Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Exercícios físicos e uma boa dieta ajudam no controle do câncer de fígado

Essa é a afirmação de um estudo brasileiro publicado no periódico Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism e que demonstrou que treinos leves porém rotineiros, associados a uma dieta de baixo teor em gorduras pode proteger contra o câncer de fígado e mesmo ajudar no combate da condição depois dela instalada.
 
“O carcicoma hepatoceular, ou câncer de fígado, é um dos cinco tipos de câncer que mais atingem pessoas em todo o mundo. Diversos estudos experimentais e clínicos já haviam demonstrado que uma rotina de exercícios físicos podia prevenir o câncer e melhorar a qualidade de vida”, explica Luis Barbisan, um dos autores do estudo e pesquisador da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp, campus Botucatu).
 
“Nosso estudo é um dos primeiros a demonstrar que os efeitos de uma rotina de exercícios, associados a uma dieta equilibrada com baixo teor de gorduras, pode não só prevenir mas evitar a progressão do câncer de fígado. Usamos modelos animais replicando um padrão alimentar comum no Ocidente, ou seja, rico em gorduras e rotinas de exercícios como a natação”, diz Barbisan explicando como sua equipe chegou nos resultados apresentados.
 
O estudo é importante pois demonstra como a combinação de exercícios e dieta com baixos índices de gordura, algo que é reconhecidamente bom para a saúde em geral, também pode impedir a progressão de certos tipos de câncer, aponta Terry Graham, um dos revisores do paper publicado.
 
“Nós normalmente associamos esse tipo de combinação positiva apenas para a saúde física de forma a evitar as doenças. A pesquisa demonstrou que esses dois fatores também ajudam no controle de doenças que já estão desenvolvidas. O estudo abre novas possibilidades no campo da pesquisa de exercícios e dietas, provando que ambos são benéficos independente de se estar ou não doente”, completa Graham.
 
Fonte O que eu tenho

Uma taça de vinho por dia pode desencadear câncer de mama

Estima-se que em um ano o consumo de álcool causou 5.000 mortes pela doença
 
Apenas um copo de vinho por dia pode desencadear o câncer de mama e outros tumores, sugerem os cientistas.
 
Uma equipe internacional comparou os efeitos entre aqueles que consumiram até um copo de bebida alcóolica por dia com os “não-bebedores” em termos de riscos relativos para uma série de tipos de câncer.
 
Os pesquisadores concluíram que houve aumentos detectáveis de casos de câncer envolvendo a boca, garganta, esôfago e de mama, segundo o site Daily Mail.
 
A equipe da Universidade de Milão e de outros centros nos EUA, Canadá, Irã, França e Suécia estimam que em apenas um ano, o consumo de álcool causou 24 mil mortes por câncer de esôfago, 5.000 de câncer de boca e de mama em todo o mundo.
 
A última pesquisa que reúne dados de uma série de estudos anteriores, envolvendo mais de 150 mil pessoas, foi realizada porque a maioria dos estudos observacionais tem mostrado que a ingestão de álcool, aumenta o número de cânceres no trato digestivo superior. Mesmo o consumo moderado está associado a um ligeiro aumento do risco do câncer de mama.
 
Desconfiança
No entanto, o Fórum Científico Internacional de Pesquisa em Álcool, que analisou os resultados, disse que estava preocupado com uma série de aspectos do estudo.
 
Por exemplo, o fato de os investigadores incluírem aqueles que bebiam com aqueles que nunca beberam no grupo de referência — pois não tinham dados sobre a duração do consumo de álcool em níveis diferentes.
 
Além disso, os pesquisadores não ajustaram suas estimativas para outros hábitos de vida, como por exemplo, fumar. Tais fatores tendem a enfraquecer as implicações dos resultados.
 
O que eles somente apresentaram foram apenas os efeitos sobre o câncer, sem comentar sobre os efeitos gerais da saúde quando há ingestão da bebida alcóolica — como a redução acentuada de doenças cardiovasculares.
 
No entanto, o fórum considera que as análises podem ser úteis na compreensão das associações entre álcool e câncer.
 
Fonte R7

Paris pedirá interdição de transgênicos se forem prejudiciais

O primeiro-ministro francês Jean-Marc Ayrault anunciou nesta quinta-feira que se o perigo dos Organismos Geneticamente Modificados (OGM) for comprovado, a França "defenderá em nível europeu" sua interdição, após a publicação de um estudo alarmante a este respeito.
 
"A publicação de um estudo realizado por cientistas franceses questionando seriamente a segurança a longo prazo do milho transgênico NK 603 provocou um encaminhamento imediato da Agência de Segurança Sanitária e da Autoridade de Segurança Alimentar Europeia", declarou o chefe de Governo em um discurso em Dijon (centro).
 
"Eu pedi um inquérito rápido, na ordem de algumas semanas, que permita verificar a validade científica deste estudo", acrescentou.
 
"Se os resultados forem conclusivos, (o ministro francês da Agricultura) Stéphane Le Foll defenderá a proibição dos OGM em nível europeu", disse ele.
 
Paris e Bruxelas alertaram na quarta-feira suas respectivas autoridades de saúde, após a publicação deste estudo chocante, mostrando tumores do tamanho de bolas de pingue-pongue em ratos alimentados com milho transgênico da Monsanto importado para a Europa.
 
Fonte R7

Mulher descobre doença genética rara após perder sete filhos

A britânica Sharon Bernardi descobriu, da pior forma possível, uma rara doença genética em sua família: perdeu sete filhos até que os médicos identificassem que um problema no DNA de suas células aumenta as chances da ocorrência da doença de Leigh, que atinge o sistema nervoso de forma letal.
 
Seu drama a levou a apoiar pesquisas cujo objetivo é desenvolver uma técnica para substituir o material genético presente em suas mitocôndrias (partículas celulares) pelo de uma mulher saudável.
 
Esta espécie de 'transplante genético' poderia dar fim ao seu sofrimento e finalmente dar a Sharon a possibilidade de ter uma família.
 
Seu drama começou com o primeiro filho, e mesmo após sete tentativas, ela ainda tem esperanças.
 
A cada gestação ela achava que seria diferente. Durante a gravidez costumava sentir-se bem, e os partos em geral corriam dentro da normalidade, mas logo algo começava a dar errado.
 
Seus três primeiros filhos morreram horas após o nascimento e ninguém sabia a razão.
 
'Levamos bastante tempo para superar o primeiro e aí aconteceu novamente. Fiquei perplexa. Fiquei em choque', reconta a britânica.
 
Diagnóstico genético
Após a terceira criança morrer, os médicos começaram a suspeitar que as mortes não eram mera coincidência, mas as pesquisas genéticas iniciais não chegaram a respostas conclusivas.
 
Ao mesmo tempo, a mãe de Sharon revelou que tinha dado à luz três natimortos (quando o feto já nasce sem vida) antes do seu nascimento.
 
Mais tarde, a análise dos médicos revelou que oito recém-nascidos já haviam morrido em outros núcleos da família.
 
'Eu não sabia sobre a história de minha mãe. Não tinha por que eu saber. Eu sou filha única, e acho que naquela época as pessoas não falavam muito sobre as coisas como agora', diz Sharon.
 
Edward
Algum tempo depois, em uma nova tentativa, ela deu à luz Edward, seu quarto filho.
 
Dessa vez os médicos estavam mais preparados, e, 48 horas após o parto, o bebê recebeu transfusões de sangue para prevenir a acidose lática, um tipo de intoxicação causada pelo sangue que acabou matando seus três irmãos.
 
Cinco semanas depois, o casal recebeu autorização para levar o bebê para casa, em Sunderland, no norte da Inglaterra, para passar o primeiro Natal em família.
 
Aos quatro anos ele começou a sofrer espasmos, e foi aí que a equipe médica finalmente diagnosticou com exatidão a origem do problema.
 
A doença de Leigh é causada por problemas nas mitocôndrias - pequenas estruturas que funcionam como uma espécie de usina de força de cada célula. A doença afeta o cérebro, em particular, o sistema nervoso. Ela se manifesta geralmente no início da infância. Entre os primeiros sintomas estão deficiências na habilidade de sucção, perda de controle do movimento da cabeça e de habilidades motoras.
 
'Pode parecer estranho, mas fiquei aliviada de, finalmente, ter uma resposta', diz Sharon.
 
No caso de Edward, sempre havia o risco de que ele morresse durante um desses ataques de espasmos, que chegavam a durar dias, e embora os médicos tivessem alertado os pais de que o garoto só viveria até os cinco anos, Edward conseguiu lidar com os intensos sintomas da doença de Leigh até sua morte, os 21 anos, no ano passado.
 
'É difícil quando tudo que você quer é ter uma família, e finalmente você tem um bebê como o Edward, e você acha que finalmente está chegando a algum lugar com todas as suas esperanças e sonhos, e aí alguém lhe diz que em algum momento seu filho vai morrer', diz a britânica.
 
Egoísmo e esperança
O casal continuou tentando ter um bebê saudável, sem sucesso. Sharon deu à luz outra três crianças, mas nenhuma viveu mais do que dois anos. Cada vez que mais um bebê morria, eles diziam a si mesmos que seria a última tentativa, e após a última morte, em 2000, eles desistiram.
 
'As pessoas me perguntam, o que Edward tinha de diferente? Como ele sobreviveu ainda bebê, se já tinha todos os problemas que mais tarde só aumentariam? Eu não, mas Edward tinha uma força dentro dele. Ele lutou durante toda a sua vida. Eu acho que estava na personalidade dele'.
 
Ter perdido todos os filhos é algo que afeta o casamento de Sharon. 'Também afeta a família, os avós e suas esperanças e sonhos de terem netos', conta.
 
A britânica diz que muitos já acusaram o casal de serem egoístas por quererem algo que não podem ter - sua própria família, com crianças saudáveis. 'Não me acho egoísta, só quero que meu filho tenha saúde'.
 
O sofrimento dos filhos de Sharon a convenceu da necessidade de apoiar a criação de técnicas que possam remediar os problemas em mitocôndrias com as mesmas falhas que as suas.
 
'Quando você vê alguém com dor, você não quer ver mais pessoas com dor. Você não quer ver uma criança nascer só para sofrer e morrer antes de completar dois anos, ou, caso sobrevivam, que tenham deficiências devastadoras'.
 
'Não se trata de ser egoísta. Não tem nada a ver com querer bebês sob medida. Não estamos sendo injustos com pessoas com deficiências. É uma tentativa de criar um bebê saudável. É uma tentativa de dar um futuro a uma criança', diz Sharon.
 
Fonte R7

Sem dinheiro para tratar, chinesa com "perna de elefante" quer amputar

Mãe de duas crianças, Liu Sau depende do marido para sustentar a casa e fazer as tarefas domésticas
 
A chinesa Liu Sau cuja perna direita inchou até chegar ao tamanho da de um elefante está considerando amputá-la porque não pode arcar com os custos do tratamento médico.
 
— Manter a perna é a melhor escolha, mas está fora das opções.
 
Acredita-se que Liu Sau, segundo o jornal The Sun, possua problemas linfáticos que fizeram com que sua perna aumentasse de tamanho com o passar do tempo. Sua perna direita começou a engrossar há cinco anos.
 
Mãe de duas crianças, Liu é da Província de Jiangxi, no leste da China. Impedida de trabalhar, ela depende do marido, Yang Yifa, para alimentar as crianças e também para as tarefas domésticas.
 
Seu marido, que sofre de tuberculose crônica, espera que a amputação possa ser feita em algum hospital próximo:
 
— Esperamos que haja um hospital que possa fazer a cirurgia de graça para a minha esposa.
 
Fonte R7

Orgasmo ajuda a combater estresse, depressão e risco de câncer

Segundo especialistas, pessoas que têm orgasmos mais regularmente tendem a parecer mais jovens

Um orgasmo por dia pode, de fato, trazer inúmeros benefícios à saúde da mulher. O momento de máxima excitação cria uma reação química natural que é muito melhor do que qualquer remédio para a saúde e o bem-estar.

Segundo o jornal The Sun, comprovou-se que o orgasmo é eficiente no combate ao estresse e à depressão, assim como na diminuição de dores e do risco de se ter câncer de mama. Além disso, especialistas indicam que pessoas que têm orgasmos regularmente tendem a parecer mais jovens.

Segundo o dermatologista Dr. Mervyn Patterson, “orgasmos aumentam o fluxo sanguíneo para a pele ao estimular o sistema nervoso parassimpático”.

Os orgasmos são vistos também como melhor alternativa às pílulas para dormir. Pesquisadores descobriram que a oxitocina liberada durante o orgasmo ajuda no sono.

Além disso, podem ajudar a proteger o coração, segundo a Dra. Lisa Turner, do Reino Unido:

— Se você não quer ter um ataque cardíaco, tenha orgasmos. Um estudo em Israel descobriu que mulheres com maior incidência de doenças cardíacas tiveram menos orgasmos e vice-versa.

Vale lembrar que durante o orgasmo, o cérebro libera uma série de endorfinas, incluindo a serotonina, ingrediente-chave do antidepressivo Prozac.

Fonte R7

Alguns avanços e muitos mistérios acompanham o Mal de Alzheimer

Mais de cem anos depois de a decadência do cérebro de um paciente ter sido identificada pela primeira vez, o Mal de Alzheimer permanece como um dos grandes desafios da Medicina, avaliam especialistas na véspera do dia mundial dedicado à doença.
 
A ciência tem feito progressos intermitentes, reportando pequenos avanços e recuos frustrantes.
 
Embora os cuidados com as pessoas acometidas pela doença tenham melhorado desde que o ex-presidente americano Ronald Reagan e o escritor britânico Terry Pratchett ajudaram a eliminar o estigma, os principais processos da doença permanecem um enigma.
 
O Mal de Alzheimer é responsável por dois terços dos casos de demência e acomete uma a cada 200 pessoas. Descobrir uma cura nunca foi tão urgente, diante do crescimento e do envelhecimento da população.
 
"Será um tsunami em termos da carga (dos custos)", afirmou à AFP Dean Hartley, diretor de iniciativas científicas da Associação Americana de Alzheimer, na véspera do Dia Mundial do Alzheimer.
 
No mês passado, uma porta se fechou quando as gigantes farmacêuticas Eli Lilly, Pfizer e Johnson & Johnson decidiram suspender os testes para tratamentos, que eram ansiosamente aguardados, mas que fracassaram nos exames clínicos.
 
Em 6 de setembro, cientistas franceses anunciaram que o extrato vegetal ginko biloba, amplamente alardeado como um remédio natural contra o Alzheimer, na verdade não evita a demência.
 
Alegando financiamento insuficiente, ao menos em parte, os cientistas dizem que ainda não sabem ao certo o que fazer com as placas e emaranhados que o médico alemão Alois Alzheimer identificou pela primeira vez no cérebro de um paciente com demência, falecido em 1906.
 
Pouco trabalho subsequente foi feito até os anos 1960, parcialmente porque poucas pessoas viviam na época até uma idade em que a doença se manifestasse.
 
Hoje, alguns medicamentos do nosso arsenal tratam alguns sintomas, mas são impotentes em evitar a progressão da doença.
 
"As pessoas estão absolutamente desesperadas por remédios, pessoas que sofrem com a doença e pessoas próximas delas", explicou Eric Karran, diretor de pesquisas da Alzheimer's Research UK, principal organização do Reino Unido especializada em prevenir, tratar e buscar a cura para a doença.
"Estamos hoje em um momento crítico para esta doença", acrescentou.
 
"A indústria farmacêutica tem tido uma série de fracassos muito, muito caros. Eu me preocupo que estejam pensando: 'isto é muito difícil e teremos apenas que aguardar até que a ciência esteja mais evoluída'", prosseguiu.
 
Para Hartley e Karran, o Alzheimer recebeu apenas uma parte do dinheiro que os governos investem em pesquisas sobre doenças, apesar de ser uma das moléstias mais caras em termos de sofrimento e despesas.
 
A Associação Internacional do Alzheimer (ADI, federação mundial de associações dedicadas à doença) calcula que o número de pessoas com demência crescerá de 35,6 milhões em 2010 para 65,7 milhões em 2030 e 115,4 milhões em 2050.
 
Os custos, incluindo gastos hospitalares e cuidados domésticos, medicamentos e visitas clínicas, devem subir cerca de 85% até 2030 a partir dos US$ 600 bilhões (€ 480 bilhões) gastos em 2010, aproximadamente o PIB da Suíça.
 
Mas o dinheiro não é o único problema. A doença é particularmente difícil de decifrar não só porque seu efeito em humanos é quase impossível de replicar em animais de laboratório. Sua lenta progressão é um obstáculo a mais.
 
"A doença parece estar presente no cérebro das pessoas talvez 15 anos antes de manifestar sintomas", explicou Karran.
 
O Mal de Alzheimer costuma se tornar aparente por volta dos 70 anos, quando os membros da família começam a perceber que seu ente querido vai se tornando esquecido e confuso.
 
"Quando os pacientes estão disponíveis para estudo em testes clínicos, na verdade estamos olhando para uma doença que está se desenvolvendo há 15 anos", em cujo estágio os neurônios já teriam morrido, afirmou Karran.
 
Os cientistas discordam sobre os respectivos papéis dos depósitos da placa beta-amiloide e de uma proteína chamada tau, que forma emaranhados dentro destas células cerebrais.
 
A maior parte das terapias em teste foi direcionada às placas beta-amiloides, mas alguns sugerem agora que na verdade é a tau que mata as células do cérebro.
 
"Nós ainda não compreendemos exatamente a relação entre o dano estrutural e os sintomas cognitivos", relatou à AFP o doutorando de neurofisiologia holandês Willem de Haan.
 
Os cientistas buscam um tratamento que detenha a doença em seu estágio inicial, mesmo antes do aparecimento dos sintomas. Embora não tenham obtido sucesso, seus trabalhos lançam algumas pistas valiosas pelo caminho.
 
Já se sabe que um pequeno percentual de pessoas, com mais frequência mulheres do que homens, é geneticamente predisposto a desenvolver o Mal de Alzheimer. Portanto, possuir um histórico familiar da doença aumenta os riscos.
 
Alguns estudos sugerem que ter um estilo de vida saudável reduz os riscos para as pessoas que não possuem genes relacionados com o desenvolvimento do Alzheimer.
 
Os diagnósticos também são proveitosos: novas pesquisas demonstram que um simples teste conhecido como 'eye-tracking' (técnica que permite, examinando o movimento ocular, verificar para onde o indivíduo está olhando) e a interrupção do sono podem ser indícios precoces, e ajudariam os afetados a fazer escolhas de estilo de vida antes que a doença avance.
 
Os especialistas acreditam que se governos, pesquisadores e empresas farmacêuticas trabalharem juntos de forma eficiente, um tratamento poderia estar disponível dentro de 20 anos.
 
Mas também alertaram para o risco de dar falsas esperanças a pessoas desesperadas.
 
"Encontrar um remédio para uma doença crônica é muito, muito mais complicado do que, digamos, colocar o homem na Lua", explicou Karran.
 
Fonte R7

Câmara de Brotas-SP aprova obrigatoriedade de teste da linguinha

A Câmara de Brotas-SP aprovou lei que obriga a realização do teste da linguinha em recém-nascidos do município.
 
O procedimento é importante para o diagnóstico precoce e, se necessário, o tratamento adequado, corrigindo problemas relacionados a sucção na amamentação, deglutição, e, posteriormente, a mastigação e fala.
 
De acordo com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o teste é único no Brasil.
 
A lei municipal 2.565 é de 13 de setembro de 2012. Segundo Roberta Martinelli, idealizadora do teste e membro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, "existem graus variados de língua presa, por isso é importante existir um teste que considere os aspectos anatômicos e funcionais para realizar um diagnóstico preciso, indicando ou não a necessidade de cirurgia do frênulo da língua".
 
Fonte R7

Produtos irregulares são suspensos pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, no Diário Oficial da União desta quinta-feira (20/9), a suspensão da fabricação, divulgação, comércio e uso, em todo o País, de todos os saneantes fabricados pela empresa Hexa' Bril Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda.
 
Os produtos foram suspensos por não terem registro na Anvisa, de acordo com comunicado do órgão.
 
Outro produtos foram suspensos, de acordo com a Anvisa, como o medicamento Epinefrina 1 mg/ml solução injetável, identificado como Epinefrina ou como Hydren.
 
O medicamento, fabricado pela empresa Hypofarma- Instituto de Hypodermia e Farmárcia Ltda, não tinha registro válido na Anvisa. A lista completa está disponível no site www.anvisa.gov.br. "A suspensão é definitiva e tem validade imediata após divulgação da medida no Diário Oficial. As pessoas que já tiverem adquirido algum produto dos lotes suspensos devem interromper o uso", informa a Anvisa.

Fonte R7

Concurso Prefeitura de Afrânio - PE

A Prefeitura de Afrânio, Estado do Pernambuco, publicou edital N° 001/2012 de concurso público para provimento de 280 vagas na estrutura administrativa do Município, distribuídas em 48 cargos públicos. O concurso será realizado através da empresa ASCONPREV e será válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Haverá várias vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos variados de R$ 622,00 a R$ 10.500,00.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate a Endemias, Agente de Manutenção Mecânica, Agente de Vigilância Epidemiológica, Agente de Vigilância Sanitária, Advogado de Assistência Judiciária, Assistente Social, Auxiliar em Saúde Bucal, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Manutenção, Auxiliar de Serviços Gerais e demais cargos.
 
Inscrições e Provas
As inscrições, que ocorrerão até o dia 03 de outubro de 2012, serão efetuadas pela internet através do site: www.asconprev.com.br.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 90,00 para os cargos de nível Superior, R$ 70,00 para os cargos de nível Médio e nível Técnico e R$ 45,00 Nível Fundamental.
 
A prova objetiva será realizada em datas, locais e horários a serem divulgados no site www.asconprev.com.br. As provas e o gabarito preliminar serão disponibilizados, ao longo do primeiro dia útil após a realização do concurso.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Acauã - PI

No Município de Acauã, Estado do Piauí, a Prefeitura liberou o edital retificado do concurso público nº 01/2011,. reabrindo o prazo para inscrições. Serão preenchidas 55 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. A remuneração dos efetivados será de até R$ 3.750,00, para carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
Cargos
As vagas são para auxiliar de serviços gerais, agente administrativo, motorista categoria C e D, vigilante, professor, médico do PSF, assessor jurídico na área social, operador de retro-escavadeira e enfermeiro do PSF.
 
Inscrições
As inscrições serão feitas via internet, no endereço eletrônico www.institutomchadodeassis.com.br, de 27 de agosto até o dia 27 de setembro de 2012.
 
Taxas
As taxas variam de R$ 30,00, R$ 60,00 e R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas
O concurso será realizado em 02 (duas) etapas:
 
-1º etapa: Provas Objetivas, para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório.
-2º etapa: Apresentação dos títulos, apenas para o cargo professor nível médio e superior com caráter classificatório.
 
As provas serão aplicadas na cidade de Acauã - PI, com duração de 3 horas, prevista para o dia 04 de novembro de 2012, no horário de 09:00 às 12:00 h.
 
Gabaritos
Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados em até 48 após a realização das provas e o gabarito oficial será divulgado em 19 de novembro de 2012.
 
Validade
O concurso terá validade de 02 anos a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal de Acauã - PI.

Edital / Publicações

Concurso UNIUV - PR

A Fundação Municipal Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv), Estado do Paraná, lançou edital de concurso público N° 130/2012, com o objetivo de contratar 21 professores para integrar seu Quadro de Docentes. A informação é de que a remuneração poderá variar de R$ 365,39 a R$ 664,44.
 
Os contratos serão todos em regime estatutário e a jornada de trabalho será de 08 horas semanais, sendo 04 delas em sala de aula, com atuação nas áreas de Informática, Ciências Contábeis, Libras, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Design, Odontologia - Radiologia, Odontologia - Dentística, Odontologia - Cirurgia Buco Maxilofacial, Odontologia - Periodontia, Ciências Biológicas e Comunicação Social.
 
Os interessados em efetivar sua inscrição deverão fazê-la pessoalmente ou por terceiros, mediante procuração, até o dia 8 de outubro de 2012, na Secretaria da Uniuv, situada na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 3856, Bairro São Basílio Magno, União da Vitória, PR, de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 12 horas, das 14 horas às 17 horas e das 19 horas às 21 horas. A taxa é de R$ 80,00.
 
As provas ocorrerão no período de 17 a 26 de outubro de 2012, nas instalações próprias do prédio sede da Uniuv, situado na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 3856, Bairro São Basílio Magno.
 
O resultado da prova escrita será divulgado, em quadro próprio, na sede da Uniuv, no dia 18 de outubro de 2012, a partir das 20h e no endereço eletrônico www.uniuv.edu.br.
 
O concurso terá validade de 01 ano, a contar da data de homologação, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Concurso UNILA 2012

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA, lançou através do Diário Oficila da União edital Nº. 01, de 30 de agosto de 2012, para realização de concurso público visando o preenchimento de 64 vagas de nível superior para o cargo de Professor.
 
A remuneração total para o professor assistente, cargo ocupado por quem tenha o título de mestrado, é de R$ R$ 4.837,66 e para professor adjunto, cargo ocupado por quem tenha o título de doutorado, é de R$7.627,02, além de auxílio-alimentação de R$304,00. As vagas são para 40 horas semanais e dedicação exclusiva.
 
Há vagas para 15 áreas diferentes: Arquitetura (3 vagas), Biologia (9), Cinema (3), Economia (6), Engenharia (12), Geografia (1), Línguas (12), Matemática (5), Metodologia (2), Música (1), Relações Internacionais (2), Saúde Coletiva (2), Ciência Política e Sociologia (3), Estatística (2) e Química (1).
 
 
 
As inscrições devem ser efetuadas exclusivamente pelo site www.unila.edu.br, até o dia 02 de outubro de 2012, podendo também participar tanto brasileiros quanto estrangeiros (mas para a posse destes será obrigatória a apresentação de visto permanente aos estrangeiros).
 
As provas serão realizadas na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Data, horários e locais para a realização das provas serão divulgados em Edital, a ser disponibilizado no endereço eletrônico www.unila.edu.br.
 
O concurso será constituído das seguintes etapas: Prova Escrita; Prova Didática; Prova Prática, exclusiva para candidatos da área de música; Análise de Títulos e Currículo e Defesa da Proposta de Atuação Acadêmica.
 
O concurso será válido por 12 meses, a partir da publicação do edital de homologação do resultado final do concurso no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Santa Amélia - PR 2012

A Prefeitura da cidade paranaense de Santa Amélia lançou edital n° 01/2012 de concurso público para preenchimento de 20 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam entre R$ 622,02 e R$ 4.325,92, com carga horária de 20 a 40 horas semanais.

As oportunidades oferecidas são para os cargos de Advogado, Médico PSF, Enfermeira Padrão, Cirurgião Dentista, Médico Veterinário, Farmacêutico, Professor, Técnico em Higiene Dental, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar Administrativo de Pessoal, Professor de Educação Infantil, Auxiliar Administrativo (I, II e II), Mecânico, Operador de Máquinas, Auxiliar de Serviços Gerais, Servente e Agente Comunitário de Saúde.

As inscrições estão abertas e serão realizadas até as 18h00 do dia 07 de outubro de 2012, somente via Internet, no endereço eletrônico www.uenp.edu.br.

A taxa de inscrição varia de R$ 25,00 para nível fundamental, R$ 50,00 para nível médio e R$ 80,00 para nível superior.

O interessado na obtenção de isenção na taxa de inscrição, deverá formalizar seu pedido, através de requerimento disponibilizado no site www.uenp.edu.br. O período para solicitação de isenção será de 11 a 14 de setembro de 2012, com divulgação preliminar dos isentos pela internet.

As provas serão realizadas no dia 04 de novembro de 2012, no horário das 9 às 13 horas, num total de 4 (quatro) horas, na cidade de Santa Amélia - PR. Os locais das provas, bem como o ensalamento, serão divulgados no site de inscrição.
 
A prova prática para o cargo de Operador de Máquinas será realizada no dia 18 de novembro de 2012, em local e horário a ser designado junto com a publicação do gabarito definitivo, somente pelos candidatos aprovados na prova objetiva.

O Concurso Público terá validade de 02 anos, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, desde que haja interesse e conveniência por parte da Prefeitura Municipal de Santa Amélia - PR.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Lunardelli (PR)

A Prefeitura de Lunardelli, Estado do Paraná, através do Instituto Exatus, lançou edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 49 vagas mais formação de cadastro de reserva para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 7.418,00, em carga horária variada de 20 a 40h semanais.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Advogado, Agente Comunitário de Saúde, Agente Fiscal Tributário, Assistente Social, Atendente Odontológico, Auxiliar Administrativo, Bioquímico, Contador, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gari, Médico e demias cargos.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas até o dia 04 de outubro de 2012, através do site www.exatuspr.com.br. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 150,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Os candidatos que não possuírem acesso a internet, poderão realizar a inscrição na Prefeitura Municipal de Lunardelli/PR, Setor de RH, nos dias úteis, no período de inscrição, das 08h30min às 11h00min e das 13h30min às 16h00min.
 
A prova objetiva será realizada em dia, local e horário a serem divulgados junto com o Edital de Homologação das Inscrições a ser publicado em Edital nas dependências da Prefeitura Municipal de Lunardelli, no Jornal Tribuna do Norte e através dos sites www.exatuspr.com.br e www.lunardelli.pr.gv.br.

O prazo de validade do Concurso Público será de 02 anos, a contar da data da publicação do ato de homologação do resultado final do Concurso, prorrogável uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Campo Mourão - PR

A Prefeitura de Campo Mourão, Estado do Paraná, através da empresa FAUEL, publicou os editais de concurso público e processo seletivo, com o objetivo de preencher 120 vagas mais cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 690,00 a 8.000,00 por carga horária de 40h semanais.
 
As chances são para os cargos de agente de endemias, protético, agente comunitário de saúde, técnico em radiologia, médico, coveiro e atendente de farmácia e caixa.
 
As inscrições serão realizadas a partir das 10 horas do dia 03 de setembro até às 23hs59min do dia 01 de outubro de 2012, somente via internet, no endereço eletrônico da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina - FAUEL: www.fauel.org.br e www.campomourao.pr.gov.br.
 
As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 95,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
A Prova Objetiva tem data prevista para ocorrer no dia 04 de novembro 2012, na cidade de Campo Mourão, Estado do Paraná, em locais e horários a serem divulgados em Edital Específico. O gabarito será divulgado na data prevista de 04 de novembro de 2012.
 
O concurso tem validade de 02 anos a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de São José de Ubá - RJ

A Prefeitura de São José de Ubá, Estado do Rio de Janeiro, publicou edital Nº. 001/2012 para realização de concurso público, com o objetivo de preencher 74 vagas de níveis fundamental, médio e superior. A faixa salarial oferecida varia entre R$ 622,00 a R$ 2.940,00, para o cumprimento de jornadas semanais de 20, 30 ou 40 horas.
 
Do total de vagas para cada cargo e as que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso público, 5% ficarão reservadas aos candidatos que se declararem pessoas com deficiência.
 
Cargos
Recepcionista, Atendente de Serviços de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Instrutor/Professor, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico de Radiologia, Técnico de Laboratório, Técnico de Enfermagem, Bibliotecário, Professor de Educação Física, Médico (Psiquiatra, Plantonista, Pediatra, Neurologista, Ginecologista Obstetra, Endocrinologista e Cardiologista) e Biólogo.
 
Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições das 14h00min do dia 24 de setembro às 23h59min do dia 15 de outubro de 2012, no site www.consulplan.net ou de forma presencial, na Central de Atendimento ao candidato da Consulplan, localizada no Centro Cultural Zacharias Rodrigues Neto, situado na Avenida David Vieira Ney, s/nº, Centro, São José de Ubá/RJ, exceto sábados, domingos e feriados, de 09h00min às 16h00min, com exceção do primeiro dia de inscrição, que se iniciará às 14h00min.
 
A taxa de inscrição varia entre R$ 40,00 para cargos de nível fundamental, de R$ 50,00 para médio e de R$ 70,00 para superior.

Provas
As provas escritas objetivas serão realizadas na data provável de 04 de novembro de 2012, em local e horário a serem divulgados a partir do dia 29 de outubro de 2012 através do site www.consulplan.net. Os gabaritos oficiais preliminares serão divulgados às 16h00min do dia útil subsequente ao da realização da prova escrita.
 
Os títulos, acompanhados do formulário de envio devidamente preenchido e assinado, deverão ser entregues na data de realização da prova objetiva, na coordenação do local de provas em que o candidato realizar a prova, apenas após o término do tempo estipulado para a realização da mesma, onde haverá envelopes próprios à disposição dos candidatos interessados para entrega.
 
Validade
O concurso público será válido por 02 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

Casa Civil do Rio de Janeiro abre inscrições para seleção pública

Divulgado edital N°01/2012 de seleção pública para a Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro, que objetiva a contratação temporária de pessoal e formação de cadastro de reserva em funções de nível superior. Os contratados irão atuar em Projetos da Copa do Mundo de Futebol 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
 
Vagas, cargos e salários oferecidos
São oferecidas 15 vagas para contratação temporária com prazo de três anos, podendo ser prorrogado por mais dois. Candidatos classificados excedentes formarão cadastro de reserva.
 
Os salários oferecidos variam de R$ 6.500 a R$ 16.250, ressaltando que o candidato poderá concorrer a mais de uma função, não excedendo a escolha de duas opções.
 
São 12 as funções oferecidas pela Casa Civil: as com salário de R$ 16.250 são para Coordenador de Instalações e Jogos (que exige curso superior em Engenharia Civil, mais registro no CREA), Coordenador Inter Modais (graduação em qualquer área de formação, mais registro no órgão de classe competente) e Gerente de Projetos (também com exigência de diploma em qualquer área de formação).

As funções com salários de R$ 13 mil são para Advogado (curso superior em Direito, mais registro na OAB), Engenheiro Civil (curso superior em Engenharia Civil, mais registro no CREA), Especialista em Comunicação (curso superior em Comunicação Social, nas áreas de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas ou correlatas, mais registro no órgão de classe competente), Especialista em Transportes (superior em Engenharia, mais registro no CREA) e Especialista em Segurança (curso superior em qualquer área de formação, mais registro no órgão de classe competente).

São três as funções com salários de R$ 10.800: Técnico em Cultura e Educação (nível superior em qualquer área de formação, mais registro no órgão de classe), Técnico em Marketing e Promoção Comercial (superior em Administração, Comunicação Social, Marketing e Propaganda ou correlatos, mais registro) e Técnico em Sustentabilidade/Acessibilidade (curso superior em qualquer área de formação, mais registro).
 
Para a área de Relações Institucionais, o salário oferecido é de R$ 6.500 e a qualificação mínima exigida é diploma ou certificado de conclusão de curso superior em Comunicação Social, nas áreas de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas ou correlatas, mais registro no órgão de classe competente.

Inscrições
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro), no endereço www.ceperj.rj.gov.br. Os candidatos deverão acessar a ficha e preenchê-la até o dia 9 de outubro de 2012.
 
A taxa de inscrição custará R$ 100 para cada uma das funções escolhidas. Caso o candidato opte por mais de uma, deverá registrar na ficha de inscrição qual a opção prioritária. O valor da inscrição poderá ser pago em qualquer agência bancária, obrigatoriamente, por meio do boleto específico.
 
Às pessoas que não tiverem acesso à internet estará disponibilizado posto de inscrição presencial, que funcionará na sede da organizadora, na Avenida Carlos Peixoto, 54, térreo, Botafogo, Zona Sul do Rio, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, exceto feriados. Quem optar pelo posto de atendimento deverá levar documento oficial de identidade original e comprovante de residência.
 
Nas 15 vagas oferecidas já estão incluídas as reservadas às pessoas com deficiência, negros e índios. Esses candidatos devem assinalar sua condição no campo apropriado da ficha de inscrição. Aquele que não declarar ser pessoa com deficiência, negro ou índio concorrerá somente às vagas regulares
 
Seleção
A seleção pública será desenvolvida em duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório:
  • Avaliação de títulos e experiência profissional para as 12 funções oferecidas;
  • Duas entrevistas a serem realizadas no mesmo dia: uma para avaliar a fluência do Inglês e a outra para avaliar as competências inerentes ao desenvolvimento da função pretendida.
A Ceperj será responsável pela análise de títulos e pela entrevista de idioma. Já a entrevista pessoal será desenvolvida por banca constituída por profissionais integrantes da Casa Civil.
 
Vale ressaltar que serão convocados para a entrevista de idioma os candidatos mais bem classificados na primeira etapa em até 10 vezes o número de vagas estabelecidas para a função pretendida. Essa fase constará de quatro perguntas que deverão ser respondidas em 10 minutos, sendo concedido somente um minuto de tolerância para conclusão da última resposta. Será realizada de forma individual e valerá 50 pontos. As perguntas versarão sobre um dos seguintes temas, a ser sorteado pelo candidato: Copa do Mundo de 2014, Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 e atividades esportivas em geral.
 
Adicionalmente, a banca – constituída por professores especialistas – abordará um tema de sua escolha. A entrevista pessoal também valerá 50 pontos, constará de até seis perguntas e a banca avaliará a capacidade de comunicação, objetividade, clareza e correção na linguagem, além de domínio do assunto.

Edital / Publicações

Concurso UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou edital N° 027/2012 de concurso público de provas e títulos para o cargo de professor do magistério superior nas classes auxiliar, assistente e adjunto.

São dispostas 76 vagas de professor do magistério superior, sendo 58 oportunidades para profissional da classe Adjunto com 40 horas semanais em regime de Dedicação Exclusiva e remuneração de R$ 7.627,02 e 01 vaga para Adjunto com jornada de 20 horas. Além disso, haverá 05 vagas para Professor Assistente com atuação prevista para regime de Dedicação Exclusiva e salário de R$ 4.837,66, outras 06 oportunidades para Assistente, com vencimentos de R$ 2.072,77, e, por fim, 06 vagas para Auxiliar com especialização, todas estas com dedicação de apenas 20 horas semanais e salário de R$ 1.711, 80.

A inscrição será feita, exclusivamente, via internet, a partir das 8h do dia 25 de setembro até às 23h59 do dia 25 de outubro de 2012, observando o horário local de Natal, pelo site www.sigrh.ufrn.br. As taxas variam de R$ 50,00 para Auxiliar 20h, R$ 60,00 para Assistente 20h, R$ 140,00 para Assistente com DE e R$ 220,00 para Adjunto com DE.

O Concurso constará de quatro tipos de avaliações, realizadas na seguinte ordem: I - Prova Escrita (fase eliminatória); II - Prova Didática (fase eliminatória); III - Defesa de Memorial e Projeto de Atuação Profissional (fase eliminatória), e IV – Prova de Títulos (fase classificatória).

O período previsto para a realização das provas é de 26 de novembro a 21 de dezembro de 2012. O dia, o horário e o local exatos da prova escrita serão publicados em DOU por meio de edital complementar e divulgados nos sítios www.sigrh.ufrn.br e www.progesp.ufrn.br. O prazo de validade do concurso público será de 01 ano.

Edital / Publicações

Universidade Federal de Roraima abre processo seletivo

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) publicou edital de concurso público 042/2012, com o objetivo de contratar 08 Professores para os Centros de Ciências da Saúde, Ciências e Tecnologia, Ciências Administrativas e Jurídicas e os Departamentos de Língua Brasileira de Sinas e de Engenharias.
 
Serão ofertadas 02 vagas para Adjunto e 06 para Assistente, já inclusa uma oportunidade para pessoa com deficiência. Os salários serão de R$ 5.141,66 e R$ 7.931,02, já contabilizado o auxílio alimentação de R$ 304,00. Além disso haverá auxílio transporte opcional.
 
Em todos os casos a jornada será de 40h semanais em regime de Dedicação Exclusiva, exceto para a vaga destinada ao CCS, que tem carga prevista em apenas 40h.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 3 a 28 de setembro de 2012, em dias úteis das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, na Diretoria de Recursos Humanos da UFRR, e entregar o comprovante original de recolhimento da taxa no valor de R$ 70,00 (Assistente) ou R$ 80,00 (Adjunto); cópia do RG; três vias do Curriculum Vitae Lattes comprovado; e cópia do diploma de graduação e pós-graduação.
 
Os candidatos serão submetidos a prova escrita, didática e de títulos.

Concurso Prefeitura de Gurupi - TO

A Prefeitura de Gurupi, Estado do Tocantins, reabriu o prazo de inscrições para o concurso nº 001/2011, que visa o preenchimento de 307, já incluídos os cargos acrescentados e as cotas para portadores de necessidades especiais. Considerando os valores declarados no edital seguido das suas retificações, os vencimentos oferecidos oscilam entre R$ 562,27 a R$ 3.000,00 dependendo do cargo, e as jornadas serão de 20 a 40 horas semanais.
 
Será também formado cadastro de reserva.
 
Cargos
Candidatos com ensino fundamental podem se inscrever nos cargos de Merendeiro, Motorista de veículos leves, Eletricista e Cozinheiro.
 
Para quem tem o ensino médio as chances são para Guarda Municipal, Assistente de Tributação, Assistente Administrativo (Procuradoria Geral), Fiscal de Posturas e Edificação, Fiscal de Tributos Municipais, Fiscal de Vigilância Sanitária, Orientador de Trânsito, Técnico em Laboratório, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Consultório Odontológico, Agente Administrativo e Professor I.
 
Já para portadores de diploma de nível superior as oportunidades são para Inspetor Sanitário, Assistente Jurídico, Administrador, Médico, Veterinário, Terapeuta Ocupacional, Nutricionista, Biomédico, Contador, Secretária Executiva, Psicólogo, Odontólogo, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Procurador Municipal do Contencioso, Procurador Municipal Tributário, Procurador Municipal Administrativo, Procurador Municipal do Meio Ambiente, Patrimônio Público e Habitação, A, Enfermeiro e Assistente Social.
 
Inscrições
Os interessados podem fazer suas inscrições, por meio da internet, através do endereço eletrônico www.ebraconconcursos.com.br, de 20 de setembro a 1º de outubro de 2012, horário de Brasília.
 
A taxa de inscrição é de:
R$ 28,00, para nível fundamental;
R$ 32,00, nível médio;
R$ 48,00, nível superior.
 
Provas
As datas, locais e horários de realização das provas serão informados aos candidatos inscritos, mediante aviso afixado no placar deste órgão e no site www.ebraconconcursos.com.br, até no décimo dia útil após o encerramento das inscrições. Os candidatos aos cargos de Agente administrativo e Motorista de veículos levers farão também provas de digitação e práticas de direção veicular. O gabarito das provas será publicado no site www.ebraconconcursos.com.br, até o quinto dia útil após a aplicação das provas.
 
Os candidatos aos cargos de nível superior aprovados nas provas objetivas deverão encaminhar os títulos a serem avaliados, em cópias autenticadas, para a sede da EBRACON - Empresa Brasileira de Concursos Ltda. – Rua 86-A, Qd. F-22, Lt. 09, Nº 91, Setor Sul, CEP.: 74.083-340, Goiânia-Goiás, pessoalmente ou por

 sedex, seguindo as instruções do edital.
 
Validade
O prazo de validade do concurso de Gurupi será de 02 anos, a contar da data da publicação de sua homologação, prorrogável uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

Prefeitura de Conceição do Mato Dentro - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, Estado de Minas Gerais, através da empresa responsável POLIS Auditoria, Treinamentos e Serviços Contábeis, lançou edital N° 001/2012 de processo seletivo com o objetivo de preencher 66 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 11.803,96 em carga horária de 40h semanais.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate a Endemias, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, Técnico em Enfermagem, Enfermeiro, Odontólogo, Médico de Família e Atendente de Convênio.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições presenciais serão realizadas no período de 20 de novembro a 21 de dezembro de 2012, exceto sábados, domingos e feriados das 8h às 12h e de 14h às 18h, na sede da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro.

Será admitida também inscrição realizada via internet, através do site www.polisauditoria.com.br, no período de 25 de novembro a 25 de dezembro de 2012. As taxa variam de R$ 40,00, R$ 55,00 e R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas e Gabaritos

A prova objetiva de múltipla escolha para todos os cargos será aplicada na data prevista de 27 de janeiro de 2012, em locais e horários a serem divulgados no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e no endereço eletrônico da empresa organizadora: www.polisauditoria.com.br. O gabarito será divulgado na data provável de 29 de janeiro de 2012.
 
Validade

O prazo de validade do processo seletivo é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da administração, mediante ato do Prefeito Municipal.

Concurso Polícia Militar – SP - Oficial de Saúde

Foi divulgado edital nº 003/2012 que rege o concurso público para provisão de 26 cargos no posto inicial de 2º Tenente Médico PM Estagiário e 02 cargos no posto inicial de 2º Tenente Farmacêutico PM Estagiário do Quadro de Oficiais de Saúde da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O concurso será realizado sob a responsabilidade da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Fundação VUNESP.

A remuneração inicial para os cargos de 2º Tenente Médico PM Estagiário e 2º Tenente Farmacêutico PM Estagiário é de R$ 5.501,30.
 
Para o cargo de 2º Tenente Médico PM Estagiário, o candidato deverá, no ato da inscrição, optar por uma das seguintes especialidades médicas: Anestesia (1 vaga), Cardiologia (1 vaga), Cirurgia Geral (1 vaga), Cirurgia Plástica (1 vaga), Clínica Médica (1 vaga), Dermatologia (1 vaga), Endocrinologia (1 vaga), Endoscopia (1 vaga), Fisiatria (1 vaga), Gastroenterologia Clínica (1 vaga), Hematologia (1 vaga), Infectologia (1 vaga), Medicina do Trabalho (1 vaga), Medicina de Urgência (1 vaga), Medicina Intensiva (1 vaga), Neurocirurgia (1 vaga), Neurologia (1 vaga), Oncologia (1 vaga), Ortopedia e Traumatologia (1 vaga), Otorrinolaringologia (1 vaga), Pneumologia (1 vaga), Proctologia (1 vaga), Psiquiatria (1 vaga), Radiologia (1 vaga), Reumatologia (1 vaga), Urologia (1 vaga).

Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas somente pela internet, no site www.vunesp.com.br, no período das 10 horas de 01 de outubro até às 16 horas de 01 novembro de 2012. O valor da inscrição será de R$ 200,00 e poderá ser pago em qualquer agência bancária, em dinheiro, cheque ou por internet.

Etapas da seleção
Este certame avaliará os candidatos por meio de sete fases distintas: na primeira, os inscritos deverão se submeter à prova escrita objetiva, formulada com questões de múltipla escolha e proposta de redação. As outras etapas serão a prova de condicionamento físico, prova oral, exames de saúde, exames psicológicos, investigação social e por último a análise de documentos e títulos.

A Prova Escrita tem data prevista para aplicação em 16 de dezembro de 2012, às 13horas, e será aplicada na cidade de São Paulo. A confirmação da data e do horário e as informações sobre local para a realização da prova serão divulgadas oportunamente por meio de convocação a ser publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) - Poder Executivo - Seção I - Concursos.
 
Validade
O Concurso Público terá validade de 2 (dois) anos, a contar da data de sua homologação e poderá, a critério da Administração, ser prorrogado por igual período, nos termos constitucionais.

SEAP - BA lança edital de processo seletivo

Publicado edital n° 01/2012 de processo seletivo da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização - SEAP-BA, para contratação por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo - REDA. O certame visa o preenchimento de 170 vagas, distribuídas em funções de nível médio e superior.
 
Cargos e vencimentos
Para nível médio são oferecidas vagas nas funções de Técnico de Enfermagem (35), Auxiliar de Consultório Dentário (08), Técnico em Radiologia (02) e Técnico em Laboratório (06).

No nível superior, os postos são para Assistente Social (16), Enfermeiro (10), Farmacêutico (05), Odontólogo (02), Médico Clínico (05), Médico Infectologista (05), Médico Psiquiatra (20), Médico Ginecologista (04), Psicólogo (25), Nutricionista (18), Fisioterapeuta (03) e Terapeuta Ocupacional (03).
 
Os profissionais selecionados irão compor as equipes médicas das Unidades Prisionais localizadas nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Jequié, Esplanada, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Ilhéus, Vitória da Conquista e Simões Filho.
 
O salário oferecido pode chegar até R$ 3.665,68, somados o vencimento básico, mais Gratificação, adicional de insalubridade, transporte e assistência médica do Estado, somente para o titular com co-participação.

Inscrições e Seleção
As inscrições serão realizadas de 21 a 26 de setembro de 2012, unicamente por meio do endereço www.indexus.com.br, mediante o pagamento da taxa (R$ 30,00 ou R$ 40,00) até o dia 27 de setembro de 2012.

A Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos será aplicada nos municípios pólos: Salvador, Itabuna, Paulo Afonso e Teixeira de Freitas, no dia 21 de outubro de 2012. Os portões serão abertos às 7h e o fechamento às 08h.

Os gabaritos preliminares serão divulgados na página de inscrição provavelmente no dia 23 de outubro de 2012 (dois dias após a aplicação das provas).

Os contratos entre a SEAP e os selecionados serão firmados por prazo determinado de dois anos, prorrogável uma única vez por igual período, ou mesmo prazo inferior, caso seja realizado concurso para o órgão.

Edital / Publicações

CEFET - RJ abre vagas para Professor

O Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET, Estado do Rio de Janeiro, lançou os editais nºs 07 e 08/2012 de processo seletivo para a contratação de Professores Substitutos e Temporários nas Unidades de Ensino da Instituição.
 
Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas de 21 de setembro a 4 de outubro de 2012, na Coordenação de Concursos dos campi Maracanã, Nova Iguaçu, Maria da Graça, Itaguaí, Petrópolis, Angra dos Reis, Nova Friburgo e Valença, sob taxa de R$ 50,00.
 
Locais de inscrição
-Campus Maracanã - Rua General Canabarro, nº. 552, das 10h às 16h.
-Campus Nova Iguaçu - Estrada de Adrianópolis, nº. 1.317, Santa Rita.
-Campus Maria da Graça - Rua Miguel Ângelo, nº. 96.
-Campus Itaguaí - Rodovia Mário Covas, quadra J, lote J2, Distrito Industrial de Itaguaí (Trevo da entrada da cidade), das 14 às 20 horas.
-Campus Petrópolis - Rua do Imperador, nº. 971, Centro.
-Campus Angra dos Reis - Rua do Areal, s/n, Parque Mambucaba, das 10 às 16 horas.
-Campus Nova Friburgo - Avenida Governador Roberto Silveira, nº. 1.900, Prado.
-Campus Valença - Rua Voluntários da Pátria, nº. 130, bairro Belo Horizonte, das 11 às 16 horas.

A íntegra deste Edital pode ser encontrada na página institucional do CEFET/RJ - www.cefet-rj.br.

Concurso Prefeitura de Itarumã (GO)

Com oferta de 238 postos de trabalho e retificações no edital, foi reaberto o concurso público da Prefeitura Municipal de Itarumã, Estado de Goiás. O edital está disponível aqui e as inscrições poderão ser efetuadas no período de 21 de setembro a 08 de outubro de 2012.
 
Há chances em cargos de níveis fundamental, médio e superior nos seguintes cargos:
 
Auxiliar de Higiene e Alimentação (6), Auxiliar de Serviços Gerais (17), Carpinteiro (1), Coveiro (1), Fiscal de Ônibus (4), Mecânico (2), Motorista (7), Operador de Máquina (2), Pedreiro (2), Tratorista (3); Agente Comunitário de Saúde (3), Agente de Combate a Endemias (3), Auxiliar de Enfermagem (4), Auxiliar de Laboratório (2), Eletricista (1), Monitor (6), Recepcionista (5); Auxiliar de Secretaria (7), Auxiliar em Saúde Bucal (3), Técnico em Enfermagem (3), Técnico em Higiene Bucal (1), Técnico em Radiologia (2); Assistente Social (2), , Enfermeiro (4), Farmacêutico/Bioquímico (1), Fisioterapeuta (1), Fonoaudiólogo (1), Gestor Ambiental (1), Médico (2), Nutricionista (1), Odontólogo (2), Professor DH III (10), Psicólogo (2).
 
A remuneração inicial máxima é de até R$ 2.244,22.
 
Inscrições e Provas
Os interessados devem acessar o endereço eletrônico www.consultarconcursos.com.br e pagar taxa que varia entre R$ 31,00 e R$ 112,00. O candidato prejudicado com as retificações do edital poderá efetuar o cancelamento da inscrição e solicitar a restituição do valor da taxa.
 
As provas objetivas para todos os candidatos serão realizadas provavelmente no dia 10 de novembro de 2012 (sábado) e o gabarito será divulgado no dia 12 de novembro de 2012. A divulgação dos resultados finais dos aprovados acontecerá no dia 11 de dezembro de 2012. Para os cargos de Motorista, Operador de máquina e Tratorista serão aplicadas provas práticas.
 
A divulgação dos locais e horários das provas objetivas, redação e práticas será na data prevista de 05 de novembro de 2012.
 
Os títulos dos candidatos aos cargos de nível superior deverão ser protocolados na COCP até dia 05 de dezembro de 2012 na sede da Prefeitura Municipal.
 
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contados da data da homologação dos resultados finais.

Edital / Publicações

Prefeitura de Piracicaba (SP) lança edital de concurso público

A Prefeitura de Piracicaba, Estado de São Paulo, através da empresa Makiyama, divulgou edital N° 03/2012 de concurso público de provas visando o preenchimento de 55 vagas para Médicos, com salários de até R$ 10.978,89 em carga horária de 20 a 40h semanais.
 
As chances são para Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Geriatra, Médico Pediatra, Médico Plantonista Clínico, Médico Psiquiatra, Médico Ultrassonografista, Médico Urologista, Médico Patologista Clínico, Médico na Área de Cabeça e Pescoço, Médico Psiquiatra e Médico do PSF (Programa de Saúde da Família).
 
As inscrições, no valor de R$ 35,00, serão realizadas no período de 10 de setembro a 14 de outubro de 2012, através do site www.makiyama.com.br.
 
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 18 de novembro de 2012. A confirmação oficial acerca do dia, horário e local para a realização das provas será através de Edital de Convocação para as Provas a ser disponibilizado nos sites www.piracicaba.sp.gov.br e www.makiyama.com.br e publicado no Diário Oficial do Município de Piracicaba após o encerramento do prazo para recurso contra o indeferimento das inscrições. O gabarito será divulgado na data prevista de 20 de novembro de 2012.
 
O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, a partir da data de sua homologação, e poderá ser prorrogado por uma vez e por igual período, a juízo da Prefeitura Municipal de Piracicaba.

Edital / Publicações

Concurso UFC 2012

A Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou edital N° 342/2012 de concurso público para o cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior - Classe Titular. A oportunidade é para trabalhar como Professor Titular do Departamento de Odontologia Restauradora.

A remuneração é de R$ 12.225,25, com jornada de 40h semanais em regime de Dedicação Exclusiva e atuação junto ao Setor de Dentística - Materiais Dentários.

Os interessados deverão realizar suas inscrições de 24 de setembro a 22 de novembro de 2012, das 8h às 11h e das 14h às 17h na secretaria do Departamento (rua Monsenhor Furtado, s/n, Rodolfo Teófilo, Fortaleza - CE). A taxa é de R$ 305,00.

A previsão é de que todos sejam avaliados por meio de prova de defesa de memorial, com arguição; prova didática, com arguição; e julgamento de títulos.

O prazo de validade do concurso será 01 ano, contado a partir da data de publicação do Edital de Homologação do Resultado no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração.

Universidade do Estado do Amazonas - UEA abre vagas

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) informa que até o dia 24 de setembro de 2012, professores da área da Saúde podem realizar a inscrição no Processo Seletivo Simplificado (PSS) aberto para selecionar três docentes médicos, para atuar na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA).
 
O regime de trabalho é de 40 horas, com remuneração mensal de R$ 4.536,00.
 
O formulário de inscrição é gratuito e está inserido no edital disponível no www.uea.edu.br. O cargo é para contratação temporária de 6 meses, podendo ser prorrogado. É necessário que os candidatos tenham, no mínimo, especialização.
 
As inscrições são realizadas entre os horários de 8h às 12h e 14h às 18h, na ESA, situada na Avenida Carvalho Leal, nº1777, Cachoeirinha.
 
A seleção é composta por análise documental e curricular, seguida por prova didática, onde o candidato ministrará aula com duração de 30 minutos. O resultado final será divulgado no dia 4 de outubro de 2012.
 
O prazo de validade do certame será de 2 anos após a publicação da portaria de homologação.

Oswaldo Cruz engaja médicos para qualidade e controle de custos

Remuneração por performance para médicos prestadores e variável para celetistas, além da garantia de transparência e participação em decisões estratégicas, são estratégias de parceria entre entidade e profissional 
 
Indiscutivelmente a gestão da saúde está em pleno amadurecimento e os médicos são participantes fundamentais desta tendência, afinal, eles são os maiores responsáveis pela entrada de pacientes na unidade hospitalar. As instituições, cada vez mais, clamam pelo engajamento desse profissional em prol da melhor produtividade e efetividade da assistência. Entretanto, a formação médica ainda é estritamente técnica e científica e, diante disso, os hospitais têm um enorme desafio: como engajá-los em processos de qualidade e controle de custos?
 
Este foi um dos temas discutidos durante o Intercâmbio de Ideias, na 10° edição do Saúde Business Forum. Para fomentar a discussão entre líderes do setor, o superintendente operacional do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Paulo Bastian, apresentou como a entidade, considerada de excelência pelo Ministério da Saúde, fez para implementar programas de parceria com seu corpo clínico de 5.200 médicos, incluindo mais de 100 contratados e o restante de prestadores.
 
Diálogo, transparência e participação em decisões relativas a serviços assistenciais foram pilares importantes para o engajamento dos profissionais, estratégia colocada em prática no Hospital desde 2008. “No primeiro momento o médico vê como interferência em sua atuação, mas é preciso insistir, dialogar e provar a total transparência. No Oswaldo Cruz, o médico tem acesso integral em relação aos preços dos serviços por exemplo”, explica Bastian.
 
A remuneração variável para os celetistas e o pagamento por performance para os prestadores foram meios de melhor remunerá-los e incentivá-los a serem parceiros da instituição, que possui atualmente 255 leitos e prevê expansão em mais de 90 leitos até o início do ano que vem.
 
Aproximadamente 20% da receita do hospital, o equivalente a R$ 90 milhões, previstos para 2012, são provenientes dos serviços anualmente remunerados por performance. Para isso, os médicos devem cumprir adequadamente os protocolos, os registros nos prontuários e metas de qualidade. E os médicos apenas compartilham os resultados positivos.

Os médicos que possuem relação empregatícia com o Oswaldo Cruz também devem cumprir uma série de metas, estabelecidas em comum acordo, para receberem a remuneração variável anual. Entre elas : índice de satisfação dos clientes; resultado operacional; geração de caixa; e certificação dos programas de qualidade, entre outras setoriais.
 
Além da avaliação por performance, outros aspectos são importantes para que o profissional reconheça as vantagens de ser um parceiro: comparação de desempenho de indivíduos e equipes; valorização de contribuições; critérios bem definidos de remuneração mediante participação em resultados; identificação de lideranças chaves; e possibilitar capacitação e desenvolvimento profissional (educação e pesquisa).
 
De acordo com Bastian, os médicos ajudam a controlar os lançamentos, evitando erros nos lançamentos das contas hospitalares. Desde a implementação do programa, o prazo de recebimento das faturas médicas no Oswaldo Cruz reduziu de 121 dias para 85 e as glosas, que eram de 6%, atingiram uma média de 0.37%. “Nos últimos três anos e meio a receita dos serviços onde os médicos recebem por performance cresceu significativamente, ficando cima da inflação e a satisfação do cliente está em 95%”, ressalta.

*Informações atualizadas às 21h27, do dia 20 de setembro
 
Fonte SaudeWeb

TI é estratégica mais no discurso do que na prática

Apesar de pesquisa apontar que 94% das instituições de saúde priorizam os investimentos em TI, a falta de visão estratégica dos gestores e profissionais da área emperram seu desenvolvimento
 
Tema de um dos Intercâmbios de Ideias do Saúde Business Forum, o estudo da IT Mídia “Antes da TI, a Estratégia” mensurou a relevância da área de TI para as instituições de saúde brasileiras. Em resumo, podemos dizer que – sim – a TI é estratégica para as organizações de Saúde, mas, por enquanto, muito mais no discurso do que na prática. A metodologia e tabulação dos resultados do estudo foram feitos em parceria com o presidente da SBIS (Associação Brasileira de Informática em Saúde), Cláudio Giulliano, e o consultor Sérgio Lozinsky.
 
A complexidade operacional e a jovialidade das entidades que regulam o setor corroboram para explicar o atraso da TI no segmento quando comparado a outras atividades como indústria de varejo e financeira. Além de ainda faltar visão estratégica dos gestores e dos próprios gerentes e diretores de TI, as soluções disponíveis no mercado ainda carecem de muito aperfeiçoamento.
 
“É muito difícil encontrar um software que gerencie todas as informações. Trabalhamos com uma colcha de retalhos de sistemas e programas”, afirma com tom de reclamação o José Renato Couppe, da Unimed Pindamonhangaba .
 
De acordo com a Lucia Boniatti, presidente do Hospital Mãe de Deus, referência em Porto Alegre, a TI tem que andar junto com a estratégia.
“Às vezes sinto que a estratégia anda mais rápido que a TI”, diz Adalton de Sena Almeida, do plano de saúde Uniplam.
 
O levantamento, em que profissionais responsáveis pela área de TI de 203 instituições de saúde responderam, constatou que a TI é onde as empresas mais pretendem investir:
  • 94% na compra de equipamentos e softwares
  • 79% ampliação e reforma
  • 72% treinamento e desenvolvimento de pessoas
 
Além disso, 59% da amostra responderam que o orçamento será ampliado a uma média de 6% para os próximos anos.
 
Apesar disso, mais de 50% dos respondentes apontaram restrições financeiras e resistência a mudanças como fatores de risco para o segmento. “ Este resultado demonstra falta de alinhamento, ou seja, problemas de governança”, pois como a intenção de investir é tão alta, assim como as restrições financeiras”, afirma Lozinsky.
 
Outros problemas relacionados a TI demonstrados pelo estudo são: perfil majoritariamente técnico dos profissionais de TI; grau de automação insuficiente; processos dependentes de pessoas; integração inadequada dos sistemas; e excesso de planilhas de informações.
 
Em breve, o Saúde Web vai disponibilizar todos os resultados da pesquisa Antes da TI, a Estratégia, que comparou as 203 instituições de saúde com a maturidade da TI das 1000 maiores empresas de outros ramos de atividade.

Amostra da pesquisa:
  • 203 Instituições de Saúde
  • 47% de São Paulo
  • 22% de Operadoras de Planos de Saúd
  • 55% possuem Acreditação Hospitalar
 
Fonte SaudeWeb

Hospital de Sumaré é certificado pela Canadian Council for Health Services Accreditation

O Hospital Estadual de Sumaré, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, foi certificado pela Canadian Council for Health Services Accreditation, entidade canadense. Auditorias realizadas no hospital atestaram que a unidade possui evidências concretas de que a gestão e a assistência prestadas na instituição são seguras e feitas de forma interdisciplinar com foco centrado no paciente.
Para obter o certificado, o Hospital Estadual de Sumaré, que é gerenciado em parceria com a Unicamp, passou por rígida avaliação assistencial e, ainda, por treinamento de profissionais durante três dias consecutivos, 24 horas. Além disso, houve mudanças na rotina de atendimento e protocolos clínicos e cirúrgicos, que foram readequados para aumentar ainda mais a segurança do paciente na instituição.
Somente três hospitais públicos, no Brasil, possuem o selo internacional de acreditação canadense, entre os quais o Hospital Estadual de Diadema e o Hospital Geral de Pirajussara, na Grande São Paulo, ambos também ligados à Secretaria.
Fonte SaudeWeb