Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 26 de abril de 2015

Polêmica: cientistas modificam embriões humanos pela primeira vez

shutterstock_208569940
Os chineses levaram oficialmente a ciência para um território
 desconfortável
Pesquisadores da Sun Yat-sen University, em Guangzhou, modificaram genomas de embriões humanos
 
O estudo, que foi publicado na revista Protein & Cell, confirma os rumores de que alguns cientistas estavam realizando esses experimentos eticamente duvidosos.
 
“O estudo é um marco, assim como um alerta de prevenção. Ele deve servir de aviso para qualquer profissional que pensa que a tecnologia está pronta para o teste de erradicação de doenças genéticas”, diz George Daley, biólogo de células-tronco da Escola de Medicina de Harvard.
 
Resultados mistos
No estudo em questão, os pesquisadores tentaram substituir o gene responsável por uma doença do sangue potencialmente fatal chamado β-talassemia. Eles usaram uma técnica de edição de genes chamada CRISPR / Cas9 em embriões humanos unicelulares não viáveis. Esta técnica permite aos pesquisadores o corte e a emenda do DNA nos locais desejados.
 
A experiência não foi muito bem sucedida. Dos 86 embriões iniciais, apenas uma fração teve sucesso na substituição do gene problemático por uma cópia normal. Além disso, a CRISPR / Cas9 também introduziu novas mutações não intencionais em outros lugares do genoma.
 
Precedente preocupante
O precedente que a experiência estabelece, no entanto, é o que está causando a polêmica. Uma das maiores preocupações sobre a alteração do embrião humano é que as mudanças feitas são hereditárias. Em outras palavras, elas podem ser transmitidas a gerações futuras de maneira que os cientistas não podem, atualmente, prever.
 
Por esta razão, uma aliança de 170 grupos de pesquisa, institutos e grupos de pacientes pediu recentemente uma moratória sobre a edição do genoma em embriões humanos.
 
“Muitos se opõem a modificação da linha germinal com o fundamento de que permitir mesmo as intervenções terapêuticas mais inequívocas poderia nos levar a um caminho em direção a melhorias genéticas não terapêuticas. Partilhamos estas preocupações”, diz o texto.
 
As revistas Nature e Science, duas das publicações mais importantes do campo científico, rejeitaram o artigo por questões éticas.
 
Discover Magazine / Hypescience

Cientistas começam a constatar os benefícios do chá verde

Estudos recentes mostram como componentes da bebida evitam o entupimento de artérias e a formação de cânceres
 
Bem que as avós diziam: nada como um chazinho para restabelecer a saúde. Se, para elas, não há muita novidade nisso, somente poucos anos atrás os cientistas voltaram os olhos para ingredientes naturais utilizados na medicina popular. Entre eles, os extratos de frutas e flores servidos fumegantes. De todos, um dos mais promissores é o chá-verde, consumido na Ásia há pelo menos 5 mil anos. Estudos recentes demonstram que a bebida pode auxiliar na prevenção e no controle de diversas doenças: dos males neurodegenerativos aos metabólicos, como obesidade e diabetes 2.
 
Na semana passada, cientistas do Instituto de Pesquisas Alimentares da Inglaterra publicaram um estudo na revista Molecular Nutrition and Food Research afirmando que encontraram evidências sobre um mecanismo pelo qual compostos presentes no chá ajudam a proteger o organismo.
 
Paul Kroon, pesquisador do instituto e principal autor do artigo, lembra que já é de conhecimento público o benefício das frutas e dos vegetais na redução do risco de doenças crônicas, como câncer e problemas cardiovasculares. Segundo ele, há diversas razões para isso, incluindo a presença de polifenóis, compostos naturais com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
 
Agora, a equipe de Kroon constatou que os polifenóis do chá-verde bloqueiam a molécula VEGF, que, no corpo, pode desencadear o entupimento das artérias que irrigam o coração. Essa substância também tem sido alvo de alguns medicamentos oncológicos. “No corpo, a VEGF estimula a formação de vasos sanguíneos por meio da angiogênese. Esse processo é crucial para a progressão do câncer, assim como para o desenvolvimento das placas ateroscleróticas e para a formação de coágulos que causam ataques cardíacos e derrame”, explica.

No laboratório do Instituto de Pesquisas Alimentares, os cientistas aplicaram baixas concentrações de um tipo de polifenol do chá-verde em células derivadas de vasos sanguíneos humanos. Eles verificaram que a substância natural conseguiu inibir a sinalização da VEGF. “Esta é a primeira vez que um estudo comprova que os polifenóis interagem diretamente com a molécula para bloquear seus sinais em um nível que se pode ver na corrente sanguínea após a ingestão de alimentos ricos nessas substâncias”, diz Kroon. De acordo com ele, se esse efeito ocorrer no corpo inteiro e não só no sangue, essa será a explicação para os efeitos benéficos do chá-verde — e de outros ingrediente que contêm os mesmos polifenóis — para a saúde.

Pâncreas
No Instituto de Pesquisa Biomédica de Los Angeles, pesquisadores também tentam decifrar os mecanismos pelos quais o chá-verde atua em outra frente — o combate ao câncer. Muitos estudos sugerem que os compostos da bebida não apenas previnem, mas têm o potencial de lutar contra o desenvolvimento da doença. Contudo, sem saber exatamente como isso acontece, é impossível fabricar medicamentos que usem elementos do ingrediente como princípio ativo.
 
Em uma pesquisa recente, cientistas do instituto fizeram grandes avanços nesse sentido. Descobriram que um composto encontrado com abundância no chá-verde, a epigalocatequina-3-galato (EGCG), muda o metabolismo das células do câncer de pâncreas, um dos mais desafiadores para a medicina. A substância consegue fazer isso ao suprimir a expressão de uma enzima associada à doença, a LDHA. Sem a ação dessa enzima, as células doentes não conseguem se manter ativas.

“Nosso estudo mostrou que compostos do chá-verde mudam o sistema metabólico e têm um grande impacto sobre o câncer”, diz Wai-Nang Lee, principal autor do trabalho, publicado na revista Metabolics. “Explicando como o componente ativo do chá pode prevenir tumores, acreditamos que esse resultado pode abrir a porta para uma nova área de pesquisa sobre o câncer. Precisamos investir em pesquisas que nos ajudem a entender como os alimentos previnem e reduzem o crescimento das células cancerosas”, afirma.

“Explicando como o componente ativo do chá pode prevenir tumores, acreditamos que esse resultado pode abrir a porta para uma nova área de pesquisa sobre o câncer” - Wai-Nang Lee, pesquisador do Instituto de Pesquisa Biomédica de Los Angeles.

Melhora cognitiva

Os benefícios do chá-verde vão além das doenças crônicas. Males neurodegenerativos entram na lista dos que podem ser combatidos pelos compostos presentes na bebida. “No passado, os principais ingredientes desse chá foram exaustivamente estudados na pesquisa de câncer. Mas, recentemente, também estamos interessados nos impactos positivos dele sobre a performance cognitiva”, conta Christoph Beglinger, pesquisador do Hospital Universitário de Basel, na Suíça.

Ele conduziu um estudo sobre os benefícios das substâncias naturais do chá-verde no cérebro e obteve resultados promissores. “Descobrimos que o extrato do chá aumenta a efetividade das conexões cerebrais, algo que teve consequências práticas em testes que realizamos com pacientes”, conta. De acordo com Beglinger, os voluntários que tomaram o extrato se saíram melhor em testes de memória. Logo após ingerir uma bebida contendo muitos gramas do chá, os participantes resolveram problemas que exigiam a memória de trabalho, muito afetada em doenças como Alzheimer e demências em geral.

