Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Instituto do Câncer deixa de utilizar prontuário em papel

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp) concluiu a implantação do sistema de prontuário eletrônico com a inclusão da assinatura digital de todos os cerca de 3.000 profissionais de saúde.

Com isso, o hospital é o primeiro do SUS a registrar digitalmente 100% dos seus procedimentos médicos.

De acordo com o diretor de tecnologia da informação do Icesp, Kaio Bin, "o diferencial do sistema é justamente a assinatura eletrônica de todos os profissionais envolvidos, o que elimina por completo a necessidade de impressão."

Sem esse recurso, mesmo em hospitais que utilizam prontuário eletrônico é necessário imprimir o documento, que deve ser assinado manualmente e carimbado a cada procedimento médico prescrito para o paciente. A assinatura digital dá validade legal ao documento eletrônico, sem necessidade de impressão.

Segundo Bin, o sistema aprimora a segurança de todos os processos no hospital. "O prontuário permite uma padronização da prescrição médica. A mesma informação fica disponível para a enfermagem e para a farmácia. Assim como qualquer alteração que venha a ser feita pode ser rastreada e fica imediatamente registrada e disponível para todos".

Para implantação do sistema, foram investidos R$ 5 milhões nos últimos três anos, entre equipamentos, software e treinamento. Até 2011, o Icesp gastava R$ 1 milhão por ano em papel e digitalização de documentos.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário