Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Quando a informática vai de encontro à cultura médica

Qual o sentido de ter sistemas que ajudam a cortar gastos, se os médicos ignoram os preços estipulados do cuidado que estão fornecendo?

Já questionou seu médico a respeito do valor de um exame pedido? Há grandes chances de ele não ter ideia. Médicos são treinados para fornecerem o melhor cuidado possível e pedir qualquer procedimento que achem necessário para diagnosticar e tratar uma doença, independentemente do custo.

Essa filosofia está de acordo com o juramento de Hipócrates, mas conforme a nação (vale lembrar que esse texto foi escrito para o público dos Estados Unidos, N. da T.) tenta se acostumar com a nova guia, essa filosofia exige um exame mais minucioso. E isso é especialmente importante devido a todos os sistemas de TI que podem ajudar a conter os custos médicos.

Há ferramentas disponíveis que podem ajudar a reduzir o número de exames e diagnósticos desnecessários ou duplicados. E apesar da função principal não ser a contenção de custos, estes sistemas podem ter um efeito profundo. Registros eletrônicos de saúde (EHRs), por exemplo, quando devidamente aplicados, podem manter o médico informado sobre exames laboratoriais e de imagem, por meio da magia do HL7.

HL7, que é a sigla da Health Level Seven, é o conjunto de padrões que permite um fornecedor de saúde formatar informações eletrônicas para que possam ser trocadas entre duas ou mais base de dados que falem línguas diferentes. Os dados de informações de um sistema de hospital de radiologia, por exemplo, pode ser compartilhado com o sistema de informação do laboratório. E ambos os sistemas podem compartilhar os resultados com os EHRs de um hospital, mantendo os médicos informados sobre os exames pedidos por outros profissionais.

Troca de informações de saúde, tanto privada quanto pública, leva esse compartilhamento ainda além, possibilitando a ciência de procedimentos executados em outros hospitais e clínicas médicas. Mesmo o Direct Project, o protocolo nacional para mensagem clínica segura, pode ajudar os médicos a manterem-se informados sobre os resultados e tratamentos de outros locais. O protocolo leva tecnologia, que permite a médicos, hospitais, laboratórios, farmácias e outras entidades, trocarem resultados, relatórios e outros dados clínicos em uma rede segura. Fornecedores podem visualizar mensagens por meio do recurso em um site ou usar suas EHRs para enviar e receber mensagens, caso tenham a habilidade Direct.

Contra o que se aprendeu
Essas ferramentas são valiosas, mas vão contra a cultura médica enraizada que não presta muito atenção aos custos. Essa cultura começa a se aprofundar durante a faculdade de medicina. Logo que começam seus estudos, são encorajados a pensar em todos os possíveis diagnósticos, afirmaram as médicas e colaboradoras da New England Journal of Medicine, Lisa Rosenbaum e Daniela Lamas.

Então, o que provavelmente é apenas um caso de pneumonia, durante a ronda médica se transforma em uma possível embolia pulmonar ou insuficiência cardíaca, “necessitando” de uma tomografia de tórax e procedimentos cardíacos sofisticados que levam a conta médica do paciente às alturas.

Muitos médicos argumentarão que ignorar esses possíveis diagnósticos significa colocar o custo à frente do bem-estar do paciente, e que isso não é ético. Mas Rosenbaum e Lamas observam que em seu editorial NEJM, Cents and Sensitivity–Teaching Physicians to Think about Costs (Centavos e sensibilidade – ensinando os médicos a pensarem em seus custos), “Considerem os custos dos serviços não apenas como a distribuição finita de serviços, mas também o real interesse do paciente. Os custos médicos, afinal de contras, estão entre as maiores causas de falência”.

Essas contas seriam significativamente menores se os médicos parassem de pedir procedimentos desnecessários. E há agora evidências palpáveis que apontam que alguns exames e diagnósticos são uma real perda de dinheiro.

Entre os maiores infratores, estão os eletrocardiogramas, raio-x de tórax antes de cirurgia e tomografias computadorizadas ou ressonância magnética após desmaios. Exames desnecessários são tão corriqueiros, que nove organizações médicas de grande porte lançaram a campanha “Choosing Wisely” (Escolhendo com parcimônia), para educar médicos e o público sobre essa prática.

Claro que há o outro lado da história: muitos processos de má prática foram registrados contra médicos por terem falhado em diagnósticos, e uma maneira de lutar contra isso, é pedir exames a mais para abordar as doenças improváveis.

Ainda assim, o juramento “não causar mal”, exige que os médicos não apenas se preocupem com o bem-estar físico de seus pacientes, mas também com suas limitações financeiras. E isso significa tirar vantagem de todas as ferramentas de TI disponíveis. Como Rosenbaum e Lamas observaram: “Ajudar um paciente a ficar bem o suficiente para subir as escadas até seu apartamento não tem sentido, se o cuidado o levou à falência”.

Fonte: Paul Cerrato, da InformationWeek EUA; replicada pela InformationWeek Brasil

Por SaudeWeb

Pixeon entra no ramo da telerradiologia

Sistema utiliza a plataforma do PACS Aurora na nuvem e oferece todo o suporte para transmissão de imagens, análise e emissão de laudos, o que reduz custos e amplia o acesso a diagnósticos especializados

A catarinense Pixeon vai entrar no ramo da telerradiologia com o serviço Movitá, que utiliza a plataforma do PACS (sigla em inglês para “sistema de compartilhamento e gestão de imagens médicas”) na nuvem. A telerradiologia é um nicho da telemedicina, que torna possível a emissão de diagnósticos à distância.

Ao utilizar serviços de telerradiologia, uma clínica médica pode ter acesso a diagnósticos especializados ou a uma segunda opinião de profissionais experientes, que não moram na mesma região do estabelecimento. Utilizando tecnologias de informação e comunicação para o envio e reconstrução de imagens digitais. Estudos apontam que esse tipo de serviço amplia o acesso a atendimento médico especializado e diminui o investimento de hospitais e clínicas em infraestrutura de TI e sistemas de diagnóstico por imagem.

De acordo com a Pixeon, o download das imagens pode ser realizado de forma segura a partir de qualquer lugar, e os especialistas contam com as ferramentas do visualizador Arya para interpretação e reconstrução de imagens. O laudo é enviado através da mesma plataforma na nuvem, o que garante mais agilidade e ainda permite que as instituições gerenciem sua própria equipe de digitadores.

“Com este serviço, esperamos ampliar a oferta de diagnóstico médico por imagem digital para regiões pouco assistidas por esse tipo de tecnologia, além de facilitar a atuação do radiologista e o intercâmbio entre especialistas para obter uma segunda opinião”, aponta Fernando Peixoto, CEO da Pixeon.

A solução foi homologada por um grupo médico de Curitiba durante três meses, para que todas as adaptações necessárias pudessem ser feitas de forma a otimizar o fluxo de trabalho dos radiologistas. “O mais importante da nossa escolha em fazer telerradiologia com a Pixeon foi nossa experiência prévia com os produtos da empresa, nossa confiança nas pessoas que trabalham para ela e a qualidade muito boa do suporte técnico” declarou Vinícius Chissini Paganella, médico radiologista que auxiliou na homologação do sistema.

PACS Aurora 3.0
O PACS Aurora, que agora tem, integrado, o sistema de telerradiologia na nuvem, foi lançado em março de 2012 e é compatível com os sistemas operacionais Windows, Linux e OSX (Mac). O novo PACS da empresa traz ainda o CAD Pulmonar, que auxilia na detecção de nódulos de pulmão.

Fonte SAudeWeb

Ford lança aplicativo de Saúde para motorista

O sistema permite aos motoristas checar rapidamente a presença de agentes de risco à saúde com simples comandos de voz, sem precisar tirar a atenção da direção

A Ford lançou um novo aplicativo de saúde para o sistema multimídia SYNC AppLink: o chamado Allergy Alert, que “avisa” o motorista sobre as áreas de potencial risco para alergias. O sistema permite aos motoristas checar rapidamente a presença de pólen e outras condições de risco à saúde com simples comandos de voz, sem precisar tirar a atenção da direção.

Disponível para os Estados Unidos, o SYNC AppLink funciona para dispositivos com sistema iOS e é oferecido nos modelos 2012 do Fusion, New Fiesta, F-150, Expedition, Mustang e Shelby GT500. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente no App Store.

“Os aplicativos móveis de saúde estão mudando a forma como as pessoas controlam a sua saúde e o Ford SYNC oferece uma plataforma que leva essa tendência para dentro do veículo”, explica o diretor global de Serviços Conectados da Ford, Doug VanDagens, em comunicado.

Alergias sazonais
Estudos mostram que 20% dos americanos sofrem com os sintomas de alergias sazonais. Essas pessoas têm o desafio de saber se os níveis de pólen estão altos ou baixos e como eles podem afetar a sua saúde a cada dia. O site Pollen.com é um serviço de utilidade pública mantido pela empresa de informações de saúde IMS Health, que fornece os dados para o aplicativo Allergy Alert.

“O pólen afeta cada pessoa de um modo diferente e o aplicativo da IMS foi desenvolvido especificamente para ajudar as pessoas em trânsito a melhorar a sua qualidade de vida”, diz Dan Barton, líder de desenvolvimento do produto da IMS Health nos Estados Unidos. “Nossa experiência com as pessoas alérgicas mostra que há uma grande procura por informações em tempo real”.

Com o SYNC AppLink, os motoristas podem conectar seus smartphones e tablets no carro e, por meio de comandos de voz, saber os tipos de agentes alérgicos presentes no ambiente capazes de provocar sintomas. O aplicativo também traz um índice de risco para asma, gripe, tosse, resfriado e raios ultravioleta.

Fonte SaudeWeb

Orgasmo ajuda a prevenir doenças físicas e mentais

"Ansiedade é um dos transtornos mais relacionados com a ausência do orgasmo", diz pesquisadora

"Uma sinfonia do cérebro " ou "um show de fogos artificiais". Estas são alguns dos termos usados pelos cientistas para se referir à resposta do cérebro ao momento do orgasmo. Mas embora o prazer proporcionado por essa sensação seja de conhecimento geral, quais são os benefícios para a saúde?

Magdalena Salamanca, psicanalista especializada em sexo baseada na Espanha, disse à BBC que a ausência do prazer sexual pode provocar doenças e transtornos mentais.

"É importante porque o orgasmo é a satisfação de um dos instintos mais importantes do ser humano, que é o sexual", diz.

Ela destacou ainda que muitos dos problemas de cunho social ou profissional estão vinculados à insatisfação sexual. "Por exemplo, a ansiedade é um dos transtornos mais relacionados com a ausência do orgasmo".

Além disso, a psicóloga Ana Luna disse que "fisiologicamente, a descarga de muitas tensões que o ser humano acumula se produz por meio do orgasmo".

Atividade cerebral
Há alguns meses, cientistas da Universidade de Rutgers, no Estado americano de Nova Jersey, determinaram que o orgasmo ativa mais de 80 diferentes regiões do cérebro.

Utilizando imagens de ressonância magnética do cérebro de uma mulher de 54 anos enquanto tinha um orgasmo, os cientistas descobriram que no ato quase todo o cérebro se torna amarelo, o que indica que o órgão está praticamente todo ativo.

Os níveis de oxigênio no cérebro também refletem um espectro que vai desde o vermelho intenso até um amarelo claro, e isto tem um impacto em todo organismo.

Benefícios para a saúde
"Há outros benefícios porque todo esse sangue oxigenado que flui pelo corpo chega aos microssensores da pele e vai para todos os órgãos", diz a psicóloga Ana Luna.

Já Magdalena Salamanca destaca que a saúde física e psíquica estão muito vinculadas à satisfação sexual proporcionada pelo orgasmo, o que o estudo da Universidade Rutgers parece comprovar.

A pesquisa mostrou como a atividade cerebral iniciada pelo orgasmo se propaga por todo o sistema límbico, relacionado às emoções e à personalidade.

Por isso, psicólogos como Ana Luna acreditam que o orgasmo é uma parte essencial de uma personalidade sadia.

"Quando você não tem orgasmo toda essa energia fica represada", diz a estudiosa, acrescentando que muitas vezes a ausência do prazer sexual torna a pessoa irritadiça, triste, rabugenta e até mesmo com dificuldades para sorrir.

Fonte iG

Prática esportiva de alta intensidade pode prejudicar ciclo menstrual de atletas olímpicas

Atletas olímpicos submetem seus corpos a treinamentos rigorosos para obterem resultados excepcionais e se destacarem no seu esporte. Para mulheres, é preciso que elas estejam atentas aos efeitos que essas atividades podem ter no corpo quando a atleta também faz uso de métodos contraceptivos.

O Comitê Olímpico Brasileiro incluiu uma médica ginecologista na sua equipe pela primeira vez nos jogos de Londres de 2012. Essa novidade foi vista como positiva pela comunidade médica e demonstra que mais interesse e cuidados estão sendo destinados a essa questão.

De acordo com Maria Celeste Osório Wender, diretora administrativa da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul, “a iniciativa é interessante no sentido de proporcionar um atendimento e um entendimento mais aprofundado da parte de ginecologia para essas atletas que estão competindo. Isso vem adicionar para que haja um maior controle e bem estar no atendimento médico das mulheres durante a competição”.

Atividades físicas extremas podem causar diversos problemas à fertilidade feminina. As ginastas, por exemplo, enfrentam uma questão que causa polêmica. Os esforços físicos feitos pelas atletas são tão intensos que elas podem parar de menstruar. Exercícios extremos podem causar isso de duas formas: o nível elevado de estresse causa a interrupção da ovulação e a diminuição do percentual de gordura do corpo pode trazer alterações hormonais que impedem o ciclo.

A TPM – tensão pré-menstrual – também é um problema para as atletas, que podem ter seu desempenho prejudicado pelas alterações que ocorrem nesse período. Para enfrentar esse inimigo, o mais comum é que elas façam uso de pílula anticoncepcional sem intervalos para evitar a vinda da menstruação durante competições.“Em muitos casos se faz isso por comodidade. Isso é absolutamente tranquilo e não causa problemas porque não interfere na função hormonal e traz o benefício do bem estar para atleta”, explica Maria Celeste.

Mulheres que praticam exercícios físicos devem sempre estar atentas aos seus corpos e procurar ajuda médica se perceberem sinais de que algo não está bem. A atividade física também deve ser discutida com a ginecologista em consultas de rotina.

Fonte: Play Press, Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul, 8 de agosto de 2012

Fonte Boa Saúde

Pediatras do Rio de Janeiro promovem manifestação no Hospital da Piedade

Segundo CREMERJ, carência de recursos humanos levou o serviço de pediatria a suspender a internação de pacientes

Pediatras do Rio de Janeiro uniram-se aos do Hospital Municipal da Piedade e realizaram uma manifestação na porta da unidade para protestar contra a falta de médicos. A carência de recursos humanos levou o serviço de pediatria a suspender a internação de pacientes na semana passada. Outras áreas do hospital também sofrem com estrutura precária e equipes insuficientes.

" Este hospital tem uma tradição de lutas de mais de 20 anos. Ia ser fechado e lutou para continuar atendendo a população. A prefeitura diz que a prioridade é atenção básica, mas não se pode abandonar os hospitais" , declarou a presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CREMERJ), Márcia Rosa de Araujo, que apoiou o ato.

O presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Eduardo Vaz, afirmou que há uma política de não contratação de pediatras. " Estudo recente do CFM mostrou que a pediatria é a especialidade com o maior número de médicos no Brasil. Não faltam pediatras, faltam salários dignos e condições de trabalho" , afirmou.

O conselheiro Sidnei Ferreira recomendou a refederalização do Hospital da Piedade. " A Prefeitura mostrou-se incompetente com a gestão do Hospital que foi credenciado pelo MEC e MS como de ensino. Este é um movimento que emana do corpo clínico, de quem conhece este hospital e sabe qual a melhor maneira de estruturá-lo" , disse. Os conselheiros Armindo da Costa e Carlindo Machado também participou da manifestação.

Em relatório concluído na semana passada, o CREMERJ apontou que a falta de recursos humanos e de equipamentos no hospital representam risco aos pacientes e expõe os médicos. O centro cirúrgico é o local que apresenta mais problemas, sem estrutura adequada para as intervenções, e teve suas atividades suspensas. O setor de oftalmologia está fechado desde 2009.

O hospital não possui ambulância própria, e na clínica médica pacientes enfrentam 30 dias de espera por um diagnóstico por conta da demora na realização de exames de imagens. A falta de médicos é crítica, sendo necessário alocar mais dois médicos na unidade coronariana, três médicos de rotina na UTI, quatro médicos na cirurgia geral, seis clínicos e quatro pediatras.

Fonte isaude.net

Terapia combina medicamentos existentes para combater vício em cocaína

Estratégia que une remédios naltrexona e buprenorfina reduz desejo pela droga e atenua sintomas de abstinência

Cientistas do Scripps Research Institute, nos Estados Unidos, descobriram que uma terapia que combina dois medicamentos existentes tem se mostrado promissora no combate ao vício em cocaína.

Testes clínicos mostraram que a estratégia que une os remédios naltrexona e buprenorfina reduziu o desejo pela droga e atenuou os sintomas de abstinência em ratos.

Quando a cocaína, sal químico extraído da folha da planta da coca, é inalada, injetada ou fumada, o produto químico entra na corrente sanguínea e atravessa facilmente a barreira sangue-cérebro, acumulando-se rapidamente em áreas ligadas aos chamados circuitos de motivação e prazer do cérebro.

Nesse ponto, as moléculas de cocaína bloqueiam o funcionamento do neurotransmissor dopamina. Isto leva à acumulação de dopamina nos sistemas motivacionais do cérebro, que produz uma sensação de euforia segundos depois que uma pessoa usa a droga. Esta ação fisiológica desencadeia ações opostas no cérebro, uma das quais é o aumento em um neuropeptídeo dinorfina que produz estresse.

Pesquisas anteriores mostraram que o uso prolongado de cocaína altera o ponto em que esta sensação de euforia é alcançada, pelo menos em parte, através da ativação deste sistema de estresse no cérebro.

Ao longo do tempo, é necessário mais droga para conseguir o mesmo efeito, e depois que o uso de cocaína cessa, o estresse e a aversão permanecem elevados.

A ideia por trás do tratamento da dependência com medicamentos combinados é restaurar a recompensa do cérebro e o sistema de estresse do cérebro. Assim, George Koob e seus colegas verificaram se o uso conjunto de naltrexona e buprenorfina poderia atingir esse propósito.

A naltrexona já é aprovada para tratamento de dependência de álcool e tabagismo. A buprenorfina é um opiáceo, analgésico semelhante à morfina ou heroína, e é conhecida por ser eficaz no combate ao vício em heroína e cocaína. No entanto, a buprenorfina causa dependência e geralmente não é prescrita a menos que alguém já está viciado em um opiáceo similar. O perigo é que o tratamento da dependência de cocaína com buprenorfina apenas substitui uma dependência por outra.

Para contornar esse problema, a equipe testou a eficácia de naltrexona e buprenorfina em conjunto para combater o vício em cocaína.

Por meio da administração de buprenorfina juntamente com doses baixas de naltrexona, a equipe notou que os camundongos apresentaram uma redução significativa no desejo e compulsão pela droga, além de sintomas de abstinência mais atenuados.

Embora a combinação das duas drogas ainda tenha que passar por testes de segurança em humanos antes da aprovação, os pesquisadores acreditam que o trabalho representa um avanço significativo no combate ao vício em cocaína.

Fonte isaude.net

Remédios antigos: Stugeron 25mg e 75mg comprimidos

   

Concurso CRBIO 6ª Região

Terão início a partir do dia 02 de agosto as inscrições para o concurso público n°001/2012 do Conselho Regional de Biologia – 6ª Região. Serão ofertadas 20 vagas, sendo 4 vagas imediatas e 16 para cadastro reserva de nível médio e superior. A remuneração varia entre R$ 1.100,00 e R$ 1.800,00, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Confira o edital.

São reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Cargos

Agente Fiscal, Assistente Administrativo, Assistente Contábil e Fiscal Biólogo.

Inscrição

Será admitida a inscrição exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, solicitada no período entre 10 horas do dia 02 de agosto e 23 horas e 59 minutos do dia 06 de setembro de 2012.

As taxas de inscrições são de R$ 45,00 (nível médio) e R$ 60,00 (nível superior).

O candidato que necessitar de atendimento especial para a realização das provas deverá indicar, na solicitação de inscrição, os recursos especiais necessários e, ainda, enviar, até o dia 10 de setembro de 2012, impreterivelmente, via SEDEX, para a Central de Atendimento do Instituto Quadrix (Concurso Público – CRBIO‐6), Caixa Postal 28203, CEP: 01.234‐970, São Paulo/SP, laudo médico (original ou cópia autenticada em cartório) emitido nos últimos 12 meses, contados até o último dia de inscrição; ou documentação que comprove e justifique o atendimento especial solicitado.

Prova

A prova objetiva será realizada na cidade de Manaus (AM), na data provável de 23 de setembro de 2012, em local e horário a serem divulgados no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, e no comprovante definitivo de inscrição que será disponibilizado em 17 de setembro de 2012.

O gabarito oficial preliminar da prova objetiva será divulgado, provavelmente, no dia 24 de setembro de 2012, através do endereço eletrônico www.quadrix.org.br.

Validade

O concurso será válido por 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de homologação do certame.

Edital / Publicações

Vagas de estágio na AGEVISA

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia – AGEVISA-RO, divulgou edital nº. 002/AGEVISA-RO de processo seletivo para seleção de 40 estagiários de nível superior, a fim de atender as necessidades da mesma.

O estagiário selecionado fará jus aos seguintes benefícios: bolsa-estágio no valor de R$ 700,00, para o estagiário de nível superior com carga horária de 05 horas diárias, totalizando 25 horas semanais e auxílio-transporte de R$ 114,40.

A ficha de inscrição deverá ser retirada, gratuitamente, na própria instituição de ensino ou no site www.agevisa.ro.gov.br, deverá ser preenchida, impressa e entregue até o dia 20 de agosto de 2012, das 08:00h às 12:00h horas, pessoalmente e unicamente no Gabinete da AGEVISA-RO, 1º andar, sala 101, situado na Av. Nações Unidas, N°. 1300, Bairro Roque, em Porto Velho/RO.

O processo seletivo constará de pré-seleção dos currículos/fichas de inscrição e entrevista.

Os candidatos pré-selecionados serão convidados a participar de uma entrevista na Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia – AGEVISA/RO nos dias 27 e 30 de agosto de 2012, com início às 09:00h, aonde irão elaborar uma redação de 20 linhas com tema pré-definido referente as atividades desenvolvidas pela Agência.

O resultado do processo seletivo será publicado no DOE/RO, quadros de avisos e site www.agevisa.ro.gov.br, a partir do dia 03 de setembro de 2012.

O estágio terá a duração de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Realeza – PR

Por intermédio do Instituto Saber, foi divulgado o edital nº 01/2012 de concurso público da prefeitura de Realeza, Estado do Paraná, que objetiva a contratação de pessoal para o seu quadro de servidores. Ao todo serão 132 vagas para contratos no regime estatutário.

Os cargos disponíveis são Agente de Endemias, Assistente Social, Auxiliar de Creche, Auxiliar de Secretaria, Auxiliar de Serviços Gerais, Enfermeiro, Médico, Monitor de Creche, Odontólogo, Operador de Máquinas, Professor "B", Técnico em Administração, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental.

Remuneração: oscila entre R$ 646,78 e R$ 5.690,12.

Inscrições
Os interessados poderão se inscrever através do endereço eletrônico www.saber.srv.br no período que compreenderá os dias 06 de agosto a 21 de setembro de 2012. A taxa de inscrição fica entre R$ 30,00 e R$ 100,00.

Provas
A prova escrita objetiva será realizada no dia 14 de Outubro de 2012, em local a ser divulgado no Edital de Homologação das inscrições.

A prova prática (cargos de Auxiliar de Secretaria, Técnico em Administração e Operador de Máquinas) será aplicada no dia 27 de outubro de 2012, em local e horário a ser publicado no Edital de divulgação das notas da prova escrita.

A prova de títulos será realizada no dia 27 de outubro de 2012, em horário e local a ser publicado no Edital de divulgação das notas.

A prova de aptidão física (cargos de Auxiliar de serviços gerais e Agente de Endemias) será aplicada no dia 27 de outubro de 2012, em horário e local a ser publicado no edital de divulgação das notas.

Validade
O presente Concurso Público terá validade por dois anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Edital / Publicações

Samu poderá contratar profissionais apenas por seleção pública

A Câmara dos Deputados analisa a Proposta de Emenda à Constituição 167/12, do deputado Fernando Torres (PSD-BA), que estabelece a admissão de profissionais do Serviço de Atendimento Médico de Emergência (Samu) por processo de seleção pública. O projeto também prevê que os profissionais somente poderão ser contratados diretamente pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos municípios.

O Samu é oferecido pelo governo federal em parceria com governos estaduais e prefeituras. Tem a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar à população.

Contratação por parcerias
Atualmente, os agentes comunitários de saúde e os de combate a endemias têm a contratação pública prevista na Constituição. De acordo com Fernando Torres, no entanto, falta um modelo específico para a celebração do vínculo com a administração pública. “Ora são engajados por meio de termos de parceria entre uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e a administração, ora por contratos temporários, conhecidos como Reda, ora por meio de cooperativas.”

Na opinião de Fernando Torres, a falta de um modelo específico de contratação gera prejuízo aos cofres públicos nos gastos contínuos com treinamentos de profissionais com alta rotatividade. “Em um País de forte tradição nepotista, o concurso assegura igualdade de oportunidades para os postulantes a uma vaga no serviço público”, afirmou.

Pela proposta, os gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão admitir agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias e profissionais do Samu por meio de processo seletivo público, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para sua atuação. Uma lei federal vai dispor sobre o regime jurídico e a regulamentação das atividades desses servidores.

De acordo com o projeto, os médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e motoristas que já trabalham no Samu não precisarão fazer a seleção pública prevista na proposta, desde que tenham sido contratados por outros processos de seleção pública.

Piso salarial
A proposta retira a previsão constitucional, a ser regulamentada em lei, do piso salarial e dos planos de carreira para os agentes de saúde. O texto também exclui a complementação da União a Estados e Municípios para custear o piso salarial.

Tramitação
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania vai analisar a admissibilidade da PEC. Caso seja aprovada, a proposta será analisada por uma comissão especial e, depois, encaminhada ao Plenário para votação em dois turnos.

Concurso Anvisa 2013

Autarquia que tem como área de atuação todos os setores relacionados a produtos e serviços que possam afetar a saúde da população brasileira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é mais uma das reguladoras federais que há algum tempo tem necessitado de reforços no quadro funcional. Há um novo certame sendo planejado para a agência, com a previsão de oferta de aproximadamente 247 vagas, mas neste momento é preciso que o Ministério do Planejamento aprecie a solicitação e resolva autorizá-la.

Se autorizado e realizado ainda este ano, os novos funcionários deverão ser nomeados somente a partir de 2013, recebendo vencimentos entre R$ 5,2 a R$10, 3 mil, para o exercício de funções de nível médio ou superior, em regime estatutário.

Movimento dos servidores das reguladoras: No último dia 16 de julho, representantes dos servidores de todas as agências reguladoras federais anunciaram que fariam greve por tempo indeterminado. Além de protestarem pela reestruturação da carreira e por melhores condições de trabalho, os servidores que aderiram ao movimento (30% do total, segundo o Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação - Sinagências), brigam pela realização de novos concursos.

"Falta pessoal, faltam concursos. Lutamos contra a politização nas agências. Queremos que a ocupação dos cargos de diretoria seja feita por lista tríplice, à qual serão indicados apenas pessoas do quadro permanente", disse o diretor de comunicação do Sinagências, Ricardo Holanda, em reportagem do portal "DCI".

Prefeitura de Buritis (RO) abre processo seletivo

A Prefeitura de Buritis, Estado de Rondônia, divulgou através do Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia aviso para nova inscrição do teste seletivo Nº. 002/2012. A seleção visa contratação de 01 médico clinico geral 40 horas, para atender as necessidades temporárias de excepcional interesse público.

As inscrições serão realizadas no período de 08 a 10 de agosto de 2012, das 07h30min às 13h30min, na Secretaria Municipal de Saúde de Buritis-SEMUSA, situada na Av. Porto Velho nº. 1540 setor 03.

Concurso Prefeitura de Vale do Sol - RS

No Estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Vale do Sol publicou o edital nº 01/2012 abrindo Concurso Público (regime estatutário) e Processo Seletivo Público (regime celetista), visando o provimento de 104 empregos do quadro municipal, nos níveis fundamental, médio e superior.
O salário oferecido varia de R$ 633,03 a R$ 4.431,21, em jornadas de 20 a 40 horas semanais, lembrando que 5% das vagas estão reservadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
Cargos

Agente Administrativo, Agente Administrativo Auxiliar, Analista Ambiental, Assistente Social, Auxiliar Consultório Odontológico, Cirurgião Dentista, Contador, Eletricista, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fiscal e outros cargos.

Inscrições

As inscrições serão realizadas até o dia 23 de agosto de 2012, pela internet, no site da organizadora www.energiaessencial.com. Para participar, é preciso pagar uma taxa de inscrição de acordo com seu nível de escolaridade, sendo R$ 40,00 para nível fundamental incompleto, R$ 50,00 para nível fundamental completo, R$ 60,00 para nível médio completo e R$ 85,00 para nível superior completo.

Provas

As Provas Objetivas serão realizadas preferencialmente na cidade de Vale do Sol - RS, na data prevista de 23 de setembro de 2012, a ser confirmada em Edital próprio, o qual o candidato deverá acompanhar. A confirmação da data e horários também deverá ser acompanhada pelos inscritos. Já as Provas Práticas serão aplicadas nada data provável 21 de outubro de 2012.

Validade

A validade dos certames será de até dois anos, a partir da data da publicação da homologação do resultado final do concurso, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Edital / Publicações

Concurso UFG

A Universidade Federal de Goiás (UFG) publicou edital Nº. 57 para a realização de concurso público visando contratar 13 professores (assistente e adjunto). Os aprovados deverão atuar nos campus Catalão, Jataí, Colemar Natal e Silva e Samambaia, respectivamente Faculdade de Farmácia. A remuneração inicial pode chegar até R$ 7.333,67, com jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.

Inscrição

As inscrições serão feitas pelo site da UFG - www.ufg.br, até às 14 horas, no período entre 09 de agosto e 14 de setembro de 2012. A taxa de inscrição é de R$ 93,00 (classe de assistente) e R$ 147,00 (classe de adjunto).

Prova

O concurso será constituído de prova escrita, de títulos, didáticas e as defesas de memorial.
As provas serão realizadas nos seguintes endereços:

Campus Catalão - CAC/UFG - Avenida Dr. Lamartine Pinto de Avelar, nº 1.120 - Setor Universitário - Catalão-GO, fone: (64) 3441-5303/3441-5336, no e-mail: secretariaadministativa.cac@gmail.com e no site: www.catalao.ufg.br, das 8h00min às 11h00min e das 14h00min às 17h00min;

Campus Jataí - CAJ/UFG - Rua Riachuelo, Nº. 1530, Setor Samuel Graham - Jataí-GO, fones: (64) 3606-8102/3606-8103 fax (64) 3632-0001 - e-mail: rhcajufg@yahoo.com.br - site: www.jatai.ufg.br, das 08h00min às 11h00min e das 13h00min às 17h00min;

Faculdade de Farmácia - FF/UFG - Av. Universitária, esq. com 1ª Avenida, Setor Universitário - Goiânia-GO, fone: (62) 3209-6044 fax: (62) 3209-6037 - e-mail: mmarquesfernandes@gmail.com - site: www.farmacia.ufg.br, das 08h00min às 12h00min;

Faculdade de Odontologia - FO/UFG - Campus I - Colemar Natal e Silva Praça Universitária esquina com 1ª. Avenida, s/n - Goiânia-GO, fone/fax: (62) 3209-6325 - e-mail: foufg.secretaria@gmail.com - site: www.odonto.ufg.br, das 8h00min às 12h00min e das 14h00min às 17h00min;

Instituto de Ciências Biológicas - ICB/UFG - Campus II - Samambaia - Goiânia-GO, fone (62) 3521-1487/1078 fax (62) 3521-1190 - e-mail: tiv@icb.ufg.br - site: www.icb.ufg.br, das 09h00min às 12h00min e das 14h00min às 16h30min.

Validade

O concurso será válido por um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um ano, contado a partir da data de publicação da homologação.

Prefeitura de Canoinhas (SC) abre processo seletivo

Foi divulgado o edital Nº.05/SMS/2012 para realização de processo seletivo na Prefeitura de Canoinhas, Estado de Santa Catarina. A seleção é destinada ao preenchimento de 01 vaga de nível superior para o cargo de Médico Psiquiatra, que atuará junto à Secretaria Municipal de Saúde. O salário é de até R$ 1.995,92.

Inscrição

Os interessados deverão se inscrever até o dia 17 de agosto de 2012, das 08h às 12h, na Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Felipe Schmidt nº 10 - Centro, Canoinhas-SC.

Prova

A prova escrita será realizada na data provável de 22 de agosto de 2012, das 08h30min às 12h, nas dependências da Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Felipe Schmidt nº 10 - Centro, em Canoinhas/SC.

A divulgação dos candidatos classificados está prevista para 24 de agosto de 2012, junto à Prefeitura Municipal de Canoinhas.

O prazo de vigência da contratação será de 01 ano, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período ou até a realização de concurso público.

Edital / Publicações

Sociedade Beneficente São Camilo (MT) abre processo seletivo

Aberto o processo seletivo nº 002 para o provimento de profissionais na área da saúde e auxiliares de demais departamentos da Sociedade Beneficente São Camilo, Estado do Mato Grosso. O certame é destinado ao preenchimento de 12 vagas distribuídas entre os níveis de fundamental e médio. O maior salário oferecido é de R$ 1.000,00

Cargos

Telefonista, Auxiliar de Limpeza, Auxiliar de Cozinha, Administrativo (Portadores de Necessidade Especial) e Auxiliar de Faturamento

Inscrição

As inscrições serão efetuadas gratuitamente até o dia 18 de agosto de 2012, das 07 às 11h e das 13 às 17hs, no setor administrativo do Hospital, na Av. das Araras, 170 N, centro de Nova Mutum –MT, pessoalmente.

Prova

O processo seletivo constará de prova de títulos e de desempenho didático. A prova de títulos está prevista para o dia 20 de agosto de 2012. O gabarito será divulgado provavelmente no dia 21 de agosto de 2012.

A prova desempenho didático será realizada na data provável de 22 de agosto de 2012 e o resultado dessa prova será divulgado a partir do dia 23 de agosto de 2012.

O candidato aprovado deverá comparecer impreterivelmente no dia 25 de agosto de 2012, no Hospital Municipal para firmar contrato de trabalho.

Durante o período do dia 25 de agosto até o dia 23 de novembro de 2012, a contratação será em caráter de experiência de 90 dias, podendo ocorrer sua rescisão.

Concurso Hospital Geral de Vila Penteado – SP

O Hospital Geral Dr. José Pangella, instalado no bairro de Vila Penteado, São Paulo, está dispondo de 06 vagas para Cirurgião-Dentista, na Especialidade Buco Maxilofacial, as quais serão preenchidas por meio de concurso público.

O vencimento basico é de R$ 1.862,64, acrescido de produtividade no valor de R$ 704,88.

Inscrições
As inscrições estarão abertas no período de 13 de agosto a 11 de setembro de 2012, das 10h às 16h, na Seção de Recrutamento e Seleção, do Serviço de Recursos Humanos, em São Paulo na Avenida Ministro Petrônio Portella, nº 1.642, Freguesia do Ó. Para quem optar pela internet, basta baixar a ficha através do site www.crh.saude.sp.gov.br preenchê-la e pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 60,85.

Provas
As provas de caráter eliminatório serão objetivas com questões de múltipla escolha, devendo ser aplicadas no dia 23 de setembro de 2012, em locais e horários ainda não divulgados.

Validade
O concurso terá validade de 2 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde, não cabendo qualquer ato posterior.

FUNESA - SE abre processo seletivo

A Fundação Estadual de Saúde (FUNESA), Estado do Sergipe, lançou edital Nº. 04/2012 para relização de processo seletivo. A seleção visa o preenchimento de 5 vagas de nível médio para o cargo de Assistente Administrativo I, com salário de até R$ 788,51, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Será reservada 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

As inscrições, no valor de R$ 20,00, serão realizadas até às 17h00min do dia 19 de agosto de 2012, por meio do site www.ses.se.gov.br ou www.funesa.se.gov.br.

A prova objetiva está prevista para 16 de setembro de 2012, em local e horário a serem divulgados a partir do dia 03 de setembro de 2012 acessar o no site www.ses.se.gov.br ou www.funesa.se.gov.br.

O gabarito será divulgado na data provável de 17 de setembro de 2012, no site www.ses.se.gov.br ou www.funesa.se.gov.br.

O processo seletivo será válido por 01 ano, contado a partir da data de publicação do resultado, prorrogável uma vez, por igual período, de acordo com o interesse e necessidade da FUNESA.

Concurso Prefeitura de Inaciolândia – GO

A Prefeitura do município de Inaciolândia, Estado de Goiás, lançou edital de Concurso Público para provimento de 134 vagas em seu quadro de servidores, podendo participar candidatos de todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia de acordo o cargo e ficará entre as cifras de R$ 622,00 e R$ 5.291,37.

Cargos:
Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Obras Serviços, Eletricista de Manutenção, Motorista de Veículos Leves, Motorista de Veículos Pesados, Mecânico de Manutenção, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro, Tratorista, Pintor e Auxiliar Administrativo.

Nível Médio: Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Radiologia, Técnico em Enfermagem, Monitor de Escola, Fiscal de Tributos, Fiscal de Vigilância Sanitária, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal Ambiental, Auxiliar de Finanças, Assistente Administrativo, Assessor Administrativo e Agente Administrativo.

Nível Superior: Psicólogo, Professor III (Matemática), Professor III (História), Professor III (Geografia), Professor III (Letras), Professor III (Educação Física), Professor III (Pedagogia), Odontólogo, Nutricionista, Médico Pediatra, Médico Ortopedista, Médico Ginecologista, Médico Clínico Geral, Médico Cardiologista, Maestro Regente, Gestor de Resíduos Sólidos, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Enfermeiro e Assistente Social.

Inscrições
As inscrições foram reabertas no período de 15 a 22 de agosto de 2012, através do site www.institutocidades.org.br. O candidato que não tiver acesso à internet poderá procurar o Ponto Facilitador, situado a Praça Ulysses Guimarães, nº 37, Bairro José Aparecido - Inaciolândia, Goiás. A taxa de inscrição varia entre os valores de R$ 35,00 a R$ 150,00.

Provas
Este concurso dar-se-á através de provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório, de avaliação dos títulos para cargos de nível superior e provas práticas para as áreas que exigem. O gabarito parcial estará disponível no site da organizadora após a prestação das provas em data a ser divulgada.

A validade do concurso de Inaciolândia será de dois anos, mas poderá ser prorrogada por igual período uma única vez.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Sirinhaém - PE

Com a finalidade de preencher 129 vagas, a Prefeitura de Sirinhaém, cidade localizada a 65 km do Recife, em Pernambuco, abre inscrições para concurso público destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior.

A seleção oferece salário que varia entre R$ 622,00 a R$ 5.000,00, dependendo da função ocupada.

Cargos

Agente Comunitário de Saúde, Agente de combate às Endemias, Auxiliar de Consultório Dentário, Educador Social, Fiscal de Tributos, Guarda Municipal, Assessor Administrativo, Técnico Controle Interno, Auxiliar de Enfermagem, Professor, Orientador Pedagógico, Enfermeiro, Médico e Advogado.

Inscrição

Os interessados deverão se inscrever no período de 20 de agosto a 20 de setembro de 2012, através do site www.idhtec.org.br ou no posto de inscrição, localizado no prédio do Centro Recreativo Municipal de Sirinhaém (CLUBE), localizado à rua São Francisco, S/N – Centro – Sirinhaém/PE, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas, onde o candidato deverá adquirir o manual do candidato ao custo de R$ 5,00, juntamente com a ficha de inscrição e o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição.

A taxa de inscrição é de:

Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 70,00.

Prova

Os títulos deverão ser entregues no posto de inscrição ou ainda enviados pelos correios, através de SEDEX, para o Escritório da Organizadora, localizado à Av. Getúlio Vargas, 169, 1º andar, sala 103, São José, Carpina, PE. CEP 55.819-110, no mesmo período das inscrições.

A prova escrita será aplicada na data provável de 28 de outubro de 2012, das 09:00 às 12:00 horas, em local a ser divulgado.

O gabarito será divulgado no site www.idhtec.org.br, a partir do dia 29 de outubro de 2012.

Validade

O concurso será válido por 2 anos, podendo ser renovado por mais 2 anos.

Edital / Publicações

Balcão de Empregos de Presidente Prudente oferece mais de 180 vagas

O Balcão de Empregos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) disponibiliza nesta sexta-feira (10/08), primeiro dia de expediente administrativo do mês na municipalidade, mais de 180 oportunidades de trabalho. Todas são oferecidas no município e região, para os interessados que buscam por uma colocação no mercado de trabalho. Confira a relação:

01 vaga para técnico em eletrônica. É necessário ter o ensino médio e experiência na função.

05 vagas para jovem aprendiz. É necessário ter o ensino médio completo e disponibilidade de horário.

02 vagas para operadora de telemarkenting. Ensino médio, curso e experiência na função são as exigências da empresa contratante.

01 vaga para operadora de caixa. É preciso ter ensino médio completo e experiência mínima de dois anos na função.

01 vaga para auxiliar de farmácia. É necessário ter ensino médio completo e curso técnico em farmácia.

03 vagas para auxiliar de enfermagem. Além do ensino médio, experiência na função e o Coren.

03 vagas para técnico de enfermagem. É necessário ter o ensino médio, experiência na função e o Coren.

04 vagas para professor de inglês. Os interessados em concorrê-las precisam ter ensino superior, conhecimento básico em informática e Internet, além de habilitação A/B e veículo próprio.

01 vaga para topógrafo. Além de experiência, é preciso ter ensino médio completo e formação técnica ou superior em topografia.

01 vaga para auxiliar administrativo. É necessário, ter o ensino médio, experiência em vendas, controle de estoque, atendimento e faturamento.

01 vaga para atendente. O interessado precisa ser formado em Administração de Empresas, cursos nas áreas de Gestão de Pessoas, Gestão Administrativa e Gestão de Negócios.

01 vaga para auxiliar administrativo. É necessário ter ensino médio, conhecimento na área financeira, financiamento de veículos, atendimento ao cliente e emissão de notas fiscais.

01 vaga para auxiliar de escritório. É necessário ter ensino médio completo, experiência com contabilidade, departamento pessoal e moto própria.

01 vaga para auxiliar financeiro. É necessário ter o ensino médio e no mínimo um ano de experiência comprovada em carteira.

01 vaga para encarregado operacional. Além de ensino médio, é preciso ter conhecimentos básico em informática (Word, Excel) e experiência na função.

02 vagas para técnico em edificações. É necessário ter experiência na função e com autocad e Excel.

01 vaga para encarregado de produção (líder de equipe). É preciso ter o ensino médio completo e conhecimento em análise de sementes.

01 vaga para comprador de sementes. É necessário ter formação técnica ou superior em Agronomia, além de experiência mínima de seis meses em análise de sementes.

01 vaga para engenheiro agrônomo. É necessário ter experiência mínima de seis meses em análise de sementes, além de disponibilidade para viajar e mudar de cidade.

01 vaga para analista sênior administrativo. O interessado em concorrê-la precisa ter formação superior em Administração, além de experiência mínima de seis meses comprovada em controle de frota, setor de compras, rotinas administrativas e departamento pessoal, financeiro e contábil.

01 vaga para desenhista projetista. É necessário ter experiência na função e o curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de auto cad ou similar.

01 vaga para marceneiro. É necessário ter no mínimo um ano de experiência na função.

01 vaga para gerente de restaurante. Além de experiência, é necessário ter o ensino médio completo e curso de capacitação em liderança.

02 vagas para gerente de vendas. É necessário ter experiência em concessionárias de veículos pesados. O candidato precisa ainda ter algum conhecimento com manutenção e vendas de caminhões e ônibus.

01 vaga para gerente geral. Além de ter ensino superior, é preciso ter carteira de habilitação e experiência em gerenciamento de concessionária de veículos.

01 vaga para fiscal de piso. É necessário ter o ensino médio completo e disponibilidade de horário.

01 vaga para cartazista. È necessário ter experiência na função e o ensino médio.

01 vaga para estoquista. É necessário ter ensino médio e experiência de dois anos com balanço de estoque.

01 vaga para atendente. Além de ensino médio, também é preciso experiência mínima de seis meses na função.

02 vagas para auxiliar de padeiro/padeiro. Além de experiência, os candidatos interessados precisam ter o ensino fundamental completo.

02 vagas para auxiliar de confeiteiro (com experiência)

01 vaga para padeiro/confeiteiro. É necessário ter o ensino médio completo, habilitação A/B e no mínimo seis meses de experiência na função.

01 vaga para auxiliar de cozinha. É necessário ter ensino médio e experiência mínima de dois anos na função.

01 vaga para auxiliar de cozinha. É necessário ter o ensino médio completo e experiência na função.

01 vaga para cozinheira. É necessário ter o ensino fundamental e no mínimo seis meses de experiência na função.

01 vaga para açougueiro. É necessário ter o ensino médio completo e experiência mínima de dois anos em desossa.

05 vagas para açougueiro (com experiência). Neste caso, o interessado precisa ter o ensino fundamental completo e experiência em atendimento ao cliente.

03 vagas para motorista. Além de habilitação A/D, é necessário ter experiência e disponibilidade de horário.

02 vagas para motorista de caminhão truck. Além de habilitação A/D, é necessário ter experiência e ensino médio (mesmo que incompleto).

01 vaga para motorista. Além de habilitação ‘D’, é necessário ter o curso de transporte de passageiros e três anos de experiência em transportes de passageiros.

02 vagas para motorista. Além de habilitação ‘D’, é necessário ter experiência mínima de um ano e ensino fundamental.

01 vaga para motorista. Além de habilitação D, é necessário ter experiência mínima de sete meses e ensino médio.

03 vagas para ajudante de motorista. Os interessados precisam ter disponibilidade de horário.

02 vagas para consultora de vendas. É necessário ter experiência em vendas externas, ensino médio completo e possuir veículo próprio.

05 vagas para promotora de vendas. É necessário ter o ensino médio completo.

01 vaga para vendedor de veículos sênior. Além de ensino médio, é preciso ter experiência com venda de veículos.

01 vaga para vendedor. Além do ensino médio completo, é preciso ter experiência em vendas e habilitação A/B.

01 vaga para vendedora. É necessário ter ensino médio e experiência de dois anos na função.

01 vaga para vendedora. Além do ensino médio, é necessário ter experiência em vendas externas, moto própria e habilitação A.

03 vagas para vendedor externo. É necessário ter o curso básico em informática, ensino médio completo, carro e moto própria. Também é preciso ter habilitação A/B, residir na região de Prudente e experiência em vendas no segmento alimentar ou de farmácia ou eletro/informática.

03 vagas para vendedor externo. É necessário ter experiência em vendas e ensino médio.

01 vaga para vendedor externo. Além de ensino médio, é preciso ter experiência em vendas externas, habilitação A/B e veiculo próprio.

01 vaga para vendedor externo. São exigidos do interessado na vaga ensino médio completo, experiência em vendas de cosméticos, habilitação A/B, veículo próprio e disponibilidade para viajar.

05 vagas para vendedor externo. Além de ensino médio, é preciso ter experiência em vendas externas, habilitação B, veículo próprio e disponibilidade para viajar. As oportunidades neste caso são para Assis, Dracena, Osvaldo Cruz e Presidente Prudente.

03 vagas para arrumador. É necessário ter o ensino fundamental completo, disponibilidade para trabalhar no período noturno e com serviços braçais.

01 vaga para lavador de máquinas. É necessário ter ensino fundamental.

01 vaga para auxiliar de lavanderia. Para estas vagas, é necessário ter o ensino médio.

03 vagas para auxiliar de limpeza. É necessário ter disponibilidade de horário

01 vaga para faxineiro PNE. É necessário ter o ensino fundamental.

05 vagas para auxiliar geral. Para estas vagas, é necessário ter o ensino fundamental e experiência.

02 vagas para auxiliar geral. É necessário ter conhecimentos de manutenção equipamentos de construção civil, como betoneiras e compactadores de solo.

05 vagas para auxiliar geral. É necessário ter o ensino médio e disponibilidade de horário.

12 vagas para auxiliar geral. Além de ensino fundamental, é preciso ter disponibilidade de horário.

01 vaga para auxiliar geral. É preciso ter o ensino fundamental e habilitação.

02 vagas para auxiliar geral. Além do ensino médio completo, é preciso ter experiência na função.

02 vagas para auxiliar de produção. É necessário ter ensino médio completo e experiência na função.

05 vagas para auxiliar de produção. É necessário ter ensino médio, experiência na função e disponibilidade de horário.

05 vagas para movimentador de cargas.

01 vaga para serviços gerais. Para esta vaga, é necessário ter o ensino fundamental, experiência com limpeza de ambientes e como cozinheira.

01 vaga para serviços gerais. Para esta vaga, é necessário ter ensino fundamental e habilitação A/B.

02 vagas para serviços gerais. É necessário ter ensino fundamental, referencia pessoal e disponibilidade de horário.

01 vaga para operador de empilhadeira. É necessário ter o ensino médio, curso de operador de empilhadeira e experiência na função.

02 vagas para operador de muck. É necessário ter ensino fundamental completo e experiência na função.

02 vagas para operador de guincho. É necessário ter ensino médio e experiência na função.

02 vagas para operador de retroescavadeira (com experiência)

01 vaga para funileiro. É necessário ter ensino fundamental e experiência na função.

01 vaga para encanador. É necessário ter no mínimo um ano de experiência na função.

01 vaga para pedreiro azulejista. É necessário ter experiência mínima de seis meses na função.

06 vagas para pedreiro (com experiência)

04 vagas para pedreiro assentador de bloco de cimento. É preciso ter experiência e ensino fundamental completo.

01 vaga para carpinteiro. È necessário ter disponibilidade para viajar.

01 vaga para pintor. Para esta vaga é necessário ter ensino fundamental e experiência na função.

01 vaga para eletricista. É necessário ter experiência com alta e baixa tensão, curso NR-10 atualizado e ensino médio completo.

01 vaga para eletricista industrial. É preciso ter experiência e ensino médio (mesmo que incompleto).

01 vaga para auxiliar de manutenção predial. Para esta vaga, é necessário ter o ensino fundamental e disponibilidade para trabalhar das 15h às 24h. A empresa fornece transporte.

01 vaga para auxiliar de manutenção em refrigeração. É necessário ter experiência na função e ensino fundamental.

01 vaga para mecânico de refrigeração. É necessário ter experiência na função e curso na área.

01 vaga para lavador de máquinas. É necessário ter ensino fundamental.

01 vaga para lubrificador. Neste caso, a empresa contratante também exige ensino fundamental.

01 vaga para montador de motor. É necessário ter experiência com montagem e regulamento de motores.

02 vagas para montador assistente técnico. É necessário ter experiência como mecânico de automóveis ou mecânico de maquinário industrial.

04 vagas para serralheiro. É necessário ter no mínimo um ano de experiência na função.

03 vagas para torneiro mecânico. É necessário ter ensino fundamental, curso de torneiro mecânico e experiência na função.

03 vagas para mecânico. É necessário ter experiência na função.

Serviço – A Sedepp fica na Rua Marrey Junior, n° 250 (rua do Hospital Estadual), Jardim Bongiovani. O horário de atendimento é das 7:30h às 17:00h.

Telefones para informação: (18) 3918-4200 / 9679-5076, e-mail: balcao@presidenteprudente.sp.gov.br. Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente (Sedepp).

Concurso Marinha do Brasil - Vagas na área da saúde

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) publicou extrato de edital para realização de concurso público visando a admissão de pessoal para a área da saúde. Serão selecionados 54 profissionais para o quadro de médicos nas áreas de (Urologia, Reumatologia, Radioterapia, Radiologia, Psiquiatria, Pneumologia, Pediatria, Patologia Clínica, Otorrinolaringologia, Ortopedia e Traumatologia, Oftalmologia, Neurologia, Neurocirurgia, Nefrologia, Medicina Nuclear, Medicina Intensiva, Infectologia, Ginecologia e Obstetrícia, Geriatria, Endocrinologia/ Metabologia, Dermatologia, Clínica Médica, Cirurgia Vascular, Cirurgia Torácica, Cirurgia Geral, Cirurgia Cardíaca, Cardiologia, Cancerologia e Anestesiologia.

As inscrições serão realizadas no período de 10 de agosto a 08 de setembro de 2012.

A data, local e horário da prova objetiva será divulgado possivelmente em 20 de setembro de 2012, nas organizações responsáveis pela divulgação ou na página da DEnsM na internet.

Locais de realização das provas:

Rio de Janeiro/RJ - Diretoria de Ensino da Marinha - Rua Visconde de Itaboraí, nº 69 - Centro - Rio de Janeiro/RJ - CEP 20010-060 - Tel.: (21) 2104-6006;

Vila Velha/ES - Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) - Enseada do Inhoá, s/nº - Prainha - Vila Velha/ES - CEP 29100-900 - Tel.: (27) 3041-5417;

Salvador/BA - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 2º Distrito Naval - Avenida das Naus, s/nº - Comércio - Salvador/BA - CEP 40015-270 - Tel.: (71) 3507-3787/3727;

Natal/RN - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 3º Distrito Naval - Rua Aristides Guilhem, nº 331 - Alecrim - Natal/RN - CEP 59040-140 - Tel.: (84) 3216-3440;

Olinda/PE - Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMPE) - Avenida Olinda, s/nº - Complexo de Salgadinho - Olinda/PE - CEP: 53010-000 - Tel.: (81) 3412-7615;

Fortaleza/CE - Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) - Avenida Coronel Filomeno Gomes, nº 30 - Jacarecanga - Fortaleza/CE - CEP 60010-280 - Tel.: (85) 3288-4716;

Belém/PA - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 4º Distrito Naval - Praça Carneiro da Rocha, s/nº - Cidade Velha - Belém/PA - CEP 66020-150 - Tel.: (91) 3216-4022;

São Luís/MA - Departamento do Ensino Profissional Marítimo da Capitania dos Portos do Maranhão - Avenida José Sarney, s/nº - Complexo Jenipapeiro/Camboa - São Luís/MA - CEP 65020-720 - Tel.: (98) 2107-0150/0157;

Rio Grande/RS - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 5º Distrito Naval - Rua Almirante Cerqueira e Souza, nº 197 - Centro - Rio Grande/RS - CEP 96201-260 - Tel.: (53) 3233-6106;

Porto Alegre/RS - Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre - Rua dos Andradas, nº 386 - Centro - Porto Alegre/RS - CEP 90020-000 - Tel.: (51) 3226-1711 ramais 39 e 42;

Florianópolis/SC - Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) - Avenida Marinheiro Max Schramm, nº 3028 - Estreito - Florianópolis/SC - CEP 88095-900 - Tel.: (48) 3298-5075/3024-3411;

Ladário/MS - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 6º Distrito Naval - Rua 14 de Março, s/nº - Centro - Ladário/MS - CEP 79370-000 - Tel.: (67) 3234-1232;

Brasília/DF - Serviço de Recrutamento Distrital - Esplanada dos Ministérios - Bloco "N" - Térreo - Prédio Anexo ao do Comando da Marinha - Brasília/DF - CEP 70055-900 - Tel.: (61) 3429-1190;

São Paulo/SP - Comando do 8º Distrito Naval - Rua Estado de Israel, nº 776 - Vila Clementino - São Paulo/SP - CEP 04022-002 - Tel.: (11) 5080-4797/ 4859;

Manaus/AM - Comando do 9º Distrito Naval - Rua Bernardo Ramos, s/nº - Centro - Ilha de São Vicente - Manaus/AM - CEP 69005-310 - Tel.: (92) 2123-2278/2275.

A inspeção de saúde será realizada entre os dias 5 de dezembro de 2012 e 11 de janeiro de 2013. Já o teste de aptidão física (TAF) para os candidatos aptos na Inspeção de Saúde será realizado do dia 19 de dezembro de 2012 a 18 de janeiro de 2013.

Os candidatos deverão entregar os documentos comprobatórios para a prova de títulos do dia 06 a 08 de fevereiro de 2013.

Maiores informações através dos sites;

Prefeitura de Uberaba - MG lança edital de Processo Seletivo

Publicado edital de processo seletivo para cadastro de reserva da Prefeitura de Uberaba, em Minas Gerais, para contratação temporária de médico para urgência e emergência.

O processo seletivo será planejado e executado pelo Departamento Central de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração em parceria com os Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.

Para participar, é necessário ter graduação em medicina e registro no órgão competente.

Para carga horária de 12h semanais, é oferecido salário de R$ 812,99, produtividade de até R$ 1.599,00, mais ticket alimentação de R$ 210,00 e plano de saúde. Já para 24 horas, o salário é de R$ 1.739,36 e a produtividade de até R$ 3.097,07, acrescido dos benefícios citados.

As inscrições serão realizadas na próxima segunda, terça e quinta-feira, dias 13, 14 e 16, das 12h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Guilherme Ferreira, nº. 1539 – São Benedito.

Os candidatos devem apresentar fotocópia do documento oficial de identidade (RG, CTPS, CNH ou Identidade Profissional) e do CPF, além de comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 7,00, retirado no local de inscrição.

A data, local e horário para a realização das entrevistas técnicas serão publicadas posteriormente no Órgão Oficial do Município “Jornal Porta Voz” ou em jornal local de grande circulação.

A divulgação dos resultados parciais e finais, recursos, homologação do resultado final, bem como as convocações para a formalização dos atos, serão feitas por meio de Editais através do Órgão Oficial do Município "Jornal Porta Voz" (www.portavozuberaba.com.br) ou em jornal local de grande circulação.

O Processo Seletivo Simplificado terá validade de 24 (vinte e quatro) meses.

Humor

Sintomas da dengue

Câncer de colo de útero é a segunda doença que mais mata mulheres no Brasil

O câncer de colo de útero é uma enfermidade que afeta a saúde da mulher e se desenvolve principalmente por causa das lesões do HPV.

O câncer de colo de útero é uma das principais ameaças para a saúde feminina. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), esta enfermidade é responsável por causar 230 mil vítimas fatais a cada ano no mundo. No território brasileiro, a doença matou 4.691 mulheres somente durante o ano de 2007. Os levantamentos também apontam que o câncer de colo de útero é a segunda doença que mais mata mulheres no Brasil.

O que é o câncer de colo de útero?
O câncer de colo de útero, também chamado de câncer cervical, pode levar anos para se desenvolver, mas resulta de alterações celulares que acometem o organismo feminino. As chances de desenvolver o tumor maligno são maiores se a mulher tem mais de 25 anos e é portadora do HPV, uma doença sexualmente transmissível causada pelo Papiloma Vírus Humano.

O HPV aumenta as chances de ter câncer de colo de útero por causa da proliferação do vírus na vagina. Assim, a mulher passa a apresentar lesões em seu órgão genital que evoluem para o câncer. Alguns fatores facilitam a infecção pelo vírus, como o início precoce da atividade sexual, tabagismo, relações sexuais sem preservativo, diversidade de parceiros e má higiene íntima. De acordo com estimativas, de 1000 mulheres com HPV, cerca de 5 desenvolvem o câncer de colo de útero.

Prevenção e tratamento do câncer de colo de útero
Alguns sintomas podem indicar o câncer de colo de útero, como o sangramento vaginal, corrimento e dores. Entretanto, os especialistas recomendam não esperar a doença se manifestar para procurar ajuda, pois pode ser tarde demais para o tratamento.

A melhor forma de prevenir o câncer de colo de útero ou diagnosticá-lo logo no início é realizando adequadamente o exame preventivo, também chamado de papanicolau. O procedimento consiste em coletar a secreção do fundo da vagina, onde está localizado o colo do útero. Após a análise da substância, é possível saber se existe câncer ou não.

Em sua fase inicial, o câncer de colo de útero não apresenta uma lesão tão grave, por isso pode ser tratado com uma cirurgia simples. Em alguns casos, o dano causado no útero é tão grande que o órgão precisa ser removido por inteiro, impossibilitando uma futura gravidez.

Quando atinge a sua fase avançada, ou seja, com lesões invasoras, o câncer de colo de útero requer tratamento quimioterápico e sessões de radioterapia.

Fonte Mundo das Tribos

Dieta do diabetes: nove cuidados essenciais com a alimentação

Legumes podem ser consumidos à vontade e frutas pedem mais atenção

Os mitos que cercam a alimentação dos diabéticos são incontáveis. Dizem que o portador de diabetes não pode comer carboidratos ou nenhum tipo de açúcar e deixar de lado até mesmo a carne vermelha. Neste Dia Nacional do Diabetes, lembrado neste domingo (26), o Minha Vida aproveita para derrubar os mitos que envolvem a alimentação do diabético.

A dieta ideal para quem tem o problema varia para cada diabético. Um plano alimentar completo só pode ser oferecido se a pessoa fizer uma visita a um profissional qualificado, que observará os níveis glicêmicos e de colesterol, o peso, a atividade física do paciente e suas preferências alimentares. Entretanto, algumas recomendações são iguais para todos, como fazer três refeições por dia intercaladas com pequenos lanches e preferir por alguns alimentos em detrimento de outros.

Confira quais são esses cuidados:

integrais - Foto Getty Images1. Arroz, pães e massas integrais: a endocrinologista e nutrólga Ellen Paiva, do CITEN, explica que os carboidratos complexos presentes nesses alimentos são digeridos mais lentamente pelo organismo, liberando a glicose em pequenas doses. Isso é benéfico para o diabético, que não terá picos de índice glicêmico quando comer esse nutriente.

Porém, lembre-se de preferir sempre aos integrais, pois eles são ricos em fibras, que melhoram a ação da insulina.                   

chocolate - Foto Getty Images2. Carboidratos simples e açúcar: doces, pães e massas não precisam ser abolidos completamente da dieta do diabético. Entretanto, é preciso estar atento à quantidade.

"Os doces podem ser consumidos esporadicamente, atendendo a princípios rigorosos de quantidade e frequência e acompanhados de compensação de carboidratos", afirma Ellen. No geral, uma dieta para diabéticos deve ser constituída 50% de carboidratos.

Por isso, quando o portador de diabetes resolve comer um doce, deve reduzir o consumo de outras formas de carboidrato para manter a equivalência ou, no caso do dependente de insulina, aumentar a sua dose de insulina para aquela refeição. 

frutas  - Foto Getty Images3. Atenção às frutas: "As frutas, muitas vezes, são uma armadilha para a dieta dos diabéticos", conta Ellen. É muito comum a pessoa achar que pode consumir frutas à vontade, pois são alimentos muito saudáveis. Mas, na verdade, não podem.

Todas as frutas têm carboidratos simples, como a glicose. Só que, por conta das fibras e outros diversos nutrientes presentes nelas, podem ser consumidas em quantidades maiores que as de outros carboidratos simples.

A recomendação para os diabéticos é ingerir no máximo três a quatro porções de fruta por dia, e sempre optando pelas menos calóricas. "As frutas podem dificultar a perda de peso nos obesos e a titulação da insulina nos pacientes insulino dependentes".

suco - Foto Getty Images4. Sucos: embora muito saudáveis, os sucos geralmente consomem as três porções de frutas que o diabético tem direito durante todo o dia. "Um exemplo disso é suco de laranja. Um copo equivale em calorias ao consumo de um bombom e tem quantidade de glicose capaz de elevar em muito a glicemia do paciente", alerta a nutróloga.

A recomendação, portanto, é que as frutas sejam consumidas como tal, em lanches e sobremesas. Durante refeições, o ideal é evitar o consumo de líquidos ou optar pela água. 

Leite Desnatado - Foto Getty Images5. Leite desnatado: para reduzir o consumo de gordura, a recomendação é trocar leite integral por desnatado e preferir derivados mais magros. Não caia no mito de que a versão desnatada do leite tem menos quantidade de cálcio e proteínas que a integral. Na verdade, você ingere apenas menos gordura e não perde os benefícios.

carne magra - Foto Getty Images6. Cortes magros de carne vermelha: a maior riqueza das carnes vermelhas são os micronutrientes, como o ferro e a vitamina B12, já que as proteínas podem ser facilmente encontradas em carnes brancas e proteínas vegetais. Por conta disso, a carne vermelha não só pode como deve ser consumida, mas evite as opções que possuem uma quantidade muito grande de gorduras saturadas, como filé mignon, picanha e contra-filé. "Os melhores cortes de carne são o lagarto, o patinho e a alcatra", conta Ellen.

Peixe - Foto Getty Images7. Peixes: eles são os mais indicados entre as carnes brancas. Os melhores são aqueles ricos em gorduras boas, como trutas, salmão e sardinha. "Esses peixes, apesar de saudáveis, são muito calóricos e, por isso, as porções devem ser controladas e nunca preparadas fritas ou empanadas", lembra a nutróloga.

legumes e verduras - Foto Getty Images8. Legumes e verduras à vontade: ricos em fibras, vitaminas e minerais antioxidantes, os legumes e verduras são importantes à nutrição e à saúde de todas as pessoas, mais ainda dos diabéticos, cuja dieta deve ser rica e variada nesses alimentos. "A regra é colorir o prato e variar de acordo com legumes e verduras da estação", aconselha Ellen.

não exagere - Foto Getty Images9. Não exagere nas porções: o diabético pode estar fazendo uma dieta correta e rica em alimentos saudáveis, mas, se exagerar nas porções, estará caminhando na direção oposta. "O excesso de calorias é nocivo ao diabético, mesmo que ele esteja comendo os alimentos mais indicados", alerta Ellen.


Fonte Minha Vida