Em seguida, eles foram submetidos ao exame de ressonância magnética cerebral, que mostra a ativação das redes neuronais. As imagens revelaram que houve um aumento na conectividade entre o córtex parietal e o frontal, áreas relacionadas à retenção de informação. “Ao menos em curto prazo, o chá-verde aumenta a plasticidade das conexões do cérebro”, diz o pesquisador.

Origem chinesa
Associado à Inglaterra, onde é quase uma instituição há mais de três séculos, o chá tem, na verdade, origem na China. A história da bebida teria começado em 2.737 a.C., durante o império de Shen Nung. De acordo com a lenda, ele estava sentado debaixo de uma árvore enquanto seu empregado segurava uma xícara com água fervente. Folhas caíram no recipiente, aguçando a curiosidade de Nung, um herbalista renomado. Ele, então, resolveu provar a infusão criada acidentalmente.

Se a história é verdade, ninguém sabe. Mas há evidências de que, no Oriente, a bebida é, de fato, milenar. Escavações em tumbas da dinastia Han (entre 206 a.C. e 220 d.C.) revelaram a existência de recipientes contendo chá. Mas foi na dinastia Tang (618 a 906 d.C.) que a bebida se tornou uma verdadeira febre na China.

No Ocidente, as primeiras menções ao chá aparecem no século 16, principalmente em Portugal, onde comerciantes e missionários religiosos, que viajavam muito, tinham contato com a infusão. Os holandeses começaram a importar a bebida da ilha de Java em 1606. Por causa do alto preço, tornou-se uma bebida elitista e não demorou para despertar o interesse da Europa ocidental. No Brasil, as primeiras mudas de chá foram plantadas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a mando de D. João VI.

Fonte: Tea Council da Inglaterra
 
Correio Braziliense

Inimiga do coração: Hipertensão atinge um a cada quatro adultos

Médicos tentam combater e alertar a população sobre a doença
 
Um mal silencioso com consequências que podem ser fatais. No Dia de Combate e Prevenção à Hipertensão, os médicos alertam para o problema, que atinge um a cada quatro adultos. Reconhecida como inimiga do coração, é um perigo também para outras áreas do organismo altamente vascularizadas, como cérebro, rins e até mesmo os olhos.
 
A hipertensão arterial é considerada a partir de 140 por 90 milímetros de mercúrio (140mmHg por 90mmHg), ou, como se costuma dizer popularmente: 14 por 9. Pode ser leve, moderada ou grave. Mas, em qualquer um desses patamares, se não tratada, pode resultar em complicações para a saúde. “É uma doença muito comum.Como não tem sintoma nenhum, ao longo dos anos provoca lesões em órgãos nobres, como coração, rins, cérebro e as grandes artérias”, afirmou o cardiologista Thiago da Rocha Rodrigues, do Hospital Felício Rocho.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) faz a campanha Quem se medica contra a hipertensão vive sem restrição para alertar para a importância de identificar a doença. Os números são preocupantes: a cada dois minutos, um brasileiro morre por causa de doenças cardiovasculares, 350 mil a cada ano.
 
Apesar dos números, as pessoas ainda não dão a devida atenção.A hipertensão ou pressão alta é uma doença crônica que, depois de 10 e 15 anos, pode resultar em outras doenças, como hemorragia cerebral, acidente vascular cerebral (AVC), infarto, insuficiência renal e obstrução das artérias. “É uma doença silenciosa e traiçoeira. A hipertensão não tratada pode resultar em uma dessas catástrofes”, diz Thiago da Rocha.

Felizmente, é um quadro de fácil diagnóstico, que deve ser feito por um clínico ou cardiologista por meio da aferição. “Basta uma medida simples da pressão, que deve ser feita em qualquer consulta de rotina, ou até mesmo por aparelhos digitais, que são muito comuns na atualidade”, afirma o cardiologista Marcus Bolivar Malachias, professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
 
A aferição deve ser feita em um momento em que o paciente estiver tranquilo. “Quando a aferição é feita em um momento de estresse e irritação, a medida pode ficar momentaneamente elevada. É bom que antes a pessoa fique de repouso por pelo menos cinco minutos”, sugere Thiago da Rocha.

O problema pode surgir em qualquer época da vida, mas é mais comum entre 40 e 60 anos de idade. Não há diferença na prevalência entre homens e mulheres. O tratamento é feito por meio de medicamentos, mas também são indicadas redução no consumo de sal e a prática moderada de exercícios físicos. “Dispomos de muitos medicamentos para hipertensão. Temos diversas classes de remédios. O paciente pode não se adaptar a um, mas temos alternativas.”

Ao longo dos anos, os medicamentos passaram a ser mais tolerados, com menos efeitos colaterais, e são mais eficazes. Em cerca de 95% dos casos, a pressão alta tem causas genéticas. O sedentarismo, o alcoolismo e má alimentação podem potencializar o problema em pessoas que tenham predisposição genética. “Quando pai e mãe têm pressão alta, as chances são maiores. Mas não é 100% certo.” É indicado que a pessoa faça um checape para avaliar a pressão.

Alimentação
A alimentação pode ser uma importante aliada no combate à hipertensão. Além da redução do consumo de sal, a ingestão de alguns nutrientes auxilia na redução de pressão arterial. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica o consumo de cinco gramas de sal por dia, mas estudo da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2014) demonstrou que os brasileiros consomem até 2,5 vezes mais, cerca de 13g diários.
 
De acordo com o nutricionista Lupércio Farah, beterraba, melancia, alimentos verde-escuros, castanhas, nozes e chocolate amargo podem ajudar a reduzir a pressão. Ele também aconselha o consumo de uma taça de vinho ou de suco de uva integral como forma de combater a hipertensão. “Basta sermos criativos. Com o que temos à mão, podemos fazer boas saladas e sucos saborosos”, ensina.

Um estudo publicado no British Journal of Nutrition, em 2012, comparou o efeito de 100g de extrato de beterraba roxa e branca sobre a pressão arterial de pessoas normais. Os resultados mostraram que o nitrato, presente em abundancia na beterraba, foi responsável pela redução da pressão arterial de forma significativa, de 15 por 9 para 13 por 7. Outro estudo conduzido na Itália publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que o chocolate amargo reduziu a pressão arterial de 11 por 8 para 10 por 8.

Para combater o sódio, vilão da hipertensão, a dica é apostar no verde. A clorofila (pigmento verde encontrado nos vegetais) é uma das maiores fontes de magnésio que encontramos na natureza. Em níveis normais na corrente sanguínea, o magnésio ajuda na excreção do sódio, responsável por aumentar o volume de líquido nos vasos sanguíneos e, consequente, a pressão arterial. Conduzida por pesquisadores do Departamento de Medicina do Centro Médico Albert Einstein, na Philadelphia (EUA), o estudo demonstrou que a suplementação de magnésio, de três a 24 semanas, resultou na diminuição da pressão arterial.
 
Estado de Minas

UFSM - RS divulga edital de concurso público

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, divulgou edital n° 008/2015 de concurso público destinado ao provimento de 65 vagas do quadro de pessoal Técnico-Administrativo em Educação desta Instituição.
 
As chances são para profissionais de níveis fundamental, médio, técnico e superior, e os vencimentos vão até R$ 3.666,54, mais auxílio alimentação pago pelo Governo Federal no valor de R$ 373,00.
 
Os aprovados irão atuar nos campi da Universidade em Santa Maria, Silveira Martins, Frederico Westphalen, Cachoeira do Sul ou São João do Polêsine, conforme opção no ato da inscrição. Do total de vagas, sete são para os candidatos afrodescendentes e uma para portadores de deficiência.
 
