Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

EUA: Bebê nos recebe marca-passo para coração após 15 minutos de vida

Pequena Jaya nasceu com apenas 45 batimentos por minuto.Operação durou uma hora e contou com equipe de 20 profissionais.

Um bebê passou por uma cirurgia para a instalação de um marca-passo no coração quando tinha apenas 15 minutos de vida, se tornando possivelmente a pessoa mais jovem a receber o dispositivo que auxilia o ritmo cardíaco no mundo. A operação foi realizada no Hospital Lucile Packard, ligado à Universidade Stanford, nos Estados Unidos.

Durante os exames de pré-natal, a mãe Leanne Maharaj e o pai Kamneel Maharaj foram alertados pelos médicos sobre como o coração da pequena Jaya estava com um ritmo de batimentos abaixo do normal.

Logo ao nascer, a pequena garota tinha um ritmo de apenas 45 batimentos cardíacos por minuto. Recém-nascidos saudáveis apresentam entre 125 até 150 batimentos. O problema ocorria por conta do próprio sistema de defesa da mãe, que atacava por "engano" os nervinhos ligados à frequência do ritmo do coração de Jaya.

Para Katsuhide Maeda, responsável pela cirurgia que instalou o dispositivo em um coração de tamanho parecido com o de uma noz, o procedimento era necessário para garantir a sobrevivência de Jaya. A bebê nasceu com 9 semanas de antecedência e viveria apenas por horas caso a operação não fosse feita. A cirurgia foi feita por uma equipe de 20 profissionais.

Após a cirurgia, Jaya conseguiu ganhar peso e aliviou os médicos, que precisaram antecipar o parto para garantir que o marca-passo fosse colocado o quanto antes. O bebê também precisava crescer o suficiente para desenvolver órgãos que o garantissem a vida fora do útero da mãe. Ao ser retirada do útero da mãe, Jaya pesava menos de 1,6 quilo.

Para os médicos, o marca-passo no peito de Jaya deve durar pelos próximos 10 anos. Normalmente, médicos costumam realizar duas cirurgias para instalar o marca-passo, mas Maeda optou por instalar o dispositivo com um único procedimento de uma hora. Agora, três meses após o nascimento, Jaya está com 3,6 quilos e segue melhorando a cada dia.

A mãe Leanne e o pai Kamneel observam, felizes, a pequena Jaya, que recebeu um marca-passo para auxiliar as batidas do coração com apenas 15 minutos de vida. (Foto: Norbert von der Groeben / Faculdade de Medicina da Universidade Stanford / AP Photo)
A mãe Leanne e o pai Kamneel observam, felizes, a pequena Jaya, que recebeu um marca-passo para auxiliar as batidas do coração com apenas 15 minutos de vida. (Foto: Norbert von der Groeben / Faculdade de Medicina da Universidade Stanford / AP Photo)
 
Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário