Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 27 de abril de 2015

Cuidados com o uso de medicamentos na gravidez

Orientar gestantes no momento da compra de medicamentos é essencial

A agência americana FDA classifica o ácido acetilsalicílico como de alto risco para os três primeiros meses da gravidez, com a possibilidade do bebê apresentar malformação.
 
Para que o medicamento possa ser liberado, o médico deverá analisar a real necessidade de seu uso. Os demais anti-inflamatórios e analgésicos, como diclofenaco, paracetamol ou ibuprofeno apresentam um perfil um pouco mais seguro, porém mantém-se a contraindicação.

Obviamente, as informações sobre o efeito desses medicamentos não são obtidos em experimentos controlados, pois estes são totalmente proibidos em grávidas.
 
Os dados provêm de bebês que apresentaram o problema e que possivelmente estão relacionados ao fato das gestantes terem ingeridos essas substâncias. Também sustentam essa advertência os resultados em experimentos bem controlados, obtidos em animais.
 
Utilizar esse tipo de medicamento pode apresentar mais dois problemas sérios. Um deles pode afetar o coração do feto. Quando em gestação, o feto não precisa respirar, pois recebe todo o oxigênio pela placenta da mãe. Desse modo, há um desvio dentro do coração do bebê diminuindo o fluxo de sangue para o seu pulmão.

Jornal da Orla

Nenhum comentário:

Postar um comentário