Monitor indica, por meio de um código de cores, quando uma pessoa ficou tempo demais sob o sol e evita superexposição
Cientistas da Universidade de Strathclyde, na Escócia, desenvolveram um dispositivo que monitora a exposição de uma pessoa aos raios ultravioletas (UV).
O monitor indica ao usuário, na forma de um código de cores, quando ele ficou tempo demais sob o sol.
O objetivo, explicam os criadores Andrew Mills e Michael McFarlane, é evitar a superexposição aos raios solares, associada com câncer de pele, sobretudo com sua forma mais grave, o melanoma.
"Estamos muito entusiasmados com o nosso dosímetro de UV e vamos trabalhar para desenvolvê-lo ainda mais e firmá-lo no mercado", afirmam Mills e McFarlane.
A tecnologia vai ser comercializada por uma empresa sueca e deve chegar ao mercado no início de 2013 na forma de uma pulseira.
Segundo os pesquisadores, ela trará benefícios significativos para a saúde pública, como um acessório barato que permitirá que as pessoas desfrutem do sol sem correr o risco de superexposição.
Como funciona
O monitor de raios ultravioleta funciona mudando de cor, de amarelo para cor-de-rosa, conforme os riscos de queimaduras solares aumentam.
A tecnologia é baseada em um agente que libera ácido quando é atingido pela radiação ultravioleta.
Um corante, que mede o nível de pH, reage ao ácido e muda de cor rapidamente, tornando-se indicador do tempo de exposição aos raios ultravioleta.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário