Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

EUA: Bebê nos recebe marca-passo para coração após 15 minutos de vida

Pequena Jaya nasceu com apenas 45 batimentos por minuto.Operação durou uma hora e contou com equipe de 20 profissionais.

Um bebê passou por uma cirurgia para a instalação de um marca-passo no coração quando tinha apenas 15 minutos de vida, se tornando possivelmente a pessoa mais jovem a receber o dispositivo que auxilia o ritmo cardíaco no mundo. A operação foi realizada no Hospital Lucile Packard, ligado à Universidade Stanford, nos Estados Unidos.

Durante os exames de pré-natal, a mãe Leanne Maharaj e o pai Kamneel Maharaj foram alertados pelos médicos sobre como o coração da pequena Jaya estava com um ritmo de batimentos abaixo do normal.

Logo ao nascer, a pequena garota tinha um ritmo de apenas 45 batimentos cardíacos por minuto. Recém-nascidos saudáveis apresentam entre 125 até 150 batimentos. O problema ocorria por conta do próprio sistema de defesa da mãe, que atacava por "engano" os nervinhos ligados à frequência do ritmo do coração de Jaya.

Para Katsuhide Maeda, responsável pela cirurgia que instalou o dispositivo em um coração de tamanho parecido com o de uma noz, o procedimento era necessário para garantir a sobrevivência de Jaya. A bebê nasceu com 9 semanas de antecedência e viveria apenas por horas caso a operação não fosse feita. A cirurgia foi feita por uma equipe de 20 profissionais.

Após a cirurgia, Jaya conseguiu ganhar peso e aliviou os médicos, que precisaram antecipar o parto para garantir que o marca-passo fosse colocado o quanto antes. O bebê também precisava crescer o suficiente para desenvolver órgãos que o garantissem a vida fora do útero da mãe. Ao ser retirada do útero da mãe, Jaya pesava menos de 1,6 quilo.

Para os médicos, o marca-passo no peito de Jaya deve durar pelos próximos 10 anos. Normalmente, médicos costumam realizar duas cirurgias para instalar o marca-passo, mas Maeda optou por instalar o dispositivo com um único procedimento de uma hora. Agora, três meses após o nascimento, Jaya está com 3,6 quilos e segue melhorando a cada dia.

A mãe Leanne e o pai Kamneel observam, felizes, a pequena Jaya, que recebeu um marca-passo para auxiliar as batidas do coração com apenas 15 minutos de vida. (Foto: Norbert von der Groeben / Faculdade de Medicina da Universidade Stanford / AP Photo)
A mãe Leanne e o pai Kamneel observam, felizes, a pequena Jaya, que recebeu um marca-passo para auxiliar as batidas do coração com apenas 15 minutos de vida. (Foto: Norbert von der Groeben / Faculdade de Medicina da Universidade Stanford / AP Photo)
 
Fonte G1

Morte de idoso: maca de ambulância do SAMU estava quebrada

Uma maca quebrada pode ter custado a vida de Nelson Cinquinis, que morreu na terça-feira, aos 66 anos, ao dar entrada no Hospital Rocha Faria.

A Secretaria estadual de Defesa Civil, que responde pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), informou que a maca da ambulância enviada para socorrer o idoso em casa, em Campo Grande, estava danificada. "Com o objetivo de garantir o atendimento ao paciente com urgência, a equipe médica foi enviada mesmo assim (sem maca), já que outras viaturas estavam empenhadas em outras ocorrências quando o pedido foi feito", diz a secretaria, acrescentando que o paciente precisava ser levado semi-deitado.

Nelson esperou, segundo a família, por mais de 40 minutos a chegada de outra viatura e deu entrada com parada cardíaca no hospital, morrendo em seguida.

Para o coordenador da Comissão de Saúde Pública do Cremerj, Pablo Vazquez, transportar um paciente no chão pode ser comparado a atender uma pessoa sobre uma pia:

— Já vimos isso acontecer e, nos dois casos, é um escândalo. De preferência, o paciente deve ser transportado numa maca, com um médico acompanhando e, de preferência também, numa viatura com material de suporte à vida. Mas, na ausência de tudo isso, que seja levado no colo, mas seja salvo.

O custeio das ambulâncias do Samu é feito com verbas federais, estaduais e municipais, conforme explicou o Ministério da Saúde, responsável por 50% do valor da manutenção. Além dos repasses mensais para o funcionamento da central do Samu, o gestor recebe R$ 12.500 ao mês por ambulância padrão e R$ 20.500 por ambulância de suporte avançado.

A partir de março, segundo o ministério, entra em vigor uma portaria que ajudará o governo federal a fiscalizar melhor o serviço oferecido pelo Samu à população. Os gestores terão que incluir informações sobre os atendimentos no Sistema Nacional de Cadastro de Estabelecimentos de Saúde. Se os dados não forem atualizados, podem ocorrer sanções, como o corte dos repasses.

Sob um clima de indignação, cerca de 20 pessoas, entre familiares e amigos, acompanharam o enterro de Nelson, ontem, no Cemitério de Santa Cruz.

— Estão embelezando a cidade para os turistas. Mas não cuidam do cidadão, que tem o direito de ser bem atendido — disse Gisele Lourenço, sobrinha de Nelson.

Fonte G1

Cardiologista consegue regenerar tecidos cardíacos mortos devido a infartos

Quando uma pessoa sofre um infarto, o fluxo sanguíneo não vai para o tecido do coração e, consequentemente, não manda oxigênio para as células do local. Essa obstrução, com o passar do tempo, causa a morte celular. Para substituir as estruturas destruídas, o organismo cria uma cicatriz no local. Isso faz com que o órgão aumente de tamanho — para que continue a trabalhar corretamente mesmo com uma parte “inativa” —, o que faz com que o paciente corra o risco de sofrer arritmias e insuficiência cardíaca (quando o coração não consegue bombear o sangue adequadamente).
 
Médicos do Instituto do Coração Cedars-Sinai, nos Estados Unidos, encontraram uma possível solução para esse problema. No primeiro estudo que obteve resultados positivos ao usar terapia gênica no tratamento cardíaco, apresentado na edição on-line desta semana da revista científica Lancet, cientistas comprovaram que a inserção de células-tronco do próprio órgão no tecido danificado pode regenerar as unidades saudáveis, embora ainda não tenha a capacidade de fazer com que o músculo volte a funcionar como antes.

O primeiro passo da equipe de pesquisadores foi coletar tecido cardíaco do próprio paciente para multiplicar, em laboratório, células-tronco derivadas dessa estrutura saudável. Cerca de 25 milhões dessas células, então, foram reintroduzidas na área lesionada do coração da pessoa que havia sofrido o infarto (veja infografia).
 
O autor do estudo, Eduardo Marbán, diretor do Instituto do Coração Cedars-Sinai, conta ao Correio que ele e seus colegas conseguiram mostrar que a infusão de células-tronco cardíacas pode ajudar a regenerar o músculo saudável do órgão. “Os pacientes que passaram pelo tratamento tinham cicatrizes que ocupavam cerca de 24% do coração. Em um ano, eles viram esse tecido diminuir pela metade, ocupando 12% do músculo. O grupo de controle — que foi tratado com remédios —, por sua vez, não obteve redução no tamanho da cicatriz”, detalha.

Para ele, foi surpreendente ter conseguido substituir uma cicatriz por tecido muscular vivo. “Essa regeneração terapêutica é o ‘Santo Graal’ do tratamento celular, mas nunca tinha sido feita antes”, comemora o pesquisador, que ressalta o fato de seu projeto ter sido o pioneiro em obter resultados positivos. “Até nosso estudo, havia o dogma de que a fibrose (tecido de cicatriz) no coração, uma vez formada, era permanente. Não havia modo de diminuir a área danificada e fazer com que o músculo saudável voltasse a crescer”, recorda.

Pelo menos cinco crianças morrem de fome a cada minuto, diz ONG

 (Tony Karumba)
A organização não governamental (ONG) Salvem as Crianças divulgou nesta quinta-feira (16/2) relatório informando que a cada minuto morrem cinco crianças no mundo em decorrência da desnutrição crônica. O documento adverte que cerca de 500 milhões de crianças correm risco de sequelas permanentes no organismo nos próximos 15 anos.

De acordo com a ONG, a morte de 2 milhões de crianças por ano poderia ser prevenida se a desnutrição fosse combatida. O documento informa ainda que embora a fome tenha sido reduzida nas últimas duas décadas, pelo menos seis países são mais afetados – cinco estão na África e o sexto é a Coreia do Norte.

Pelos dados da organização, os países africanos - Congo, Burundi, Comores, Suazilândia e Costa do Marfim - têm os piores dados referentes à fome no mundo desde 1990. Situação oposta ocorre no Kwait, na Turquia, Malásia e no México, que conseguiram avançar e registrar melhorias.

Fonte Correio Braziliense

Conselho Regional de Medicina também vai apurar a morte de Marcelo Dino

O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM) abriu ontem uma sindicância para apurar as circunstâncias da morte de Marcelo Dino Fonsêca, 13 anos. O menino tinha asma crônica e deu entrada na segunda-feira no Hospital Santa Lúcia em função de uma crise, mas morreu na terça-feira.

O CRM quer esclarecer como se desenrolaram os fatos do ponto de vista médico. A sindicância correrá paralelamente às investigações da Polícia Civil do DF e do Ministério Público do DF e Territórios. O enterro ocorreu ontem pela manhã no Cemitério Campo da Esperança. Familiares, amigos e autoridades públicas, amigas do pai do estudante, o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e ex-deputado federal Flávio Dino (PCdoB-MA), acompanharam a cerimônia.

O presidente do CRM, Iran Augusto Cardoso, explica que o procedimento é padrão para os casos de mortes dentro de hospitais, ocorridas em circunstâncias não esclarecidas e denunciadas ao órgão ou pela imprensa. A entidade ouvirá médicos, atendentes, representantes da unidade de saúde e familiares do garoto. Também requererá do centro particular uma cópia do prontuário do paciente. “Vamos juntar as peças do caso e, depois, o processo será analisado por uma câmara dentro do conselho, que decidirá pelo arquivamento ou pela abertura de uma investigação”, detalha. Não há data marcada para o início dos depoimentos. O processo segue sob sigilo.

A família acusa o Santa Lúcia de negligência médica, mas o hospital afirma que o paciente estava devidamente assistido pela equipe e os atendentes tomaram todas as providências para socorrer Marcelo. A Promotoria de Defesa dos Usuários dos Serviços de Saúde (Pró-Vida) apreendeu o prontuário do garoto e 27 ampolas de medicamentos ministradas pelos médicos, das 5h30 às 6h15. Segundo o relato da família à polícia, nesse intervalo de tempo o jovem apresentou piora do quadro de saúde em função de uma medicação recebida. Os parentes também reclamaram de demora no socorro.

Ontem à noite, Flávio Dino publicou no Twitter uma mensagem em que reclama de informações divulgadas pelo hospital da Asa Sul. “Nota do hospital Santa Lúcia sobre o caso do meu filho Marcelo omite dados relevantes. Mas só vou me pronunciar após investigações.”

Fonte Correio Braziliense

Perder peso é o melhor remédio para quem sofre com artrose no joelho

Mude seus hábitos antes que a doença cause desgastes irreversíveis

Até hoje, pensávamos que, para os indivíduos com osteoartrite (osteoartrose ou artrose) de joelho, a perda de cartilagem era irreversível. E o melhor que pacientes e médicos poderiam fazer era evitar mais danos aos joelhos, e em casos mais graves, recorrer à cirurgia de substituição de joelho.

No entanto, um novo estudo publicado no Annals of the Rheumatic Diseases, sugere que, para pacientes com obesidade e com osteoartrite, perder peso pode ajudar a prevenir danos e realmente melhorar a quantidade e a qualidade da cartilagem do joelho. Isso se a medida for adotada antes que danos maiores sejam diagnosticados.

Nessa pesquisa, realizada pela Universidade de Sidney (Austrália) 111 participantes obesos - um terço dos quais já tinha osteoartrite clinicamente evidente -, foram submetidos à bandagem gástrica ou a um programa de dieta e exercícios para promover a perda de peso. Todos fizeram, inicialmente, uma ressonância magnética. Repetida 12 meses depois, a fim de avaliar o volume e a qualidade de cartilagem no joelho.

Diversos estudos anteriores já indicavam que a perda de peso influenciava positivamente na diminuição da dor e na função do joelho. Mas este é o primeiro estudo a mostrar que quanto mais peso os participantes obesos perderam, mais sua cartilagem do joelho foi preservada, tanto em termos de quantidade, quanto em qualidade. Mesmo pacientes que perderam menos de 7% do seu peso corporal apresentaram melhora da cartilagem dos joelhos.

As novas descobertas sugerem que a degradação da cartilagem precoce pode ser reversível e que a perda de peso pode proporcionar alteração positiva, antes que mudanças irreversíveis na cartilagem ocorram. Como atualmente não contamos com medicamentos para controlar a perda da cartilagem, evitar a seu desgaste em indivíduos obesos é especialmente importante.

Obesidade x osteoartrite
De acordo com um outro estudo - publicado no Annals of Internal Medicine, os idosos americanos estão perdendo cerca de três anos e meio de vida saudável porque têm obesidade, osteoartrite do joelho ou ambas as condições.

Com base no censo americano e em dados sobre obesidade e prevalência de osteoartrite de joelho, os pesquisadores determinaram que 40% dos americanos com idades entre 50 e 84 têm ambas as condições. Ou seja, cerca de 2,9 milhões de americanos têm menos 3,5 anos saudáveis em relação àqueles que estão com um peso saudável e não têm osteoartrite do joelho.

Um, dois, três anos são perdas significativas, especialmente quando você está na casa dos sessenta ou setenta. Na terceira idade, a qualidade de vida é determinada pela quantidade de limitações, como doença, invalidez, dor e perda de funcionalidade.

Os números americanos são úteis porque colocam em evidência como a combinação de obesidade e osteoartrite do joelho é prejudicial. Mas ao mesmo tempo trazem à tona que estes números não são sentenças de vida ou de morte. Estamos falando de algo que é potencialmente modificável.

Receber o diagnóstico de osteoartrite não é uma escolha, mas a evolução da doença. Até certo ponto, está nas suas mãos. Fazer mudanças no seu estilo de vida, como perder peso, é algo que está sob o seu controle. Emagrecer pode não ser fácil, mas é algo que pode ter um impacto positivo em termos de saúde e qualidade de vida na terceira idade, especialmente para pacientes com osteoartrite.

Fonte Minha Vida

Andar lento pode prever Alzheimer em pessoas acima de 60 anos, diz estudo

Chances de infarto também podem ser indicadas pela firmeza da empunhadura

A velocidade com que um indivíduo caminha pode dar pistas sobre a probabilidade do aparecimento de demência em um período mais avançado da vida, afirma um estudo conduzido por pesquisadores americanos.

Ainda segundo a equipe, as chances de um infarto também podem ser indicadas pela firmeza da empunhadura.

O estudo segue o caminho de outras pesquisas que também indicaram conclusões semelhantes.

Uma pesquisa publicada em 2009 no British Medical Journal observou uma "forte associação" entre caminhar lentamente e morrer de ataque cardíaco ou outros problemas cardíacos.

Mais recentemente, outro artigo no Journal of the American Medical Association sugeriu uma relação entre caminhar mais rápido após os 65 anos de idade e viver mais.

Na última pesquisa, coordenada pela especialista Erica Camargo, do Boston Medical Center, os pesquisadores registraram imagens do cérebro, a velocidade da caminhada e a firmeza da empunhadura de 2.410 pessoas com idade média de 62 anos de idade.

Ao cabo de onze anos, 34 haviam desenvolvido demência e 79 haviam tido ataque cardíaco.

Segundo os pesquisadores, as velocidades mais baixas de caminhada estavam relacionadas a um maior risco de demência, enquanto uma empunhadura mais forte coincidiu com chances mais baixas de ataque cardíaco.

Camargo indicou que o estudo pode servir de base para testes simples para prever o risco de demência ou ataque cardíaco, que podem ser feitos por médicos no próprio consultório.

"Precisamos de mais estudos para entender por que isto acontece, e para saber se alguma doença preexistente pode ter causado a lentidão da caminhada ou a diminuição da força física", afirmou.

Reações
As conclusões foram apresentadas no encontro anual da Academia de Neurologia e ainda precisam ser publicada sob o selo de uma revista acadêmica, após a revisão da comunidade científica.

O estudo foi bem recebido por dois especialistas britânicos ouvidos pela BBC. Entretanto, ambos enfatizaram a necessidade de mais estudos para encontrar uma explicação para estas relações.

"Antes que as pessoas comecem a prestar atenção em um apertar de mãos ou a velocidade de cruzar a rua, precisamos de outras pesquisas para entender as razões e os fatores envolvidos", disse Anne Corbett, diretora de Pesquisas da organização britânica Alzheimer Society.

"A boa notícia é que há muitas que podem ser feitas para evitar o risco de desenvolver demência: adotar uma dieta equilibrada, não fumar, manter o peso, se exercitar regularmente e checar regularmente a pressão sanguínea o nível de colesterol."

Para Sharlin Ahmed, diretor da organização Stroke Association, para o estudo de ataques cardíacos, se trata de um "estudo interessante", mas ainda são necessários mais dados.

"Cerca de um terço das pessoas que sofrem ataque cardíaco ficam com algum tipo de sequela física, incluindo fraqueza nas mãos e dificuldades de andar. Mas é a primeira vez que vimos uma pesquisa que analisa a presença de sintomas relacionados antes de um ataque", afirmou.

"É um estudo interessante, mas precisamos de mais pesquisas antes de concluir que a força de uma empunhadura ou a velocidade de uma caminhada possam determinar os riscos de ataque."

Fonte R7

Quem tem o risco de ficar hipertenso?

HC em São Paulo recruta voluntários para pesquisa sobre hipertensão

É preciso ter pressão alta, não faxer exercícios e nem estar acima do peso

O Laboratório de Hipertensão do Hospital das Clínicas (HC), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), está recrutando voluntários para pesquisa sobre hipertensão, informa a Agência USP de Notícias.

Os voluntários devem ter pressão alta, estar na faixa etária entre 18 e 60 anos, não praticar atividades físicas e não estar acima do peso, além de não ingerir os medicamentos Propanolol, Atenolol (Atenol), Carvedilol (Cardilol, Divelol e Ictus) e Metoprolol (Selozok).

Os interessados devem entrar em contato com a pesquisadora Tatiana Araújo pelos telefones: (0XX11) 9942-6364/8266-0261/6054-4846/9461-5159, ou pelo email: pesquisa.tatiana@gmail.com.

O laboratório fica na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255, 7º Andar , Sala 7031 , Cerqueira César, São Paulo.

Fonte R7

Quênia: Casamentos entre mulheres são alternativa para infertilidade

familia quenia 300x225
Muliro Telewa/BBC
Em algumas comunidades, uma mulher sem filhos assume o papel de pai

Atos homossexuais podem ser fora da lei no Quênia, mas uma antiga tradição de algumas comunidades permite casamento entre mulheres.

A surpresa maior é que isso acontece num país onde líderes religiosos dizem que uniões gays são "não africanas" - e os que mostram abertamente suas relações enfrentam reações hostis da população.

No entanto, esses casos envolvendo mulheres não são vistos sob o mesmo prisma.

Em determinadas comunidades no oeste do país, se uma mulher não tiver filhos, ela assume o que se considera o papel masculino em um novo casamento, oferecendo uma casa para uma mulher mais jovem com o intuito de constituir uma família, incluindo filhos.

A mulher mais jovem é encorajada a encontrar um parceiro sexual no clã de sua parceira mais velha, para conseguir engravidar.

Os filhos, no entanto, serão considerados como filhos do casal de mulheres.

A queniana Juliana Soi, de 67 anos, conta seu caso.

- Eu me casei de acordo com nossa tradição, que diz que se uma mulher não tem a sorte de ter seus próprios filhos, pode encontrar outra mulher para honrá-la com crianças.

Sentada em uma cadeira na sombra do lado de fora de sua casa de palha em Elburgon, na Província do Vale do Rift, ela diz que casou com Esther no início dos anos 1990.

'Crianças são como cobertores'
Esther, que se manteve calada durante toda a entrevista, tem 20 anos a menos que Juliana Soi e, juntas, elas têm cinco filhos.

- Você sabe, crianças são como cobertores. A pessoa precisa ter seu próprio cobertor para não ter que ir à casa do vizinho à noite pedindo o dele, que ele deve estar usando.

O arranjo - praticado entre as comunidades quenianas Kalenjin (que engloba os povos Nandi, Kipsigis e Keiyo), Kuria e Akamba - chamou a atenção do poder judiciário recentemente por causa de um caso de herança que foi levado aos tribunais na cidade costeira de Mombasa, a segunda maior do país.

Em uma decisão história, a Suprema Corte reconheceu no ano passado que, de acordo com a lei de costumes sobre casamentos entre mulheres dos Nandi, Monica Jesang Katam poderia herdar a propriedade de sua mulher.

No entanto, parentes da falecida - que era a parceira mais velha da relação - estão desafiando o veredicto. A disputa é por uma grande casa em Mombasa.

Se o apelo dos familiares falhar, um dos filhos, Franklin Chepkwony Soi, não terá dificuldades em reivindicar sua herança quando ficar mais velho.

- Eu nasci aqui na casa de Juliana e Esther é minha mãe. Juliana se casou com minha mãe porque ela queria filhos que herdassem sua propriedade.

Sem sexo
Ele diz que não sabe quem é seu pai biológico - e que não está interessado em descobrir.

Ele afirma ainda que nunca foi estigmatizado socialmente e que a pequena comunidade em que vive em Elburgon aceita a família.

Mas Juliana explica que ela e Esther Soi fazem questão de dizer que não têm relações sexuais.

- Não! Não! nada sexual acontece.

Ela diz que as duas mulheres dormem em cabanas separadas.

Apontando para Esther, ela continua

- Quando uma mulher como eu decide se casar com uma jovem como esta, já deve estar na menopausa. Neste estágio, as atividades do amor são para as mulheres jovens.

Essa prática majoritariamente rural de uma mulher estéril casar-se com outra para criarem filhos está lentamente acabando.

Em algumas comunidades no Quênia, onde os tratamentos modernos de fertilidade não são acessíveis, a poligamia é o modo preferido das pessoas para lidar com a infertilidade.

Uma mulher que não pode ter filhos geralmente encoraja seu marido a casar-se novamente para que a família possa ter crianças.

Mas a decisão judicial de Mombasa pode desafiar essa abordagem patriarcal e dar aos casamentos entre mulheres uma base mais forte no mundo moderno.

Fonte R7

Cientistas detectam vírus emergentes no Brasil

Vírus emergentes
No jargão científico, vírus emergente é um vírus recém-descoberto ou aquele cuja incidência aumenta em uma determinada região.

No Brasil, alguns exemplos são o Oropouche e o Mayaro.

Ambos são arbovírus, como os da dengue, e também causadores de doenças febris agudas que estão se tornando epidêmicas no Norte do país.

Há ainda o hantavírus, responsável por uma forma grave de pneumonia capaz de matar quase metade dos infectados.

Ele foi encontrado pela primeira vez no Brasil em 1993 e, desde então, cerca de 1,4 mil casos já foram notificados.

Hantavirose
Durante os últimos três anos e meio, cientistas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP, dedicaram-se a estudar esses e outros vírus emergentes.

O projeto é coordenado pelo virologista Luiz Tadeu Moraes Figueiredo. Foram ao todo 52 subprojetos, dos quais participaram mais de 50 pesquisadores.

Entre os avanços, destacam-se o isolamento do hantavírus Araraquara, inédito no Brasil, e o desenvolvimento de um reagente que facilitou o diagnóstico da hantavirose.

"Antes, dependíamos de insumos importados. Hoje, distribuímos esses antígenos para vários locais no Brasil e também para Colômbia e Argentina", disse Figueiredo.

Mais três vírus
Também foram criados reagentes para diagnosticar o Oropouche e três vírus causadores de encefalite: Saint Louis, Rocio e Oeste do Nilo.

Acreditava-se que este último não existisse no Brasil. Mas, recentemente, estudos sorológicos feitos em cavalos comprovaram sua presença.

O próximo passo, segundo Figueiredo, é testar se esses reagentes - obtidos a partir de genes do vírus inoculados em uma bactéria - também são capazes de funcionar como vacina.

Fonte Diásrio da Saúde

Analisador de hálito revela doenças antes que sintomas apareçam

Exame do hálito
O futuro do diagnóstico médico pode estar em um aparelho analisador do hálito.

Já existem diversos tipos de narizes eletrônicos, capazes de detectar o câncer e outras doenças.

Diversas pesquisas têm indicado que o faro dos cães é preciso o suficiente para detectar se uma pessoa está doente ou não.

Com base nessas evidências, os cientistas querem agora desenvolver um aparelho multiuso, capaz de fazer diagnósticos reais a partir do hálito.

