Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 26 de abril de 2015

Polêmica: cientistas modificam embriões humanos pela primeira vez

shutterstock_208569940
Os chineses levaram oficialmente a ciência para um território
 desconfortável
Pesquisadores da Sun Yat-sen University, em Guangzhou, modificaram genomas de embriões humanos
 
O estudo, que foi publicado na revista Protein & Cell, confirma os rumores de que alguns cientistas estavam realizando esses experimentos eticamente duvidosos.
 
“O estudo é um marco, assim como um alerta de prevenção. Ele deve servir de aviso para qualquer profissional que pensa que a tecnologia está pronta para o teste de erradicação de doenças genéticas”, diz George Daley, biólogo de células-tronco da Escola de Medicina de Harvard.
 
Resultados mistos
No estudo em questão, os pesquisadores tentaram substituir o gene responsável por uma doença do sangue potencialmente fatal chamado β-talassemia. Eles usaram uma técnica de edição de genes chamada CRISPR / Cas9 em embriões humanos unicelulares não viáveis. Esta técnica permite aos pesquisadores o corte e a emenda do DNA nos locais desejados.
 
A experiência não foi muito bem sucedida. Dos 86 embriões iniciais, apenas uma fração teve sucesso na substituição do gene problemático por uma cópia normal. Além disso, a CRISPR / Cas9 também introduziu novas mutações não intencionais em outros lugares do genoma.
 
Precedente preocupante
O precedente que a experiência estabelece, no entanto, é o que está causando a polêmica. Uma das maiores preocupações sobre a alteração do embrião humano é que as mudanças feitas são hereditárias. Em outras palavras, elas podem ser transmitidas a gerações futuras de maneira que os cientistas não podem, atualmente, prever.
 
Por esta razão, uma aliança de 170 grupos de pesquisa, institutos e grupos de pacientes pediu recentemente uma moratória sobre a edição do genoma em embriões humanos.
 
“Muitos se opõem a modificação da linha germinal com o fundamento de que permitir mesmo as intervenções terapêuticas mais inequívocas poderia nos levar a um caminho em direção a melhorias genéticas não terapêuticas. Partilhamos estas preocupações”, diz o texto.
 
As revistas Nature e Science, duas das publicações mais importantes do campo científico, rejeitaram o artigo por questões éticas.
 
Discover Magazine / Hypescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário