Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Suplemento de café verde ajuda a queimar gordura e emagrecer

Foto: Reprodução
Suplemento de café verde ajuda a queimar gordura e emagrecer
Substância também é rica em antioxidantes, mas é preciso cuidado ao consumir
 
Por Dr. Edson Credidio
 
A história do café começou no século IX. O café é originário das terras altas da Etiópía (possivelmente com culturas no Sudão e Quênia) e difundiu-se para o mundo através do Egito e da Europa. Mas, ao contrário do que se acredita, a palavra "café" não é originária de Kaffa, local de origem da planta, e sim da palavra árabe qahwa, que significa "vinho", devido à importância que a planta passou a ter para o mundo árabe. 
 
Iêmen foi um centro de cultivo importante, de onde se propagou pelo resto do mundo árabe. O conhecimento dos efeitos da bebida disseminou-se e no século XVI o café era utilizado no oriente, sendo torrado pela primeira vez na Pérsia. 
 
O café, no entanto, teve inimigos mesmo entre os árabes, que consideravam suas propriedades contrárias às leis do profeta Maomé. No entanto, logo o café venceu essas resistências e até os doutores maometanos aderiram à bebida para favorecer a digestão, alegrar o espírito e afastar o sono, segundo os escritores da época. Em 1475, surgiu em Constantinopla a primeira loja de café, produto que para se espalhar pelo mundo se beneficiou, primeiro, da expansão do islamismo e, em uma segunda fase, do desenvolvimento dos negócios proporcionado pelos descobrimentos. 
 
Gabriel Mathien de Clieu, oficial francês, foi quem trouxe para a América os primeiros grãos. Ingleses e portugueses tentaram a sua sorte nas zonas tropicais da Ásia e da África. 
 
Atualmente, muito tem se falado sobre o café verde. Trata-se do café in natura, antes de ser torrado e um dos pontos para os quais o suplemento dele tem sido mais utilizado é o emagrecimento. 
 
Suplemento de café verde e o emagrecimento 
O café verde ajuda a emagrecer porque tem a capacidade de absorver parte das gorduras ingeridas e também de controlar a absorção de açúcar pelo organismo. Além disso, o café verde contém mais cafeína do que o café torrado, o que contribui para acelerar o metabolismo. 
 
O café verde difere do café torrado num composto muito interessante, chamado de ácido clorogênico. Esse ácido, que acontece naturalmente no nosso organismo, tem um sabor extremamente amargo, e por isso é removido do café que se bebe, pelo seu paladar indesejado. 
 
O seu extrato ajuda a queimar a gordura de maneira mais eficiente, ao impedir a absorção rápida da glicose, dando uma grande ajuda a um dos órgãos que mais trabalha no nosso corpo, o fígado. Assim, o corpo tem a tendência de ir buscar a energia naqueles depósitos de gordura que desejamos que desapareçam. 
 
Além de dar energia, um novo estudo aponta que o extrato dos grãos pode ajudar a emagrecer. Trabalho científico, da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, Estados Unidos, o estudo sugere que o ácido clorogênico, presente apenas nos grãos não torrados, poderia auxiliar na perda de até 10% do peso. 
 
Já um estudo duplo-cego publicado em Janeiro de 2012 na revista de estudos científicos "Diabetes, Metabolic Syndrome and Obesity" chegou à conclusão de que o café verde ajuda mesmo a emagrecer, os participantes do estudo perderam em média 8 quilos em doze semanas, sem mudar nada em sua dieta, e sem aumentar os exercícios físicos. 
 
Claro que aqui não estamos procurando a pílula mágica, todos sabemos que sem dieta não chegamos a lado algum, e que emagrecer depende de uma mudança de atitude. Porém, o café verde pode ser um suplemento, ou seja, algo adicional, para ajudar a turbinar a dieta. 
 
O café verde tem cafeína em concentração duas vezes maior do que no grão torrado, o mesmo utilizado para fazer o café que tomamos no dia a dia. Ele tem um ótimo efeito termogênico, sendo um aliado para os praticantes de atividade física e um "ajudante" em dietas que visam o emagrecimento. 
 
Se você está com medo do excesso de cafeína, procure pelos suplementos com pouca ou nenhuma cafeína. Porem em minha concepção é fundamental incorporar uma atividade física que goste para a vida toda e seguir um plano alimentar harmônico e quanto mais colorido e variado melhor. 
 
Outros benefícios do suplemento de café verde
Outro benefício do café verde é a quantidade de antioxidantes, que chega a ser de três a cinco vezes maior. A cafeína, além de atuar como um termogênico natural, melhorando o metabolismo e favorecendo a perda de peso, também atua inibindo as substâncias responsáveis por induzir o sono e, assim, promover um maior estado de atenção. 
 
Além disso, promove a oxidação de gorduras corporais e facilita a sua eliminação. A ação antioxidante do ácido clorogênico (presente no café verde) atua no combate aos radicais livres, os vilões do envelhecimento, e protege contra as radiações ultravioletas. 
 
Seu diferencial é ser rico em cafestol e kahweol, substâncias que atuam no fígado e ajudam a induzir a ação da enzima GST encarregada da desintoxicação do organismo. O café verde mantém suas propriedades naturais e por isso emagrece mais do que o café torrado. 
 
Suplemento de café verde:cuidados ao consumir
O café verde, não é recomendado para todas as pessoas, trata-se de um produto que apresenta contraindicações para quem tem hipertensão arterial. O café verde, assim como várias frutas verdes aumentam a tendência ao sangramento e devem ser evitadas nos pacientes portadores da hemofilia. 
 
O café verde pode causar problemas em pacientes com tendência ao nervosismo, hipertireoidismo, gravidez e nutrizes (mulheres amamentando), gastrite crônica, úlceras gastroduodenais, problemas hepáticos e reumáticos. Estes casos sempre devem ter um médico assistente. 
 
Além de não ser encontrado com facilidade no mercado, o suplemento de café verde necessita de uma prescrição do médico para ser elaborado em uma farmácia de manipulação confiável. 
 
Suplemento de café verde e a visão
Um novo estudo sugere que pessoas que ingerem o café com cafeína deveriam moderar o consumo excessivo, após se ter verificado, que está vinculado a perda de visão e, em última instância, a cegueira. 
 
O trabalho, publicado na revista Investigative Ophthalmology & Visual Science, revela que um consumo muito elevado de café sem ser descafeinado aumenta a risco de desenvolver glaucoma esfoliativo, uma das causas mais frequentes do glaucoma a nível mundial. Como tudo na vida, o excesso é prejudicial ao organismo. 
 
Minha Vida

Logística hospitalar: solução para gestores e pacientes

Infelizmente, em todo mundo, são corriqueiros os casos de erro médico e displicência na administração de remédios e insumos nas unidades de saúde
 
Por Mayuli Lurbe Fonseca
 
Muitos gestores ainda não se deram conta do quanto é importante investir em uma boa e eficiente logística hospitalar. Essencial garantir que aqueles produtos de uso básicos estejam sempre disponíveis, na hora e no lugar em que se façam necessários, ao menor custo possível. Para tanto, é necessário articular recursos humanos, materiais e tecnologias.
 
Aqui no Brasil, chama atenção o trabalho realizado no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg). Lá, tudo mudou nos últimos três anos. Um exemplo de que, com investimentos pesados em alta tecnologia, é possível reduzir custos, desperdício e oferecer mais segurança aos pacientes na hora da medicação.
 
Para se ter uma ideia, já no almoxarifado, todos os insumos e remédios são etiquetados com códigos de barras únicos e bidimensionais. Mecanismo que traduz a preocupação em agilizar o atendimento do paciente e assegurar que ele está recebendo o tratamento adequado.
 
Antes do envio para as áreas técnicas, todos os medicamentos são fracionados na sua unidade mínima de consumo e são novamente etiquetados com códigos de barras no padrão datamatrix, para garantir a rastreabilidade de cada item até chegar ao paciente.
 
Isso sem contar as vantagens para a administração do hospital. No Ipsemg, só os gastos com estoque caíram 36% e as perdas tiveram uma diminuição de 34%. É um trabalho que prova que com a logística hospitalar a gestão de unidades de saúde se torna mais transparente e é possível proporcionar um atendimento correto na rede pública brasileira.
 
