Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 1 de novembro de 2011

Bafômetro mostra como sua percepção está alterada

Os números de acidentes fatais envolvendo motoristas alcoolizados estampam os jornais toda semana. Há grupos, ONGs, campanhas e mídia engajadas em informar as pessoas que a mudança deve ser cultural.

Tem que haver tolerância zero a beber e dirigir. Sua percepção fica alterada, seus reflexos diminuem, todo mundo sabe disso, mas uma parcela ainda insiste em entrar no carro, quando não consegue nem manter o equilíbrio em pé.

Pensando em mostrar, de forma divertida, a esses motoristas que estiverem com álcool no sangue que não podem dirigir, a Antarctica propôs um bafômetro diferente por ser preventivo – você o utiliza quando ainda está no estabelecimento.

Chamado de Bafômetro da Boa, causou algumas reações pela parte em que transforma as pessoas. E você, leva na brincadeira?



Fonte blogdasaude.com.br

Lâmpada mal escolhida ou instalada pode criar problemas de visão

Quem tem problemas para enxergar sabe bem como é a rotina de cuidados com os olhos. Lentes sempre por perto, exames periódicos e um monitoramento constante do grau de dificuldade são medidas obrigatórias. Donos de uma visão perfeita, entretanto, também precisam estar atentos — inclusive, a coisas banais do cotidiano. Uma lâmpada mal instalada ou horas consecutivas em frente a um computador, por exemplo, podem provocar cansaço ocular, irritação e dores de cabeça. Os especialistas recomendam minutos de repouso a cada par de horas de exposição à luz das máquinas e, acima de tudo, atenção aos sinais enviados pelo corpo.

A luminosidade, natural ou artificial, chega aos olhos como uma onda visível, captada pelo complexo sistema da visão. Os raios atravessam a córnea e vão para a retina, que forma uma imagem invertida da cena. Células especializadas enviam essa informação visual ao cérebro por meio do sistema nervoso. Já na mente, ocorre a correção do quadro, o que faz com que a imagem seja vista da forma original. Embora boa parte do trabalho fique com o cérebro, o olho, antes disso, cumpre uma série de tarefas. Mais ou menos como uma câmera fotográfica, o músculo ocular precisa regular o foco e a entrada de luz. É justamente nesse ponto que pesam as condições de iluminação dos ambientes.

“A pupila dilata e contrai conforme a situação. Assim, a luz não pode estimular o olho demasiadamente, nem o contrário. Se você está em um local muito iluminado, isso pode acabar gerando desconforto, porque o olho faz força para que a pupila fique mais fechada”, explica o oftalmologista Juscelino de Oliveira, do ICB Oftalmologia. Do lado de fora, isso parece óbvio, uma vez que a luz solar é muito forte, mas o mesmo fenômeno acontece com lâmpadas artificiais — sejam elas incandescentes ou fluorescentes. O ideal, afirma Oliveira, é que lustres, abajures e luminárias não lancem seus raios diretamente sobre o rosto das pessoas ou sobre o objeto observado (veja infografia). “É preciso haver um equilíbrio entre o que vai para o foco e para o rosto do indivíduo”, recomenda.

Para Marco Antônio Alves, da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), o mais indicado é o uso de lâmpadas incandescentes para a leitura. “Se não houver luz natural, as incandescentes são a melhor opção. Sua luminosidade é contínua, enquanto as fluorescentes, por vezes, apresentam uma oscilação que pode provocar cansaço nos olhos, principalmente, entre pessoas mais sensíveis”, esclarece. A intermitência, porém, tem sido, cada vez mais, reduzida. “Antigamente, algumas tinham um starter (mecanismo que ajuda a ligar a lâmpada), que a deixava piscando. Hoje, isso já está bastante amenizado”, diz Juscelino de Oliveira.

O especialista também ressalta que as fluorescentes não provocam qualquer problema de saúde. Há algum tempo, circularam boatos na internet afirmando que essas lâmpadas liberavam radiação nociva aos olhos e à pele. “A excitação do fósforo dentro da lâmpada (que é provocada por radiação ultravioleta) não causa qualquer dano e não chega até as pessoas. A luz do sol de Brasília, ao meio-dia, sem óculos escuros, é muito mais agressiva”, compara o oftalmologista. As fluorescentes também não exigem a aplicação do filtro solar. “A luz visível não causa câncer nem qualquer outra doença”, garante Marcus Maia, coordenador da campanha nacional contra o câncer de pele.

Passagem controlada
O ajuste da absorção de luz pela pupila também é feito diante de computadores, aparelhos de televisão e, até mesmo, telefones celulares. Nesses casos, a tela não deve estar com brilho excessivo. Se a intenção é permanecer em frente à máquina por horas, é preciso estabelecer uma distância mínima. “Isso varia conforme a pessoa, o tamanho da fonte e a mesa sobre a qual o equipamento está apoiado, mas eu costumo indicar uma distância de, pelo menos, um braço”, aponta Juscelino Oliveira.

Pessoas que trabalham por muito tempo em frente a computadores também podem ter ressecamento nos olhos. “Se o usuário fica muito tenso, com o olhar fixado na tela, acaba piscando menos. Consequentemente, ele resseca a região, já exausta pelo esforço de focar as imagens”, descreve o oftalmologista Marco Antônio Alves. Os adultos são os que mais sofrem com esse tipo de problema, mas também é preciso estar atento à reação de crianças que utilizam as máquinas por longos períodos. “Elas têm um poder de adaptação enorme, muito maior do que o dos mais velhos. Mesmo assim, é recomendável uma consulta com um especialista diante de queixas como ardência e dor de cabeça.”

Além disso, os oftalmologistas aconselham minutos de descanso a cada duas horas de exposição à tela de um computador. Nesse intervalo, é bom que a pessoa caminhe e procure olhar para cenas amplas, sem forçar o foco da visão. Diante de todas as medidas preventivas, quem continuar sentindo desconforto deve procurar ajuda médica. Em alguns casos, a administração de colírios e o uso de óculos diminuem o incômodo.

Perto do fim
Em janeiro deste ano, o governo brasileiro editou duas portarias que determinam a substituição gradual de todas as lâmpadas incandescentes por fluorescentes — com as justificativas de que elas não fazem mal à saúde, são mais econômicas e ambientalmente sustentáveis. Consideradas mais econômicas e duráveis, elas serão dominantes no país até junho de 2016, quando termina o prazo para a troca. A mesma exigência já foi adotada em diversos lugares, entre os quais a Índia e a União Europeia.

Raras manifestações
Embora a maioria das pessoas não tenha qualquer problema de saúde provocado por luzes artificiais, há algumas doenças que podem ser desencadeadas por fatores genéticos associados à exposição a esse tipo de iluminação. O lúpus erimatoso é uma delas, assim como a urticária, uma alergia grave. A única lâmpada que, comprovadamente, faz mal ao organismo é a que está presente em cabines de bronzeamento, já banidas no Brasil. Esses artefatos liberam radiação ultravioleta, uma das principais responsáveis pelo aparecimento de melanomas.

Palavra do especialista:
Cuidados necessários
“A preocupação com a luminosidade dos ambientes sempre existiu entre os profissionais, mas, em geral, as pessoas não ligam muito para isso. Elas vão a uma loja e escolhem as luminárias pelo aspecto estético e pelo preço. O problema é que uma iluminação errada pode gerar um grande desconforto.

Por exemplo: se a ideia é criar um ambiente relaxante, não adianta colocar uma luz branca estimulante. Em um local assim, se houver uma televisão, a pessoa pode até ficar com os olhos avermelhados. Em vitrines de loja ou ambientes de trabalho, é o contrário: é preciso colocar luzes estimulantes. Tudo precisa estar em sinergia com o ambiente, e o melhor é procurar a ajuda de um especialista. O resultado, certamente, será mais conforto, bem-estar, economia e saúde.

Fonte Correio Braziliense

Tratamento de câncer de mama deve começar até três meses após diagnóstico, alerta Inca

Instituto divulgou sete recomendações para o controle da doença no país

O Inca (Instituto Nacional de Câncer) divulgou nesta segunda-feira (31) sete novas recomendações para o controle do câncer de mama no país. Uma delas é que o início do tratamento ocorra em três meses e que os procedimentos complementares, de quimioterapia ou hormonioterapia, comecem, no máximo, em 60 dias. Além disso, a radioterapia deve ser feita em 120 dias.

As orientações complementam as lançadas no ano passado, que eram focadas em ações de prevenção, detecção precoce e informação de qualidade. Segundo o técnico da Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica da instituição Ronaldo Corrêa, desta vez, a lista é voltada ao tratamento de mulheres que já tenham tumores.

– Essas recomendações são importantes porque podem ter impacto na sobrevida das pacientes.

Ele lembrou, durante o lançamento, que o câncer de mama é o tumor que mais mata a população feminina no Brasil, sendo responsável pela morte de 12 mil mulheres a cada ano.

O técnico do Inca acrescentou que a lista também traz recomendações sobre o acolhimento das pacientes. O instituto orienta que elas sejam acompanhadas por uma equipe que inclua médicos, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, assistente social e fisioterapeuta; e que receba cuidados em um ambiente que respeite a autonomia, dignidade e confidencialidade.

– Quanto mais profissionais estiverem comprometidos com o tratamento melhor vai ser a assistência prestada a essas mulheres.

Ele lembrou que as recomendações não têm força de lei, mas seu cumprimento pode ser verificado pela sociedade.

A lista com todas as recomendações está disponível no site do Inca (www.inca.gov.br). O documento impresso também será encaminhado às secretarias de Saúde dos estados e municípios.

Para ampliar as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e de colo de útero, o Ministério da Saúde vai investir, até 2014, R$ 4,5 bilhões. Os recursos serão usados, entre outras iniciativas, na implantação de 50 centros para atendimentos em mastologia ou ginecologia e na implantação de 32 serviços avançados em hospitais habilitados para o tratamento oncológico e na substituição de equipamentos em 48 hospitais.

Fonte R7

Distúrbio leva a pessoa a mentir e acreditar na própria mentira

mentiroso 300x225
Quem sofre de mitomania acredita que será aceito se inventar histórias

A mitomania é um distúrbio que leva a pessoa a mentir compulsivamente e o que é mais grave, acreditar na própria mentira.Quem sofre dele acredita que a mentira é a melhor saída para enfrentar um problema.

Não existe uma causa definida para a mitomania. A pessoa considerada mitômana acredita que será aceita se inventar histórias.

Podem ser relacionadas a infância ou fantasiar situações que nunca existiram.

Tudo para chamar atenção e pela incapacidade de enfrentar uma realidade que considera dolorosa.

Quem mente compulsivamente necessita de ajuda profissional. O problema é fazer quem sofre do distúrbio reconhecer que tem um problema que precisa ser tratado com terapia e até com medicamentos.

Existem diferentes graus de mitomania. Nos casos mais brandos o mitômano tem consciência de que está exagerando em seu discurso, mas não tem controle sobre isso. Nos casos mais avançados o mitômano perde a credibilidade e muitas vezes chega a ser caricato.

Fonte R7

Siamesas filipinas unidas pelo peito e abdôme serão operadas nos EUA

siamesas filipinas 450x500
Duas siamesas nascidas nas Filipinas serão submetidas nesta terça-feira (1º) a uma cirurgia para separar as partes do peito e abdôme que compartilham, anunciou o hospital nos Estados Unidos onde irá acontecer a operação.

Elas têm cérebros distintos e seus próprios corações, estômagos, rins e intestinos.

Estima-se que a parte de maior risco da cirurgia de Angelina e Angelica Sabuco será a divisão de seu fígado, detalhou o Hospital Infantil Lucile Packard, situado em Palo Alto.

- Os índices de sobrevivência de gêmeos toracópagos dependem da complexidade da conexão do coração, se existir, e de eventuais complicações relacionadas ao fígado.

As meninas, que completaram 2 anos de idade em agosto, são unidas pelo peito e umbigo. Elas têm cérebros distintos e seus próprios corações, estômagos, rins e intestinos.

A cirurgia deve durar entre oito e nove horas: seis horas para separar as crianças, e entre duas e três horas para a reconstrução. Ela será dirigida por Gary Hartman, que já realizou seis operações desse tipo.

- Essa é uma cirurgia maior, mas realmente esperamos que as gêmeas sobrevivam e se desenvolvam bem.

A mãe das meninas, Ginady, soube que as filhas eram unidas quando estava no sétimo mês de gestação, enquanto seu marido, Fidel, trabalhava em San José, Estado da Califórnia.

As siamesas nasceram em agosto de 2009, e Ginady viajou até a Califórnia para se unir ao marido no fim de 2010, quando as filhas começaram a ser atendidas pelos médicos do hospital infantil de Packard.

- Quero que elas tenham uma vida normal, como as outras crianças.

Fonte R7

Niterói registra 11 casos de dengue tipo 4 ao longo de 2011

Vírus não era visto no país há 28 anos e preocupa autoridades da saúde

Onze casos de dengue tipo 4 foram registrados no município de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, segundo informou nesta segunda-feira (31) a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói.

Cinco casos ocorreram no bairro Cafubá, três em São Domingos, dois em São Francisco e um no Engenho do Mato. Os primeiros contaminados foram detectados no começo de 2011, quando duas irmãs, de 21 e 22 anos, apresentaram os primeiros sintomas no dia seis de março.

Na ocasião, como nenhuma das duas pacientes viajou recentemente, a investigação preliminar dos casos apontou para possível transmissão autóctone (de origem na cidade).

No entanto, a Secretaria Municipal de Niterói informou que a investigação realizada até o momento não permite afirmar que exista relação entre os casos ou que os mesmos sejam autóctones.

A dengue tipo 4 não era registrada no Brasil há 28 anos, mas voltou a circular em agosto de 2010, primeiramente na região Amazônica. Isso serviu de alerta para as autoridades de saúde, pois boa parte da população brasileira, em especial crianças e jovens, não tem imunidade contra esse vírus.

Outro vírus que retornou ao Estado foi o tipo 1, que não era detectado desde meados da década de 1980, mas reapareceu em 2010 em diversas regiões do Estado. Com isso, jovens, crianças e adolescentes, que nasceram após esse período, não têm imunidade ao vírus, ficando mais suscetíveis à doença.

Há menos de um mês, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, afirmou que a circulação no Brasil do subtipo 4 do vírus da dengue e o retorno do subtipo 1 podem aumentar o número de casos graves da doença neste verão, período que historicamente o Brasil (e principalmente o Rio de Janeiro) registra a maior quantidade de casos.

A disseminação do vírus da dengue entre a população jovem com a volta do vírus tipo 1 e do tipo 4 no Estado do Rio de Janeiro tem preocupado as autoridades de saúde, segundo o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde do Rio, Alexandre Chieppe.
O Rio de Janeiro está entre os 16 estados com alto risco de epidemia de dengue, segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde.
 dengue-repelente-caseiro

Médicos-residentes passam a ter direitos trabalhistas e reajuste do valor das bolsas

Nova lei também concede aos residentes direito de contribuir com a Previdência Social

O Diário Oficial da União publicou nesta segunda-feira (31) lei que aumenta o valor da bolsa-auxílio de médicos-residentes em todo país, de R$ 1.916,45 para R$ 2.384,82.

A nova lei também concede aos residentes direito de contribuir com a Previdência Social (na modalidade contribuinte individual) e permite que a categoria tenha uma data-base anual.

Os residentes ainda passam a ter direitos extras como licenças paternidade de cinco dias e maternidade de 120 dias (podendo ser prorrogada por 60 dias) e poderão contribuir com conselhos classistas.

As instituição de saúde que mantêm programas de residência médica, por sua vez, deverão assegurar aos bolsistas moradia, alimentação e condições adequadas de higiene e descanso.

Segundo o secretário-geral da Associação Nacional dos Médicos-Residentes, Natãn Katz, a lei é fruto de um movimento grevista dos residentes que durou 40 dias, entre agosto e setembro do ano passado.

Apesar de reclamar dos baixos valores pagos aos residentes, cerca de 20% menos que o salário de um médico em início de carreira, o secretário reconhece os avanços da lei. E destaca, entre eles, a isenção de Imposto de Renda sobre a bolsa.

O benefício também vale para residentes de outras profissões ligadas à saúde, como enfermeiros, psicólogos e nutricionistas.

Fonte R7

Cefaleia em salvas atinge mais os homens e deixa indivíduo inquieto

A cefaleia em salvas é uma forma de cefaleia primária que carrega algumas características clínicas muito particulares. É uma dor que tem este nome porque, em geral, as crises de dor se distribuem em um período de tempo (como uma salva de tiros, por exemplo).

