Ideia de aproveitar alimentos será enviada para América Latina, Caribe e África
O projeto Cozinha Brasil, que promove a educação alimentar e nutricional, com o aproveitamento integral dos alimentos, será 'exportado' para países da América Latina, Caribe e África. O SESI, criador da iniciativa, assinou nesta terça-feira com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura - FAO um termo de cooperação técnica de promoção da segurança e educação alimentar que facilitará a transferência da tecnologia social.
O Cozinha Brasil, que está em operação desde 2008 nos 27 Estados brasileiros, já foi adotado por Uruguai e Moçambique e, atualmente, está em fase de implementação em Honduras, Guatemala e El Salvador.
Em unidades móveis, equipadas com cozinha experimental e didática, instrutores e nutricionistas do SESI ministram cursos gratuitos, que ensinam a aproveitar todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes. As receitas são em geral saborosas e nutritivas e respeitam as diversidades regionais.
O diretor da FAO, José Graziano da Silva, sinalizou que a instituição poderá atuar na mobilização dos países que receberão o programa, já reconhecido pela organização internacional como um modelo a ser seguido na promoção da alimentação adequada e saudável e combate ao desperdício de alimentos. Graziano conta também com o apoio do empresariado para disseminação do programa.
Fonte R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário