Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Ministério da Saúde cria programa para combater polifarmácia

Cerca de 10% das pessoas tomam mais de cinco medicamentos ao mesmo tempo
 
Uma estimativa internacional do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos e da Universidade de Chicago indica que pelo menos 10% da população use mais de cinco medicamentos ao mesmo tempo. Para evitar esse problema, o Ministério da Saúde está desenvolvendo um programa piloto para prestar orientação farmacêutica a esses pacientes.
 
Em Curitiba, os atendimentos começaram a ser realizados em abril, com um grupo de 583 pessoas, que retornaram em três meses, para avaliação de exames. O resultado foi positivo e o projeto segue com mais pacientes.

Como lidar com as múltiplas medicações em idosos

 
“Geralmente são idosos, que possuem pelo menos duas morbidades associadas. Por precariedade na instrução ou falta de alguém que ajude e indique a tomada dos medicamentos, eles acabam esquecendo”, explica a farmacêutica e coordenadora da atenção farmacêutica no programa Saúde da Família de Curitiba, Beatriz Patriota.

Fitoterápicos ajudam a tratar desde problemas digestivos até ansiedade

 
O programa identificou aqueles pacientes mais vulneráveis e os encaminhou para uma consulta farmacêutica. Em uma conversa com o farmacêutico, o paciente explica para que servem os medicamentos e como eles devem ser ingeridos, se pode misturar com outros medicamentos ou com comida e bebida. Se houver conflito entre as fórmulas, o farmacêutico entra em contato com os médicos responsáveis para discutir como harmonizar os medicamentos.
 
Guia da Farmácia

Nenhum comentário:

Postar um comentário