Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 19 de maio de 2014

Rica em ferro e vitaminas, carne vermelha previne anemia

Thinkstock
Ideal é retirar a gordura aparente da carne
Alimento deve ser consumido três vezes por semana, segundo especialista
 
Você mal acordou e já está pensando no cardápio do almoço? Além de ser saborosa, a carne vermelha traz diversos benefícios para a saúde em todas as idades. É um alimento rico em nutrientes, com substâncias que ajudam no crescimento e desenvolvimento humano. Além disso, contém grande quantidade de ferro e vitaminas do complexo B, importantes para a prevenção de anemia, principalmente nos grupos de risco como crianças, gestantes e idosos em geral.
 
Segundo o nutrólogo Celso Cukier, o organismo absorve melhor o ferro presente nas carnes vermelhas do que o ferro encontrado em alimentos de origem vegetal. Além disso, a carne vermelha é, também, fonte de proteínas, que são importantíssimas para o desenvolvimento dos músculos, órgãos e tecidos, e contém zinco, um mineral que contribui para o bom funcionamento do metabolismo das proteínas, dos hidratos de carbono, dos lipídios e dos ácidos nucleicos.
 
— A absorção do ferro contido em vegetais é muito baixa e existe uma maior dificuldade de digestão desses alimentos. A carne vermelha tem maior absorção e contém todos os aminoácidos recomendados principalmente para os praticantes de atividades físicas.
 
O consumo de carne vermelha deve ser feito três vezes por semana, sendo intercalada com peixes e frango. O ideal é retirar a gordura aparente da carne, pois é nela que estão as gorduras saturadas. Assada, grelhada ou cozida são as melhores opções de preparo.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário