Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Pulseira alerta usuário para exposição excessiva a raios ultravioletas

Monitor indica, por meio de um código de cores, quando uma pessoa ficou tempo demais sob o sol e evita superexposição

Cientistas da Universidade de Strathclyde, na Escócia, desenvolveram um dispositivo que monitora a exposição de uma pessoa aos raios ultravioletas (UV).

O monitor indica ao usuário, na forma de um código de cores, quando ele ficou tempo demais sob o sol.

O objetivo, explicam os criadores Andrew Mills e Michael McFarlane, é evitar a superexposição aos raios solares, associada com câncer de pele, sobretudo com sua forma mais grave, o melanoma.

"Estamos muito entusiasmados com o nosso dosímetro de UV e vamos trabalhar para desenvolvê-lo ainda mais e firmá-lo no mercado", afirmam Mills e McFarlane.

A tecnologia vai ser comercializada por uma empresa sueca e deve chegar ao mercado no início de 2013 na forma de uma pulseira.

Segundo os pesquisadores, ela trará benefícios significativos para a saúde pública, como um acessório barato que permitirá que as pessoas desfrutem do sol sem correr o risco de superexposição.

Como funciona
O monitor de raios ultravioleta funciona mudando de cor, de amarelo para cor-de-rosa, conforme os riscos de queimaduras solares aumentam.

A tecnologia é baseada em um agente que libera ácido quando é atingido pela radiação ultravioleta.

Um corante, que mede o nível de pH, reage ao ácido e muda de cor rapidamente, tornando-se indicador do tempo de exposição aos raios ultravioleta.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário