Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Explosão de gás em hospital infantil deixa mortos e feridos no México

I
Foto: Reprodução/Twitter/@SSP_CDMX
Imagem aérea do hospital infantil divulgada pela Secretaria de
Segurança Pública da capital mexicana
Ao menos sete pessoas morreram e 54 ficaram feridas - 22 delas crianças. Explosão ocorreu na Cidade do México
 
Sete pessoas morreram e ao menos 54 pessoas ficaram feridas, sendo 22 crianças, na explosão de gás ocorrida em um hospital infantil no sul da Cidade do México, informou o chefe da delegação de Cuajimalpa de Morelos, Adrián Ruvalcaba, à imprensa mexicana. De acordo com a fonte, os mortos são quatro bebês e três adultos.
 
Um caminhão estava abastecendo o hospital com gás natural quando aparentemente uma mangueira estourou, resultando em um vazamento que causou a explosão.
 
Segundo as autoridades, os mortos são um homem e uma mulher.
 
O prefeito informou ainda que os feridos não apresentam problemas graves e já estão sendo tratados em outros hospitais.
 
 Foto: REUTERS/Edgard Garrido
Equipes de resgate trabalham no hospital em que houve explosão nesta quinta-feira na Cidade do México
 
O prefeito disse ainda que a maior parte dos ferimentos foi causada pelos vidros que quebraram devido à explosão. Como um dos mortos foi encontrado em meio aos escombros, também não descartou que possa haver vítimas.
 
Cerca de 40% da estrutura do Hospital Materno Infantil Cuajimalpa ficou danificada pela explosão, segundo a France Presse.

G1

População vai poder comprar medicamento mais barato para tratar a endometriose

Um novo medicamento para tratar a endometriose deve chegar às farmácias até 35 % mais barato do que o tratamento atualmente disponível para a população
 
Esse novo medicamento terá um custo menor porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), concedeu recentemente registro para uma indústria farmacêutica produzir a versão genérica desse medicamento.
 
De acordo com a especialista em vigilância sanitária da Anvisa, Stefania Piras, o genérico, apesar de ter um custo menor , tem a mesma fórmula do remédio de referência para tratar a endometriose. "O genérico inédito em si, já traz uma redução de preço, porque medicamento genérico tem que ser 35% menos do preço do referência.
 
Com isso, aumenta o acesso da população com segurança qualidade e eficácia comprovada a um preço mais baixo, disponível para uma faixa mais ampla da população. Então, quem vai comprar vai ter mais uma opção. Quando a gente chama de genérico inédito é porque só tinha o referência e o genérico está vindo para ser a opção para o referência."
 
A endometriose é uma doença inflamatória que ataca o tecido do útero, os ovários, a bexiga e até o intestino. Quem sofre do problema sente fortes cólicas e dores no abdome , principalmente durante a menstruação. Em casos graves pode levar até a infertilidade. A jornalista do Rio de Janeiro, Andréia Brígida, por exemplo, descobriu a doença há pouco tempo, mas sente dores fortes desde a adolescência. Ela acredita que o novo medicamento genérico para tratar a endometriose irá beneficiar várias mulheres que sofrem do problema.
 
"Eu acho que vai ajudar e muito, uma parcela bem grande da população feminina portadora de endometriose, porque o tratamento para endometriose às vezes sai muito caro. Eu faço uso de um medicamento desde o dia que descobri que era portadora da endometriose e eu vou ter que tomar até, acredito, quando entrar na menopausa. Você tem que comprar às vezes até duas caixas por mês do medicamento. Então, se a gente vai poder ter essa expectativa do genérico, de ser mais barato, eu acho que vai ajudar muito."
 
Além do novo medicamento genérico para tratar a endometriose, outros remédios para tratar doenças como rinite alérgica, esclerose múltipla e colesterol devem chegar em breve mais baratos às farmácias. 
 
Fonte: Diane Lourenço/ Agência Saúde

Afrodisíaco para ratos deve ajudar tratamento de viciados em sexo

A grelina, hormônio do aparelho digestivo, estimula o apetite, assim como a vontade de consumir álcool e outras drogas
 
Estocolmo, Suécia - A descoberta da tendência de um hormônio em aumentar o apetite sexual dos ratos poderá ajudar pessoas viciadas em sexo, informaram pesquisadores suecos. A grelina, hormônio do aparelho digestivo, estimula o apetite, assim como a vontade de consumir álcool e outras drogas, ao ocasionar sinais de recompensa ao cérebro.

A farmacologista Elisabet Jerlhag Holm e o endocrinologista Emil Egecioglu conseguiram mostrar que, quando os ratos recebem um suplemento de grelina, seu apetite sexual aumenta e seus esforços por encontrar um parceiro também, segundo indica a Universidade de Gotemburgo em um comunicado. 
 
Depois de realizar a operação inversa, ou seja, reduzir a grelina, comprovaram que o apetite sexual diminuía. Por ora, nada comprova que estas conclusões sejam aplicadas a humanos. "Descobrir isso exigirá pesquisas consideráveis neste âmbito. Mas os inibidores de grelina poderão talvez ser uma chave dos futuros tratamentos contra o vício do sexo e dos abusos sexuais", explicou Jerlhag Holm.

O estudo intitulado "O papel da sinalização da grelina no comportamento sexual dos ratos machos" foi publicado pela revista Addiction Biology.

Correio Braziliense

Sem dor: cientistas buscam técnicas mais eficientes para tratamento de cárie

Solução brasileira reduz a dor em 70%. Britânicos apostam na regeneração natural
 
Broca, motor, perfuração e resina. Antigo e temido, o roteiro para o tratamento das cáries tem ganhado novos instrumentos. Dos laboratórios científicos, surgem soluções menos dolorosas e mais eficientes, como o uso de correntes elétricas e de jatos de ar.
 
“O modo como tratamos hoje a cárie não é o ideal. Quando reparamos obturando, recorremos a um ciclo de furar e tapar o dente várias vezes (…) Apostamos na reparação natural, que é feita sem o uso de injeções e sem furos, o que é muito melhor para o paciente”, conta ao Correio Nigel Pitts, professor do Instituto Dental do King’s College London, no Reino Unido.

Pitts é um dos integrantes de um grupo de pesquisadores que trabalha no desenvolvimento da Electrically Accelerated and Enhanced Remineralisation (EAER). A intenção é aposentar as brocas e usar corrente elétrica para tratar as lesões bucais. A intervenção acelera o processo natural de regeneração feito a partir do cálcio e do fósforo do dente. “A EAER remineraliza mais rápido e melhor do que métodos antigos. Ela ‘obriga’ os minerais a regenerarem o dente, o que significa a reparação natural dele”, detalha Pitts.

Indolor, o procedimento dura em média 15 minutos e ainda ajuda a clarear os dentes, segundo o pesquisador. “Esse método não só é menos agressivo para o paciente e melhor para a boca, como também mais barato que os atuais tratamentos disponíveis”, ressalta Pitts. A técnica foi testada em exames clínicos com sucesso. Os idealizadores trabalham agora na adaptação do projeto para que ele possa ser usado comercialmente. A previsão é de que isso ocorra em cerca de três anos. “As próximas etapas constituirão em otimizar o processo e realizar parcerias com investidores interessados”, diz.

Alumínio
Cientistas brasileiros também têm se dedicado a maneiras mais eficientes de combater a cárie e pendurar as brocas. Uma das alternativas são os jatos de ar. O método, chamado de Alluminajet, é de autoria do dentista Izio Mazur e foi desenvolvido em parceria com técnicos do Laboratório de Robótica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O aparelho libera partículas abrasivas de óxido de alumínio que agem diretamente na lesão e removem a cárie.
 
Correio Braziliense

Dor nas costas, vômito e febre podem ser sinais de pedra no rim

Segundo a SBN, cálculo renal já atinge 12% da população
brasileira
Segundo SBN, cálculo renal atinge cerca de 12% dos brasileiros e casos aumentam no verão
 
Com os termômetros em alta em todo o Brasil não deixe de abusar dos líquidos. No verão, o número de casos de pessoas com cálculo renal (mais conhecido como pedra no rim) pode aumentar em até 20% no verão, já que, muitas vezes, há falta de hidratação e suor excessivo. De acordo com a SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia), entre os principais sintomas do problema estão dores nas costas e abdômen, além de vômitos, febre, dor para urinar, sangue na urina.
 
Segundo a SBN, a enfermidade já atinge 12% da população brasileira. E uma das medidas mais eficazes para evitar a formação de cálculos é a maior ingestão de água, no mínimo  dois litros de água por dia, principalmente no verão.
 
O nefrologista da Fundação Pró-Rim Marcos Vieira afirma que " a dor do cálculo renal" é muito forte e aguda, principalmente quando o cálculo se localiza entre o rim e a bexiga, o que causa a cólica renal.
 
— Quanto maior o cálculo mais difícil eliminá-lo, porém quando o cálculo é pequeno também pode provocar uma dor de forte intensidade.
 
Além da falta de hidratação, o que pode desenvolver cálculo renal é o sódio, com o aumento da excreção de cálcio na urina. Segundo Vieira, para reduzir a quantidade de sódio é necessário diminuir a quantidade de sal adicionado às preparações e o consumo de alimentos processados ricos em sódio.
 
O especialista explica que frequentemente as pedras nos rins são diagnosticadas por meio de ultrassom, tomografia ou um simples raio–x. Esse diagnóstico por imagem dá ao médico a informação valiosa sobre o tamanho da pedra e sua localização. Testes de sangue e urina ajudam a detectar qualquer substância anormal que poderia promover a formação de cálculo renal.
 
R7

Vídeo de pulmão de fumante causa enorme repercussão após ser divulgado por emissora chinesa

44Imagens impressionantes do pulmão de um fumante de 30 anos de idade foram divulgadas na emissora chinesa CCTV, e geraram enorme repercussão nas redes sociais
 
O pulmão vem sofrendo com o vício do tabagismo há 15 anos, e por isso ficou repleto de manchas negras.
 
A emissora apresentou o vídeo para tentar alertar sobre os riscos do fumo no país, que é considerado o maior consumidor de tabaco do mundo.
 
Ela ainda alerta que 80% dos casos de câncer nos pulmões decorrem por fumo ativo ou passivo.
 
Vídeo mostrando pulmão de fumante com várias manchas negras vem causando enorme repercussão após ser divulgado por emissora de TV chinesa.
 
As imagens acabaram deixando internautas usuários do Weibo, uma espécie de Twitter chinês, completamente impressionados.
 
 

Anvisa reclassifica canabidiol como substância de uso controlado

Reclassificação do canabidiol permite que os parentes atuem
 na legalidade, além de incentivar pesquisas sobre o tema
Canabidiol auxilia no tratamento de doenças como a epilepsia grave
 
Resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicada nesta quarta-feira (28) no Diário Oficial da União atualiza a lista de substâncias sob controle especial, que passa a incluir o canabidiol.
 
A reclassificação foi anunciada pela diretoria colegiada da Anvisa no último dia 14. Por unanimidade, a agência decidiu que o canabidiol passaria a integrar a lista de substâncias de uso controlado e não mais a lista de substâncias proibidas.
 
A maior parte dos diretores da Anvisa ressaltou que não há relatos de dependência relacionada ao uso de canabidiol e que há diversos indícios registrados na literatura científica de que a substância auxilia no tratamento de enfermidades como a epilepsia grave.
 
Os diretores também ressaltaram que a reclassificação permite que os parentes atuem na legalidade, além de incentivar pesquisas sobre o tema.
 
A Anvisa iniciou a discussão sobre a possibilidade da reclassificação da substância em maio de 2014. Na época, não houve decisão terminativa sobre a questão. Desde então, a agência vinha autorizando a liberação de importação do canabidiol em caráter excepcional.
 
Em dezembro do ano passado, o Conselho Federal de Medicina já havia autorizado neurocirurgiões e psiquiatras a prescrever remédios à base de canabidiol para crianças e adolescentes com epilepsia e que não tiveram resultado com tratamentos convencionais.
 
Extraído da Cannabis sativa (maconha), o canabidiol, também conhecido como CBD, vem sendo usado no combate a convulsões provocadas por diversas enfermidades, entre elas, a epilepsia. Para os pais de crianças com a doença, a substância é sinônimo de qualidade de vida.

R7

Tosse seca é sinal de exposição a substâncias nocivas

Se vir acompanhada de sintomas como febre e dores musculares, é necessário buscar ajuda médica

Por Dr. Alberto Santa Cruz Coimbra Pneumologista - CRM 355511/RJ

A tosse é um sintoma muito comum e uma das principais causas de ida ao consultório médico, principalmente no que se refere aos pacientes pediátricos.  É mais frequente em épocas em que o tempo frio ocorre, mas pode acontecer em qualquer época do ano.
 
No entanto, na maior parte das vezes a tosse não é muito valorizada pelos pacientes ou familiares, uma vez que ?passa? em dois a três dias.  Torna-se um problema a partir daí, quando é valorizada e gera a procura por auxílio médico.
 
Geralmente a tosse seca é resultado de exposição a substâncias nocivas no ambiente ou variações de temperatura do ar inalado. A exposição pode ser no ambiente doméstico, por exemplo quando fazemos uma bela arrumação de gavetas e armários e aspiramos poeira ou mofo, quando usamos produtos de limpeza de cheiro forte ou ocupacional, quando nos expomos no trabalho a variações bruscas de temperatura, quando trabalhamos em ambientes em que haja pó ou outro tipo de partículas (fuligem, serragem) no ar inalado.

A tosse seca pode também significar patologias mais sérias, sendo o primeiro sintoma de infecções respiratórias diversas como tuberculose, infecções por fungos, inalação e aspiração de pequenos objetos.  Em várias ocasiões tivemos oportunidade de retirar pétalas de flores, sementes e até grampo de cantoneira de papelão em árvore respiratória de nossos pacientes.  Em todos os casos, a tosse seca foi o sintoma causador da avaliação médica.
 
A propósito: a avaliação médica de tosse deve sempre ser cuidadosa e meticulosa.  Tosse tem muitas origens.  O tratamento da tosse engloba diversas abordagens, e é muito frequente confundir remédio para tosse com remédio para secreção ou catarro.  Em caso de tosse seca, somente medicamentos de sedação de tosse devem ser utilizados.  É um contrassenso utilizar medicamentos que dizem combater a tosse seca facilitando a expectoração, não parece?
 
Em suma, tosse seca tem múltiplas causas, é bastante incômoda, e representa quase sempre um problema que deve ser encarado como um sinal de que o pulmão reclama atenção.  Se vier acompanhada de outros sinais ou sintomas como febre, obstrução nasal, dores musculares e emagrecimento sem causa aparente, ou se a tosse se mantiver por muito tempo, a consulta ao médico é imprescindível.
 
Minha Vida

Pesquisadores podem ter descoberto a cura para alergia a amendoim


Alergia a amendoim geralmente permanece ao longo da vida e é a causa mais comum de morte por anafilaxia alimentos
Foto: Reprodução/Pixabay
Alergia a amendoim geralmente permanece ao longo da vida e é a causa mais
comum de morte por anafilaxia alimentos
Segundo instituto na Austrália, tratamento testado em 30 crianças livrou 80% delas do problema
 
Rio - Pesquisadores australianos descobriram uma possível chave para curar pessoas com alergia a amendoim, um problema que pode levar até à morte em alguns casos. De acordo com o estudo, realizado pelo Instituto Murdoch de Pesquisas Infantis, a maioria dos indivíduos que participaram dos testes clínicos terminaram o experimento comendo amendoim sem apresentar qualquer reação.
 
A equipe de pesquisadores deu a cerca de 30 crianças alérgicas uma dose diária de proteína de amendoim junto com um probiótico em uma quantidade crescente ao longo de um período de 18 meses.
 
O probiótico utilizado no estudo foi o Lactobacillus rhamnosus e a dose foi equivalente a comer cerca de 20 kg de comer iogurte por dia. No final do ensaio, 80% das crianças puderam comer amendoins sem qualquer reação.
 
“Muitas das crianças e das famílias acreditam que mudou suas vidas, elas estão muito felizes, sentem-se aliviadas”, disse o pesquisador-chefe, Mimi Tang. “Estes resultados fornecem a primeira etapa vital para o desenvolvimento de uma cura para a alergia ao amendoim e, possivelmente, outras alergias alimentares.”
 
Quase três em cada 100 crianças australianas têm alergia a amendoim.
 
“Estamos focados em alergia a amendoim porque geralmente permanece ao longo da vida e é a causa mais comum de morte por anafilaxia alimentos”, disse Tang.
 
Mais pesquisas são agora necessárias para confirmar se os pacientes ainda podem tolerar amendoim no futuro. “Nós estaremos realizando um estudo de follow-up, em que pedimos para que as crianças comam amendoim eventualmente por oito semanas e, em seguida, testaremos se eles são tolerantes depois disso.”
 
Tang advertiu contra tentar o tratamento em casa. “Algumas famílias podem estar pensando em tentar em casa e eu recomendo fortemente contra isso. Em nosso estudo algumas crianças tiveram reações alérgicas, por vezes, reações graves. No momento, este tratamento só pode ser tomado sob a supervisão de médicos, como parte de um ensaio clínico.”
 
O Globo

Concurso Prefeitura de Pedranópolis - SP

A Prefeitura de Pedranópolis, no estado de São Paulo, divulgou o edital de concurso público nº 001/2015, destinado à contratação de 43 profissionais mais criação de cadastro de reservas, para compor seu quadro efetivo. As vagas são distribuídas em funções de níveis fundamental e superior. A remuneração prevista pode chegar até R$ 7.000,00, e a carga horária dos contratados varia de 20 a 40 horas semanal.
 
Os postos de trabalho a serem preenchidos são os de agente comunitário de saúde (I e II), assistente social, auxiliar de dentista, controlador interno, dentista, engenheiro agrônomo, escriturário, fisioterapeuta, lavador de autos, médico atendente, clínico geral, pediatra, veterinário, monitor de transporte escolar/agente escolar (I e II), motorista, motorista de ambulância, nutricionista, operador de máquina agrícola, orientador social, pedreiro, procurador jurídico, professor PEB I, psicólogo, serviços gerais, técnico de enfermagem, trabalhador braçal e zelador de prainha.
 
As inscrições serão aceitas até as 22h do dia 20 fevereiro de 2015, pelo site www.personacapacitacao.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de nível fundamental é de R$ 20,00 e cargos de nível superior R$ 50,00.
 
Os candidatos serão avaliados através de provas objetiva e prática, de acordo com o cargo.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 15 de março de 2015, em local e horário a serem divulgados antecipadamente.
 
O concurso público, que está sob a responsabilidade da empresa Persona Capacitação Assessoria e Consultoria EIRELI, terá validade pelo período de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual tempo, a critério da Administração Municipal.

Processo seletivo UFAM

A Fundação Universidade do Amazonas publicou o edital de processo seletivo nº 09/2015 destinado ao preenchimento, em caráter temporário, de cargos da carreira do magistério superior, visando atender às demandas de unidades acadêmicas da capital e do interior do estado. São ofertadas 134 vagas para professores substitutos, função que exige dos candidatos formação em nível superior e títulos de especialização.
 
A remuneração varia entre R$ 1.966,67, para os candidatos com titulação de graduação, para atuar em regime de 20 horas; e R$ 3.599,50, para aqueles com mestrado, cuja carga horária semanal será de 40 horas.

As inscrições seguem abertas até o dia 2 de fevereiro de 2015, das 9h às 11h e das 14h às 17h, nas secretarias das unidades acadêmicas onde há vagas. É possível enviar a documentação por SEDEX, com postagem até o último dia de inscrições.

O valor da taxa varia entre R$ 40 e R$ 70, de acordo com a titulação do candidato.

O processo será realizado em duas etapas, que ocorrerão em Manaus: prova didática, de caráter eliminatório e classificatório; e prova de títulos, sendo esta apenas classificatória. A primeira ocorrerá na data provável de 19 de fevereiro de 2015, com sorteio dos temas realizado com pelo menos 24 horas de antecedência. Somente os candidatos aprovados na prova didática terão os títulos na segunda fase.

O resultado de cada etapa será divulgado pela banca examinadora diretamente ao candidato, e o mesmo será afixado nas dependências das unidades executoras e divulgado na página da Progesp.
 
A validade da seleção será de um ano, a contar da publicação do ato de homologação do resultado final no Diário Oficial da União. Antes de expirar o prazo, o certame poderá ser prorrogado por igual período, caso haja interesse por parte da instituição.

IAMSPE - SP abre concurso

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE), no estado de São Paulo, lançou o edital nº 030/2015 de concurso público, objetivando contratar 51 médicos de várias especialidades. A jornada de trabalho será de 20 horas semanais, por salário de R$ 4.325,00.

O concurso será realizado sob organização do Instituto Nosso Rumo. Ficam reservados 5% do total de vagas, por função-atividade, para candidatos com deficiência.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, pelo site www.nossorumo.org.br, até as 22h do dia 20 de fevereiro de 2015 (horário oficial e Brasília). A taxa é de R$ 50,00.

As provas objetivas serão realizadas na cidade de São Paulo/SP, na data prevista de 29 de março de 2015, em locais e horários a serem comunicados oportunamente através do edital de convocação, que deve ser publicado no Diário Oficial do Estado - Poder Executivo – Seção I – Concursos e nos endereços eletrônicos www.nossorumo.org.br e www.iamspe.sp.gov.br.

Os gabaritos da prova objetiva também serão divulgados nos sites acima mencionados, em data a ser comunicada no dia da realização da prova.

O prazo de validade do concurso público será de um ano, contado da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério do IAMSPE, uma única vez e por igual período.

IAMSPE - SP publica edital de concurso público

Foi divulgado o edital n° 029/2015 referente à realização de concurso público do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE), no estado de São Paulo. Serão oferecidas 38 vagas, em sete cargos de níveis médio e superior, cujos salários variam entre R$ 1.212,17 e R$ 2.369,02, em carga horária de 30 e 40 horas semanais.

As vagas são para as funções de Agente de Saúde (Anatomia Patológica, Auxiliar de Necropsia, Medicina Física), Técnico em Enfermagem, Oficial Operacional (Técnico em Segurança do Trabalho), Agente Técnico de Assistência à Saúde (Farmácia, Terapia Ocupacional, Técnico de Ortóptica e Tecnologia Oftálmica).

O concurso será executado sob organização do Instituto Nosso Rumo, também responsável pela aplicação das provas. Ficam reservados 5% do total de vagas, por função-atividade, para candidatos com deficiência.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, no site www.nossorumo.org.br, até as 22h do dia 20 de fevereiro de 2015, (horário oficial de Brasília). As taxas variam de R$ 32,00 para cargos de nível médio e de R$ 50,00 para candidatos inscritos em vagas de nível superior.

As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 29 de março de 2015, em locais e horários a serem comunicados oportunamente através de edital de convocação, o qual deve ser publicado no Diário Oficial do Estado - Poder Executivo – Seção I – Concursos e nos endereços eletrônicos www.nossorumo.org.br e www.iamspe.sp.gov.br.

Os gabaritos da prova objetiva serão divulgados nas páginas da internet supracitadas, em data a ser comunicada no dia da realização da prova.

O prazo de validade de concurso público será de um ano, contado da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério do IAMSPE, uma única vez e por igual período.

Concurso Prefeitura de Alto Bela Vista - SC

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no estado de Santa Catarina. A Prefeitura de Alto Bela Vista divulgou o edital nº 01/2015 de concurso público, objetivando o preenchimento de 25 vagas imediatas e a formação de cadastro reserva em cargos de níveis superior, médio e fundamental.
 
O concurso público será realizado sob a responsabilidade da Nubes Tecnologia e Serviços Ltda. Os salários variam de acordo com o cargo e sua jornada de trabalho, sendo mínimo de R$ 855,53 e máximo de R$ 4.510,54.
 
São reservadas às pessoas portadoras de deficiência 5% das vagas, por cargo oferecido, ou das que vierem a surgir no prazo de validade do processo seletivo, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras
 
Cargos
- Nível superior: médico veterinário, farmacêutico, psicólogo, nutricionista, assistente social, contador, engenheiro civil, fonoaudiólogo e professor de educação infantil ou séries iniciais;

- Nível médio: auxiliar de creche e tesoureiro;

- Nível fundamental: auxiliar de serviços gerais, agente de limpeza e copa, operador de motoniveladora, operador de retroescavadeira, motorista "D", operador de trator de esteiras, operador de escavadeira hidráulica, agente comunitário de saúde e operador de balsa.

Inscrições
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, através do site www.nubesconcursos.com.br, no período de 02 de fevereiro a 04 de março de 2015.

Taxas
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 100,00.

Provas e Gabaritos
As provas objetivas serão aplicadas a todos os candidatos inscritos na data prevista de 22 de março de 2015, em locais e horários a serem divulgados. Já o gabarito preliminar sairá no dia 23 de março de 2015.

Validade
O concurso público terá validade de 2 anos, contado da homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período, por necessidade da administração municipal.

Prefeitura de Araputanga - MT lançou edital de processo seletivo

A Prefeitura de Araputanga, no estado do Mato Grosso, lançou o edital de processo seletivo nº 02/2015, visando a contratação por tempo determinado de uma enfermeira. A profissional contratada cumprirá carga horária de 40 horas por semana e será remunerada mensalmente em R$ 5.205,96.
 
As inscrições serão realizadas do dia 28 de janeiro a 11 de fevereiro de 2015, das 7h às 13h, na sede da Prefeitura de Araputanga. Não haverá pagamento de taxa de inscrição.
 
O candidato deve entregar, no ato de inscrição, cópia (frente e verso) de um documento de identidade que contenha foto, e do Cadastro de Pessoa Física (CPF), que serão anexados à ficha de inscrição, não sendo aceito, documento via fax.
 
O processo seletivo constará de prova objetiva e títulos que serão entregues no ato da inscrição.
 
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 22 de fevereiro de 2015. O local e horário da aplicação das provas objetivas serão divulgados em edital complementar com a devida publicação no Jornal Oficial dos Municípios – AMM do Estado de MT, no site www.araputanga.mt.gov.br, bem como nos murais da Prefeitura de Araputanga – MT.
 
O processo seletivo será válido por dois anos, podendo ser prorrogável uma única vez por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, edição do dia 28 de janeiro de 2015.

Prefeitura de Antônio Prado - RS realiza processo seletivo

Sob a execução do Instituto Educacional Terra das Águas, a Prefeitura de Antônio Prado, no estado do Rio Grande do Sul, realizará um processo seletivo com a finalidade de preencher cinco vagas e formar cadastro reserva para a função de agentes comunitário de saúde. O anúncio foi feito através do edital n° 001/2015, recém publicado pelo executivo municipal. 
 
Para participar do certame, o candidato deve possuir ao menos o ensino fundamental completo, residir na área geográfica para onde concorrerá à vaga e ter idade mínima de 18 anos. O salário dos aprovados será de R$ 792,92.

Os interessados poderão fazer suas inscrições até o dia 18 de fevereiro de 2015, por meio do site www.ietaconcursos.com. A taxa de inscrição é de R$ 35,00.

As provas objetivas ocorrem provavelmente no dia 15 de março de 2015, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito da prova objetiva será divulgado no endereço eletrônico do www.ietaconcursos.com, no dia subsequente à aplicação da mesma.

Concurso Prefeitura de Rio Branco do Ivaí - PR

A Prefeitura de Rio Branco do Ivaí, no estado do Paraná, divulgou edital n° 001/2015 de concurso público, com o objetivo de preencher 22 vagas e formar cadastro de reserva, destinadas a profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos variam entre R$ 783,50 e R$ 7.695,75.
 
Segundo o edital, são reservadas 5% das vagas para os candidatos portadores de deficiência e 10% para os candidatos afrodescendentes. O concurso público será realizado sob responsabilidade da Fundação Municipal Centro Universitário da Cidade de União da Vitória – Uniuv.
 
As ofertas são para os empregos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Eletricista, Gari, Motorista, Mecânico, Operador de Máquinas, Pedreiro, Vigia, Agente de Endemias, Auxiliar Administrativo, Oficial Administrativo, Vigilante Sanitário, Professor de Magistério, Técnico de Enfermagem, Técnico de Raio X, Assistente Social, Advogado, Contador, Dentista, Engenheiro Civil, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico, Médico Veterinário, Nutricionista, Psicólogo, Professor de Arte e Professor de Educação Física.
 
Os interessados em efetivar sua inscrição para o concurso público deverão realizá-la entre os dias 29 de janeiro e 02 de março de 2015, por meio do site concursopublico.uniuv.edu.br. As taxas variam de R$ 60,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, terá duração de 3 horas, e será realizada provavelmente no dia 22 de março de 2015, às 14h, em local a ser informado posteriormente.
 
Os gabaritos provisórios e os cadernos de provas serão divulgados no site da Uniuv: concursopublico.uniuv.edu.br, a partir das 17h do dia 23 de março de 2015.
 
A prova prática será realizada em data, hora e local a serem determinados e divulgados pela Uniuv, por meio de edital publicado no seu site www.concursopublico.uniuv.edu.br. No dia da realização da prova prática, o candidato deverá chegar ao local, no mínimo, 30 minutos antes de seu início.

O concurso terá validade de dois anos, a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da Administração Municipal, ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Nova Brasilândia - MT

A Prefeitura de Nova Brasilândia, no estado do Mato Grosso, publicou no Diário Oficial dos Municípios o edital nº 001/2014 anunciando a realização de concurso público, destinado ao preenchimento de 9 vagas, mais cadastro reserva, em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários ofertados variam de R$ 784,01 a R$ 6.203,38.
 
O concurso será realizado por meio da empresa Exata Assessoria, Consultoria e Planejamento. As oportunidades são para os cargos de Agente Administrativo, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fiscal de Obras e Posturas, Médico, Médico Veterinário, Motorista "D", Odontólogo, Operador de Máquina Agrícola, Operador de Motoniveladora, Operador de Pá-Carregadeira e Técnico em Enfermagem.

As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas até o dia 19 de fevereiro de 2015, no endereço eletrônico: www.exataplanejamento.com.br. O valor da inscrição oscila entre R$ 30,00 e R$ 100,00.

O concurso constará de provas escritas objetivas de múltipla escolha para todos os cargos, além de prova prática para os cargos de Agente Administrativo, Fiscal de Obras e Posturas, Motorista e Operador de Máquinas.

As provas escritas objetivas de múltipla escolha foram adiadas e serão realizadas na cidade de Nova Brasilândia/MT na data prevista de 22 de março de 2015. O local de realização da prova será divulgado a partir do dia 10 de março no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no endereço eletrônico da organizadora.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados às 16h do dia útil subsequente ao da realização da prova escrita.

Prefeitura de Ouro Branco (RN) publica edital de processo seletivo

No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Ouro Branco publicou edital Nº. 001/2015  de processo seletivo para provimento de cargos e formação de cadastro reserva. O concurso pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 29 vagas de níveis médio e superior, com salários de até R$ 1.400,00, para carga horária de 12 a 40h semanais.
 
Cargos
Educador físico, médico plantonista, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, digitador de operador de sistemas de atenção básica, agente administrativo, enfermeiro, técnico de enfermagem, farmacêutico bioquímico, farmacêutico da atenção básica,  veterinário e odontólogo.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas pessoalmente e de forma gratuita, no período entre 28 de janeiro a 03 de fevereiro de 2015, exceto sábado e domingo, das 08h00min às 12h00min, na Prefeitura de Ouro Branco/RN, situada à rua Manoel Correia, 219, centro, Cep.: 59.347-000, Ouro Branco/RN.
 
Prova
O processo seletivo será composto de currículo e entrevista.
 
A entrevista será realizada nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2015, na sede da Prefeitura de Ouro Branco das 08h às 16h, por ordem de chegada.
 
O resultado do processo seletivo será divulgado até às 16 horas do dia 09 de fevereiro de 2015, afixada na sede da Prefeitura de Ouro Branco, da Secretaria Municipal de Saúde e no site da Prefeitura Municipal no endereço do Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte - FEMURN.
 
Edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte do dia 28 de janeiro de 2015.

Concurso Prefeitura de Sebastião Barros - PI

A Prefeitura de Sebastião Barros, no estado do Piauí, divulgou o edital de concurso público nº 001/2015, visando a contratação de 73 profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior. O salário previsto pode chegar até R$ 8.000,00, em carga horária de que vai de 20 a 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Médico Plantonista, Enfermeiro Plantonista, Cirurgião-dentista, Nutricionista, Fisioterapeuta, Farmacêutico - Bioquímico, Médico-veterinário, Técnico de Enfermagem, Técnico Higiene Bucal, Analista de Recursos Humanos, Auxiliar Administrativo, Digitador, Motorista, Vigia, Zelador, Assessor Jurídico, Engenheiro Agrônomo, Zootecnista, Professor nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Língua Inglesa, Artes e Ensino Religioso, Auxiliar de Serviços Gerais, Assistente Social e Psicólogo.
 
As inscrições podem ser feitas a partir do dia 29 de janeiro até o dia 23 de fevereiro de 2015, pelo site www.fundacaomadrejuliana.org.br. O valor da taxa de inscrição vai de R$ 40,00 a R$ 90,00.
 
Os candidatos serão submetidos a prova objetiva e de títulos, a prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 22 de março de 2015, em local e horário a serem divulgados antecipadamente.
 
O concurso público que está sob a responsabilidade da Fundação Madre Juliana, terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de João Monlevade - MG oferece vagas em seletivo

A Prefeitura de João Monlevade, no interior de Minas Gerais, está com inscrições abertas para contratação de oito agentes comunitários de saúde. O anúncio foi feito através do edital nº 04/2015 de processo seletivo.
 
Podem participar profissionais com formação mínima de nível fundamental. Os aprovados farão jus à remuneração de R$ 1.014,00, em jornada semanal de 40 horas. Dentre as vagas ofertadas uma está reservada para portadores de necessidades especiais.
 
As inscrições terminam no dia 2 de fevereiro de 2015 e são realizadas na Secretaria Municipal de Saúde/ Coordenação de Atenção Primária, localizado na Avenida Getúlio Vargas nº 2640, sala 08, Bairro Belmonte, das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00.
 
Aos participantes será aplicada prova objetiva, programada para o dia 8 de fevereiro de 2015, cujo gabarito é aguardado para o dia seguinte. Haverá também entrevista com os aprovados, em data a ser informada provavelmente no dia 23 de fevereiro de 2015. Estima-se que o resultado seja divulgado no dia 16 de março de 2015.
 
O processo seletivo será válido por um ano, contado a partir da homologação do resultado final, podendo haver prorrogação por período semelhante.

Prefeitura de Vale Verde - RS publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Vale Verde, no Rio Grande do Sul, publicou através do Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul (28 de janeiro de 2015), o extrato do edital nº. 001/2015 de processo seletivo, visando preencher vagas para atendente de consultório dentário para jornada de 40 horas semanais; médico 20 horas, motorista (transporte escolar) 40 horas e professor 20 horas.
 
As inscrições serão efetuadas nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2015, das 8h às 12h e das 13h10min às 17h, na Secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, situada à Rua Frederico Trarbach, 831, Centro, Vale Verde/RS.
 
Maiores informações na Secretaria de Administração e Planejamento ou Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, pelos fones (51) 3655-9085, 3655-9086 ou 3655-9092, e/ou pelo site www.valeverde.rs.gov.br.

Prefeitura de Amargosa (BA) abre processo seletivo

Por meio da Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico (Fundação CEFETBAHIA), a Prefeitura baiana de Amargosa divulgou o edital nº 001/2015, de processo seletivo para contratação de 395 profissionais de todos os níveis de escolaridade, incluindo reserva para portadores de necessidades especiais e afrodescendentes.
 
As vagas são para os cargos de professor, psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, monitor (diversas áreas), assistente de classe, assistente administrativo educacional, motorista escolar, auxiliar de vigilância escolar e auxiliar de serviços administrativos educacionais (portaria, merenda e limpeza). As remunerações variam de R$ 788,00 a R$ 1.697,28, em jornadas de 20 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições foram prorrogadas até as 23h59 (horário local) do dia 29 de janeiro de 2015, via endereço eletrônico: http://www.fundacaocefetbahia.org.br/amargosa/processoseletivo/selecao.asp, com taxa de R$ 30,00 a R$ 75,00.
 
O seletivo será composto por prova escrita e habilitação e avaliação de títulos. Estima-se que a prova será aplicada no dia 8 de fevereiro de 2015, com início as 9h00, em local a ser informado. O gabarito será disponibilizado na sede da Fundação CEFETBAHIA, situada no Boulevard América nº 749, Jardim Baiano, Nazaré, Salvador, provavelmente no dia seguinte a prova.
 
Os títulos deverão ser entregues no protocolo da Comissão do processo seletivo, localizado no Prédio principal da Prefeitura Municipal de Amargosa, situado na Praça Lourival Monte, s/nº, Centro, Amargosa, em dia a ser informado por edital de convocação, publicado no Diário Oficial do Município. O resultado e a homologação também serão publicados no Diário.
 
A validade do processo seletivo será de um ano, a contar da data de homologação, podendo este prazo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração, por ato expresso da Prefeita.    

Com dica da filha, médico obtém sucesso em novo tratamento de combate ao câncer


Universidade de Manchester
Após conversar com filha, pesquisador teve ideia de tratamento
Inglês recebeu conselho de usar antibióticos porque eles servem para as outras doenças
 
Manchester - A cura do câncer pode estar na sugestão de uma criança. Pelo menos, grandes avanços estão sendo demonstrados após Michael P. Lisanti, diretor do "Breakthrought Breast Cancer Unit", instituto especializado em câncer de mama, ouvir o conselho de sua filha, Camilla. A criança sugeriu que o pai utilizasse antibióticos para o tratamento. Desta forma, Lisanti começou a trabalhar nos efeitos que os medicamentos possuem nas mitocôndrias de células-tronco do câncer - e os resultados foram promissores.
 
— Eu estava tendo uma conversa com a Camilla acerca de como curar o câncer e ela perguntou por quê não bastava usar antibióticos, como fazemos para as outras doenças. Eu sabia que os antibióticos podem afetar as mitocôndrias e eu tenho feito uma série de trabalhos recentemente para ver a importância deles no tratamento. A conversa com a minha filha me ajudou a fazer essa ligação — afirma Lisanti.
 
O estudo, publicado na revista Oncotarget, abre a possibilidade de um novo tratamento contra o câncer altamente eficaz e que pode repor os tradicionais medicamentos que combatem a doença.
 
As mitocôndrias são o motor das células e fonte de energia para as células tronco se modificarem e dividirem de forma que se possa causar o tumor. Células-tronco cancerosas são fortemente associadas ao crescimento e recorrência de todos os tipos de câncer e são difíceis de erradicar com um tratamento tradicional, o que faz o tumor desenvolver resistência a outros tipos de terapia.
 
O pesquisador trabalhou com colegas de outros três institutos. O time usou cinco tipo de antibióticos - incluindo um usado para tratar acne - em linhas celulares de oito tipos diferentes de tumores e viram que em quatro ocorreu a erradicação das células-tronco com câncer. Isto inclui o glioblastoma, o mais agressivo dos tumores do cérebro, bem como o do pulmão, próstata, ovário, mama, pâncreas e câncer de pele.
 
Acredita-se que as mitocôndrias descendem de bactérias que se uniram a células em um período anterior na evolução da vida. Este seria o motivo para que os antibióticos tenham efeito tanto para as bactérias, quanto para as mitocôndrias.
 
Nos testes em laboratório, os antibióticos não trouxeram efeitos nas células normal, e uma vez que já são aprovados em seres humanos, os medicamentos deverão ser aprovados mais rapidamente.
 
— Esta pesquisa constitui um forte argumento para a abertura de novos ensaios em seres humanos para o uso de antibióticos para combater o câncer. Muitos dos medicamentos que usamos foram extremamente eficazes. Houve pouco ou nenhum dano às células normais — afirmou Lisanti.
 
O Globo

Escova de dente mal lavada pode causar infecções graves

Cuidar da escova de dente da forma adequada pode evitar problemas como infecções e diarréias Foto: Giovanni Cancemi / ShutterstockÉ fundamental lavar, secar e armazenar a escova de dente corretamente para evitar a proliferação de bactérias que podem causar doenças graves
 
Para ficar longe das bactérias que fazem mal à boca, é preciso ir além de uma boa escovação. Cuidar da escova de dente da forma adequada pode evitar problemas como infecções e diarréias. Isso pode acontecer quando, após seu uso, as cerdas não são lavadas corretamente para eliminar todos os germes e bactérias que foram retiradas da boca durante a escovação. Se, além disso, ela ainda for largada úmida e armazenada em um ambiente fechado e abafado, a escova se tornará um meio muito convidativo para que esses microorganismos se proliferem. 
 
“Quando a pessoa for usar a escova novamente todos esses germes irão direto para a sua boca podendo causar problemas na cavidade bucal como cárie, alterações gengivais e lesões na mucosa bucal e até problemas sistêmicos, como infecções sérias e diarréias, uma vez que essas bactérias serão engolidas e enviadas para várias partes do corpo, em que vão se alojar e prejudicar seu funcionamento”, diz Henrique Luarte Dias, dentista especializado em Prevenção em Odontologia.
 
Henrique indica o uso de agentes antimicrobianos (enxaguantes bucais) em forma de spray e outros truques para melhorar os resultados contra a proliferação de bactérias. “Espirrar esses produtos uma vez por dia, de preferência depois da escovação noturna, ajuda a manter as cerdas livres das bactérias.
 
Também recomendo lavá-las em água corrente todas às vezes para que as bactérias mortas escorram pelo ralo e nunca secá-las em toalhas. O ideal é bater o cabo da escova na borda da pia para que ela fique bem sequinha”, diz o especialista.  
 
Hora certa de trocá-las
O tempo indicado pelos dentistas para que a troca de escova de dentes seja feita é a cada três meses. Porém, é importante ficar atento à qualidade das cerdas. “O ideal é que a escova seja trocada assim que a ponta da cerda começar a curvar, momento em que não conseguirá penetrar nas regiões mais profundas, o que faz a qualidade de escovação diminuir”, diz Ricardo. 
 
Vale lembrar que também é importante trocar a escova depois de resfriados, gripes, dor de garganta ou infecções na boca, pois as bactérias, fungos ou germes que causaram a doença podem ter ficado impregnados nas cerdas e poderão causar uma nova contaminação do paciente. 
 
Terra

Rastreabilidade de medicamentos se aproxima da prática

Medida pode curar problemas graves como falsificação, contrabando e sonegação

Na última terça-feira (27/01), a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), em São Paulo, promoveu um workshop sobre logística. Mais especificamente, rastreabilidade de medicamentos.
 
Representantes de hospitais de boa parte do País discutiram com professores da Escola Politécnica da USP, do Grupo de Automação de Sistemas (Gaesi) estratégias para implementar as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) relativas à questão.
 
O rastreamento dos produtos pode ser considerado um tratamento múltiplo, pois pode curar várias doenças graves e crônicas do País: falsificação, contrabando e descaminho de medicamentos, roubo e sonegação de impostos. Também colabora decisivamente na hora de recalls de produtos farmacêuticos eventualmente com deficiência para evitar o uso de substâncias fora da validade.

O projeto não tem contraindicações. A legislação da rastreabilidade foi feita em 2009 e deve estar implantada até o final de 2016. No final deste ano já terá parte operacionalizada.

Fonte: DCI

Hiperprolactinemia: o que é o distúrbio que faz produzir leite mesmo sem estar grávida

Hiper-pro-lac-ti-ne-mia, uma condição de nome difícil, mas de fácil entendimento que significa uma produção excessiva do hormônio prolactina pelo organismo da mulher

Tal disfunção interfere no ciclo menstrual, na libido e na fertilidade de homens e mulheres

Uma doença de nome complicado, mas que é mais comum do que se imagina e pode trazer uma série de inconvenientes. Causada pela produção em excesso de hormônio prolactina – que, entre outras funções, é responsável pela produção do leite materno – a hiperprolactinemia é um distúrbio que, se não identificado a tempo, pode atrasar o diagnóstico de um tumor benigno.

Um dos principais sintomas da doença é a produção de leite fora do período normal de amamentação após o parto.

“É a chamada galactorréia", explica Nina Musolino, médica-supervisora do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), que ainda esclarece: “a hiperprolactinemia também causa alterações menstruais, como irregularidade e até falta de menstruação, e em homens, redução da potência sexual, além de redução da libido e infertilidade em ambos os sexos”.
 
Causas da Hiperprolactinemia
Entre as principais causas da hiperprolactinemia está o uso de alguns medicamentos, entre eles, antipsicóticos, antiácidos, antieméticos (remédios para enjoo) e anti-hipertensivos. Estresse, casos de hipotireoidismo primário e síndrome dos ovários policísticos também estão relacionados com o surgimento da alteração.
 
Diagnóstico da hiperprolactinemia
Além dos sintomas relacionados, o diagnóstico da hiperprolactinemia é feito por meio de um exame laboratorial que mede a concentração de prolactina no sangue. Níveis acima de 20 ou 25 ng/ml caracterizam o distúrbio. Já quando o resultado da análise for acima de 100 ng/ml, existe a possibilidade da existência de um tumor benigno da hipófise. “Esses tumores podem causar distúrbios neurológicos como cefaleia e perda visual”, diz a médica. Porém vale ressaltar que, geralmente, as consequências são reversíveis e os tumores são muito sensíveis ao tratamento medicamentoso.
 
Tratamento da hiperprolactinemia
Na maioria dos casos de hiperprolactinemia, o tratamento é feito com medicamentos com ação semelhante à da dopamina, como Dostinex (cabergolina), que agem diretamente na hipófise, reduzindo a produção da prolactina.
 
“A cabergolina tem ação semelhante à dopamina e é o principal medicamento utilizado no combate à doença porque tem melhores resultados e menor interferência de efeitos colaterais”, diz a especialista.
 
Mesmo nos casos de tumores produtores de prolactina (prolactinomas) a substância é o tratamento de escolha.

“A duração do tratamento vai depender da causa da hiperprolactinemia e é muito variável. O medicamento pode ser indicado por muitos anos sem prejuízo do efeito”, conclui.

Em situações de falta de resposta à cabergolina, deve-se considerar a possibilidade de cirurgia para retirada do prolactinoma: no Brasil, apenas 15% a 20% dos indivíduos com hiperprolactinemia precisam ser submetidos à cirurgia.

Saúde Mulher

Logística é fundamental para a democratização da saúde em áreas remotas

Logística é fundamental para a democratização da saúde em áreas remotasPara garantir assistência médica em comunidades de difícil acesso, é crucial ter provisionamento e armazenamento adequados de materiais e medicamentos
 
Por Mayuli Fonseca, Diretora de Novos Negócios da UniHealth Logística Hospitalar
 
Em um País que conta com uma população de 202,7 milhões de pessoas, distribuídas em mais de 5.570 municípios, levar serviços de saúde a todos os locais é um grande desafio. Além de mão de obra e recursos em grande escala, é preciso assegurar uma infraestrutura mínima em regiões remotas, como é o caso da Amazônia, onde populações vivem às margens dos rios e cujo acesso se dá essencialmente por meio de transporte fluvial.
 
Todas as possíveis emergências precisam ser mapeadas antecipadamente, a fim de provisionar, armazenar e disponibilizar adequadamente tudo o que se faça necessário para uma boa assistência médica.
 
Esse desafio está sendo enfrentado pelo Governo Federal, com o Programa de Construção de Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF). No ano passado, foi inaugurada a primeira UBSF do Amazonas, batizada de Igaraçu, para atender as populações ribeirinhas dos rios Madeira, Madeirinha, Autaz-Açu, Canumã, Abacaxis e Sucunduri.
 
Na extensão da embarcação, que tem 24 metros de comprimento, a unidade conta com consultórios para atendimento médico, de enfermagem e odontológico. Também possui farmácia, laboratório e salas de vacinas, curativo, coleta de material e esterilização. O corpo profissional é composto por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e de laboratório, dentista e auxiliar ou técnico de Saúde Bucal, além dos agentes comunitários de saúde que residem e exercem suas atividades nas comunidades próximas aos rios.
 
Para que todo esse aparato seja mantido em funcionamento, é preciso contornar obstáculos como adversidades do clima e dificuldades de transporte. Qualquer falha tem um impacto de tempo e custo muito maior do que em unidades próximas aos centros urbanos. Por isso, somente um bom projeto logístico pode garantir o que temos como mantra: que o paciente certo receba o medicamento na dose e hora certas.
 
Saúde Web

Conheça alguns alimentos que devem bombar nas dietas de 2015

Foto: Thinkstock/Getty Images: Kelp, uma alga marinha
Alga, trigo vermelho e até pólen estão entre os ingredientes que não vão faltar na lista de quem busca mais saúde e disposição, além de controle da fome e do peso
 
Esqueça chia, gojiberry e suco verde. Os alimentos que devem compor as dietas de 2015 são a alga marinha kelp, o pólen, a espelta (trigo vermelho) e o arroz negro, além de outros que já são bem conhecidos aqui no Brasil. A promessa? Mais saúde, disposição e, de quebra, controle da fome, ajudando a mandar aqueles quilinhos extras embora. 
 
