Sistema utiliza a plataforma do PACS Aurora na nuvem e oferece todo o suporte para transmissão de imagens, análise e emissão de laudos, o que reduz custos e amplia o acesso a diagnósticos especializados
A catarinense Pixeon vai entrar no ramo da telerradiologia com o serviço Movitá, que utiliza a plataforma do PACS (sigla em inglês para “sistema de compartilhamento e gestão de imagens médicas”) na nuvem. A telerradiologia é um nicho da telemedicina, que torna possível a emissão de diagnósticos à distância.
Ao utilizar serviços de telerradiologia, uma clínica médica pode ter acesso a diagnósticos especializados ou a uma segunda opinião de profissionais experientes, que não moram na mesma região do estabelecimento. Utilizando tecnologias de informação e comunicação para o envio e reconstrução de imagens digitais. Estudos apontam que esse tipo de serviço amplia o acesso a atendimento médico especializado e diminui o investimento de hospitais e clínicas em infraestrutura de TI e sistemas de diagnóstico por imagem.
De acordo com a Pixeon, o download das imagens pode ser realizado de forma segura a partir de qualquer lugar, e os especialistas contam com as ferramentas do visualizador Arya para interpretação e reconstrução de imagens. O laudo é enviado através da mesma plataforma na nuvem, o que garante mais agilidade e ainda permite que as instituições gerenciem sua própria equipe de digitadores.
“Com este serviço, esperamos ampliar a oferta de diagnóstico médico por imagem digital para regiões pouco assistidas por esse tipo de tecnologia, além de facilitar a atuação do radiologista e o intercâmbio entre especialistas para obter uma segunda opinião”, aponta Fernando Peixoto, CEO da Pixeon.
A solução foi homologada por um grupo médico de Curitiba durante três meses, para que todas as adaptações necessárias pudessem ser feitas de forma a otimizar o fluxo de trabalho dos radiologistas. “O mais importante da nossa escolha em fazer telerradiologia com a Pixeon foi nossa experiência prévia com os produtos da empresa, nossa confiança nas pessoas que trabalham para ela e a qualidade muito boa do suporte técnico” declarou Vinícius Chissini Paganella, médico radiologista que auxiliou na homologação do sistema.
PACS Aurora 3.0
O PACS Aurora, que agora tem, integrado, o sistema de telerradiologia na nuvem, foi lançado em março de 2012 e é compatível com os sistemas operacionais Windows, Linux e OSX (Mac). O novo PACS da empresa traz ainda o CAD Pulmonar, que auxilia na detecção de nódulos de pulmão.
Fonte SAudeWeb
Nenhum comentário:
Postar um comentário