Conheça as atitudes que você pode adotar para reduzir o risco de desenvolver esta doença que causa a perda gradual da memória e das funções cerebrais
O que de fato funciona na prevenção do Alzheimer ? Esta é uma questão bastante debatida entre os pesquisadores do tema e ainda não existem respostas simples para ela, em parte porque é preciso estudar mais a doença em um número muito grande de voluntários de populações variadas.
Algumas atitudes, no entanto, podem ser úteis se incorporadas à rotina diária, principalmente em pessoas que têm um histórico familiar de demência ou de Alzheimer. Os médicos advertem: adotá-las não significa evitar a doença, mas pode ajudar a reduzir o risco de tê-la ou mesmo retardar o surgimento dela.
Veja as recomendações do Instituto Nacional do Envelhecimento dos Estados Unidos:
- Cuide do seu coração: o risco de ter Alzheimer ou demência vascular é maior em quem tem doença cardiovascular.
- Coma peixes de água fria (atum, salmão e cavala) pelo menos 2 vezes na semana: eles são ricos em ômega-3, uma gordura boa para o coração.
- Aposte nas verduras de cores escuras: elas são ricas em carotenoides, antioxidantes que protegem os vasos sanguíneos do cérebro.
- Controle a pressão arterial: a hipertensão adoece os vasos sanguíneos, inclusive os que fornecem oxigênio e sangue ao cérebro.
- Não se isole e cultive uma vida social ativa: contato social deixa o cérebro mais saudável e afasta a depressão.
- Mantenha-se ativo mentalmente (leitura, estudo, palavras-cruzadas, curso de línguas, etc.): isso aumenta as conexões entre os neurônios, deixando o cérebro mais saudável.
- Pratique exercícios regularmente: evidências mostram que eles aumentam o fluxo de sangue e a oxigenação cerebral, beneficiando as células cerebrais.
- Adote ingredientes da dieta Mediterrânea como grãos integrais, frutas, peixes, nozes e azeite de oliva: o efeito protetor do coração ajuda também o cérebro.
- Pare de fumar o quanto antes: o tabaco favorece o surgimento das doenças cardiovasculares e aumenta o risco de Alzheimer.
- Mantenha um peso saudável: a obesidade é outra condição ligada ao aumento do risco de demência e Alzheimer.
- Controle o diabetes: ele lesa os vasos sanguíneos, gerando doença cardiovascular e aumentando o risco de demência e Alzheimer.
- Durma bem: recentes estudos mostram que a quantidade e a qualidade do sono podem estar relacionadas ao desenvolvimento de demência e Alzheimer.
Fonte iG
Nenhum comentário:
Postar um comentário