Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Tosse seca é sinal de exposição a substâncias nocivas

Se vir acompanhada de sintomas como febre e dores musculares, é necessário buscar ajuda médica

Por Dr. Alberto Santa Cruz Coimbra Pneumologista - CRM 355511/RJ

A tosse é um sintoma muito comum e uma das principais causas de ida ao consultório médico, principalmente no que se refere aos pacientes pediátricos.  É mais frequente em épocas em que o tempo frio ocorre, mas pode acontecer em qualquer época do ano.
 
No entanto, na maior parte das vezes a tosse não é muito valorizada pelos pacientes ou familiares, uma vez que ?passa? em dois a três dias.  Torna-se um problema a partir daí, quando é valorizada e gera a procura por auxílio médico.
 
Geralmente a tosse seca é resultado de exposição a substâncias nocivas no ambiente ou variações de temperatura do ar inalado. A exposição pode ser no ambiente doméstico, por exemplo quando fazemos uma bela arrumação de gavetas e armários e aspiramos poeira ou mofo, quando usamos produtos de limpeza de cheiro forte ou ocupacional, quando nos expomos no trabalho a variações bruscas de temperatura, quando trabalhamos em ambientes em que haja pó ou outro tipo de partículas (fuligem, serragem) no ar inalado.

A tosse seca pode também significar patologias mais sérias, sendo o primeiro sintoma de infecções respiratórias diversas como tuberculose, infecções por fungos, inalação e aspiração de pequenos objetos.  Em várias ocasiões tivemos oportunidade de retirar pétalas de flores, sementes e até grampo de cantoneira de papelão em árvore respiratória de nossos pacientes.  Em todos os casos, a tosse seca foi o sintoma causador da avaliação médica.
 
A propósito: a avaliação médica de tosse deve sempre ser cuidadosa e meticulosa.  Tosse tem muitas origens.  O tratamento da tosse engloba diversas abordagens, e é muito frequente confundir remédio para tosse com remédio para secreção ou catarro.  Em caso de tosse seca, somente medicamentos de sedação de tosse devem ser utilizados.  É um contrassenso utilizar medicamentos que dizem combater a tosse seca facilitando a expectoração, não parece?
 
Em suma, tosse seca tem múltiplas causas, é bastante incômoda, e representa quase sempre um problema que deve ser encarado como um sinal de que o pulmão reclama atenção.  Se vier acompanhada de outros sinais ou sintomas como febre, obstrução nasal, dores musculares e emagrecimento sem causa aparente, ou se a tosse se mantiver por muito tempo, a consulta ao médico é imprescindível.
 
Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário