Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 18 de maio de 2012

Australiana registra os maiores arrependimentos de pacientes terminais

A falta de coragem de exprimir seus sentimentos é um dos itens da lista

A enfermeira australiana Bronnie Ware trabalhou por muitos anos com pacientes terminais que eram mandados para casa para morrer. Apesar da situação difícil, ela afirma que todos seus pacientes cresceram muito quando tiveram de enfrentar sua própria mortalidade e Bronnie foi capaz de encontrar na trajetória desses casos lições que divide na internet, com sucesso, sobre os principais arrependimentos de seus pacientes. É difícil não refletir se teríamos ou não os mesmo arrependimentos.

- Eu queria ter tido coragem de viver a vida de maneira verdadeira para comigo mesmo, não a vida que os outros esperavam de mim.
Segundo Bronnie, esse é o arrependimento mais comum. Quando as pessoas percebem que sua vida chegou ao fim, elas olham para trás e percebem os sonhos não realizados. "Muita gente não honrou nem a metade de seus sonhos e teve que morrer sabendo que isso aconteceu devido a escolhas que eles mesmos fizeram ou não fizeram", relata Bronnie.

- Eu queria não ter trabalhado tanto.
Esse foi arrependimento que Bronnie percebeu mais nos pacientes homens. De acordo com a enfermeira, eles se arrependiam de não ter aproveitado mais a infância dos filhos e a companhia da parceira. As mulheres também têm esse arrependimento, mas como a maior parte das pacientes era de uma geração em que as mulheres ainda não tinham o trabalho como principal em suas vidas, o arrependimento parece ser menor. "Todos os homens de quem eu cuidei se arrependiam de terem gasto tanto de suas vidas em uma existência voltada para o mercado de trabalho", conta Bronnie.

- Eu queria ter tido a coragem de exprimir meu sentimentos.
Muitas pessoas reprimem seus sentimentos para evitar confronto ou mesmo porque foram educadas para fazê-lo. O resultado é que elas se contentam com uma existência que, segundo a enfermeira, é medíocre, porque impede que as pessoas aproveitem o seu verdadeiro potencial. Para Bronnie a honestidade eleva os relacionamentos a um novo patamar, uma vida mais saudável, ou vai acabar fazendo com que relacionamentos que não fazem bem para as pessoas acabem sendo eliminados da vida delas.

- Eu queria ter permanecido em contato com meus amigos.
Bronnie presenciou muitas pessoas se queixarem do quando se arrependiam de não ter dedicado mais tempo às suas amizades. "Muitas pessoas acabam tão envolvidas com suas próprias vidas que deixam amizades de ouro acabarem", relatou. Para Bronnie, na hora da morte as pessoas tentam, sim, deixar o plano financeiro em ordem, se possível, mas não é isso que mais conta, mas sim as pessoas que elas amam. 

- Eu queria ter me permitido ser mais feliz.
Segundo Bronnie essa é muito comum. "Muitos não percebem até o final que felicidade é uma escolha", relata a enfermeira. As pessoas ficam presas em velhos padrões e hábitos e se acomodam no que é familiar e seguro. Segundo Bronnie, muita gente passa a vida fingindo que é feliz para os outros e para si mesmo por medo de mudar. "Quando você está no seu leito de morte o que os outros pensam de você nem passa pela sua mente", conclui Bronnie.

A dica final da enfermeira: "a vida é uma escolha. É a sua vida. Escolha com consciência, sabedoria e honestidade. Escolha a felicidade".

Fonte Zero Hora

Síndrome que interrompe respiração durante o sono pode estar relacionada a hipertensão e obesidade

Dormir e respirar bem são fundamentais para a qualidade de vida

Os distúrbios do sono afetam aproximadamente 40% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Insônia, apneia obstrutiva do sono (SAOS), síndrome das pernas inquietas, bruxismo, sono insuficiente e atraso de fase de sono são os problemas mais comuns.

O ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler, que atua de forma interdisciplinar com doenças do sono, afirma que a SAOS é considerada um dos distúrbios mais graves da atualidade em relação à qualidade das horas de descanso, já que é consequência da obstrução total ou parcial da respiração.

— O sono é fundamental para a qualidade de vida e qualquer alteração na sua característica normal ou quantitativa provoca danos à saúde. Ele representa o terço da vida que pode garantir ou não um organismo saudável nos outros dois terços — enfatiza o especialista.

Problemas cardiovasculares, obesidade, dificuldades cognitivas e de concentração, ansiedade, redução significante da libido, sudorese noturna, dores de cabeça matinais, que ocorrem normalmente em consequência do bruxismo, e depressão podem ser decorrentes da SAOS.

Hipertensão e obesidade podem estar relacionadas
De acordo com um estudo britânico da Universidade de Birmingham, publicado na revista médica Hypertension, da Americam Heart Association, os pacientes que sofrem com a SAOS apresentam alterações funcionais nos vasos sanguíneos e 40% dos hipertensos tem apnéia. Köhler explica que, quando a respiração é interrompida, o organismo libera adrenalina, o que contrai os vasos sanguíneos. Assim, para o sangue continuar seu trabalho e seguir circulando, ele aumenta a sua pressão, o que, a longo prazo, gera um endurecimento das artérias.

A obesidade também está intimamente ligada a SAOS. A respiração possui um papel determinante no sono, oxigenação do corpo e alimentação. Repirar mal causa, desde a infância, problemas ortodônticos que afetam a mastigação e favorecem a alimentação inadequada, aumentando o peso corporal. Isso também influencia o esforço para respirar, aumentando as chances dos distúrbios do sono se instalarem.

O tratamento das doenças relacionadas ao sono deve ser interdisciplinar, envolvendo especialistas de diversas áreas da saúde, como odontologia, medicina e fonoaudiologia. Existem basicamente três estratégias: com intervenção cirúrgica, uso do Continuous Positive Airway Pressure (CPAP), uma espécie de máscara que injeta ar por pressão no nariz, e o uso de aparelho intrabucal, que projeta a língua para frente e abre a região da orofaringe que estava obstruída. No entanto nota-se uma melhora significativa em pacientes que adotam exercícios para normalizar o tônus muscular da base da língua e da musculatura da faringe.

Fonte Zero Hora

Genoma de melanomas confirma que exposição ao sol potencializa metástase do tumor

Estudiosos reiteraram o velho conselho de não abusar do sol

Considerado o tipo de câncer de pele mais agressivo e de pior prognóstico, o melanoma é, segundo a Organização Mundial da Saúde, o responsável por 80% das 66 mil mortes ocasionadas por câncer de pele em todo o mundo anualmente.

Para tentar entender o mecanismo da doença, médicos de Harvard, nos Estados Unidos, sequenciaram o genoma de 25 melanomas metastáticos e reiteraram o velho conselho de não abusar do sol: de acordo com os estudiosos, a taxa de mutação dos genes desse tipo de câncer está diretamente relacionada ao nível de exposição ao astro rei e à radiação. A ideia é que o estudo, publicado na revista Nature, seja usado para desenvolver novos tratamentos.

Na pesquisa, os cientistas descobriram ainda que há uma quantidade de mutações em genes que não eram, até então, associados ao melanoma. Um deles é o PREX2, comumente atribuído ao câncer de mama, mas que entra em mutação em 14% dos casos extremos de câncer de pele.

Embora ainda não se saiba com precisão qual o papel do PREX2 na evolução do melanoma, os pesquisadores afirmam que "ele aparece para adquirir atividade oncogênica por meio de mutações que perturbam ou inativam uma ou mais funções celulares". Ou seja: sua forma mutante tem sido relacionada à formação de tumores em ritmo acelerado.

Segundo os pesquisadores, entender a contribuição de cada gene no desenvolvimento da doença ajuda a traçar um mapa da biologia do tumor, bem como compreender como ele resiste aos tratamentos convencionais.

O potencial altíssimo de desenvolvimento de metástase faz com que o melanoma seja considerado o pior tipo de câncer de pele. Ele faz com que células tumorais migrem para outros órgãos, onde se desenvolvem e agravam a doença. As células que dão origem ao pigmento responsável pela cor da pele, chamadas melanócitos, são a origem do problema. A doença pode começar tanto na pele saudável quando em lesões pigmentadas pré-existentes ou "sinais" escuros, denominados nevos pigmentados.

Fonte Zero Hora

Açúcar demais afeta o aprendizado, aponta estudo


Ômega 3 nas refeições pode ajudar a minimizar os danos
Inclusão de ômega 3 nas refeições pode ajudar a minimizar os danos

Comer açúcar demais pode consumir a energia cerebral, revelaram cientistas americanos que publicaram um estudo no Journal of Physiology, demonstrando como uma dieta com base em xarope de milho rico em frutose afetou a memória de cobaias.

Cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) alimentaram dois grupos de ratos com uma solução contendo xarope de milho rico em frutose — um ingrediente comum em alimentos processados — e água potável durante seis meses.

Um grupo de ratos tomou também um suplemento de ácidos-graxos ricos ômega-3, que estimula a memória, na forma de óleo de linhaça ou ácido docosahexaenóico (DHA), enquanto o outro grupo não fez o mesmo. Antes do início da ingestão de açúcar, os ratos passaram por um treinamento de cinco dias em um complexo labirinto. Os roedores foram colocados novamente no labirinto seis semanas depois de ingerirem a solução doce para ver como se saíam.

— Os animais que não tomaram DHA foram mais lentos e seus cérebros demonstraram um declínio na atividade sináptica. Suas células cerebrais tiveram dificuldade em enviar sinais entre si, prejudicando sua capacidade de pensar com clareza e lembrar o caminho que tinham aprendido seis semanas antes — afirmou Fernando Gomez-Pinilla, professor de neurocirurgia na Escola de Medicina David Geffen, na UCLA.

Uma análise mais detalhada nos cérebros dos ratos revelou que aqueles que não foram alimentados com suplementos de DHA também desenvolveram sinais de resistência à insulina, hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue e regula a função cerebral.

— Uma vez que a insulina consegue penetrar a barreira sangue-cérebro, o hormônio pode sinalizar os neurônios, gerando reações que comprometem o aprendizado e causam perda de memória — disse Gomez-Pinilla.

Em outras palavras, comer frutose demais pode interferir na capacidade da insulina de regular como as células usam e armazenam açúcar, o que é necessário para o processamento de pensamentos e emoções.

— A insulina é importante no corpo para controlar o açúcar no sangue, mas pode desempenhar um papel diferente no cérebro, onde parece afetar a memória e o aprendizado — disse Gomez-Pinilla.

De acordo com o pesquisador, o estudo ilustram que "o que você come afeta como você pensa".

— Ingerir uma dieta rica em frutose a longo prazo altera a capacidade do cérebro de aprender e lembrar informações. Mas adicionar ácidos graxos ômega 3 nas refeições pode ajudar a minimizar os danos — acrescentou.

O xarope de milho rico em frutose é comumente encontrado em refrigerantes, condimentos, molho de maçã, comida de bebê e lanches processados. O americano médio consome mais de 18 quilos de xarope de milho rico em frutose ao ano, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Fonte Zero Hora

15 iniciativas de qualidade antes da acreditação

Pequisa mostra que selos como ISO 9000, Programa Nacional de Qualidade e Malcolm Baldrige National Quality Award podem ajudar no processo de certificação

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos em Gestão em Gestão de Serviços de Saúde denominada Panorama da Acreditação Hospitalar no Brasil denominou algumas iniciativas de qualidade que os hospitais devem possuir antes de entrarem em um processo de acreditação.

De acordo com o estudo, esses selos de qualidade podem ser importantes auxílios na busca pela acreditação.

As iniciativas listadas foram :

ISO 9000: O foco encontra-se na melhoria dos processos internos da organização, na capacitação dos colaboradores, no monitoramento do ambiente de trabalho e na verificação da satisfação dos clientes, dos colaboradores e dos fornecedores.

ISO 14000: Estabelece diretrizes direcionadas à área de gestão ambiental das organizações.

Programa Regional de Qualidade: São programas disponibilizados e acompanhados regionalmente promovidos por entidades públicas ou particulares.

Programa Nacional de Qualidade: É uma forma de reconhecimento da excelência na gestão das organizações sediadas no Brasil.

Malcolm Baldrige National Quality Award: É um prêmio de reconhecimento dado às organizações que zelam pela excelência em desempenho. O objetivo da avaliação é identificar organizações que possam servir de modelo para as demais, além de auxiliar aquelas que querem avaliar e melhorar seus resultados.

European Foundation for Quality Management: O modelo desta instituição tem o objetivo de auxiliar organizações que visam melhoria de seu desempenho. Assim o modelo de excelência tem o intuito de auxiliar instituições que buscam por excelência sustentável. Baseia-se em novo critérios principais, como liderança, gestão de pessoal, política e estratégia, parcerias e recursos, satisfação do pessoal, satisfação do cliente, integração na coletividade e recursos operacionais.

Modelo de Qualidade de Donabedian: É um modelo criado especificamente para avaliação em saúde e baseia-se em três pilares: estrutura, processo e resultado. A estrutura trata dos recursos materiais e humanos; o processo refere-se às atividades que envolvem os profissionais de saúde e os pacientes; e o pilar de resultados é o produto final da assistência de saúde prestada, levando em conta os padrões e as expectativas. Posteriormente, Donabedian ampliou o modelo para sete pontos, ou os “sete pilares da Qualidade”, sendo eles: eficácia, efetividade, eficiência, otimização, aceitabilidade, legitimidade e equidade.

Programa de Qualidade do Próprio Hospital: Os Programas de Qualidade do Próprio Hospital são quaisquer programas de Qualidade elaborados e adotados para aquele determinado hospital.

Filosofia Enxuta: Prega a eliminação de diferentes tipos de desperdícios dentro das organizações – desperdício de materiais, de transporte, processamento, movimentação, de produtos defeituosos, entre outros. Desta forma, busca o ideal de uma produção com zero defeito, sem tempo necessário de preparação para a produção (setup), zero estoques, zero movimentação, sem quebras (por exemplo, de equipamentos) e outras medidas. Para tanto, são aplicadas diferentes ferramentas, entre elas a otimização de layout e as técnicas de formação de células de trabalho.

Benchmarking: Busca das melhores práticas do setor ao qual pertence a organização, ou ainda de outro setores comparáveis, buscando a melhoria de desempenho. A filosofia associada ao processo de Benchmarking defende a identificação sistemática das melhores práticas de processos e de ideias.

Filosofia Seis Sigma: É um conjunto de práticas que tem o objetivo de melhorar sistematicamente os processos e eliminar os defeitos, visando maior satisfação dos clientes.

Ciclo PDCA: É um ciclo que visa a melhoria continua dos processos e de resultados. Cada uma das letras remete às diferente fases do ciclo: Plan – planejamento das ações a serem executadas; Do -execução propriamente dita das ações; Check – verificação da efetividade do que foi executado, frente ao que foi planejado; e Action – ação para corrigir o processo, de forma que o novo ciclo se realize de forma ainda mais efetiva e sem as eventuais falhas anteriormente cometidas.

Filosofia Just in time (JIT): É um sistema de administração de operações que defende que nada se compra, nada se processa, nada se produz, a menos que seja necessário. Em sua essência, é uma “filosofia” de redução de desperdícios e sua adoção envolve a implantação de vários programas, sendo o mais importante a mudança no relacionamento com fornecedores.

Programa CQH – Compromisso com a Qualidade Hospitalar: É um programa voltado para a melhoria contínua do atendimento nos serviços de saúde em hospitais, mediante uma metodologia específica adotada pelo programa. Os hospitais participantes fazem auto-avaliação de seu desempenho, trocam informações sobre melhores práticas e buscam, através do trabalho coletivo e de grupos multidisciplinares, a melhoria contínua de seus processos de atendimento.

OHSAS 18001 (Occupational Health and Safety Assessment Series): A OHSAS 18001 é um sistema de gestão com foco na saúde e segurança ocupacional. Por meio dela, a organização busca o controle e a melhoria contínua do desempenho nestas áreas, desenvolvendo sua preocupação com a integridade física dos seus colaboradores e clientes.

Por SaudeWeb

Sites para agendamento de consultas médicas começam a aparecer no Brasil

Lançado no mês de abril, o Yepdoc disponibiliza o perfil e agenda dos médicos para que os pacientes consigam marcar suas consultas online

Marcas consultas médicas pela internet ainda não é prática recorrente no Brasil, mas algumas empresas já estão seguindo esse modelo, popularizado nos Estados Unidos pela ZocDoc, site onde o paciente encontra um especialista e consulta os horários disponíveis e, ele mesmo, realiza o agendamento. Depois, a confirmação é feita por e-mail ou telefone.

O site brasileiro Yepdoc acaba de lançar uma plataforma online gratuita que disponibiliza a agenda de médicos, por especialidade e região, para que os pacientes marquem suas consultas.

“O objetivo é tornar-se referência e revolucionar o processo de agendamento de consultas médicas no Brasil”, afirma o fundador do YepDoc, em comunicado, Guilherme Pizzini.

Uma vez criado o perfil online, o médico terá acesso à sua agenda virtual. Segundo o executivo, o custo e tempo com telefone para agendamentos e problemas com horários vagos diminuirão.

Por meio da criação de um perfil na página e o pagamento de uma taxa mensal de manutenção, os médicos terão acesso aos serviços da empresa. Feito isso, sua agenda virtual estará visível para milhares de pessoas que buscam por especialistas online todos os dias. A pesquisa poderá ser realizada por meio de filtros, como região e convênios médicos atendidos. “Esse processo não demorará mais de um minuto”, garante Piccini.

Para diminuir os números de cancelamentos e não comparecimentos, a ferramenta enviará automaticamente mensagens por e-mail e SMS. Além disso, os médicos e pacientes serão alertados 24 horas antes do compromisso.

O projeto do YepDoc começou no início de janeiro, inspirado em um bem sucedido modelo americano, que já é responsável pelo agendamento de mais de 1 milhão de consultas por mês no país.

Hoje, o YepDoc está disponível somente para a cidade de São Paulo, mas os fundadores planejam que a ferramenta esteja, em um curto prazo, disponível para todo o Brasil. Eles projetam que, até o final do ano, a ferramenta já tenha sido responsável pelo agendamento de pelo menos 500 mil consultas médicas.

Para atingir esses objetivos o YepDoc conta com toda a expertise da maior incubadora de empresas de internet do mundo, a Rocket Internet. O fundo de investimento alemão está expandindo seu modelo de negócios no Brasil.

O site Go2Doc é outro exemplo desse modelo, lançado oficialmente no começo do mês de abril. A ferramenra tem cerca de 800 profissionais cadastrados em São Paulo. Por enquanto, o serviço ainda não é cobrado. A partir do segundo semestre, os profissionais terão de pagar uma taxa mensal – ainda não definida – para usar o site de agendamento on-line.

Fonte SaudeWeb

Convênios médicos faturam R$ 83,4 bilhões, 11,7% a mais

Em paralelo ao avanço dos planos, o valor médio da consulta médica, no mesmo período, subiu 64,7%. De acordo com o Cremesp, a média de R$ 46,12 para a consulta médica ficou muito abaixo do mínimo reivindicado pelas entidades médicas

O mercado de planos de saúde encerrou o ano passado com um faturamento de R$ 83,4 bilhões, o que representa uma alta de 11,7% em relação a 2010, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O número de pessoas com convênio médico aumentou 4,3% e atingiu 47,6 milhões em dezembro. A taxa de crescimento foi maior na receita, devido ao aumento no tíquete médio que ficou em R$ 107,86, no ano passado, contra R$ 103,12 no levantamento anterior.

De acordo com o diretor de desenvolvimento setorial da agência reguladora, Bruno Sobral, o crescimento voltou aos patamares verificados entre 2004 e 2008.

O consolidado do ano é de 1,6 mil operadoras de planos de saúde. Os três maiores grupos de saúde – Amil, Bradesco Saúde e Intermédica – possuem aproximadamente 13 milhões de clientes, ou seja, quase um terço dos 47,6 milhões de usuários.

Como vem acontecendo já há alguns anos, o segmento de planos odontológicos cresce a taxas maiores em relação ao convênio médico. O faturamento do segmento dental aumentou 18,7% e somou quase R$ 2 bilhões. Na última década, o mercado de planos odontológicos disparou. Em 2002, eram apenas 3,2 milhões de pessoas com essa modalidade de plano. No ano passado, aumentou para 16,8 milhões.

Valor da consulta
Em paralelo ao avanço dos planos, o valor médio da consulta médica, no mesmo período, subiu 64,7%. Isso, na média de valores apurada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

De acordo com o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), a média de R$ 46,12 para a consulta médica em 2011 ficou muito abaixo – pouco além da metade – do mínimo de R$ 80,00 reivindicado pelas entidades médicas.

“Caso tivesse sido aplicado índice de reajuste dos honorários médicos correspondente ao crescimento econômico do setor, o valor médio da consulta chegaria hoje a R$ 83,40. Em 2012 as entidades médicas têm registros de planos que ainda pagam menos de R$ 30,00 a consulta”, afirma o Cremesp em comunicado ao mercado.

Cerca de 160 mil médicos que atuam na saúde suplementar no Brasil realizam por ano aproximadamente 223 milhões de consultas. Cada usuário de plano de saúde vai a consulta médica em média 5 vezes por ano. Em 2011, 47,6 milhões de brasileiros estavam conveniados a planos de saúde.

Para o Presidente do Cremesp, Renato Azevedo Júnior, “a discrepância demonstra o quanto é inadiável e urgente a edição de uma nova instrução normativa da ANS para regulamentar os contratos entre médicos e planos de saúde. Além da correção da defasagem, daqui em diante os honorários precisam ser reajustados no mínimo anualmente, com índices que reflitam inclusive o crescimento robusto do setor.”

No dia 25 de abril ocorreu nova mobilização dos médicos que atuam na saúde suplementar. Além de passeatas e atos públicos em vários estados, as lideranças médicas entregaram à ANS propostas para normatizar a contratação dos profissionais pelas operadoras. Além de reajustes anuais dos valores pagos, foram solicitados parâmetros para fixação de honorários e para o credenciamento/descredenciamento dos médicos pelos planos de saúde.

Fonte SaudeWeb

Incor terá novo prédio e emergência modernizada

Construção do terceiro bloco da unidade terá investimentos de R$ 38 milhões pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; outros R$ 16 milhões serão utilizados em reformas, adequações e equipamentos

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo anuncia nesta quinta-feira (17) a construção de um novo prédio que irá modernizar o setor de atendimento de emergência no Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da FMUSP, referência nacional e internacional em cardiologia de alta complexidade. A pasta irá investir R$ 38 milhões nessas obras.

Ainda serão investidos pela Secretaria de Estado da Saúde R$ 11 milhões em reformas de infraestrutura e adequação nos sétimo e oitavo andar do Bloco 1, além de R$ 5 milhões em equipamentos para a unidade. Serão adquiridos, entre outros, um novo tomógrafo e uma central de telemetria.

Com início das obras previsto para o segundo semestre deste ano e término em até 36 meses após seu início, o bloco 3 do Incor permitirá, segundo a Secretaria, a atualização tecnológica da unidade e aumento da estrutura da Unidade Clínica de Emergência, Central de Material Esterilizado, Unidade de Internação do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, Hospital-Dia e Central de Endoscopia Digestiva e Respiratória.

Serão seis andares, em uma área total de 6,7 mil metros quadrados. As novas instalações da Unidade Clínica de Emergência terão salas de exames de ecocardiograma, ultrassom e Raio-X no próprio serviço, além de acesso mais rápido, por meio de elevador, às áreas de diagnóstico de maior complexidade – hemodinâmica, tomografia, ressonância, angiografia – centro cirúrgico e unidades de internação.

“É uma obra de extrema importância para a melhoria da assistência prestada aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) na área de cardiopneumologia. Investir no Incor é investir na saúde de toda a população”, afirma, em comunicado, Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

Especializado em cardiologia, pneumologia e cirurgias cardíaca e torácica, o Instituto do Coração do HC-FMUSP realiza anualmente 5 mil cirurgias, 13 mil internações, 2 milhões de exames análises clínicas e 260 mil consultas médicas.

“O Incor entra em uma nova fase, de forte modernização tecnológica e melhoria nas condições de atendimento aos pacientes, bem como de aperfeiçoamento da sua já reconhecida capacidade de produção científica e ensino”, afirma Fábio Jatene, presidente do Conselho Diretor do Incor.

Fonte SaudeWeb

Administração Hospitalar: diretor tem salário médio de R$ 18.234,21

Pesquisa atualizada da Catho Online elenca 12 cargos na área de administração hospitalar. Confira média referente à remuneração dos profissionais brasileiros

Confira a remuneração do setor de administração hospitalar:

Diretor de Administração Hospitalar
Média Salarial: R$ 18.234,21

Cargo: Gerente de Administração Hospitalar
Média Salarial: R$ 6.316,91

Cargo: Coordenador, Supervisor ou Chefe de Administração Hospitalar
Média Salarial:R$ 3.478,20

Cargo: Analista de Administração Hospitalar Sênior
Média Salarial: R$ 2.794,79

Cargo: Administrador Hospitalar
Média Salarial: R$ 6.750,27

Cargo: Analista de Administração Hospitalar Pleno
Média Salarial: R$ 2.527,00

Cargo: Farmacêutico Hospitalar
Média Salarial: R$ 2.606,59

Cargo: Analista de Administração Hospitalar Júnior
Média Salarial: R$ 2.092,56

Cargo: Assistente de Administração Hospitalar
Média Salarial: R$ 1.257,47

Cargo: Atendente Hospitalar
Média Salarial: R$ 945,58

Cargo: Auxiliar de Administração Hospitalar
Média Salarial: R$ 1.035,69

Cargo: Estagiário de Administração Hospitalar
Média Salarial: R$ 521,59

Metodologia
O estudo é atualizado a cada três meses e traz dados de mais de 1.800 cargos, de 218 áreas de atuação profissional e de 48 ramos de atividade econômica, dentro de 21 regiões geográficas do Brasil, além de 7 faixas de faturamento para classificação de porte de empresa.

Fonte SaudeWeb

Médicos querem ficar de fora da medida que altera carreira no serviço público

Fenam acredita que se os médicos continuarem cumprindo uma jornada de 20h semanais, haveria uma redução de remuneração de 50%

A categoria médica quer ficar de fora da MP 568/2012, editada na última segunda-feira (14). Segundo a Federação Nacional dos Médicos (FENAM), a proposta interfere na remuneração dos médicos servidores públicos federais e desfigura também, a jornada de trabalho daqueles que integram o executivo.

Médicos que têm hoje uma jornada de 20h/semanais no serviço público, ao ingressarem na carreira teriam que cumprir 40h/semanais pelo mesmo valor, ou seja uma redução de 50% na remuneração.

De acordo com o secretário de assuntos jurídicos da Fenam, Antônio José Francisco Pereira dos Santos, se os médicos continuarem cumprindo uma jornada de 20h semanais, haveria uma redução de remuneração de 50%. O que, para ele, por ser inconstitucional será compensado pela criação de uma Vantegem Pessoal Nominalmente Indicada, no valor dos outros 50%.

O secretário de comunicação da Fenam, Waldir Cardoso, conta que o objetivo da instituição é sair do projeto. E conta que respeita a posição das outras categorias que apoiam a MP.

O conteúdo da MP está no Projeto de Lei 2203/2011, em tramitação na Câmara dos Deputados. Outro questionamento feito pela entidade médica é sobre a urgência e relevância da MP. De acordo com a Constituição Federal, uma Medida Provisória, deve ser editada por motivos que determinem estas características. A assessoria jurídica da FENAM está analisando criteriosamente a MP para emitir um posicionamento técnico sobre a mesma.

Fonte SaudeWeb

Anvisa firma parceria para capacitação em oncologia

Aliança foi firmada com Associação Internacional para Tratamento e Pesquisa do Câncer (INCTR). O intuito é desenvolver e executar ações para promoção e fortalecimento de atividades educacionais

A Anvisa vai estabelecer uma parceria com a Associação Internacional para Tratamento e Pesquisa do Câncer (INCTR). A proposta de cooperação técnica foi aprovada pela Diretoria Colegiada da Anvisa em sua última reunião. O objetivo é desenvolver e executar ações para a promoção, o fortalecimento e a realização de atividades educacionais e de capacitação nas áreas de oncologia. A expectativa é que a parceria permita uma maior troca de conhecimento sobre o tema, com a realização conjunta de estudos e pesquisas relativas ao tratamento do câncer.

O INCTR é uma organização não governamental presente em dez países, entre eles, Canadá, EUA, Egito, França, Índia e Tanzânia. O objetivo do instituto é promover a colaboração internacional entre países mais avançados no tratamento do câncer e países com limitações de recursos para tratamento da doença. A cooperação com a Anvisa não envolve o repasse de recursos financeiros.

Fonte SaudeWeb

Humor: Putz... Não ouvi a notícia...

Concurso Prefeitura de Simplício Mendes – PI

Sob a responsabilidade técnico-organizacional do Instituto Machado de Assis, está aberto o concurso público 01/2012 do município de Simplício Mendes, Estado do Piauí. De acordo com o edital, serão ocupadas 252 vagas efetivas por candidatos que possuam níveis fundamental, médio/técnico e superior.
Oportunidades
Nível Fundamental: Eletricista, Motorista "C", Agente Comunitário de Saúde, Motorista "D" do SAMU, Segurança do CAPS, Gari, Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia de Unidades Escolares, Artesão do CAPS.
Nível Médio e Técnico: Digitador, Fiscal de Obras, Técnico em Agroindústria, Técnico em Agropecuária, Digitador, Professor de Ensino Fundamental Menor, Professor de Ensino Infantil, Fiscal de Tributos, Técnico em Contabilidade, Técnico em Tributação, Auxiliar Administrativo II, Auxiliar de Consultório, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Vigilância Sanitária, Técnico em Higiene Dentário - THD, Técnico em Enfermagem do SAMU.
Nível Superior: Psicólogo do CAPS, Odontólogo (Dentista) PSB (Salário + Produtividade), Odontólogo, Médico do SAMU, Médico do PSF, Médico do CAPS, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Enfermeiro do SAMU, Enfermeiro do CAPS, Educador Físico do CAPS, Biomédico, Assistente Social do CAPS, Psicopedagogo, Psicólogo, Professor de Matemática, Professor de Inglês, Pedagogo, Nutricionista, Psicólogo, Assistente Social, Engenheiro Agrônomo, Procurador do Município, Engenheiro Civil.
Salários: Os vencimentos variam de acordo o cargo e oscilam entre as cifras de R$ 622,00 e R$ 4.000,00.
Inscrições
Serão realizadas através do endereço eletrônico da organizadora (http://www.institutomachadodeassis.com.br/). O período para realização das inscrições está aberto desde o dia 15 de maio e estende-se até o dia 04 de junho de 2012. O valor da taxa de inscrição oscila entre as cifras de R$ 40,00 e R$ 100,00.
Provas
Serão aplicadas prova objetiva, prova prática e avaliação de títulos. A aprovação na prova objetiva dará acesso às demais fases, quando o cargo pretendido assim o exigir, lembrando que essa prova será realizada no dia 08 de junho de 2012, em local e horário a ser divulgado em data oportuna.
Para ter acesso ao gabarito preliminar os candidatos deverão acessar o site da organizadora dois dias após a realização das provas, conforme estipula o cronograma do concurso.
O prazo de validade deste concurso será de dois anos, todavia pode sofrer prorrogação, uma única vez e por igual período.

Concurso Prefeitura de Faxinalzinho - RS

A Prefeitura de Faxinalzinho, Estado do Rio Grande do Sul, lançou edital (nº. 001/2012) para realização de  concurso público. O objetivo deste certame é o preenchimento de 2 vagas de nível fundamental e médio, com vencimento de até R$ 929,75.
Do total de vagas que vierem a ser oferecidas durante o prazo de validade do presente concurso, 5% serão reservadas às pessoas com deficiência.

Inscrição

A inscrição será feita exclusivamente na Prefeitura Municipal - Secretaria de Administração, das 08:00h às 11:45h e das 13:30h às 17:30h, até às 17:30 horas do dia 31 de maio de 2012.
A taxa de inscrição é de R$ 30,00 (fundamental) e R$ 50,00 (médio).

Prova

A prova objetva está prevista para 16 de junho de 2012, em local e horário a serem divulgados através de edital a ser publicado no site http://www.precisaoconcursos.com.br/ e e quadro mural da Prefeitura de Faxinalzinho-RS, com antecedência mínima de 08 dias da realização das mesmas.
O gabarito será divulgado na data provável de 18 de junho de 2012, a partir das 16 horas , no mural da Prefeitura Municipal e através do site http://www.precisaoconcursos.com.br/.

Validade

O concurso será válido por 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC

Estão abertas as inscrições para o concurso público Nº 002/2012 da Prefeitura de São Miguel do Oeste, Estado de Santa Catarina, que visa preencher 05 vagas nas funções de médico clínicos gerais e/ou pediatras e médico clínica médica. O concurso será realizado através da empresa AMEOSC - Assosciação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina.
Os vencimentos variam de R$ 2.832,02 e R$ 10.490,00 por carga horária de 10 e 40h semanais.
As inscrições acontecem até o dia 06 de junho de 2012, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, junto ao Posto de Atendimento Médico Central, sito a Rua XV de Novembro, 1640, Centro de São Miguel do Oeste/SC. A taxa será de R$ 80,00.
As provas escrita/objetiva serão aplicadas a todos os candidatos, independente do cargo/função, na data prevista de 17 de junho de 2012, das 08h30min às 11h30 min, nas dependências do Salão Nobre, junto a Prefeitura Municipal, sito a Rua Marcílio Dias, n. 1199, Centro, em São Miguel do Oeste/SC. O gabarito será publicado na data prevista de 18 de junho de 2012.
O concurso público terá validade por 2 anos, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, prorrogável nos termos da Constituição Federal.

Concurso Prefeitura de Curitibanos - SC: Edital

A Prefeitura de Curitibanos, Estado de Santa Catarina, através do Instituto O Barriga Verde - IOBV, lançou edital n°002/2012 para realização de concurso público. A finalidade da seleção de Curitibanos é dar provimento a 284 postos de trabalho, distribuídos entre cargos de todos os níveis de escolaridade.

Os salários variam de R$ 447,21 a R$ 10.563,74, em jornadas de 10, 20, 30 e 40 horas semanais de acordo com o cargo.

As inscrições serão realizadas até o dia 13 de junho de 2012, das 13 às 18 horas, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, situada na Rua Marcos Gonçalves de Farias, nº. 427, Bairro São José, cidade de Curitibanos – SC.

A taxa de inscrição varia de acordo com o cargo escolhido, sendo R$ 30,00 para cargos com exigência de até o Ensino Fundamental (1 Grau), exceto motorista, R$ 70,00 para cargos com exigência de Ensino Médio (2 Grau), cargos de motorista, e cargos do Magistério e R$ 100,00 para cargos com exigência de Nível Superior, exceto para os cargos de professor.

As provas serão realizadas no Município de Curitibanos/SC, nos dias 23 e 24 de junho de 2012, em locais e horários a serem divulgados juntamente com a homologação dos candidatos inscritos.

O Gabarito Preliminar será divulgado em até 24 horas após a realização das provas, pela Prefeitura Municipal de Curitibanos, no Quadro de Atos Oficiais da Prefeitura Municipal e em caráter meramente informativo no site http://www.iobv.com.br/.

O Concurso Público terá validade por dois anos, a contar da publicação da homologação, prorrogáveis por mais dois anos, a critério da Prefeitura Municipal.
Cargos da Prefeitura de Curitibanos (Regime Estatutário):

Agente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Carpinteiro, Contador II, Cozinheira, Desenhista, Eletricista, Encanador, Encarregado de Manutenção e Conservação, Fiscal de Tributos, Gari, Jardineiro, Mecânico, Médico Veterinário, Motorista até 4 ton,  Operador Máquinas Pesadas, Operador Motoniveladora, Pedreiro, Pintor, Psicólogo, Servente Limpeza, Servente de Obras, Servente/Merendeira, Técnico Desportivo, Técnico em Contabilidade, Tesoureiro, Topógrafo e Vigia.

Cargos da Saúde de Curitibanos (Regime Estatutário):

Assistente Social, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar de Enfermagem, Engenheiro Sanitarista, Fiscal de Vigilância Sanitária, Médico, Motorista V, Odontólogo, Secretária, Servente I, Técnico em Enfermagem e Médico (Regime Celetista).

Cargos da Educação de Curitibanos (Regime Estatutário):

2° Professor, Especialista em Assuntos Educacionais, Pedagogo, Professor de Libras, Professor I e II: (Ed. Infantil e Séries Iniciais), Professor Informática, Professor Informática Laboratório, Professor Nível II nas disciplinas de Português, Inglês, História, Geografia, Artes, Religião, Ciências, Espanhol e Matemática.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de São José do Cedro - SC

Já está disponível o edital  002/2012, que dispõe sobre a realização de concurso público para preenchimento de 12 vagas no quadro de servidores da Prefeitura de São José do Cedro, em Santa Catarina. As oportunidades são para candidatos dos níveis fundamental e médio e o salário oferecido poderá ser de até R$ 784,12.
Cargos
Agente Comunitário de Saúde e Monitor de creche.
Inscrições e Taxas
As inscrições estarão abertas até o dia 05 de junho de 2012, de segunda à sexta- feira, das 7h30min às 11h30min, e das 13h30min às 17h30min, na Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua Santa Maria, nº 22, Centro, São José do Cedro - SC.
O valor da taxa de inscrição será de:
R$ 30,00, para nível fundamental;
R$ 40,00, para nível médio.
Prova
A prova objetiva será aplicada na data provável 16 de junho de 2012, das 8h30min às 11h30min, nas dependências da Escola de Educação Básica Cedrense, sito à Rua Jorge Lacerda, 1460 – Centro, São José do Cedro - SC.
O gabarito está previsto para ser divulgado, a partir das 15 horas, do dia 18 de junho de 2012, no mural publico da Prefeitura de São José do Cedro – SC e no endereço eletrônico http://www.ameosc.org.br/ e http://www.prefcedro.sc.gov.br/.
Validade
O concurso público será válido por até 02 anos, a serem contados da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado nos termos da Constituição Federal.

Edital / Publicações

Prefeitura de Juara - MT abre processo seletivo

A prefeitura do município de Juara, no Estado do Mato Grosso, irá renovar parte do seu quadro permanente de servidores, por meio de processo seletivo, que já está com inscrições abertas. O concurso da Prefeitura de Juara oferece 05 postos de trabalho, distribuídos em cargos de nível médio para carga horária de 40h semanais.

Cargos e Salários
Técnico em Enfermagem - Salário inicial de R$ 1.004,06;
Assistente Técnico de Saúde - Salário inicial será de R$ 723,42.
Inscrições
As inscrições serão realizadas na Secretaria de Saúde de Juara, até dia 25 de maio de 2012 exceto aos sábados, domingos e feriados, nos horários de 08:00 ás 10:00 e das 13:00 às 16:00 horas. Não será cobrado taxa de inscrição.
Provas e Validade
A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 17 de junho 2012 com início 08:00 da manhã, na Escola Luiza Nunes Bezerra.

A divulgação do resultado final dar-se-á no dia 25 de junho de 2012, sendo a relação dos aprovados divulgados na Secretaria Municipal de Saúde, no site da Prefeitura Municipal de Juara e imprensa oficial.

O processo seletivo terá validade por 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Cândido Mota (SP)

Prefeitura de Cândido Mota, a 428 km de São Paulo, lançou os editais nº. 002/2012 para concurso público e 003/2012 de processo seletivo com o objetivo de preencher 43 vagas. O certame, que será realizado pela empresa CONSESP - Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda, oferece oportunidades em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração que varia entre R$ 973,31 e R$ 5.816,28.

Cargos
Concurso Público
Ajudante de Padeiro, Borracheiro, Eletricista de Veículos, Eletricista Predial, Agente Administrativo, Auxiliar de Saúde Bucal, Fiscal, Secretário de Escola, Técnico de Segurança no Trabalho, Técnico de Informática, Técnico em Agropecuária, Professor de Desenvolvimento Infantil, Analista de Sistemas, Assistente Social, Médico Clínico Geral I, Médico Clínico Geral II, Médico Ginecologista, Médico Neurologista, Médico Oftalmologista, Médico Pediatra e Médico Vascular.

Processo Seletivo
Auxiliar de Consultório Dentário (ESF).
A carga horária dessas funções poderá variar de 10 a 40h semanais, lembrando que são reservadas 5% das vagas a pessoas portadoras de deficiência.

Inscrições
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site http://www.consesp.com.br/ até o dia 31 de maio de 2012. As taxas variam de R$ 5,00 a R$ 20,00.

Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas provavelmente no dia 17 de junho de 2012, em locais a serem divulgados através de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal com circulação no município e através do site http://www.consesp.com.br/, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha), serão disponibilizados, a partir das 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

Validade
A validade do concurso público será de 2 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Já a validade do processo seletivo será de 01 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Ibimirim - PE

Com a finalidade de preencher 411 vagas, a Prefeitura de Ibimirim, cidade localizada a 313 km de Recife, no Pernambuco, abre inscrições para concurso público destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A seleção oferece salário que varia entre R$ 622,00 a R$ 3.270,00, dependendo da função ocupada.

Inscrição

As inscrições estarão abertas no período de 28 de maio a 28 de junho de 2012, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas, no Posto de Inscrição, localizado no prédio localizado à Av. Santa Izabel, S/N, 1º Andar, Centro, Ibimirim – PE ou através do site http://www.idhtec.org.br/.
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 70,00.

Prova

Os candidatos poderão apresentar os documentos para a prova de títulos dentro do prazo das inscrições, no Posto de Inscrição ou ainda enviados pelos correios, através de sedex, para o Escritório da Organizadora, localizado no Carpina Center, Av. Getúlio Vargas, 169, 1º andar, sala 103, São José, Carpina, PE. CEP 55.819-110.
A prova escrita está prevista para 05 de agosto de 2012, no horário das 09:00 às 12:00 horas, em local a ser divulgado
O gabarito será divulgado  no site http://www.idhtec.org.br/, a partir do dia 06 de agosto de 2012.

Validade

O concurso público será válido por 2 anos, podendo ser renovado por mais 2 anos.
A relação dos cargos encontra-se disponível no edital.

Edital / Publicações

Prefeitura de Arinos (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura mineira de Arinos, cidade localizada a 727 km de Belo Horizonte, lançou processo seletivo com o objetivo de preencher vagas no seu quadro de funcionários. São oferecidos 10 cargos diferentes com remuneração que varia entre R$ 450,00 e R$ 1.500,00, lembrando que 10% dos postos preenchidos serão reservadas para candidatos com deficiência.
O candidato deverá se inscrever a partir das 08:00 horas do dia 25 de maio até às 17:00 horas de 01 de junho de 2012, através da Secretaria Municipal de Administração, situada na Rua Francisco Pereira nº 2231, bairro centro CEP 38.680-000. Não será cobrada taxa de inscrição.
O processo seletivo se constituirá de uma única fase, denominada Análise Curricular e Documental.
A documentação para efetivação da inscrição e análise de títulos deverá ser protocolada em envelope lacrado, na mesma data, local e horário das inscrições.
O prazo de validade do processo seletivo será de 12 meses, contados a partir da data de publicação da homologação pelo Secretário Municipal de Esportes, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
A relação dos cargos encontra-se disponível no edital.

Edital / Publicações

Prefeitura de Divinópolis (MG) abre processo seletivo

Em Minas Gerais, a Prefeitura de Divinópolis está promovendo processo seletivo (Nº. 023/2012 – SEMUSA), visando preencher 16 oportunidades para Médicos, aptos para atender Clínico Geral, Pediatra, Cirurgião Geral e Ortopedista. O vencimento mensal inicial, para efeito de contratação, será de até R$ 2.452,55 e a jornada de trabalho será de 12 e 24 horas semanais.
Inscrições
Os interessados deverão enviar a Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, até o dia 22 de maio de 2012,  às 17h.

Avaliação e classificação dos candidatos

A avaliação final será feita através do Curriculum Vitae, pelo Setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde Pública. A classificação e o desempate ocorrerão, impreterivelmente, com base nos seguintes critérios:

-Residência no Município de Divinópolis;
-Maior tempo de experiência profissional na área;
-Mais jovem.

Prefeitura de Divinópolis (MG) oferece vagas na área da saúde

A Prefeitura de Divinópolis, Estado de Minas Gerais, lançou edital Nº. 024/2012 – SEMUSA de processo seletivo visando preencher 12 vagas de nível fundamental e superior. O salário varia entre R$ 933,00 e R$ 2.043,71 mais 20% de insalubridade calculado sobre o valor do salário mínimo, a título de remuneração pelo serviço prestado.
Cargos
Auxiliar de Serviços Gerais, Médico, Fisioterapeuta e Assistente Social.
Os interessados deverão enviar os currículos à Secretaria Municipal de Saúde, no setor de Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, até o dia 24 de maio de 2012.
A avaliação final será feita através de análise do Curriculum Vitae, pelo setor de recursos humanos da Secretaria Municipal de Saúde Pública e, a classificação e desempate ocorrerão, impreterivelmente, na seguinte ordem:
Especialidade em neurologia e ortopedia para o cargo de fisioterapeuta;
Residência no Município de Divinópolis;
Maior tempo de experiência profissional na área;
Mais jovem.

Concurso Prefeitura de Formoso do Araguaia - TO

A Prefeitura de Formoso do Araguaia, Estado do Tocantins, publicou edital N° 001/2012 de concurso público de provas e títulos para o provimento de 67 cargos públicos integrantes dos quadros do Poder Executivo Municipal, com formação de cadastro de reserva para cargos de todos os níveis de ensino. O concurso público será executado pela empresa EBRACON - Empresa Brasileira de Concursos Ltda.

Os salários variam de R$ 500,00 a R$ 4.650,00 para carga horária de 20 a 44h semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Médico, Farmacêutico, Enfermeiro, Biomédico, Analista, Psicólogo, Técnico Em Enfermagem, Agente de Coleta de Lixo, Jardineiro, Agente de Serviços Braçais, Operador de Máquinas Leves e Operador de Máquinas Pesadas.

Inscrições e Taxas
O candidato deverá realizar sua inscrição, via internet, utilizando-se do site http://www.ebraconconcursos.com.br/, no período compreendido entre 10:00 horas do dia 21 de maio e 23:59 horas do dia 01 de junho de 2012, horário de Brasília.

Os valores das taxas de inscrição serão: R$ 30,00 para o cargo de nível fundamental, R$ 60,00 para o cargo de nível médio e R$ 80,00 para os cargos de nível superior.

Provas e validade
A prova objetiva será aplicada na cidade de Formoso do Araguaia-TO, no dia informado no site http://www.ebraconconcursos.com.br/ e no placar da Prefeitura Municipal de Formoso do Araguaia. O gabarito das provas será publicado, até o 5º dia útil após a aplicação das provas.

Este concurso público terá validade de 02 anos, a contar da data da publicação de sua homologação, prorrogável uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Siqueira Campos – PR

A prefeitura do município de Siqueira Campos, no Paraná, acaba de lançar edital de concurso público para provimento de diversas vagas em seu quadro de servidores públicos nos níveis fundamental, médio e superior. Ao todo, serão 11 vagas para contratação imediata ao longo do prazo de validade do certame, que é de dois anos prorrogáveis por mais dois.
Cargos:
Monitor Social, Tratorista Agrícola, Trabalhador Braçal, Pedreiro, Operador de Máquinas, Oficial de Administração, Farmacêutico, Borracheiro, Auxiliar de Higiene Dental Distrital, Auxiliar de Higiene Dental.
Inscrições:
O período de inscrição está aberto desde o último dia 10 deste e estende-se até o dia 24 de maio de 2012. Os interessados deverão comparecer pessoalmente nas dependências do Departamento de Administração da Prefeitura municipal de Siqueira Campos portando os documentos pessoais e em seguida pagar a taxa de inscrição que varia de R$ 10,00 a R$ 45,00.
Provas:
Todos os candidatos serão submetidos à prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório que se realizarão no referido município de Siqueira Campos na data provável de 10 de junho de 2012. O local e horário em que as provas serão aplicadas será divulgado em data oportuna através dos meios de comunicação do município e de editais no mural da prefeitura.
Gabarito:
Os gabaritos serão divulgados no primeiro dia útil após a aplicação das provas, ou seja, dia 11 de junho de 2012. Os concurseiros poderão consultar diretamente no mural da prefeitura do respectivo município.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Pouso Redondo (SC)

A Prefeitura de Pouso Redondo, Estado de Santa Catarina, abriu inscrições para concurso público e processo seletivo 001/2012, destinado ao provimento de 40 vagas mais cadastro de reserva para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os certames serão realizados sob a responsabilidade do Instituto O Barriga Verde - IOBV, tendo prazo de validade de um e dois anos, respectivamente.
Os vencimentos variam de R$ 763,50 a R$ 2.651,84 para carga horária de 20 a 44h semanais. Do total de vagas, 5% serão reservadas a pessoas portadores de deficiência.
Cargos
As chances são para os cargos de Agente de Serviços de Obras (Masculino e Feminino), Auxiliar de Mecânico, Borracheiro, Lavador e Lubrificador de Veículos, Motorista e Operador de Máquina – Escavadeira Hidráulica; Ensino Fundamental Incompleto: Auxiliar de Chapeador e Agente de Controle de Vetores; Ensino Fundamental Completo: Coletor de Dados Tributários e Telefonista; Ensino Médio Completo:  Agente de Apoio Administrativo, Agente de Organização Escolar, Atendente de Agricultura, Técnico em Gestão Administrativa e Serviços, Analista de Compras e Licitação, Comunicador Social/Jornalista, Engenheiro Civil, Administrador de Recursos Humanos, Médico Veterinário (Piscicultura), Nutricionista,  Professor Educação Infantil e Séries Iniciais (Habilitado) e Professor habilitado (Educação Física, Matemática, Inglês e Língua Portuguesa).
Inscrições
As inscrições serão recebidas por meio do endereço eletrônico http://www.iobv.com.br/ até o dia 15 de junho de 2012.
O investimento poderá ser de:
R$ 20,00 para cargos de nível alfabetizado e fundamental incompleto;
R$ 30,00 para nível fundamental completo;
R$ 40,00 para nível médio e professores;
R$ 80,00 para nível superior.
Provas e Gabaritos
As provas estão previstas para o dia 24 de junho de 2012, no município de Pouso Redondo – SC, em locais e horários a serem divulgados nos sites www.pousoredondo.sc.gov.br e no site http://www.iobv.com.br/. Os gabaritos serão disponibilizados em até 24 horas após a realização da prova.

Edital / Publicações

Disfunção erétil

O que é?
Disfunção erétil ou impotência sexual é a incapacidade de iniciar e de manter uma ereção em, pelo menos, 50% das tentativas durante a relação sexual. Essa disfunção incapacita o homem a obter ou manter ereções suficientemente rígidas para a penetração vaginal, impedindo a satisfação sexual.

Causas
A impotência sexual está relacionada a diversas doenças e tratar a disfunção envolve obrigatoriamente a descoberta de sua causa.


São causas de impotência:
  • Distúrbios psicológico
  • Doenças hormonais (diabetes, queda de testosterona, problemas endócrinos)
  • Doenças neurológicas (lesões na medula, mal de Alzheimer e Parkinson)
  • Doenças vasculares, que causam entupimento das artérias e veias, prejudicando a chegada do sangue ao pênis (hipertensão arterial, aterosclerose)
  • Consumo excessivo de medicamentos
  • Alcoolismo e tabagismo.
Sintomas de Disfunção erétil
Dentre os sinais e sintomas da impotência sexual, destacam-se:
  • Redução do tamanho e da rigidez peniana
  • Incapacidade de obter e manter a ereção
  • Redução dos pelos corporais
  • Atrofia ou ausência testicular
  • Pênis deformado
  • Doença vascular periférica
  • Neuropatia (distúrbio das funções do sistema nervoso).
É importante ressaltar que apenas o envelhecimento não constitui uma causa de impotência.

Diagnóstico de disfunção erétil
A impotência tem cura e o primeiro passo é o diagnóstico correto.

Um dos exames realizados para detectar a impotência é a avaliação física global - teste de intumescência peniana noturna - realizada com auxílio de equipamentos específicos. Como todo homem tende a ter ereção dormindo, o aparelho mede a sua qualidade e a quantidade durante determinada fase do sono. O equipamento possui dois anéis conectados a eletrodos, colocados em volta do pênis, que analisam a qualidade das ereções noturnas e traçam um gráfico completo. Se as ereções espontâneas forem satisfatórias, significa que o sangue chega ao pênis e é corretamente represado. O distúrbio, portanto, tem fundo psicológico.

Outro recurso usado para o diagnóstico é o ecodoppler peniano, utilizado para medir o fluxo arterial e identificar eventuais obstruções arteriais penianas.

Um método menos popular são as injeções intracavernosas (dentro do corpo cavernoso do pênis) que aumentam o fluxo sanguíneo das artérias, diminuem o calibre das veias e relaxam a musculatura local, produzindo a ereção. O exame é feito no consultório médico e o remédio faz efeito em 10 a 20 minutos. Quem tem problemas psicológicos responde positivamente a este exame.

Tratamento de disfunção erétil
O tipo de tratamento depende da sua causa e do estilo de vida do indivíduo.

Após ser detectada a impotência sexual através de um diagnóstico clínico, existirão vários recursos para tratamento. Dentre esses recursos, tem-se: psicoterapia, reposição hormonal após os 45 anos de idade, autoinjeção, prótese, géis e cremes e enrijecimento por sucção.

Fonte Minha Vida

Atividade física ameniza efeitos da menopausa

Exercícios diminuem os riscos de saúde nesta fase da vida

A chegada da menopausa traz muitos riscos à saúde. Dentre eles o câncer de mama. Isso ocorre devido a diminuição natural da produção do hormônio estrogênio, que protege a mulher.

No entanto, um estudo relaciona à prática de atividade física a diminuição do risco que a menopausa causa à mulher. Movimentar o corpo aumenta a produção de SHBG, uma proteína produzida no fígado tendo como função o transporte plasmático de alguns hormônios, como o estrogênio.

Uma vez presente em escala atuante no organismo, ele ajuda a reduzir o risco de câncer de mama. Um estudo feito na Polônia constatou que mulheres ativas, que praticavam atividade física com regularidade, sofriam menos os efeitos da menopausa no corpo.

As atividades recomendadas são as aeróbicas, musculação e alongamento, para melhorar o equilíbrio.

Fonte R7

Frutas e legumes frescos: arma contra o desgaste celular

Veja quatro alimentos que evitam envelhecimento

Quanto mais natural for o consumo de frutas e legumes, mais benefícios são proporcionados à saúde. Esses alimentos são ricos em flavonoides, nutrientes anti-inflamatórios que evitam o surgimento de radicais livres que oxidam as células e causam doenças.

Veja quais são os alimentos naturais que impedem o surgimento dos radicais livres:

- Tomate: Rico em licopeno, seu antioxidante reduz o risco de câncer de próstata e de mama.

- Ameixa vermelha: Contém antocianinas, que diminuem a velocidade com que as células cancerígenas se espalham.

- Damasco: É rica em betacaroteno que aumenta a imunidade.

- Repolho-roxo: Rico em vitamina C, pode ajudar na queima de gordura.

- Mamão: É rico em vitamina C e A e ajuda a combater infecções.

- Uva roxa: Contém em sua fórmula antocianinas, que protegem contra o câncer e doenças cardíacas.

Fonte R7

Livro sobre drogas e saúde pública provoca polêmica

Uma ordem do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), para que um livro que discorre sobre tratamento a usuários de drogas não fosse mais oferecido para download em um site mantido por funcionários da Coordenação de Saúde Mental, programa da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, gerou protestos entre profissionais de saúde.

A possibilidade de download do livro desapareceu do site ligado ao programa municipal depois que um jornal do Rio publicou reportagem questionando o conteúdo da obra.

"Toxicomanias: incidências clínicas e socioantropológicas", publicado em 2009 pelo Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), reúne artigos de vários especialistas e foi organizado por Antonio Nery Filho, Edward Macrae, Luiz Alberto Tavares e Marlize Rêgo. Um dos artigos, intitulado "A nova Lei de Drogas e o usuário: a emergência de uma política pautada na prevenção, na redução de danos, na assistência e na reinserção social", discute as leis sobre uso de drogas em diversos países e defende mudanças na legislação brasileira. É abordada a possibilidade de o usuário plantar maconha em casa, para consumo próprio. Ao ser informado sobre o conteúdo do livro, na última sexta-feira, Eduardo Paes determinou que a menção à obra fosse excluída do site.

Uma nota emitida por 24 entidades, entre elas o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, a Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia, o Grupo Tortura Nunca Mais, a Associação de Juízes para a Democracia, o Centro Teatro do Oprimido e o Centro Brasileiro de Políticas sobre Drogas, defende o livro, critica a atitude do prefeito e pede que a obra volte a constar do site.

Os organizadores do livro também se manifestaram, afirmando que "longe de fazer apologia ou indicação de consumo de qualquer droga, o artigo se debruça sobre uma política de descriminalização do usuário de drogas, em favor da vida e pela reafirmação de uma política de redução de danos". Até a noite desta quarta-feira, o livro não havia sido reinserido no site.

Fonte R7

Azitromicina aumenta riscos de problemas cardíacos

Um popular antibiótico, a azitromicina, utilizado para tratar bronquite, pneumonia, infecções do ouvido e doenças sexualmente transmissíveis, pode aumentar o risco de problemas cardíacos, segundo afirma um estudo americano nesta quarta-feira.

A azitromicina está disponível no mercado mundial desde 1980, mas o estudo na revista New England Journal of Medicine é o primeiro a documentar um sério risco cardíaco, um aumento de 2,5 vezes das possibilidades de ocorrer acidentes cardiovasculares nos primeiros cinco dias de tratamento comparado com outro antibiótico ou com um tratamento sem antibióticos.

A comparação baseia-se no estudo dos históricos médicos de pacientes no estado do Tennessee (sul dos EUA) de 1992 a 2006.

Os pesquisadores da Universidade de Vanderbilt compararam 348.000 casos nos quais se prescreveu azitromicina com milhões de históricos de pacientes que não foram tratados com antibióticos ou que receberam amoxicilina, outro antibiótico considerado seguro para o coração.

A análise concluiu que havia 47 mortes a mais por cada milhão entre aqueles que tomavam azitromicina comparados aos que receberam amoxicilina.

Quando os pesquisadores examinaram pacientes com alto risco de problemas cardíacos, as possibilidades aumentaram para 245 mortes cardiovasculares adicionais por milhão no grupo de azitromicina comparado aos da amoxicilina.

Enquanto o número de mortes relativo é baixo, os pesquisadores afirmam que suas conclusões oferecem nova informação sobre possíveis perigos que os pacientes e os médicos devem considerar.

"Acreditamos que este estudo oferece importante informação sobre o perfil de risco da azitromicina", afirma o principal autor, Wayne Ray, professor de medicina preventiva da Universidade de Vanderbilt.

"Para pacientes com risco cardiovascular elevado e infecções para as quais não há alternativa aos antibióticos, os efeitos cardiovasculares da azitromicina poderão ser uma importante consideração clínica", afirmou.

Fonte R7

Nos Estados Unidos, quem leva o cão para o trabalho sofre menos de estresse

Cientistas comprovaram que o animal ajuda na saúde psicológica dos funcionários

Em algumas cidades dos Estados Unidos é permitido levar cães de estimação para o trabalho.

Tanto que uma pesquisa da Universidade Virginia Commonwealth, nos EUA, garante que quem tem a companhia os animais no serviço sofre menos de estresse. A pesquisa foi realizada em uma empresa na cidade de Greensboro, na Carolina do Norte.

De 20 a 30 cachorros convivem nas instalações da firma diariamente acompanhando seus donos. Os cientistas analisaram os funcionários que levavam seus cachorros e os que não tinham animais de estimação.

Além de responderem a um questionário, os empregados também tiveram sua saliva analisada. No final do dia constatou-se que os que haviam levado seus cães tinham sofrido muito menos de estresse do que aqueles que não tinham animais de estimação. Outro teste descobriu que no dia que os donos não levavam seus animais, o estresse era maior.

Os cientistas chegaram a conclusão que o animal pode contribuir para o desempenho e a satisfação dos empregados, bem como contribuir também para a sua saúde psicológica.

Fonte R7

Panamá investe em mosquitos modificados para conter dengue

País vai recorrer a cientistas britânicos para desenvolverem mosquitos geneticamente modificados

Cientistas querem introduzir no Panamá mosquitos geneticamente modificados por uma empresa britânica para combater o inseto transmissor da dengue, informou nesta quarta-feira (17) Néstor Sousa, diretor do Instituto Comemorativo Gorgas de Estudos de Saúde, com sede no Panamá.

Os mosquitos OGM (organismos geneticamente modificados) introduzidos seriam machos que competiriam com seus congêneres pelas fêmeas, cuja descendência morreria por não conseguir sobreviver à fase de larva na água, a menos que recebam um suplemento nuritivo.

Esta característica corresponde a um gene introduzido em laboratório pela empresa de biotecnologia britânica Oxytec. Este processo tecnológico, ainda em fase de estudo e para o qual foram realizadas experiências em Brasil, Malásia e Ilhas Caiman, têm efeitos adversos teóricos, mas nenhum real, afirmou Sousa, nesta quarta-feira, durante uma conferência.

Mas a técnica e a modificação genética geram muitos temores entre grupos de ecologistas, ainda mais porque até o momento não há autorizações para este tipo de prática e os projetos para compra dos mosquitos OGM da Oxytec devem aguardar autorizações oficiais.

Sousa tenta tranquilizar os críticos. "Os efeitos adversos teóricos existem, mas não há um risco real", insistiu, acrescentando que este método de controle é "mais seguro para o ambiente" do que os inseticidas.

Trata-se de "uma nova tecnologia para controlar as populações de mosquitos 'Aedes aegypti' (...), ficou demonstrado que se você libera estes mosquitos machos, periodicamente a população diminui", disse Sousa.

Além disso, assegurou que não há impacto ecológico ao eliminar o 'Aedes aegypti' porque os mosquitos podem fazer "suas mesmas funções" no ecossistema.

A tecnologia RIDL, da Oxytec, é uma variação melhorada da Técnica do Inseto Estéril, usada no Panamá há vários anos para controlar a bicheira ('Cochliomyia hominivorax').

Nesta técnica, machos "estéreis" são liberados para acasalar com fêmeas silvestres, reduzindo o êxito reprodutivo destas fêmeas. Repetidas liberações levam, portanto, à supressão da população silvestre.

Fonte R7

Melaço e azeite: fontes de proteção contra o envelhecimento do organismo

Alimentos combatem a ação dos radicais livres que danificam as células

Os radicais livres são os principais responsáveis pelo surgimento de doenças no nosso organismo.Diariamente nosso corpo os produz.

Os radicais livres são moléculas instáveis que se ligam a moléculas saudáveis e danificam células musculares e de DNA. Para evitar sua proliferação, é preciso descansar o corpo e a mente e seguir uma alimentação saudável.

Dentre os alimentos que evitam o aparecimento dos radicais livres está o melado. Produzido quando a cana-de-açúcar é convertida em açúcar branco, o melaço retém nutrientes perdidos durante o processo de refinamento e é rico em ferro e magnésio.O ideal é acrescentar uma colher de melaço a vitamina de frutas.

Outro alimento que ajuda e evitar o desgaste celular é o azeite. Esse óleo é rico em antioxidantes, reduz a tensão arterial e é uma excelente fonte de vitamina E. Além disso, o azeite também diminui os riscos de doenças cardiovasculares e até de alguns tipos de câncer.

Fonte R7

Zytiga se mostra promissor contra câncer de próstata

Tumor desapareceu quase totalmente em 34% dos pacientes que usaram medicamento

Um novo tratamento permitiu eliminar totalmente ou em grande parte um tipo de câncer de próstata com alto risco de se propagar pelo restante do corpo, revela uma pesquisa publicada nesta quarta-feira nos Estados Unidos.

A utilização do Zytiga, da Johnson and Johnson, que bloqueia a produção de testosterona, já havia sido testada para tratar estados avançados de câncer de próstata, mas esta é a primeira vez que o medicamento é empregado para combater o tumor nas primeiras etapas de desenvolvimento, assinalou a doutora Mary Ellen Taplin, da Faculdade de Medicina de Harvard, principal autora do estudo publicado pela Sociedade Clínica de Oncologia dos Estados Unidos.

Este tipo de câncer de próstata localizado é característico de homens nos quais o tumor invade completamente a glândula e, com frequência, se propaga a outros órgãos, apesar dos tratamentos agressivos.

Nos testes clínicos, os pesquisadores trataram 29 homens com este tipo de câncer durante 24 semanas com Zytiga associado à leuprolida, que reduz a produção de testosterona por outro mecanismo.

Um segundo grupo, de controle, formado por 27 homens, tomou apenas leuprolida durante três meses, e depois Zytiga e leuprolida durante as últimas doze semanas do estudo.

No primeiro grupo, o tumor desapareceu quase totalmente em 34% dos pacientes, contra 15% no grupo de controle.

"Para estes pacientes de alto risco é espetacular ter pouco ou nenhum câncer detectável na próstata após seis meses de tratamento com Zytiga", destacou Taplin.

Para a doutora Taplin, o tratamento poderá evitar uma operação de próstata, com efeitos indesejáveis como incontinência ou problemas de ereção.

O custo do Zytiga é de 5 mil dólares por mês.

Fonte R7