Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 19 de maio de 2014

Estudo revela que as lágrimas mudam de acordo com nosso estado de espírito

Foto: Reprodução
Você sabia que a lágrima que produzimos quando choramos por stress é bem diferente daquela produzida quando choramos de rir? Observe as imagens do microscópio e veja que nenhuma gota é igual à outra
 
Você já parou para pensar sobre as lágrimas? Acha que isso pode ser perda de tempo, pois todas as lágrimas são iguais?
 
Aparentemente, pode até ser, mas, estudando a fundo sobre isso, você verá que está completamente enganado.
 
Através de um microscópio, é possível afirmar que as lágrimas mudam de acordo com o nosso humor,
 
Tudo começou em um dia no qual Rose-Lynn Fisher passou por um momento de reflexão e ficou pensando se havia diferença entre lágrimas de tristeza, lágrimas de alegria e até mesmo aquelas lágrimas produzidas quando cortamos cebola, por exemplo.
 
Ela resolveu investir no estudo e descobriu coisas muito interessantes sobre as lágrimas.
 
A Topografia das Lágrimas
O projeto de Rose-Lynn passou a chamar-se A Topografia das Lágrimas (original: The Topography of Tears). Através dele, ela estudou 100 lágrimas diferentes e descobriu que existem muitas diferenças nas lágrimas de acordo com o nosso sentimento. Cada gota de lágrima carrega um microcosmo de experiência humana.
 
Com a ajuda de Joseph Stromberg, da Faculdade de Artes e Ciência de Smithsonian, Fisher tomou conhecimento de que existem três tipos principais de lágrimas: basais (aquelas que o corpo produz para lubrificar os olhos), reflexivas e psíquicas (desencadeada por emoções). Todas elas carregam substâncias orgânicas, incluindo óleos, anticorpos e enzimas.
 
Lágrimas emocionais são carregadas de hormônios à base de proteínas, incluindo o neurotransmissor leucina encefalina, que é o responsável pelo analgésico natural que é liberado quando choramos por estarmos estressados. Da mesma forma, as lágrimas psíquicas também podem ser muito diferentes.
 
Vistas sob um microscópio, as lágrimas apresentam cristalizações únicas que levam a diferentes formas e variam conforme a química, a viscosidade, o lugar, a taxa de evaporação e as configurações do microscópio, segundo Rose-Lynn. Portanto, assim como as impressões digitais, não existe uma lágrima igual à outra.
 
Lágrimas de quando choramos de rir
 
Rose-Lynn Fisher (07)
 
 
Lágrimas de tristeza
 
 
 
Lágrimas de cebola
 
 
 
Lágrimas basais
 
 
 
Lágrimas de esperança
 
 
 
Lágrimas de alegria em um momento liminar
 
 
 
Lágrimas de recordação
 
 
MegaCurioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário