Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 25 de junho de 2018

O que você precisa saber sobre toxoplasmose

toxoplasmoseA toxoplasmose é um grave problema de saúde pública. Para gestantes e pessoas com defesas imunológicas diminuídas, como transplantados e pacientes infectados com o HIV, a doença pode ser mais grave

Causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, a doença acontece em todo mundo. Ela é causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados com o parasito Toxoplasma gondii, que é o agente transmissor.

As principais formas de transmissão da Toxoplasmose

Oral – pelo consumo de água ou alimentos contaminados (frutas e verduras, carnes ou derivados crus ou mal cozidos)

Transplacentária - quando o parasito atravessa a placenta, durante a fase aguda da infecção, e se instala no feto.

É importante saber que o contato com gatos não causa a doença. O perigo está no contato com as fezes contaminadas depositadas no ambiente.

A maioria dos casos não tem sintomas. A toxoplasmose pode manifestar-se como uma doença severa, como ocorre nas formas congênita e gestacional. A gestante infectada pode passar a doença ao feto, com danos de diferentes graus de gravidade, resultando, inclusive, em morte fetal ou em graves sintomas clínicos. A toxoplasmose é, também, a infecção oportunista de maior frequência em pacientes infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).

Algumas medidas para prevenir a contaminação da toxoplasmose
- Evitar o consumo de carnes e produtos de origem animal crus e malcozidos;
- Lavar bem as frutas, verduras e legumes em água corrente, esfregando mecanicamente, principalmente se forem os folhosos e até mesmo os que serão descascados;
- Lavar bem as mãos e unhas após manipular terra/areia (horta, jardim, caixas de areia ou dejetos, etc);
- Manter os reservatórios de água bem fechados e limpos;
- Após o contato com gatos e areia, lave bem as mãos com água e sabão
- A caixa de dejetos dos gatos deve ser limpa diariamente;
- Não alimente o gato com carnes cruas ou malpassadas;
- Gestantes devem realizar os exames solicitados durante o pré-natal para a detecção da doença e o tratamento adequado, se confirmada a infecção aguda; e
- Não prove a carne crua durante a preparação;

Blog da Saúde

Concurso público para ingresso de Farmacêutico no Corpo de Apoio à Saúde da Marinha

Confira os principais concursos previstos para 2018O Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM), na qualidade de Organização de Coordenação e Execução Geral (OCEG), torna público que, no período de 13 a 27 de junho de 2018, estarão abertas as inscrições do Concurso Público para Ingresso no Corpo de Saúde Marinha

Necessário ter menos de 36 (trinta e seis) anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2019, ser brasileiro nato, de ambos os sexos, possuir bons antecedentes de conduta, a ser apurada por meio de averiguação da vida pregressa do candidato, estar em dia com as obrigações do Serviço Militar e da Justiça Eleitoral, não estar na condição de réu em ação penal e nem ter sido, nos últimos cinco anos, entre outros.

O valor da inscrição é de R$ 120,00 e as inscrições podem ser realizadas pelos sites www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br.