Em outras palavras, o paciente pode apresentar inúmeras crises de dor durante dois ou três meses do ano e depois ficar meses ou anos sem ter nada, voltando a ter sintomas no futuro, novamente com dores restritas a um período do ano.

Nesse período em que o paciente pode apresentar dores (a chamada salva), ele experimenta crises de dor unilateral, em geral periorbitária, muito intensa, como se o olho estivesse sendo furado com um ferro em brasa. As dores são intensas a ponto de serem chamadas de cefaleias do suicídio.

As dores duram de 15 minutos a 3 horas e cessam espontaneamente, podendo recorrer em dias alternados até oito vezes ao dia. Durante o período da salva, é muito típico o paciente relatar dores desencadeadas por uso de álcool.

Outro aspecto interessante é que acompanham as dores sintomas de ativação do sistema nervoso autônomo do lado da dor, e o paciente pode ter durante uma crise queda da pálpebra, constrição da pupila, entupimento ou coriza nasal, edema palpebral e vermelhidão na fronte.

Também é típico que o paciente fique extremamente inquieto durante uma crise, ao contrário do paciente com enxaqueca, que prefere ficar parado, longe de luz e som.

A cefaleia em salvas é mais comum em homens, ao contrário da enxaqueca. Atualmente, a diferença é de três homens para cada mulher, mas deve-se ressaltar que há algum tempo a prevalência era de mais de dez homens para cada mulher.

Esse aumento relativo do número de mulheres com cefaleia em salvas provavelmente se deve às mudanças do estilo de vida das mulheres, mais vulneráveis a estresse, jornadas de trabalho e com aumento de tabagismo entre elas.

O tratamento é voltado a aliviar as dores na hora da crise (com medicamentos ou com inalação de oxigênio a 100%) e usar medicamentos preventivos durante a salva. É necessário que um médico acompanhe o tratamento, naturalmente.

Fonte oqueeutenho.com.br

Ingestão de complexos vitamínicos pode ser exagerada?

Apesar das propagandas alardearem que tomar compostos de vitaminas todos os dias faz você ter mais disposição no dia a dia ou complementar uma alimentação ruim, não se deixe enganar. Reflita bastante sobre a questão de você realmente precisar tomar pílulas diárias de vitamínicos antes de ir à farmácia mais próxima e comprar um tubo desses produtos.

Para ficar com as vitaminas em dia, uma boa alimentação já é o suficiente. E se você se sente mais fraco – e tem certeza de que não está doente – a melhor coisa a fazer é se concentrar em uma alimentação balanceada, que todos sabem como é: muitos legumes, frutas, verduras, proteína animal com baixa gordura e alimentos integrais.

“Qualquer ser humano com uma alimentação minimamente adequada e diversificada, ou seja, que ingira mais de um tipo de fruta e legume, coma verduras variadas, tenha uma boa fonte de proteína – as mais comuns são as carnes, mas há outras opções também –, com alimentos tradicionais no almoço do brasileiro – como arroz e feijão – estará bem alimentada e dificilmente precisará de uma suplementação vitamínica”, defende Alfredo Salim Helito, clínico geral do Hospital Sírio-Libanês em São Paulo. “E se precisar, é porque está doente ou não come de forma adequada”, completa.

Outra exceção, lembra o médico, é no caso de esportistas profissionais. Nesses casos, o uso além do normal das funções orgânicas, como o exigido em treinos de longa duração ou de grande esforço, pode gerar um déficit vitamínico.

Superdosagem também pode ocorrer

“Hoje em dia há um exagero em torno do consumo de vitaminas. Esse hábito pode até gerar uma superdosagem e, ao contrário do que se espera, comprometer a saúde”, alerta Helito. O principal problema é com relação às vitaminas chamadas lipossolúveis

De acordo com Helito, há dois tipos de grupos de vitaminas. As chamadas hidrossolúveis – como aquelas do complexo B e C – e que, como o nome diz, se diluem em água. O excesso dessas vitaminas vai ser descartado pelo organismo, na urina, por exemplo. O outro grupo são as famílias de vitaminas – como a A e a D –, entretanto, são solúveis em gordura e ficam mais tempo no corpo, se acumulando na gordura presente no organismo.

Acúmulo e intoxicação

“Os suplementos dessas vitaminas são indicados para pessoas mais velhas, com problemas de osteoporose já instalados. Há pouca literatura científica que defenda que a ingestão preventiva de vitaminas possa trazer real qualidade de vida para esses indivíduos. E o que pode acontecer, caso as pessoas comam mal e resolvam suplementar suas vitaminas com esses produtos vendidos em farmácia, é haver um quadro similar à intoxicação”, diz o médico.

Por isso, diz Helito, é bom estar atento ao próprio prato e à qualidade do que se ingere. Comer mal e achar que o problema pode ser resolvido de maneira prática e rápida com produtos farmacêuticos é um erro que não contribui em nada para o hábito de manter uma boa saúde física.

Fonte oqueeutenho.com.br

Bolo sem glúten: pesquisa brasileira facilita alimentação de portadores de doença celíaca

1289955 72944474 michaelaw 300x251 Bolo sem glúten: pesquisa brasileira facilita alimentação de portadores de doença celíaca
Além de a pessoa ser celíaca, existe uma associação de doenças, como a intolerância à lactose, diabetes e também a diminuição de absorção das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), uma vez que o comprometimento é intestinal e a absorção destas vitaminas se dá no intestino.

Considerando todas estas restrições, a nutricionista Angélica Aparecida Maurício desenvolveu para a sua tese de doutorado um bolo de cenoura sem glúten e sacarose, com aparência e sabor semelhantes ao do alimento convencional. O trabalho foi apontado em meados de 2010 como o melhor na área de Marketing e Tecnologia pelo Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran). “Associando todos estes fatores, procurei atender esta parcela e elaborar um produto que conseguisse atender aos vários critérios de exclusão da dieta”, explica.

Receita pode ser feita em casa, mas objetivo é conquistar prateleiras dos supermercados
Angélica conta que optou pelo bolo de cenoura por se tratar de um alimento que não leva leite na sua preparação (é isento de lactose) e que conta com maior concentração de vitamina A, proporcionada pela cenoura. Conforme a pesquisadora, os celíacos costumam apresentar deficiência de vitaminas lipossolúveis, como é o caso da vitamina A. Para chegar a um resultado que ficasse próximo ao do bolo comum, a autora teve de promover vários testes até chegar a uma formulação que oferecesse as características desejadas por ela. “Eu substituí a sacarose pela sucralose. Também desenvolvi um mix de farinhas que pudesse proporcionar a consistência e a maciez próximas das do bolo de cenoura convencional. Usei basicamente farinha de arroz, fécula de batata, amido de milho e fubá, em diferentes proporções. Foram inicialmente 45 preparações. A partir dos melhores resultados de cada ingrediente, cheguei à formulação final”, explica.

Os bolos produzidos a partir dessa receita foram submetidos a testes sensoriais, dos quais participaram tanto potenciais consumidores quanto equipes treinadas para testes como o de Análise Descritiva Quantitativa (ADQ). “A avaliação foi muito positiva, principalmente quanto à maciez, doçura e aparência. As pessoas destacaram que eles ficaram muito parecidos com o bolo convencional”, diz.

A receita foi elaborada com o objetivo de ser reproduzida em casa, mas a intenção é desenvolver um mix para a indústria. “Para isso, serão necessários alguns aperfeiçoamentos e ajustes. Precisamos testar inicialmente em escala piloto, antes que o produto possa ser fabricado em escala industrial. Eu mesmo tenho interesse em continuar trabalhando no aprimoramento da tecnologia”, adianta ela, que atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Para indústria, 1 milhão não constitui mercado que justifique variedade de produtos sem glúten
De acordo com Angélica, a disponibilidade de alimentos industrializados sem a presença de glúten ainda é muito pequena no País, ao contrário do que ocorre no exterior, onde a diversidade é muito maior. Aqui, se um celíaco quiser elaborar um cardápio para o almoço e jantar e tiver de comprar tudo no supermercado, por exemplo, ele certamente encontrará muitas dificuldades. “Ou então, terá de passar por um quadro de repetição de alimentos”, afirma a autora. Isso acontece, segundo ela, porque a indústria entende que o número de portadores de doença celíaca não constitui um mercado que justifique o lançamento de uma grande variedade de produtos.

O problema, explica a nutricionista, é que mesmo os produtos que constam como livres de glúten, na verdade, não atendem aos celíacos. “Este ‘não contém glúten’ é extremamente duvidoso, pois na composição do produto geralmente há algum tempero ou ingrediente alérgico aos celíacos”. O ideal seria que, nos supermercados, os produtos destinados a este público se localizassem em uma gôndola específica – o que no Paraná já é determinado por lei.

Outra dificuldade é nos restaurantes. “Você não vê nenhum cardápio exclusivo para os celíacos. Isso faz que as pessoas não tenham uma sociabilização adequada. Acho que aí falta uma conscientização dos empresários do ramo alimentício. Se eles conseguirem cativar esse público, é uma boa conquista”, aponta.

Fonte oqueeutenho.com.br

Consumo adequado de proteínas pode ajudar no controle de peso

533792 29117131 300x200 Consumo adequado de proteínas pode ajudar no controle de peso
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, mostra que a quantidade certa de proteínas em uma dieta – entre 15% e 25% – pode ajudar no controle do peso e, consequentemente, no combate à obesidade.
De acordo com o autor do estudo, Alison Gosby, pesquisas anteriores já apontavam que a proteína desempenha um papel importante na determinação da ingestão total de energia e, portanto, no controle da obesidade. Para testar a hipótese, Gosby e sua equipe reuniram mais de 20 pessoas – todas magras e em boa saúde – para, durante quatro dias, seguir uma das três dietas desenvolvidas. Elas eram o mais semelhante possível em fatores como palatabilidade, disponibilidade, variedade e aparência, e seu consumo foi monitorado.

As dietas se diferenciavam na porcentagem do consumo de proteínas: a primeira seria de 10%, a segunda, de 15% e a última de 25%. Os resultados mostram que aqueles que seguiram a dieta com menor quantidade de proteínas consumiram mais carboidratos ao longo do dia – o que elevou o consumo de calorias em 12% em comparação àqueles que seguiram a dieta de 15% de proteínas.

Entre os que seguiram a dieta com 25% de proteínas não foram observadas mudanças no comportamento dos participantes, em comparação àqueles que fizeram a dieta de 15% de proteína.

Para o autor, os resultados mostram que o consumo de proteínas pode influenciar em nosso apetite e, por isso, quando a porção de proteínas em uma dieta é pequena, nosso paladar pede energia – o que pode levar ao excesso de consumo de alimentos ricos em calorias. “E isso é cada vez mais fácil em nossa sociedade, uma vez que os alimentos ricos em carboidratos são mais baratos e estão mais disponíveis”, conclui.

'Lei de jalecos' ainda não foi regulamentada

O governador Geraldo Alckmin disse que a lei sobre a proibição precisa ser discutida melhor

A lei que proíbe o uso dos jalecos fora do ambiente médico – para evitar contaminações – foi sancionada há 4 meses, mas ainda não há prazo para que a medida seja regulamentada.

Até agora, ninguém definiu quem será responsável pela fiscalização e, por isso, não há como punir os infratores.

A proposta é polêmica e o governador Geraldo Alckmin diz que precisa ser discutida melhor. O diretor da Associação Paulista de Medicina, Hélio Bacha, classifica a lei como “descabida” e afirma que o problema está dentro dos hospitais.

Na mesma linha, o presidente do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, Renato Azevedo, acredita que a conscientização dos profissionais é o principal passo para evitar as contaminações.

Fonte Band

Comer vegetais verdes aumenta a imunidade

Recuperação de lesões é mais lenta em pessoas com dieta pobre em vegetais


Uma pesquisa feita na Inglaterra identificou conexões significativas entre nutrientes encontrados em vegetais verdes, como brócolis e repolho, e o melhor funcionamento do sistema imunológico. De acordo com o estudo, os compostos ajudam a conservar as células do sistema imunológico do intestino, bem como a aumentar seu número. O sistema digestivo é o principal canal de entrada de ativos patogênicos no organismo.

Foram feitos experimentos com ratos saudáveis submetidos a dietas com sintéticos com propriedades similares às dos vegetais. Na comparação, os ratos com dieta pobre em vegetais perderam progressivamente a maioria das células imunológicas. Logo nas primeiras semanas de testes, entre 70% e 80% dessas células desapareceram. Os animais começaram a ficar também mais vulneráveis a infecções e lesões. O intestino dos ratos foi intencionalmente danificado para testar a capacidade de recuperação. Aqueles com dieta pobre em vegetais tiveram recuperação mais lenta se comparada com os rates que tiveram uma dieta saudável.

Os pesquisadores verificaram que o número de células imunológicas no intestino está diretamente ligado à presença de uma proteína conhecida como receptor de hidrocarboneto aromático (Ahr), cuja atividade pode ser desencadeada por compostos encontrados em vegetais verdes. A pesquisa foi publicada na versão online da revista Cell.

Fonte Zero Hora

Carboidratos podem representar risco durante a gravidez

Excesso pode provocar nascimento prematuro do bebê e hemorragia pós-parto


Entre os conhecidos "desejos" das mulheres durante a gestação, frequentemente estão presentes doces e massas. Contudo, muitas futuras mamães não sabem que estes alimentos podem causar um problema sério e pouco conhecido, o aumento do líquido amniótico. De acordo com o Ministério da Saúde, este excesso pode provocar inclusive  o nascimento prematuro do bebê e hemorragia pós-parto.

Além disso, estes nutrientes podem ser prejudiciais porque estão relacionados às causam da diabetes gestacional, que coloca em risco a saúde da mãe e do bebê, exigindo uma maior atenção durante a gravidez.

Especialistas recomendam que o sal, os carboidratos e dos doces devem ser restritos na alimentação da mulher durante este período.
Fonte Zero Hora

Confira o que você precisa saber antes de contratar um personal training

Para fazer um treinamento individualizado com um profissional é necessário conferir se ele é graduado e tem boas referências


Ter um personal trainer virou febre para quem deseja melhorar os resultados na hora de malhar. Além de ter um acompanhamento na realização dos exercícios, estes profissionais possibilitam que o treinamento seja personalizado — por isso, personal "training" — e realizado também em casa. A motivação, porém, parece ser uma das maiores vantagens: são eles que dão aquela ajudinha quando surge a preguiça.

— Com treinos focados, é possível  atender às reais necessidades do praticante, fugindo daquela aula com objetivos gerais, tradicionais e de resultados mais demorados — afirma o personal trainer Leonardo Cordeiro.

Segundo Jane Pancinha, diretora executiva da Associação Gaúcha de Personal Trainers (Agapt), acabou a época em que se utilizava, por exemplo, periodização de treinamento só para atletas.

— Hoje é preciso planejar e cruzar diversas variáveis na elaboração de um treino. É necessário considerar, inclusive, o perfil psicológico, que deve combinar com o tipo de treino, o horário que ele dispõe e ainda onde será realizado o trabalho. Depois de uma avaliação detalhada, são encaixadas as necessidades e os objetivos principais do aluno, que darão as diretrizes e os parâmetros para o trabalho do personal trainer.

Vale lembrar que contratar um personal é tão importante quanto escolher um médico ou dentista.

Veja as dicas para acertar na escolha:
:: Verifique se o personal é devidamente graduado em Educação Física e com cadastro no Conselho Regional de Educação Física.

:: Informe-se se ele está envolvido com estudo e atualização profissional, de preferência com especializações e cursos de capacitação.

:: Procure referências de outros alunos, empresas onde trabalhou e projetos desenvolvidos.

:: É necessário que o personal faça avaliações e testes periodicamente, para que o treino seja adequado da melhor forma. Ele precisa fazer um questionário sobre hábitos alimentares, saúde e objetivos.

:: Faça uma aula experimental para saber se existe empatia com o profissional para que os treinos tenham resultados.

:: Tenha em mente os objetivos claros e esteja disposto a seguir uma rotina de treinamento com disciplina. Para que o resultado apareça é necessário empenho e dedicação.

:: Preocupe-se com os hábitos de alimentação e descanso. O exercício por si só não faz milagres. Cuide do seu corpo como um todo.

::  Se possível, busque atendimento nutricional com um profissional qualificado e faça um trabalho multidisciplinar,  que é o mais eficaz.

Fonte Zero Hora

Prefeitura Municipal de São Domingos do Prata - MG

A Prefeitura Municipal de São Domingos do Prata, Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 151 vagas.

Inscrições:
De 5 a 29 de dezembro, pelo www.consulplan.net ou na Rua Professor Cristiano Moraes, 52 – Centro.

Valor:
De R$ 30,00 a R$ 80,00.

Cargos:
Nível fundamental: Auxiliar de Serviços Externos - Contínuo, Fiscal Sanitário, Ajudante de Mecânico, Auxiliar de Serviços Gerais, Borracheiro, Calceteiro, Carpinteiro, Coveiro, Eletricista, Gari, Lanterneiro, Lavador de Veículos, Motorista carteira "D", Operador de Máquina Agrícola, Operador de Máquina Pesada, Operário, Pedreiro, Servente de Obras, Servente Escolar, Soldador e Vigia.

Nível médio/técnico: Arquivista, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar de Laboratório, Fiscal de Tributos, Monitor Educacional, Secretário Escolar, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Laboratório e Técnico em Informática.

Nível superior: Assistente Social, Farmacêutico Bioquímico, Médico Clínico Geral, Médico Pediatra, Pedagogo, Professor de Educação Física e Professor P1.

Remuneração:
De R$ 561,94 a R$ 3.467,51.

Provas:
Prova Objetiva: 15 de janeiro de 2012; Prova de Títulos para nível superior e Prova Prática para Borracheiro, Calceteiro, Carpinteiro, Eletricista, Lanterneiro, Motorista Carteira D, Operador de Máquina Agrícola, Operador de Máquina Pesada, Pedreiro e Soldador.

Prefeitura Municipal de Santos Dumont - MG

A Prefeitura Municipal de Santos Dumont, Minas Gerais, realiza seleção para preenchimento temporário de 134 vagas.

Inscrições:
Até 4 de novembro, pelo www.liberalconsultores.com.br ou no Centro Cultura Paulo de Paula, Praça José Antônio Pedro s/nº.

Valor:
De R$ 45,00 a R$ 100,00.

Remuneração:
De R$ 560,00 a R$ 7.000,00.

Cargos:
Superior - Médico PSF, Enfermeiro PSF, Médico DST/Aids e Assistente Social.

Médio/Técnico - Agente de Combate às Endemias, Técnico em Enfermagem, Auxiliar Administrativo, Facilitador de Cultura, Facilitador de Formação Técnica Geral, Facilitador de Esporte e Lazer, Orientador, Educador Social, Oficineiro para crianças, idosos e portadores de deficiência física e Oficineiro para Artesanato, Artes e Informática.

Fundamental - Agente Comunitário de Saúde (áreas: Córrego de Ouro I, II e III, Dores do Paraibuna, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, São Sebastião, Boa Vista, São José da Serra e Conceição do Formoso, Santo Antônio e Vila Esperança).

Provas:
Provas objetivas: 4 de dezembro.

Prefeitura Municipal de Santa Rita de Caldas - MG

A Prefeitura Municipal de Santa Rita de Caldas, Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 75 vagas.

Inscrições:
De 17 de outubro a 17 de novembro, pelo www.imam.org.br ou na Praça 22 de Maio, nº 100, centro.

Valor:
De R$ 29,00 a R$ 85,00.

Remuneração:
De R$ 583,15 a R$ 1.716,59.

Provas:
Haverá Prova Objetiva, Redação e Análise de Títulos, que serão realizadas em 17 e/ou 18 de dezembro de 2011.

Cargos:
Alfabetizado - Coletor de Lixo, Faxineira, Gari, Lavador de Carro, Operário Braçal, Guarda Noturno e Jardineiro.

Fundamental - Cozinheira, Faxineira, Lavadeira, Eletricista, Pedreiro, Pintor, Motorista CNH "D", Operador de Máquinas (Pá Carregadeira, Patrol e Retroescavadeira) e Agente Administrativo I.

Médio - Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar de Enfermagem, Monitor de Informática e Monitora.

Superior - Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Fonoaudiólogo, Psicopedagogo, Professor PEB II, Professor PEB II (Crianças Especiais) e PEB III - Educação Física.

Prefeitura Municipal de Santa Carmem

A Prefeitura Municipal de Santa Carmem realiza concurso para preenchimento de 89 vagas.

Inscrições:
Até 4 de novembro de 2011, no Centro de Referência de Atendimento Social - Rua Carlos Gomes, nº 22, Centro. CEP 78.545-000. Telefone/Fax (66) 3562-1684.

Valor:
De R$ 50,00 a R$ 140,00.

Remuneração:
De R$ 549,16 a R$ 15.360,00.

Provas:
Provas objetivas: 20 de novembro de 2011.
Haverá prova de títulos para Nível Superior e prova prática.

Cargos:
Agente de Limpeza Pública, Agente de Manutenção Urbanística, Agente de Vigilância e Manutenção, Agente de Serviços Gerais, Coveiro, Apoio Administrativo, Eletricista Predial, Motorista de Veículo Médio de Porte, Motorista de Veículo de Transporte, Operador de Máquinas Pesadas, Apoio Educacional - Serviços Gerais, Apoio Educacional - Nutrição, Vigia Escolar, Agente de Combate as Endemias, Assistente Administrativo, Auxiliar de Sala, Fiscal Sanitário, Professor Educação Infantil, Recepcionista, Técnico de Enfermagem, Técnico de Higiene Dental, Técnico Radiologia, Assistente Social, Cirurgião-Dentista, Contador, Controlador Interno, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Médico-Veterinário, Nutricionista, Professor I a IV, Professor de Educação Física, Professor de Educação Infantil, Professor de Português, Psicólogo e Técnico em Processamento de Dados.

Concurso Universidade Estadual Paulista - UNESP

A Universidade Estadual Paulista - UNESP, Estado de São Paulo, através da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista  “Júlio de Mesquita Filho”  – Fundação VUNESP, lançou vários editais de concursos públicos destinados aos provimentos de 124 vagas em vários campi da instituição e em diversos níveis escolares, com salários que podem chegar a R$ 4.667,00.

As vagas estão distribuídas entre as unidades de Araçatuba (02), Araraquara (11), Assis (01), Bauru (12), Botucatu (17), Dracena (03), Franca (05), Guaratinguetá (03), Ilha Solteira (07), Itapeva (01), Marília (02), Ourinhos (04), Presidente Prudente (10), Registro (campus experimental) (03), Reitoria (botucatu e São Paulo) (04), Rio claro (11), Rosana (campus esperimental) (03), São José do Rio Preto (11), São José dos Campos (05), São Paulo, (02), São Vicente (01), Srocaba (04) e Tupã (02).

Cargos: Técnico em Radiologia, Assistente de Informática, Assistente de Suporte Acadêmico, Analista de Informática, Assistente Operacional, Médico, Contador, Assistente Administrativo, Assistente de Suporte Acadêmico e entre outros.

Inscrições: A inscrição deverá ser efetuada, das 10 horas de 31 de outubro às 16 horas de  28 de novembro de 2011, exclusivamente pela internet – site www.vunesp.com.br.

Taxas: As taxas de inscrições variam entre R$ 23,00 a R$ 44,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas: As provas estão previstas para serem realizadas no dia 29 de janeiro de 2012, às 15h, e as informações sobre locais e horários serão divulgados posteriormente por meio de convocação.

Validade: O prazo de validade dos concursos públicos será de 02 anos, contados da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Administração, uma única vez e por igual período.

Concurso Prefeitura de Pederneiras (SP)

Foi divulgado edital (nº. 003/2011) para realização de concurso público da Prefeitura de Pederneiras, Estado de São Paulo. O concurso de Pederneiras está oferecendo 14 vagas de nível fundamental, médio e superior. A remuneração é de até R$ 4.064,88, com carga horária entre 15 e 40 horas semanais.

Aos candidatos portadores de deficiência habilitados, será reservado o percentual de 5% das vagas existentes ou que vierem a surgir no prazo de validade deste concurso público.

Cargos

Auxiliar de Serviços, Operador Máquinas, Agente Administrativo, Inspetor de Alunos, Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Visitador Sanitário, Agente Jurídico, Fisioterapeuta, Médico do Trabalho, Veterinário, Nutricionista, Procurador Jurídico e Terapeuta Ocupacional.

Inscrição

As inscrições serão realizadas somente via internet, pelo site www.dexter.net.br, iniciando-se no dia 21 de outubro, às 12 horas e encerrando-se, impreterivelmente, às 23 horas do dia 09 de novembro de 2011.
As taxas de inscrições são de:

Nível fundamental: R$ 10,89;
Nível médio: R$ 14,85;
Nível superior: R$ 20,79.

Prova

As provas objetivas e dissertativas serão realizadas na cidade de Pederneiras na data prevista de 27 de novembro de 2011, em locais e horários a serem comunicados oportunamente através de edital de convocação para as provas objetivas e dissertativas a ser publicado em Jornal Oficial, através de listas que serão afixadas na sede da Prefeitura de Pederneiras e através da Internet nos sites www.dexter.net.br e http://www.pederneiras.sp.gov.br/.

O gabarito oficial será divulgado no mesmo dia após a realização das provas objetivas e dissertativas.

Os documentos relativos aos títulos deverão ser entregues, exclusivamente, no dia da aplicação das provas objetivas, ao fiscal da sala de prova, que será realizada na data prevista de 27 de novembro de 2011. Após esta data não serão aceitos quaisquer documentos, sob quaisquer hipóteses.

As provas práticas serão realizada na cidade de Pederneiras, na data prevista de 18 de dezembro de 2011, em local e horário a serem comunicados através de edital de convocação para as provas práticas, a ser publicado em Jornal Oficial, através de listas que serão afixadas na sede da Prefeitura de Pederneiras e através da internet nos sites www.dexter.net.br e www.pederneiras.sp.gov.br.

Validade

O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da Prefeitura de Pederneiras, ser prorrogado uma vez por igual período.

Saiba mais

Concurso Hospital Universitário da USP

O Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, publicou edital Nº 95/2011 de concurso público para o preenchimento de 5 vagas na carreira do Grupo Superior S1 A - Fisioterapeuta para atuar na área de UTI de Adulto, UTI de Pediatria e Neonatologia, Enfermarias de Clínica Médica, Cirúrgica e de Pediatria. Dentre as quais 1 fica reservada a pessoas com deficiência, em atendimento aos preceitos da Lei nº. 7.853/89 regulamentada pelo Decreto nº. 3.298/99.

O salário é de R$ 5.691,08. O que corresponde ao salário inicial da carreira do Grupo Superior S1 A, em jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Inscrições
As inscrições deverão ser efetuadas no período de 31 de outubro a 7 de novembro de 2011, exclusivamente, por meio da Internet, no site www.sistemas.usp.br, para tanto sendo necessário o preenchimento e a transmissão da ficha de inscrição, bem como o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 86,00.

Provas
O concurso público constará das seguintes etapas:
1ª Prova de Múltipla Escolha (eliminatória);
2ª Prova Prática (eliminatória).

A Prova de Múltipla Escolha terá a duração de 2 horas e será realizada em data, horário e local a serem comunicados oportunamente mediante publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo e divulgação no site.

O candidato deverá comparecer ao local designado, com 15 minutos de antecedência, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, documento original de identificação com foto e comprovante de inscrição/comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

Validade
O concurso público terá validade de 6 meses a contar da data da Publicação do Despacho de Homologação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, podendo, a critério da Universidade de São Paulo, ser prorrogado por igual período.

Concurso CREFITO - 3ª Região - SP

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região - CREFITO-3, Estado de São Paulo, publicou novo edital de concurso público para o preenchimento de  empregos que estejam vagos e à formação de cadastro-reserva. O concurso será executado pela Fundação para  o Vestibular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Fundação VUNESP.

As oportunidades são para candidatos de todos os níveis de escolaridade com salários que variam de R$ 1.071,00 a R$ 5.000,00, para jornadas de 40h semanais. Para candidatos portadores de necessidades especiais habilitado será reservado o percentual de 5% (cinco por cento) das vagas existentes.

As vagas estão distribuídas pela capital e nas cidades de Campinas, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Marília, Ribeirão Preto, Santos e Presidente Prudente.

Cargos: Auxiliar de serviços gerais, almoxarife, auxiliar de manutenção, escriturário, locutor, motorista, operador de áudio, operador de vídeo, fotógrafo, secretário, analista de suporte, analista financeiro e entre outros.

Inscrições: As inscrições deverão ser efetuadas no período das 10 horas de 24 de outubro às 16 horas de 25 de novembro de 2011, exclusivamente, pela internet, no site www.vunesp.com.br.

Taxas: As taxas são de 30,00 para cargos de nível fundamental, R$ 40,00 para nível médio e R$ 70,00 para nível superior.

Provas: A data para realização das provas objetivas e, conforme o caso de redação, esta  prevista para 22 de janeiro 2012, sendo de responsabilidade do candidato acompanhar  todas as publicações que serão divulgadas acerca deste Concurso Público, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.

A confirmação da data, informação sobre o local e horário de aplicação das provas  serão oportunamente divulgados no Diário Oficial da União e no site da Fundação VUNESP www.vunesp.com.br.

Validade: O prazo de validade do Certame será de 2 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério do CREFITO-3, uma única vez e por igual período.

Concurso Prefeitura de Goianira - GO

Em Goianira, município pertencente ao Estado do Goiás, foi publicado edital para realização de concurso público (Nº 01/2011). O certame, que está sob a responsabilidade técnica e operacional do  Instituto Cidades - IC, será constituído de Provas destinadas a selecionar 1.315 novos funcionários, que irão reforçar o quantitativo de servidores permanentes da Prefeitura, servindo também para a formação de um banco de reserva de aprovados.

Assim, das 1.315 vagas, 221 serão para nomeação imediata e as 1.094 restantes para formar cadastro de reserva, em cargos de todos os níveis de ensino, com salários de até R$ 1.768,32, mais gratificações paralelas, de 20% a 50% sobre o vencimento básico. A carga horária a ser cumprida varia entre 30, 40 e 44h semanais, de acordo com o cargo.

Cargos: Professor, Agente administrativo, Monitor (CMEI), Fiscal de tributos, Fiscal de posturas, Fiscal avaliador, Fiscal de meio ambiente, Técnico previdenciário, Motorista, Agente de endemias, Agente comunitário de saúde, Auxiliar de serviços gerais, Gari, Operador de patrol, Mecânico de máquinas pesadas,  Borracheiro, Merendeira, Cozinheira (hospitalar), Vigilante, Coveiro e Eletricista de baixa tensão.
Inscrições: As inscrições serão efetuadas pela internet, no site www.institutocidades.org.br, até às 23 horas e 59 minutos do dia 27 de novembro de 2011.

Taxas: As taxas de inscrição variam de R$ 30,00, para cargos de nível fundamental incompleto; R$ 40,00, para nível fundamental completo; R$ 60,00, para nível médio e de R$ 70,00, para nível superior.

Provas: As Provas serão aplicadas na data prevista de 15 de janeiro de 2012 nos turnos da manhã (09:00 h) e tarde (14:00 h), em locais e horários a serem divulgados.

Validade: O prazo de validade do Concurso, que é de 02 anos, prorrogável por igual período, a contar da data de homologação do Concurso.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Ceres (GO)

Em Goiás, a Prefeitura de Ceres abriu o período de inscrição para o seu mais recente concurso, que oferece 53 vagas subdivididas em funções de nível fundamental, médio e superior, com salários é de até R$ 7.000,00.

Aos portadores de deficiência, está conctitucionalmente reservado o percentual de 5% do total das vagas ofertadas para cada cargo.

Cargos

Coveiro, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas, Merendeira, Auxiliar de Serviços Gerais (Educação), Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Enfermagem, Gestor de Resíduos Sólidos, Técnico Ambiental, Fiscal de Edificações e Posturas, Fiscal da Vigilância Sanitária, Fiscal Sanitarista, Assistente Social, Nutricionista, Médico e Farmacêutico.

Inscrição

O candidato deverá realizar sua inscrição, via internet, através dos sites www.perfas.com.br ou www.ceres.go.gov.br, até o dia 15 de novembro de 2011, horário de Brasília. Para confirmar a participação, será necessário pagar taxas que podem variar a depender do cargo pretendido (Nível fundamental: R$ 27,00, 35,00 e 42,00; Nível médio/técnico: R$ 35,00 e 40,00 e Nível superior: R$ 50,00, 75,00 e 120,00.

Prova

As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 04 de dezembro de 2011, iniciando-se às 9:00 horas e encerrando-se às 12:00 horas, em local a ser divulgado no Placard da Prefeitura Municipal e nos sites www.perfas.com.br e http://www.ceres.go.gov.br/.

O gabarito será divulgado no 1º dia útil após a palicação das provas, através dos sites www.perfas.com.br e www.ceres.go.gov.br.

Validade

O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da Prefeitura de Ceres, ser prorrogado uma única vez e por igual período.

Saiba mais

Prefeitura de Ipameri - GO reabre inscrições para 776 vagas

O Município de Ipameri, Estado do Goiás, localizado a 198 km de Goiânia, informa a todos os candidatos que as inscrições para o concurso público do edital nº 001/2011 foram reabertas até 07 de novembro de 2011.