SaudeWeb

Em xeque: Mais Médicos passará por pente-fino

Foto: Reprodução
Chioro determinou que prefeituras que não pagam benefícios sejam desligadas do programa, que sofre novas críticas de entidades
 
O novo ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse em entrevista publicada nesta segunda-feira (10) pelo jornal O Estado de S. Paulo que determinou uma operação pente-fino para verificar e notificar prefeituras que não estão cumprindo com as contrapartidas previstas na adesão ao Programa Mais Médicos. Se verificadas irregularidades, disse, estes municípios deixarão de receber os cerca de 2.900 profissionais da terceira fase do programa.
 
Reportagem publicada pelo mesmo jornal no fim de semana mostrou que alguns municípios estão deixando de pagar auxílios moradia, alimentação e transporte previstos. Se comprovadas as denúncias, eles serão descredenciados, disse o ministro.
 
Desde o início do programa, 37 prefeituras foram irregularidades, principalmente no pagamento dos auxílios. Chioro informou que 27 regularizaram a situação e apenas uma (Ceará-Mirim, RN) foi desligada do programa.
 
Protesto
A entrevista vem em um momento de publicidade negativa para o Mais Médicos. No domingo (9), entidades de classe divulgaram uma carta de repúdio às condições de trabalho dos profissionais, cubanos ou não, que atuam no programa. Assinam o manifesto o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e a Associação Médica Brasileira (AMB).
 
As entidades querem que todas as denúncias e os “indícios de irregularidades” no processo de contratação de intercambistas e de médicos brasileiros sejam apurados pelo Ministério Público Federal, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Supremo Tribunal Federal. Nesta segunda, o MPT ouvirá o depoimento da médica cubana Ramona Rodriguez, que abandonou o programa na semana passada alegando que recebia menos de 10% do valor pago aos médicos inscritos individualmente.
 
Profissionais inscritos individualmente no programa recebem bolsa formação no valor de R$ 10 mil para trabalhar na atenção básica de regiões carentes que não conseguem atrair médicos. Eles não têm vínculo empregatício com o Ministério da Saúde, pois, segundo a pasta, participam de uma especialização na atenção básica, nos moldes de uma residência médica.
 
Já os cubanos, que são 5.378 dos 6.600 profissionais do programa, chegam ao Brasil por meio de um acordo entre os governos dos dois países, intermediado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O governo brasileiro faz o pagamento à Opas e a organização repassa para Cuba, que fica com parte da verba.
 
* com informações do jornal O Estado de S. Paulo e da Agência Brasil
 
SaudeWeb

Aplicativos: Diário Alimentar

1 de 4Alimento diário é a maneira mais fácil de controlar o que come

Conjunto de características-chave:

-Otimizado para entrada super rápida

-Lembra-se e sugere alimentos anteriores

-Lembretes para ajudá-lo a permanecer na pista

-Um relatório resumido mostra como você está rastreando contra seus objetivos

-Tirar fotos durante a sua refeição, atualizar seu diário mais tarde

Gratuito                                                 
 
Distribuidor
My Daily Bits                
 
Peso do arquivo
4 MB
 
Última atualização
04/02/2014
 
Versão
1.4.2.0                            
 
Funciona com
 
- Windows Phone 8
 
Aplicativos necessários
 
- identidade do proprietário
 
- captura fixa e de vídeo
 
- reprodução de mídia
 
- serviços de dados
 
- sensor direcional e de movimento
 
- HD720P (720x1280)
 
- WVGA (480x800)
 
- WXGA (768x1280)
 
Idiomas suportados (13)
dansk Deutsch English (United States) Español (España, alfabetización internacional) español (México) Español français हिंदी italiano Nederlands português (Brasil) русский 中文(简体)
               

56 dicas para emagrecer com saúde

dicas-para-emagrecerPerder peso com saúde sabidamente não é uma das missões mais fáceis pra quem se habituou a um estilo de vida pouco ou nada saudável, entretanto, com disciplina e dedicação é possível alcançar excelentes resultados, na sequência, traremos uma série de dicas que podem ser extremamente úteis nesse processo de reeducação
 
Pratique atividades físicas de manhã
Sabidamente a prática de exercícios físicos em qualquer horário tende a ser benéfico, entretanto, de acordo com especialistas, nesse período as pessoas tendem a treinar de maneira mais disposta, queimando assim mais calorias.
 
Inclua as frutas de caroço em sua dieta
Algumas frutas de caroço possuem um agente natural que auxilia no combate à obesidade, por isso, é muito recomendável incluir esse tipo de fruta na alimentação diária. Algumas das frutas recomendadas são: Nectarina, pêssego, ameixa e cereja. Além de auxiliar no combate à obesidade elas também podem atuar contra diabetes e eventuais inflamações.
 
Determine um limite para as calorias que consome
Você pode não ter entendido ainda, mas perder peso de certa forma é uma questão de cálculo. Um exemplo prático é que para perder um quilo em sete dias, é necessário eliminar no período algo em torno de 3.500 calorias, sendo que, parte desse montante deve ser reduzido da alimentação, e a outra parte perdida através de atividades físicas.
 
Mantenha o foco
Algumas pessoas dizem ir à academia mas na verdade, passam mais tempo nos celulares que treinando, e isso acaba tirando o foco das atividades e levando à perda do ritmo inicial. O ideal é se desligar de tudo que possa causar distração para aproveitar melhor os exercícios.
 
Consuma blueberries
Blueberries possuem propriedades que combatem a oxidação no organismo, além de auxiliar no combate da gordura do abdômen.
 
Anote as calorias consumidas
Estudos mostraram que pessoas que adotam o hábito de anotar as calorias consumidas diariamente perdem mais peso do que as que não anotam.
 
Beba água
o consumo de água é importante para hidratação do corpo, além disso, de acordo com estudos a água gelada auxilia no emagrecimento, o que ocorre devido ao fato de o organismo trabalhar para equiparar a temperatura da água à do corpo.
 
Não perca o ritmo
Para perder peso é muito importante frequentar academia ou ao menos praticar alguma atividade física, entretanto, para observar bons resultados é importante não perder o ritmo, mantendo a motivação sempre.
 
Tenha um sono tranquilo
Alguns estudos recentes mostraram que pessoas que não dormem bem durante a noite podem ganhar até 3 quilos por ano, a tendência é que pessoas cansadas e sonolentas consumam mais calorias.
 
Evite a balança
Ao iniciar uma dieta para perder peso, deixe a balança de lado, você não precisa ficar se pesando todo dia ou toda semana, esse hábito poderá aumentar as frustrações e trazer o desânimo em pouco tempo caso não observe os resultados esperados.
 
Jamais pule o café da manhã
Um dos erros mais graves cometidos por quem deseja perder peso é o de pular o café da manhã, o que é um erro gravíssimo. Iniciar o dia com uma alimentação apropriada ajuda a acelerar o metabolismo, por isso, o ideal é consumir boas doses de fibras e proteínas no café da manhã.
 
Fuja dos doces
Evite deixar doces e salgadinhos em armários, esses alimentos funcionam como uma bomba nas dietas.
 
Se esforce mais
Não foi comprovado ainda, mas, alguns estudos indicam que esforçar-se mais em treinos mais curtos pode produzir resultados mais efetivos que treinar por longos períodos com pouco esforço.
 
Seja feliz
Alguns estudos revelaram que o estresse pode aumentar o ganho de peso, já que quando uma pessoa se encontra nesse estado ela passa a ter um apetite descontrolado somado a uma maior necessidades de comer doces e gordura.
 
Esqueça os antigos hábitos
Mesmo que já tenha chegado ao seu peso ideal esqueça os velhos hábitos e mantenha uma alimentação saudável para evitar ganhar peso novamente.
 
Cozinhe mais
Uma das maneira mais eficazes de manter a dieta em dia é preparar a própria alimentação
 
Seja mais esforçado
Se perceber que seu corpo aguenta um pouco mais de exercícios, force um pouco mais e aumente alguns minutos em seu circuito de treino.
 
Amigos do peito
Alerte seus amigos do seu desejo de ficar em forma, e na hora de sair com eles deixe claro que espera deles o bom senso para não acabarem indo em algum lugar que soe como uma tentação à quebra da dieta.
 
Não se acomode
Levante-se e deixe a preguiça de lado, caminhe nem que seja 10 minutos diários.
 
Dê um tempo e corra atrás do prejuízo
 
Quando se está em uma dieta o corpo normalmente recebe menos alimento do que precisa, por isso as vezes é bom dar um tempo e comer o que tem vontade, compensando logo em seguida na academia.
 
Ritmo no quarto
Pessoas que possuem uma vida agitada ente quatro paredes, reduzem os níveis de estresse, ficando mais felizes e eventualmente emagrecendo de maneira mais acelerada.
 
Chá verde
O chá verde pode ajudar a reduzir até 400 calorias por semana por acelerar o metabolismo do corpo.
 
Não tenha medo de sair de casa
Mesmo em dieta é possível viajar sem deixar a rotina e dieta de lado, faça alguma atividade nos dias em que estiver em viagem. Pratique exercícios físicos ainda que seja contando com a ajuda de uma vídeo-aula.
 
Diminua a quantidade
Estudos realizados dão conta que ao cortar alimentos como a carne, em pequenos pedaços faz com que o cérebro entenda que foi colocada maior quantidade de alimento no prato, levando o indivíduo a comer menos.
 
Batata doce
Essa é uma fruta rica em vitamina A, além disso, ela auxilia no aumento do hormônio que regula o açúcar no sangue, sem contar que por ser um alimento adocicado, ajuda também a diminuir a vontade de consumir doce.
 
Tempo para o café da manhã
Como já dito o café da manhã é a alimentação mais importante do dia, a dica aqui é não perder a hora do café, ou seja, recomenda-se que a refeição se dê em no máximo uma hora após ter acordado.
 
Depois de falar sobre algumas das principais dicas para emagrecer, é hora de citarmos as dicas curtinhas e igualmente eficientes, confira-as na sequência:
 
Dicas curtinhas para emagrecer
  • Exercícios aeróbicos - Ao praticar uma sessão de exercícios aeróbicos por 45 minutos pode queimar até 190 calorias.
  • Cozinhe você mesma - Evite se alimentar varias vezes em restaurantes, o preparo dos alimentos normalmente é com muita manteiga e óleo, sem contar que com certeza você irá abusar da porção.
  • Acelerar o metabolismo - O metabolismo é acelerado ao tomar café da manhã e praticar exercícios físicos diários.
  • Porção reduzida - Diminua as porções mesmo em se tratando de alimentos saudáveis, pois, até esse tipo de alimento pode quebrar a dieta se consumido em excesso.
  • Proteínas – Consuma proteínas no café da manhã. Ovos, castanhas e iogurte, são boas opções proteicas e pouco calóricas.
  • Não abandone a academia – Mesmo nos dias de grande cansaço, mantenha o ritmo e não abra mão do treino e da academia.
  • Alimentos saudáveis e calóricos – Mesmo os alimentos sendo saudáveis eles também conter calorias, por isso, é muito importante dosar as porções, de alguns como abacate e castanha.
  • Prato azul – Algumas pessoas acreditam que usar prato azul inibe o apetite na hora das refeições.
  • Roupas de ginástica – Ao usar uma roupa de ginástica você se sentirá mais animada para treinar.
  • Coma mais – Fazer 6 refeições por dia por incrível que pareça ajuda a queimar calorias, pois acelera o metabolismo.
  • Estabeleça metas – Ao estabelecer e alcançar a primeira meta, estabeleça novos desafios e siga o cronograma.
  • Musculação – Aposte em musculação, ela ajuda a acelerar o metabolismo e queimar calorias.
  • Consuma vegetais  – Os especialista recomendam consumir de 5 a 7 porções de frutas e vegetais por dia para perder peso.
  • Alimentos certos – Um dos maiores aliados para a perda de peso é o grão de bico que inibe a fome.
  • Mix de exercícios – Para não enjoar da academia procure fazer uma variações de treinos, isso ajudará a gastar mais energia.
  • Fibras – O segredo do emagrecimento é consumir alimentos que mantenha a satisfação do corpo, e os ricos em fibra possuem essa característica.
  • Use a imaginação – Use a imaginação e pense que está comendo o que mais gosta, isso lhe ajudará a comer menos.
  • Faça um monitoramento – Pelo menos uma vez ao mês faça um monitoramento de suas medidas e peso.
  • Atenção aos drinques – Cuidados com os exageros, os drinques possuem um alto teor alcoólico que poderá estragar sua dieta.
  • Ioga – Algumas posições do ioga forçam os músculos, podendo ajudar a queimar mais rápido algumas calorias.
  • Desintoxicação – Para eliminar os junk food do organismo é necessário cortar por duas semanas boa parte do consumo de glúten, álcool, cafeína, açúcar, e laticínios.
  • Lanche da tarde – Evite salgadinhos no lanche da tarde, tenha sempre à mão as frutas, verduras e castanhas necessárias à dieta.
  • Use dinheiro – Uma pesquisa denotou que pessoas que usam dinheiro ao invés de cartões compram menos alimentos e produtos desnecessários.
  • Sobremesa – Deixe a sobremesa para o café da manhã, com uma dieta equilibrada, comer doce no café da manhã não produz grandes prejuízos.
  • Sem gordura – Dê prioridade a alimentos que combatem a gordura, alguns deles são amêndoas, aveia e batata doce.
  • Força – Para perder peso o melhor é pegar pesado na malhação.
  • Alimentos frescos – Dê preferencia aos alimentos frescos, estes são mais saudáveis.
  • Pimenta – Adicionar algumas pimentas às refeições ajuda a queima caloria.
  • Faça as contas – Faça as contas direito, não pense que ao exagerar nos treinos terá carta branca para comer em excesso.
  • Grupo de atividades – Participe de algum grupo de exercícios físicos, isso ajudará manter o foco no objetivo.
Esse artigo foi preparado com base na interpretação de uma matéria publicada pela coluna de beleza do “Portal Terra“. Aconselha-se que quaisquer medidas em relação a exercícios, alimentação, ou nutrição, sejam acompanhadas por profissionais qualificados.
 
Clickgratis

Câmera do tamanho de pílula promete revolucionar exame de colonoscopia

Reprodução/ Mashable
PillCam raliza imagens dentro do intestino durante oito horas
A PillCam realiza imagens dentro do intestino durante oito horas
 
Uma câmera do tamanho de uma pílula está sendo aprovada pelo FDA (Food and Drugs Administration) como alternativa para os doentes que são incapazes de fazer o exame de colonoscopia (análise do intestino). As informações são do site Mashable desta segunda-feira (10).
 
A cápsula tem uma câmera em cada extremidade e navega pelo intestino durante um período de oito horas. Dentro do órgão, o dispositivo faz imagens que são enviadas para um dispositivo usado pelo paciente.
 
Nomeado de PillCam, a nova tecnologia está auxiliando a realizar as colonoscopias consideiradas incompletas, ou seja, os procedimentos que os médicos não foram capazes de ver o que precisavam por uma série de razões, incluindo histórias de cirurgias abdominais, doenças diverticulares entre outros problemas.
 
Nos Estados Unidos, cerca de 750 mil colonoscopias feitas anualmente ficam incompletas. Segundo Douglas Rex, médico da Universidade de Indiana, esse dispositivo auxiliará a diminuir esse número.
 
O dispositivo não tem a função de substituir a colonoscopia, mas sim facilitar a interpretação dos exames. A PillCam já foi aprovada em mais 80 países, além dos Estados Unidos.

R7

Uso de protetor solar é importante também no escritório

Thinkstock
Uso de protetor solar é importante também no escritório
Sol intenso típico do verão pode favorecer o câncer de pele
 
Mais um dia começa e o sol está de "rachar". Por isso, nem pense em sair de casa sem passar protetor solar, mesmo que for ficar trancado no escritório. Se for trabalhar na rua, o cuidado precisa ser intensificado, principalmente nas áreas que ficarem mais expostas à luz solar, como rosto, braços e mãos. 
 
A dica da dermatologista Carolina Marçon, membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), é aplicar o filtro de 15 a 30 minutos antes da exposição solar.
 
Segundo ela, em longo prazo, a queimadura solar pode contribuir para o desenvolvimento do câncer de pele. Por isso, é importante seguir alguns cuidados específicos para prevenir a doença.

Carolina explica que o câncer ocorre quando a radiação incidente excede a capacidade de proteção da melanina da pele.

— Pessoas de pele escura têm mais melanina do que aquelas de pele mais clara. Consequentemente, a incidência de queimadura solar em indivíduos de pele escura é menor.
 
A dermatologista diz que tipicamente há uma vermelhidão inicial na pele, seguida por vários graus de dor, ambos proporcionais em severidade à duração e intensidade da exposição.
 
Os sintomas mais comuns da queimadura solar incluem fraqueza, dor, edema, coceira e/ou escamação da pele, náusea e febre.
 
A queimadura solar pode ser evitada por meio do filtro solar com alto fator de proteção e com a limitação do tempo de exposição solar, especialmente durante o período de 10h às 16h. O protetor solar deve ser reaplicado a cada duas ou três horas, e deve-se aplicar de 15 a 30 minutos antes da exposição solar.

R7

Paulistas que viajarem a PE e CE devem tomar vacina contra sarampo, alerta governo

GDF
Casos de sarampo são comuns durante a infância
De acordo com secretaria de saúde, os dois Estados vêm registrando casos da doença
 
Quem estiver com viagem marcada para Pernambuco e Ceará, no Nordeste, para que tomem vacina contra o sarampo. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, os dois Estados vêm registrando casos da doença. Segundo o governo estadual, a vacina deve ser tomada dez dias antes da viagem. 
 
A vacina tríplice viral é oferecida gratuitamente no SUS (Sistema Único de Saúde). A vacina também previne contra a rubéola e a caxumba.
 
Em 2013, foram registrados cinco casos de sarampo no Estado de São Paulo.
 
De acordo com o coordenador de Controle de Doenças da Secretaria, Marcos Boulos, os casos de sarampo são mais comuns durante a infância, mas na idade adulta e em crianças menores de um ano de vida os riscos de complicações pelo vírus costumam ser maiores.
 
— A vacina ainda é a forma mais segura de prevenção.
 
Segundo o calendário do SUS, a primeira dose da vacina deve ser aplicada aos 12 meses de idade e a segunda, entre quatro e seis anos. Para os adultos não imunizados, a vacina também está disponível e é indicada para os nascidos a partir de 1960.
 
Sarampo
O sarampo é uma doença de natureza viral altamente contagiosa. Sua transmissão se dá por meio do contato com uma pessoa infectada ao falar, tossir ou espirrar. Também têm sido observados alguns casos de contagio por dispersão de gotículas em ambientes fechados, como por exemplo, escolas, clínicas médicas e creches.
 
A doença geralmente se manifesta de forma mais acentuada nos primeiros dias após o contágio e os principais indícios do vírus são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e aparecimento inflamações avermelhadas na pele. Ao perceber os sintomas, o indivíduo deve procurar imediatamente atendimento médico.
 
Quem viajou ao exterior nos últimos 30 dias ou tiveram contato no mesmo período com alguém que viajou devem ficar atentas quanto aos sintomas da doença.

R7

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - MT

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares abriu concursos públicos para 349 vagas em cargos de nível médio e superior. Os salários variam de R$ 1.630 a R$ 7.774.

 As oportunidades são para o Hospital Universitário Júlio Müller da Universidade Federal de Mato Grosso.

No edital nº 02 são 93 vagas de nível superior. As oportunidades são para médicos nas especialidades de anestesiologia, anestesiologia – dor, cardiologia, cardiologia pediátrica, cirurgia da cabeça e pescoço, cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia vascular, clínica médica, coloproctologia, dermatologia, diagnóstico por imagem – ultrassonografia geral, ecocardiografia, endocrinologia e metabologia, endoscopia, gastroenterologia pediátrica, geriatria, ginecologia e obstetrícia, hepatolohia, infectologia, infectologia pediátrica, medicina do trabalho, medicina intensiva, nefrologia pediátrica, neonatologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, patologia, pediatria, psiquiatria, radiologia e diagnóstico por imagem, reumatologia e urologia.

No edital nº 03 são 225 vagas. Os cargos de nível superior são para assistente social, biólogo, biomédico, cirurgião dentista nas especialidades de odontopediatria e cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, enfermeiro nas especialidades assistencial, saúde do trabalhador, saúda da criança e do adolescente – neonatologia, saúde da mulher e terapia intensiva, farmacêutico, físico – física médica – radiodiagnóstico, fisioterapeuta nas especialidades de terapia intensiva e terapia intensiva neonatal, fonoaudiólogo, nutricionista, pedagogo, psicólogo nas áreas hospitalar e organizacional e terapeuta ocupacional.

As vagas de nível médio são para técnico em enfermagem, técnico em anatomia e necropsia, técnico em farmácia, técnico em histologia, técnico em laboratório de patologia clínica, técnico em óptica, técnico em radiologia e técnico em saúde bucal.

No edital nº 04 são 31 vagas. Os cargos de nível superior são para advogado, analista administrativo nas áreas de administração, administração hospitalar, contabilidade, biblioteconomia, economia e jornalismo, analista de tecnologia da informação nas áreas de processos e suporte e redes, engenheiro clínico, engenheiro de segurança do trabalho e engenheiro mecânico.

As vagas de nível médio são para assistente administrativo, técnico em informática e técnico em segurança do trabalho.

As inscrições devem ser feitas no período de 10 de janeiro a 18 de fevereiro pelo site www.institutoaocp.org.br. A taxa é de R$ 30 para nível médio e R$ 50 para nível superior.

 Os candidatos também podem se inscrever presencialmente, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Escola Estadual Médici, localizada na Avenida Mato Grosso, 564, em Cuiabá.

A prova objetiva está prevista para o dia 30 de março. Ainda haverá avaliação de títulos e de experiência profissional para nível superior e avaliação de experiência profissional para nível médio.

O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período.

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - SE

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares divulgou três editais de concursos públicos para 1.149 vagas em cargos de nível médio/técnico e superior. Os salários vão de R$ 1.841 a R$ 7.774.

As vagas são para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Sergipe.

No edital nº 02 são 208 vagas de nível superior. As oportunidades são para médicos nas especialidades de anestesiologia, cancerologia cirúrgica, cancerologia clínica, cancerologia pediátrica, cardiologia, cardiologia - eletrodisiologia clínica invasiva, cardiologia - ecocardiograma, cardiologia pediátrica, cirurgia cardiovascular, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia vascular, clínica médica, coloproctologia, dermatologia, endocrinologia e metabologia, endocrinologia e metabologia pediátrica, endoscopia respiratória, gastroenterologia, geriatria, ginecologia e obstetrícia, hematologia e hemoterapia, hemodinâmica e cardiologia intervencionista, hepatologia, infectologia, medicina do trabalho, medicina intensiva, medicina intensiva pediátrica, nefrologia, neurocirurgia, neurologia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, patologia, pediatria, pneumologia, pneumologia pediátrica, psiquiatria, radiologia e diagnóstico por imagem, radiologia intervencionista e angiorradiologia, reumatologia, transplante de medula óssea e urologia.

No edital nº 03 são 805 vagas. Os cargos de nível superior são para assistente social, biólogo, biomédico, cirurgião-dentista, enfermeiro nas áreas assistencial, cardiologia, nefrologia, saúde da mulher, terapia intensiva, terapia intensiva pediátrica, farmacêutico, físico - física médica - radiodiagnóstico, fisioterapeuta, físico - física médica - radiodiagnóstico, fonoaudiólogo, nutricionista, profissional de educação física, psicólogo - área hospitalar, tecnólogo em radiologia e terapeuta ocupacional.

As vagas de nível médio/técnico são para técnico em enfermagem, técnico em enfermagem - saúde do trabalhador, técnico em farmácia, técnico em histologia, técnico em laboratório, técnico em óptica, técnico em radiologia e técnico em saúde bucal.

No edital nº 04 são 136 vagas. Os cargos de nível superior são para advogado, analista administrativo para as áreas administrativa, arquitetura, biblioteconomia, contabilidade, economia, estatística, jornalismo e relações públicas, analista de tecnologia da informação para as áreas de processos, sistemas operacionais, suporte e redes e telecomunicações, engenheiro civil, engenheiro clínico, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro eletricista, engenheiro mecânico, pedagogo e psicólogo - área organizacional.

As vagas de nível médio/técnico são para técnico em informática, técnico em segurança do trabalho e assistente administrativo.

As inscrições devem ser feitas no período de 7 de janeiro a 13 de fevereiro de 2014 pelo site www.institutoaocp.org.br. A taxa é de R$ 30 para nível médio/técnico e R$ 50 para nível superior.

Os candidatos também podem se inscrever na Click Informática, localizada na Rua Porto da Folha, 20, em Aracaju, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 16 de março, em Aracaju. Ainda haverá avaliação de títulos e de experiência profissional.

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) AM

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) divulgou a realização de concurso público com 282 vagas para atuação no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Os cargos ofertados no certame são de níveis médio e superior. O anúncio foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira (27).

De acordo com a EBSERH, o concurso visa o preenchimento de 282 vagas distribuídas em três editais. O edital nº 02/2013 tem preenchimento de 50 vagas de nível superior na área médica, distribuídas em 32 especialidades. Já o edital nº 03/2013 dispõe de 180 vagas de nível superior e médio na área assistencial. O edital nº 04/2013 terá 52 vagas de nível superior e médio na área administrativa. Haverá formação de cadastro de reserva em todos os editais.

O diretor do Hospital Getúlio Vargas, Lourivaldo Rodrigues, informou que as inscrições iniciam a partir do dia 3 de janeiro e seguem até o dia 17 de fevereiro. A previsão é que as provas sejam realizadas no dia 23 de março de 2014 em Manaus.

Os editais normativos na íntegra e outras publicações referentes ao concurso público estarão disponíveis nos endereços eletrônicos: da EBSERH e do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades), a partir desta sexta-feira (27).

Atualmente, o HUGV possui 570 servidores efetivos e mais de 200 funcionários contratados. Segundo a direção da unidade hospitalar, a ideia é encerrar a contratação temporária, que ocorre há mais de dez anos, substituindo os profissionais por servidores concursados.

Lourivaldo Rodrigues explicou que as 282 vagas para profissionais atendem a demanda atual de pacientes e a necessidade do antigo prédio do HUGV. Após conclusão das obras do novo prédio do hospital está prevista a abertura de mais um concurso público. "Vamos duplicar a capacidade do hospital depois do término das obras. Se hoje funcionamos com 158 leitos, passaremos a ter 300 leitos. Vamos precisar de mais médicos, enfermeiros e técnicos. Provavelmente vai ser duplicado o quadro de pessoal", ressaltou o diretor do HUGV.

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro divulgou edital de concurso público para 9 vagas em cargos de nível médio/técnico. Os salários vão de R$ 1.500 a R$ 2.400.

As vagas de nível médio/técnico são agente de fiscalização, auxiliar administrativo e técnico em contabilidade.

As inscrições devem ser feitas entre 20 de janeiro e 16 de fevereiro pelo site http://concursos.biorio.org.br. A taxa varia de R$ 35 a R$ 50.

A seleção será feita por meio de prova objetiva, redação, avaliação médica admissional e checagem de pré-requisitos e comprovação de documentos.

A prova objetiva e a redação serão aplicadas em 16 de março, a partir das 9h.

O concurso terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS)

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) abriu as inscrições para 20 vagas de níveis médio/técnico e superior em diversos cargos. Os candidatos devem se inscrever pela internet até o dia 16 de fevereiro. Os salários variam de R$ 1.895,66 a R$ 4.061,25.

A taxa de inscrição para nível escolar médio e técnico é de R$ 50, enquanto para nível superior é de R$ 90. Os candidatos deverão preencher as informações solicitadas, escolher o emprego pretendido e a forma de acesso, sendo universal e por cota de pessoa com deficiência.

As vagas são para admissão e formação de cadastro reserva, e são previstas para Porto Alegre, exceto para Assistente Administrativo, que terá provimento de vagas também para as subseções das cidades de Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Santa Maria, Santa Rosa e Uruguaiana. As provas tem previsão para aplicação em 23 de março.

O concurso terá a validade de dois anos, a partir da publicação do edital de encerramento com a homologação da classificação final dos candidatos aprovados, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Coren-RS.

Concurso Prefeitura de Muniz Ferreira - BA 2014 prorroga inscrições

Em Muniz Ferreira, na Bahia, foram prorrogadas as inscrições referentes ao concurso público nº 001 /2014, organizado pela Fundação ADM, destinado ao preenchimento de 150 vagas em todos os níveis. Os interessados têm até o dia 14 de fevereiro de 2014 para garantir a participação.
 
Ao todo, são 104 vagas imediatas e 46 para formação de cadastro reserva. Os salários podem variar de R$ 724,00 a R$ 2.700,00, por jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
Os cargos disponíveis são: Atendente de consultório, Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate as Endemias, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Creche, Auxiliar de Merenda Escolar, Calceteiro, Carpinteiro, Enfermeiro, Fiscal de Edificação, Fiscal de Obras Públicas, Gari, Medico Cardiologista, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Motorista Classe B, Motorista Classe D, Nutricionista, Odontólogo, Pedreiro, Pintor, Psicólogo, Professor, Recepcionista, Servente de Obras e Serviços, Técnico de Enfermagem, Vigilante Municipal.
 
Para se inscrever, os candidatos deverão comparecer ao Centro de Treinamento Municipal, Rua 13 de maio- centro- Muniz Ferreira. Não serão aceitas inscrições por Internet e a taxa de participação será de R$ 100,00, R$ 70,00 ou R$ 50,00, de acordo com o nível de escolaridade.
 
O concurso se constituirá de uma prova de Português, Matemática Conhecimentos Gerais, Específicos e do Município, bem como de prova de títulos para todos os cargos. Os candidatos aos cargos de Professor farão, além da prova de conhecimentos, uma prova de redação. A prova de conhecimentos será aplicada no dia 16 de março de 2014.
 
A divulgação oficial de todas as etapas referente ao concurso se dará na forma de Avisos e Extratos de Editais, que também serão disponibilizados na página da organizadora (www.fundacaoadm.org.br). O edital completo do certame também encontra-se no site informado.
 
Edital / Publicações

Prefeitura de Elias Fausto – SP abre vagas na saúde

A Prefeitura de Elias Fausto, no estado de São Paulo, comunica que já estão abertas as inscrições para o concurso público nº 01/2014, que pretende contratar 03 Técnicos em Enfermagem (nível médio/técnico + COREN) para atuarem em unidades de saúde do município. Os contratados trabalharão jornada de 44 horas semanais, por salário de R$ 937,98.
 
As inscrições podem ser feitas apenas pela internet, no site http://www.publiconsult.com.br, até 16 de fevereiro de 2014. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 que deve ser quitada dentro do prazo limite de inscrição.
 
Os inscritos passarão por uma Prova Teórica, que será realizada provavelmente em 09 de março de 2014, no município de Elias Fausto, às 9h30, na Escola Municipal Prefeito João Guedes Pinto Júnior, na Avenida Osvaldo Maluf, nº 250, Vila Anchieta, Elias Fausto/SP.
 
A partir das 18h do primeiro dia útil seguinte ao da aplicação das provas , o candidato poderá consultar o Gabarito Oficial no site www.publiconsult.com.br. Nesse mesmo portal, será comunicado o resultado final do concurso.
 
O prazo de validade do certame será de dois anos, com chances de prorrogação por mais dois anos.  

Concurso Prefeitura de Arneiroz - CE

A Prefeitura de Arneiroz, no estado do Ceará, através da empresa UPA - Universidade Patativa do Assaré, abriu edital n° 001/2014 de concurso público de provas e títulos para provimentos de Cargos vagos existentes e que vierem a vagar pelo tempo de validade do certame, para o preenchimento de Cargos do Quadro Pessoal do Poder Executivo do Município de Arneiroz-CE. O concurso oferece 243 vagas para profissionais de todos os níveis escolares, por salários de até R$ 2.500,00.
 
As chances são para as funções de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Assistente Social, Atendente, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheira, Dentista, Enfermeiro, Enfermeiro PSF, Fisioterapeuta, Guarda Civil Municipal, Motorista - categorias B e D, Psicólogo, Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica para as disciplinas de Português, Matemática, Inglês, História, Geografia, Ciências Biológicas e de Educação Física, Recepcionista, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal e Vigia.

As inscrições serão realizadas on-line no site www.universidadepatativa.com.br, por meio de formulário de Inscrição via internet, com início às 08h do dia 17 de fevereiro e término dia 03 de março de 2014. As taxas são de R$ 100,00 para os cargos de nível superior, de R$ 80,00 para os cargos de nível médio e Técnico e de R$ 60,00 para os cargos de alfabetizados e nível fundamental.

A aplicação da prova escrita (objetiva) será realizada no dia 23 de março de 2014 com duração de 03 horas, em horário e local a serem divulgados no CI, que será impresso na pagina do candidato no site www.universidadepatativa.com.br campo concurso, aberto a partir dia 19 de Março de 2014.

O gabarito parcial para conferência do desempenho dos candidatos será divulgado no site da Entidade www.universidadepatativa.com.br no dia 25 de março de 2014.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da publicação da homologação, podendo ser prorrogável por igual período apenas uma vez (§ III, Art. 37 da Constituição Federal).

UFRJ anuncia processo seletivo

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou o edital n° 38/2014 de processo seletivo para provimento de 03 vagas de Professor Substituto. A remuneração será composta do vencimento básico, nível I (um), da classe para a qual o contratado possua a qualificação requerida (graduação, mestrado ou doutorado), seguindo as mesmas categorias vigentes para professor do quadro efetivo (Auxiliar, Assistente ou Adjunto).

As inscrições serão realizadas até o dia 12 de fevereiro de 2014, no Colégio de Aplicação Rua J.J. Seabra, s/nº, Lagoa - Rio de Janeiro. Informações no Setor de Recursos Humanos do Colégio, das 10:00h às 16:00.

A seleção será conduzida por uma banca de 03 professores indicados pelo Departamento e se constituirá das seguintes etapas:

- análise do Curriculum Vitae (de caráter eliminatório).

- Prova escrita, prova prática e/ou prova didática, a critério do Departamento, segundo as particularidades de cada área de conhecimento, a ser divulgado ao candidato no ato de inscrição.

O resultado final do processo seletivo, homologado pela Unidade, será publicado no Diário Oficial da União por ordem de classificação.

A validade do concurso esgotar-se-á 12 meses após a data da publicação da homologação do resultado no Diário Oficial da União.

Concurso Prefeitura de Erebango - RS

A Prefeitura de Erebango, no estado do Rio Grande do Sul, publicou edital de concurso público nº 01/2014, para preencher 06 vagas imediatas de trabalho, nos cargos de Médico Clínico Geral – PSF, Motorista/Operário, Técnico em Enfermagem e Professor nas disciplinas Educação Física, Geografia e Matemática. O salários vão de R$ 1.105,35 a R$ 8.895,51, por jornadas de trabalho de 22 ou 44 horas semanais. As oportunidades assistem a candidatos de todos os níveis de escolaridade.
 
Com a retificação do edital, as inscrições devem ser feitas até 16 de fevereiro de 2014, pelo site http://www.objetivas.com.br, mediante pagamento de inscrição no valor de R$ 54 para todos os cargos.
 
Os candidatos serão selecionados através de Prova Objetiva, que será realizada provavelmente em 15 de março de 2014, em horários e locais definidos e informados futuramente pelo portal http://www.objetivas.com.br.
 
O concurso terá validade por dois anos a partir da data de homologação dos resultados, podendo ser prorrogável por mais dois anos.
 

ITEP abre processo seletivo para professores

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), abre processo seletivo para contratação imediata de 122 Professores, além das vagas separadas mais cadastro de reserva. As vagas serão distribuidas da seguinte forma: Centros Tecnológicos do Agreste (CT Moda), em Caruaru, 15 vagas e mais 19 para cadastro de reserva, nos cursos de Química e de Modelagem do Vestuário; de Laticínios (CT Laticínios), em Garanhuns, três vagas e mais 12 para cadastro de reserva, para o curso de Alimentos; do Pajeú (CT Pajeú), em Serra Talhada, cinco vagas para o curso de Desenho da Construção Civil e mais 5 para cadastro de reserva; e do Araripe (CT Araripe), em Araripina, 99 vagas para os cursos de Química e de Eletroeletrônica e 51 para cadastro de reserva.
 
A remuneração obedecerá aos critérios de pagamento estabelecidos na Instrução Normativa ITEP n. 20, de 11 de março de 2013: técnico de nível médio – R$ 20,00 por hora/aula; graduado, R$ 25,00 por hora/aula; especialista, R$ 30,00 por hora/aula; mestre, R$ 35,00 por hora/aula; e doutor/consultor, R$ 45,00 por hora/aula.
 
As inscrições juntamente com a entrega dos títulos podem ser feitas até o dia 21 de fevereiro de 2014, na Coordenação de Recrutamento, Seleção e Treinamento do Itep, na sede do instituto, situada na Avenida Prof. Luiz Freire, 700, Cidade Universitária, Bloco E, no Recife, ou em um dos seguintes locais:
 
Itep - Coordenação de Recrutamento, Seleção e Treinamento (CRST), situada na Av. Professor Luiz Freire, 700, Bloco E – Cidade Universitária, tel.:(81) 3183-4311;

Centro Tecnológico do Agreste – CT Moda,  localizado na Av. Dalton Santos, 319 - São Francisco – Caruaru, tel.: (81) 3701-1108;

Centro Tecnológico Instituto de Laticínios do Agreste – CT Lat, situado na Av. Bom Pastor, s/n - Mundaú – Garanhuns, tel.: (87) 3762-2639;

Centro Tecnológico do Pajeú – CT Pajeú - Avenida Custódio Conrado, nº 600 - AABB – Serra Talhada, tel.: (87) 3831-9303;

Centro Tecnológico do Araripe – CT Araripe - Rua Antônio Alexandre Alves, 112 - Vila Santa Isabel – Araripina, tel.: (87) 3873-8377.
 
O processo seletivo será realizado por meio de Análise Curricular e Avaliação Didática.
 
A Análise Curricular acontecerá na data provável de 24 de fevereiro a 07 de março. Já a Avaliação Didática será realizada provavelmente do dia 17 a 31 de março, sendo o resultado final do processo previsto para ser divulgado no dia 04 de abril, no site do Itep e nas secretarias dos CTs.
 
O edital encontra-se publicado no site www.itep.br.

Prefeitura de Pinhais - PR publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Pinhais, no estado do Paraná, publicou edital de processo seletivo n° 001/2014, com a intenção de preencher vagas nas funções de farmacêutico e médico psiquiatra. Os salários variam de R$ 2.944,54 a R$ 4.619,90 por carga horária de 20 horas semanais.

As inscrições gratuitas, serão realizadas, exclusivamente, na página da Prefeitura Municipal de Pinhais, no seguinte site www.pinhais.pr.gov.br, até 16 de fevereiro de 2014, observado horário oficial de Brasília.

A lista provisória dos inscritos será divulgada no dia 17 de fevereiro de 2014 após as 10h, no site www.pinhais.pr.gov.br, tendo como prazo de recurso, os dias 18 e 19 de fevereiro de 2014 das 8h às 12h e das 13h às 17h, através de requerimento no Protocolo Geral da Prefeitura, sito a Rua Wanda dos Santos Mullmann, 536 – Centro – Pinhais – Pr.

A prova será realizada provavelmente no dia 23 de fevereiro de 2014, com início impreterivelmente às 10 horas. Os portões serão abertos às 09h15 e fechados às 09h55. O local de realização da prova será divulgado no site www.pinhais.pr.gov.br no dia 20 de fevereiro de 2014.

O certame tem validade até o dia 31 de dezembro de 2014.

Concurso Universidade Estadual de Maringá - UEM

Foi divulgado o edital de concurso público nº. 008/2014 - PRH da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no qual são ofertadas 21 vagas para Professor Efetivo da Carreira do Magistério do Ensino Superior, nas classes de Professor Auxiliar, Professor Assistente e Professor Adjunto.

Os docentes atuarão em jornadas de 40 horas semanais, por salários de até R$ 9.109,30.

Os interessados deverão fazer suas inscrições de 24 de fevereiro até 21 de março de 2014 no Protocolo Geral da UEM (avenida Colombo, nº. 5.790, Bloco A-01 - próximo à rotatória em frente ao Parque Ecológico), das 7h40 às 11h e das 13h30 às 16h. A taxa é de R$ 170,00.

O concurso será constituído de prova escrita, didática, prática e avaliação curricular. As provas serão aplicadas provavelmente no período de 19 a 30 de maio de 2014.

O processo seletivo é válido por 01 ano, a contar de sua homologação e pode ser prorrogado por igual período, uma única vez.

Prefeitura de Luz - MG divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Luz, no estado de Minas Gerais, divulgou edital de processo seletivo nº. 001/2014. O certame, que será coordenado pela Secretaria Municipal de Administração, tem como objetivo o preenchimento de várias vagas para profissionais de  todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia entre R$ 724,00 e R$ 2.083,45 por jornada de trabalho de 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Auxiliar de Serviços Urbanos I/II (Servente de Pedreiro, Ajudante de Caminhão, Auxiliar de Coleta de Lixo, Motorista, Pedreiro e Operador de Máquina Pesada), Instrutor Cultural - IC - Professor de Capoeira, Técnico Médio de Saúde - 2 - Técnico em Higiene Dental e Técnico Superior de Saúde 1/2 (Cirurgião Dentista e Agente de Combate às Endemias).
 
As inscrições serão recebidas gratuitamente até o dia 14 de fevereiro de 2014, no horário das 8 às 11 e de 13 às 17 horas, no Serviço de Administração de Recursos Humanos, na sede da Prefeitura de Luz/MG, situado à Rua dezesseis de Março, 172 – Centro – Luz/MG.
 
O processo seletivo constará de prova objetiva e prática.
 
A prova objetiva será realizada na data provável de 1º de março de 2014, na Escola Estadual Dom Manoel Nunes Coelho, situada à Rua Nossa Senhora de Fátima, nº 307, no Município de Luz/MG, às 9 horas. Já a prova prática está prevista para ser realizada no mesmo dia da prova objetiva, na Secretaria Municipal de Obras Públicas e Transportes, situada à Rua Goiás, nº 15, no Município de Luz/MG, às 14 horas.
 
O resultado geral será divulgado a partir das 16h do dia 11 de março de 2014, no quadro de avisos da Prefeitura de Luz/MG, nos sites www.diariomunicipal.com.br/amm-mg e www.luz.mg.gov.br.
 
A validade do processo seletivo será de dois anos, contados da data de homologação do resultado final.
 
O edital encontra-se divulgado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 10 de fevereiro de 2014, pág. 66 a 69.

Concurso Prefeitura de Fazenda Vilanova – RS

A Prefeitura de Fazenda Vilanova, no estado do Rio Grande do Sul, avisa que já estão abertas as inscrições para concurso público e processo seletivo, regidos pelos editais n° 01 e 02/2014, respectivamente. O intuito é preencher 23 vagas, mais cadastro de reserva, para profissionais de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 755,63 a R$ 11.272,60, por jornada de trabalho 12 a 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Agente de Obras, Auxiliar de Saúde Bucal, Assistente Social, Auditor de Controle Interno, Bibliotecário, Cirurgião Dentista ESF, Enfermeiro ESF, Fiscal Sanitário e Ambiental, Farmacêutico, Monitor de Educação Infantil, Médico (Clínico Geral, Ginecologista/Obstetra e Pediatra), Nutricionista, Odontólogo, Operador de Máquinas, Psicólogo, Secretário Escolar, Técnico em Enfermagem ESF, Professor de Educação Infantil, Professor de Séries Iniciais, Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias.
 
As inscrições podem ser feitas até 24 de fevereiro de 2014, pelo site http://www.unars.com.br, mediante pagamento da taxa de inscrição de R$ 40 (nível fundamental), R$ 50 (nível médio) e R$ 100 (nível superior). A taxa de inscrição deve ser quitada, inadiavelmente, até 25 de fevereiro de 2014.
 
Os inscritos serão selecionados por Prova Escrita, a qual será aplicada na data provável de 23 de março de 2014, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgar da Rosa Cardoso, Av. Rio Grande do Sul, nº 192, Fazenda Vilanova/RS. O horário da prova será pela manhã e também pela tarde, de acordo com a vaga a ser disputada pelo candidato.
 
Também haverá Prova Prática para alguns cargos e Avaliação de Títulos.
 
A validade do concurso público e do processo seletivo será de dois anos, prazo este que pode ser prorrogado pelo mesmo período de dois anos.

Concurso Prefeitura de Embu das Artes - SP

Por meio do Instituto Zambini, a Prefeitura de Embu das Artes, no estado de São Paulo, abriu extrato do edital de concurso público 001/2014, destinado ao provimento de 95 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior.

As oportunidades são para os cargos de Oficial de Manutenção nas funções de Carpinteiro, Encanador, Marceneiro, Pedreiro e Pintor, Sepultador, Auxiliar de Saúde Bucal, Motorista, Agente Social, Técnico de Imobilização Ortopédica, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Segurança do Trabalho, Assistente Social, Cirurgião-Dentista/ Clínico Geral, Cirurgião-Dentista/ Endodontista, Médico Clínico Geral, Ginecologista, Neurologista, Médico Socorrista, Pediatra, Urologista, Psiquiatra Infantil, Professor de Desenvolvimento Infantil e Professor de Educação Básica II - Artes.

As inscrições poderão ser realizadas pela internet no período das 10h do dia 12 de fevereiro até às 22h do dia 07 de março de 2014 através do endereço eletrônico www.zambini.org.br.
 
Para maiores informações entrar em contato através do telefone (11) 2367-6689 ou pelo e-mail atendimento@zambini.org.br. P.E.T. de Embu das Artes, 08/02/2014.

Concurso Prefeitura de Terra Boa - PR

A Prefeitura de Terra Boa, no estado do Paraná, publicou os editais n°s 01 e 02/2013 de concurso público, para o preenchimento de 07 vagas para profissionais de níveis médio e superior, por salários de até R$ 9.732,01. O concurso público será executado pelo FADCT - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Vale do Piquiri.
 
As oportunidades são para os cargos de Agente Instrutor de Trabalhos Manuais, Agente Universitário nas funções de Psicólogo, Nutricionista, Farmacêutico/Bioquímico, Médico PSF e Médico Plantonista.

Será admitida a inscrição via internet, no endereço eletrônico www.fadct.org.br, até 10 de março de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF As taxas variam de R$ 50,00 para cargo de nível médio e de  R$ 80,00 para cargos de nível superior.

As provas objetivas e de títulos serão realizadas na cidade de Terra Boa-PR. A data provável da prova objetiva será 13 de abril de 2014, sendo que os locais e o horário de realização das provas estarão disponíveis para consulta na internet, nos endereços www.fadct.org.br e www.terraboa.pr.gov.br, a partir da data provável de 08 de abril de 2014.

O resultado final das provas objetivas e o resultado da prova de títulos serão publicados no Diário Oficial do Município e divulgados na Internet, nos endereços eletrônicos www.fadct.org.br e www.terraboa.pr.gov.br.

O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Nova Monte Verde (MT) abre vagas

Com oferta de 90 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Nova Monte Verde, no Estado do Mato Grosso, lançou edital nº. 002/2014 para realização de processo seletivo nº. 001/2014. A carga horária dos futuros contratados é de 20 a 40 horas semanais, com salários que variam entre R$ 724,00 e R$ 3.210,00.
 
Para candidatos com deficiência, ficam reservadas 10% das vagas em cargos a serem providos, desde que as atribuições do cargo pretendido sejam compatíveis com a deficiência de que é portador.
 
Cargos
Professor (Educação Física, Magistério, Pedagogia, Matemática, História, Geografia e Língua Inglesa), Odontólogo, Assistente Social, Fonoaudiólogo, Técnico (Informática, Enfermagem e Radiologia), Auxiliar Administrativo, Fiscal de Tributos, Instrutor de Fanfarra, Atendente Casa do Artesão, Auxiliar de Sala, Instrutor de Atividades, Auxiliar de Consultório Odontológico, Fiscal de Vigilância Sanitária, Auxiliar de Sala, Auxiliar de Banho/corredor, Operador de Trator de Pneu, Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia, Auxiliar de Limpeza Urbana, Operador de Pá Carregadeira, Motorista, Operador de Moto Serra e Motorista Escolar.
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas gratuitamente até o dia 14 de fevereiro de 2014, das 07h às 13h, na Prefeitura de Nova Monte Verde – Departamento de Recursos Humanos, situada na Avenida Mato Grosso, esquina com a Av. Rondonópolis, Nº 51, centro, município de Nova Monte Verde/MT.
 
Provas
O processo seletivo será composto de prova objetiva, prática e exame médico pré-admissional.
 
A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 23 de fevereiro de 2014, às 8h, na Escola Municipal Roberto Jose Ferreira, situada na Avenida Manoel Rodrigues de Souza, Centro, Nova Monte Verde/MG com início às 08:00.
 
A prova prática está prevista para 23 de fevereiro de 2014, às 13h, nos seguintes locais:
 
Motorista CNH-D - Avenida Gentil de Azevedo (antiga perimetral sul);

Motorista CNH-C, operador de trator de pneu, operador de moto serra e operador de pá carregadeira - Secretaria de Obras, Transportes e Serviços Urbanos, localizada na Rodovia MT 208, s/nº, cinturão de chácaras, município de Nova Monte Verde – MT.
 
Validade
O processo seletivo terá validade até a data de 31 de dezembro de 2014.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 10 de fevereiro de 2014, pág. 308 a 316.

Concurso Prefeitura de Floresta - PR

A Prefeitura de Floresta, no estado do Paraná, através da empresa EPL Concursos, lançou edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 22 vagas mais cadastro de reserva, em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 724,00 a R$ 1.513,70 por carga horária de 20 a 44 horas semanais.

As vagas são para os cargos de Agente de Limpeza Pública, Agente de Saúde, Assistente Social, Educador Infantil, Atendente Social, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Serviços Gerais - Masc, Auxiliar de Vigilância Sanitária, Engenheiro Civil, Gari, Mecânico, Motorista C, Pintor, Recepcionista, Técnico em Computação, Técnico em Enfermagem, Técnico em Vigilância Sanitária e Tratorista.

As inscrições estarão disponíveis até 11 de março de 2014, no endereço eletrônico www.eplconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 45,00 de acordo com a função escolhida.

Na data de 04 de abril de 2014, será divulgado o edital com os locais de provas dos candidatos para a Prova Escrita Objetiva. O Edital estará disponível no saguão do Paço Municipal – Prédio da Prefeitura Municipal de Floresta - PR e no endereço eletrônico www.eplconcursos.com.br. A Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada na cidade de Floresta - PR, na data prevista de 13 de abril de 2014, em horário a ser divulgados através do edital de local de prova. A prova terá duração máxima de 03 horas, contadas a partir de seu inicio.

O gabarito da Prova Objetiva será afixado em Edital na Prefeitura Municipal de Floresta - PR e divulgado no site www.eplconcursos.com.br, a partir do dia 14 de abril de 2014.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados a partir da data de publicação de sua homologação no Órgão Oficial de Publicação do Município, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Erval Grande - RS

A Prefeitura de Erval Grande, Estado do Rio Grande do Sul, através da empresa Alternative Concursos Ltda, divulgou edital de concurso público n° 001/2014, com o objetivo de preencher 19 vagas imediatas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 4.139,67 em carga horária de 20 a 44 horas semanais.

As chances são para os empregos de Auxiliar de Creche, Operário, Servente, Escriturário, Monitor, Técnico em Enfermagem, Coordenador do CRAS, Médico e Professor de Educação Infantil.

Inscrições
As inscrições serão realizadas até o dia 24 de fevereiro de 2014, exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico www.alternativeconcursos.com.br.

Taxas
Ensino Fundamental - R$ 50,00;
Ensino Médio - R$ 70,00;
Ensino Superior - R$ 100,00.

Provas e Gabaritos
As provas escritas objetivas serão aplicadas na data prevista de 09 de março de 2014,na Escola Estadual de Ensino Médio Erval Grande, localizada na Rua Fioravante Andreis. Os gabaritos preliminares das provas escritas objetivas estarão disponíveis no Mural Oficial do Município de Erval Grande (RS), em seu site oficial www.ervalgrande.rs.gov.br, bem como no site www.alternativeconcursos.com.br, no dia 10 de março de 2014.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contando da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Saúde Amazonas - SUSAM 2014: Editais e Inscrição

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SUSAM), com o apoio da Fundação Getúlio Vargas, divulgou os editais de nº 01, 02 e 03/2014 para a realização de concursos públicos, destinados ao provimento de 11.646 vagas existentes na SUSAM e em Fundações vinculadas.
 
Vagas e cargos disponíveis
Do total de vagas ofertadas, 3.094 são para cargos de nível Superior (edital 01/2014); 5.247 são para cargos de nível Médio (edital 02/2014); e 3.305 são para cargos de nível Fundamental Completo e Incompleto (edital 03/2014). O concurso destinará 5% do total de vagas a pessoas com deficiência. Os salários podem variar de R$ 1.294,57 a R$ 7.691,45, dependendo do cargo. A jornada de trabalho é de 20 ou 40 horas semanais. A distribuição dos cargos por edital é a seguinte:
 
Edital 01/2014: Assistente Social, Biólogo, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Epidemiologista, Farmacêutico, Farmacêutico Bioquímico, Físico em Medicina, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (Graduados, Especialistas, Veterinários), Nutricionista, Pesquisador Titular (Médico Dermatologia, Farmacêutico Bioquímico), Pesquisador Adjunto, Pesquisador Iniciante, Psicólogo, Químico, Sanitarista, Terapeuta Ocupacional, Administrador, Advogado, Analista de Sistemas, Arquiteto

 Bacharel da Computação, Bibliotecário, Comunicador Social, Contador, Economista, Engenheiro (Civil, Eletricista), Estatístico, Geógrafo, Pedagogo, Sociólogo e Técnico (Administração, Direito, Análise de Sistemas, Arquitetura, Bacharel da Computação, Biblioteconomia, Comunicação Social, Ciências Contábeis, Economia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Estatístico, Secretariado).
 
Edital 02/2014: Instrumentador Cirúrgico, Técnico (de Enfermagem,  de Farmácia, de Hemoterapia, de Histologia, de Imobilização Ortopédica, de Nutrição e Dietética, de Patologia Clínica, de Radiologia Médica, de Radioterapia, de Saúde Bucal, em Anatomia Patológica, em Citotécnica, em Química), Auxiliar (de Farmácia, de Laboratório, de Patologia Clínica, de Saúde Bucal), Assistente Administrativo e Programador.
 
Edital 03/2014: Agente Administrativo, Artífice, Auxiliar de Serviços Gerais, Copeiro, Cozinheiro, Motorista, Operador de Manutenção e Apoio, Recepcionista, Telefonista e Vigia.
 
Inscrições
As inscrições serão processadas pelo site da organizadora (http://www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/susam), no período entre 14 de fevereiro e 24 de março de 2014, com taxa de inscrição nos valores de R$ 40, R$ 55 e R$ 60, de acordo com o nível de escolaridade exigido pelo cargo escolhido.
 
No ato da inscrição, o candidato deverá indicar o município onde fará a prova e a instituição (Susam ou Fundação) para a qual irá concorrer.
 
Provas
A seleção dos candidatos para todos os cargos dar-se-á por meio de prova objetiva, lembrando que somente os candidatos aos cargos de nível superior ainda participarão de uma segunda etapa, que será a avaliação de títulos. As provas estão programadas para acontecer no dia 18 de maio de 2014 (data sujeita à mudança) e serão aplicadas na capital, Manaus, e nos 61 municípios do interior do Estado.
 
O prazo de validade dos concursos será de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, a critério da Administração da SUSAM
Editais completos e outras atualizações: http://fgvprojetos.fgv.br/concursos/susam

Cresce o número de jovens com HIV que não aderem ao tratamento

A decisão deixa o vírus mais ativo no corpo, aumentando o risco do surgimento de doenças oportunistas, e os torna mais propensos a infectar outras pessoas
 
O início precoce do tratamento contra o HIV promoveu, há pouco mais de um ano, a primeira cura funcional da infecção em um bebê norte-americano exposto ao vírus durante o parto da mãe soropositiva.
 
O método também se mostra bastante eficiente em experimentos em andamento na Europa com adultos e jovens que contraíram o vírus.

Por esses e mais uma série de trabalhos científicos de comprovação que países, incluindo o Brasil, mudaram as diretrizes e promovem o acesso universal ao tratamento com antirretrovirais a qualquer cidadão diagnosticado como soropositivo, independentemente da carga viral dele. Mas, na contramão de todas as evidências, adolescentes e jovens adultos são o segmento da população que menos aderem ao tratamento e destacam-se por postergarem ao máximo o início da medicação, mesmo cientes de que estão contaminados.

Pesquisa publicada no início deste mês na revista científica Jama Pediatrics afirma que quase metade dos adolescentes e jovens adultos norte-americanos infectados pelo HIV atrasam o início do tratamento até que a doença tenha avançado.
 
“Essas descobertas são decididamente decepcionantes e reforçam a necessidade de desenvolver melhores formas de diagnosticar adolescentes mais cedo e, tão importante quanto, de tê-los sob terapia mais cedo”, preocupa-se o investigador principal, Allison Agwu, especialista em doenças infecciosas e HIV no Centro Infantil do Hospital Johns Hopkins (EUA). Agwu e a equipe liderada por ele analisaram os registros de cerca de 1.500 jovens, com idade entre 12 e 24 anos, infectados com o HIV e atendidos entre 2002 e 2010 em 13 clínicas do país.

Os pesquisadores consideram as descobertas particularmente preocupantes frente às evidências de que o início do tratamento o mais cedo possível pode ser um caminho, mesmo que longo, de manter o vírus sob controle. “É importante para evitar danos cardiovasculares, renais e neurológicos característicos da infecção pelo HIV mal controlada ao longo do tempo”, reforça Agwu.

Correio Braziliense