Uma equipe de cientistas da faculdade de medicina de Harvard e de outros locais pesquisaram dados do Harvard Alumni Health Study --estudo que foca os efeitos dos exercícios sobre doenças da artéria coronária, derrames, diabetes, entre outros-- que acompanhou informações de saúde de homens que entraram na Universidade Harvard como calouros entre 1916 e 1950.
Em seguida, os pesquisadores reuniram dados de 19 mil graduados de décadas mais recentes e observaram seus hábitos, o histórico de risco de doenças cardíacas, o IMC (índice de massa corporal), entre outros fatores de saúde.
Os pesquisadores descobriram que o risco dos homens que eram obesos quando calouros morrerem de doenças cardíacas era quase duas vezes maior do que para aqueles cujo peso era normal na época.
Ao considerar o peso dos voluntários na meia-idade, os pesquisadores descobriram que os homens que no início da faculdade estavam com sobrepeso ou obesos não corriam risco alto de morte por doenças cardíacas caso tivessem peso normal na meia-idade.
"Isso não significa que não seja nocivo ser gordo quando se é jovem", afirma o doutor I-Min Lee, professor adjunto de medicina de Harvard e um dos autores do estudo. Segundo ele, é o ganho de peso em uma idade mais avançada que "conduz a morte por doenças cardíacas".
O estudo apareceu na última segunda-feira (24) na revista "Archives of Internal Medicine".
Fonte Folhaonline
Nenhum comentário:
Postar um comentário