O certame tem como objetivo preencher mais de 700 vagas, além de formar cadastro de reserva para recomposição do quadro de servidores públicos da Prefeitura de Ipameri. Há oportunidades vacantes para todos os níveis de escolaridade, distribuídas em funções como: Gestor de resíduos sólidos, Auxiliar de Administração, Assistente Técnico-Administrativo, Assistente Social, Nutricionista, Fisioterapeuta, Fiscal de Tributos Municipais, Monitor de Sala e dinamizador de atividades extracurriculares. Os salários oferecidos variam de R$ 545,00 a R$ 2.800,00, para uma jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais. São reservadas 5% das vagas a pessoas portadoras de deficiências.

O candidato deverá realizar sua inscrição, via internet, no site www.ebraconconcursos.com.br.  As das taxas de participação custam entre R$ 16,00 (para cargos de nível fundamental), R$ 20,00 (para cargos de nível médio) e R$ 35,00 (para os cargos de nível superior).

Algumas retificações foram acrescentadas ao edital, a exemplo da exclusão dos cargos de Profissional da Educação PEI, para a Sede e o Distrito Domiciano Ribeiro, mas a organizadora informa que os candidatos já inscritos nesses cargos poderão solicitar o cancelamento da inscrição, bem como o ressarcimento do valor pago, através do site www.ebraconconcursos.com.br , (Formulário – RESTITUIÇÃO DE VALORES). Além dessa alteração, o cargo de Monitor de Sala e dinamizador de atividades extracurriculares sofreu retificações no quantitativo de vagas (efetivas e reserva técnica).

A prova objetiva será aplicada na cidade de Ipameri–Go, em data, locais e horários que serão informados aos candidatos inscritos, mediante aviso afixado no placar deste órgão e no site http://www.ebraconconcursos.com.br/.

O gabarito será publicado no site www.ebraconconcursos.com.br, até o 5º dia útil após a aplicação das provas.

A validade do concurso de Ipameri será de 02 anos, prorrogável uma vez, por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Bastos - SP

A Prefeitura de Bastos, Estado de São Paulo, publicou 02 editas de Nº 001/2011 de concurso público e Nº 001/2011 de processo seletivo para provimento de vagas. O concurso será realizado pela empresa Ápice Concursos Públicos LTDA.

São ofertadas 100 vagas; sendo 85 para concurso público e 15 para processo seletivo em  cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam entre R$ 570,00 a R$ 2.670,49, para carga horária de 10 a 44h semanais. Do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Agente Administrativo - CRAS, Agente Social - CRAS, Arquiteto, Assistente de Convênios, Assistente de Licitação, Assistente Social, Assistente Social - CRAS, Coordenador do CRAS, Cozinheira, Educador Infantil, Agente Comunitário de Saúde, Escriturário, Farmacêutico , Instrutor Musical, Pintor, Médico, Professor, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Consultório Odontológico, Monitor de Transporte Escolar e entre outros.  

Inscrições
As inscrições serão realizadas até o dia 13 de novembro de 2011, devendo ser efetuadas pela internet, através do site http://www.apiceconcursos.com.br/.

Taxas
As taxas de inscrições variam de R$ 25,00 para cargos de nível fundamental, R$ 35,00 para nível médio e R$ 50,00 para nível superior.

Provas
As provas objetivas serão aplicadas na cidade de Bastos, previstas para o dia 18 de  dezembro de 2011 em local a ser divulgado, através de edital que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal de circulação no município e através dos sites: www.apiceconcursos.com.br e www.bastos.sp.gov.br, com antecedência mínima de 3 dias.

Validade
O prazo de validade do concurso será de 01 ano a partir da homologação do resultado final publicado no jornal de circulação do Município, podendo, a critério da Prefeitura Municipal de Bastos, ser prorrogado por igual período.

Processo Seletivo em Vitória - ES

Aberto o Processo Seletivo Simplificado nº 099/2011 na Prefeitura de Vitória, Estado do Espírito Santo, destinado exclusivamente à contratação, por tempo determinado, de Auxiliar e Técnico de Laboratório. As funções exigem nível fundamental (Auxiliar) e médio (Técnico), experiência mínima de 12 meses na área de atuação e oferecem remuneração entre R$ 798,52 a R$ 1.226,4, valores que serão acrescidos de Gratificação. A jornada de trabalho será de 40 horas.

O processo de inscrição se dará apenas nos dias 09, 10 e 11 de novembro de 2011, devendo os candidatos se comparecer à Avenidade Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.185, Forte São João/Beira  Mar – Vitória/ES (referência: Hospital São Lucas).

O edital ressalta que a inscrição será feita em envelope lacrado, que deverá ser entregue ao servidor responsável pelo recebimento da mesma, contendo os documentos obrigatórios (incluindo o requerimento de inscrição) e os opcionais, para finalidades de pontuação. Para imprimir o requerimento de inscrição, o candidato deverá acessar o endereço www.vitoria.es.gov.br  e clicar nos links CIDADÃO/PROCESSOS SELETIVOS/EDITAIS E RESULTADOS.

A avaliação e seleção dos candidatos se dará em etapa única, com o objetivo de verificar se o candidato apresentou todos os documentos exigidos para inscrição, comprovar o  requisito exigido para o cargo e avaliar os documentos apresentados para fins de pontuação.

Concurso Prefeitura de Boracéia SP

A Prefeitura de Boracéia, localizado a 330 km da capital, Estado de São Paulo,  divulgou edital (nº. 001/2011) para realização de concurso público, com a finalidade de preencher diversas vagas no seu quadro de funcionários. O concurso de Boracéia está oferecendo 03 vagas, sendo 01 vaga imediata e 02 vagas para cadastro reserva de nível superior para o cargo de Médico.O vencimento será de até R$ 52,00 p/h.

Inscrição

As inscrições, no valor de R$ 50,00, serão feitas exclusivamente, através do site www.consesp.com.br, no período de 05 a 13 de novembro de 2011.

Prova

 As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 26 de novembro de 2011, às 14 h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental, sita a Rua Joaquim Luiz Nunes, nº 595 – Centro – Boracéia/SP.
O gabarito oficial e a prova objetiva, serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, à partir das 18h da terça-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 3 dias.

Validade

A validade do concurso público será de 2 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Imbituba (SC) abre processo seletivo

O Munícipio de Imbituba, Estado de Santa Catarina, publicou edital Nº 01/2011 de processo seletivo, destinado a contratação de pessoal para o preenchimento de cargos em Programas Federais existentes na Prefeitura de Imbituba. O certame será realizado pela empresa IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal.

Serão distribuídas 30 vagas para cargos de todos os níveis de ensino com salários de até R$ 4.439,75, por carga horária de 20 e 40h semanais de acordo com o cargo.

 Cargos
Candidatos com ensino fundamental podem se inscrever nos cargos de Agente Comunitário de Saúde, Instrutor de Artesanato, Instrutor de Cabeleireiro, Instrutor de Dança, Instrutor de Marcenaria, Instrutor de Padaria e Confeitaria e Instrutor de Teatro.

Quem tem o ensino médio as chances são para Atendente de Consultório Odontológico, Técnico em Enfermagem e Técnico em Higiene Bucal.

Já para quem concluiu o ensino superior as oportunidades são para Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Odontólogo, Pedagogo e Psicólogo.

 Inscrições
As inscrições serão efetuadas até o dia 29 de novembro de 2011, exclusivamente, pela internet, através do site www.ibam-concursos.org.br.

 Taxas
As taxas de inscrição variam entre R$ 30,00, para cargos de nível fundamental, R$ 50,00 para nível médio e R$ 70,00 para nível superior.

 Provas
As provas escritas serão realizadas, provavelmente, no dia 08 de janeiro de 2012 e terão a duração de 03 horas, sendo que as provas para os cargos de nível superior serão realizadas no período matutino, às 9:00h e as de nível médio e fundamental, no período vespertino, às 14:00h.

O local da realização das provas constará do cartão de confirmação de inscrição a ser enviado pelo correio – via postal – ou acessado via internet no site do IBAM www.ibam-concursos.org.br.

 Gabaritos
Os gabaritos serão divulgados no dia 08 de janeiro, após as 18 horas, nos sites www.ibam-concursos.org.br e www.imbituba.sc.gov.br.

 Validade
O Processo Seletivo terá validade de 2 anos, prorrogável por igual período, a critério da Administração Municipal.

Saiba mais

Prefeitura de Guaramirim (SC) abre processo seletivo

Foi divulgado edital (nº. 004/2011) para realização de processo seletivo da Prefeitura de Guaramirim, Estado de Santa Catarina. A seleção de Guaramirim oferece 05 vagas de nível superior, com remuneração de até R$ 2.568,22 e carga horária de 40 horas semanais.

Cargos

Assistente Social e Psicólogo.

Inscrição

As inscrições serão realizadas até o dia 30 de novembro de 2011, pessoalmente ou por procuração, das 08h às 12h e das 13h às 16h, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, localizada à rua Irineu Vilela Veiga, nº 222 - Centro, Guaramirim/SC, serão gratuitas, e estão condicionadas à entrega da documentação comprobatória.

Prova

A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 04 de dezembro de 2011, com início às 08h00min e terá duração de 04 horas, na Secretaria Municipal de Saúde, situada à rua Henrique Friedmann, nº. 415 - Centro, Guaramirim/SC.

Os candidatos terão acesso ao resultado final na data provavél de 15 de dezembro de 2011, que será publicado no mural da Prefeitura de Guaramirim e no site: www.guaramirim.sc.gov.br.

 Validade

O processo seletivo terá validade de 01 ano, a partir de sua homologação, prorrogável por igual período, por conveniência da administração, devendo ser respeitada sua ordem, para todas as contratações que tenham de ser efetivadas durante sua vigência.

Saiba mais

Portugal: “Agora sinto-me bem disposto”

Alexandre Pascoal completou ontem 12 anos num ambiente de festa, apesar de ser portador do síndrome de Parkes-Weber, uma doença rara que causa uma deformação arterio-venosa (multiplicação de veias e artérias) nas pernas.

O rapaz que mora com os pais em Trancoso passou os últimos oito anos entre o Hospital Pediátrico de Coimbra e Madrid, onde foi operado quatro vezes. Na última intervenção, em Setembro, amputaram-lhe a perna esquerda. Mas, para Alexandre foi um alívio. "Antes passava o dia cheio de dores, muitas dores. Agora sinto-me melhor e mais bem disposto", afirma. "Amputaram-lhe a perna, mas não o espírito", constata a mãe, Sónia Pascoal, frisando: "Ganhou um novo ânimo depois da operação".

No 7º ano, os colegas tratam--no "de forma espectacular" e ajudam-no a empurrar a cadeira de rodas. Mas o futuro passa pelo uso de próteses e "durante a fase de crescimento, vai ter de mudar quatro ou cinco vezes", adianta o pai, João Pascoal.

Para ajudar a família, a escola primária de Mangualde está a fazer uma recolha de tampinhas (já tem mil quilos) e foi aberta uma conta na CCA de Trancoso (NIB 0045 2163 4024 6474 345 92), que ontem tinha 2300 euros.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Bactéria fecha piscinas

A Câmara de Benavente encerrou ontem as piscinas de Samora Correia após ter sido detectada, no tanque grande, uma bactéria perigosa para a saúde pública.

A descoberta coincide com um surto de infecções urinárias e intestinais, a avaliar pelo número de casos registados no centro de saúde.

A autarquia admite que a bactéria "pode ser um agente causador de infecções" e aguarda pelos resultados das análises.

A próxima quinta-feira é apontada como a data provável para a reabertura das piscinas, depois de analisada a nova água colocada nos tanques.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Federação de Médicos condena extinção do IDT e lembra que há mais de 38 mil utentes em tratamento

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) manifesta-se contra o que diz ser a extinção do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), lembrando que existem mais de 38 mil utentes em tratamento, com um aumento de primeiras consultas.
Num comunicado publicado no seu site na Internet, a FNAM lamenta que o Governo queira “extinguir um instituto que desenvolveu um importante trabalho reconhecido e elogiado a nível internacional”.

“Coloca interrogações muito sérias sobre os verdadeiros objetivos da política governamental para esta área de intervenção”, refere a nota.

No âmbito da reestruturação da administração central aprovado pelo Executivo, o IDT vai ser transformado numa direção-geral – Serviço de Intervenção dos Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD).

O Ministério da Saúde anunciou este mês à agência Lusa que o tratamento e prestação de cuidados a toxicodependentes e alcoólicos vai sair da alçada do IDT para ser integrado nas administrações regionais de saúde (ARS).

Para a federação de médicos, o IDT tem mostrado um trabalho coordenado, desenvolvido em equipa e colocando sempre como prioridade os interesses do utente.

A FNAM frisa que existem 38.875 utentes em tratamento na rede pública, 7.643 são primeiras consultas. Aliás, o número de primeiras consultas registou no último ano um aumento em relação ao ano anterior.

Os médicos lembram ainda que o IDT aplicou um serviço de atendimento, avaliação e triagem de crianças inseridas em famílias com problemas de toxicodependência, álcool e de jovens em risco ou de jovens consumidores de substâncias lícitas ou ilícitas.

A Federação quer ajudar a desencadear um “processo de reflexão célere” para que a estrutura do IDT não seja alterada e para que se analisem as soluções mais adequadas às necessidades da prestação de cuidados na área das dependências.

Fonte Destak

Usuários de redes sociais compartilham dados sobre problemas de saúde

Web oferece diversas fontes de informação para pacientes e familiares, mas é preciso proceder com cautela, dizem especialistas

Sites de redes sociais como Facebook, Twitter e YouTube também podem ser plataformas poderosas para receber e enviar informações sobre saúde. É cada vez mais comum encontrar pacientes e familiares conectados compartilhando experiências com quem busca as mesmas preocupações médicas. No entanto, é preciso ficar atento para não usar fontes de informação enganosas que poderiam fazer mais mal do que bem, alertam especialistas que participam da 76ª reunião científica do American College of Gastroenterology (Colégio Americano de Gastroenterologia), realizada nesta semana em Washington, nos Estados Unidos.

Um dos estudos apresentados foi 'Mídia Social Para Sobreviventes de Câncer no Esôfago', realizado pela Clínica Mayo, na Flórida. Segundo pesquisadores, a mídia social é um recurso importante para pacientes e familiares quando precisam enfrentar difíceis decisões de tratamento após o diagnóstico de câncer no esôfago. "Nós temos trabalhado com sucesso junto a um grupo altamente motivado de 65 pacientes que foram diagnosticados com a doença e agora podem dividir seus anseios", explica Dr. Herbert Wolfsen, um dos médicos envolvidos no estudo.

Segundo ele, o objetivo do projeto era criar uma comunidade online por meio de um grupo no Facebook para ajudar quem sofre de câncer no esôfago. Entretanto, o projeto cresceu e também apoia os acompanhantes do paciente e os ensina como lidar com o problema, além de promover a consciência sobre a doença e incentivar pesquisas na comunidade. "Conexões facilitadas por meio deste grupo levam a mais contato offline, ou seja, as pessoas compartilham suas experiências e conhecimentos sobre o diagnóstico e os tratamentos a partir da perspectiva de quem realmente vivencia a doença", diz Dr. Wolfsen.
No Twitter
De acordo com outro estudo feito nos EUA, o Twitter pode influenciar a propagação das doenças pelo mundo. Para provar essa hipótese, os pesquisadores mapearam, em determinada época, os tweets relacionados à vacinação contra a gripe e chegaram ao seguinte resultado: houve mais tweets a favor. Agora, os estudiosos querem descobrir se o Twitter apenas reflete as atitudes das pessoas, como participar ou não de vacinações, ou se realmente ajuda a espalhar a mensagem.

O estudioso Marcel Salathé, da Penn State University, em University Park, na Pennsylvania, coletou 478 mil tweets que faziam referência à vacinação, em 2009, feita para evitar para a pandemia de gripe suína. Uma equipe de estudantes classificou os tweets a favor, contra e neutro, e eles foram usados para criar um teste de triagem informatizado.

Eles descobriram que as taxas de vacinação foram menores nas áreas em que os tweets tendiam a ser mais negativos sobre a vacinação, e vice-versa. "Se soubermos onde as pessoas estão particularmente mal informadas, então saberemos onde devemos fazer um trabalho para melhor informar", diz Salathé. "O Twitter é uma rica fonte de dados para o mapeamento dessas atitudes. A análise preliminar mostra que é muito provável que as opiniões negativas sobre uma campanha, como a vacinação, são contagiosas nas redes sociais", explica.

Fonte Estadão