Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 17 de junho de 2014

Anvisa inicia consulta pública sobre rotulagem de alimentos

Getty Images
Prazo para recebimento de comentários e sugestões será 60 dias

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) iniciou nesta segunda-feira (16) consulta pública para definir mudanças nos rótulos de alimentos que contêm ingredientes capazes de provocar alergia.

A proposta de nova norma para a rotulagem de alergênicos está disponível no portal da Anvisa e as sugestões deverão ser enviadas eletronicamente por meio do preenchimento de formulário específico. O prazo para recebimento de comentários e sugestões será 60 dias.

Entre as chamadas substâncias alergênicas a serem listadas nas embalagens dos produtos estão: cereais com glúten, crustáceos, ovo, peixe e amendoim; o leite, a soja, castanhas em geral, nozes e os sulfitos (presentes no vinho).

Alimentos que contenham traços ou derivados desses ingredientes também deverão mostrar o aviso em seus rótulos. Após a decisão final da agência, as indústrias terão prazo de 12 meses para adequação às novas regras.

Para a administradora de empresas Priscilla Tavares, uma das coordenadoras da campanha “Põe no rótulo”, a consulta pública é um grande avanço pois mostra que o Poder Público inseriu o tema na agenda política.

— É muito importante que o órgão regulador esteja se preocupando com esse assunto e fiscalize o cumprimento da norma. A informação clara no rótulo vai melhorar muito a segurança alimentar e a vida de muitas famílias. Essa nova regra também permitirá que as famílias tenham onde reclamar caso [a norma] não seja adequadamente cumprida.

A campanha "Põe no rótulo" foi criada no Facebook em fevereiro. A ideia surgiu a partir da troca de informações online de mais de 700 mães cujos filhos têm alergia alimentar. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre os riscos que a falta de informações nos rótulos podem trazer para as pessoas que têm alergia. Dependendo do grau de sensibilidade, o alérgico pode ter choque anafilático, fechamento da glote, além de outras reações graves que podem levar à morte. Em quatro meses de campanha, o #poenorotulo já tem 61 mil curtidas.

No Brasil, 8% das crianças têm alergia alimentar, segundo estimativa da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia. O filho de Priscilla, João Pedro, de 3 anos, é uma dessas crianças. João tem alergia a leite, a soja e a todas as leguminosas (grão-de-bico, ervilha, lentilha e feijões). Ao ingerir esses alimentos, ele tem reações gastrointestinais, como diarreia e refluxo.

— É uma batalha diária. As famílias ficam privadas de comer muitos alimentos porque não há informações confiáveis nos produtos. E os serviços de atendimento ao consumidor (SACs) da indústria alimentícia não estão preparados para dar informações corretas.

A Anvisa reconhece que a atual rotulagem de produtos muitas vezes não traz a informação clara de quais substâncias alergênicas estão contidas no alimento, já que muitos rótulos contêm termos que não são conhecidos pela população. Palavras como caseína e albumina, embora corretas do ponto de vista técnico, não informam claramente ao consumidor que esses ingredientes são derivados do leite e do ovo, respectivamente.

Nos Estados Unidos, as indústrias são obrigadas a prestar esse tipo de informação desde 2006, na União Europeia, Austrália e Nova Zelândia, desde 2003, e no Canadá, desde 2011.

R7

Chás para acabar com a fadiga

Chás para acabar com a fadiga
Foto: Reprodução
Segundo o dicionário, fadiga é “sensação penosa causada pelo esforço ou trabalho intenso; cansaço”

Nos dias atuais, a palavra fadiga tornou-se muito comum, o que é absolutamente normal numa época capitalista onde as pessoas precisam trabalhar por muitas horas, estudar muito ou desgastarem-se durante a locomoção. É importante frisar que a fadiga não é considerada somente o simples estado passageiro de estar cansado, em alguns casos ela pode ser crônica e precisa de tratamento e acompanhamento médico. 

O fato é que a fadiga pode ser aliviada – e em alguns casos até mesmo eliminada – com o consumo de chás, cujas propriedades estimulantes e enérgicas permitem ao indivíduo recuperar-se de seu cansaço mais rapidamente. 

Confira alguns chás que podem acabar com a fadiga: 

1. Chá de sálvia
A planta sálvia é uma grande aliada no combate contra a fadiga. Além de ser estimulante e dar energia, ela é alivia inflamações, diarreias e dores menstruais.

Modo de preparo: Leve ao fogo duas colheres de sopa de sálvia, juntamente com meio litro de água. Deixe ferver por 05 minutos, então desligue o fogo, abafe o recipiente e aguarde amornar. Beba o chá de sálvia antes das principais refeições – no caso de bebê-lo antes do jantar, certifique-se de que o fará com pelo menos 4 horas de antecedência do horário de dormir, para não ficar insone.

2. Chá de ginseng
O ginseng é nacionalmente conhecido por possuir diversos benefícios para o organismo humano: aumenta a longevidade e qualidade de vida; reduz o estresse; entre outros. O que nem todos sabem é que ele também ajuda a acabar com a fadiga de forma eficiente! 

Modo de preparo: Separe uma colher de sobremesa contendo a raiz de ginseng e despeje numa chaleira a quantidade de água equivalente a uma xícara. Quando a água começar a ferver, despeje a raiz de ginseng, abafe o recipiente e deixe ferver por 10 minutos. Quando a temperatura estiver adequada para consumo, coe o chá e o beba duas vezes por dia, preferencialmente pela manhã – ainda em jejum – e no final da tarde. 

3. Chá de fáfia
A planta fáfia, embora não seja tão popular, pode ser encontrada em farmácias e lojas de produtos naturais. Trata-se de uma grande estimulante e enérgica planta, que mandará o cansaço para bem longe!

Modo de preparo: Leve ao fogo uma xícara de chá de água e deixe que comece a ferver. Quando a fervura tiver início, despeje no recipiente uma colher de sopa com as raízes secas e limpas da planta. Deixe ferver por mais 5 minutos, então desligue o fogo, inclua uma colher de mel no recipiente e abafe. Aguarde amornar, então consuma o chá duas vezes por dia,

remedio-caseiro.com

Aplicativo de celular pode ser nova arma brasileira contra a dengue

http://www.riocontradengue.com.br/Publico/MostrarImagem.aspx?C=g31VsorfaM8%3D
Foto: Reprodução
Médicos brasileiros esperam contar em breve com uma tecnologia própria para conter surtos de dengue, graças a um aplicativo para "smartphones" desenvolvido por cientistas brasileiros em Natal

Na capital do Rio Grande do Norte, uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo, o novo aplicativo poderá alertar os moradores sobre os locais onde há concentrações de mosquitos e casos de dengue com um simples toque.

O aplicativo foi desenvolvido pelo cientista acadêmico Ricardo Valentim, em colaboração com o epidemiologista Ion de Andrade, que trabalha para a prefeitura de Natal.

"Se alguém identificar a dengue, a aponta no mapa (do aplicativo) e isso nos permite ver onde está se desenvolvendo e reagir imediatamente para impedir que continue se espalhando", disse Andrade.

O aplicativo "Observatório da Dengue" está atualmente em fase de testes, mas espera-se que já esteja disponível online no fim do mês. Quando começar a funcionar, permitirá às autoridades saber exatamente onde agir.

"Se forem mosquitos, podemos localizar e tratar a fonte de água. Se um caso suspeito for confirmado, podemos tratar a vítima", explicou Andrade.

O Brasil tem sido o país mais castigado pela dengue neste século, com sete milhões de casos reportados entre 2000 e 2013, com 800 mortes nos últimos cinco anos.

Em Campinas, onde a seleção portuguesa e seu astro, Cristiano Ronaldo, estão hospedados, três mulheres, de 27, 69 e 81 anos, morreram de dengue este ano.

Não há cura para a doença transmitida pelo mosquito "Aedes aegypti" e o tratamento consiste em acompanhamento da evolução clínica da infecção.

Várias cidades do nordeste do país, como Natal, Recife (Pernambuco) e Fortaleza (Ceará), foram consideradas zonas de risco em um artigo publicado no mês passado por cientistas brasileiros e europeus na revista Doenças Infecciosas The Lancet.

Só este ano, Natal registrou 3.000 casos e, embora seja conhecida como "Cidade do Sol", tem sofrido com chuvas torrenciais desde que a Copa começou, na quinta-feira passada.

Em um hospital local, Joana aguarda para fazer um exame de sangue.

"Sinto dores de cabeça, nas articulações e tenho febre. No domingo senti dores nos ossos", queixa-se.

Apesar de estar com todos os sintomas da dengue, Joana pode sofrer de uma simples virose, daí a necessidade do exame.

"Temos visto vários casos de dengue recentemente, mas estamos muito longe de estarmos perto dos níveis considerados de epidemia", disse o médico potiguar Mario Toscano.

Os bairros mais pobres de Natal muitas vezes não têm acesso à água corrente e menos ainda a computadores ou smartphones com aplicativos.

Por isso, nas favelas, onde as crianças andam descalças e o esgoto corre a céu aberto por falta de saneamento, o risco de pegar dengue é maior.

"Este é exatamente o tipo de lugar que atrairia mosquitos", disse o agente sanitário Aberdal Varela da Fé, apontando para uma cisterna de concreto com água parada, usada por várias famílias para cozinhar e tomar banho em seus pequenos barracos de um único quarto.

Na água parada, as fêmeas dos mosquitos põem ovos que viram larvas e logo se transformam em mosquitos transmissores da doença.

Depois de visitar outra casa próxima, Aderbal Varela, um dos 380 agentes sanitários contratados pela cidade para controlar focos da dengue, viu um cenário melhor.

"Sua casa está muito limpa", disse à idosa Ivanilda Firmino. "Todos os recipientes com água têm tampa".

Dona Ivanilda têm razões para permanecer vigilante. "Sou muito cuidadosa porque o meu filho já teve dengue quatro vezes", disse.

Com centenas de milhares de visitantes estrangeiros viajando pelo Brasil até o final da Copa do Mundo, em 13 de julho, as autoridades estão tomando as precauções necessárias.

"Sempre há um risco, mas este ano não é tão grande", disse Alessandre de Medeiros Tavares, chefe médico do grupo de controle de dengue da Prefeitura de Natal.

"Graças aos nossos trabalhos de campo, tivemos menos casos. Se tivermos que fazer mais, temos um plano para a 'Copa do Mundo' pronto para entrar em ação", destacou. "Mas acreditamos que o mais provável é que não tenhamos que usá-lo".

AFP / R7

Doença genética deixa homem bombado em apenas 1 braço

http://img.r7.com/images/2014/06/16/41my3s5lrt_328krlmotc_file.jpg?dimensions=780x536&no_crop=true
Foto: Reprodução / Mirror
Particularidade faz Matthias Schlitte se destacar em campeonato de queda de braço 

Matthias Schlitte nasceu com uma condição genética que causou o crescimento dos músculos de apenas um braço. Por causa da doença, Schlitte aproveitou a “super força” do braço para se destacar em campeonatos de queda de braço. As informações são do site Mirror.

Schlitte percebeu que seu “braço gigante” poderia ser muito útil quando tinha 16 anos e viu que podia derrotar qualquer amigo ou parente na queda de braço.

Com um antebraço de 45 cm de circunferência, o alemão roda o mundo atrás de algum homem que possa batê-lo no "braço de ferro".

Schlitte já venceu até um robô especialmente desenvolvido para realizar quedas de braço.

Desde que começou a praticar o esporte, Schlitte já ganhou oito campeonatos alemães e 14 campeonatos internacionais de queda de braço.

Mirror  / R7

Atividades físicas podem aumentar o risco de incontinência urinária

Exercícios e fisioterapia são indicados para o tratamento de incontinência
Segundo estudos, 1 em cada 3 atletas sofrem com o problema

A incontinência urinária é um problema muito comum, principalmente entre os jogadores de futebol. Estudos recentes mostram números expressivos, por exemplo, em uma pesquisa realizada com 233 atletas da Universidade do Porto, em Portugal, mostrou que 29% apresentam incontinência urinária. Um estudo  feito na França apontou resultado semelhante.

De acordo com a ginecologista Andreia Mariane de Deus, algumas atividades físicas podem ocasionar um sobrecarga no assoalho pélvico que pressiona a bexiga.

― Algumas atividades físicas podem sobrecarregar o assoalho pélvico, grupo de músculos que sustenta a parte baixa do abdômen, aumentando o risco de incontinência urinária e também de prolapso genital, que é a queda da parede da vagina causada pelo deslocamento dos órgãos pélvicos.

De acordo com a especialista, muitos atletas se acostumam com a perda da urina e o desconforto na região genital, sem procurar ajuda.

― Não é normal mesmo em estágio leve, pois a incontinência urinária e o prolapso genital estão associados à perda considerável de qualidade de vida, piora na autoestima e levar inclusive à depressão. Muitas pessoas param de se exercitar em consequência do problema.

De acordo com Andreia, é preciso estar atento aos sintomas e consultar um médico. Já existem técnicas bem avançadas para tratar as duas doenças.

Tratamentos
De acordo com a ginecologista, exercícios e fisioterapia, geralmente recomendados para tratamento da incontinência urinária e também do prolapso genital leve podem não ser tão eficazes em esportistas.

― No caso da incontinência urinária de esforço, a aplicação de malhas e ‘sling’ cirúrgico apresentam uma eficácia superior a 90%. Graças aos avanços da última década, estes tipos de cirurgias podem, em certos casos, ser feitas sob anestesia local e em regime de ambulatório.

Já para o prolapso genital, a especialista afirma que as telas para recuperação do assoalho pélvico representam um dos melhores tratamentos nos casos de prolapso genital grave.

Para a especialista, a boa notícia é que os procedimentos estão cada vez menos invasivos.

— Já temos tecnologias no Brasil com apenas uma micro incisão, restaurando a anatomia do corpo e melhorando a vida.

R7

Em corrida contra o tempo, menina de 6 anos busca doador de célula-tronco

Foto: BBC / Reprodução
Família tem até outubro para encontrar doador com mesmas características

Uma menina britânica de seis anos está correndo contra o tempo para conseguir um doador de células-tronco compatível para permanecer viva.

A família de Emma Whittaker tem até outubro para encontrar o doador cujas características combinem com as da menina em pelo menos oito entre dez pontos.

Os médicos não conseguiram encontrar doadores entre os familiares da menina, nem mesmo o irmão de quatro anos, James.

Quando James passou pelos exames para verificar se ele poderia ser o doador, a família acabou descobrindo que ele também tem a doença de Emma e precisará de uma doação no futuro, para salvar sua vida.

As duas crianças têm uma doença genética chamada Anemia de Fanconi, que causa problemas na medula e leucemia.

James já conseguiu um doador que combina perfeitamente através do registro britânico de doadores de células-tronco. Mas Emma ainda não conseguiu ninguém.

Os médicos agora afirmam que, como último recurso, podem fazer um transplante de células-tronco de um dos pais das crianças, mesmo com o fato de eles combinarem em apenas 50% com Emma.

Transfusões
Devido à doença, Emma precisa ir regularmente ao hospital para transfusões que vão manter seu sangue em um estado normal. A menina também precisa fazer várias biópsias da medula óssea.

Segundo a mãe de Emma, Rachel, a doença tem um grande impacto na vida dela.

— Ela se cansa facilmente e os músculos dela podem doer, é fácil aparecer hematomas e ela também tem muitas erupções na pele. Ela foi visitar o zoológico recentemente e depois ficou exausta.

Rachel e o marido descobriram a doença de Emma quando ela estava com quatro anos. Aos 18 meses de idade a menina já passado por uma cirurgia cardíaca.

Emma nasceu com apenas um rim, como o irmão, e começou a ter dificuldades para respirar.

Enquanto a saúde de Emma se deteriora, James por enquanto não apresenta alterações no sangue ainda não precisará da doação de células-tronco.

Doadores
Rachel afirma que é reconfortante saber que pelo menos James já tem um doador garantido, mas agora a família está desesperada para encontrar alguém para Emma e, para isso, as pessoas precisam se registrar como doadores potenciais.

Rachel é metade iraniana então a família está procurando pessoas com ascendência do Oriente Médio.

— As pessoas, especialmente as gerações mais novas, não têm ideia de como é simples ou do que está envolvido. Eles apenas sabem sobre a doação de sangue, mas é tão simples quanto.

Para se registrar como um potencial doador de células-tronco na Grã-Bretanha, a pessoa precisa ser saudável e ter entre 18 e 55 anos. Depois de preencher um formulário de permissão, o doador terá uma amostra de células retirada do interior da bochecha, como em um teste de DNA, para descobrir as características do tecido da pessoa.

Se as características combinarem com a de alguém precisa de uma doação de células tronco, estas células poderão ser coletadas em um processo muito parecido com uma doação de sangue.

BBC Brasil / R7

Cientistas britânicos prometem tratamento dentário sem brocas

Foto BBC / Reprodução
Técnica promete acabar também com as injeções e obturações

Pesquisadores britânicos acreditam ter encontrado uma maneira de fazer tratamentos dentários sem a necessidade da broca.

Os cientistas da universidade King's College London acreditam que eletricidade pode ser usada para fortalecer um dente ao forçar minerais para dentro da camada do esmalte dentário.

Assim, eles esperam que a técnica acabe não só com a necessidade de brocas, mas também de injeções e obturações. Minerais como o cálcio e fosfato circulam naturalmente para dentro e fora do dente. O ácido produzido pelas bactérias que processam o alimento na boca ajuda os dentes a perder esses minerais.

Na experiência, o grupo de pesquisadores aplicou um coquetel de minerais e depois usou uma fraca corrente elétrica para direcionar os minerais para dentro do dente. Eles dizem que, assim, o processo, chamado de Electrically Accelerated and Enhanced Remineralisation ('remineralização Eletricamente Acelerada e Aumentada', em tradução livre), reforça o dente.

Estágio inicial
A empresa Reminova, baseada em Perth, na Escócia, foi criada para tornar a técnica disponível para dentistas nos próximos três anos.

Não há dispositivo para ser visto, e devido à confidencialidade, não houve nenhuma evidência publicada sobre a eficácia da técnica em publicações médicas.

Nigel Pitts, um dos inventores, e um investidor na nova empresa, disse à BBC:

— O estágio ainda é inicial, você não começa com o produto final, mas estamos animados porque acreditamos que a técnica seja inovadora.Nós criamos uma empresa para transformar uma tecnologia de demonstração em um produto comercial viável que podemos colocar nas mãos de dentistas por todo o mundo.

Ele disse que a tecnologia tem o potencial de substituir a necessidade de várias obturações, mas que não pode atacar cáries em 'estágio final'.

— O que a técnica não vai fazer é dentes voltar a crescer fisicamente.

BBC Brasil / R7

Humor: Dengue

http://www.arionaurocartuns.com.br/charges/dengue.jpg

Concurso CREFONO 7 - RS 2014

O Conselho Regional de Fonoaudiologia da 7ª Região – CREFONO 7, no Rio Grande do Sul, publicou edital nº. 1/2014 de concurso público a ser executado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento - IADES. O certame oferece duas vagas para contratações imediatas, além de formação de cadastro reserva, nas funções de Fiscal, Assistente de Diretoria, Assistente Administrativo, Recepcionista e Serviços Gerais.

Os interessados podem candidatar-se às vagas de acordo com o grau de instrução exigido para o desempenho das mesmas. Os salários variam entre R$ 730,00 e R$ 2.175,00, com carga horária de 30 ou 40 horas semanal, a depender da função.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente no site www.iades.com.br, no período entre 8h de 23 de junho e 22h de 20 de julho de 2014. O valor da taxa de inscrição é de R$ 38,00 para candidatos de nível fundamental, R$ 45,00 para nível médio e R$ 56,00 para nível superior.

As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 24 de agosto 2014, em local e horário a serem divulgados posteriormente.

O edital foi publicado no DOU de 16/06/2014 e todas as informações do certame serão disponibilizadas pela organização (http://www.iades.com.br).

Concurso Prefeitura de Nova Nazaré - MT

A Prefeitura de Nova Nazaré, município localizado a 800 km de Cuiabá, no estado do Mato Grosso, lançou edital de concurso público nº. 001/2014, ofertando 39 vagas de trabalho, sendo 33 imediatas e 6 para cadastro reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os aprovados receberão salários de até R$ 7.826,81, por jornada de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
Advogado, Biólogo, Bioquímico/Farmacêutico, Contador, Controlador Interno, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Professor, Psicólogo, Agente Administrativo, Apontador de Obras, Apoio Administrativo Educacional – Monitor de Sala, Instrutor de Informática, Técnico Administrativo Educacional, Técnico em Enfermagem, Atendente, Atendente Geral em Saúde, Motorista, Agente de Limpeza e Auxiliar de Serviços Gerais. Ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Inscrição
As inscrições estarão abertas de 17 de junho até 09 de julho de 2014, através do site www.prismaconsultoria.adm.br.

Taxas:
Nível fundamental: R$ 40,00 e 50,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 120,00.

Prova
O concurso será composto de prova objetiva, prática e de títulos.

As provas objetivas serão realizadas provavelmente em 10 de agosto de 2014, das 08h às 12h e das 14h às 18h, na Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, situada à Rua Fabiane Alves de Lima, s/n, Centro, na cidade de Nova Nazaré/MT.

A prova prática/aptidão de digitação para o cargo de Agente Administrativo poderá ser realizada no mesmo dia das provas objetivas,dependendo do número de candidatos que farão este tipo de prova; caso sejam realizadas em outra data, o horário e o local serão publicados em edital complementar específico, que estará disponível nos sites www.diariomunicipal.com.br, www.novanazare.mt.gov.br e www.prismaconsultoria.adm.br.

Os gabaritos preliminares serão divulgados nos sites www.diariomunicipal.com.br, www.novanazare.mt.gov.br e www.prismaconsultoria.adm.br, a partir do dia 11 de agosto de 2014.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período a juízo da autoridade competente da administração.

O edital foi publicado no site www.prismaconsultoria.adm.br.

Prefeitura de Santo Cristo - RS abre concurso público

A Prefeitura de Santo Cristo, no estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Administração, abriu edital de concurso público n° 001/2014, com o objetivo de preencher 18 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, para profissionais de todos os níveis escolares. Os salários podem chegar a R$ 6.428,71, por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

O concurso será realizado através da empresa Objetiva Concursos Ltda.

As chances são para os empregos de Agente Comunitário de Saúde, Agente Fiscal, Agente de Combate às Endemias, Agente Fiscal Ambiental, Agente Licenciador Ambiental, Agente Tributário, Atendente de Biblioteca, Auxiliar de Saúde Bucal, Dentista, Eletricista, Encanador, Engenheiro Civil, Engenheiro Civil, Fiscal Sanitário, Mecânico, Médico, Médico Veterinário, Motorista, Nutricionista, Operário, Operador de Máquinas e demais cargos.

As inscrições via internet poderão ser realizadas até 15 de julho de 2014, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 22,15 a R$ 88,63 de acordo com o cargo escolhido.

A prova objetiva, para todos os cargos, será aplicada em 17 de agosto de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições, a partir de 1º de agosto de 2014.

O concurso terá validade por dois anos, a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais dois anos, a critério da Prefeitura Municipal de Santo Cristo.

Concurso Prefeitura de Ventania - PR (II)

A Prefeitura de Ventania, no Estado do Paraná, lançou o edital de concurso público nº 001/2014 com a finalidade de preencher 17 vagas imediatas, mais formação de cadastro reserva, em todos os níveis de escolaridade. A execução do certame está sob a responsabilidade da Coordenadoria de Concursos da Empresa Prosperity Empreendimentos e Assessoria LTDA.

As oportunidades são para os cargos de Assistente Social, Fisioterapeuta, Psicólogo II, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Farmacêutico - Bioquímico, Professor de Ensino Fundamental, Professor de Educação Física, entre outros. Os contratados receberão remuneração que pode chegar a até 1.744,91, por carga horária que varia entre 20, 30 ou 40 horas semanais.

As inscrições podem ser realizadas até 1º julho de 2014, através do site www.prosperity1.com.br, por taxa de inscrição no valor de R$ 40,00 a R$ 100,00, de acordo com o cargo.

As provas serão realizadas no município de Ventania - PR, provavelmente em 20 de julho de 2014, os locais de realização das provas serão divulgados através dos sites www.prosperity1.com.br e www.ventania.pr.gov.br, a partir do dia 16 de julho de 2014. O gabarito provisório está previsto para ser divulgado no dia seguinte ao da aplicação da prova.

O gabarito com os resultados finais será divulgado após o dia 25 de julho de 2014, através do sites citados.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final do Concurso Público, podendo ser prorrogado por igual período, por meio de Decreto do Executivo Municipal.

Prefeitura de Ventania - PR abre processo seletivo

A Prefeitura de Ventania, no Estado do Paraná, lançou o edital de processo seletivo nº 001/2014 com o objetivo de preencher 12 vagas, em todos os níveis de escolaridade, por salários de até R$ 2.237,40. O certame está sob a responsabilidade da Coordenadoria de Concursos da Empresa Prosperity Empreendimentos e Assessoria LTDA.
As oportunidades são para os cargos de Enfermeiro - PSF, Técnico de Enfermagem, Técnico de Higiene Dental - PSB e Agente Comunitário de Saúde – PSF.

As inscrições podem ser realizadas até 1º de julho de 2014, através do site www.prosperity1.com.br, a taxa de inscrição varia de R$ 40,00 a R$ 100,00 de acordo com a função escolhida.

As provas serão realizadas no município de Ventania - PR, provavelmente em 20 de julho de 2014, os locais de realização das provas serão divulgados através dos sites www.prosperity1.com.br e www.ventania.pr.gov.br, a partir de 16 de julho de 2014. O gabarito provisório está previsto para ser divulgado no dia seguinte ao da aplicação da prova.

O gabarito com os resultados finais será divulgado após o dia 25 de julho de 2014, através do sites citados.

O  teste seletivo é válido pelo período de 01 ano, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, por meio de Decreto do Executivo Municipal.

Prefeitura de Jauru - MT publica edital de processo seletivo

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Jauru, no Estado do Mato Grosso, publicou edital nº 001/2014 de processo seletivo, que visa oferecer 87 vagas de trabalho, sendo 3 imediatas e 84 para cadastro reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão até R$ 2.456,65 por jornada de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.

Cargos: Agente de Limpeza Pública, Apoio Administrativo Educacional, Assistente Social, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Serviços Gerais, Borracheiro, Braçal, Coveiro, Facilitador de Programas Sociais, Fonoaudiólogo, Motorista, Pedreiro, Professor (Ciências, Geografia, História, Inglês, Matemática, Pedagogia e Português), Psicólogo, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Técnico em Radiologia e Vigia.

Aos candidatos portadores de necessidades especiais, ficam reservadas 10% das vagas.

As inscrições serão recebidas até 20 de junho de 2014, no horário das das 7h às 11h e 13h às 17h, na Rua do Comércio, 480 - Jauru MT, CEP 78255-000. Não será cobrada taxa de inscrição.

O certame será constituído de prova objetiva e de títulos. Os títulos deverão ser entregues no ato da inscrição e a prova objetiva está prevista para 13 de julho de 2014.

Os locais das provas objetivas e as datas, locais e horários das provas práticas e de esforço físico serão divulgados por aviso resumido na AMM – Associação Matogrossense dos Municípios, no site www.jauru.mt.gov.br e no mural da Prefeitura de Jauru – MT, ou outros meios que julgarem necessário, a partir do dia 26 de junho de 2014.

O período de validade do processo seletivo será de até 1 ano, a contar da data da publicação da homologação do seu resultado.

Edital encontra-se publicado no site www.jauru.mt.gov.br.

Concurso Prefeitura de São Martinho - SC

A Prefeitura de São Martinho, no Estado de Santa Catarina, divulgou o edital de concurso público nº 01/2014 com o objetivo de preencher 16 vagas para todos os níveis de escolaridade em seu quadro de funcionários. Com salários de até R$ 7.626,29, por carga horária que varia de 30 a 40 horas semanais.

As oportunidades são para os cargos de Médico Clínico Geral, Médico – PSF, Agente de Serviços Gerais, Agente de Conservação e Manutenção da Sede, Pedreiro, Motorista, Operador de Máquina Trator Agrícola e Operador de Máquina. São reservados às pessoas portadoras de deficiência 5% das vagas cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras.

As inscrições devem ser feitas através da internet, no período de 20 de junho a 21 de julho de 2014, pelo site www.concursulsc.com.br. A taxa de inscrição varia entre R$ 50,00 a R$ 100,00, de acordo ao cargo almejado.

A realização da prova está prevista para 03 de agosto de 2014, no Município de São Martinho/SC, das 09h às 12h. Os locais e horários das provas serão definidos através de Edital, o qual será publicado no Mural Público da Prefeitura Municipal de São Martinho/SC e no endereço eletrônico www.concursulsc.com.br, provavelmente até 21 de julho de 2014.

O gabarito será disponibilizado no site www.concursulsc.com.br no dia seguinte ao da aplicação da prova o no Mural Público da Prefeitura.

Prefeitura de Nova Monte Verde - MT abre vagas em seleção

A Prefeitura de Nova Monte Verde, no Estado do Mato Grosso, lançou edital nº. 002/2014 para realização de processo seletivo, tendo como objetivo o preenchimento de 22 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos variam de R$ 724,00 a R$ 9.500,00.

Para candidatos com deficiência, ficam reservadas 10% das vagas em cargos a serem providos, desde que as atribuições do cargo pretendido sejam compatíveis com a deficiência de que é portador.

Cargos
Fiscal de Tributos, Vigia, Instrutor de Fanfarra Mirin, Instrutor de Fanfarra, Operador de PC escavadeira hidráulica, Operador de motoniveladora, Operador de retroescavadeira, Operador de Pá Carregadeira, Motorista, Médico Clínico Geral, Odontólogo, Fonoaudiólogo, Técnico de Enfermagem, Técnico em Radiologia, Auxiliar de Consultório, Zeladora, Cozinheira e Motorista Escolar.

Inscrição
As inscrições serão recebidas gratuitamente até 18 de junho de 2014, das 07h às 13h, na Prefeitura Municipal de Nova Monte Verde – Departamento de Recursos Humanos, situado na Avenida Mato Grosso, esquina com a Av. Rondonópolis, nº 51, centro, município de Nova Monte Verde-MT.

Provas
O processo seletivo será composto de prova objetiva, prática e exame médico pré-admissional.

A prova objetiva será realizada na data provável de 29 de junho de 2014, na Escola Municipal Roberto José Ferreira, situada na Avenida Manoel Rodrigues de Souza, Centro, Nova Monte Verde/MT, com início às 08h, sendo que sua duração será de no mínimo 30 minutos e de no máximo 03 horas.

Validade
O processo seletivo terá validade de 01 ano.

O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 16 de junho de 2014, pág. 151 a 156.

Prefeitura de São Martinho - SC abre processo seletivo A Prefeitura de São Martinho, no Estado de Santa Catarina, divulgou o edital de processo seletivo nº 01/2014 com o objetivo de preencher 02 vagas e formação de cadastro reserva para funções de nível superior existentes em seu quadro. Os contratados farão jus a remuneração de até R$ 2.223,18, exercendo suas atividades em jornada de 20 ou 40 horas semanais. As oportunidades são para os cargos de Nutricionista, Professor e Psicólogo. São reservados às pessoas portadoras de deficiência 5% das vagas cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras. As inscrições devem ser feitas através da internet, no período de 20 de junho a 21 de julho de 2014, pelo site www.concursulsc.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00. A prova será realizada na Escola Municipal Rodolfo Rocha, Rua Antonio Schotten, s/nº, Centro, São Martinho-SC, paralela a Avenida Principal da cidade, das 09h às 12h, provavelmente em 03 de agosto de 2014. O gabarito será disponibilizado no site www.concursulsc.com.br no dia seguinte ao da aplicação da prova o no Mural Público da Prefeitura. A validade deste processo seletivo será de 01 ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final.

A Prefeitura de São Martinho, no Estado de Santa Catarina, divulgou o edital de processo seletivo nº 01/2014 com o objetivo de preencher 02 vagas e formação de cadastro reserva para funções de nível superior existentes em seu quadro. Os contratados farão jus a remuneração de até R$ 2.223,18, exercendo suas atividades em jornada de 20 ou 40 horas semanais.

As oportunidades são para os cargos de Nutricionista, Professor e Psicólogo. São reservados às pessoas portadoras de deficiência 5% das vagas cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras.

As inscrições devem ser feitas através da internet, no período de 20 de junho a 21 de julho de 2014, pelo site www.concursulsc.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00.

A prova será realizada na Escola Municipal Rodolfo Rocha, Rua Antonio Schotten, s/nº, Centro, São Martinho-SC, paralela a Avenida Principal da cidade, das 09h às 12h, provavelmente em 03 de agosto de 2014.

O gabarito será disponibilizado no site www.concursulsc.com.br no dia seguinte ao da aplicação da prova o no Mural Público da Prefeitura.

A validade deste processo seletivo será de 01 ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final.

Concurso Prefeitura de Ribeirão Preto - SP

A Prefeitura de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, por meio da Fundação VUNESP, publicou edital de concurso público n° 001/2014, com o objetivo de preencher 29 vagas para as funções de motorista, agente de administração e educador social (níveis médio e superior) por salários de até R$ 1.728,27 em carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições deverão ser realizadas somente pela internet, pelo site www.vunesp.com.br, no período das 10h de 23 de junho até às 16h de 25 de julho de 2014.

As taxas variam de R$ 35,00 para o cargo de Motorista e R$ 45,00  para os cargos de Agente de Administração e Educador Social.

As provas serão aplicadas na data provável de 14 de setembro de 2014. A confirmação da data e as informações sobre o local, horário e sala para a realização da prova deverão ser acompanhadas pelo candidato por meio de Edital de Convocação a ser publicado no Diário Oficial do Munícipio de Ribeirão Preto.

O prazo de validade do concurso público é de dois anos, a contar da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da Prefeitura.

Prefeitura de Tangará da Serra - MT abre vagas em seleção

Divulgado edital nº. 02/2014 para a realização de processo seletivo na Prefeitura de Tangará da Serra, no estado de Mato Grosso. São ofertadas 84 vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, por remuneração de até R$ 904,40 em jornada de 40 horas semanais.

Aos candidatos Portadores de Necessidades Especiais serão reservados 10% das vagas ofertadas em cargos pré-definidos.

Inscrições
Os interessados deverão se inscrever no site www.tangaradaserra.mt.gov.br, até às 15h de 18 de junho de 2014 e/ou de forma presencial na Prefeitura Municipal, situada na Avenida Brasil nº 2350-N, Jardim Europa Tangará da Serra – MT,  no horário das 09h às 11h30 e das 13h30 às 16h de segunda a sexta-feira.

Provas e Gabaritos
A prova objetiva está prevista para 22 de junho de 2014, com início às 08h (horário local) e término às 11h, em local divulgado no site da organizadora www.tangaradaserra.mt.gov.br e no jornal oficial (AMM), a partir do dia 20 de junho de 2014.

O gabarito da prova objetiva será divulgado a partir do dia 24 de junho de 2014, no mural da Prefeitura Municipal, no site www.tangaradaserra.mt.gov.br e no jornal oficial (AMM).

A partir de 02 de julho de 2014, será divulgado o resultado final no mural da Prefeitura de Tangará da Serra, no site www.tangaradaserra.mt.gov.br, no jornal oficial (AMM) e em jornal de circulação diária.

O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, edição de 16 de junho de 2014, pág. 186 a 194.

Concurso Prefeitura de Serra Negra – SP

Vai até 29 de junho de 2014 o prazo para as inscrições ao concurso público da Prefeitura de Serra Negra, no estado de São Paulo. O certame, regido pelo edital nº 001/2014, oferece 48 vagas em cargos que contemplam candidatos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 774,68 a R$ 2.856,54, a depender da jornada, que pode ser de 20, 30, 40 ou 44 horas semanais.

Pessoas que possuem ensino fundamental incompleto podem participar do processo seletivo, disputando a uma das vagas para gari, pintor, trabalhador de serviço braçal e vigia. Já as funções de encanador e operador de máquina retro escavadeira exigem que o candidato tenha o fundamental completo.

Também há vagas para candidatos de nível médio: agente comunitário de saúde, agente de fiscalização de posturas, agente de fiscalização tributária, eletricista e padeiro. Por fim, há chances para profissionais graduados nos cursos de Engenharia Civil, Agronomia, Direito, Nutrição, Psicologia e Medicina (médico generalista e/ou com especialização em Ginecologia e Obstetrícia e Psiquiatria).

As inscrições só poderão ser feitas pelo site da organizadora do concurso, www.conesp.com.br, no prazo citado acima. O valor da taxa varia de R$ 22,00 a R$ 55,00, a depender do cargo pleiteado.

O candidato que não tiver acesso à internet poderá efetuar sua inscrição na Secretaria de Educação e Acessa São Paulo (Mercado Cultural) de Serra Negra, ambos localizados na Praça XV de novembro, s/nº - Centro - Serra Negra - SP, em dias  úteis,  das 8h00 às 11h30 e das 13h00 às 17h00.

A avaliação será composta por provas objetivas (escritas), de questões de múltipla escolha, e provas práticas (para funções específicas). As provas objetivas serão realizadas provavelmente em 03 de agosto de 2014, nos turnos matutino e vespertino, a depender da função. Os locais ainda serão definidos e divulgados com antecedência mínima de três dias, através de jornal com circulação no município, do site www.consesp.com.br e de edital a ser afixado no local de costume da Prefeitura.

As provas práticas serão realizadas na mesma data, em locais e horários a serem informados durante a realização das provas escritas. Os candidatos ao cargo de Operador de Máquina RetroEscavadeira deverão portar e apresentar sua Carteira de Habilitação, sem restrições na categoria exigida pelo Edital e dentro do prazo de validade.

Aos candidatos Portadores de Necessidades Especiais (PNE) serão destinados 5% do total de vagas existente para cada cargo, individualmente, das que vierem a surgir ou que forem criadas no prazo de validade do concurso.

A validade deste concurso será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

O edital completo está disponível para consulta na página da empresa organizadora do certame: www.consesp.com.br.

Prefeitura de Japorã - MS promove processo seletivo

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no estado do Mato Grosso do Sul, por meio da Prefeitura de Japorã que divulgou edital nº. 02/2014 de processo seletivo, oferece 01 vaga para Agente Comunitário de Saúde, por vencimento de R$ 724,00.

As inscrições serão efetuadas por meio de apresentação do Curriculum Vitae, na data provável de 23 de junho de 2014, das 08h às 13h, no Departamento de Recursos Humanos sede Prefeitura, situado na Avenida Deputado Fernando Saldanha s/n, na cidade de Japorã/MS.
O processo seletivo constará de análise de curriculum vitae de caráter classificatório.
Todas as publicações oficiais referentes ao presente processo seletivo serão feito em jornal oficial do município, ou seja, no www.diariomunicipal.com.br/assomasul.
O prazo de validade será de um ano, prorrogável por igual período.
O edital está disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Mato Grosso do Sul,  edição de 16 de junho de 214, pág. 18 a 20.

Prefeitura de Salete - SC realiza concurso público (II)

Foi divulgado o edital de concurso n° 002/2014, sob a responsabilidade do Instituto o Barriga Verde, para a ocupação de empregos públicos existentes na Prefeitura de Salete, estado de Santa Catarina. São ofertadas 09 vagas para Agente Comunitário de Saúde, Médico ESF e Cirurgião Dentista (níveis fundamental e superior). Os salários variam de R$ 810,00 a R$ 12.700,00 por carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições, nos valores de R$ 15,00 e R$ 50,00, serão efetuadas exclusivamente pela internet (on-line) www.iobv.com.br, até 16 de julho de 2014.

O valor da taxa de inscrição é de:

- Para Emprego Público com exigência de curso superior: R$ 50,00;
- Para Emprego Público com exigência de curso de ensino fundamental completo (1º grau): R$ 15,00.

As provas serão realizadas na data prevista de 03 de agosto de 2014 e os horários e locais de realização das avaliações serão divulgados no site www.iobv.com.br e no site www.salete.sc.gov.br, no dia 28 de julho de 2014, em edital próprio de convocação, podendo os Emprego Públicos serem distribuídos nos períodos matutino e vespertino e em um ou mais locais.

O gabarito provisório será divulgado no endereço eletrônico www.iobv.com.br, no dia seguinte ao da realização da prova, juntamente com as provas que estarão disponíveis na área restrita do candidato.

O prazo de validade do concurso será de até dois anos, prorrogável por uma vez, por igual período, contados a partir da data de sua homologação.

Concurso Prefeitura de Salete - SC

A organizadora IOBV divulgou o edital 001/2014 que promove abertura de concurso público na prefeitura do município de Salete, Estado de Santa Catarina. Há 21 vagas no quadro de servidores públicos do respectivo município, distribuídas entre os cargos de: Agente de Serviços Gerais, Operador de Veículo, Operador de Máquina, Agente de Serviços Gerais I, Auxiliar Administrativo, Farmacêutico, Fonoaudiólogo e Psicólogo (níveis fundamental e superior).

Os vencimentos são estipulados de acordo o cargo e oscilam entre R$ 761,05 a R$ 2.131,22, por carga horária de 20 a 44 horas semanais.

As inscrições, nos valores de R$ 15,00 a R$ 50,00, serão efetuadas exclusivamente pela internet, no site www.iobv.com.br, até 16 de julho de 2014.

As provas serão realizadas na data prevista de 03 de agosto de 2014 e os horários e locais de realização serão divulgados nos sites www.iobv.com.br e www.salete.sc.gov.br, na data provável de 28 de julho de 2014.

O gabarito provisório será divulgado por meio do endereço eletrônico www.iobv.com.br, na data provável de 04 de agosto de 2014.

O prazo de validade do concurso será de até dois anos, prorrogável por uma vez, por igual período, contados a partir da data de sua homologação.

Estão abertas até 16 de julho de 2014 as inscrições para o concurso público promovido pela Prefeitura de Trombudo Central, em Santa Catarina, através do edital 006/2014. O objetivo é contratar 33 profissionais para integrarem o quadro único de pessoal da administração direta. As vagas são para os cargos de advogado, agente de Defesa Civil, analista de compras e licitação, auxiliar administrativo, contador, engenheiro civil, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, fiscal de obras e posturas, mecânico, médico (clínico geral, cardiologista, ginecologista e pediatra), médico PSF, médico veterinário, programador, odontólogo do PSF, operário braçal, orientador social, técnico esportivo e turismólogo. Os salários variam de R$ 889,28 a R$ 12.081,46, a depender da função desempenhada e do regime laboral por semana que pode ser de 10, 20, 30 ou 40 horas. As inscrições on lines podem ser feitas no site da organizadora do concurso: www.iobv.com.br, dentro do prazo estipulado no início do texto. Caso os candidatos que não têm acesso à internet ou tenham necessidade de orientação poderão comparecer ao Posto de Atendimento ao candidato, localizado na sede da Prefeitura de Trombudo Central – Tele Centro, na Praça Arthur Siewerdt, nº 01, Centro. O atendimento será feito exclusivamente às terças-feiras, das 7h30 às 11h30 e às sextas-feiras, das 13h30 às 19h. Para cargos com exigência de ensino fundamental e alfabetizado o valor da taxa é de R$ 30,00; os de ensino médio custam R$ 80,00 e R$ 100,00 para os cargos de curso superior. As provas estão previstas para 03 de agosto de 2014, em locais e horários a serem informados posteriormente. O gabarito preliminar será divulgado no dia seguinte ao da realização das provas e o definitivo deverá sair até 11 de agosto de 2014. Já a classificação será publicada entre os dias 12 e 18 de agosto de 2014. As informações foram publicadas no edital nº 006/2014, que pode ser visualizado na íntegra nos sites www.iobv.com.br e www.trombudocentral.sc.gov.br.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, no Paraná, divulgou a abertura do concurso público regido pelo edital nº 001/2014, destinado ao provimento de 40 postos profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração para os aprovados variam entre R$ 742,25 e R$ 3.457,99, de acordo com o cargo provido e jornada desempenhada, que pode ser de 20h ou de 40 horas semanais.

Os candidatos selecionados irão atuar nas funções de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemia, Auxiliar de Cuidados Dentais, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Serviços Gerais, Dentista, Enfermeiro, Médico Auditor, Médico Veterinário, Professores do Magistério e de Educação Física, Psicólogo, Técnico em Higiene Dentário - THD e Zeladora.

As inscrições deverão ser efetuadas até 30 de junho de 2014, pelo site da organizadora do certame, www.klcconcursos.com.br. As taxas variam entre R$ 40,00 e R$ 100,00, de acordo com o cargo pretendido.

Os profissionais inscritos serão submetidos à prova escrita e à análise de títulos, conforme o método de avaliação adotado por cada oportunidade, sendo que o resultado final será válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

A Prova Escrita Objetiva será aplicada provavelmente em 27 de julho de 2014, sendo que, o horário e o local da avaliação serão divulgados quando da publicação do Edital de Homologação das Inscrições.

O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado no dia primeiro dia útil após a realização da referida prova, a partir das 15h00min, mediante edital afixado na Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul - PR e no site da empresa organizadora (www.klcconcursos.com.br).

Prefeitura de Trombudo Central - SC abre vagas em concurso

Estão abertas até 16 de julho de 2014 as inscrições para o concurso público promovido pela Prefeitura de Trombudo Central, em Santa Catarina, através do edital 006/2014. O objetivo é contratar 33 profissionais para integrarem o quadro único de pessoal da administração direta.

As vagas são  para os cargos de advogado, agente de Defesa Civil, analista de compras e licitação, auxiliar administrativo, contador, engenheiro civil, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, fiscal de obras e posturas, mecânico, médico (clínico geral, cardiologista, ginecologista e pediatra), médico PSF, médico veterinário, programador, odontólogo do PSF, operário braçal, orientador social,  técnico esportivo e turismólogo.

Os salários variam de R$ 889,28 a R$ 12.081,46, a depender da função desempenhada e do regime laboral por semana que pode ser de 10, 20, 30 ou 40 horas.

As inscrições on lines podem ser feitas no site da organizadora do concurso: www.iobv.com.br, dentro do prazo estipulado no início do texto. Caso os candidatos que não têm acesso à internet ou tenham necessidade de orientação poderão comparecer ao Posto de Atendimento ao candidato, localizado na sede da Prefeitura de Trombudo Central – Tele Centro, na Praça Arthur Siewerdt, nº 01, Centro. O atendimento será feito exclusivamente às terças-feiras, das 7h30 às 11h30 e às sextas-feiras, das 13h30 às 19h.

Para cargos com exigência de ensino fundamental e alfabetizado o valor da taxa é de R$ 30,00; os de ensino médio custam R$ 80,00 e R$ 100,00 para os cargos de curso superior.

As provas estão previstas para 03 de agosto de 2014, em locais e horários a serem informados posteriormente. O gabarito preliminar será divulgado no dia seguinte ao da realização das provas e o definitivo deverá sair até 11 de agosto de 2014. Já a classificação será publicada entre os dias 12 e 18 de agosto de 2014.

As informações foram publicadas no edital nº 006/2014, que pode ser visualizado na íntegra nos sites www.iobv.com.br e www.trombudocentral.sc.gov.br.

Concurso Prefeitura de Luisburgo - MG

A Prefeitura de Luisburgo, no estado de Minas Gerais, abriu edital n° 001/2014 de concurso público, com o objetivo de preencher 73 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 3.985,08 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

O concurso público será realizado sob a responsabilidade do IDECAN e as vagas são para os empregos de Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Médico Especialista Ginecologista, Médico Especialista Pediatra, Médico Especialista Psiquiatra, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Pedagogo, Professor PI – Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Assistente Social, Engenheiro Civil, Químico, Técnico em Enfermagem,  Monitor, Oficial Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar de Saúde, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas Leves, Operador de Máquinas Pesadas, Auxiliar de Serviços Gerais e Agente de Serviços Operacionais.

As inscrições presenciais serão realizadas na Central de Atendimento aos candidatos do IDECAN, localizada no CRAS na Rua Abílio de Souza Portes, SN - Centro, Luisburgo - MG, no período entre 14 de agosto e 15 de setembro de 2014, exceto sábados, domingos e feriados, de 08h30 as 11h e de 13h as 17h. Excepcionalmente no primeiro dia a inscrição se iniciará às 14h.

Já as incrições via internet serão realizadas por meio do site (www.idecan.org.br) no período entre 14h do dia 14 de agosto e 15 de setembro de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 60,00 de acordo com a função escolhida.

As provas escritas objetivas de múltipla escolha serão realizadas na cidade Luisburgo /MG, para todos os cargos, com data inicialmente prevista para 19 de outubro de 2014 (domingo), com duração de 3 (três) horas para sua realização, em dois turnos.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no endereço eletrônico www.idecan.org.br, a partir das 16h do dia subsequente ao da realização das provas escritas objetivas de múltipla escolha (segunda-feira).

As informações referentes à data, ao horário e ao local de realização das provas (nome do estabelecimento, endereço e sala) e cargo, assim como orientações para realização das provas estarão disponíveis a partir de 13 de outubro de 2014, no endereço eletrônico do IDECAN (www.idecan.org.br), devendo o candidato efetuar a impressão deste Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI).

A validade do concurso público é de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Brasilândia - MS

A Prefeitura de Brasilândia, no Estado do Mato Grosso do Sul, divulgou o edital de concurso público nº 001/2014, com objetivo de preencher 215 vagas para todos os níveis de escolaridade. Os salários vão até R$ 1.668,60, por carga horária que varia de 4 a 8 horas diárias. O concurso será executado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul – FAPEMS.

As oportunidades são para Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Creche, Cozinheiro, Bioquímico, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Medico, Nutricionista, Odontólogo entre outros.

As inscrições podem ser feitas por meio do site www.fapems.org.br, até as 11h de 07 de agosto de 2014, mediante pagamento da taxa de inscrição cujo valor varia de R$ 40,00 a R$ 90,00 de acordo ao cargo almejado.

A Prova Escrita Objetiva terá a duração de 4 horas e está prevista para  17 de agosto de 2014, em Brasilândia/MS. O período matutino será para os candidatos concorrentes às vagas de Nível Superior e Fundamental Completo e o  período vespertino para os candidatos concorrentes às vagas de Nível Alfabetizado, Nível Fundamental Incompleto e Nível Médio.

A divulgação oficial das informações referentes a este Concurso Público dar-se-á pela publicação de editais nos endereços eletrônicos www.fapems.org.br e www.brasilandia.ms.gov.br e no Diário Oficial do Município.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data da homologação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Cuidados com a voz evitam rouquidão após jogos da Copa do Mundo

http://4.bp.blogspot.com/-_5O7AstOeH4/UddWxi7koZI/AAAAAAAABsw/gc0rjIuFOA8/s400/voz-professor.pngCuidados com a voz evitam rouquidão após jogos da Copa do Mundo

Enfim a copa chegou! Em meio a críticas, protestos, discussões ela está aí e o que importa é a bola em campo. É nessa hora que corações e mentes se ligam na emoção do que virá e aquele grito de emoção dificilmente será contido... Ou não?

Claro que nesse momento de festa muitos abusos acabam ocorrendo, mas lembre-se de que você precisará de sua voz para trabalhar no outro dia - e agora?

Vamos então dar algumas dicas para que você não chegue ao final do mês totalmente afônico!

- Beba bastante água durante o uso intensivo da voz. Mesmo que você esteja na cervejinha, intercale sempre com copos de água, no mínimo oito copos ao dia;

- Lembre-se que usar a voz seguidamente durante muito tempo pode levar a uma fadiga muscular. Tente alternar sua torcida com outros recursos, como a vuvuzela, reco-recos, palmas, qualquer coisa vale para manifestar sua alegria sem cansar tanto a voz;

- Abra bem a boca ao falar, sobretudo gritar. O bocejo é um movimento altamente relaxante e dá abertura;

- Fique atento para o volume da televisão se estiver assistindo em casa. Quanto mais alto ele for maior será a necessidade de falar forte ao fazer comentários sobre a partida com seus amigos e amigas;

- Use da gesticulação livremente se possível, economizando assim a voz.

Entre na campanha do "racionamento da voz!". Sabendo usar, não vai faltar!

Minha Vida

Fertilização In Vitro: o famoso bebê de proveta

http://www.cotrijui.coop.br:8080/upload/noticias/2121.jpg
Foto: Reprodução
O método para engravidar consiste em unir os gametas fora do útero e transferir o embrião depois 
  
O que é a Fertilização In Vitro
A técnica consiste na coleta dos gametas para que a fecundação seja feita em laboratório e depois na transferência desses embriões de volta para o útero materno. O método foi usado pela primeira vez na Inglaterra em 1978 e foi trazido ao Brasil em 1983. Nessa época ele era conhecido como bebê de proveta. 

Outros nomes
Bebê de proveta

Como é feita a fertilização in vitro
O primeiro passo é fazer a coleta dos gametas. Os espermatozoides são obtidos por meio de masturbação. Alguns homens não apresentam gametas no sêmen, e nesses casos é preciso fazer uma punção ou biopsia para retirá-los diretamente dos testículos. Nas mulheres é feita uma indução de ovulação com os mesmos medicamentos usados no coito programado. Eles podem ser usados por via oral (citrato de clomifeno) ou por injeções subcutâneas (gonadotrofinas) e normalmente são estimulados até 12 folículos para uma produção maior de óvulos para coleta. Mas em casos em que não há mais produção de gametas, como mulheres na menopausa e alguns homens que não sintetizam espermatozoides, é indicado o uso de gametas doados.

Depois de coletados, é feita uma seleção dos espermatozoides e depois eles e um óvulo são colocados em uma cultura. São usados cerca de 100 a 200 mil gametas masculinos para cada feminino, um deles irá chegar até o óvulo e o embrião depois será formado. O processo é idêntico ao ocorrido dentro do útero, com a diferença que ocorre em laboratório, portanto não há riscos de malformação maiores do que numa fecundação natural. Existe um risco de que a fecundação não ocorra, mas é algo muito raro. Tudo depende da qualidade do material utilizado.

Quando o embrião já está pronto ele é colocado no útero da mulher. A quantidade de embriões depende da idade da mulher: 2 para mulheres com menos de 35 anos, 3 para quem tem até 40 anos e 4 depois dessa idade. O processo é semelhante ao exame Papanicolau, é usado um bico de pato e depois um cateter bem fino é inserido na vagina da mulher. Um ultrassom orienta o médico sobre o local onde deve ser colocado o embrião, normalmente a 1 centímetro do fundo do útero. A sensação pode criar um ligeiro desconforto. Por fim, após 12 ou 14 dias, é feito o exame para detectar se houve sucesso no método. 

Duração do tratamento
Contando com a estimulação, a fecundação in vitro, a reimplantação dos gametas e o exame que detectará o sucesso ou não do procedimento, a Fertilização in Vitro costuma durar em torno de 25 dias. 

Para quem a Fertilização In Vitro é indicada
Normalmente a técnica é utilizada para casais em que a mulher tenha problemas nas trompas ou endometriose, o que pode dificultar a chegada dos espermatozoides até o óvulo. Também pode ser feita em casos de problemas na produção de gametas no homem.

Outra situação em que o tratamento é indicado ocorre quando é preciso que seja feita a doação de óvulos, no caso de mulheres que não o produzem mais ou em casos de casais homossexuais masculinos.  

Preparação da Fertilização In Vitro
Toda mulher que deseja engravidar precisa de cuidados importantes para a saúde, como ter uma alimentação adequada, praticar atividades físicas, reduzir a ingestão de álcool, não fumar e fazer a suplementação de ácido fólico. Também é válido procurar verificar se há alguma doença que possa prejudicar a gravidez, como hipertensão ou diabetes. 

O que esperar da Fertilização In Vitro
Normalmente as chances de sucesso estão ligadas à idade do óvulo, já que eles existem na mulher desde a infância e também passam pelo processo de envelhecimento celular. Mulheres com menos de 35 anos tem 60% de chances. Entre 35 e 38 anos, as chances caem para 40%, e continuam a baixar para 30% até os 40 anos, passando para 8% depois. 

Riscos da Fertilização In Vitro  
Como o embrião é fecundado fora do útero e depois transferido de volta, existe uma pequena chance de que ele se desenvolva fora do útero, a chamada gravidez ectópica, que pode colocar a vida da mulher em risco. Para reduzir as chances desse tipo de gestação, o embrião normalmente é colocado a 1 centímetro do fundo do útero.

Como mais de um embrião é transferido, há um risco de gravidez gemelar que varia de 25 a 30% em mulheres abaixo de 35 anos. Esse tipo de gestação é considerada de risco pois normalmente acarreta em parto prematuro, perigosos para a mãe e para o feto.

Por haver estimulação dos ovários, pode ocorrer a Síndrome da Hiperestimulação do Ovário (SHO). Nela há uma maior produção do hormônio estradiol, que pode acarretar em trombose depois que a mulher engravida e aumentar o inchaço do corpo. 

Contraindicações da Fertilização In Vitro
O uso dos medicamentos para indução de ovulação é contraindicado para mulheres com em carcinoma ovariano, uterino ou mamário e tumores do hipotálamo ou da glândula pituitária. 

Onde encontrar o tratamento
Por ser um tratamento que envolve uma equipe multidisciplinar com ginecologista, urologista e embriologistas, o ideal é procurar uma clínica ou hospital de confiança. Para isso, vale receber indicações de quem já passou pela técnica e pesquisar sobre os locais de sua escolha.

Fontes consultadas
Ginecologista especialista em fertilização Augusto Bussab (CRM-SP 98.488), de São Paulo - Médica especialista em medicina reprodutiva Michele Panzan (CRM-SP 114.419) coordenadora da Clínica Huntington, unidade de Campinas, em São Paulo.

Minha Vida

A ansiedade com as redes sociais está afetando sua vida real?

Estresse diante do computador - Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Descubra se o mundo virtual está interferindo nas relações que você tem no dia a dia 

Quem ainda não acessou uma das chamadas redes sociais, que atire a primeira pedra! Mas olhe lá... Considere nessa categoria o Facebook, Twitter, Foursquare, Instagram e até mesmo o profissional LinkedIn. Notou? Elas já estão inseridas no nosso dia a dia de tal forma que nem percebemos mais. 

E assim, de fininho, elas mudaram muito a forma como vivemos em todas as esferas. "As mídias sociais mudaram os relacionamentos em todos os níveis: social, pessoal, profissional e nos negócios. Elas se tornaram o principal meio de comunicação da nova sociedade, isto é fato. Marcar encontros, divulgar a vida, conversar com amigos, fazer amizades, tudo isso faz parte do nosso dia a dia", considera a psicóloga Lizandra Arita, da Arita Treinamentos.

Isso pode ser bom, mas pode ser ruim também! "As relações estão cada vez menos respeitosas, o mundo virtual permite que você encerre uma conversa simplesmente apertando um botão, sem qualquer preocupação com os sentimentos da outra pessoa. Este comportamento acaba contaminado as relações do mundo real", pondera a psicóloga clínica Marisa de Abreu.

Acontece que essas mídias envolvem mais do que piadinhas e imagens fofas, muitas vezes elas englobam problemas como ansiedade, autoestima e timidez. Mas será que essas redes estão afetando mais sua vida do que você supõe? Pense em suas respostas para as perguntas abaixo e verifique se você não tem levado problemas virtuais para a vida real. 

As repercussões do que você publica afetam seu humor?
Entre os diversos sentimentos que as redes sociais amplificam, a carência se encontra muito bem alimentada! "As pessoas sempre buscam uma forma de aceitação e reconhecimento, então postam momentos em que pensam que terão mais acompanhamento. Não importa o assunto postado, a pior sensação que a pessoa tem, é, ao fazer uma publicação, constatar que ninguém a acompanhou ou curtiu sua atividade", pondera a psicóloga Lizandra Arita, da Arita Treinamentos. Isso pode gerar inclusive uma grande ansiedade em querer ser aplaudido e reconhecido, que logo se transforma em frustração ao não ser atendida.

Mas existem pessoas mais propensas a esse tipo de sentimento: "se o indivíduo tem a autoestima baixa, com certeza dará mais valor à sua frustração nesses momentos. O mesmo acontece com a pessoa que ganhou tudo o que queria durante sua infância e cresceu mimada", acredita a profissional. Se isso está afetando você demais, talvez seja a hora de olhar melhor para si mesmo e tentar resolver esse problema, até mesmo com ajuda psicológica.

Você se sente mal ao ver as atualizações de seus amigos e conhecidos?
Os estudiosos reconhecem: um dos sentimentos mais relacionados às mídias sociais não é a alegria que todos demonstram ter, e sim a inveja! Uma pesquisa feita pelas Universidades alemãs Humboldt e Técnica de Darmstadt concluíram que uma em cada cinco pessoas aponta o Facebook como origem de seus sentimentos de cobiça e frustração pelo que não tem.

De certa forma, ambos os sentimentos estão interconectados, afinal é o exagero geral em mostrar alegria que causa essa sensação nos outros. "Justamente porque assim como existem pessoas que mostram uma realidade que ela gostaria de viver (e não que realmente vive), quem está do outro lado nem sempre tem a maturidade para discernir o que é verdade", diferencia a psicóloga Lizandra. O equilíbrio, portanto, está em sempre lembrar que nem tudo que reluz no seu mural é ouro e pensar que talvez a vida de quem está postando seja tão comum quanto a sua. Vale refletir também: será que você está ai se lamentando, quando na verdade seus posts causam esses sentimentos nos outros também?

Seus amigos mudaram com você depois de tê-lo nessas mídias?
Vamos encarar os fatos, a forma como você se comporta nas mídias sociais nem sempre reflete sua personalidade real. "A vida virtual permite um tanto de impessoalidade. A "proteção" do mundo virtual também facilita para que as pessoas façam coisas que a formalidade da vida real não permitiria", explica a psicóloga clínica Marisa de Abreu. É mais fácil, por exemplo, deixar de lado a timidez e expor outros lados de sua personalidade. O problema é quando as duas imagens se confrontam no dia a dia e as pessoas passam a não o reconhecer mais em cada um desses ambientes. Para resolver esse conflito, vale pensar melhor que tipo de imagem você está passando e pesar o que vale a pena ser postado ou não nas redes.

Você mudou com alguém após adicioná-lo no mundo virtual?
Outro estudo que tentou compreender melhor os relacionamentos da era virtual chegou à outra conclusão ruim: uma em cada cinco pessoas reduziu sua relação na vida real com alguém após algum conflito na esfera virtual, concluíram os pesquisadores da VitalSmarts, empresa de treinamento corporativo que conduziu as 2.698 entrevistas.

E realmente, o ambiente virtual está mais propenso à falta de consideração: "Isso afeta as pessoas a partir do momento que elas passam a se comportar na vida real da mesma forma desregrada que se dá o direito de viver no mundo virtual", comenta a psicóloga clínica Marisa. Nesses casos, vale lembrar que mesmo nas redes sociais as consequências de suas ações podem ser reais! Mas antes de cortar relações com alguém, por que não substituir a briga online por uma conversa olho no olho para esclarecer a situação?

A primeira coisa que você faz no dia é conferir como está sua rede social?
Tudo bem, muita gente desperta com o celular e pode até usar essas mídias para expulsar o sono e conseguir levantar da cama. A medida do exagero está no quanto isso pode atrapalhar seu dia a dia. "Se o tempo e a hora que a pessoa confere o que acontece no mundo virtual causa algum dano como, por exemplo, demissão ou rompimento de relacionamento, esta pessoa não está saudável", expõe Marisa.

Algumas pessoas também adquirem a mania de postar absolutamente tudo que acontece nessas redes, o que pode ser considerado um alerta. "Se for um adolescente, pode ser que esteja passando por uma fase, mas, se for um adulto, o caso deve ser analisado. Ele pode estar se sentindo muito solitário e precisar de ajuda profissional", se preocupa Lizandra.

Você tem preferido a companhia do seu smartphone à dos outros?
Cada vez mais a figura das mídias sociais está ligada ao telefone celular, afinal hoje ele é um computador portátil. E isso está criando um novo problema virtual na vida real: a pessoa que fica imersa na telinha enquanto o mundo passa lá fora. "Parece que está criada uma nova etiqueta: eu olho para meu smartphone, você olha para o seu e, no final, ficamos todos felizes", lamenta a psicóloga Marisa.

Mas sempre dá tempo de retomar o olho no olho. Lizandra nos ensina, inclusive, algumas estratégias, como manter a tela do celular virada para baixo no trabalho, estipulando um tempo determinado para conferir como andam as novidades nas mídias ou deixar o celular no bolso ou na bolsa quando estiver em um evento social ou almoçando com amigos, familiares ou colegas de trabalho.

Anda mais difícil viver relacionamentos amorosos?
Alguns acreditam que só de olhar o perfil de uma pessoa na internet, já sabem tudo sobre ela: hobbies, gostos pessoais, profissão e grau de escolaridade, o que tem modificado inclusive as formas como ocorrem os encontros. "O básico do outro nunca representa informação necessária para ter a mínima noção sobre quem é a outra pessoa, mas acreditar que seria suficiente faz as pessoas serem preconceituosas e considerar que já sabe tudo a respeito de que não se sabe nada", considera Marisa. Mas há também quem aproveite essa oportunidade para encontrar pessoas com mais afinidades e até consiga um relacionamento estável dessa forma.

Por outro lado, essas redes também são culpadas por términos: um em cada 3 divórcios nos Estados Unidos em 2012 citaram a palavra "facebook", por exemplo, segundo o Wall Street Journal. E mesmo superar um término se torna mais difícil, é muito simples "fuçar" como anda a vida do seu ex, saber se ele já superou a relação, e normalmente sofrer com todos os posts que reforçaram a alegria que ele sente. "Isso pode tornar-se preocupante quando a pessoa gasta mais tempo tentando descobrir informações do ex, do que investindo na própria vida", ressalta Lizandra. Portanto, vale tomar cuidado e lembrar mais uma vez que nem tudo que é postado nessas redes é fidedigno à realidade.

Minha Vida

Abdomen distendido

http://pastorsamuellemos.files.wordpress.com/2013/08/images-21.jpg
Foto: Reprodução
O que é Abdomen distendido?
Sinônimos: Timpanismo; Meteorismo

O timpanismo abdominal é um quadro no qual o abdômem (a barriga) se mostra cheio e comprimido. O abdome se mostra visivelmente inchado (distendido).

Causas
As causas comuns incluem:
A acarbose, medicamento para diabetes, assim como qualquer medicamento contendo lactulose ou sorbitol pode causar timpanismo.

Os transtornos mais graves que podem causar timpanismo são:
Cuidados
Os seguintes cuidados devem ser tomados:
  • Evitar chicletes ou bebidas gaseificadas, especialmente aquelas com altos níveis de frutose ou sorbitol
  • Evitar alimentos como Couve-de-Bruxelas, nabos, repolho, grãos e lentilha
  • Alimente-se lentamente
  • Pare de fumar
Se você sofrer de constipação, deverá ser tratada. Entretanto, os suplementos de fibras como psílio pioram os sintomas.
Pode-se tentar simeticoma e outros medicamentos para gases adquiridos na farmácia, mas, em geral, não ajudam.

Buscando ajuda médica
Consulte seu médico se tiver:
  • Dor abdominal
  • Sangue nas fezes ou fezes escuras e como piche
  • Diarreia
  • Azia que vai piorando
  • Vômito
  • Perda de peso
Fontes e referências:
  • Bailey J. FPIN''s Clinical Inquiries: Effective management of flatulence. Am Fam Physician. 2009;79:1098-1100. 
  • Ohge H, Levitt MD. Intestinal gas. Em: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Sleisenger & Fordtran''s Gastrointestinal and Liver Disease. 8a. ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2006:cap 10
Minha Vida

Copa facilita troca de vírus e bactérias entre países

http://www.atribunamt.com.br/wp-content/uploads/2014/02/Torcida-do-brasil-615x340.jpg
Foto: Reprodução
Cuidado deve ser ainda maior entre pessoas que trabalham diretamente com o público. Orientações estão sendo divulgadas 

A Copa do Mundo, além de reunir as melhores seleções de futebol do planeta para jogos em 12 cidades brasileiras, atraiu milhares de turistas de todos os continentes. O evento tem, de fato, a marca da integração e da sadia competição entre os povos, mas, por outro lado, resulta em um aspecto não tão saudável: é que os megaeventos aumentam a possibilidade de circulação de agentes infecciosos (vírus e bactérias) entre os países.

O aumento da circulação internacional de patógenos já é um fenômeno de nossos dias, impulsionado pela facilidade de mobilidade humana. Durante grandes eventos, esse fluxo é intensificado.

O médico do Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais e em Medicina de Viagem (Crie) da Fiocruz, Marcellus Costa, explica: “No passado, qualquer pessoa demorava 3 meses para fazer uma grande viagem e, se estivesse doente, manifestaria os sintomas durante o percurso. Com isso, as outras pessoas tomariam precauções para não se contaminarem. Atualmente, a pessoa cruza o oceano em um dia e só vai descobrir a doença depois de já estar há algum tempo no seu destino”.

Para evitar contaminações, Marcellus Costa dá algumas dicas para brasileiros e estrangeiros:

• Lavar as mãos regularmente;

• Manter as mãos higienizadas com álcool gel;

• Ingerir apenas alimentos cozidos e que não estejam em exposição por muito tempo;

• No caso de bebidas frias, preferir as manufaturadas (suco de caixa ou lata, água mineral, refrigerantes);

• No caso de bebidas quentes, observar se vêm com alguma fumaça. Se vierem, podem ser consumidas, porque a temperatura é maior do que 60°C, o que é suficiente para matar a maioria dos agentes infecciosos;

• Se for para regiões de malária ou com surto de dengue, lembrar de usar repelente;

• Fazer sexo seguro sempre; e

• Manter a carteira de vacinação em dia.

O especialista do Crie/Fiocruz informa que quem estiver com a carteira de vacinação desatualizada pode procurar os postos de saúde e pedir a atualização. Segundo ele, o cuidado deve ser maior entre pessoas que trabalham diretamente com o público, o que motivou a prefeitura do Rio a convidar taxistas e profissionais da rede hoteleira para vacinação.

Para informar sobre doenças prevalentes no Brasil e vacinas para prevení-las, a Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) criou o Guia da saúde- viagens e grandes eventos com versões em português, inglês e espanhol especialmente voltado para viajantes. A publicação também inclui orientações sobre higiene e comportamentos saudáveis.

Visando orientar sobre a prática de sexo seguro, o Ministério da Saúde, em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids (Unaids), lançou a campanha Projeta O Gol, de prevenção das DST/Aids durante a Copa. 

Entre as ações da campanha estão: a distribuição de 2 milhões de preservativos e panfletos com mensagens de prevenção nas cidades-sede; e a testagem rápida durante o período dos jogos.

Cuidados com a alimentação são outro item importante na prevenção de contaminações e intoxicação e, para facilitar a avaliação a respeito de estabelecimentos que servem refeições em cada uma das cidades-sede, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou uma categorização dos serviços de alimentação, com a criação de um selo para indicar a situação dos estabelecimentos em relação à qualidade.

Portal Fiocruz / Saúde Web