Cargos
- Nível fundamental completo: Assistente de Laboratório e Auxiliar de Saúde;

- Nível médio/técnico: Assistente em Administração, Técnico de Laboratório/Análises Clínicas, Técnico de Laboratório/Biologia, Técnico de Laboratório/Paleontologia, Técnico de Laboratório/ Física, Técnico de Laboratório/Histologia, Técnico em Anatomia e Necropsia, Técnico em Artes Gráficas, Técnico em Audiovisual, Técnico em Contabilidade, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecânica e Sonoplasta;

- Nível superior: Administrador, Nutricionista, Psicólogo, Relações Públicas e Técnico em Assuntos Educacionais.
 
Inscrições
As inscrições para este concurso público serão realizadas somente via internet, no endereço eletrônico www.ufsm.br/concurso, até às 16h do dia 11 de maio de 2015, observado o horário oficial de Brasília.
 
Para os candidatos que necessitarem de acesso a internet para efetuarem sua inscrição, serão disponibilizados computadores, durante o período de inscrições, no prédio da Administração Central (Reitoria) – Campus da UFSM, 4º andar, sala 439, no horário das 8h30min às 11h30min, exceto nos sábados, domingos e feriados.
 
Taxas
Cargos de Nível de Classificação E R$ 91,00;
Cargos de Nível de Classificação D R$ 54,00;
Cargos de Nível de Classificação C R$ 43,00.
 
Provas
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 12 de julho de 2015, na cidade de Santa Maria. A prova tem início previsto para as 14 horas, para todos os cargos, com duração de quatro horas. Havendo alteração, esta será comunicada por Edital a ser publicado no Diário Oficial da União, em jornal de circulação regional e local e na página www.ufsm.br/concurso.
 
Gabaritos
Os gabaritos preliminares da prova objetiva serão divulgados a partir das 20 horas do dia da realização do concurso, na página www.ufsm.br/concurso.
 
Validade
A validade do concurso será de 01 ano, prorrogável por igual período, a contar da data da publicação da homologação do resultado no Diário Oficial da União.

Concurso Prefeitura de Santa Luzia - PB

A Prefeitura de Santa Luzia, no estado da Paraíba, abriu edital n° 001/2015 de concurso público, com a intenção de ocupar 205 vagas em funções de todos os níveis de escolaridade na autarquia. O certame será organizado e coordenado pela Universidade Estadual da Paraíba.
 
Os salários dos cargos variam entre R$ 788,00 e R$ 1.582,16, com reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência.

Cargos
- Nível fundamental completo: Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Merendeira, Motorista "D", Músico, Operador de Máquinas Pesadas, Porteiro e Vigilante;

- Nível médio/técnico: Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Saúde, Condutor Socorrista, Fiscal em Vigilância Sanitária, Educador Social, Facilitador de Oficina, Motorista "D", Orientador Social, Técnico em Laboratório, Técnico de Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em Saúde Bucal e Técnico em Farmácia;

- Nível superior: Assistente Social, Advogado, Bibliotecário, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo Ensino Fundamental/Educação Infantil, Professor de Inglês, Professor de História, Professor de Ciências, Intérprete de Libras, Psicólogo e Tecnólogo em Radiologia.

Inscrições e Taxas
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas por meio da internet, no site cpcon.uepb.edu.br até às 23h:59min do dia 26 de abril de 2015, com vencimento do boleto bancário para o dia 27 de abril de 2015. A taxa de inscrição varia entre R$ 40,00 e R$ 80,00.

Provas e Gabaritos
O concurso terá prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos, prova de títulos para Professor e prova prática de caráter eliminatório e classificatório, para os cargos de Operador de Máquinas Pesadas, Motorista e Condutor Socorrista.

A prova escrita será aplicada provavelmente no dia 31 de maio de 2015, sendo que o local e horário serão divulgados no dia 18 de maio de 2015. O gabarito preliminar será disponibilizado no dia 31 de maio de 2015.

A prova prática para o cargo de Operador de Máquinas, e Motoristas, será realizada na data prevista de 21 de junho de 2015. A publicação do resultado final do concurso sairá na data provável de 10 de julho de 2015.

Validade
O prazo de validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, a critério da Prefeitura do Município de Santa Luzia, respeitando a legislação eleitoral vigente, e para os demais considerados aprovados e não classificados gerará expectativa de direito.

Processo seletivo Prefeitura de Catolé do Rocha - PB (Saúde)

A Prefeitura de Catolé do Rocha, no estado da Paraíba, através da empresa CPCON, abriu edital n° 001/2015 de processo seletivo, destinado ao preenchimento de 47 vagas para os empregos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar até R$ 10.000,00.
 
As vagas são para os cargos de Condutor Socorrista - SAMU, Agente Municipal de Saúde (Endemias), Assistente Social - NASF, Enfermeiro Intervencionista (SAMU), Médico - NASF, Médico Intervencionista (SAMU), Enfermeiro - ESF, Odontólogo - ESF, Médico - ESF, Psicólogo - CREAS, Pedagogo - CRAS e Fisioterapeuta - PAS.
 
As inscrições ficam abertas por meio da internet a partir das do dia 27 de abril até as 23h:59min do dia 10 de maio de 2015 (horário local), no endereço eletrônico: www.cpcon.uepb.edu.br.
 
O valor da taxa de inscrição correspondente à opção do cargo será de:
- Cargos de Nível Fundamental: R$ 50,00;
- Cargos de Nível Médio: R$ 70,00;
- Cargos de Nível Superior: R$ 90,00.
 
A aplicação da Prova Escrita Objetiva está prevista para o dia 31 de maio de 2015, na cidade de Catolé do Rocha – Estado da Paraíba e será realizada no período da manhã,no horário das 08h00min às 12h00min (horário local) para candidatos de nível Fundamental e Superior, no período da tarde para candidatos de nível médio, no horário das 14h00min às 18h00min (horário local).
 
A disponibilização do local, sala e carteira onde o candidato realizará a Prova Escrita Objetiva, no endereço eletrônico cpcon.uepb.edu.br, a partir de 22 de maio de 2015.
 
O gabarito provisório sairá na data prevista de 31 de maio de 2015, após o encerramento da Prova Escrita Objetiva. Já o resultado final sairá na data prevista de 10 de julho de 2015.
 
O processo seletivo terá validade de 02 anos podendo ser prorrogado pelo mesmo período a critério da Prefeitura Municipal de Catolé do Rocha.

Prefeitura de Catolé do Rocha - PB lança edital de concurso público

A Prefeitura de Catolé do Rocha, no estado da Paraíba, através da empresa CPCON, abriu edital n° 001/2015 de concurso público, com a finalidade de ocupar 48 vagas para os empregos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar até R$ 5.075,59 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais (ASG), Operador de Máquinas Pesadas - Retroescavadeira, Sepultador, Operador de Trator de Esteira, Operador de Trator de Pneus, Agente Comunitário de Saúde, Monitor de Creche, Técnico em Laboratório, Técnico em Raio - X, Analista de Sistemas Pleno, Biomédico, Farmacêutico, Médico Pediatra e/ou Clínico Geral, Nutricionista e Tecnólogo em Radiologia.
 
As inscrições ficam abertas por meio da internet a partir do dia 27 de abril até as 23h:59min do dia 10 de maio de 2015 (horário local), no endereço eletrônico: cpcon.uepb.edu.br.
 
O valor da taxa de inscrição correspondente à opção do cargo será de:
- Cargos de Nível Fundamental: R$ 50,00;
- Cargos de Nível Médio: R$ 70,00;
- Cargos de Nível Superior: R$ 90,00.
 
A aplicação da Prova Escrita Objetiva está prevista para o dia 31 de maio de 2015, na cidade de Catolé do Rocha – Estado do Paraíba e será realizada no período da manhã, no horário das 08h00min às 12h00min (horário local) para candidatos de nível Fundamental e Superior, no período da tarde para candidatos de nível médio, no horário das 14h00min às 18h00min (horário local).
 
A disponibilização do local, sala e carteira onde o candidato realizará a Prova Escrita Objetiva, no endereço eletrônico cpcon.uepb.edu.br, a partir de 22 de maio de 2015.
 
O gabarito provisório sairá na data prevista de 31 de maio de 2015, após o encerramento da Prova Escrita Objetiva. Já o resultado final sairá na data prevista de 10 de julho de 2015.
 
O concurso terá validade de 02 anos podendo ser prorrogado pelo mesmo período a critério da Prefeitura Municipal de Catolé do Rocha.

Concurso Prefeitura de Araguainha - MT

A Prefeitura de Araguainha, Estado do Mato Grosso, recebe no período de 27 de abril até 14 de maio de 2015, as inscrições para o concurso público nº 001/2015. O concurso está sob a responsabilidade da Atame Assessoria e, de acordo com edital, o salário varia de R$ 1.980,47 a R$ 7.000,00, em carga horária de 40 horas semanais.
 
São oferecidas seis oportunidades imediatas nos cargos de Contador , Controlador Interno, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico e Psicólogo , para se candidatar aos cargos é necessário nível superior.
 
As inscrições podem ser efetuadas através do site www.grupoatame.com.br. O valor referente a taxa de inscrição é de R$ 100,00.
 
A seleção dos inscritos se dá através de Prova Escrita Objetiva e Análise de Títulos.
 
A Prova Escrita Objetiva está prevista para ser aplicada no dia 14 de junho de 2015, sendo que o local e horário serão previamente informados.
 
O gabarito da Prova Escrita Objetiva será divulgado até às 16h do dia seguinte ao de aplicação da prova.
 
O resultado final será válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de São José do Rio Claro - MT

A Prefeitura de São José do Rio Claro, no Estado do Mato Grosso, divulgou o edital nº 001/2015 de Concurso Público. O objetivo é a contratação de 150 novos servidores de níveis fundamental, médio e superior, além de formar cadastro de reserva. A remuneração prevista vai de R$ 788,00 a R$ 10.609,07, em carga horária que varia entre 24, 30 e 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Assistente Contábil, Assistente Social, Auditor de Controle Interno, Auxiliar de Mecânico, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário, Cozinheiro, Cuidador Social, Eletricista, Enfermeiro, Fiscal de Tributos, Gari, Mecânico, Médico Clínico Geral, Monitor de Esportes, Motorista, Odontólogo, Operador de Máquinas, Operador de Trator, Professor, Professor de Educação Física, Pedreiro, Psicólogo, Recepcionista, Soldador, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Técnico em Enfermagem, Técnico em Raio-X, Torneiro Mecânico e Vigia.
 
Os interessados podem realizar suas inscrições a partir do dia 27 de abril até o dia 14 de maio de 2015, pelo site www.grupoatame.com.br/concurso.
 
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 40,00, R$ 60,00 e R$ 100,00.
 
Os candidatos serão submetidos a Prova Escrita Objetiva e de Títulos. A Prova Escrita Objetiva provavelmente será aplicada no dia 14 de junho de 2015, em local e horário previamente divulgados.
 
O gabarito está previsto para ser divulgado após às 16h do dia 15 de junho de 2015, no site www.grupoatame.com.br/concurso.
 
O Concurso Público, que está sob a responsabilidade da empresa Atame Assessoria, terá validade de 02 anos, a contar da data de publicação da homologação de seu resultado, prorrogável uma vez por igual período.

SES - PE abre Seleção para Gerentes da GERES

A Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES - PE) divulgou a Portaria nº 164/2015, na qual ficam estabelecidas as normas para realização de Seleção Pública Simplificada para provimento dos cargos comissionados de Gerente das Gerências Regionais de Saúde (GERES).
 
Ao todo, são oferecidas 12 vagas, uma para cada GERES, nos municípios de Recife, Limoeiro, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Ouricuri, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e Goiana.
 
Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa ter diploma de nível superior, experiência comprovada no Sistema Único de Saúde de, no mínimo, três anos e tenham ocupado cargo de gestão, na área de saúde, no setor público ou privado, nos últimos quatro anos.
 
As inscrições serão realizadas presencialmente até o dia 04 de maio de 2015 na sede da Secretaria Estadual de Saúde ou na sede das doze Geres. O formulário de inscrição encontra-se no anexo III da Portaria.
 
A seleção será realizada em duas etapas: Avaliação Curricular e da Análise do Plano de Gestão (1ª etapa) e Entrevista (2ª etapa), ambas de caráter classificatório e eliminatório.
 
O prazo de validade do Processo Seletivo é de dois anos, contados da data de publicação da homologação final.
 
O regulamento completo do certame foi publicado no Diário Oficial do Estado de 23/04/2015 e pode ser acessado no site da SES - www.saude.pe.gov.br.

Concurso Prefeitura de Caçapava - SP

Foi publicado o edital de concurso público nº 001/2015, da Prefeitura de Caçapava, no Estado de São Paulo. O certame propõe 102 vagas para candidatos que tenham formação em níveis fundamental, médio e superior, com remunerações de até R$ 2.799,08, por carga horária variada de 18 a 40 horas semanais.
 
A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP- Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.
 
As vagas são para os empregos de Carpinteiro, Eletricista, Pedreiro, Inspetor de Alunos, Mecânico, Merendeira, Agente de Campo, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Enfermagem, Recepcionista, Auxiliar de Consultório Dentário, Escriturário, Fiscal de Serviços Urbanos e demais cargos.
 
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br no período de 28 de abril a 24 de maio de 2015. As taxas variam de R$ 15,90 a R$ 31,80 de acordo com a função escolhida.
 
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 28 de junho de 2015, manhã e tarde (a depender do cargo) em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias. As provas práticas serão realizadas em data, locais e horários a serem divulgados por meio do Edital que publicará o resultado das provas objetivas (escritas).
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.
 
A validade do concurso público será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação total ou parcial por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Teixeirópolis - RO promove processo seletivo

A Prefeitura de Teixeirópolis, no estado de Rondônia, lançou por meio do Diário Oficial dos Municípios, o edital n° 001/2015 de processo seletivo simplificado com a intenção de ocupar 10 vagas, sendo seis imediatas e quatro para cadastro reserva em cargos que exigem ensino fundamental ou superior, para lotação na Secretaria Municipal de Saúde.

As oportunidades são para Médico Clínico Geral, Enfermeiro, Agente Comunitário de Saúde, Motorista de Veículos Pesados e Mecânico de Veículos/Máquinas Pesadas. Os salários dos cargos variam entre R$ 892,31 e R$ 6.681,83, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

As inscrições serão recebidas exclusivamente na sede da Prefeitura, Rua Av. Afonso Pena, nº 2280, Centro, até o dia 29 de abril de 2015, junto a Secretaria da Saúde, entre os horários de 8h às 13h, horário de expediente.

A avaliação dos profissionais se dará por meio de análise do currículo. O resultado preliminar será publicado no painel de publicações oficiais da Prefeitura Municipal e no site www.diariomunicipal.com.br/arom.

O prazo de validade do processo seletivo é de 4 meses a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Processo Seletivo Prefeitura de Sidrolândia - MS

No Estado do Mato Grosso do Sul, a Prefeitura de Sidrolândia, tornou público o edital nº 001/2015 de processo seletivo, visando a contratação temporária de profissionais de nível médio. O salário previsto é de R$ 1.014,58, em carga horária de 40 horas.
 
São oferecidas oito oportunidades no cargo de Agente Comunitário de Saúde. Os contratados desempenharam suas funções no bairros: Central, Vila Jandaia, Cascatinha I e II, Equipe Móvel II - Assentamento Jibóia e Equipe Móvel I - Assentamento Nazaré.
 
As inscrições foram prorrogadas até o dia 30 de abril de 2015 e podem ser feitas gratuitamente, na Secretaria Municipal de Saúde, situada a Rua Paraná, nº 912, Bairro Centro, das 7h às 11h e das 13h às 16h.
 
A Prova Objetiva provavelmente será aplicada no dia 10 de maio de 2015, na EM Pedro Aleixo, localizada na Rua Santa Catarina, nº 890, Centro.
 
A validade do processo seletivo será de 06 meses, podendo este ser prorrogado até o limite de dois anos.

Prefeitura de Serafina Corrêa - RS promove Processo Seletivo

A Prefeitura de Serafina Corrêa, no Estado do Rio Grande do Sul, tornou público o edital nº 90/2015 de Processo Seletivo, com a intenção de contratar novos servidores de nível superior.
 
O objetivo é a contratação de até quatro profissionais, para o cargo de Médico Clinico Geral. A remuneração vai de R$ 4.915,09 a R$ 9.830,18, em carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
Os interessados podem realizar suas inscrições até o dia 06 de maio de 2015, junto à sede do Município, sito à Avenida 25 de Julho, 202, Centro Administrativo Municipal, das 8h30min às 11h e das 13h30min às 17h.
 
A seleção dos inscritos se dá através de Análise de Currículos, os quais devem ser apresentados no ato da inscrição.
 
A contratação será pelo prazo determinado de 180 dias, podendo ser prorrogado por igual período, e se regerá pelo Regime Jurídico Estatutário.

Prefeitura de Patos de Minas - MG abre processo seletivo

A cidade mineira de Patos de Minas, por meio dos editais 007, 008 e 009/2015 está promovendo processo seletivo, sendo sua execução de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. São ofertadas 24 vagas para candidatos de níveis fundamental e superior, com salários que variam de R$ 975,90 a R$ 6.193,09, por jornada de trabalho de 22, 24 e 44 horas semanais.
 
Cargos: motorista de veículo pesado, médico (clínica médica, generalista plantonista, endocrinologista, oftalmologista, cardiologista, angiologista, psiquiatra, ginecologista e pediatra) e cirurgião dentista.
 
As inscrições e a entrega dos currículos serão realizadas entre os dias 11 e 18 de maio de 2015, de segunda a sexta-feira das 07h30min às 10h30min e das 13h00min às 16h30min, na Secretaria Municipal de Saúde – Rua Dr. Eufrásio Rodrigues nº 05 – Jardim Centro.
 
Os inscritos serão avaliados por meio de análise de currículos (títulos) supervisionado pela Secretaria Municipal de Saúde.
 
O resultado preliminar da análise de títulos será divulgado a partir das 12 horas do dia 22 de maio de 2015, no site www.patosdeminas.mg.gov.br.

DRS de Marília - SP lança três editais de concursos públicos

O Departamento Regional de Saúde de Marília (DRS-IX), em São Paulo, lançou três editais de concursos públicos, destinado à contratação de médico I (edital nº 01/2015), nutricionista (edital nº 02/2015) e oficial de saúde (edital nº 03/2015). Os aprovados farão jus à remuneração que varia de R$ 842,00 a R$ 2.010,00, em cumprimento a jornadas de 12 a 30 horas semanais.
 
Profissionais interessados em uma das vagas devem efetuar inscrição até o dia 12 de maio de 2015, na Rua XV de Novembro nº 1151, andar térreo, sala 24, Núcleo de recursos Humanos, Centro das 10h00 às 15h00. Será cobrada taxa nos valores de R$ 44,31 para o cargo de nível médio e taxa de R$ 70,13 para os cargos de nível superior.
 
A todos os participantes será aplicada prova objetiva na data estimada de 14 de junho de 2015, no período da manhã ou tarde. Haverá análise de títulos para os aprovados na prova.
 
Os editais dos concursos foram publicados na Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, no dia 26 de março de 2015, a partir da página 146, Diário Oficial Poder Executivo - Seção I, porém houve prorrogação na data das inscrições, bem como da data de realização das provas. Deste modo, os editais foram republicados no dia 23 de abril de 2015, na página 163.

Concurso Prefeitura de Estância Velha – RS

A Prefeitura de Estância Velha, no estado do Rio Grande do Sul, através da empresa Objetiva Concursos Ltda, publicou edital de concurso público n° 034/2015, destinado ao provimento de 17 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar até R$ 5.000,00 em carga horária de 24 a 36 horas semanais.

As oportunidades são para as funções de Agente Administrativo, Analista de Sistemas, Assistente Social, Auxiliar de Agente Administrativo, Auxiliar de Eletricista, Dentista, Eletricista, Fiscal Fazendário, Fiscal Sanitário, Fiscal do Meio Ambiente, Geólogo, Médico, Médico Pediatra, Operador de Máquinas, Pintor de Sinalização, Psicólogo, Técnico em Contabilidade, Telefonista-Recepcionista e Tesoureiro.

As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min do dia 13 de maio de 2015, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 61,03 a R$ 250,00 de acordo com o emprego escolhido.

A prova objetiva, para todos os cargos, poderá ser realizada provavelmente nos dias 27 de junho e/ou 28 de junho de 2015, a definir quando da homologação das inscrições no dia 05 de junho de 2015.

Caso o Candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador para acesso, no horário das 8h às 10h30min e das 14h às 16h, até o dia 13 de maio de 2015, de segunda à sexta-feira, nos dias úteis, na Biblioteca Pública Municipal Luiz Santos, situada na Rua Presidente Lucena, nº 3585, Bairro Centro, no município de Estância Velha/RS.

O concurso terá validade por 02 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 02 anos, a critério do Município de Estância Velha/RS.

Concurso para Farmacêutico na Prefeitura de Porto Alegre - RS

Ficarão abertas até o dia 8 de maio de 2015 as inscrições do concurso público regido pelo edital 28/2015, da Prefeitura de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. O concurso será realizado diretamente pela Coordenação de Seleção e Ingresso da Secretaria Municipal de Administração, tendo como objetivo preencher uma vaga para farmacêutico. O aprovado fará jus a remuneração de R$ 5.729,40 em regime de 30 ou 40 horas semanais de trabalho.

Será admitida inscrição, somente via internet, no endereço eletrônico oficial do município de Porto Alegre, www.portoalegre.rs.gov.br/concursos.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 105,72, devendo a mesma ser paga até 11 de maio de 2015, em qualquer agência bancária ou casas lotéricas.

A data, o horário e o local da prova serão confirmados com antecedência mínima de quinze dias no Diário Oficial do Município de Porto Alegre (DOPA), em jornal de grande circulação, no painel físico da Prefeitura, localizado na Rua Siqueira Campos, 1300 e em caráter meramente informativo, haverá divulgação dos atos no endereço eletrônico oficial do Município de Porto Alegre, www.portoalegre.rs.gov.br/concursos.
 
O concurso terá validade de dois anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período uma única vez.
 
Edital publicado no endereço eletrônico www.portoalegre.rs.gov.br/concursos/default.php?reg=31&p_secao=79#.

Prefeitura de Monte Negro - RO abre seletivo na área da saúde

No estado de Rondônia, a prefeitura de Monte Negro divulgou o edital de processo seletivo 004/2015, visando o preenchimento de cinco vagas para os cargos de médico clínico geral e odontólogo, para atuarem na Unidade Mista Irmã Dulce e nos estabelecimentos de saúde da área urbana e rural. Os aprovados atuarão em jornada de trabalho de 40 horas semanais e receberão salários de até R$ 5.000,00.
 
Serão reservadas 10% das vagas existentes aos candidatos inscritos na condição de portador de deficiência, devendo ser comprovada no ato de assinatura do contrato de trabalho temporário, mediante a apresentação de laudo médico, evidenciando a aptidão para a função pretendida.
 
Os interessados deverão se inscrever entre 28 de abril a 05 de maio de 2015, das 07h30min às 13h30min (exceto sábados, domingos e feriados), pessoalmente na Coordenadoria de Recursos Humanos, da Prefeitura de Monte Negro, localizada à Praça Paulo Miotto, 2330, CEP: 76.888-000 – Monte Negro – RO ou via internet, no site www.montenegro.ro.gov.br.
 
Documentação a ser entregue no ato da inscrição:
  • Currículo acompanhado de comprovantes de títulos;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Comprovante de tempo de serviço;
  • Cópia da carteira de identidade ou outro documento que comprove ser brasileiro nato ou naturalizado e maior de 18 anos até a convocação e contratação;
  • Cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  • Cópia do registro no conselho de classe competente.
O presente processo seletivo consistirá de análise de currículos e títulos.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de seis meses, a contar da data de publicação do resultado final no site www.diariomunicipal.com.br/arom, www.montenegro.ro.gov.br e no mural de publicações oficiais do município, podendo ser prorrogado por igual período.
 
Edital disponível no site www.montenegro.ro.gov.br.

HCFMUSP realiza concurso público

Por meio do edital nº 01/2015 de concurso público nº 15/2015, publicado na Imprensa Nacional, no dia 23 de abril de 2015, páginas 163 e 164, Diário Oficial Poder Executivo - Seção I, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUS) informou que dispõe de uma vaga para médico no serviço de gastrointestinal da Divisão de Clínica Radiológica do Instituto de Radiologia.
 
O aprovado fará jus à remuneração de R$ 1.900,0, que somada aos benefícios pode chegar a até R$ 6.000,00, por jornadas de 20 horas semanais.
 
As inscrições podem ser efetuadas até o dia 12 de maio de 2015, via endereço eletrônico: www.quadrix.org.br, mediante taxa no valor de R$ 52,00.
 
Será aplicada prova objetiva e prática, prevista para o dia 26 de maio de 2015, na Portaria 1 do Instituto de Radiologia, situado na Avenida Doutor Enéas de carvalho Aguiar nº 255, Cerqueira César, com início previsto para as 10h00. Estima-se que o resultado final será divulgado no dia 18 de junho de 2015.
 
Para manter-se atualizado sobre as publicações do concurso, acesse o Portal de Concursos Públicos do Estado, através do site: www.concursopublico.sp.gov.br. As informações podem ser obtidas também no site da Imprensa Oficial: www.imprensaoficial.com.br, da Secretaria de Estado da Saúde: www.saude.sp.gov.br, do HCFMUSP: www.hc.fm.usp.br e do Instituto QUADRIX.

Concurso HCFMUSP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) anunciou por meio do edital nº 01/2015, a realização de mais um concurso público. Desta vez sob o nº 14/2015, o evento oferece uma vaga ao cargo de médico fisiatra.
 
O salário base é de R$ 1.900,00, que somado aos benefícios pode chegar a até R$ 6.000,00, mais auxilio alimentação e vale transporte. A carga trabalhista é de 20 horas semanais, distribuídas entre período diurno, plantões noturnos nos dias úteis e nos finais de semana e feriados.
 
Para participar do concurso é necessário efetuar inscrição no site: www.quadrix.org.br, até o dia 14 de maio de 2015 e pagar a taxa de inscrição, que custa R$ 52,00.
 
Todos os inscritos serão avaliados, mediante prova escrita e prática e também análise curricular.
 
Estima-se que as provas sejam aplicadas no dia 29 de maio de 2015, no 1º e 3º andar do Instituto de Medicina Física e Reabilitação, situado à Rua Domingo de Soto nº 100, Chácara Klabin, em São Paulo. No dia da prova, os participantes deverão entregar seus currículos e documentos, em envelope fechado e identificado externamente, à Banca Examinadora.
 
Mais informações podem ser obtidas no Portal de Concursos Públicos do Estado, através do site: www.concursopublico.sp.gov.br, da Imprensa Oficial: www.imprensaoficial.com.br, da Secretaria de Estado da Saúde: www.saude.sp.gov.br, do HCFMUSP: www.hc.fm.usp.br e do Instituto QUADRIX.
 
O concurso público terá validade de dois anos, a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério do HCFMUSP.

Prefeitura de Matelândia - PR abre Processo Seletivo

A Prefeitura de Matelândia, Estado do Paraná, publicou o edital nº 01.02/2015 de Processo Seletivo, com a intenção de contratar novos servidores de níveis fundamental, médio e superior em caráter temporário.
 
As oportunidades são para os cargos de Monitor Social, Mãe Social, Instrutor Desportivo, Psicólogo, Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Professor para Docência em Ensino Religioso, Professor para Docência em Língua Estrangeira - Inglês, Médico-veterinário, Motorista, Operador de Máquina.
 
As inscrições podem ser feitas a partira das 8h30min do dia 27 de abril de 2015 até às 17h do dia 30 de abril de 2015, junto a Casa da Cultura, na Av. Borges de Medeiros, 1108, Centro, Matelândia – PR. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
Os candidatos serão submetidos a Análise de Títulos, referentes à escolaridade, aperfeiçoamento profissional e tempo de serviço. A entrega dos documentos comprobatórios deve ser no ato da inscrição.

Prefeitura de Osvaldo Cruz - SP divulga edital de processo seletivo

O município de Osvaldo Cruz, Estado de São Paulo, publicou edital de processo seletivo n°003/2015, de Provas e Títulos para atendimento ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família e em decorrência de necessidades prementes a ser verificada no âmbito da Prefeitura Municipal de Osvaldo Cruz, para os empregos de Agente de Combate a Endemias, Assistente Social, Fisioterapeuta, Nutricionista, Profissional da Educação Física e Psicólogo (níveis fundamental e superior).
 
O certame que será realizado através da empresa CEMI - Consultoria Empresarial e Imobiliária Ltda, oferece 14 vagas, com salários de até R$ 1.188,56 em carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
Inscrições
Somente será admitida a inscrição via Internet, no endereço eletrônico www.cemiconsultoriaimob.com.br, no período de 27 de abril a 10 de maio de 2015, observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
Taxas
- R$ 30,00 para o emprego de Agente de Combate a Endemias;
- R$ 45,00 para os Empregos de Assistente Social, Fisioterapeuta, Nutricionista, Profissional da Educação Física e Psicólogo.
 
Provas
A prova objetiva será realizada na cidade de Osvaldo Cruz e a data de sua aplicação provável será o dia 24 de maio de 2015 (sujeita a alteração). Será publicado edital convocando para a realização da prova objetiva após o encerramento das inscrições, no site www.cemiconsultoriaimob.com.br, Diário Oficial do Município e na Prefeitura de Osvaldo Cruz.
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo de provas e títulos será de 01 ano, contado a partir da data da homologação de seus resultados. 

20 perguntas sobre a pílula anticoncepcional

1 – Qual é a eficácia da pílula?
Com o uso totalmente adequado, é maior que 99%. Na vida real, em que acontecem falhas no uso, como esquecimentos na hora de tomar, a eficácia fica entre 94% e 96%.
 
2 – Qual é a composição?
O anticoncepcional oral combinado, tipo mais usado, é composto por um estrógeno sintético e um progestagênico (derivado de progesterona). Nas pílulas disponíveis no Brasil, o estrogênio é sempre o mesmo (etinilestradiol) - o que muda são os progestagênicos e a dosagem de cada uma das substâncias.
 
3 – Qual é o método de funcionamento?
A pílula impede as oscilações hormonais que levam à ovulação, altera o muco do colo do útero, dificultando a passagem dos espermatozoides, e deixa o endométrio (revestimento interno do útero) inadequado para a implantação do óvulo.
 
4 – Tem sempre que tomar no mesmo horário? Por quê?
O ideal é tomar sempre em horários próximos, mas eles não precisam ser rigorosamente iguais. Isso ajuda a evitar as flutuações hormonais necessárias para que ocorra a ovulação. Além disso, diminui o risco de esquecimento.
 
5 – Por que tem que fazer uma pausa?
A pausa interrompe o bloqueio hormonal e permite que o revestimento uterino “desmonte” e sangre, mimetizando o que ocorre no ciclo normal da mulher. As pílulas permitem que a mulher continue menstruando a cada mês.
 
6 – O que é minipílula? É a pílula sem estrógeno, apenas com derivados de progesterona. Costuma ser indicada no período de amamentação, já que o estrógeno interfere na lactação.
 
7 – O que são pílulas de regime contínuo?
O uso da pílula pode ser estendido por meses, sem a interrupção habitual. Nesse período, a menstruação será suspensa. Para isso, a escolha deve ser por pílulas com doses sempre iguais. Há pílulas em que as doses variam de um comprimido para outro e, se não for feita a pausa indicada, a sequência é prejudicada e a estabilidade hormonal fica comprometida.
 
8 – Quem não pode tomar?
Segundo a Organização Mundial da Saúde, as contraindicações para uso da pílula combinada são hipertensão grave ou associada a doenças cardiovasculares, trombose venosa profunda, embolia pulmonar, derrame, doença cardíaca, diabetes de longa duração, insuficiência hepática, tumores, ter mais de 35 anos e fumar 15 ou mais cigarros por dia, ter mais de 35 anos e apresentar diabetes e hipertensão, ter sangramento vaginal de causa desconhecida, estar nas primeiras seis semanas de amamentação ou ser portadora de doença autoimune que não permita o uso de hormônios.
 
9 – Traz efeitos colaterais e riscos?
Os riscos mais importantes são infarto, derrame e tromboembolismo venoso, mas, na ausência de condições de saúde que desaconselhem o uso, o risco é pequeno. Os efeitos colaterais possíveis são: retenção hídrica, dor de cabeça e nos seios, náusea, sangramento irregular e alteração de humor. Esses problemas tendem a melhorar após três meses de uso.
 
10 – Pode favorecer o câncer ?
Há muita discussão sobre a associação entre uso da pílula e aumento do risco do câncer de mama, e os trabalhos ainda são inconclusivos. A hipótese mais aceita hoje é que a pílula pode favorecer o câncer de mama em mulheres com predisposição genética para a doença. No caso do câncer do colo de útero, não há evidência de que o anticoncepcional favoreça o desenvolvimento do HPV (papiloma vírus) e de tumores. A pílula pode também ter efeito protetor contra câncer de endométrio e de ovário.
 
11 – Diminui a cólica?
Sim. A pílula diminui a produção de prostaglandinas, substâncias que causam as contrações uterinas que levam à dor. Ela também diminui a produção de prostaciclina, que induz a vasodilatação, favorecendo o fluxo sanguíneo. Por isso, pode diminuir o fluxo menstrual.
 
12 – Melhora acne?
Depende do tipo de progesterona usada na pílula. As que têm ação anti- androgênica melhoram os quadros de acne e oleosidade excessiva da pele e do couro cabeludo.
 
13 – Engorda?
Em geral, não. Estudos mostram que isso pode acontecer com mulheres mais sensíveis aos hormônios, mas elas são minoria. Em algumas pacientes, pode aumentar a retenção hídrica, mas há alguns tipos de progesterona com leve ação diurética, que podem ser usadas nesses casos.
 
14 – Pode ser indicada para outras funções que não a contracepção?
As pílulas podem ajudar no tratamento de endometriose, cólicas menstruais, TPM e ovários policísticos.
 
15 – Como funcionam as injeções?
As injeções de estrógeno e progesterona são aplicadas uma vez por mês e as que têm apenas progesterona, a cada três meses. As dosagens de hormônios são maiores do que as do anticoncepcional oral. Apresentam vantagens de ordem prática, já que dispensam o uso diário, e são indicadas para quem tem desconforto gástrico. O uso contínuo da injeção trimestral pode suspender a menstruação, mas provocar pequenos sangramentos de escape. Em algumas mulheres, pode desencadear sintomas depressivos.
 
16 – E os implantes?
Têm apenas progesterona. Os implantes subcutâne os são bastonetes de cerca de 4 cm que são implantados sob a pele e liberam a substância aos poucos. Normalmente, são trocados uma vez por ano. O implante intrauterino é um dispostivo em forma de T, implantado no colo do útero, que libera o hormônio gradativamente por cerca de cinco anos.
 
17 – É difícil engravidar após usar pílula por muitos anos?
Se não há nenhuma contraindicação, a pílula pode ser usada por muitos anos sem comprometer a fertilidade. Mulheres que tomam pílula por dez ou mais anos podem demorar um pouco para voltar ao ciclo normal de ovulação, mas, se não houver outro fator interferindo, ele se regulariza em cerca de seis meses.
 
18 – Posso tomar por anos seguidos?
Sim, desde que não apareçam fatores de risco -hipertensão, por exemplo- nesse período. O surgimento de novas condições de saúde deve ser comunicado ao médico, para a avaliação do custo/benefício.
 
19 – O que fazer se esquecer de tomar?
Se for só um dia, deve-se tomar duas pílulas no seguinte e voltar ao esquema normal. Se forem dois ou mais dias, o uso de uma por dia deve ser reiniciado, até o fim da cartela -porém, a eficácia da pílula ficará comprometida, e é preciso usar algum método de contracepção de barreira, como a camisinha.
 
20 – Que remédios interferem na eficácia da pílula?
Alguns antibióticos, anticonvulsivos e barbitúricos.
 
Fontes: Carlos Alberto Petta, Edmund Baracat e Julisa Lascasas Ribalta, ginecologistas (OMS)
 
Saúde Floripa 33

Tratamento imunoterápico do câncer de pele (Melanoma)

Melanoma
A imunoterapia estimula o sistema imunológico do paciente a reconhecer e destruir as células cancerosas de forma eficaz. Vários tipos de imunoterapia podem ser utilizados no tratamento de pacientes com melanoma avançado:

Ipilimumab para Melanoma Avançado
O ipilimumab é um anticorpo monoclonal produzido a partir de uma proteína do sistema imunológico. O alvo é a proteína CTLA-4, que normalmente ajuda a manter as células T do sistema imunitário sob controle. Ao bloquear a ação do CTLA-4, o ipilimumab aumenta a resposta imune do corpo contra células de melanoma.

Este medicamento é administrado como infusão intravenosa, geralmente uma vez cada 3 semanas, em 4 ciclos de tratamento. Em pacientes cujos tumores não podem ser removidos cirurgicamente ou que se disseminaram para outros órgãos, tem aumentado a expectativa de vida dos pacientes em vários meses. Atualmente, essa medicação está sendo avaliada para uso em outros estágios da doença.

Os efeitos colaterais mais comuns do ipilimumab incluem fadiga, diarreia, problemas na pele e coceira.

Este medicamento basicamente remove o freio do sistema imunológico do corpo. Isso pode ser útil contra as células cancerosas, mas também pode levar a efeitos secundários severos. Em alguns casos, o sistema imunológico começa a atacar outras partes do corpo, e pode causar problemas no intestino, fígado, hormônios produzidos por uma glândula, nervos, pele, olhos ou outros órgãos. Em alguns pacientes esses efeitos colaterais podem ser fatais.

Estes efeitos colaterais relacionados com o sistema imunológico ocorrem com mais frequência durante o tratamento, mas existem relatos de casos que ocorreram até alguns meses após o término do tratamento. É muito importante conversar imediatamente com seu médico sobre qualquer efeito colateral. Se ocorrerem efeitos secundários graves, o tratamento pode precisar ser interrompido e o paciente deve receber altas doses de corticosteroides para suprimir seu sistema imunológico.

Pembrolizumab para Melanoma Avançado
Assim como o ipilimumab, o pembrolizumab é um anticorpo monoclonal, apenas com um alvo diferente. O alvo do pembrolizumab é a proteína PD-1. Ao bloquear a PD-1, o pembrolizumab aumenta a resposta imunológico do corpo contra as células de melanoma.

Este medicamento é administrado como uma infusão intravenosa a cada 3 semanas. Em pacientes com melanoma avançado, já tratados com ipilimumab o pembrolizumab provoca a redução dos tumores em alguns pacientes. Ainda não se sabe se este medicamento aumenta a sobrevida.

Os efeitos colaterais comuns incluem fadiga, tosse, náuseas, prurido, erupção cutânea, diminuição do apetite, constipação, dor nas articulações e diarreia.

Outros efeitos colaterais podem ocorrer com menos frequência. Assim como o ipilimumab, este medicamento pode provocar que o sistema imunológico ataque partes saudáveis ​​do corpo, levando a importantes efeitos nos intestinos, fígado, glândulas que produzem hormônios, pulmões, rins ou outros órgãos.

Citocinas para Melanoma Avançado
As citocinas são sintetizadas pelos macrófagos, monócitos e, principalmente, pelos linfócitos, têm curto tempo de vida, pois apenas são liberadas durante uma resposta imune, agem coletivamente e são responsáveis por acionar os linfócitos B, que, por sua vez, se incumbem de produzir anticorpos específicos. As citocinas produzidas, como interferon-alfa e interleucina-2, são às vezes utilizadas em pacientes com melanoma. Elas são administradas por infusão intravenosa. Alguns pacientes ou cuidadores aprendem a administrar a injeção sob a pele em casa. Ambos os medicamentos podem ajudar a diminuir a doença avançada (estágios III e IV) em cerca de 10% a 20% dos pacientes quando usados ​​isoladamente. Estes medicamentos podem também ser administrados junto com quimioterápicos, para melanoma estágio IV.

Os efeitos colaterais do tratamento com citocinas podem incluir sintomas de gripe, como febre, calafrios, dores, cansaço, sonolência e diminuição das taxas sanguíneas. A interleucina-2, particularmente em doses elevadas, pode causar acúmulo de líquido no corpo.

Interferon-alfa como Terapia Adjuvante
Os pacientes com melanomas maiores geralmente têm metástases. Mesmo que todo o tumor tenha sido removido cirurgicamente, podem existir células remanescentes. O interferon-alfa pode ser utilizado como terapia adjuvante após a cirurgia para tentar impedir a crescimento e disseminação destas células. Isto pode retardar o reaparecimento de melanoma, mas ainda não é claro se isso aumenta a sobrevida.

O tratamento com interferon deve ser realizado com doses altas para ser eficaz. Entretanto, muitos pacientes podem não tolerar os efeitos colaterais dessa terapia. Os efeitos colaterais podem incluir febre, calafrios, dores, depressão, fadiga, problemas cardíacos e problemas no fígado. Os pacientes que recebem esse medicamento devem ser acompanhados de perto por um médico.

Ao decidir pelo uso da terapia adjuvante, os pacientes e seus médicos devem levar em conta os potenciais benefícios e efeitos colaterais deste tratamento.

Vacina do Bacilo de Calmette-Guerin (BCG)
A vacina BCG é um germe relacionado com o que causa a tuberculose. A BCG não provoca a doença em humanos, mas ativa o sistema imunológico. A vacina BCG funciona como uma citocina, aumentando o sistema imunológico, não é direcionada especificamente para as células de melanoma. Às vezes, a BCG é usada para ajudar no tratamento de melanomas em estágio III, nestes casos é injetada diretamente no tumor.
 
Imiquimod
O imiquimod é um medicamento que, quando aplicado como um creme, estimula a resposta imunológica local contra células do câncer de pele melanoma. Para melanomas estágio 0 localizados em áreas sensíveis do rosto, pode ser utilizado o creme imiquimod. Também pode ser utilizado em alguns tumores que se disseminaram ao longo da pele. Ainda assim, nem todos os médicos concordam que este creme deva ser usado para o melanoma.

O creme deve ser aplicado uma vez por dia, duas vezes por semana, durante cerca de 3 meses. Alguns pacientes podem ter reações cutâneas severas a este medicamento. O imiquimod não é utilizado para melanoma avançado.
 
Novos Tratamentos
Alguns novos tipos de imunoterapia têm se mostrado promissores no tratamento do câncer de pele melanoma em estudos iniciais.

A hipertensão também pode prejudicar o cérebro, os rins e os olhos

Neste domingo, 26 é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão
 
Conhecida como inimiga do coração, a hipertensão é um perigo também para outras áreas do organismo. A associação entre a pressão alta e o risco de infarto já é conhecida de muitas pessoas, mas nem sempre fica claro que o problema pode levar também à cegueira e provocar quadros de demência ou falência renal.
 
Segundo o cardiologista Mascus Bolivar Malachias, o sangue fornece o oxigênio essencial para o funcionamento do cérebro e a diminuição do fluxo pode causar a demência vascular, que é a segunda forma mais comum de demência.
 
— Os olhos também podem ser muito prejudicados em pacientes hipertensos. As artérias que irrigam a retina podem sofrer alterações em decorrência da hipertensão crônica, o que, com o passar do tempo, pode resultar em hemorragias, com perda da acuidade visual e até mesmo cegueira — complementa Malachias.
 
Além disso, as artérias renais, quando afetadas pela pressão alta, podem levar a uma perda progressiva da função excretora do órgão.
 
— Conforme os vasos renais são danificados, surgem alterações na capacidade de excretar o excedente do que deveria ser eliminado. Por outro lado, se os rins não eliminarem o excedente, este pode contribuir ainda mais para o aumento da pressão — esclarece o cardiologista.
 
No Brasil, em que a maioria da população está acima do peso, segundo o Ministério da Saúde, a situação é preocupante.
 
— Se o indivíduo tem o pai hipertenso, ele tem 30% mais probabilidade de desenvolver a doença e, se a mãe também for, a possibilidade dobra, ou seja, o risco de que ele venha a ter pressão alta é de 60% — diz o cardiologista.
 
Zero Hora