Veja a lista com os comentários da nutricionista Bruna Murta:
 
1. Kelp, alga marinha: excelente fonte de iodo, mineral essencial para o metabolismo dos hormônios da tireoide, a kelp contém selênio, outro mineral importante para a produção de hormônios.
 
“Algas também são fontes de fibras, promovem saciedade, e são ricas em antioxidantes capazes de bloquear os radicais livres, retardar o envelhecimento precoce e evitar o desenvolvimento de células cancerígenas", diz a nutricionista. Comer demais, no entanto, faz mal, alerta Bruna. “As algas devem ser consumidas com moderação, para evitar o excesso de iodo. A sugestão de consumo diário é de cerca de 10g de alga marinha seca”, orienta.
 
2. Açaí: bem brasileiro, ele parece ter despertado a curiosidade mundial. A nutricionista não poupa elogios para a fruta. “É riquíssima em antioxidantes, com destaque para a antocianina, responsável pela cor roxa. Esses antioxidantes combatem e neutralizam a ação dos radicais livres, que previnem câncer, diabetes e doenças cardiovasculares”, explica.
 
O açaí é um superalimento, fonte de ácido oleico, uma gordura insaturada que ajuda a reduzir e controlar o colesterol e pressão arterial. Logo, é uma fruta amiga do coração.
 
Mas não só do coração: a pele também se beneficia dessa amizade, afinal os antioxidantes melhoram a aparência da pele com manchas e pode até reduzir rugas faciais.
 
3. Café com manteiga
Inusitado? Essa combinação no mínimo esdrúxula é uma das apostas para 2015. O motivo? A mistura forneceria energia e estimularia o cérebro. Bruna, porém, desconfia da eficácia da receita.
 
“Algumas pessoas aderiram à moda de adicionar manteiga ao café para fornecimento de energia. No entanto, é preciso ter cuidado, pois a manteiga é rica em gorduras saturadas e o consumo em excesso pode aumentar as taxas de colesterol e triglicérides no sangue”, alerta.
 
4. Biomassa de banana verde
Simples de fazer em casa, a biomassa de banana verde aparentemente entrou para sempre na lista de superalimentos. Fonte de amido e com ação prebiótica, ela fortalece e aumenta as quantidades de bactérias boas do intestino. O resultado é o combate à prisão de ventre e prevenção de câncer de cólon. 
 
Para quem deseja emagrecer, Bruna explica que o amido resistente da biomassa proporciona uma sensação de saciedade e também ajuda no controle do açúcar do sangue, benefício também para os diabéticos ou quem está reduzindo o consumo de açúcar. E não para por aí: a biomassa de banana verde também ajuda na proteção do coração, uma vez que ajuda a controlar e reduzir o colesterol.
 
5. Pólen de flores
A nutricionista explica que o pólen é considerado um superalimento por causa do alto valor nutricional. Contém antioxidantes, vitaminas do complexo B, A, C e E, betacaroteno, enzimas e aminoácidos, nutrientes essenciais para o metabolismo e para o sistema nervoso.
 
“Seu consumo fornece energia, ajuda a aumentar a imunidade e também ajuda a prevenir o câncer”, diz. Por conter antioxidantes, também combate o envelhecimento e, contendo também as vitaminas do complexo B, o pólen é capaz de acabar com a fadiga.
 
6. Matcha
É uma planta da mesma família do chá verde, a camelia sinensis. “É considerado o mais puro dos chás-verdes”, explica Bruna. As folhas da matcha são cultivadas à sombra por várias semanas antes da colheita, fazendo com que a planta produza mais clorofila.
 
“As folhas são colhidas de forma manual, cozidas ao vapor, secas e levadas a um moinho de pedra, sendo moídas lentamente. Dessa forma há maior preservação do valor nutricional”, detalha a nutricionista.
 
Com esse processo, há uma maior concentração de antioxidantes, aminoácidos, clorofila, vitaminas e fibras do que o chá verde comum.
 
Outro ponto positivo para a matcha é a capacidade de fortalecer o sistema imunológico. Bruna conta que ela também ajuda no combate às células cancerígenas, retarda o envelhecimento – mantendo pele, unhas e cabelos saudáveis –, aumenta o metabolismo basal, ajudando na queima de gordura e perda de peso. Por conter o aminoácido L-teanina, melhora a concentração e a atenção.
 
7. Espelta (trigo vermelho)
Vitaminas do complexo B, vitamina E, betacaroteno, ferro, fósforo, magnésio, aminoácidos essenciais... ufa! A lista de benefícios que esse grão ainda não muito popular no Brasil deixa o trigo comum no chinelo. Por não ter sofrido alterações genéticas como o trigo comum, é menos alergênico, conta Bruna. Os celíacos, no entanto, devem passar longe dele, já que a espelta também contém glúten.
 
As fibras da espelta ajudam o intestino a funcionar melhor e também atuam no controle da fome. O teor maior de vitaminas do complexo B, em relação ao trigo comum, leva a espelta para a frente dos holofotes.
 
“O trigo vermelho ajuda no metabolismo energético, na produção de hormônios sexuais, melhora a circulação sanguínea e ajuda a baixar o colesterol”, diz Bruna. Ela conta que, pelo valor nutricional que a espelta tem, o alimento contribui para a saúde do sistema nervoso, cardiovascular, ósseo e imunológico.
 
8. Leite de aveia
Fácil de fazer em casa, o leite de aveia é uma boa opção aos alérgicos ou intolerantes à lactose. “Há baixo teor de gordura saturada, rica em fibras insolúveis (que melhoram a prisão de ventre) e solúveis, especialmente a betaglucana, que ajuda na redução e controle da glicemia”, explica Bruna.
 
O leite de aveia também carrega vitaminas do complexo B, que fornecem energia, além do magnésio, mineral que participa da produção da serotonina, que está relacionado ao bem-estar, bom humor e prevenção da perda da massa muscular.
 
9. Arroz negro
O tradicional arroz branquinho e até mesmo o arroz integral perdem para o valor nutricional do arroz negro. “Ele tem 20% a mais de proteína, 30% a mais de fibra, menos gordura e menos calorias”, diz Bruna.
 
Não bastassem os benefícios, ele também carrega antioxidantes, flavonoides e antocianinas, que combatem os radicais livres. O resultado? Um envelhecimento mais lento, probabilidade reduzida de desenvolver um câncer, imunidade nas alturas e uma memória bem afiada. As fibras contidas no arroz negro também ajudam no controle da fome e na redução da glicose e colesterol.

iG

Consumo de bebidas açucaradas pode antecipar menstruação

Refrigerante
Thinkstock/Veja: Estudo: antecipação da menarca se associou
ao consumo de refrigerantes e sucos e chás industrializados
com adição de açúcar, mas não com a ingestão de
 refrigerantes diet e sucos de frutas naturais
Estudo de Harvard revelou que meninas que tomam bebidas com adição de açúcar diariamente menstruam mais cedo do que as que não tomam
 
Meninas que tomam bebidas açucaradas diariamente tendem a iniciar o período menstrual mais cedo do que as garotas que não tomam. A revelação é de um estudo publicado nesta quarta-feira no periódico Human Reproduction.
 
Pesquisadores da Universidade Harvard analisaram dados de 5 583 meninas de 9 a 14 anos, entre 1996 e 2001. Aquelas que ingeriam 1,5 porção (copo ou lata) de bebidas açucaradas por dia tiveram a menarca (primeira menstruação) em média aos 12,8 anos, enquanto as garotas que tomavam duas ou menos porções por semana menstruaram pela primeira vez aos 13 anos.
 
A menstruação precoce se confirmou independentemente do índice de massa corpórea, peso, total de calorias ingeridas e prática de exercícios entre as voluntárias. Os cientistas constataram que a antecipação da menarca se associava ao consumo de refrigerantes e sucos e chás industrializados com adição de açúcar, mas não com a ingestão de refrigerantes diet e sucos de frutas naturais. 
 
Glicemia
A explicação seria de que bebidas com adição de açúcar têm alto índice glicêmico, um fator relacionado à rápida liberação de insulina no organismo. A alta concentração de insulina, por sua vez, pode alterar os hormônios sexuais e precipitar a menarca. 
 
Para os autores do estudo, a revelação é importante, porque a puberdade precoce tem sido observada em diversos países e ainda tem causas desconhecidas. 
 
Conheça a pesquisa

Título original: Sugar-sweetened beverageconsumption and age at menarche in aprospective study of US girls

Onde foi divulgada: periódico Human Reproduction

Quem fez: J.L Carwile, W.C Willett, D. Spiegelman, E. Hertzmark, J. Rich-Edwards, A.L Frazier e K.B Michels

Instituição: Universidade Harvard, nos Estados Unidos

Resultado: Meninas que tomam 1,5 porção de bebidas com adição de açúcar menstruam mais cedo do que as tomam duas ou menos porções por semana.
 
Veja

A cada dez anos com colesterol alto, risco de infarto cresce 40%

coração
Coração: de acordo com pesquisadora, nunca é cedo para
adotar medidas para controlar o colesterol
De acordo com estudo, malefícios causados por esse tipo de gordura são cumulativos
 
Um novo estudo revelou que, a cada dez anos em que uma pessoa vive com a taxa de colesterol elevada, o risco de ela sofrer uma doença do coração aumenta em quase 40%. A descoberta foi relatada nesta segunda-feira no periódico Circulation, da Associação Americana do Coração.
 
Pesquisadores analisaram dados de 1 478 adultos sem doenças cardiovasculares aos 55 anos e calcularam o tempo em cada um deles tinha o colesterol elevado e o risco de sofrer um infarto ou um derrame.
 
Entre os 389 voluntários que viviam com o índice elevado de um a dez anos, a probabilidade era de 8,1%. Já entre os 577 voluntários que tinham colesterol alto de onze a vinte anos, o risco subia para 16,5%. Dos participantes que não tinham problemas de colesterol, 512, o risco era de 4,4%.
 
A cada década de exposição ao colesterol elevado, a probabilidade de sofrer uma doença cardiovascular crescia em 39%, sugerindo que o malefício do colesterol elevado é cumulativo.

Prevenção
“Nunca é cedo demais para um jovem adulto falar com seu médico sobre doenças do coração e adotar medidas de controle de colesterol, como dieta, prática de exercício e, em alguns casos, remédios”, afirma Ann Marie Navar-Boggan, líder do estudo e cardiologista do Duke Clinical Research Institute em Durham, nos Estados Unidos.

“As placas que se desprendem das artérias e causam ataques cardíacos levam anos para se desenvolver. O que acontece nas suas veias, especialmente no seu nível de colesterol aos 30 e 40 anos, afeta sua saúde cardíaca aos 50, 60 e 70 anos.”
 
Veja

Cãibra noturna é mais comum no verão, diz pesquisa

pernas
Thinkstock/Veja: Cãibra noturna: problema pode ser tratado
 com ingestão de quinino
Para autores do estudo, descoberta pode ter implicações clínicas
 
Um estudo publicado nesta segunda-feira revelou que as cãibras noturnas são duas vezes mais comuns no verão do que no inverno. A descoberta, feita por pesquisadores das universidades de Alberta e da Columbia Britânica, no Canadá, está no periódico Canadian Medical Association Journal.
 
Pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de contabilizar as prescrições de quinino, substância recomendada no tratamento de cãibras, para canadenses com mais de 50 anos entre 2001 e 2007.
 
Além disso, eles monitoraram a quantidade de buscas por “cãibras nas pernas” feitas no Google nos Estados Unidos e na Austrália.
 
Tanto a prescrição de quinino quanto as buscas na internet foram maiores durante o verão (julho na América do Norte e janeiro na Oceania).
 
A descoberta pode ter implicações clínicas. “Em países onde o quinino é usado para tratar cãibras noturnas, médicos podem recomendar que seus pacientes não tomem a substância durante os meses de frio”, escreveram os autores.
 
Veja

Pesquisa diz que 45% admitem fazer sexo sem camisinha, diz ministério

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante lançamento de campanha de prevenção de DST/Ainds no Ministério da Saúde (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O ministro Arthur Chioro, durante lançamento de campanha
de prevenção de DST/Ainds no Ministério da Saúde
Dados mostram que 94% reconhecem eficiência do método de prevenção. Pasta lança campanha que inclui distribuição de 120 milhões de camisinhas
 
Pesquisa do Ministério da Saúde com base em dados de 2013 mostrou que 94% da população sexualmente ativa reconhecem a eficiência da camisinha como prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), mas que 45% admitem que não recorreram ao método nos 12 meses anteriores ao levantamento. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (28), durante lançamento de campanha de prevenção de DST/Aids no carnaval, que aconteceu na sede da pasta federal.
 
Segundo o ministério, os dados estão dentro do previsto e são semelhantes aos levantamentos de 2004 e de 2008. Na primeira pesquisa, 58% admitiam ter se relacionado sexualmente sem preservativo e 96,9% reconheciam a eficiência da camisinha. Em 2008, 48% declararam ter feito sexo sem preservativo e 96,6% tinham a percepção da importância na prevenção de doenças.

“Isso significa, de maneira muito contundente, que não podemos continuar lidando na sociedade brasileira apenas com o preservativo. É uma mensagem muito clara. A camisinha perde seu espaço? Em hipótese alguma. Mas precisaremos lidar com outras estratégias”, afirmou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Na pesquisa de 2004, a taxa de detecção entre jovens de 15 a 24 anos era de 9,6 casos por 100 mil habitantes. Em 2013, o índice subiu para 12,7 casos. Para o ministro, o avanço na qualidade de vida dos pacientes soropositivos resultou em uma geração com menos medo de contrair a doença. Como exemplo, ele citou artistas e personalidades que morreram em decorrência da Aids nos anos 1980 e serviram como “referência” para gerações anteriores.
 
Arte DST Bem Estar (Foto: Arte/G1)“Não podemos continuar desconsiderando essa mudança. Isso tem a ver com a história natural da doença, atualizada para os padrões de 2015. Ela não é a mesma doença de 30 anos atrás”, disse Chioro. “Não podemos passar a ideia de que, por haver medicação eficaz, a doença é uma coisa glamurosa. Temos que pensar em dimensão coletiva, afinal, é uma DST. A interrupção da cadeia de transmissão é desejável.”

O levantamento também mostra que a porcentagem de pessoas que tiveram mais de 5 parceiros eventuais no último ano subiu de 9,3%, em 2008, para 12,1% em 2013. A população sexualmente ativa com mais de 10 parceiros na vida subiu de 25,9%, em 2008, para 43,9%, em 2013.

“Há bastante tempo, vem se discutindo que o aumento dos casos de Aids pode estar relacionado a uma geração com mais liberdade sexual que a anterior. Houve um crescimento importante no número de pessoas com mais de 10 parceiros sexuais na vida”, diz o diretor do departamento de HIV/Aids do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita.
 
Campanha
Com base na pesquisa, o ministério lançou nesta quarta-feira (28) a campanha de prevenção e combate à Aids para o carnaval de 2015. Com a hashtag “#partiuteste”, o governo pretende atingir jovens de 15 a 25 anos com o objetivo de reforçar a prevenção, o teste e o tratamento da doença no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nâo vamos usar o #partiuteste apenas no carnaval, mas em todo o ano. É uma maneira de fazer mobilização com uma linguagem próxima aos jovens. Várias iniciativas, utilizando mídias sociais, estão sendo desenvolvidas. Quem vê aparência não vai conseguir identificar se a outra pessoa da relação tem ou não o HIV”, declarou Chioro.

A testagem de sorologia para HIV também será reforçada pela campanha, mas não há uma estratégia unificada para oferecer os exames. “O Ministério da Saúde trabalha com os municípios e estados.
 
Alguns já anteciparam que vão fazer em clubes, sambódromos ou carnavais de rua, espaços para a testagem de sorologia. Outros disseram que vão convocar os foliões para fazerem a testagem depois. A estratégia é variada, como foi nos anos anteriores”, diz o ministro.

Camisinhas nos aeroportos
O Ministério da Saúde informou que vai disponibilizar 120 milhões de preservativos na campanha de prevenção de DTS/Aids para o carnaval de 2014. Segundo a pasta, são 70 milhões de camisinhas adquiridas mais 50 milhões de produtos que já estavam no estoque.
 
A iniciativa inclui a instalação de máquinas de camisinhas nos aeroportos de Salvador, na Bahia, de Recife, em Pernambuco e no Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Os terminais estão entre os de maior movimento de pessoas durante o carnaval.

G1