Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 1 de novembro de 2011

Niterói registra 11 casos de dengue tipo 4 ao longo de 2011

Vírus não era visto no país há 28 anos e preocupa autoridades da saúde

Onze casos de dengue tipo 4 foram registrados no município de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, segundo informou nesta segunda-feira (31) a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói.

Cinco casos ocorreram no bairro Cafubá, três em São Domingos, dois em São Francisco e um no Engenho do Mato. Os primeiros contaminados foram detectados no começo de 2011, quando duas irmãs, de 21 e 22 anos, apresentaram os primeiros sintomas no dia seis de março.

Na ocasião, como nenhuma das duas pacientes viajou recentemente, a investigação preliminar dos casos apontou para possível transmissão autóctone (de origem na cidade).

No entanto, a Secretaria Municipal de Niterói informou que a investigação realizada até o momento não permite afirmar que exista relação entre os casos ou que os mesmos sejam autóctones.

A dengue tipo 4 não era registrada no Brasil há 28 anos, mas voltou a circular em agosto de 2010, primeiramente na região Amazônica. Isso serviu de alerta para as autoridades de saúde, pois boa parte da população brasileira, em especial crianças e jovens, não tem imunidade contra esse vírus.

Outro vírus que retornou ao Estado foi o tipo 1, que não era detectado desde meados da década de 1980, mas reapareceu em 2010 em diversas regiões do Estado. Com isso, jovens, crianças e adolescentes, que nasceram após esse período, não têm imunidade ao vírus, ficando mais suscetíveis à doença.

Há menos de um mês, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, afirmou que a circulação no Brasil do subtipo 4 do vírus da dengue e o retorno do subtipo 1 podem aumentar o número de casos graves da doença neste verão, período que historicamente o Brasil (e principalmente o Rio de Janeiro) registra a maior quantidade de casos.

A disseminação do vírus da dengue entre a população jovem com a volta do vírus tipo 1 e do tipo 4 no Estado do Rio de Janeiro tem preocupado as autoridades de saúde, segundo o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde do Rio, Alexandre Chieppe.
O Rio de Janeiro está entre os 16 estados com alto risco de epidemia de dengue, segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde.
 dengue-repelente-caseiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário