Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


segunda-feira, 19 de maio de 2014

Aprenda a fazer sucos que auxiliam a produção do leite materno

Folha Vitória

Descubra porque as axilas cheiram tão mal

Foto: Reprodução
Descubra porque as axilas cheiram tão mal
Todo mundo sabe que desodorantes e antitranspirantes são itens básicos de sobrevivência em sociedade
 
Não precisa nem estar calor para que a gente transpire debaixo do braço e comece a ter aquele odor desagradável. Mas por que as axilas cheiram tão mal?
 
Bem, porque milhões de bactérias tem que viver em algum lugar.
 
Suor e odor
Existem dois tipos universalmente aceitos de glândulas sudoríparas. A glândulas écrinas são as mais abundantes, encontradas na maior parte do corpo, e secretam um suor que é uma solução estéril e cheia de eletrólitos que contém principalmente cloreto de sódio (NaCl), potássio e bicarbonato. A maioria de nós está familiarizado com a razão pela qual nossas glândulas écrinas produzem suor. Elas fornecem um mecanismo para termorregulação via perda de calor por evaporação e fazem a manutenção do nosso equilíbrio eletrolítico.
 
Já as células sudoríparas apócrinas são encontradas em locais peludos do corpo, tais como as axilas e entre as pernas. Perto da superfície da pele, no interior do folículo piloso, glândulas apócrinas secretam um líquido leitoso que mais comumente ocorre quando você está sob estresse emocional. Este líquido é inodoro. Apesar de sua falta de cheiro, estas glândulas são ricas em precursores de substâncias odoríferas (colesterol, triglicerídeos, ácidos graxos, ésteres de colesterol, esqualeno). Elas também contém andrógenos, hidratos de carbono, amônia e ferro férrico. Além disso, essa glândula produz feromônios, os sinais químicos que instigam respostas comportamentais (por exemplo, atração sexual).
 
A qualquer momento, existem 100.000.000.000.000 (cem trilhões) de bactérias vivendo em seu corpo. Então, é claro, algumas vão passear no banquete que é a sua axila, casa de um milhão de bactérias por centímetro quadrado. Se alimentando dos precursores do fedor já mencionados estão notáveis fedorentas como a Corynebacterium spp., Staphylococcus spp., Micrococcus spp. e Propionbacterium spp, e, dependendo do que escolhem se alimentar, uma variedade de odores horríveis podem ser produzidos.
 
As moléculas contendo enxofre são as piores, dando às sua axilas aquele aroma nauseante característico, semelhante ao da cebola. Outras, porém, produzem um odor semelhante ao do cominho. Dois possíveis feromônios, o androstenol, que é almiscarado, e a androstenona também podem contribuir. Por fim, o ácido isovalérico, assim como ácido propiônico, tem um cheiro de pé suado, parecido com queijo.
 
Uma riqueza de informações
Pesquisadores determinaram que alguns mamíferos nascem com buquês diferentes, organizados em categorias chamadas de “tipos de odores”. Estes são odores que distinguem um indivíduo de outro membro da espécie e são determinados por genes polimórficos. O tipo de um indivíduo é determinado em parte por genes em um complexo principal de histocompatibilidade (MHC), que desempenha um papel no sistema imunológico.
 
Atuando como “crachás olfativos”, a fragrância exclusiva de um indivíduo ajuda os outros a identificá-lo e, aparentemente, não pode ser mudada, não importa quanto alho e cominho ele coma. Um estudo realizado pelo Monell Chemical Senses Center, na Filadélfia, nos Estados Unidos, fez testes comportamentais com ratos “sensores”, que foram treinados para usar o seu olfato para escolher entre pares de ratos de teste que diferiam em genes MHC, dieta ou ambos. Os resultados indicam que os tipos de odor geneticamente determinados persistiram, independentemente do que os ratos comeram, mesmo tendo mudanças na dieta que influenciaram fortemente os perfis de odor dos camundongos individuais.
 
“Se for possível demonstrar que este caso se aplica também para os seres humanos, abre-se a possibilidade de dispositivos serem desenvolvidos para detectar assinaturas odoríficas individuais em seres humanos”, concluíram os autores do estudo.
 
Pesquisas posteriores exploraram até que ponto doenças em um corpo exalam um aroma, aproveitando o virtuosismo olfativo dos nossos amigos caninos. Um artigo publicado pela Associação Europeia de Urologia relata que um pastor belga Malinois foi treinado para farejar e reconhecer a urina de pessoas com câncer de próstata. Depois de uma fase de aprendizagem e um período de treinamento de 24 meses, a capacidade do cão para discriminar câncer de próstata e controle de urina foi testada em um procedimento duplo-cego. O cão identificou corretamente as amostras de câncer em 30 de 33 casos. Dos três casos erroneamente classificados como câncer, um paciente fez uma nova biópsia e o câncer de próstata foi diagnosticado.
 
Poderia ser pior
Algumas pessoas sofrem de uma condição em função da qual seu odor corporal cheira a peixe podre. Chamada de trimetilaminuria, as pessoas com este transtorno não podem metabolizar a trimetilamina, substância encontrada em ovos, fígado, leguminosas e alguns grãos. Normalmente, ela é quebrada por bactérias e oxidada no fígado para se tornar o n-óxido de trimetilamina (TMAO), que é inodoro e excretado do corpo.
 
O composto tem cheiro de peixe porque é comumente encontrado neles. Acredita-se que a trimetilamina aumenta a concentração osmótica e, assim, diminui o ponto de congelamento dos fluidos corporais. Em pessoas que sofrem de trimetilaminuria, o cheiro é emitido em seu suor, urina e respiração, uma condição que muitas vezes leva ao isolamento social e escárnio.
 
Até um clássico da literatura tem um exemplo de um personagem que sofre deste mal. Em “A Tempestade”, de Shakespeare, Caliban revolta-se: “O que temos aqui? Um homem ou um peixe? Vivo ou morto? Um peixe: ele cheira como um peixe, um cheiro muito antigo e semelhante ao de peixe. Um peixe estranho!”.
 
A trimetilaminúria é uma condição hereditária rara que só ocorre em pessoas que herdaram duas cópias do gene defeituoso, um de sua mãe e um do pai. Estima-se que 1 em cada 10 mil pessoas sofram da síndrome.
 
Bônus
Um terceiro tipo de glândulas sudoríparas, chamadas apócrinas, tem sido sugerido por alguns cientistas. Apesar disto, um estudo de 2007 que analisou a pele axilar não conseguiu encontrar evidências delas, seja por histologia ou por imunofluorescência.

Hypescience

Malva: o alívio das tendinites

Malva: o alívio das tendinites
Foto: Reprodução
Tendinite
O que é tendinite?
 
As inflamações dos tendões são causadas devido aos trabalhos manuais. São frequentes as reclamações de profissionais que trabalham com digitação, costura e outros movimentos repetitivos à respeito das dores de tendinite e de LER – Lesões por Esforço Repetitivo.
 
A tendinite  atinge os tendões, que são estruturas fibrosas de tecido conjuntivo que auxiliam músculos e ossos no equilíbrio e na movimentação.
 
O desgaste pode deixar os tendões frágeis. Qualquer um pode adquirir tendinite, mas é mais frequente em trabalhadores da área de informática. Atinge também àqueles que possuem má alimentação baseada em alimentos gordurosos, sem cálcio e sem a quantidade ideal de água, resultando na desidratação dos tendões.
 
Sintomas da tendinite
As tendinites, além de dores fortes, provocam inchaço local, incapacidade de movimentação, perda da força e fadiga. As dores devem ser observadas, uma vez que podem estar ligadas a complicações maiores como infecções, doenças reumatológicas ou do sistema imunológico, neuropatias, degeneração das articulações, entre outras.
 
Prevenção
É importante fazer exercícios e alongamentos frequentes para evitar a tendinite. Equipamentos de proteção, usados com acompanhamento médico, também são eficazes.
 
Tratamento
O tratamento da tendinite pode ser feito por meio de compressas mornas e repouso para que haja a desinflamação da região. Além disso, o consumo de alimentos como alho, castanha de caju, abóbora, brócolis, maçã e mamão, alimentos com vitamina B e muita água, podem ser essenciais no tratamento e recuperação.
 
Malva, um santo remédio
A malva, de nome científico Malva sylvestris L., é cultivada por suas flores como planta ornamental. Seu uso é aplicado na medicina popular por possuir substâncias medicinais como os taninos, mucilagens e óleos essenciais, que atuam como cicatrizantes, laxativos e emolientes. Além de ser usada para dar disposição, a malta é usada para diversos tratamentos com uso comprovado pela ciência.

As folhas podem ser usadas na forma de compressas como tratamento para queimaduras do sol, o chá para tratamento de inflamações como a tendinite, e de boca, úlceras, gastrites, prisão de ventre, etc..
 
Malva x Tendinite
O chá de malva pode ser usado para aliviar dores e inflamações, seja com aplicações externas ou por meio da ingestão. Age, devido à mucilagem, como um redutor da irritação, além de criar uma camada protetora e fortalecedora.
 
Para preparar o chá, coloque a proporção de um punhado das folhas e flores secas para cada litro de água. Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Ao alcançar fervura, adicione as flores e folhas, e deixe por mais alguns minutos. Desligue o fogo e deixe em infusão por aproximadamente quinze minutos, coe e consuma quente ou frio.
 
remédio-caseiro.com

Bebês de mães drogadas têm mais chances de virarem viciados no futuro

Consumo de drogas durante a gravidez pode prejudicar o desenvolvimento da criança
 
Bebês filhos de mães dependentes de drogas têm quatro vezes mais chances de se tornarem viciados no futuro. As drogas também prejudicam o desenvolvimento dos bebês durante a gestação.
 
Os perigos do vício das mães se misturam a outros tipos de risco, como desnutrição e falta de um pré-natal adequado. O resultado desta combinação pode ser devastadora na vida das crianças.

Assista ao vídeo:


R7

Estudo revela que as lágrimas mudam de acordo com nosso estado de espírito

Foto: Reprodução
Você sabia que a lágrima que produzimos quando choramos por stress é bem diferente daquela produzida quando choramos de rir? Observe as imagens do microscópio e veja que nenhuma gota é igual à outra
 
Você já parou para pensar sobre as lágrimas? Acha que isso pode ser perda de tempo, pois todas as lágrimas são iguais?
 
Aparentemente, pode até ser, mas, estudando a fundo sobre isso, você verá que está completamente enganado.
 
Através de um microscópio, é possível afirmar que as lágrimas mudam de acordo com o nosso humor,
 
Tudo começou em um dia no qual Rose-Lynn Fisher passou por um momento de reflexão e ficou pensando se havia diferença entre lágrimas de tristeza, lágrimas de alegria e até mesmo aquelas lágrimas produzidas quando cortamos cebola, por exemplo.
 
Ela resolveu investir no estudo e descobriu coisas muito interessantes sobre as lágrimas.
 
A Topografia das Lágrimas
O projeto de Rose-Lynn passou a chamar-se A Topografia das Lágrimas (original: The Topography of Tears). Através dele, ela estudou 100 lágrimas diferentes e descobriu que existem muitas diferenças nas lágrimas de acordo com o nosso sentimento. Cada gota de lágrima carrega um microcosmo de experiência humana.
 
Com a ajuda de Joseph Stromberg, da Faculdade de Artes e Ciência de Smithsonian, Fisher tomou conhecimento de que existem três tipos principais de lágrimas: basais (aquelas que o corpo produz para lubrificar os olhos), reflexivas e psíquicas (desencadeada por emoções). Todas elas carregam substâncias orgânicas, incluindo óleos, anticorpos e enzimas.
 
Lágrimas emocionais são carregadas de hormônios à base de proteínas, incluindo o neurotransmissor leucina encefalina, que é o responsável pelo analgésico natural que é liberado quando choramos por estarmos estressados. Da mesma forma, as lágrimas psíquicas também podem ser muito diferentes.
 
Vistas sob um microscópio, as lágrimas apresentam cristalizações únicas que levam a diferentes formas e variam conforme a química, a viscosidade, o lugar, a taxa de evaporação e as configurações do microscópio, segundo Rose-Lynn. Portanto, assim como as impressões digitais, não existe uma lágrima igual à outra.
 
Lágrimas de quando choramos de rir
 
Rose-Lynn Fisher (07)
 
 
Lágrimas de tristeza
 
 
 
Lágrimas de cebola
 
 
 
Lágrimas basais
 
 
 
Lágrimas de esperança
 
 
 
Lágrimas de alegria em um momento liminar
 
 
 
Lágrimas de recordação
 
 
MegaCurioso

Ser valentão pode ser bom para a saúde, diz estudo

Ser valentão pode ser bom para a saúde, diz estudo
Shutterstock
Ser valentão pode ser bom para a saúde
Pesquisadores descobrem que brigões podem correr menos riscos de desenvolver alguns problemas de saúde
 
Hoje em dia é bastante comum lermos notícias sobre o famoso “bullying” e suas consequências sobre as pessoas que são vítimas desse tipo de violência. No entanto, de acordo com o The Verge, um grupo de pesquisadores decidiu conferir quais são os efeitos desse comportamento nos “bullies”, ou seja, nos indivíduos valentões que aterrorizam os demais.
 
Segundo a publicação, um estudo apresentado em um importante periódico científico demonstrou que ser valentão — especialmente para os que jamais foram vítimas de bullying — efetivamente pode trazer benefícios para a saúde quando comparado a pessoas que nunca se envolveram com esse tipo de comportamento.
 

Foto: Wikipedia
Valentões puros
Os pesquisadores descobriram que os “bullies puros” — ou seja, os valentões que nunca sofreram bullying — apresentam níveis mais baixos de uma proteína chamada c-reativa, que indica a ocorrência de processos inflamatórios. Essa característica, conforme explicaram os cientistas envolvidos no estudo, pode significar uma redução no risco do desenvolvimento de condições como síndromes metabólicas e problemas cardiovasculares.
 
No estudo, os pesquisadores acompanharam mil crianças da região da Carolina do Norte durante um período de sete anos. No decorrer desse tempo, os participantes tiveram amostras de sangue coletadas e foram entrevistados, respondendo a perguntas como, por exemplo, se haviam sofrido bullyig nos últimos três meses. Esse acompanhamento permitiu que os cientistas analisassem as alterações nos níveis da proteína c-reativa.
 
Segundo os cientistas, outro resultado interessante foi que o organismo dos participantes que faziam e sofriam bullying não demonstrou qualquer efeito inflamatório positivo ou negativo, apresentando o mesmo resultado de pessoas que não se envolveram com esse tipo de comportamento. Em outras palavras, as ações mistas — de ser bully e vítima — parecem neutralizar os efeitos bons ou ruins sobre a saúde.
 
Foto: Thomas Ricker
Estresse
Os pesquisadores ainda não descobriram o que exatamente provoca essa alteração nos níveis da proteína c-reativa, mas suspeitam que o estresse provocado por situações de bullying e maus-tratos pode afetar a forma como o corpo reage ao estresse em longo prazo. Isso porque essas experiências violentas podem liberar doses de cortisol — um hormônio associado à resposta ao estresse — cedo demais e com muita frequência durante a infância.
 
Como resultado, o sistema de resposta do organismo às situações de estresse se tornaria desregulado, deixado o corpo mais vulnerável às inflamações. Porém, os “bullies puros” não experimentam — ou sofrem com — esse tipo de estresse. Pelo contrário: os pesquisadores apontaram que os valentões desfrutam de um aumento no status social.
 
Os cientistas fizeram questão de deixar bem claro que ter níveis altos da proteína c-reativa não indica necessariamente más condições de saúde, senão que esse fator deve ser compreendido como um sinalizador de possíveis problemas no futuro. Além disso, com o estudo, os pesquisadores não estão sugerindo que as crianças devam começar a aterrorizar as outras.
 
Afinal, existem muitas outras formas de fortalecer o organismo contra a ocorrência de processos inflamatórios, como a prática de esportes, participação em atividades sociais e fazer parte de clubes, por exemplo.
 
Mega Curioso

Confira 10 dicas para fazer quando não consegue dormir

Dicas ajudam a acabar com a insônia e pegar no sono
Existem noites que cair no sono fica difícil, e passamos muito tempo nos remexendo na cama para tentar dormir. Isso porque algum estresse da vida pessoal, ansiedade por alguma coisa ou excesso de café, por exemplo, interrompem o sono
 
Mas o que fazer para acabar com o problema?
 
Abaixo você confere algumas dicas do que não se pode fazer nestes momentos:
 
- Não sair da cama, pois movimentar-se fará com que você fique mais tempo acordado;
 
- Não ler, pois isso atrasará seu processo de descanso e relaxamento;
 
- Não acender as luzes.
 
Mesmo parecendo óbvias, essas dicas são primordiais para evitar erros. Agora preste bastante atenção para o que fazer nestes momentos. Isso pode ser valioso. Confira 10 dicas:
 
1. Imaginar um cenário
Tente imaginar estar em um local agradável, lembrando detalhes sem abrir os olhos.
 
2. Respirar
Diminua o processo respiratório para um número específico de inspirações e expirações, contando cada um deles. Isso foca a mente e faz com que você relaxe o corpo.
 
3. Dialogue internamente
Crie um personagem e comece uma conversa com ele. Assim você conseguirá focar seu fluxo mental para afastar os maus pensamentos, estresses e possíveis distrações.
 
4. Consciência corporal
Contraia e relaxe todos os principais músculos do seu corpo. Inicie tensionando os dedões dos pés durante alguns segundos, os soltando lentamente depois. Após isso, faça o mesmo com os músculos no arco do pé. Em seguida vá subindo, passando por pernas, braços até chegar ao pescoço. Assim você removerá tensões do corpo, se sentindo mais confortável.
 
5. Relembre como foi seu dia
Revise como foi seu dia. Lembre-se do que conquistou, o que gostaria de fazer de diferente, para não repetir os erros. Mas isso não deve ser feito se houver algum estresse específico no dia.
 
6. Realize um planejamento
Veja como será seu “dia perfeito” para este que está por vir. Se imagine acordando disposto e pronto para o trabalho, tentando prever possíveis momentos alegres para seu próximo dia. Isso poderá te acalmar para ajudar a pegar no sono.
 
7. Veja uma meta
Fique um tempo pensando em um sonho que deseja atingir. Quem tem problemas financeiros pode ponderar sobre o assunto para ficar mais calmo. Pessoas que buscam um novo amor, podem imaginar um parceiro ou parceira ideal.
 
8. Descubra raiz quadrada de carneiros
O mito de contar carneirinhos pode ser muito entediante. Para melhorar um pouco seu trabalho comece a contar sempre dobrando os números. Exemplo: 1,2,4,8,16,32… 1024… 8388608. Em um determinado momento você perderá a contagem e terá que começar tudo outra vez. Isso afasta maus pensamentos o mantendo sem distrações.
 
9. Realize um estudo mental
Repasse na mente um estudo que esteja fazendo sobre concursos, universidade, ou o que estiver cursando. Coloque informações aleatórias na mente, sobre uma matéria ou assunto que estiver abordando.
 
Una um conceito a outro para encontrar novas respostas sobre o tema.

10. Manter os olhos abertos
Pisque o mínimo possível, tentando manter os olhos abertos – caso não consiga pegar no sono com os outros itens. Se lembre de um momento importante em que você estava tentando ficar acordado, mas seus olhos teimavam em fechar (isso normalmente ocorre em palestras ou durante as aulas).
 
Esperamos que essas dicas ajudem a acabar com sua insônia da próxima vez!
 
MegCurioso

Movimento luta por melhorias no sistema de saúde mental

Getty Images
Segundo o Ministério da Saúde, a Rede de Saúde Mental conta
com 2.128 Caps em várias modalidades
Conselho de Psicologia fez um ato no Distrito Federal contra a internação manicomial no Brasil
 
O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal promoveu neste domingo (18) um ato contra a internação manicomial no Brasil. O Movimento Pró-Saúde Mental luta pelo uso de outras formas de tratamento em substituição aos serviços normalmente adotados em hospitais e clínicas psiquiátricas.
 
O psicólogo e um dos coordenadores do movimento Thiago Petra explicou que são “os Centros de Atenção Psicossocial [Caps], centros de convivência e cultura em saúde mental, ambulatórios de rua, residências terapêuticas, unidades de acolhimentos, uma rede inteira de serviços, porque entendemos que um só serviço não é suficiente para atender toda uma dimensão humana”.
 
A ação faz parte da Semana Nacional da Luta Antimanicomial, e além de apresentações culturais contou com atividades dirigidas aos usuários da rede de saúde, como sarau de poesia, terapia comunitária e reiki, método natural de cura por meio das mãos.
 
Além dos Caps, também participaram das ações a Defensoria Pública e clínicas do Distrito Federal. Para Petra, pior que a arquitetura manicomial em si são as práticas adotadas.
 
— Lugares que são até bonitos, têm uma boa equipe, mas supermedicalizam as pessoas, não têm oficinais criativas, o sujeito não tem voz, são práticas que centralizam todo o poder só no psiquiatra e etc.
 
O psicólogo disse ainda que a Lei 10.216/01 prevê o tratamento em serviços comunitários perto da vizinhança e da família. Para Elias Lima Batista, usuário dessa rede de saúde mental e integrante do movimento, a participação da família é essencial para o tratamento de pacientes com transtornos mentais.
 
— Se não incluir a família é como se o tratamento não existisse. Eu fui internado pela minha própria família. Quando saí do hospital, eles já estavam com um olhar diferenciado para mim. No final de tudo, tive que me virar e viver sozinho, porque ficar com um parente que não estava me aceitando não dá certo.
 
Segundo o Ministério da Saúde, a Rede de Saúde Mental conta com 2.128 Caps em várias modalidades, que podem realizar 43,1 milhões de atendimentos por ano. A previsão de investimentos no setor para 2014 é R$ 1 bilhão.
 
R7

Pais têm papel fundamental na adoção de hábitos saudáveis dos filhos, diz especialista

Divulgação
Sheilla começou a jogar vôlei para driblar a timidez
A jogadora de vôlei, Sheilla Castro, conta que procurou esporte para superar timidez na infância
 
A jogadora de vôlei, Sheilla Castro, começou a se interessar por esporte ainda na escola com as aulas de educação física na escola. Desde então, encontrou no vôlei não só o desenvolvimento físico como também disciplina e socialização. Hoje, aos 30 anos e bicampeã olímpica, a atleta só agradece.
 
— Comecei a jogar vôlei aos oito anos por causa da timidez e da altura. Além de me ajudar a superar a timidez, o esporte também contribuiu para a minha disciplina e formação. Por causa dos treinos, como a cada duas ou três horas e minha alimentação é saudável.
 
Atualmente, este cenário está cada vez mais incomum. Segundo o ortopedista Victor Matsudo, especialista em medicina do esporte, as crianças estão menos ativas por causa do longo período que passam na frente da televisão, computador, videogame, tablet e smartphone.
 
— O sedentarismo é o inimigo número um da saúde pública, matando mais que o colesterol alto, a obesidade e o diabetes. Crianças inativas têm 90% de chance de se tornarem adultos sedentários.
 
Para não fazer parte desta estatística, a pediatra e hebiatra (médica especialista em adolescentes) Ligia Reato, da Faculdade de Medicina do ABC, reforça que os pais têm papel fundamental na adoção de hábitos saudáveis dos filhos.
 
— A família precisa ser o exemplo. Não adianta falar para a criança praticar atividade física se os pais são sedentários. É na infância que a criança cria hábitos que leva para a vida toda.
 
Segundo Matsudo, escolares entre sete e 16 anos devem acumular 300 minutos de atividade física por semana, “que não necessariamente precisa ser esporte, mas qualquer movimento”.
 
— O esporte ideal é aquele que proporciona prazer e seja viável. A recomendação geral é que a modalidade estimule membros inferiores e superiores e também preconize a questão da socialização, com atividades coletivas.
 
Natação, futebol e dança são algumas opções lúdicas que agradam a garotada, indicam os especialistas. Matsudo avisa que esportes competitivos devem ser estimulados a partir dos nove anos, “lembrando que nada deve ser imposto”.
 
— Os pais também devem fazer parte deste universo de exercícios. Pesquisas mostram que mães ativas têm o dobro de chance de o filho ser ativo. No caso de o pai se movimentar, a chance de o filho seguir o exemplo é de três vezes e meia. Se os dois forem adeptos do esporte, este número aumenta para cinco vezes e meia.
 
Dessa forma, Ligia lembra que “a infância saudável vai garantir a vida adulta livre de doenças, como obesidade, diabetes e osteoporose”.
 
R7

Três sedes da Copa no Brasil tem risco maior de sofrer surto de dengue, segundo estudo

Paulo Lopes/FuturaPress/EstadãoConteúdo
Agentes da Prefeitura de São Paulo, que vive surto de dengue,
fazem nebulização com veneno contra o mosquito, no bairro
 do Tatuapé, na manhã da sexta-feira (16)
Em termos absolutos, o risco é baixo em todas as cidades
 
Três cidades brasileiras — Fortaleza, Natal e Recife — que serão cenário de jogos do Mundial do Brasil-2014 têm um risco maior de sofrer um surto de dengue do que as outras nove sedes, destacou um estudo científico divulgado neste sábado (17).
 
Em termos absolutos, o risco é baixo em todas, mas é comparativamente superior nas três cidades do Nordeste e as autoridades deveriam tomar medidas, afirmam os encarregados do estudo publicado na revista de medicina britânica The Lancet.
 
A doença é transmitida pela picada do mosquito aedes aegypti, causa febre, dores de cabeça e musculares e, em casos extremos, pode causar morte por hemorragia. No Brasil, é um mal endêmico, e mais de 570 pessoas morreram vítimas da doença em 2013.
 
Os autores do artigo, uma equipe de cientistas europeus e brasileiros, chefiados por Rachel Lowe, do Instituto Catalão de Ciências do Clima de Barcelona, examinaram dados de diversas fontes para identificar as áreas de risco.
 
Eles estudaram os padrões climáticos de quatro agências meteorológicas, em particular os dados sobre chuvas, que têm grande influência na procriação do mosquito.
 
Depois, compararam-nos com os dados sobre surtos de dengue dos últimos 13 anos, no mês de julho, em 553 "microrregiões" do Brasil, inclusive nas 12 sedes da Copa. Finalmente, levaram em conta os elementos que caracterizam o desenvolvimento de um surto de dengue.
 
Os mosquitos levam de sete a 14 dias para se tornar vetores do vírus, o qual contraíram após picar uma pessoa doente. E quando o inseto pica outra pessoa, o vírus precisa de quatro a sete dias de incubação.
 
Os visitantes não costumam ficar mais de duas ou três semanas na mesma cidade, o que significa que nesse momento já se estaria gestando um surto que poderia afetar o mês de junho.
 
"Nossas previsões para junho mostraram que o risco era baixo nas cidades-sede de Brasília, Cuiabá, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo", destaca o artigo.
 
"O risco era intermediário em Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Manaus. Os alertas de alto risco saltaram nas cidades do nordeste de Recife, Fortaleza e Natal", prossegue. "Os esforços para reduzir o impacto e a severidade da dengue teriam de se concentrar nestas cidades", sugere o estudo.
Uma medida que pode ser aplicada é fumigar os locais de procriação dos mosquitos, principalmente em água parada.
 
De qualquer forma, "o risco será, provavelmente, baixo nas 12 cidades-sede", insistiu Lowe, em declarações à AFP enviadas por e-mail.
 
Oitenta por cento das pessoas infectadas com o vírus não desenvolvem sintomas, mas 5% ficam doentes e, para 1%, a doença pode ser mortal.
 
Neste século, o Brasil registrou mais casos de dengue do que qualquer outro país do mundo — mais de 7 milhões entre 2000 e 2013, completa o estudo.
 
AFP  / R7

Saiba quando dor de cabeça pode ser risco de aneurisma cerebral

Getty Images
Mesmo com o diagnóstico, é importante ficar de olho na
intensidade da dor de cabeça
Especialista explica diferença dos dois problemas e como identificar
 
Muitas vezes quando a dor de cabeça aparece, você já pensa em tomar um analgésico? Cuidado, o alívio pode ser imediato, mas saiba que a automedicação pode retardar o diagnóstico de um problema mais grave. Segundo dados da SBC (Sociedade Brasileira de Cefaleia), a dor de cabeça atinge cerca de 13 milhões de brasileiros.
 
Quando as pessoas tem dor de cabeça, muitas vezes pensam no pior: será que tenho um aneurisma (dilatação da parede de artéria do cérebro? Se a sua dor de cabeça vai e volta com frequência, saiba que não deve ser um aneurisma. De acordo com o neurocirurgião formado pela USP e membro da SBN (Sociedade Brasileira de Neurocirurgia) Mauricio Mandel "o aneurisma só da dor de cabeça quando rompe".
 
— Logo, a dor de cabeça típica é súbita, muito intensa associada com outros sintomas como náuseas e vômitos.
 
De acordo com o especialista, mesmo com o diagnóstico, é importante ficar de olho na intensidade da dor de cabeça.
 
— O aneurisma pode estar presente desde o nascimento, e só vai apresentar sintomas quando romper. Entretanto, o mais comum é o diagnóstico entre 30 e 50 anos de idade.
 
É dor de cabeça ou aneurisma?
Uma pessoa pode apresentar um aneurisma e não ter sintomas, o que dificulta ainda mais o diagnóstico.
 
— Por isso, sempre orientamos os pacientes a procurar o médico assim que notar uma dor de cabeça muito forte e súbita.
 
Tratamento
Dependendo do aneurisma, pode ser feita uma cirurgia por meio de clipes metálico ou por via endovascular, explica o especialista.
 
— A clipagem é modo mais comum de reparar um aneurisma, pois impede que o fluxo sanguíneo provoque o rompimento e uma hemorragia. Já a endovascular, é realizado por intermédio de cateteres que são introduzidos remotamente (à distância) no sistema vascular.
 
Hoje esta sendo realizado um protocolo no Hospital das Clínicas de São Paulo para a clipagem de aneurismas de forma minimamente invasiva através de um pequeno corte na pálpebra do paciente. O paciente faz o procedimento e tem alta no dia seguinte com a mesma segurança do método tradicional. O corte é muito pequeno e fica escondido na dobra da pálpebra o que não deixa cicatrizes.

R7

Rica em ferro e vitaminas, carne vermelha previne anemia

Thinkstock
Ideal é retirar a gordura aparente da carne
Alimento deve ser consumido três vezes por semana, segundo especialista
 
Você mal acordou e já está pensando no cardápio do almoço? Além de ser saborosa, a carne vermelha traz diversos benefícios para a saúde em todas as idades. É um alimento rico em nutrientes, com substâncias que ajudam no crescimento e desenvolvimento humano. Além disso, contém grande quantidade de ferro e vitaminas do complexo B, importantes para a prevenção de anemia, principalmente nos grupos de risco como crianças, gestantes e idosos em geral.
 
Segundo o nutrólogo Celso Cukier, o organismo absorve melhor o ferro presente nas carnes vermelhas do que o ferro encontrado em alimentos de origem vegetal. Além disso, a carne vermelha é, também, fonte de proteínas, que são importantíssimas para o desenvolvimento dos músculos, órgãos e tecidos, e contém zinco, um mineral que contribui para o bom funcionamento do metabolismo das proteínas, dos hidratos de carbono, dos lipídios e dos ácidos nucleicos.
 
— A absorção do ferro contido em vegetais é muito baixa e existe uma maior dificuldade de digestão desses alimentos. A carne vermelha tem maior absorção e contém todos os aminoácidos recomendados principalmente para os praticantes de atividades físicas.
 
O consumo de carne vermelha deve ser feito três vezes por semana, sendo intercalada com peixes e frango. O ideal é retirar a gordura aparente da carne, pois é nela que estão as gorduras saturadas. Assada, grelhada ou cozida são as melhores opções de preparo.
 
R7

Concurso Prefeitura de Niterói – RJ

A Prefeitura de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, abriu concurso público. O objetivo é contratar profissionais de nível médio e superior, por jornadas de trabalho de 32 horas semanais e salários de R$ 1.686,21 ou R$ 3.021,09.
 
O certame oferece 17 vagas de trabalho, distribuídas nas funções de  Fiscal do Meio Ambiente, Engenheiro Florestal, Biólogo, Engenheiro Sanitarista, Engenheiro Químico e Geógrafo.
 
Os interessados devem se inscrever até às 12h de 3 de junho de 2014, no site www.coseac.uff.br, portal da organizadora do concurso. A taxa de inscrição é de R$ 65 ou R$ 80, variando de acordo com a função escolhida pelo candidato.
 
A Prova Objetiva que irá selecionar os inscritos será aplicada provavelmente em 15 de junho de 2014, pela manhã e tarde, no município de Niterói, Rio de Janeiro. O resultado final com a lista de aprovados será publicada no site www.coseac.uff.br.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, com possibilidades de prorrogação por mais dois anos.

Concurso Prefeitura de Tanhaçu - BA

A Prefeitura de Tanhaçu, no estado da Bahia, publicou edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 207 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 2.200,00, por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Arquiteto, Engenheiro Civil, Procurador Municipal, Professor, Agente Administrativo, Ajudante de Biblioteca, Auxiliar Administrativo, Fiscal Municipal Sanitário, Fiscal Municipal Tributário, Recepcionista, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Agente de Tributos, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar de Eletricista, Cozinheiro, Jardineiro, Motorista, Operador de Máquinas Leves e Operador de Máquinas Semipesadas.

As inscrições serão realizadas no período de 20 a 30 de maio de 2014, via internet no www.concepcaoconcursos.com.br e presencialmente no Prédio da Secretaria Municipal de Administração, situado na Praça Dep. Luis Eduardo Magalhães, s/nº, centro, Tanhaçu - Ba de 2ª a 6ª feira, no horário das 8h às 12 das 14h às 17horas. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 70,00 de acordo com o cargo escolhido.

A aplicação das provas objetivas será no município de Tanhaçu/BA. As informações referentes à data, ao horário e ao local de realização do exame de habilidades e conhecimentos (nome do estabelecimento, endereço e sala), cargo, função, assim como orientações para realização das provas, estarão disponíveis, a partir do dia 18 de junho de 2014, no site da Concepção www.concepcaoconcursos.com.br, devendo o candidato efetuar a impressão desta Confirmação de Inscrição.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados da data da respectiva homologação, podendo este prazo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal de Tanhaçu/BA.

Prefeitura de Rio do Sul - SC realiza processo seletivo

A Prefeitura de Rio do Sul, no estado de Santa Catarina, abriu edital de processo seletivo n° 005/2014, destinado ao preenchimento de 13 vagas para o Programa “Melhor em Casa”, em caráter temporário. As vagas são para profissionais de nível superior e médio/técnico, por salários de até R$ 10.206,11, em carga horária de 30 ou 40 horas semanais.

O certame tem por objeto o recrutamento, a seleção e a contratação de Médico, Enfermeiro, Técnico em Enfermagem, Fonoaudiólogo, Nutricionista e Fisioterapeuta.

Será admitida a inscrição somente via Internet, no endereço eletrônico www.riodosul.sc.gov.br/rh, até às 11h30min de 26 de maio de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF.

O processo seletivo constará de prova de títulos, de caráter classificatório. O município de Rio do Sul publicará no endereço eletrônico: www.riodosul.sc.gov.br/rh, a partir de 09 de junho de 2014, o Resultado Final Provisório do Processo Seletivo.

O prazo de validade deste certame será de um ano, contado a partir da data de publicação do Decreto de homologação do Resultado Final, podendo, a critério da administração, ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Unioeste - PR lança edital de processo seletivo

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, abriu edital de Processo Seletivo n° 061/2014, com a finalidade de preencher 35 vagas, sendo 12 para contratações imediatas e 23 para cadastro reserva (CR) para Professores, por vencimentos de até R$ 9.109,31.

A inscrição pode ser feita no período das 17 horas de 19 de maio até às 17 horas de 06 de junho de 2014, tão somente por meio de internet, no site www.unioeste.br/concursos. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 110,00.

As provas acontecem provavelmente em 26 de junho de 2014, com início às 9 horas, no Campus para o qual a vaga é ofertada. Os resultados do PSS2-2014 devem ser publicados a partir de 30 de junho de 2014, em edital próprio da COGEPS.

A validade do certame é de um ano após a ocorrência da publicação da portaria de homologação dos resultados no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Universidade Federal do ABC abre concurso público

A Universidade Federal do ABC, no estado de São Paulo, abriu edital n° 107/2014, com instruções complementares referentes ao edital n° 078/2014 de concurso público de provas, objetivando o provimento dos cargos integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação - PCCTAE.

O certame será executado, sob a responsabilidade da Coordenadoria de Apoio a Instituições Públicas – CAIP/USCS. Há 07 vagas  são para profissionais de níveis técnico e superior, por salários de até R$ 3.392,42.

As vagas são para as funções de Técnico de Laboratório/Materiais, Técnico em Edificações, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Tecnólogo para as áreas de Geoprocessamento e Química.

A inscrição deverá ser efetuada até 1ºde junho de 2014, exclusivamente pela internet no site www.caipimes.com.br. Não serão aceitas inscrições nas dependências dos Campus da UFABC ou nas dependências da CAIP. As taxas variam de R$ 50,00 e R$ 84,00.

A nova data de aplicação da prova objetiva está prevista para 22 de junho de 2014, tendo duração de quatro horas e será realizada preferencialmente nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo ou São Caetano do Sul.

A divulgação dos gabaritos, das notas e da classificação final preliminar, será na data prevista de 25 de junho de 2014. A confirmação da data, horários e locais da prova serão divulgadas oportunamente nos endereços eletrônicos www.caipimes.com.br e www.ufabc.edu.br.

A validade do certame é de dois anos e pode ser prorrogada.

Concurso SAE de Catalão - GO

O Superintendente Municipal de Água e Esgoto de Catalão – Goiás - SAE, Estado de Goiás, lançou edital de concurso público n° 001/2014, com a finalidade de ocupar 142 vagas para contratações imediatas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração varia entre R$ 780,04 e R$ 3.517,31, conforme a função exercida e jornada desempenhada, que pode ser de 30h ou 40 horas semanais. Também há vagas separadas para cadastro de reserva e para deficientes físicos.
 
As vagas são para os empregos de Advogado, Engenheiro Civil, Engenheiro Sanitarista, Leiturista, Telefonista, Eletricista, Encanador, Mecânico de Manutenção de Bombas e Motores, Motorista, Escriturário, Auxiliar Administrativo, Almoxarife, Operador de Bombas, Operador de ETA - Estação de Tratamento de Água, Operador de Sistemas, Supervisor de Segurança,  Técnico em Química, Técnico em Saneamento, Pedreiro e Auxiliar de Serviços.

O período de inscrição segue de 23 de junho a 23 de julho de 2014, pelo site da organizadora do certame, www.ebraconconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 25,00 para funções de nível fundamental, R$ 45,00 para cargos de nível médio, e de R$ 90,00 para as funções de ensino superior.

O concurso público será executado pela empresa EBRACON - Empresa Brasileira de Concursos Ltda. Os inscritos serão submetidos às Provas Objetiva e de Títulos, conforme o método de avaliação adotado por cada certame.

A prova objetiva será aplicada na cidade de Catalão - GO, no dia informado no site www.ebraconconcursos.com.br e no placar da Superintendência Municipal de Água e Esgoto de Catalão – Goiás – SAE, o qual será informado até o 10º dia útil após o término das inscrições.

O certame terá validade de dois anos, prorrogáveis por igual período.

Prefeitura de Quatro Barras - PR abre concurso público

Com a intenção de ocupar 87 vagas em seu quadro de servidores, a Prefeitura de Quatro Barras, no estado do Paraná, lançou editais n°s 001, 002 e 003/2014 de concurso público. A organização dos certames é da empresa Metrópole Soluções Empresariais.
 
A chances são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários variados de R$ 724,00 a R$ 13.881,14 para jornadas semanais de trabalho de 20h e 40h.
 
Na lista de cargos ofertados estão médicos, biomédico, advogado,  turismólogo, agentes comunitários de saúde, fiscal de tributos, professores, atendentes infantis, merendeiras, instrutores esportivos, inspetor de alunos, agentes de trânsito, guarda patrimonial, mecânico, motorista, operários, pedreiro e zeladoras.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até 30 de maio de 2014, no site www.metropolesolucoes.com.br. A taxa para inscrição no concurso varia de R$ 30 a R$ 80, conforme o grupo ocupacional em que se enquadra a vaga.
 
Todos os inscritos serão submetidos à prova de conhecimentos, que será realizada na data provável de 15 junho de 2014. Além disso, haverá prova de títulos para nível superior. Os resultados das provas de conhecimentos e títulos (para as vagas que houver) serão divulgados no dia 1º de julho de 2014.

Concurso Prefeitura Santa Mariana – PR

A Prefeitura de Santa Mariana, no estado Paraná, abriu as inscrições para o Concurso Público nº 001/2014, tendo como objetivo fazer contratações para cargos de todos os níveis de escolaridade. São 65 vagas de trabalho oferecidas pelo certame, que serão distribuídas entre os seguintes cargos: Auxiliar de Serviços Gerais,Vigia,Auxiliar de Obras e Serviços Públicos, Merendeira,; Pedreiro, Operador de Máquinas Pesadas, Motorista, Agente Comunitário de Saúde, Agente Epidemiológico, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Odontologia, Técnico de Enfermagem, Professor, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Médico, Psicólogo e Contador.
 
O salário varia de R$ 633,97 até R$ 5.065,38, em jornadas de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições estarão abertas de 19 de maio de 2014 até 04 de junho de 2014, pelo site da organizadora do certame http://www.funtefcp.com.br. A taxa de inscrição varia de R$ 30 a R$ 100, de acordo com o grau de instrução do candidato.
 
Os inscritos passarão por Prova Objetiva, que será aplicada provavelmente em 06 de julho de 2014. Haverá Prova Prática e Análise de Títulos para alguns cargos.
 
Terá validade de dois anos o Concurso e pode ser prorrogado por mais dois anos.   

Concurso Prefeitura Santa Mariana – PR

A Prefeitura de Santa Mariana, no estado Paraná, abriu as inscrições para o Concurso Público nº 001/2014, tendo como objetivo fazer contratações para cargos de todos os níveis de escolaridade. São 65 vagas de trabalho oferecidas pelo certame, que serão distribuídas entre os seguintes cargos: Auxiliar de Serviços Gerais,Vigia,Auxiliar de Obras e Serviços Públicos, Merendeira,; Pedreiro, Operador de Máquinas Pesadas, Motorista, Agente Comunitário de Saúde, Agente Epidemiológico, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Odontologia, Técnico de Enfermagem, Professor, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Médico, Psicólogo e Contador.
 
O salário varia de R$ 633,97 até R$ 5.065,38, em jornadas de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições estarão abertas de 19 de maio de 2014 até 04 de junho de 2014, pelo site da organizadora do certame http://www.funtefcp.com.br. A taxa de inscrição varia de R$ 30 a R$ 100, de acordo com o grau de instrução do candidato.
 
Os inscritos passarão por Prova Objetiva, que será aplicada provavelmente em 06 de julho de 2014. Haverá Prova Prática e Análise de Títulos para alguns cargos.
 
Terá validade de dois anos o Concurso e pode ser prorrogado por mais dois anos.   

Prefeitura de Canoinhas - SC abre vagas por salário de R$ 8,6 mil

A Prefeitura Municipal de Canoinhas, em Santa Catarina, liberou o edital de processo seletivo nº 003/SMS/2014 que prevê a contratação de 12 Médicos Plantonistas, por remuneração de até R$ 8.640,00, em jornadas de trabalho de 24, 30 ou 36 horas semanais. As admissões serão por prazo determinado, para atender necessidade temporária da pasta da Saúde.
 
As inscrições serão realizadas somente até esta segunda, dia 19 de maio de 2014, das 08h às 12h, na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua Felipe Schmidt nº 10 – Centro, Canoinhas/SC.
 
A prova objetiva (escrita) será realizada em dois turnos, pela manhã e pela tarde, provavelmente em 23 de maio de 2014, nas dependências da Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal situada na Rua Felipe Schmidt nº 10 - Centro, neste município de Canoinhas – SC.
 
A divulgação da classificação dos candidatos dar-se-á no dia 27 de maio 2014.
 
O edital está disponível no site da Prefeitura (http://www.pmc.sc.gov.br/), seção de "Concursos Públicos".

Concurso Prefeitura de Monte Alegre dos Campos - RS

A Prefeitura de Monte Alegre dos Campos, Estado do Rio Grande do Sul, divulgou edital n° 01/2014 de concurso público, com a intenção de preencher 20 vagas para contratações imediatas, mais cadastro de reserva, nas funções de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos podem chegar a R$ 7.977,60 em carga horária de 16 a 44 horas semanais.

O concurso será realizada pela coordenação técnico administrativa da UNA Gestão e Assessoria Ltda.

As oportunidades são para os empregos de agente administrativo, agente administrativo auxiliar, atendente de creche, contador, eletricista, farmacêutico, fonoaudiólogo, fiscal de vigilância sanitária ambiental e obras, médico clínico geral, médico geral comunitário, médico de área obstetrícia e ginecologia, motorista, operador de máquinas, operador de máquinas rodoviárias pesadas, professor de anos finais do ensino fundamental nas disciplinas de ciências, educação artística, geografia, história, língua inglesa, língua portuguesa e matemática e técnico em informática.

As inscrições serão realizadas de 19 de maio a 06 de junho de 2014, presencialmente, na Prefeitura Municipal de Monte Alegre dos Campos, Av. Pedro Zamban, 1000, Centro, Monte Alegre dos Campos/RS, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 120,00 de acordo com a função escolhida.

As provas serão aplicadas na data prevista de 06 de julho de 2014, na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Francisco, sito Rua Lucas Teixeira Bueno, 900, Centro – Monte Alegre dos Campos/RS. Caso haja necessidade será divulgado por edital outro local para a realização da prova.

A divulgação dos gabaritos preliminares será no dia 07 de julho, após as 15h, no painel de publicações da Prefeitura Municipal e no site www.unars.com.br.

O concurso será válido por dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Decreto do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

Prefeitura de Tambaú - SP publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Tambaú, no estado de São Paulo, abriu edital de processo seletivo n° 01/2014, destinado ao provimento de 10 vagas para contratações imediatas, mais cadastro de reserva, para profissionais de nível superior, por salários de até R$ 3.263,87, mais 20 % Insalubridade, mais Vale Alimentação de R$ 135,00.

As vagas são para enfermeiro e professor e o concurso será realizado através da empresa Directa Desenvolvimento Institucional e de Carreiras Ltda.

As inscrições ficarão abertas exclusivamente através da internet, no período de 17 a 22 de maio de 2014, através da internet, no site  www.directacarreiras.com.br. As taxas variam de R$ 30,00 e R$ 35,00 de acordo com a função escolhida.

A realização da prova objetiva está prevista para 08 de junho de 2014, no município de Tambaú/ SP. Poderá, contudo, haver mudanças na data prevista dependendo do número de inscritos e a disponibilidade de locais para a realização das provas.

O Gabarito Oficial deverá ser divulgado a partir das 14h do dia seguinte a realização da prova, bem como o resultado preliminar das provas e o caderno de provas que ficará disponível no site, apenas durante o período de recurso contra a aplicação da prova objetiva e divulgação dos gabaritos.

O processo seletivo terá a validade de 1 ano e será para o preenchimento de funções/atividades dos afastamentos temporários existentes e dos que vierem a surgir durante a vigência do processo seletivo, nos termos da legislação vigente.

Prefeitura de Piracicaba - SP lança edital de concurso público

A Prefeitura de Piracicaba, no estado de São Paulo, abriu edital de concurso público n° 004/2014, que será executado pela empresa Persona Capacitação. O certame é destinado ao provimento de 103 vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.
 
Os salários variam de R$ 1.420,66 a R$ 2.772,53 conforme o nível de escolaridade e jornada de trabalho, que poderá ser de 30 ou 40 horas semanais. As vagas são para as funções de Auxiliar de Ação Educativa, Técnico Agrícola e Assistente Social.

Os interessados deverão fazer suas inscrições de 19 de maio até às 22h de 26 de maio de 2014, mediante preenchimento do formulário disponível no site www.personacapacitacao.com.br. As taxas variam de R$ 25,00 para nível médio e técnico e de R$ 35,00 para nível superior.

A realização da prova objetiva está prevista para 22 de junho de 2014 em horários e locais a serem divulgados após a Homologação das Inscrições. Os gabaritos da prova estarão disponíveis no site da Persona (www.personacapacitacao.com.br), no dia 24 de junho de 2014, a partir das 20h.

O concurso público terá validade de um ano, contado a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Prefeitura de Guaraci - SP abre mais de 120 vagas em seletivo

A Prefeitura de Guaraci, Estado de São Paulo, publicou os editais do Concurso Público (01/2014) para o preenchimento de 115 vagas em todos os níveis de escolaridade e Processo Seletivo (01/2014) para o preenchimento de 06 vagas para quem tem ensino superior completo.
 
No processo seletivo, as chances são para os cargos de Farmacêutico, Fonoaudióloga, Nutricionista e Psicopedagoga. O salário é de R$ 2.952,33, por carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas no período de 19 a 31 de maio de 2014, através da internet no endereço eletrônico www.gerencialconcursos.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 40,00.

Maiores informações poderão ser obtidas na sede da Prefeitura Municipal de Guaraci/SP, situada na Rua Washington Corrêa da Silva, nº 856, Centro, Guaraci/SP ou pelo telefone (17) 3285-9999.

Os editais completos e o programa de provas, poderão ser obtidos no endereço eletrônico www.gerencialconcursos.com.br, onde permanecerão à disposição dos interessados.

Prefeitura e Câmara de João Dias - RN abrem concurso

No Município de João Dias, Estado do Rio Grande do Norte, foi divulgado edital para realização de concurso público destinado ao provimento de 04 vagas existentes no quadro da Prefeitura e da Câmara. O certame está sob a responsabilidade da FUNVAPI.
 
As oportunidades são para os cargos de Contador (nível superior), Técnico em Contabilidade (nível médio/técnico) e Assistente Administrativo (nível fundamental). Os salários poderão chegar a R$ 800.
 
Segundo o edital 001/2014, regulador do certame, as inscrições serão feitas somente via internet no endereço eletrônico www.funvapi.com.br, até o dia 11 de junho de 2014. A taxa de participação poderá ser de R$ 40 a R$ 68,00.
 
O concurso constará de uma Prova Objetiva, a ser realizada no dia  27 de  julgo de 2014, no turno da manhã. O Gabarito Oficial será divulgado pela FUNVAPI no dia seguinte. Já o resultado final está previsto para ser divulgado no dia 15 de agosto de 2014.
 
O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação do ato de homologação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital completo e outras atualizações estão na página da organizadora.

Secretaria de Saúde – SP abre processo seletivo

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES/SP) publicou o edital de processo seletivo nº 24/2014 com a finalidade de contratar, temporariamente, profissionais que possam trabalhar no cargo de Oficiais de Saúde (nível médio), ocupando as 19 vagas disponibilizadas pelo certame.
 
Os aprovados e convocados na seleção terão salário de até R$ 1.405,00 (salário mais vantagens), por jornada de trabalho de 30 horas semanais. Os selecionados serão lotados na Coordenadoria Geral da Administração (CGA), Coordenadoria de Gestão Orçamentária e Financeira (CGOF), Coordenadoria de Planejamento de Saúde (CPS) e Gabinete do Secretário (GS).
 
As inscrições podem ser feitas de 22 de maio até 04 de junho de 2014, das 10 às 15h, na Coordenadoria de Recursos Humanos, situada na avenida Dr. Arnaldo, nº. 351 3º andar, sala 313, Cerqueira César, São Paulo, capital -, próximo à Estação Clínicas do metrô.
 
Os inscritos serão avaliados por meio de uma Prova de Conhecimentos Gerais, que terá data de aplicação informada futuramente. O certame terá validade de um ano.  
 
O Edital na íntegra consta no Diário Oficial do Estado de São Paulo, seção 1, edição de 16 de maio de 2014, a partir da página 145.

Prefeitura de Boa Vista - RR abre processo seletivo para 120 vagas

A Prefeitura Municipal de Boa Vista, no estado de Roraima, divulgou edital de processo seletivo nº 002/2014, destinado ao provimento de 120 vagas para contratações imediatas e formação de cadastro reserva.

O certame almeja contratar profissionais para os cargos de Orientador Socioeducativo e Entrevistador Social para atuação na Secretaria de Gestão Social (SEMGES). O salário dos selecionados é de R$ 1.086,00 ou de R$ 1.200,00, de acordo com a função exercida, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
O período de inscrição será nos dias 19 e 20 de maio de 2014, no Auditório da Prefeitura Municipal de Boa Vista, localizado na Rua Penha Brasil, nº 1011, Bairro: São Francisco. O horário de atendimento será das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Os inscritos serão submetidos à Análise Curricular e de Títulos, além de Entrevista Individual com data de realização prevista para de 02 a 06 de junho de 2014.

Secretaria de Saúde – SP abre processo seletivo

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES/SP) publicou o edital de processo seletivo nº 24/2014 com a finalidade de contratar, temporariamente, profissionais que possam trabalhar no cargo de Oficiais de Saúde (nível médio), ocupando as 19 vagas disponibilizadas pelo certame.
 
Os aprovados e convocados na seleção terão salário de até R$ 1.405,00 (salário mais vantagens), por jornada de trabalho de 30 horas semanais. Os selecionados serão lotados na Coordenadoria Geral da Administração (CGA), Coordenadoria de Gestão Orçamentária e Financeira (CGOF), Coordenadoria de Planejamento de Saúde (CPS) e Gabinete do Secretário (GS).
 
As inscrições podem ser feitas de 22 de maio até 04 de junho de 2014, das 10 às 15h, na Coordenadoria de Recursos Humanos, situada na avenida Dr. Arnaldo, nº. 351 3º andar, sala 313, Cerqueira César, São Paulo, capital -, próximo à Estação Clínicas do metrô.
 
Os inscritos serão avaliados por meio de uma Prova de Conhecimentos Gerais, que terá data de aplicação informada futuramente. O certame terá validade de um ano.  
 
O Edital na íntegra consta no Diário Oficial do Estado de São Paulo, seção 1, edição de 16 de maio de 2014, a partir da página 145.

Prefeitura de Analândia – SP abre concurso

O edital de concurso público nº 002-001/2014 da Prefeitura da Estância Climática de Analândia, no estado de São Paulo, está com 19 vagas de trabalho disponíveis para candidatos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 725 a R$ 2.140,93 em jornadas de trabalho de 30 a 40 horas semanais.
 
As funções a serem preenchidas no certame são  Merendeira, Serviços Gerais, Almoxarife, Fiscal de Tributos, Tecnólogo em Informática, Assistente Social, Professor de Educação Básica II/ Educação Física.
 
As inscrições podem ser executadas pelos interessados pelo período de 23 de maio até 06 de junho de 2014, pelo site http://www.cemiconsultoriaimob.com.br, que é o portal da organizadora do concurso.
 
Os inscritos serão avaliados através de uma Prova Objetiva, a ser realizada provavelmente em 22 de junho de 2014, em Analândia, em local a ser comunicado com antecedência no http://www.cemiconsultoriaimob.com.br. Também haverá Análise de Títulos para algumas funções.
 
O concurso será válido por um ano.   

Concurso Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos – SP

O Hospital Regional “Dr Osíris Florindo Coelho” de Ferraz de Vasconcelos, no estado de São Paulo, lançou o Processo Seletivo nº 012/2014, regido pelo edital 096/2014, para a ocupação de 04 vagas para contratação de Médicos na especialidade de Cirurgia Vascular. Os interessados devem, além de ter especialidade comprovada na área, também ter registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).
 
A jornada de trabalho será de 20 horas por semana e a remuneração será de acordo com a Escala de Vencimentos Nível Universitário, referente à I da Estrutura de Vencimentos I.
 
Inscrições abertas de 23 a 30 de maio de 2014, pessoalmente, no Setor de Recrutamento e Seleção do Serviço de Recursos Humanos, localizado à Rua Prudente de Moraes, nº. 257, Vila Corrêa, pelo horário das 12h às 18h.
 
Os candidatos serão selecionados por Análise Curricular.A validade do certame será de um ano e não haverá prorrogação.
 
Edital completo pode ser encontrado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, edição de 15 de maio de 2014, a partir da página 149.

Fumo passivo pode envelhecer artérias das crianças em até três anos

asma - foto Getty Images
Getty Images
 Crianças expostas diariamente à fumaça do cigarro têm chances 50%  maiores de
 desenvolver alguma doença crônica, como bronquite e asma
Danos aumentam risco de infarto e AVC na vida adulta, diz estudo
 
Crianças cujos pais fumam correm o risco de sofrer danos permanentes às suas artérias, alertam os pesquisadores da Universidade da Tasmânia, na Austrália. O estudo, publicado dia 05 de março no European Heart Journal, sugere que a exposição ao cigarro leva ao espessamento das paredes das artérias, ou seja, as crianças vão estar em maior risco de infarto e AVC na vida adulta.

O trabalho envolveu 2.401 crianças da Finlândia e 1.375 crianças na Austrália, com idades entre três e 18 anos. Os autores fizeram perguntas sobre os hábitos tabagistas dos pais, além de usar ultrassonografias para medir a espessura das paredes das artérias das crianças quando atingiram a idade adulta - 20 anos após o início da pesquisa. Esse é o primeiro estudo a acompanhar crianças até à vida adulta, a fim de examinar a associação entre a exposição ao tabagismo dos pais e aumento da espessura da camada íntima-média - medida das duas camadas mais internas da parede arterial - na idade adulta.

Os cientistas descobriram que a camada íntima-média da carótida na fase adulta foi 0,015 milímetro mais espessa naqueles que tinham os dois pais tabagistas do que naqueles cujos pais não fumaram. Eles estimaram que o fumo passivo em casa adiciona 3,3 anos para a idade de vasos sanguíneos conforme as crianças crescem.

Apesar de as diferenças na espessura das artérias serem modestas, é importante considerar que elas aparecem com a exposição a apenas um fator de risco - no caso, o fumo passivo. Isto é, crianças que sofrem esse risco na idade podem ter diversos outros fatores associados, como obesidade e pressão arterial elevada, que podem interferir ainda mais no risco.

Perigos ao fumante passivo vão além de inalar a fumaça tóxica
Antes o incômodo fosse apenas o cheiro forte impregnado nas roupas e no cabelo. Mas os problemas são muito mais graves para quem é obrigado a conviver com a fumaça do cigarro dos outros. "O fumante passivo corre tantos riscos quanto o dependente em tabaco. Muitas vezes até mais do que o próprio fumante", afirma o pneumologista Sergio Ricardo Santos, presidente da Comissão de Tabagismo da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT). "Não importa quem acendeu o cigarro, o que interessa é quem inalou a fumaça". Se você é fumante, veja os riscos que as pessoas à sua volta sofrem por causa disso. E, caso não fume, fique atento à qualidade do ar que você inala.
 
Irritações
Reações como tosse, irritação nos olhos, dor de cabeça, coriza, agravamento de doenças respiratórias e náuseas são os chamados sintomas de curto prazo para os fumantes passivos. De acordo com a especialista em tabagismo Sabrina Presman, da Associação Brasileira de Estudo do álcool e outras drogas (Abead), esses riscos aumentam quando os fumantes concentram-se em lugares fechados ou pequenos, como festas ou dentro do carro.                     
 
Doenças pulmonares
A especialista em tabagismo Sabrina Presman afirma que crianças expostas diariamente à fumaça do cigarro têm chances 50% maiores de desenvolver alguma doença crônica, como bronquite e asma. Nos adultos que já sofrem com esse tipo de problema, a intoxicação agrava os sintomas e provoca crises frequentes de falta de ar. 
 
Câncer
Se você acha que só os fumantes correm risco de ter câncer, está muito enganado. O ambiente onde uma pessoa acabou de fumar contém as mesmas substâncias inaladas pelo dependente. E pior: em maior quantidade. Os cânceres relacionados à inalação da fumaça do cigarro são os de pulmão, vias aéreas e brônquios, fígado e bexiga. 
 

saúde mental - Foto Getty Images
Getty Images
A exposição à fumaça do cigarro, para fumantes ou não fumantes,
 pode aumentar os riscos de doenças psiquiátricas
Piora da saúde mental
A exposição à fumaça do cigarro, para fumantes ou não fumantes, pode aumentar os riscos de doenças psiquiátricas. Estudo da University College London, no Reino Unido, avaliou os níveis de cotinina (substância indicadora de exposição ao fumo) na saliva de 5,5 mil não fumantes e 2,7 mil fumantes sem histórico de doenças mentais e constatou: a maior exposição ao cigarro aumentava em 50% as chances de aparecimento de algum tipo de sofrimento psicológico, como depressão e transtornos de ansiedade. E este número aumenta conforme aumenta a exposição aos gases tóxicos. 
 
Afeta a aprendizagem de crianças
Rebeldia, irritação e dificuldades de relacionamento e na escola são comuns em crianças expostas à fumaça do cigarro. Uma pesquisa da Academia Americana de Pediatras, feita com mais de 55 mil crianças de até 12 anos, mostrou que cerca de 6% delas estava exposta ao fumo passivo dentro de casa e sofriam as consequências disso. Os resultados mostraram que crianças que fumavam passivamente tinham 50% mais chances de desenvolver problemas de comportamento e aprendizagem, tanto na escola quanto na relação com os pais.  
 
Sinusite crônica
A fumaça do cigarro é um dos principais gatilhos para a sinusite crônica, de acordo com estudo da Universidade de Brock, no Canadá. Para chegar a esse resultado, a pesquisa avaliou 306 adultos não-fumantes que desenvolveram sinusite e 306 não-fumantes saudáveis. O acompanhamento desses voluntários permitiu descobrir que a exposição à fumaça do cigarro triplicou as chances de desenvolver a doença crônica. A incidência da doença é maior em pessoas que já apresentam algum sintoma de sinusite. "Os sintomas da sinusite são agravados quando você é fumante passivo. Por causa disso, a doença eventual pode acabar se tornando um problema crônico", afirma Sabrina Presman. 
 
Prejudica a audição de adolescentes
Adolescentes expostos à fumaça do tabaco têm quase o dobro do risco de sofrer perda auditiva em relação àqueles livres do ar tóxico, segundo estudo desenvolvido na Universidade de Medicina de Nova York, nos Estados Unidos. A pesquisa envolveu mais de 1.500 adolescentes com idades entre 12 e 19 anos, avaliados inicialmente em suas casas e, depois, submetidos a testes de audição e avaliação de amostras de sangue para determinar os níveis de substâncias que pertencem à fumaça do cigarro.

Os pesquisadores concluíram que os adolescentes expostos ao fumo passivo estão mais propensos à perda auditiva neuro sensorial, problema que costuma ocorrer na velhice ou entre crianças nascidas com surdez congênita. 
 
Danos ao sistema vascular
O tabagismo passivo prejudica o funcionamento do coração, mesmo quando já não há mais fumaça no ar. Isso porque, mesmo depois que a fumaça se dispersa, as substâncias nocivas do tabaco continuam no ar e podem ser inaladas. "Alterações na pressão sanguínea, AVC e infarto são alguns dos problemas relacionados ao fumo passivo", afirma o cardiologista Fernando Nobre, presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão.  
 
Riscos ao bebê e às crianças
A amamentação, quando a mãe volta a fumar depois do parto, transforma o bebê em fumante passivo: a criança pode sofrer de overdose tóxica ou parada cardíaca, pois o leite materno apresenta altas concentrações de nicotina. De acordo com o pneumologista Alberto de Araújo, presidente da comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, bebês que são constantemente expostos à fumaça do cigarro ainda podem ser vítimas da Síndrome da Morte Súbita Infantil, causada pelas substâncias tóxicas do cigarro.

E não adianta fumar longe da criança: as substâncias ficam impregnadas na sua roupa, nas paredes e nos móveis da casa, onde a criança pode passar a mão e levar os dedos contaminados à boca, sendo afetada.  
 
Cigarro faz mal mesmo depois de apagado
Ficar longe do seu amigo fumante somente no momento em que ele acende o cigarro não basta para proteger a sua saúde. O ar que circula na casa de uma pessoa fumante chega a conter três vezes mais nicotina e monóxido de carbono e até cinquenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça inalada pelo fumante - afinal, os gases passam pelo filtro do cigarro antes de chegar à boca. As substâncias tóxicas se depositam nos móveis e nas paredes e não existe nenhum sistema de ventilação capaz de evitar isso, conta Sabrina.

Ainda não existem pesquisas que conseguiram mensurar o tempo necessário para que as substâncias desapareçam completamente de um ambiente, pois depende muito de quantos cigarros foram fumados e do tamanho do estabelecimento ou cômodo. 
 
Minha Vida

Avanços da vacina contra herpes não excluem uso de camisinha

Reprodução
Herpes genital
Estudo mostra evidências de mulheres que se beneficiaram com a novidade
 
Por Dra. Barbara Murayama
 
A prevenção é sempre o melhor caminho para cuidar da saúde em todos os aspectos, seja quando o assunto é uma reeducação alimentar para evitar aumento de colesterol, seja quando falamos do uso de preservativos para evitar doenças sexualmente transmissíveis. O preservativo não será descartado, mas já temos a vacina contra alguns tipos de HPV e parece estar dando certo um estudo para vacina contra o herpes, causador de outra famosa DST.
 
Uma vacina experimental protegeu algumas mulheres contra a infecção de um dos dois tipos de vírus herpes que causam herpes genital, segundo as conclusões publicadas na revista New England Journal of Medicine.
A vacina foi parcialmente eficaz na prevenção do vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1), mas não protege as mulheres contra o vírus herpes simplex tipo 2 (HSV-2).
 
"É um grande passo no caminho para a criação de uma vacina eficaz, que protege contra a doença causada pela infecção genital do herpes. Ela nos aponta no sentido de trabalhar para fazer uma vacina que funciona em ambos os vírus herpes simplex", disse Robert Belshe, MD, diretor da Saint Louis University Center for Vaccine Development e principal autor do estudo.
 
Reprodução
Avanços da vacina contra herpes não excluem uso
 de camisinha
Sobre a doença e os vírus
O HSV-1 e HSV-2 são membros da família herpesvírus. Tipicamente, HSV-2 provoca lesões e bolhas na região genital. O HSV-1 geralmente provoca feridas na boca e lábios, embora cada vez mais seja encontrado causando a doença genital também.
 
No momento, não há cura ou vacina aprovada para prevenir a infecção por herpes genital, que afeta cerca de 25% das mulheres nos Estados Unidos e é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns. Uma vez dentro do corpo, o HSV permanece lá permanentemente. O vírus pode causar doença neurológica grave e até morte em crianças nascidas de mulheres que são infectadas com o HSV e o vírus é um fator de risco para a transmissão sexual do HIV.
 
O estudo para investigação de uma possível vacina contra herpes genital foi financiado pelo Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID), que faz parte dos Institutos Nacionais de Saúde, juntamente com a GlaxoSmithKline (GSK), e conduzida em 50 locais nos Estados Unidos e Canadá.
 
O estudo envolveu 8.323 mulheres entre as idades 18 e 30 que não tiveram HSV-1 ou HSV-2 no início do estudo. Elas foram distribuídas aleatoriamente para receber três doses da vacina contra o vírus que foi desenvolvida pela GSK ou uma vacina contra hepatite A, que foi o controle.
 
As participantes foram acompanhadas por 20 meses e avaliadas cuidadosamente para a ocorrência da doença herpes genital. Além disso, todas as participantes do estudo passaram por testes de sangue para determinar se havia infecção assintomática com HSV-1 ou HSV-2 durante o estudo.
 
Pesquisadores descobriram que duas ou três doses da vacina experimental oferecem proteção significativa contra a doença herpes genital causado por HSV-1. No entanto, a vacina não protege as mulheres contra doenças genitais causadas pelo HSV-2.
 
Infecção pelo HSV-1 tornou-se uma causa cada vez mais comum de doença genital, provavelmente porque mais casais têm feito sexo oral. HSV-1 e HSV-2 são espalhados pelo contato direto - boca a boca. boca com genitais e genitais para os genitais - mesmo quando a pessoa infectada não apresenta sintomas, de acordo com um dos pesquisadores.
 
Pesquisadores estão realizando análises laboratoriais de sangue obtido de participantes do estudo que eles continuam a estudar para tentar descobrir porque a vacina protegeu as mulheres de doenças genitais causadas pelo HSV-1 e não pelo HSV-2.
 
Uma hipótese, ainda de acordo com o pesquisador, é que o HSV-1 seja mais facilmente morto por anticorpos do que o HSV-2. Isto significa que os anticorpos da vacina podem funcionar melhor contra o HSV-1 e resultar em proteção contra HSV-1, mas não HSV-2.
 
Ainda são necessários mais estudos até que a vacina possa ser comercializada, mas parece que estão no caminho certo.
 
Minha Vida