Alteração no metabolismo
O desenvolvimento mais recente na área acaba de ser apresentado pela equipe da Dra. Fariba Assadi-Porter, da Universidade Wisconsin-Madison (EUA).

O aparelho, simples, mas muito sensível, é capaz de distinguir entre um estado sadio e uma situação anormal do metabolismo da glicose sem precisar coletar uma amostra de sangue - apenas analisando o hálito da pessoa.

Muitas doenças, incluindo diabetes, câncer, além das infecções, alteram o metabolismo do corpo de formas muito características.

O que as pesquisas estão mostrando é que essas alterações bioquímicas podem ser detectadas pelo hálito muito antes que os sintomas tradicionais da doença apareçam.

Alguns estudos mostram que o hálito pode indicar alguns estados patológicos apenas algumas horas depois que o quadro se instalou, como no caso de algumas infecções.

"Com esta metodologia, nós otimizamos técnicas para rastrear rotas metabólicas que são perturbadas pelas doenças," disse a Dra. Fariba. "Ela é barata, rápida e o mais sensível método de diagnóstico [desenvolvido até agora]."

Avaliação dos tratamentos
O analisador de hálito conseguiu detectar em animais sintomas metabólicos similares aos que ocorrem em mulheres com síndrome do ovário policístico, uma desordem endócrina que causa de cistos no ovário até infertilidade.

Umas das vantagens dos exames de análise do hálito é que eles avaliam o funcionamento do corpo inteiro com uma única medição.

Além de simplificar o diagnóstico, um aparelho assim, quando totalmente desenvolvido, poderá dar um feedback rápido sobre a eficácia dos tratamentos adotados.

Isótopos de carbono
A tecnologia se fundamenta no fato de que o corpo, sob diferentes condições, usa diferentes fontes para produzir energia.

"O corpo muda sua fonte de energia. Quando estamos saudáveis, nós usamos a comida que comemos," explica a Dra. Fariba. "Quando ficamos doentes, o sistema imunológico assume o controle e começa a separar proteínas para fazer anticorpos, utilizando-as como fonte de energia".

Essa mudança, passando dos açúcares para as proteínas, aciona rotas bioquímicas diferentes, o que resulta em alterações distintas nos isótopos de carbono que compõem o dióxido de carbono que exalamos.

Em seu estágio atual, o teste emprega um aparelho do tamanho de uma caixa de sapatos, mas os cientistas afirmam que um analisador de hálito totalmente desenvolvido não será maior do que um telefone celular, o que permitirá seu uso em áreas remotas.

Fonte Diário da Saúde

Células-tronco do próprio paciente tratam coração com infarto

Consertando o coração
Cientistas norte-americanos conseguiram recuperar tecidos do coração danificados por um ataque cardíaco usando uma infusão de células-tronco do próprio paciente.

Este, que é o primeiro estudo desse tipo realizado em humanos, foi coordenado pelos Drs. Eduardo Marbán e Raj Makkar, e publicado na edição de hoje da revista científica The Lancet.

Os pacientes de ataque cardíaco que receberam o tratamento com células-tronco demonstraram uma "redução significativa" no tamanho da cicatriz deixada pelo infarto sobre o músculo cardíaco.

Um ano após o tratamento, a cicatriz deixada pelo infarto baixou de 24% do coração para 12% - em termos de área. Os pacientes no grupo de controle, que não receberam a infusão de células-tronco, não apresentaram redução em suas cicatrizes.

Segundo os cientistas, pode-se perceber uma "regeneração real do tecido".

Células-tronco cardíacas
O principal objetivo do estudo era verificar a segurança da terapia, uma vez que experimentos com células-tronco têm apresentado riscos elevados de desenvolvimento de tumores.

As células-tronco cardíacas são produzidas a partir das células do próprio paciente.

Os cientistas acessam o coração do paciente usando um catéter, que é inserido por uma veia no pescoço.

O catéter retira uma amostra do músculo cardíaco - segundo eles, do tamanho de uma uva-passa -, que é levada para o laboratório, onde são isoladas e multiplicadas as células-tronco.

Finalmente, entre 12 e 25 milhões de células são reintroduzidas através das artérias coronárias do paciente, também usando um catéter.

A equipe do Instituto Califórnia para Medicina Regenerativa (EUA) planeja agora uma nova bateria de testes clínicos para avaliar a terapia experimental em pacientes com "doenças cardíacas mais avançadas".

Células-tronco magnéticas
O processo de crescimento das células-tronco derivadas do músculo cardíaco foi desenvolvido por Marbán na Universidade Johns Hopkins, que detém a patente da técnica, e a licenciou para a empresa privada da qual os pesquisadores agora estão à frente.

As pesquisas da equipe já levaram também ao desenvolvimento de uma técnica, por enquanto testada apenas em animais, que usa células-tronco cardíacas mescladas com nanopartículas de ferro.

Graças ao magnetismo do ferro, as células-tronco podem ser guiadas por um ímã até o ponto exato de sua aplicação.

Por outro lado, eles descobriram também que as células-tronco expostas a elevadas doses de antioxidantes desenvolvem anomalias genéticas que as predispõem ao desenvolvimento de câncer.

Fonte Diário da Saúde

Exercícios protegem contra disfunção erétil

Sexo e coração
Uma atividade física mais intensa está associada com uma melhor função sexual em homens com menos de 40 anos.

O estudo comparou a prática de exercícios físicos e função erétil em homens saudáveis entre 18 e 40 anos de idade.

Estudos anteriores indicaram que a disfunção erétil está correlacionada com maior risco de ataque cardíaco.

O que os cientistas queriam era encontrar um mecanismo que pudesse atuar sobre os dois efeitos conjuntamente, ou seja, tanto sobre a disfunção erétil, quanto sobre o risco cardíaco.

Eles parecem ter conseguido mais do que isso.

Exercícios mais fortes
Os resultados apontam que a solução pode estar em níveis mais intensos de atividade física - mais do que apenas uma caminhada leve.

Ocorre que as atividades físicas estão correlacionadas com um bem-estar muito mais generalizado, incluindo o combate a condições como obesidade e diabetes.

"Nós esperamos que o diagnóstico precoce da disfunção erétil ajude a motivar os homens jovens a assumir um estilo de vida saudável em uma base consistente," afirma o Dr. Wayland Hsiao, da Universidade Emory (EUA).

Isso redundaria não apenas na solução do problema específico da disfunção erétil, como também de uma série de outros, sobretudo da diminuição do risco cardiovascular.

Disfunção erétil
O estudo mostrou taxas elevadas de disfunção erétil em homens sedentários abaixo dos 40 anos de idade.

Contudo, o problema foi largamente solucionado com um nível de exercícios físicos mais intenso e regular.

Fonte Diário da Saúde

O que é Fissura Labial/Palatina?

A fissura palatina ocorre quando há uma abertura direta entre o palato, ou céu da boca, e a base do nariz

O que é Fissura Labial/Palatina?
Fissura labial é a separação do lábio superior em duas partes, algo que atinge um em cada 550 bebês no Brasil. Tal como a fissura palatina, a fissura labial é causada pela junção inadequada dos dois lados da face quando o bebê ainda está no útero. Embora ninguém saiba ao certo o porquê desta deficiência, ela tende a ser hereditária. Os desequilíbrios hormonais, as deficiências nutricionais e certas drogas utilizadas durante a gestação podem ser apontadas como possíveis causas.

A fissura palatina ocorre quando há uma abertura direta entre o palato, ou céu da boca, e a base do nariz. Durante a gestação, o maxilar superior do bebê não se fecha como deveria, deixando uma falha. A fissura palatina é um problema mais grave que a fissura labial, embora ambos requeiram uma cirurgia corretiva.

Dificuldades de alimentação, de respiração e de fala, além de problemas psicológicos são algumas das dificuldades enfrentadas por uma criança com fissura labial ou palatina. A fim de se corrigir esse problema, é aconselhável tratar-se com uma equipe médica, incluindo um cirurgião plástico, cirurgião bucomaxilo-facial, otorrinolaringologista (especialista em orelha, nariz e pescoço), cirurgião-dentista e um ortodontista.

Como saber se o meu bebê tem uma fissura labial ou fissura palatina?
O obstetra que fizer o seu parto provavelmente lhe dirá imediatamente se o bebê tem uma fissura labial ou palatina. A fissura labial é facilmente reconhecível. Uma fissura palatina pode variar em tamanho, desde uma pequena fenda até um grande orifício no céu da boca, e se tornará aparente logo após o nascimento, se não de imediato. Quanto um bebê com fissura palatina tenta se alimentar, os alimentos líquidos podem sair pelo seu nariz - problema que pode ser controlado com o auxílio de mamadeiras especiais e outros cuidados , até que o bebê tenha idade suficiente para ser submetido à cirurgia.

Como são tratados os casos de fissura labial ou fissura palatina?
Fechar uma fissura labial através de cirurgia é mais simples do que corrigir uma fissura palatina. O procedimento é geralmente realizado nos três ou quatro primeiros meses de vida e a cicatriz tende a desaparecer com o passar do tempo.

No caso de uma fissura palatina, a cirurgia é adiada até que a criança complete um ou dois anos de vida, quando o maxilar superior já alcançou seu crescimento normal. Se o problema é extenso, a cirurgia pode ser adiada até que a criança atinja cinco a sete anos, a fim de evitar problemas estruturais. Em alguns casos a cirurgia não é possível ou pode não fechar totalmente a fenda. Nestes casos, um aparelho parecido com uma dentadura, chamado de obturador, é feito a fim de encobrir a abertura e permitir que a criança se alimente naturalmente.

Dependendo da gravidade da fissura palatina, podem ser necessárias cirurgias múltiplas no decorrer de um longo período. Um cirurgião plástico e/ou bucomaxilo-facial realizam uma cirurgia corretiva na face, enquanto que um cirurgião-dentista, cirurgião geral, otorrinolaringologista e/ou ortodontista fazem aparelhos para corrigir quaisquer defeitos.

Uma equipe de profissionais de saúde oferecerá orientação e encorajamento durante os tempos mais difíceis, desde o nascimento até o tratamento. Com os avanços das técnicas cirúrgicas e aparelhos corretivos, os prognósticos para as crianças que nascem com fissura labial ou palatina são excelentes. À medida que a criança se desenvolve, pouco se nota a fissura.

Fonte Colgate-Palmolive

Cálculos renais

Definição

O cálculo renal é uma massa sólida formada por pequenos cristais. Um ou mais cálculos podem ser encontrados nos rins ou ureteres ao mesmo tempo.

Nomes alternativos

Cálculos renais; Nefrolitíase; Cálculos - rins


Foto: ADAM
Os cálculos renais ocorrem quando a urina fica muito concentrada e as substâncias na urina se cristalizam e formam pedras

Causas, incidência e fatores de risco

As pedras no rim podem se formar quando a urina contém certas substâncias em excesso. Essas substâncias podem criar pequenos cristais que se transformam em pedras. O maior fator de risco para cálculos renais é a desidratação.
Os cálculos renais podem não manifestar sintomas até que comecem a se mover pelos ureteres, tubos pelos quais a urina é levada até a bexiga.
Quando isso acontece, os cálculos podem bloquear o fluxo de urina ao sair dos rins. Isso causa inchaço do rim ou dos rins, provocando dor. A dor normalmente é grave.
Os cálculos renais são comuns. Uma pessoa que já teve cálculos renais frequentemente volta a tê-los no futuro. É comum os cálculos renais aparecem em bebês prematuros.
Alguns tipos de cálculos tendem a ser hereditários. Alguns tipos de cálculos podem ocorrer com doenças intestinais, bypass intestinal para obesidade ou defeitos no túbulo renal.

Foto: ADAM
Aparência típica do fluxo de urina e vasos sanguíneos no rim. Os vasos sanguíneos são mostrados em vermelho e o fluxo de urina é mostrado em amarelo

Existem diferentes tipos de cálculos renais. A causa verdadeira depende do tipo de cálculo
  • Os cálculos de cálcio são os mais comuns. Eles ocorrem mais frequentemente em homens do que em mulheres e aparecem, em geral, entre 20 e 30 anos. Eles tendem a reaparecer. O cálcio pode combinar-se com outras substâncias, como o oxalato (a substância mais comum), o fosfato ou o carbonato para formar a pedra. O oxalato está presente em certos alimentos. As doenças do intestino delgado aumentam o risco de que se formem cálculos de oxalato e cálcio
  • Os cálculos de cistina podem aparecer em pessoas que têm cistinúria. Essa doença renal é hereditária e afeta tanto homens quanto mulheres
  • Os cálculos de estruvita são encontrados principalmente em mulheres com infecção do trato urinário. Essas pedras podem crescer muito e bloquear o rim, o ureter ou a bexiga
  • Os cálculos de ácido úrico são mais comuns em homens do que em mulheres. Eles pode ocorrer juntamente com gota ou quimioterapia
Outras substâncias também podem formar pedras.

Sintomas

O principal sintoma é dor grave que começa subitamente e pode desaparecer de repente:
  • A dor pode ser sentida na barriga ou na lateral das costas
  • A dor pode migrar até a virilha ou até os testículos
Outros sintomas podem incluir:
  • Urina de cor anormal
  • Sangue na urina
  • Calafrios
  • Febre
  • Náuseas
  • Vômitos

Exames e testes

A dor pode ser forte o suficiente para que seja necessário tomar analgésicos. A região da barriga (abdome) ou das costas podem estar sensíveis ao toque.
Os exames de cálculos renais incluem:
  • Análise da pedra para saber qual é o tipo de cálculo
  • Nível de ácido úrico
  • Urinálise para detectar cristais e glóbulos vermelhos na urina

Foto: ADAM
Pielograma intravenoso (PIV)

Os cálculos ou bloqueios do ureter podem ser vistos em
Os exames podem revelar níveis altos de cálcio, oxalato ou ácido úrico na urina ou no sangue.

Tratamento

O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas e evitar o aparecimento de novos. (Em geral, os cálculos renais que são pequenos o suficiente saem sozinhos.) O tratamento varia de acordo com o tipo de cálculo e a gravidade dos sintomas. As pessoas com sintomas graves talvez precisem ser hospitalizadas.
Quando o cálculo é expelido, a urina deve ser filtrada e a pedra deve ser guardada e examinada para determinar o tipo de cálculo.
Beba pelo menos de 6 a 8 copos de água por dia para produzir uma grande quantidade de urina. Algumas pessoas podem precisar de hidratação intravenosa.
Os analgésicos podem ajudar a aliviar a dor de expelir os cálculos (cólica renal). Para dores graves, pode ser necessário tomar analgésicos ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) como o ibuprofeno.
Dependendo do tipo de cálculo, seu médico pode prescrever um medicamento para diminuir a formação de cálculos ou ajudar a rompê-los e remover o material que está provocando cálculos.
Os medicamentos incluem:
  • Alopurinol (para pedras de ácido úrico)
  • Antibióticos (para cálculos de estruvita)
  • Diuréticos
  • Soluções fosfatadas
  • Bicarbonato de sódio ou citrato de sódio (que tornam a urina mais alcalina)
De modo geral, é necessário cirurgia se:
  • O cálculo for grande demais para sair sozinho
  • O cálculo estiver crescendo
  • O cálculo estiver bloqueando o fluxo de urina e provocando uma infecção ou danos aos rins

Foto: ADAM
Procedimento de litotripsia

Hoje em dia, a maioria dos tratamentos é muito menos invasiva do que antigamente
  • A litotripsia extracorpórea por ondas de choque é usada para remover cálculos de aproximadamente 1 cm que estejam localizados perto do rim. Esse método usa ondas ultrassônicas ou ondas de choque para quebrar as pedras. Depois, as pedras são expelidas na urina
  • A nefrolitotomia percutânea é usada para cálculos maiores dentro ou perto do rim, ou quando há malformação dos rins e das zonas ao redor. O cálculo é removido com um endoscópio que é inserido no rim por uma pequena abertura
  • A ureteroscopia pode ser usada para cálculos no trato urinário inferior
  • A cirurgia aberta padrão (nefrolitotomia) pode ser necessária caso os outros métodos não funcionem ou não possam ser utilizados

Evolução (prognóstico)

Os cálculos renais são dolorosos, mas normalmente podem ser removidos sem causar danos permanentes. Eles tendem a reaparecer, especialmente se a causa não for encontrada e tratada.

Complicações

  • Diminuição ou perda de função do rim afetado
  • Lesões ou cicatrizes no rim
  • Obstrução do ureter (uropatia obstrutiva unilateral aguda)
  • Recorrência de cálculos
  • Infecção do trato urinário inferior

Ligando para o médico

Consulte seu médico se tiver sintomas de cálculo renal.
Além disso, entre em contato se os sintomas reaparecerem, se sentir dor ao urinar, se o volume de urina diminuir ou se surgirem novos sintomas.

Prevenção

Se você tiver um histórico de cálculo renal, beba muito líquido (6 a 8 copos de água por dia) para produzir urina suficiente. Dependendo do tipo de cálculo, você pode necessitar de medicamentos ou tomar outras medidas para evitar a recorrência dos cálculos.
Pode ser necessário alterar sua dieta para evitar o reaparecimento de alguns tipos de cálculo.

Fonte iG

Os 7 erros do protetor solar

Dermatologista cita os principais equívocos na hora de escolher e de usar o filtro

Para você que é daqueles que passa qualquer filtro solar, direto sob o sol, sem se preocupar em reaplicar o produto depois de entrar na água, um aviso: sua pele está em risco. O resultado pode levar anos para aparecer, mas, acredite, ele aparece.

Na última década, os médicos – e especial os dermatologistas – têm batido insistentemente nessa tecla e o resultado de tantas campanhas de conscientização sobre os efeitos nocivos do excesso de sol à pele ainda não surtiu o efeito desejado.

“É impressionante a quantidade de gente que ainda não usa ou usa errado o protetor solar”, diz a dermatologista Daniela Landim, de São Paulo.

Para esclarecer os incautos, a especialista listou ao iG os sete erros mais comuns na hora de passar o protetor solar. Confira.

1. Usar filtro solar só na praia ou na piscina: “Tem de passar todos os dias, pela manhã, especialmente nas áreas que ficam mais expostas, como rosto, pescoço, colo, e braços” insiste a médica. Segundo ela, não tem problema algum passar o protetor solar e colocar a maquiagem por cima. “É tudo uma questão de escolher os produtos certos para o seu tipo de pele”.

2. Usar protetor solar para o outro tipo de pele: Quem faz isso está sujeito a problemas como ressecamento, espinhas e cravos. Portanto, é preciso prestar atenção ao veículo que carrega as substâncias químicas que atuam na pele protegendo-a do sol. “Pele seca pede cremes e loções. Quem tem pele oleosa deve-se usar o filtro em forma de gel e loções oil-free. Já as peles normais ou mistas se adaptam bem aos fluidos, geis-creme e loções oil-free”, ensina a especialista.

3. Não reaplicar a proteção solar periodicamente, enquanto está exposto ao sol: “O filtro solar deve ser novamente aplicado depois de entrar na água ou de se expor ao sol por mais de duas horas”, diz a dermatologista. Ela esclarece uma dúvida comum entre os consumidores: fator de proteção solar 100 oferece a mesma proteção que o 30. “A diferença está no tempo que você pode ficar exposto, ou seja, você pode ficar mais tempo sob o sol do que poderia ficar com o FPS30”.

4. Passar o protetor já estando sob o sol: “Deve-se aplicar o filtro solar de 15 a 30 minutos antes da exposição, para que a pele absorva o produto e para que se tenha o efeito químico de proteção desejado”. E se esqueceu de passar e já está a caminho da praia ou da piscina? Hoje existem produtos de ação imediata, informa a especialista, mas mesmo assim o ideal é passar esses produtos na sombra, um pouco antes de ir para o sol.

5. Usar apenas maquiagem com filtro solar: É um erro muito comum, pois hoje em dia a maior parte dos produtos de beleza vem com filtro solar. O problema, explica a médica, é que a maquiagem nem sempre cobre toda a extensão da área que precisa ser protegida. “No intuito de realçar algumas áreas e esconder outras, a maquiagem nunca cobre o rosto todo e algumas áreas ficam expostas ao sol”.

6. Usar protetor solar vencido: Quem quer lançar mão daquele restinho de filtro solar que sobrou no armário do banheiro desde as últimas férias precisa ficar atento ao prazo de validade do produto. “Além de oferecer uma proteção falha ou totalmente ineficaz, filtro solar vencido pode gerar desde o aparecimento de irritações na pele e até uma forte reação alérgica”, diz Daniela.

7. Praticar esportes sem protetor específico para isso: sim, quem sua muito durante a prática de esportes precisa usar bloqueador solar contendo dióxido de titânio e óxido de zinco. “Essas substâncias formam uma espécie de filme, uma barreira física além da barreira química normalmente fornecida pelo filtro normal”, explica a médica. Quem usa filtro solar comum ao praticar esportes, acaba perdendo toda a proteção junto com o suor que escorre da pele.

Fonte iG

Humor: Hipocondria

Castanha da Índia

Resumo
Castanha-da-Índia: planta medicinal utilizada em caso de pernas pesadas ou hemorróidas. Pode ser encontrada em cremes, cápsulas ou comprimidos.

Nomes
Nome em português: Castanha-da-Índia
Nome latim: Aesculus hippocastanum
Nome inglês: horse Chestnut
Nome francês: Marron d'Inde, Marronnier d'Inde
Nome alemão: Rosskastanie
Nome italiano: Ippocastano, castagno d'India

Família
Hyppocastaniaceae

Constituintes
Triterpene saponinas [aescina], flavonóides.

Partes utilizadas
Cascas ou grãos.

Efeitos da castanha-da-Índia
Aumento da resistência capilar, flebotrópico, adstringente, antiinflamatória.

Indicações da castanha-da-Índia
Pernas pesadas, edemas, varizes, hemorróidas, equimoses.

Efeitos secundários
Desconhecemos

Contra-indicações
Desconhecemos

Interações
Desconhecemos

Preparações à base de castanha-da-Índia

- Comprimidos à base de castanha-da-índia

- Cápsulas à base de castanha-da-índia

- Decocção de castanha-da-índia

Onde cresce o castanheiro da Índia?
O castanheiro da Índia cresce na Europa.

Quando colher a castanha da índia?
-

Observações
Esta planta é às vezes criticada pois há dúvidas quanto à sua eficácia, uma vez que esta é difícil de ser comprovada, sobretudo por se tratar de um problema como as pernas pesadas. Ressaltamos que outras medidas podem ser associadas ao uso de remédios à base de castanha-da-Índia, como por exemplo, a prática de exercícios físicos (que favorecem a circulação sangüínea) e a adoção de uma alimentação saudável (rica em frutas e legumes).

Fonte Criasaúde

Prefeitura Municipal de Itaverava - MG

A Prefeitura Municipal de Itaverava, Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 93 vagas.

Inscrições:
De 19 de março a 13 de abril, pelo http://www.escal.com.br/.


Valor:
De R$ 24,00 a R$ 200,00.

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 9.000,00.

Provas:
Provas objetivas: 12 de maio.
Haverá provas de títulos.

Cargos:
Superior - Médico Clínico Geral, Enfermeiro, Cirurgião-Dentista, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Farmacêutico, Turismólogo, Assistente Social e Psicólogo.
Médio - Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, Técnico em Farmácia, Auxiliar em Farmácia, Digitador, Professor I, Assistente Administrativo II e III, Auxiliar de Departamento Pessoal e Técnico em Informática.
Fundamental - Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Fiscal Sanitário, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Recepcionista, Auxiliar de Serviços Gerais, Servente Escolar, Ajudante Geral, Gari, Pedreiro e Vigia.

Prefeitura Municipal de Itaiçaba – CE

A Prefeitura Municipal de Itaiçaba – CE realiza concurso para provimento de 169 vagas.

Inscrições:
De 6 de fevereiro a 9 de março, no CVT (Rua Coronel João Batista, nº. 248, bairro Centro) ou pelo http://www.promunicipio.com/.


Valor:
R$ 60,00, R$ 80,00 e R$ 120,00.

Remuneração:
De R$ 550,00 a R$ 7.250,00.

Provas:
Prova escrita: 8 de abril.
Haverá prova de títulos para nível Superior.

Cargos:
Fundamental - Agente de Endemias, Agente de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Gari e Vigilante;
Médio/Técnico - Agente de Controle de Zoonoses, Agente de Fiscalização, Agente Rural - Técnico, Auxiliar Administrativo, Auxiliar Bibliotecário, Auxiliar de Saúde Bucal, Inspetor Sanitário, Motorista, Motorista - Ambulância, Motorista AB, Professor de Teatro, Professor de Dança, Secretário Escolar, Técnico em Saúde Bucal, Técnico de Informática, Técnico de Laboratório, Técnico em Enfermagem, Telefonista e Tratorista;
Superior - Advogado, Assistente Social, Auditor de Controle Interno, Biblioteconomista, Bioquímico, Cirurgião-Dentista, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gestor Ambiental, Ginecologista - Obstetra, Jornalista, Médico Plantonista, Médico PSF, Médico-Veterinário, Nutricionista, Professor de Informática, Professor das Séries Iniciais, Professor de Artes, Professor de Educação Física, Professor de Educação Infantil, Professor de Inglês, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Matemática, Projetista - Cadista, Psicólogo, Psicopedagogo e Recursos Humanos.

Prefeitura Municipal de Guapimirim - RJ

A Prefeitura Municipal de Guapimirim, Rio de Janeiro, realiza concurso para provimento de 476 vagas.

Inscrições:
Até 29 de fevereiro, pelo http://www.faibc.org.br/
 ou até 10 de fevereiro na na Avenida Dedo de Deus, Praça da Emancipação, s/nº, centro, Guapimirim.

Valor:
De R$ 47,00 a R$ 78,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 1.392,00.

Provas:
Haverá prova objetiva para todos, avaliação de títulos para Professores e de Avaliação física para Guarda Municipal.

Cargos:
Médio - Fiscal Ambiental, Fiscal Cadastrador, Fiscal de Posturas, Fiscal Rodoviário, Fiscal Sanitarista, Fiscal Tributário, Guarda Municipal e Professor II.
Superior - Advogado, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Biólogo, Enfermeiro, Enfermeiro Plantonista, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Civil, Engenheiro Florestal, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Anestesista Plantonista, Angiologista, Cardiologista, Cardiologista, Cirurgião Geral, Dermatologista, do Trabalho, Endocrinologista, Geriatra Ginecologista Obstetra, Ginecologista Obstetra Socorrista Plantonista, Neurologista, Oftalmologista, Ortopedista, Ortopedista Socorrista Plantonista, Otorrinolaringologista, Pediatra, Socorrista Pediatra Plantonista, Pneumologista, Psiquiatra, Radiologista, Socorrista Geral Plantonista, Urologista, Médico-Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Professor I (Ciências, Educação Artística, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática e Religião), Psicólogo, Químico, Sanitarista e Terapeuta Ocupacional.

Prefeitura Municipal de Francisco Sá - MG

A Prefeitura Municipal de Francisco Sá, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 112 vagas.

Inscrições:
Entre 24 de fevereiro e 26 de março, pelo http://www.seapconcursos.com.br/.


Remuneração:
De R$ 70,00 (hora/aula) a R$ 9.500,00.

Valor:
De R$ 20,00 a R$ 100,00.

Provas:
Prova objetiva: 28 de abril de 2012.

Cargos:
Fundamental - Agente de Combate Epidemiológico e Agente de Comunitário de Saúde;
Médio - Atendente de Consultório Dentário e Auxiliar de Enfermagem;
Superior - Cirurgião-Dentista, Enfermeiro, Médico Clínico Geral PSF, Supervisor de Aprendizagem Telecurso - Pedagogia, Orientador Aprendiz Telecurso nas áreas de Matemática, Biologia, Artes, Geografia, Português, História, Inglês, Química e Física.

Prefeitura Municipal de Florianópolis - SC

A Prefeitura Municipal de Florianópolis, Santa Catarina, realiza seleção para formação de cadastro de reserva para Médicos.

Inscrições:
Até 24 de fevereiro, pelo www.funjab.ufsc.br/pmfsaudemedico,


Valor:
R$ 100,00.

Áreas:
Clínica Médica, Medicina da Família e Comunidade, Psiquiatria e Pediatria.

Remuneração:
De R$ 962,89 a R$ 1.925,78

Provas:
Provas objetivas: 29 de abril

Prefeitura Municipal de Dores de Guanhães - MG

A Prefeitura Municipal de Dores de Guanhães, Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 192 vagas.

Inscrições:
De 20 de fevereiro a 20 de março, pelo http://www.seapconcursos.com.br/ ou na Secretaria Municipal de Educação - Rua Castro Alves, nº. 67, centro.

Valor:
De R$ 30,00 a R$ 100,00.

Remuneração:
De R$ 545,00 a R$ 7.600,00.

Provas:
Haverá provas objetivas, análise de títulos para nível Superior e provas práticas para Auxiliar Operacional, Assistente Administrativo, Eletricista, Mecânico, Motorista I e II, Operador de Máquina I e II.

Cargos:Superior - Advogado, Bioquímico/Farmacêutico, Controle Interno, Dentista do PSF, Enfermeiro, Enfermeiro do PSF, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Tributos e Rendas, Médico, Motorista, Nutricionista, Psicólogo e Recursos Humanos.
Médio - Agente Comunitário de Saúde, Agente Combate às Endemias, Assistente Administrativo, Professor, Recepcionista, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Patologia.
Fundamental - Auxiliar de serviços Gerais, Auxiliar Operacional, Bombeiro Hidráulico, Contador, Coveiro, Eletricista, Gari, Lanterneiro, Leiturista, Mecânico, Operador de Máquina, Operador Estação Tratamento Água, Operador Usina de Triagem e Compostagem, Operário, Vigia e Zelador.
r

Prefeitura Municipal de Cerejeiras – RO

A Prefeitura Municipal de Cerejeiras – RO realiza concurso para preenchimento de 185 vagas.

Inscrições:
Até 22 de fevereiro, pelo http://www.institutoexatus.com/.


Valor:
De R$ 30,00 a R$ 70,00.

Remuneração:
De R$ 562,50 a R$ 7.200,00.

Provas:
Prova escrita: 11 de março.
Prova prática: 8 de abril para Agente de Gestão Pública - Agente Administrativo, Agente de Transporte Escolar II - Motorista de Transporte Escolar, Agente Operacional - Motorista de Ambulância, Agente Operacional - Motorista de Transporte Coletivo, Agente Operacional I - Motorista de Veículos Leves, Agente de Infraestrutura - Operador de Máquinas Pesadas, Agente Operacional II - Motorista de Veículos Pesados.

Cargos:
Fundamental - Agente de Serviço - Merendeira, Agente de Serviço - Zeladora, Agente de Vigilância - Vigia, Agente de Serviço - Monitor de Transporte Escolar, Agente de Serviço - Inspetor Educacional, Agente de Transporte Escolar II - Motorista de Transporte Escolar, Agente de Serviços - Cozinheira, Agente de Serviços - Costureira, Agente Operacional - Motorista de Ambulância, Agente Operacional - Motorista de Transporte Coletivo, Agente Operacional I - Motorista de veículos leves, Agente de Infraestrutura - Operador de Máquinas Pesadas, gente Operacional II - Motorista de Veículos Pesados e Agente Comunitário de Saúde;
Médio/Técnico - Agente de Gestão Pública - Agente Administrativo, Agente Educacional - Monitor de Esportes, Agente Educacional - Monitor de Música, Agente Educacional - Monitor de Teatro e Dança, Agente Educacional - Monitor de Artes Marciais, Agente de Gestão Pública - Agente Administrativo, Técnico de Saúde nas funções de Técnico de Enfermagem, Técnico de Radiologia e Técnico de Laboratório, Fiscal Municipal - Fiscal, Técnico de Nível Médio - Topógrafo e Monitor - Peti;
Superior - Professor Pedagogo Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Professor Pedagogo Educação Infantil, Professor Licenciatura nas áreas de matemática, ciências, história, educação física e artes, Técnico de Desenvolvimento Escolar - Supervisor Escolar, Técnico de Desenvolvimento Escolar - Psicólogo Educacional, Técnico de Desenvolvimento Escolar - Psicopedagogo Educacional, Especialista de Nível Superior nas funções de Fiscal de Vigilância Sanitária e Médico-Veterinário, Especialista em Saúde I nas funções de Ondontólogo, Psicólogo, Farmacêutico - Bioquímico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Assistente Social, Biomédico, Fonoaudiólogo, Especialista em Saúde II nas funções de Médico Clínico Geral, Médico Anestesiologista, Ortopedista, Ginecologista, Pediatra e Cirurgião Geral, Técnico de nível superior nas funções de Psicólogo, Assistente Social, Pedagogo, Técnico de Nível Superior II - Controlador Interno do Município, Técnico de Nível Superior -Tecnólogo em Gestão Ambiental, Técnico de Nível Superior II - Engenheiro Civil, Técnico de Nível Superior II - Procurador Jurídico, Médico - PSF e Médico Plantonista.

Prefeitura Municipal de Barão de Cocais - MG

A Prefeitura Municipal de Barão de Cocais, Minas Gerais, realiza seleção para preenchimento de vagas.

Inscrições:
Até 20 de fevereiro na unidade de saúde ESF Dr. Linneu de Oliveira Lara, Rua Antonio Soeiro, nº. 225, Vila Regina, CEP 35.970-000.

Valor:
DE R$ 20,00 a R$ 50,00

Cargos:
Agente Comunitário de Saúde PSF, Agente de Combate a Endemias, Assistente Social, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar de Enfermagem PSF, Enfermeiro, Médico PSF, Professor Educação Física e Técnico de Enfermagem PSF.

Provas:
Provas Escritas: 10 de março

Prefeitura Municipal de Ananindeua - PA

A Prefeitura Municipal de Ananindeua, Pará, realiza concurso para provimento de 1.124 vagas.

Inscrições:
Até 6 de março, pelo http://www.fundacaocetap.com.br/.


Valor:
De R$ 40,00 a R$ 50,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 1.968,62

Provas:
Provas objetivas: 15 de abril

Cargos:
Médio - Técnico Municipal nas áreas de Secretariado, Agrimensura, Técnicas de Agricultura, Secretaria Escolar, Enfermagem, Enfermagem Saúde da Família, Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária, Fiscalização e Controle de Trânsito, Informática, Segurança do Trabalho, Higiene Bucal, Laboratório e Radiologia.
Superior - Analista Municipal nas áreas de Auditoria Geral, Contabilidade, Economia, Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Sanitária, Medicina Veterinária e Terapia Ocupacional, Auditor Fiscal da Receita Municipal, Analista de Segurança do Trabalho, Odontólogo, Médico nas áreas de Clínica Médica, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde da Família, Higiene e Medicina do Trabalho.

Governo de Santa Catarina

O Governo de Santa Catarina realiza concurso para provimento de 290 vagas para a Secretaria de Saúde. As vagas são para Florianópolis, São José, São Pedro de Alcântara, Joinville, Ibirama, Lages e Mafra.

Inscrições:
Até 27 de fevereiro, pelo http://www.concursoses.ufsc.br/


Valor:
De R$ 60,00 a R$ 100,00

Remuneração:
De R$ 1.092,87 a R$ 4.369,16

Provas:
Haverá prova objetiva

Cargos:
Superior - Médico Especialista em Cirurgia Cardiovascular, Anestesiologia, Cancerologia Pediátrica, Cancerologia Cirúrgica, Cardiologia, Cirurgia Pediátrica, Hematologia Pediátrica, Neurocirurgia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Endocrinologia, Ginecologia e Obstetrícia, Neonatologia, Neurologia, Neurologia Pediátrica, Ortopedia, Pediatria, Radiologia e Diagnóstico por imagem, Médico para atuar na Emergência e UTI, Médico Especialista em Anatomia Patológica, Arquiteto, Assistente Social, Enfermeiro, Enfermeiro Especialista em Circulação Extracorpórea, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Odontólogo Especialista em Cirurgia Buco Maxilofacial, Odontólogo especialista em Odontopediatria, Profissional de Educação Física e Químico.
Médio - Técnico em Atividades Administrativas, Técnico em Enfermagem e Técnico de Radiologia e Imagem.

Associação dos Usuários e Familiares do Centro Integrado de Atenção à Saúde Mental de Viamão – ACAMVI

A Associação dos Usuários e Familiares do Centro Integrado de Atenção à Saúde Mental de Viamão – ACAMVI (Rua Osvaldo Aranha, nº. 131, Centro) realiza seleção para preenchimento de vagas.

Inscrições:
Até 17 de fevereiro, pelo e-mail acamvi.saude@hotmail.com.


Cargos:
Médico Psiquiatra, Enfermeiro, Psicólogo, Assistente Social, Professor, Artesão/Oficineiro, Acompanhante Terapêutico, Técnico de Enfermagem e Auxiliar Administrativo.

Remuneração:
De R$ 632,75 a R$ 4.000,00

Seleção:
Haverá análise curricular.

Concurso Prefeitura de Ouro Verde do Oeste - PR

Em Ouro Verde do Oeste, no Paraná, encontra-se disponivél edital de concurso público que visa o provimento de cargos para preenchimento do quadro de servidores públicos da Prefeitura. Serão providas 19 vagas e formado cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior.
As oportunidades são para Advogado, Assistente Administrativo, Assistente Social, Atendente em Unidade de Educação Infantil, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Escriturário, Farmacêutico, Mecânico, Médico, Nutricionista, Operador de Patrola, Operador de Retro Escavadeira, Pedreiro, Psicólogo, Técnico de Enfermagem, Técnico Desportivo, Tratorista e Zelador. O salário proposto vai de R$ 623,35 a R$ 1.845,77 e a jornada de trabalho poderá ser de 20 a 40 horas semanais.

Será admitida à inscrição somente via internet, no endereço eletrônico http://www.saber.srv.br/, solicitada no período de 00h00 de 15 de fevereiro até as 23h59min do dia 16 de março de 2012.

A taxa de inscrição será de R$ 30,00 ou R$ 50,00, de acordo com o cargo escolhido.

A prova escrita objetiva será realizada no dia 22 de abril de 2012 no período da manhã, em local a ser divulgado. Os candidatos deverão comparecer ao local da prova às 08h30min, pois os portões permanecerão abertos somente até às 09 horas.

A validade do Concurso Público será de 02 (dois) anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período.

Prefeitura de Borda da Mata (MG) divulga edital de processo seletivo

A Secretaria Municipal de Saúde do município de Borda da Mata, localizado a 410 km de Minas Gerais, está realizando processo seletivo para a contratação de Médico - Plantonista. Serão 07 profissionais contratados, com remuneração de R$ 50,00 por hora e lotação no Pronto Atendimento Municipal.

Os interessados deverão se inscrever pessoalmente até o dia 23 de fevereiro de 2012, no Departamento Pessoal na sede da Prefeitura de Borda da mata - MG, situada na Praça Antônio Megale, 86, Centro, Borda da mata/MG, mediante apresentação de documentos.

A seleção será realizada em 3 etapas:
Inscrição;
Entrega da documentação exigida;
Análise de toda documentação exigida e dos títulos apresentados, para fins de classificação.

A divulgação da relação final dos classificados para as vagas será feita no quadro de aviso no átrio da sede da Prefeitura de Borda da mata, situada na Praça Antônio Megale, 86, Centro, Borda da mata, MG, no dia 23 de fevereiro de 2012, no endereço http://www.bordadamata.mg.gov.br/.

Concurso da Prefeitura de Mogi Guaçu (SP) 2012

A Prefeitura de Mogi Guaçu, Estado de São Paulo, lançou os editais Nºs 01/2012 e Nº 02/2012 de concursos públicos para os preenchimentos de vagas em diversas áreas da Administração Municipal. Os concursos serão realizados sob a responsabilidade exclusiva da empresa Integri Brasil Assessoria e Consultoria Ltda.

São distribuídas 54 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 1.819,13.
Cargos
Serão oferecidas as seguintes vagas: Área de educação - inspetor de alunos, auxiliar de educação, auxiliar de educação inclusiva, interlocutor de libras, monitor de Informática, pedagogo, professor de Educação Especial, professores de Educação Infantil – I, II, Fundamental I, II e III em diversas disciplinares, psicopedagogo, administrador de Centro de Educação Infantil; auxiliar de serviços gerais, sepultador, coletor de lixo, cozinheiro, porteiro, salva vidas, professor de Iniciação Artística, técnico de edificações, técnico de segurança do trabalho, técnico em informática, topógrafo, escriturário, arquiteto, assistente social, bibliotecário, engenheiro Civil, fisioterapeuta, médico, médico do trabalho, museólogo, psicólogo e terapeuta ocupacional.
Inscrições e Taxas
As inscrições estão abertas a partir desta quarta-feira (15) e poderão ser feitas até o dia 05 de março de 2012, somente pela internet, no endereço eletrônico http://www.integribrasil.com.br/. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 45,00 de acordo com o cargo pretendido.
Provas
A prova escrita está prevista para ser aplicada em horário(s) e endereço(s) ainda a serem fixados e previamente divulgados em edital futuro com no mínimo 5 (cinco) dias de antecedência, a ser publicado no jornal "O Regional" .

As provas objetivas estão previstas para serem aplicadas nos dias 01 a 22 de abril de 2012. Os locais e os horários ainda serão definidos e divulgados, posteriormente. 
Validade
O prazo de validade será de 02 anos, a contar da data da publicação do edital de homologação.

Confira os editais