de Júlia para descansar está corretíssima. “Antes, as pessoas eram muito mais ativas. Isso lhes dava a proteção da atividade física. Quanto menos coisas você faz, menos você quer fazer”, explica Gerseli.
 
Benefícios
 
Química
Atividades físicas liberam no organismo neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar. Por isso, ficar ao computador um dia inteiro cansa mais que fazer esporte.
 
Boa alimentação e hobbies são a chave para descanso
A alimentação é outro pilar para driblar o cansaço. “Você precisa melhorar a qualidade do alimento que está ingerindo, consumir mais alimentos frescos, de preferência, orgânicos, e ingerir mais alimentos naturais. Carboidrato bom é aquele que você se agacha para pegar do chão, ou aquele que você fica na ponta dos pés para pegar da árvore. Todos os outros são tóxicos”, ensina a psicóloga especialista em bioenergia Flávia Melissa. Outra providência a ser tomada é mudar a rotina.
 
“Uma pessoa que está estressada aos 40 anos de idade começou a se sobrecarregar aos 20 e poucos. Então, não tem pílula mágica, não tem fórmula mágica. É necessário fazer uma revisão de hábitos de vida”, orienta Flávia. Diminuir a carga de atividades e incluir tempo para os hobbies é fundamental.
 
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário